Estado são-tomense através do Presidente da República manifesta consternação pela morte de Madiba

“Mandela ensinou-nos que o diálogo e a tolerância são instrumentos decisivos de união, em qualquer circunstância e sejam quais forem as diferenças”.

Declaração de Sua Excelência o Presidente da República sobre Nelson Mandela

6/12/2013

Foi com grande consternação que tomei conhecimento da morte de Nelson Mandela, figura ímpar da história da África do Sul, de África e do mundo.

Não é fácil falar, sem emoção, de um líder político e, sobretudo, de uma pessoa com a dimensão de Nelson Mandela.

Mandela foi um combatente pela liberdade, pela democracia e pelos direitos humanos.

A sua vida dedicada à luta contra o apartheid, contra o racismo e qualquer forma de discriminação da pessoa humana é um poderoso exemplo para o futuro e que ficará para sempre na memória colectiva mundial.

Mandela foi um homem sábio que sabiamente conduziu, o processo de transição pacífico para a democracia e a reconciliação nacional sul-Africana, página de ouro na história pela libertação do continente Africano.

Mandela ensinou-nos que o diálogo e a tolerância são instrumentos decisivos de união, em qualquer circunstância e sejam quais forem as diferenças.

A personalidade de Madiba, a dedicação aos valores e causas que abraçou e os seus ideais fundados da dignidade da pessoa humana tocaram o coração de todos nós e, estou certo, serão uma fonte inspiradora para todos aqueles que acreditam e lutam por um mundo melhor.

África e o Mundo estão de luto ao perder um dos seus filhos mais ilustres e São Tomé e Príncipe associa-se a esse luto, numa singela homenagem do povo São-tomense simbolizando, dessa forma, o seu respeito e admiração por um irmão que partiu mas nunca será esquecido.

  1. img
    gritodosolhos Responder

    Espero que a dimensão de Nelson Mandela, os combates pela libertade, os direitos humanos, uma vida inteira dedicada na luta, uma pessoa profudamente integre que abraçou com coragem seus ideais , seja a luz que ilumina com dignidade os Lideres Politicos de nosso pais, da Africa e do resto do mundo. Viva Mandela RIP

    • img
      Conquí Responder

      Minha gente vocês ouviram ontem (domingo, dia 08/12/2013) o debate Áfricano o sábio e comentador Santomense ABÍLIO NETO a chamar de terrorista, “NELSON MANDELA” o humanista e memorável em que todas as nações O reconhencem como exemplo a seguir.
      Esse rapaz não tem pátria nem humanidade.

  2. img
    Horácio Will Responder

    Esta morte poderá ser gloriosa. Todo a manifestação mundial à volta do acontecimento poderá indicar aos políticos que nenhum dinheiro somado a partir da ganância irá trazer uma paz, um reconhecimento, uma admiração tão grande como é capaz uma mente iluminada.

  3. img
    anonimo Responder

    Grande fonte de inspiração, que sirva de exemplo a todos e sobretudo aos nossos pobres políticos…

  4. img
    bencú Responder

    Sabias palavras. viva Madiba…Viva Pinto da Costa!

    • img
      tudo o vento levou!... Responder

      por amor divino
      Nao comparemos O Nelson Mandela com o Pinto da Cota…
      E como se fosse comparar o dia e noite….
      nao compare o incomparvel….
      Nelson Mandela e uma dadiva divina…
      por favor!…
      Todos nos conhecemos o presidente que temos
      Nao meta mais achas na fogueira…
      Os saotomenses sabem bem do
      que eu falo….

      Mandela
      E
      Foi
      Sera…
      a luz,sol ,estrela
      como se fosse arcoires…
      aonde todas cores se convejem
      e indescritivel as suas qualidades
      gloria interna ao Mandela.
      Desejo que os Lideres Africanos e mundiais
      em particular saotomenses
      aprendam alguma coisa com
      o imortal
      Mandela…
      gloria interna ao Nelson Mandela

    • img
      António Menezes Responder

      Que absurdo. Os nossos políticos aprendem algo alguma vez? O Mandela ficou 27 anos preso, sai da prisão, continuou a lutar pelo seu Pais, nunca envolveu em actos de corrupção, o que não faltou. Governou bem, um mandato e não quinze ou vinte anos e mais anos…Rancor de alguém, de brancos? Nunca.. Em STP existe aquilo que se chama , se fosses mais claro terias um emprego. Só se fores do MLSTP é que podes fazer algo. Que vergonha. Os partidos praticam tudo de mau e agora falam de Mandela…por favor não misturem…esse homem merece respeito de todos os nós.
      Poderão dizer – me que Africa de Sul é diferente , p.e. ao nosso…Que pouca vergonha. Será que Mandela excluiu alguém? Pelo contrario, aqueles que o maltrataram durante décadas, ele pura e simplesmente chamou os racistas, brancos e trabalhou em conjunto. Pois, ele defendeu uma África de Sul, de todos sulafricanos. E aqui, em STP…exclui-se pessoas todos os dias. Muitos políticos , mesmo em STP deveriam nem aparecer, fariam o melhor papel.

  5. img
    matutui Responder

    Mais do que elogiar faça como ele! Lutou, foi preso, sofreu mas consegui deixar um povo livre do apartheid, capaz de conduzir o seu proprio destino! Ele não levou nada! Não acumulou riquezas que muitos acumulam para um dia ter que deixar tudo! Acumulou admiradores, uniu povos e nações! Ele não levou nada! Mas deixou memórias que nem o fogo de enxofre jamais o apagará! Deixou um legado, um caminho a seguir!Mandela morreu sofrendo mas Mndela morreu feliz! Por trazer de volta o sol e o soriso ao rosto de um povo, de uma nação, um mundo!
    Façamos da morte de Mandela um momento, não apenas de condulências e de elogios para se fazer brilhar à quem nunca de elogios precisou para brilhar sinão da acção do seu próprio gesto, de reflexão sobre ” Qual o Caminho!”, O que vale realmente a Pena”, para que finalmente todos vivamos unidos, em paz, de braços dados, sem fome nem guerra, com justiça, honestidade, harmonia e finalmente feliz! Hoje mais um homem foi-se assentar ao lado de Abrão. E voçês sabem com quem Abrão esta! Parabens Mandela

  6. img
    Zeca Afonso Responder

    Infelizmente os nossos que passam pela presidência jamais terão a capacidade de lhe seguir o exemplo. Noto que existe vontade aqui em S. Tomé e Príncipe para criar um clima de diálogo! Que ideia fantoche! Quem havia de se sentar na mesa com aquele que 1ºmaltrata e depois quero abraçar? De tudo quanto li e ouvi sobre Mandela não me lembro de ele ter maltratado quem quer que fosse como presidente de África do Sul. E a 1ª coisa a implementar foi perdoar! E onde pára o mesmo gesto para os santomenses campeães de diálogo nacional?
    Uma bem merecida e eterna paz, Madiba!

  7. img
    djattz Responder

    Madiba, que à Terra te seja ligeira…é à horaj do grande repouso eterno e na luz, para o nosso grande guerreiro, nosso grande Homem Mandela. Là nos repouso dos grandes Homens, guiem-nos, sempre…Mantenhas ao lumumba , Cabral, Biko,Mondlane…Amandla!

    • img
      matutui Responder

      Do Samora Marchel e do verdadeiro Pai Grnade MARTIN LUTHER KING!

    • img
      conobia cumé izé Responder

      MANDELA é das figuras raras no mundo.Será LUTTERKING,GANDY,ou JESUS do século 20 de áfrica e o mundo? Que o exemplo de MANDELA ilumine em nome de Jesus os dirigentes Santomenses e do mundo pela Paz em nossos dias do PAI celestial;glória a Deus !!!…Fui

  8. img
    seabra Responder

    …é obvio, que a estatura do Homem MANDELA MADIBA, nao pode ser comparada com os demais “pretendidos”leaders,que sonham ser mas que nunca serao.
    Sigam o exemplo do Mandela, com inteligência e humildade, para o bem do seu povo, para o bem dos HOMENS , em geral.
    Estou de acordo com o comentàrios precedente…é o segundo PROFETA, depois de Jesus. O ensino e o saber dele, valem milhares de anos, direi mesmo , que é uma autêntica palavra divina, que nos levarao ao PARAISO ,se seguirmos corretamente o ENSINO em questao. Estou certa !

  9. img
    Felisberto Bandeira Responder

    Nelson Mandela não tem nada mas nada a comparar com nosso Senhor JESUS CRISTO ,nada ,veja bem a Historia de Nelson Mandela no passado e no presente não tem nada a ver com JESUS CRISTO quer elogiar Nelson Mandela elogia tudo muito bem ,ele tem alguns aspecto positivo que e de tomar como exemplo mas não cometa o erro de estabelecer comparação nosso Senhor Jesus Cristo .

  10. img
    djattz Responder

    …caro amigo, vejamos : Cristo veio ao mundo HOMEM, sofreu como homem para nos libertar e réconcilier-nos com O PAI… MANDIBA, libertou o seu povo, passando pelas provas , como exemplo de Jesus, sofrendo e perdoando. Vamos dizer, por outros termos (para nao jogar as almas sensíveis), imitou o exemplo de CRISTO . Pode admitir está verdade, sem se ofuscar. Faça uma leitura menos RADICAL…falamos de Jesus (nao imitemos os integristas), que é acessível, à quem lhe invoca com fé . Shatta da Guiné Bissau

Deixe um comentario

*