Diálogo nacional já tem temas indicativos

Após a realização da segunda reunião da comissão de preparação do Diálogo Nacional, os organizadores do evento, indicaram o Palácio dos Congressos como palco do Diálogo Nacional. O residente da República, vai presidir todas as sessões de debate, que contarão com vários temas.

Promoção da Democracia, promoção do desenvolvimento económico, social e cultural do país, a consolidação da unidade nacional, e a moralização da sociedade, são os 4 temas indicativos definidos pela comissão de preparação do evento.

No entanto segundo o porta-voz do Diálogo Nacional, Amaro Couto, Chefe da Casa Civil do Presidente da República, a organização do evento está aberta para receber os contributos de todos que quiserem fazê-lo em termos de assuntos a debater.

A data da reunião dos são-tomenses em torno do diálogo nacional, não foi indicada. No entanto a estrutura e o local da reunião já são conhecidos. «Decidiu-se que o diálogo seria realizado em plenária quer para a sessão de abertura e encerramento quer para o debate dos temas em sessões temáticas, e que em todas as sessões do diálogo são presididas pelo Presidente da República», declarou Amaro couto.

No fecho da segunda reunião preparatória do diálogo nacional que decorreu no Palácio do Povo e sob a presidência de Pinto da Costa, ficou também decidido que o evento será realizado no Palácio dos Congressos, «e terá a composição que já é conhecida, os partidos com e sem assento parlamentar, os órgãos de soberania, os representantes do poder local, os quadros técnicos os representantes da diáspora e está aberto a todos quantos quiserem nele participar», explicou o porta voz.

Abel Veiga

  1. img
    zeme Almeida Responder

    Todas as sessoes dos dialogos presididas pelo presidente da republica Dr.Manuel Pinto da Costa e mais ninguem.Gostei desta frase,isto significa que ninguem tem voz da maneira e ouvir os conselhos do nosso pai grande, os que nao acatarem as ideias do pai serao postos de fora e excluidos da familia pai grande.A casa do papa é no palacio do povo,para ouvirem e seguirem as diretrizes.Viva a Democracia e sem as imposicoes.

  2. img
    Bela Santos Responder

    Sinceramente que eu nao endento o que querem algumas pessoas de Sao Tome e Principe. O dialogo sempre foi a melhor forma de fazer política e de fazer-se entender. Eu não entendo porque que quando alguém propõe o dialogo, as pessoas recuam para depois criticar como se fossem infantis. Isso mostra mesmo que muita gente não esta nada preparada para conviver como santamente. So querem confusão e baixeza. Nesse caso Pinto da costa ou qualquer outra pessoa que propõe dialogo e entendimento teem mesmo razão e quem preferir fazer política de cobardia e infantilidade, vai ficar marcado na historia como desordeiro e indisciplinado. Eu não estou interessado em aturar gentes malcriadas sem nível so porque estão fora do poder. Viva o dialogo!

  3. img
    Sergio Responder

    São 4 temas definidos pela comissão de preparação do evento:
    1-Promoção da Democracia; eu pergunto como? si o povo vive na miseria.
    2-Promoção do desenvolvimento económico, social e cultural do país; como? Si a currupção atingiu o climax.
    3-Consolidação da unidade nacional; como? si nesse país nunca houve um governo que que teha completado o seu mandato.
    4-Moralização da sociedade; como? si aos dirigentes lhes faltam mente? são imcapazes de criar, de inovar, de gerir (pessoas, bens, serviços, projetos),etc.

    • img
      Bela Santos Responder

      ADI esta mesmo loucos. Como e’ que uma oportunidade dessas para mostrar a sua presença junto ao povo santamente. Uma oportunidade para demonstrar a maturidade e’ que o ADI resolve rejeitar o dialogo? Agora sim eu entendo que não posso fazer parte dessa palhaçada, esse clube dos solares sujos de negócios lícitos. Eu queria militar no ADI mas se for para fazer so confusão, não contem comigo. Eu como a minha banana com peixe maxipombo e vivo com consciência tranquila. Esse partido ADI se não aparecer na conferencia de dialogo ele vai desaparecer como partido e vai perder as eleições. E isso e’ muito triste, Sr, Patrice Trovoada e seus bandos.

    • img
      Patriota Responder

      Palavra d’hora!
      Há pessoas complicadas no mundo mesmo é! Sobretudo aqui nessa nossa ilhas maravilhosas. Então, para quê fazer diálogo? Eu acho que diálogo é mesmo pra isso. Como corrupção chegou ao clímax, como a população está pobre, como os governos não acabam mandato, como os dirigentes não têm mente, etc etc, mesmo, é que toda gente deve sentar-se para falar dessas coisas de forma honesta e olho no olho, para vermos como é que se pode fazer para mudar essas coisas. O Diálogo deve servir para dar orientações sobre a forma de fazer para que um governo possa governar até ao fim do seu mandato, como fazer para que tenhamos dirigentes competentes e com mente virada para o povo, como fazer para combater a corrupção, como fazer para melhorar a vida do povo, etc. É mesmo pra isso é que precisa-de diálogo. Mas tem que ser com respeito e honestamente. Ninguém deve tentar enganar outro. Ok?

  4. img
    VIOGO Responder

    Bôbô.

    A maneira do Pinto.

    Não dá em nada!

  5. img
    Me Zemé Responder

    A TVS não fez cobertura da manifestação dos agricultores e um grupo de indivíduos andam ai a fazer diálogo nacional…sr presidente.
    Assim não é correto, pois sabemos que você que manda nisto tudo e admites que uma manifestação de agricultores a reivindicar uma solução para o seu dinheiro, conseguido com muito esforço que foi roubado, não tem cobertura televisiva. Porquê será sr presidente? Assim que deseja diálogo?

    • img
      Fato Blatanha Responder

      Ao que tudo indica, a manifestação dos agricultores foi espontanea e teve muito pouco tempo de duração. Há informações de que nem a TVS nem os orgaõs privados da comunicação social puderam fazer cobertura dessa manifestação e que nem mesmo a policia nacional tinha sido informada.
      De qualquer forma o assunto foi noticiado pelos órgãos.
      Relativamente ao diálogo nacional acho a ideia excelente, mas lamenta-se o facto da ADI continuar a ser considerado o impedidor dos processos que visam a estabilidade e entendimento.

  6. img
    Anderson Responder

    Boa noite,
    Gostava de saber se os interessados em apresentar algum tema o podem fazer, e a quem enviar.
    Seria bom que dessem oportunidade, limitada, mediante criteriosa seleccao, a algumas pessoas no sentido de poderem participar nesta actividade.

  7. img
    José de Correia Responder

    Estou na diaspora e nunca fiz nem farei parte de qualquer partido politico , mas gostaria de saber como participar neste evento . Agradecia a quem me pudesse informar .Um abraço fraterno!

  8. img
    feijoada Responder

    Estou em São tomé e não tenho qualquer filiação partidária, gostaria de participar e dar o meu contributo. Como poderei participar neste evento? Alguem pode me ajudar?

  9. img
    Aleixo Amaral Responder

    O problema que impera o desenvolvimento de STP não está no diálogo! A situação de instabilidade por que tem passado o nosso país tem muito a ver, a semelhança do que também passaram muitos países democráticos do mundo, hoje já desenvolvidos, com a maturidade dos cidadãos relativamente a forma como têm votado! Há necessidade mais do que evidente, que um partido, seja ele qual for, tenha maioria absoluta que o permita governar, cumprindo assim o seu mandato. Uma vez cumprindo o seu mandato, o povo poderá julgar as suas acções, sem que este partido tenha motivo de se queixar do tempo ou da interrupção de seu mandato. Por outro lado, é de ressaltar algum ganho que se teve em esvaziar o poder ao PR, o que lhe permitia, de forma exagerada demitir governos ao seu belo prazer. Temos que evoluir para uma escolha que dê ao país um governo maioritário. isto de governo de coligações, também está provado que não se adapta a nossa realidade! Diálogo é algo que não se deve dispensar, porém não é relevante nesta altura. Temos já experiências, que isto de momento não serve! Este diálogo é mais um expediente da casa presidencial, a semelhança que outros já fizeram, apenas para cumprir uma promessa eleitoral. De referir que o PR, em vez de priorizar este diálogo devia no meu entender priorizar o debate sobre a corrupção e a impunidade.

    • img
      Patriota Responder

      Meus amigos,
      Eu estou a ver que STP nunca mais vai pra frente. Afinal, quem está a trabalhar para o bem deste povo? Então, vejamos: como é possível que o maior partido do pais decide não participar numa coisa que até Sr. Miguel trovoada reconheceu que é importante? Se é importante, porque que o senhor não aconselhou o seu filho e o ADI a participar no Diálogo? E conversando que se entende. Talvez se o ADI estivesse a participar na preparação, poderia ajudar a escolher os temas e organizar a coisa de maneira diferente. Mesmo assim, dizem que estão a lutar para o bem do Povo. Eu concordo com Bela Santos. O Partido ADI não vai estar, mas muitos Adeistas vao estar lá. ADI tem que tomar cuidado pra feitiço não virar contra feiticeiro. Cuidado com história de mucluclú. Toda gente sabe que equipa que não aparece no campo perde jogo.
      A ver vamos!

  10. img
    Olhos bem abertos! Responder

    Caros,
    Esse diálogo, não pode nem deve servir de pretexto, para anular todas as maldições cometidas pelo 14º Governo, liderado pelo Sr. PATRICE TROVOADA. OS PROCESSOS TODOS QUE ESTÂO NO MINISTÉRIO PÚBLICO, DEVERÃO TER O SEU CURSO NORMAL. Dói quem doer. Se assim não for, nunca esse nosso PAÍS, S. TOMÉ e PRÍNCIPE, terá um norte. OS FUTUROS POLÍTICOS, TERÃO QUE A PARTIR DE AGORA, TER MEDO. Há que se travar a onda de corrupção em S. TOMÉ e PRÍNCIPE. Os Santomenses terão que passar a acreditar nos POLÍTICOS, se houver uma limpeza dos malfeitores desta TERRA. Esses Senhores do ADI, terão que ser julgados. E se não forem julgados, o caminho continuará aberto para os próximos continuarem a fazer esse PAÍS, de sua PROPRIEDADE que os mesmos herdaram. Não se sabe, para onde é que esses Senhores quererão levar tanta coisa. Iremos todos de mão vazia. E se vamos vestidos, ninguém nos garantes que na calada da noite, os necessitados irão remover o corpo, para retirarem as roupas.

    • img
      Esperanza Responder

      Assim como os elementos do ADI, o MLSTP, o PCD, o MSFM, tambem devem ser levados a tribunal. poucos se salvam nesse meio.

    • img
      António Menezes Responder

      Vamos lá resolver os problemas pendentes nessa nossa conversa de dialogo nacional, passamos acitar:
      Casos diversos de arroz,GGA e os mais recentes, doca de peixe, casas prefabricadas, passeios, aeroporto nacional, casos de barcos apreendido, barcos com bandeira de STP espalhados por ai, projectos de estradas de sul e norte, venda das acções da ENCO, contratos diversos já assinados. Meu caro senhor “Olhos bem abertos”, esqueci alguns casos, mas dê uma ajudinha se lembrares de mais casos. Nesse dialogo, o que vamos fazer com os casos de corrupção existentes. O que se vai fazer com os camaradas de MLSTO; PCD; ADI; MDFM? Muito obrigado.

  11. img
    Zé Povo Responder

    Que seja realizado o diálogo nacional se na verdade o objectivo éunir os santomenses em torno das grandes questões do Estado.
    Pena é o ADI ficar de fora. Embora seja o partido da oposição, não se deve fazer oposição aos projectos que visam encontrar mecanismos de estabilidade e desenvolvimento.
    Mais ainda, se o ADI ficar de fora, ai sim, estarei de acordo com algumas observações que vêm sendo feitas que o MDFM poderá ser um grande gigante nas proximas eleições, já que quer o PCD quer o MLSTP não se encontram de boa saúde, em termos de aceitação popular.

  12. img
    beco com saída Responder

    Construção de sonhos que ligam nenhum lugar a lugar nenhum…

  13. img
    zeme Almeida Responder

    Quem provocou toda essa bagunca, é o pai grande,ele considera e sempre considerou o ADI como um dos filhos desordeiro e lhe pos fora da casa.O filho está de costa virada ao pai, prefere fazer a sua sozinho,der o que vier.A posicao tomada por ADI eu acho corretissima e tem que fazer pressao ao pai.

  14. img
    Dlima Responder

    O diálogo é sempre útil na democracia e na preservação da paz mas, aposto que este não irá dar em nada, repito, em nada…

  15. img
    Bela Santos Responder

    Com esse comportamento radical, de desordeiros irresponsáveis tipo UNITA no tempo de Savimbi, eu acho que ADI esta a cavar a sua sepultura.

    O tempo de hoje ja não e’ para fazer política de sindicato arruaceiro e malcriado, política de garoto com raiva, política de terra queimada. A política e’ arte de negociar posições estratégicas para alcançar o objectivo.

    Possivelmente ADI não ira’ aparecer abertamente na Conferencia mas irao em forma de grupos desordeiros para fazer guerrilha de contra-informação, de malcriadices como sempre. Em STP as pessoas conhecem as caras e partidos das pessoas. Agora ate ha grupos embalados com diferentes rotulas como garrafas de vinho: Indignados, descontentes, frustrados, chateados, parte-os-cornos, Madiba,,,,,,,etc,,,, Mas tudo tem maos políticas para fazer trabalhos sujos a calada da noite. Que tipo de imagens ADI vai transmitir ? Que tipo de credibilidade deixam transparecer?

    Essa conferencia de dialogo seria mais uma grande oportunidade para ADI aparecer, vender uma imagem serena e responsável e fazer valer a sua voz de alternativa ao poder. E’ mais do que um tempo de antena, mais do que um panfleto e muito mais do que um boato isentado para denegrir Pinto da Costa. O povo ja não esta interessado no que ADI diz do Pinto da Costa. O povo esta com fome e quer solução.

    E quanto mais cedo Patrice for para STP e responder as suas acusações de forma digna no Ministerio Publico melhor para ele e ADI para terem tempo de refazer a imagem. Não acho justo ADI esperar ultima semana das eleições e pensar que Patrice vai regressar ao Pais como um Profeta que caiu do céu e ganhar as maiorias absolutas que querem. Isso e’ pensamento muito ingênuo do nosso querido ADI. Pensem bem! Bom Natal

  16. img
    valdemar tebus Responder

    olha se for um dialogo sem recentimento e de lovar porque nos santomense ja conhecemos bem este tipo de conversa agora e um dialogo nnacional quando tu comesas a falar a verdade ai eu quero so ver a cara de todo poderoso pai grande , santomense cuidado com que voces tira da boca se não sera marcado como boi

Deixe um comentario

*