Política

ADI reconhece que há crispação política mas estranha a proposta de diálogo nacional do PR

ADI prometeu iniciar esta segunda-feira encontros com os outros partidos com assento parlamentar, para definir as modalidades da sua participação numa comissão de diálogo nacional no quadro da proposta feita pelo Presidente da República.

Os representantes do partido ADI que tomaram parte na reunião convocada pelo Presidente da República, no sentido de lançar o diálogo nacional para o futuro do país, não aceitaram fazer parte da comissão sugerida pelo Chefe de Estado, sem antes ouvir o seu órgão directivo.

O partido reuniu a sua comissão política que dentre outros aspectos, manifestou estranheza pelo facto do Presidente da República ter avançado com a proposta de diálogo nacional neste momento.

Justificou a sua estranheza com o facto de durante a crise política que o país viveu no ano passado, em que o partido suspendeu as suas actividades no parlamento, « não houve uma iniciativa bem pelo contrário o Presidente da República, disse que o país estava normal, que as instituições democráticas estavam a funcionar normalmente. Então o quê que mudou, para hoje ter-se essa iniciativa quando o ADI já está a meses a trabalhar normalmente na Assembleia?», interroga a comissão política da ADI.

A Comissão Política do partido de Patrice Trovoada, considera que antes de qualquer iniciativa para criação de uma comissão de diálogo nacional «os partidos devem se encontrar, para porem-se de acordo sobre os reais e graves problemas que diz respeito a toda a nação, respeitando as diferenças de ideias», frisa o comunicado da ADI.

Alerta também que o partido não se comprometerá em embarcar em nada que fira a constituição e as leis da República, que os dirigentes juraram defender.

A Comissão Política da ADI, orientou a direcção do partido no sentido de preparar os termos de referência para as reuniões com os outros partidos com assento parlamentar.

Diz o comunicado que tais reuniões de concertação com  as outras 3 forças políticas com assento parlamentar, devem iniciar esta segunda – feira. «A Comissão Política adianta já que um dos pontos do termo de referência deve ser as perseguições e intimidações políticas que os dirigentes, militantes e simpatizantes do ADI têm sofrido na função pública, no parlamento, no Ministério Público, dentre outros serviços », conclui a comissão política do ADI.

No entanto após a reunião no Palácio do Povo na última sexta – feira o Secretário-geral do partido, reconheceu que o país vive um momento de crispação que recomenda diálogo nacional, para o futuro do país. «Entende-se que de facto há crispação no país, mesmo que as instituições estão a funcionar normalmente é bom que antes que se inicie a campanha eleitoral os políticos mandem uma mensagem de paz e união nacional, é isso que se pretende», declarou Levy Nazaré, a saída da reunião em que o Presidente da República, propôs a diálogo nacional para o futuro do país.

Abel Veiga

    23 comentários

23 comentários

  1. Santidade

    2 de Dezembro de 2013 as 11:08

    A Comissão Política adianta já que um dos pontos do termo de referência deve ser as perseguições e intimidações políticas que os dirigentes, militantes e simpatizantes do ADI têm sofrido na função pública, no parlamento, no Ministério Público, dentre outros serviços », conclui a comissão política do ADI.

    OBS: SE ADI VEM PEDIR CLEMENCIA AS OUTRAS FORÇAS POLITICAS PELO FACTO DOS SEUS DIRIGENTES ESTAREM E SER ALVOS DE INVESTIGAÇÕES E INTERROGATORIOS NO MINISTÉRIO PÚBLICO, EU PERGUNTO QUAL ÉO PROBLEMA, QUEM TEM AS CONTAS COM A JUSTIÇA QUE VÁ A JUSTIÇA. FOI ESSA A FRESE UTILIZADO PELA ADI NA ASSEMBLEIA NACIONAL CONTRA O ALZEMIRO DOS PRAZERES “BANO”.
    AÍ DO MLSTP, PCD E MDFM ACEITAREM ESTÁ ESTRATEGIA DA ADI. ELES QUEREM VER PERDOADO AS ASNEIRAS FEITAS PELO PATRICE TROVOADA, AFONSO VARELA, ILISIO TEIXEIRA, VILA NOVA, AMÉRICO OLIVEIRA, ABNILDO OLIVEIRA,AGOSTINHO FERNANDES…LEVY NAZARÉ.

    HAVER VAMOS…SE QUEREM CLEMENCIA VÊM A PRAÇA PÚBLICA DIZER AO POVO O QUE FIZERAM PARA ESTAREM AQUI HOJE A PEDIR CLEMENCIA.

    • tudo o vento levou!...

      3 de Dezembro de 2013 as 10:17

      …!
      Para!…

      Olha!…

      Escua!,,,

      …O povo so tem voz nas urnas!
      fui….

  2. lede di alami

    2 de Dezembro de 2013 as 11:09

    ADI, e o maior problema de STP..Esses Islamistas Trovoadas, so querem criar instabilidade e pobreza no pais..

  3. Moção I e falta ainda o II

    2 de Dezembro de 2013 as 11:30

    A Ideia do ADI é boa, mas vamos ver as intenções….pelas informações que tenho, o k ADI quer é tentar ver com outros partidos politicos a possibilidade de se retirar a queixa crime contra Levi Nazaré, e Tambem contra Patricie, só depois de retirarem as queixas é k eles negociam….Sei que as empresas que têm barco k estavam cá meteram queixa contra patricie no Tribunal Internacional, e tambem contra Levi Nazaré, ja existe pedido na assembleia pra tirar imunidade dele pra ir ao Tribunal…..veremos o final disso…..

  4. arroz podre

    2 de Dezembro de 2013 as 11:38

    Os jovens do ADI estão muito atentos.
    Não aceitam conversas que fazem boi dormir.
    Voçês estão no caminho certo.
    Diga ao senhor Presidente da República que a transparência é o maior amigo da consciencia.

  5. bruto costa

    2 de Dezembro de 2013 as 11:53

    Já estamos a percorrer um bom caminho.
    força políticos de São Tomé e Príncipe. trabalhem para a nossa estabilidade. estamos juntos para um S T P melhor…

  6. Brincadeira tem Hora

    2 de Dezembro de 2013 as 12:15

    Estes senhores que tem contrato com outro(MLSTP, MDFM, PCD, UDD E PNTO)querem no fundo confundir o ADI, mas só que os dirigentes do ADI são inteligentes não vão cair na casca de banana que Pinto quer colocar. O Pinto Governou 15 anos não mudou o país, então só agora é que quer o diálogo?
    Carros ADISTAS abrem os olhos, os homens querem vos enganar. Seguem em frente rumo as eleições, organizem as bases, falem com a população que é preciso mudar o país, o país está sem rumo.

  7. zeme Almeida

    2 de Dezembro de 2013 as 14:01

    Um alerta jornal tela-non.É proibido usar letras maiusculas nos comentarios,pelo que vejo o primeiro comentário deveria ser eliminado ou deveria haver uma chamada de atencao.Obrigado

  8. Bombástico

    2 de Dezembro de 2013 as 14:37

    A Tróica está com medo do chumbo garantido! Nancê môlê!!!!!! Cuá cu clôpô góló d’alimá! Nada de diálogo. Dá palavra ao povo mais é! O povo sabe tudo!!

  9. belezinha

    2 de Dezembro de 2013 as 15:56

    ADI está ARRASCA.
    Querem fujir a Justiça.
    VAO LA RESPONDER.

  10. anonimo

    2 de Dezembro de 2013 as 16:17

    Tristeza….

  11. Odair Costa

    2 de Dezembro de 2013 as 19:13

    A minha opinião é que eu acho que foi uma boa iniciativa do PRESIDENTE DA REPÚBLICA de UNIR todos os partidos,mais como os DIRIGENTES de A.D.I são um pouco arrogante eles acham que o A.D.I sozinho conseguem melhorar o PAÍS mais isso não corresponde á verdade porque o nosso PAÍS necessita de UNIÃO para seguir em frente. Se os dirigente do A.D.I GOSTAM DE EXPLICAR SEM COMPLICAR eu não vejo o mal desses DIRIGENTE irem para o TRIBUNAL E EXPLICAR SEM COMPLICAR NO MINISTÉRIO PÚBLICO para o POVO SABER VERDADE. QUEM NÃO DEVE NÃO TEME,SE TEME É PORQUE DEVE .VÁ LÁ LEVY NAZARÉ VAI AO MINISTÉRIO PÚBLICO E EXPLICA SEM COMPLICAR,NÃO TENHAS MEDO,SE TENS MEDO É PORQUE ANDASTE Á COMETER MUITAS CORRUPÇÃO.

  12. AQUI TEM GATO

    2 de Dezembro de 2013 as 23:52

    Não concordo com certos comentários nem certas avaliações…Porque no fundo fico sem entender quem é quem,quem fez bem quem fez mal. A única coisa que se verifica é disparidades nos comentários e falta de consenso nas avaliações…Fuuiiiii

  13. António Menezes

    3 de Dezembro de 2013 as 10:06

    Todos estão ai só a procura de poder. Muita falta de homem de Estado, todos os partidos deveriam repensar a maneira de fazer politica…francamente

  14. Bom Gosto

    3 de Dezembro de 2013 as 10:16

    Na realidade ADI é um problema para este País. Aliás, desde os primórdios da Independ~encia que os Trovoadas estão na origem de todos os problemas que conhece este país. Mesmo depois da mudança em 1990, os Trovoadas trairam o PCD e criaram o ADI, isto depois do Trovoada Pai conseguir ser eleito presidente com apoio ou sob suporta do PCD.
    Mais tarde tentaram enganar o Fradique, este como não era para meias medidas pos travão a um conjunto de brincadeiras. Agora, com o Pinto à testa da Nação, voltam a retomar a velha tatica de raposa velha tal como nos anos 76, 77 78/ por ai fora.
    Esse pais só conhecerá a paz e um verdadeiro norte quando um dia os trovoadas pensarem a realidade no país e não em se enriquecerem a custa do país.
    Triste é ver o coitado do jovem Levy nessa brincadeira. O gordo do Diogo é outra grande vergonha. Esse até nem sabe falar.

  15. zeme Almeida

    3 de Dezembro de 2013 as 14:10

    O Bom Gosto deve estár a saber o mau Gosto,é que posso dizer do seu comentário.Se estás bem da vida espero que um dia o seu Bom nao transforme em Mau Gosto.

  16. AQUI TEM GATO

    3 de Dezembro de 2013 as 16:53

    Senhor Zeme Almeida, com todo respeito, qual é significado do seu comentário?… Peço desculpas pela minha ousadia.

  17. fernandocastanheira@hotmail.com

    3 de Dezembro de 2013 as 22:47

    voces tambem tinham faca e queijo na mao e agora estao a lamentar o que? Deixe de chorar pelo leite derramado. Vamos mais e trabalhar.

  18. zeme Almeida

    4 de Dezembro de 2013 as 10:55

    Senhor AQUI TEM GATO,para saberes o significado do comentário,agradeco que o senhor volte novamente a escola.

  19. MOÇU SÉ LONGÓ BÓBÓ

    4 de Dezembro de 2013 as 12:04

    Este ADI , só está a pensar no PODER, mais quem manda é o povo , por isso ,nós de ADI, estamos indignados com a posição dos dirigentes do nosso partido , por isso não contem comigo nas próximas eleições , porque os Dirigentes de ADI , não estão a pensar no futuro nem no desenvolvimento de STP . fui , haver vamos

  20. Beto

    4 de Dezembro de 2013 as 15:35

    Não vale a pena esse expediente, de fazer com Fradique fazia. Fórum fórum, documentos, resultados, comunicados, apenas manobras de diversão.
    Agora saber quem vai ganhar as eleições!!

  21. AQUI TEM GATO

    4 de Dezembro de 2013 as 16:44

    Senhor Zeme Almeida, sem ofensas parece-me que quem deve voltar a escolha é o senhor. Porque apenas solicitei ao senhor com todo respeito qual é o significado do seu comentário!…Se continuarmos assim com essa ignorância e não procurar de mudar a nossa mentalidade, o nosso País vai afundar cada vez mais. Senhor com certeza sabe muito bem que um homem mesmo que seja formado academicamente aprende todos os dias com os outros. Mais uma vez se o senhor sentiu ofendido peço desculpas. mesmo assim obrigado pela resposta que foi dada.

  22. djattz

    7 de Dezembro de 2013 as 23:39

    Onde se encontra “a cabeça” do corpo do partido adi ? Patrice Trovoada. Pois é, amigos, alguma vez se viu um 1o ministro abandonar o seu país,stp, assim que deixou à pasta dele? Ele está na Nigeria à negociar pétrolio em nome de stp, para o intéresse pessoal …há à presença dos policias nesse negócio. Qual é à seriedade desse homem, cujo nome é patrice Trovoada , ex 1o ministro de stp. Será essa imagem que OS saotomenses querem dar ao mundo? Reflitam, antes de votar.h

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo