ADI diz não ao diálogo nacional para o futuro do país

O partido que lidera a oposição não marcou presença na reunião de terça-feira convocada pelo Presidente da República na qual foi criada a comissão para o diálogo nacional. ADI diz que o diálogo nacional é inconstitucional.

O maior partido da oposição, disse não a promoção do diálogo na democracia são-tomense. Após ter-se reunido em separado com os outros 3 partidos com assento no parlamento, nomeadamente o MLSTP, o PCD e o MDFM-PL, ADI anunciou a rotura, talvez definitiva com a possibilidade de diálogo nacional proposta pelo Chefe de Estado. «Temos a informar que dos encontros que o ADI teve com os partidos, nomeadamente o MLSTP, PCD e o MDFM não foram conclusivos», declarou Abnildo de Oliveira.

Sem revelar o conteúdo dos contactos que entabulou com os 3 partidos e que foram inconclusivos, ADI, diz que está aberto a contactos com os mesmos partidos e com os outros que não têm representação no parlamento. «Temos a informar ainda que o ADI manifesta total abertura para continuar contactos com todos os partidos políticos quer com assento parlamentar, quer sem assento parlamentar para que todos possamos criar um clima de paz e um bom clima político neste período pré-eleitoral e durante a campanha para as eleições autárquicas, regionais e legislativas do próximo ano 2014», refere a ADI.

O partido não marcou presença na reunião de terça- feira convocada pelo Presidente da República Manuel Pinto da Costa. Uma reunião marcada na sequência da primeira, em que a ADI propôs entabular contactos interpartidários para depois decidir se iria integrar a comissão para o diálogo nacional.

O Partido de Patrice Trovoada, diz que a criação de uma comissão para promover diálogo nacional envolvendo partidos políticos e a sociedade civil é inconstitucional.  «O ADI não tomou parte no encontro de hoje proposto por sua excelência senhor Presidente da República, porque o processo de criação da comissão de diálogo é inconstitucional, por um lado, e por outro porque o proponente não se dignou em alterar o formato da proposta», concluiu.

ADI fica de fora do diálogo nacional.

Abel Veiga

  1. img
    zeme Almeida Responder

    Só agora que querem dialogos depois de tanto maltratar,enchuvalhar e perseguicoes aos militantes do ADI?As coisas serao bem clarificadas depois das eleicoes de 2014.Acho que a posicao do maior partido da oposicao foi bem acertada.Os da troika já fazem a maioria do povo saotomense,nao justifica a presenca do ADI neste debate?Que continuem a governar STP a vossa maneira,que o ADI continua e continuará a vos observar.Viva a Democracia sem perseguicoes aos da opsicao.

    • img
      Bambô Responder

      Eu sou de um dos partidos no Governo, mas concordo parcialmente com a posição do ADI.
      A oposição tem que fazer o seu papel!, e acho que essade dialugo nacional não passará de conversas!

  2. img
    lede di alami Responder

    Esses……………alguma vez tentar dialogar e inconstituicional? ou vcs ADI, nao querem nada de bom pra sao tome, Bandidos…

  3. img
    Zeca Afonso Responder

    Mas não existe parlamento, tribunais, procuradoria da republica? Eu julgo que os males de S. Tomé e Príncipe estão nos politicos e consciência de cada um. Não é com fóruns, agendas e comissões que se resolve os problemas de uma nação. Todos os politicos desta terra falam em banho! Mas são todos eleitos através de banho! Vejam a campanha nem começou e existem pelo menos dois partidos da coligação a dar banho às pessoas. Até porque se existe uma coligação e um partido na oposição, para o bem da democracia, as coisas deveriam manter tal como está. E é bom que assim continue. Nós os santomenses temos que de uma vez por todas, agir com a nossa própria cabeça. E nunca entrar na fila, só porque alguém que não esteja bem consigo próprio, dormiu, sonhou e quer impor as ideias suas a todos nós(santomenses). Os presidentes deste país sempre pensaram que são deus. E julgam que são mais inteligentes que todos os outros, só porque exercem cargos de Presidente da República. É pena, pois ao fim de 15, 10 anos o país fica mais desorganizado e mais pobre que nunca. Temos que abrir os nossos olhos! Não aceitemos imposições. Refuto, não sou político e não preciso de politica para nada. Eu tenho roças e sei pegar no machim!

  4. img
    Santidade Responder

    Quem promete caos, caos, caos, é claro que nunca quer paz e bom entendimento.

    Mas, sabe-se que ADI quer ver retirada todas as queixas crimes contra os seus dirigentes na justiça santomense e não só. Porquê? Devido os males que praticaram quando eram governo.

  5. img
    armando Responder

    Tudo isso e uma fachada. Entao eles nao sao partidos da coligacao? Tinham consenso para derribar o ADI e agora para aranjar solucoes para o Pais nao tem consenso? Povo de STP abre os olhos com estes homens. Ate quando se vai ficar nesta palhacada?

  6. img
    Por bem de s.tome e principe Responder

    ADI perdeu todo juízo.
    Desnortearam totalmente.COITADOS

    • img
      de Ceita Responder

      Concordo plenamente com a posição de ADI, em democracia pode-se assumir perfeitamente posição contrária. Não se pode estar completamente de acordo com opções dos outros, quando tens as tuas próprias. Por outro lado depois de serem enxovalhados, pelos autores desta proposta, sendo considerados de traficantes, os que mais desgraçaram o país, os proponentes querem chamá-los a negociar? Mais acho tudo isto muito estranho.

  7. img
    Indignado com quem? Responder

    Reparem no texto!
    «O ADI não tomou parte no encontro … porque o processo de criação da comissão de diálogo é inconstitucional, por um lado, e por outro porque o proponente não se dignou em alterar o formato da proposta»

    Agora pergunto ao ADI:
    O que será inconstitucional, a criação da comissão de diálogo ou o formato da proposta?

    Se o proponente se dignasse em alterar o formato da proposta, a criação da comissão de diálogo passaria a ser constitucional?

    Ou será que o ADI estaria disposta a passar por cima da constituição se o formato da proposta fosse alterado a seu favor?

  8. img
    Indignado com quem? Responder

    Peço alguém do ADI ou o Juiz indignado que me esclareçam porque que esse “processo de criação da comissão de diálogo” seria Inconstitucional.

  9. img
    Kuá flogá Responder

    Vocês não querem diálogo, querem separação então são racistas, abaixo apartheid. O vosso Presidente não nos quer, não gosta de nós, porque ele não é nosso.
    Viva A.D.I. sem o el ditador e o garoto malcriado.

  10. img
    Pai natal santomense Responder

    Gostei do comentário do Kuá flogá.
    O ADI sem o ditador e o malcriado seria bem melhor e ainda estaria no poder.

  11. img
    Caçô múmu. Responder

    O Consenso político, não tem nada a ver com retirada de queixa crime praticada pelos alguns membros do ADI, no tribunal, porque o crime é individual e a justiça é colectiva. Cada um responde pelo seu acto. Se se aceitar retirar queixas no Tribunal, próprio os homens do ADI, virã à rua dizer, que o poder está com medo e retirou queixas para não ser mal vistos. Isto não é vontade de ajudar o Pôvo Santomense. Alguma vez dirigentes do ADI, votou a favor do Pinto da Costa nas Urnas? Avante Dr. Manuel Pinto da Costa, Presidente da RDSTP.

    • img
      Quem saberá o futuro Responder

      Meu caro o que não estas a ver ou queres fazer com que os outros não vejam é facto verdadeiramente consumado que aquelas queixas só não foram todas arquivadas exatamente porque o poder judicial tem sido movido, mandado e desmandado pelos políticos.

  12. img
    kwatela Responder

    infelizmente ainda não chegou a hora de regressar ao stp. pelo que leio, escuto e vejo para se ter acesso a net em stp deve ser caro. por isso acho que as pessoas com acesso a net em stp deve ter um nivel económico e académico aceitável, por isso custa-me crer que compatriotas meus estejam desprovidos de qualquer valor ético e patriótico. dialogo é sempre um caminho para ultrapassar as divergências e ver gentes fazendo comentários ridículos só me dá nojo…

    • img
      Zeca Afonso Responder

      O senhor, se fosse politico era um verdadeiro ditador. Mas mesmo assim não pense que só a sua voz é válida. Pense nisso?

  13. img
    Forobodó Responder

    Boa ADI! Não dá confiança! Como não têm solução para nada andam a procura do ADI como chá de cotá flébé! Quem procura acha! Que absurdo!!!!!!!!! Diálogo!!!??? Diálogo para quê? Incompetentes!

  14. img
    já foste Responder

    o Forobodó é mesmo otário como diz o grande humorista angolano ” gente burraaaaaaaaaaa”
    Por causa de gentes deste tipo a nossa terra está em estado que está desde quando unir as forças politicas em torno de um diálogo construtivo é inconstitucional só se for mesmo em são Tomé “tristeza”.

    • img
      Paulo de brito Responder

      Caro
      Compatriota,
      Fazendo jus do meu dever de cidadania,permita-me dizer-lhe que a sua intervenção em nada revelou que podesse conferir alguma piada ao caso em epigrafe, senão uma autentica demonstração de impertinencia e ignorância.Em momento algum, o meu partido, o partido do povo, disse que a criação da comissão de dialogo é inconstitucional.
      Por acaso o senhor conhece todos os itens da proposta apresentada pelo o presidente da republica? Não será um dos intens dessa prposta que estará enfermado de inconstitucionalidade? Amigo, convoca a sua esperteza ignóbil a fazer parte do siêncio.
      O ADI, o meu partido, o partido do povo, aguardará com a toda serenidade que nos são caracteristicos, o rolar da água até a foz 2014. Aproveitem, banqueteiam-se, exibem as vossas matronas mesmo sendo elas sinal de enfemidade,pois o tempo é o melhor e o pior amigo do homem, mais não digo.

    • img
      angustiado esperancoso Responder

      Nao nos trate de burro. Que dialogo e esse que so pode participar pessoas convidadas. Os que para si sao considerados burros lembro-lhe que ja nos disseram que so temos vos na urna . QUER QUEIRAIS QUER NAO estamos a espera dessa oportunidade.SR PRESIDENTE fe cu ceduuuu!!!. Muito UHA UHA UHA! DA POVO SEU DIREITO NA URNA COMO O SENHOR DISSE.O lazaro sera rei por um minuto.

  15. img
    zeme Almeida Responder

    O senhor {Já foste}unir com forcas politicas que só sabem aprovar tudo no parlamento sem dar satisfacao a oposicao?O MLSTP/PSD,PCD e MDFM sempre estiveram contra o partido ADI e o seu lider Patrice Trovoada?Que decidam que vos der na telha sem a presenca do ADI.Nao faz sentido voces coligarem com um partido que tanto classificaram como terroristas,traficantes de drogas,estrangeiros e provocadores de CAOS,CAOS?Que fiquem com as ideias e o ADI com as suas.

  16. img
    já foste Responder

    O senhor ( zeme Almeida ) sou santomense de gema actualmente residente na diaspora tenho estado a acompanhar a politica de são tomé de perto, por acaso até tenho o o previlégio de estar lá periodicamente numa media de 3 vezes ao ano e não sou simpatizante de nenhuma das forças politicas que fazem parte da coligação governativa mas uma sou uma pessoa realista ,ao invés do ADI fazer a oposição vive fazendo confusão se os crimes de que são acusados os elimentos do partido ADI vierem a confirmar será o fim do vosso sonho . não se esqueça o senhor ( zeme )a diaspora está alerta e atenta aos acontecimentos aqui não existe banho possivel queremos o melhor pra nossa ilha portanto muda de mão!!!

  17. img
    seabra Responder

    A proposito, depois de ter sido destituido, onde é que se encontra o sr. Patrice Trovoada? Algures, mas nao em STP…a esse individuo vocês consideram ser , realmente , saotomense? Qual é o saotomense, que deixando de ser ministro, deixa o pais e baaaaaaaaza?
    Eu fico indgnadissima, se o povo saotomense tem confiança nesse homem, porque ele jà deu todas as razoes( começando pela pessoa do pai); que STP para eles é apenas um trampolin, que lhes dà acêsso à BÔA VAI ELA, viverem confortàvelmente, gastarem sem contar (nao sai do bolso deles), ter fama e dinheiro na conta pessoal (jà que nao sao herdeiros).
    Atualmente, ele encontra-se na Nigéria, negociando no dominio do petroleo, em nome de STP, para o interesse pessoal dele…mas a coisa ficou preta, pois que ele caiu nas maos dos cambalacheiros, como ele…hà a presença da policia nigeriana no meio desse negocio.
    Saotomenses, reflitam, tomem o tempo de vos informar para votar em alguém, que pelo menos tenha um pouco mais de respeito, de consideraçao , de querer ver bem o seu pais ( porque o pais é como uma mae, mesmo com dificuldades gostàmos de ouvir falar bem dele). Nao é o caso dos TROVOADA . Jà tinham posto STP gatos e sapatos, quando refugiaram para a França. Aliàs , têem todos as nacionalidades gabonesa e française.A nacionalidade saotomense é apenas por interesse.
    Nao dêem , de novo a ocasiao, que uma familia, goze com todo um povo, tratando-os de imbecis.

  18. img
    djatta Responder

    Obvio, que este partido ADI, dirigido por um Trovoada (Batoteiro), na pessoa do filho P. , nao pode nunca querer que o pais STP và bem, que haja reconciliaçao, o “MEA CULPA ” (como ex do Mandela), dos politicos que reconheceram que falharam, nao convém aos interesseiros TROVOADA. Isto porque,STP entra em ordem , desenvolve-se, darao o PODER aos honestos e “SAGES”nacionais “autênticos”, querem o Bem do pais…jà nao haverà confusao, terà pouca corrupçao…neste caso, nao é bom para os ESCROCS , donc, le TROVOADA Junior,ne pourra plus faire de STP sa poule aux oeufs d’or…N’est-ce Monsieur Patrice?

    Bonne journée et ceao

Deixe um comentario

*