Rafael Branco afastou-se do MLSTP/PSD

Antigo Primeiro-ministro e Presidente do MLSTP, deputado a Assembleia Nacional, Rafael Branco afastou-se do seu partido. O comunicado da comissão política do MLSTP confirma o facto. O confronto interno no MLSTP começa a transbordar para a praça pública.

Para já ninguém sabe como é que o confronto interno no MLSTP vai terminar. As facções estão em conflito aberto. O Comunicado da Comissão Política reunida nos dias 24 Janeiro e 5 de Fevereiro, transpira o ambiente tenso e conturbado que o partido vive.

A Comissão Política, anuncia que « regista o pedido de afastamento do partido do senhor Doutor Joaquim Rafael Branco».

O Téla Nón apurou que no quadro da tensão interna na reunião de 24 de Janeiro, Rafael Branco, fez saber a Comissão Política que iria se afastar do partido, e que só regressava a casa partidária, depois das eleições legislativas previstas para este ano.

Um dos membros da Comissão Política tomou a palavra tendo advertido a Rafael Branco, que não poderia se afastar do partido. Caso o fizesse seria irreversível, e não seria aceite a sua presença na casa partidária depois das eleições legislativas.

Na reunião de 5 de Fevereiro os membros da Comissão Política com destaque segundo a fonte do Téla Nón, para alguns militantes jovens que foram levados para a reunião, Rafael Branco, ex-Primeiro Ministro e Presidente do MLSTP, recebeu ordem de expulsão do partido.

Segundo a fonte do Téla Nón, há algum tempo a esta parte que Rafael Branco tem-se movimentado no sentido de criar um movimento político autónomo com gentes do MLSTP e não só. A fonte garantiu que a liga dos veteranos do MLSTP, está solidária com Rafael Branco na criação do tal movimento político autónomo.

Não é a primeira vez que Rafael Branco se afasta da estrutura directiva do MLSTP. Por volta do ano 2001 à 2003 quando Guilherme Posser da Costa assumiu a liderança do MLSTP, Rafael Branco também tinha-se retirado do partido. Criou o jornal Correio da Semana, e passou a ser jornalista.  Mas depois regressou, já Guilherme Posser estava em queda livre. Rafael foi eleito Presidente do MLSTP, e foi Primeiro Ministro e Chefe do Governo de coligação MLSTP/PCD que dirigiu o país de finais de 2008 até 2010.

Abel Veiga

  1. img
    anonimo Responder

    O Partido MLSTP e os seus menbros deveriam ser expulso da vida politica Santomense e se possivel serem expulso de STP.
    Este partido foi e continua a ser um dos grande obstaculo para o desenvolvimento destas Ilhas.

  2. img
    Raimundo dos santos Responder

    Rafael Branco Sá ovu mabiço. Este indivíduo que apoderou do dinheiro do Partido após eleições de 2010, compromprou vários empreendimentos no Pais.. O estado em que está o MLSTP a culpa deve recair no Rafaem Branco.

    • img
      bem ní wê mali ni tlachi Responder

      Senhor não sabe o que diz nem como escrever…

  3. img
    pedro neto Responder

    …ora bem…

  4. img
    zeme Almeida Responder

    STP está um autentico CAOS CAOS CAOS,palavras deixadas pelo eis primeiro ministro Patrice Trovoada a quando do derrube do XIV governo contitucional.STP está entregue a bicharrada e a sua sorte a um grupo de aventureiros.Espero que nao nos venham dizer que o ADI e seu lider estejem por detras de todas estas tapalhadas.Uma visao clara de alguem que previa tudo o que viria a acontecer em STP.O caos caos tambem significa:desordem,desobediencia,desmando,falta de respeito e mais.Os que assaltaram o poder,nao esperavam outra coisa.Bem Feito

    • img
      Mria Madre Deus Responder

      Sabas que alguns atenciosos da nossa praça já dizem que foi uma aliciação de Patrice que prometeu ao rafa o cargo de primeiro ministro para ele destruir o MLSTP?

    • img
      Ano Velho Responder

      Não haverá nenhum CAOS em São Tomé e Príncipe, conforme o desejo de alguns profetas da desgraça. As divergências que se verifica no seio do MLSTP neste momento serão superadas, porque o MLSTP é um partido maduro. Eu não sou do MLSTP mas acho que o Pais precisa muito de um MLSTP forte e moderno. Também acho que com essa atual direção é muito prejudicial para o MLSTP mas também para o Próprio Pais.

      • img
        Ano Velho Responder

        Reparem bem que com isso não estou a dizer que apoio o Dr. Rafael Branco. Não tenho premência em ninguém. Apenas acho que a atual direção do MLSTP é muito prejudicial ao MLSTP e ao Pais.

  5. img
    zeme Almeida Responder

    Erro:constitucional

  6. img
    Mria Madre Deus Responder

    Os veteranos são pedintes de Rafael e é por isso que solidarizaram com essa pouca vergonha. Querem continuar a receber o dinheiro de países irmãos que deram dinheiro para construir a sede do MLSTP da mesma estrutura daquele país irmão e o valor desapareceu na estrutura da comissão política. Este preciso momento que precisamos de união é que rafael cria separação? Nem o rafael, nem os veteranos nem os da comissão política que aliaram a ele que vão ao inferno e deixe o MLSTP em paz. Abaixo os oportunistas.

    • img
      Caquí Responder

      O mau carácter do Rafael Branco como filho da terra faz acreditar nisso.

  7. img
    Mutambú Responder

    Mais uma vez o MLSTP veio firmar-se como um partido sem horizontes, devido a ganância, orgulho e gentes que não querem primar-se pelo desenvolvimento de um bom STP, enfim tudo isso é porque até então o povo não sabe realmente o quer caso soubesse jamais o MLSTP seria o segundo partido mais votado.
    pôvo bili uê

  8. img
    Rodrigo Cassandra Responder

    acho que Rafael Branco esta revestido de razão pois este MLSTP/PSD não vale nada um grupo de oportunistas ambiciosos do poder preguiçosos impotentes que não valem nada estou plenamente de acordo com a posição do Rafael branco e fico esperançoso que outras pessoas serias do MLSTP seguirão mesmo destino e que o Movimento a ser criado sege munido de instrumentos humanos capaz de tirar este pais na mão destes saqueadores de uma vez por todas

    • img
      Mria Madre Deus Responder

      Muita contradição na sua exposição. Se são incapazes e tudo que afirmaste, mesmo eles irão com o seu movimento desenvolver S.T.P.? Só se for mesmo você o Rafa.

    • img
      Dedo na Ferida Responder

      Olha Digo!!!
      Que tal se fizesses tal reflexão no seio da tua UMPP, ajudarias com certeza a Democratizar a Assembleia Regional e o Príncipe

  9. img
    andre Responder

    VIVA RAFAEL BRANCO

  10. img
    Le di Alami Responder

    So sei, que nao so no MLSTP/PSD, mas em todos os partidos existente em STP, existe a ganancia pelo poder, e isso ate mesmo na sociedade civil, todos querem ter poder, ou seja individualismo, isso e o maior problema do pais.

  11. img
    toresdias Responder

    Gostaria de saber qual foi a verdade crua e clara foi dito ao Rafael Branco, das suas manobras, que lhe obrigou afastar do MLSTP, o partido que ajudou a surgir na vida. Será que vai fundar outro partido, porque este Rafael não brinca. Voce Rafael também, tem que deixar de truques, porque os teus alunos ja te conhecem e desmascaram-te. Foi uma boa opção, entretanto não fique aí por detrás a distruir uns e outros elementos desse partido que deixaste mas com muita dor no coração, pois as oportunidades que o MLSTP ja te proporcionou puseste um ponto final.
    faça negociatas com o que ja tens.
    A bem da nação

    • img
      feijoada Responder

      …….O senhor esta expulso do partido…. Aqui quem mando sou eu…. quem não quer ser lobo não veste a pele….o senhor ca já não serve…..e vê se cale porque não sou de muita conversa….pergunte o seu amigo Osvaldo da Enco o que teria acontecido quando trocámos conversa numa das nossas reuniões do partido…. minha mão é muito pesada e dessa vez o senhor poderá gastar alguns euros em Portugal…. cuidado, cuidado, e muito cuidado. Isto ainda não acabou…. Troca de palavras entre o Jorge Amado e Joaquim Rafael Branco na sede do partido em Riboque. Brevemente teremos gravação…Quem viverá verá…

  12. img
    adelino santos Responder

    Rafael branco já comeu tudo que tinha de comer é bom que ele desapareça na vida política de s. Tomé e Príncipe. Chegou a vez de pagar a culpa desta nação.

  13. img
    Terra mãe Responder

    Quem vença o povo de S.Tomé e Príncipe e o Santo Tomé Poderoso destrua todos os oportunistas, orgulhosos, ignorantes, arrogantes k atentam contra o bem estar e o desenvolvimento deste querido STP. Que Deus nos mostre o caminho certo e nos proteja!
    Unidos no trabalho e disciplina,
    venceremos!

  14. img
    feijoada Responder

    A dupla Osvaldo Abreu / Rafael Branco. Tudo ou nada. Cai o Jorge Amado e a equipa ou ganha. O filme ainda não acabou. A Maria da Neves, Osvaldo da Enco, e mais alguns menos faladores também discretamente manifestaram deixar o Partido ainda este mês. Haver vamos. O Jorge Amado decidiu por outro lado que também não vai cair sozinho, poderá levar com ele o governo do Gabriel Costa. Haver vamos, Quer viverá verá….

  15. img
    Jovens Sãotomense Responder

    Meus senhores tudo isto é que significa caos caos caos, aprendem de uma vez por toda.Povo abre olho……

  16. img
    Bom Samaritano Responder

    Cada vez as coisas estão piorar, esse partido não tem união cada um está lutar por sua parte, desde o presidente do partido até os mais lele. Se Rafael branco tomou a decisão é porque as coisa estão mal nesse partido. Todos santomense já sabem que voçês são maiores corruptos do país. so fico triste que quando chega a eleição muitos vão votar por vçs éeee. Esse partido precisa fazer uma reforma, mais vejo que isso não vai acontecer agora, daqui a 10 anos sim. força S.T.P. tudo cúa se non capogi cúe.pôvo bili uê.

  17. img
    bunder Responder

    Felizmente ontem erra tarde Sr Rafael.Sr de pensar k faz falta a nossa sociedade,ja foi erra em k as pessoas tha alguma admiraçao por si,no pais onde a justiça fuciona Sr mas alguns camaradas seus deviam ser julgado pelo tudo k fez ha meu povo(santomense)e no pais onde a justiça nao funciona devias ter um julgamento publico.

  18. img
    Magalhães Responder

    Luta de buê cú buê, pôvô só cá paga…
    Mais divisões o MLSTP/PSD…

  19. img
    Camarada Responder

    O Rafael Branco ja esta velho e fez muito bem afastar por algum tempo como o fez no passado .Agora ele vai estudar outras formas de subtrair mais algum dinheiro do estado sao tomense.Vai candidatar-se a presidente da republica

  20. img
    Calo Duro Responder

    Sr Dr. Rafael Branco
    O Senhor tomou uma decisão que honra um verdadeiro democrata. Se as coisas no MLSTP não estão da melhor forma para o desenvolvimento desta terra, o Sr. é livre de agir mediante a sua consciência. Não se importe pelos comentários dos satânicos condenados por Deus. Se lhe acusam de corrupto ou ladrão, então estão dizendo que no MLSTP desde 75 somente estiveram enfileirados corruptos e ladrões do povo Santomense. Acabou a mama de Angola e outros parceiros internacionais para o MLSTP/PSD, já sabem que são. Digam o que quiserem, mas o Dr. Rafael já fez uma governação com nota quase “bom” para não dizer “bom” embora com certos atropelos, o que o MLSTP/PSD actualmente só tem estado a escorregar-se pela ambição, culpa pelo assalto ao poder e desespero pelo futuro triste.
    Vão ter que aprender a trabalhar seriamente como os outros vinham trabalhando. Bandidos desmascarados. A terra é de todos nós.
    Dr. Rafael abriu as portas, outros virão muito brevemente.
    Amanhã direi mais. Fui.

  21. img
    braneto Responder

    Gente, estão a fazer tempestade num copo de agua.
    O Rafael não pediu demissão. Disse que ia suspender por algum tempo, se não se mudar o Estado de coisas. Aliás, só o congresso pode tirar o Rafael do partido!
    O Jorge está com medo de Rafael e precipitou-se. Tudo vai se arranjar brevemente. Na política tudo se resolve.
    Não gaste o vosso tempo falando besteiras.

  22. img
    zeme Almeida Responder

    Todas estas guerrilhas que estao a surgir no seio MLSTP/PSD,sao por causa dos 180 milhoes de Angola que vao entrar nos cofres do estado.Este partido nestes ultimos anos sempre jogou pelo poder com o objetivo de sacar o bem do povo Saotomense.Querem misturar as coisas do que está passando no seio do MLSTP/PSD com os outros partidos,porque?Estamos perante uma guerra pelo lugar no seio do partido MLSTP/PSD,por favor,convenhamos, os outos partido como o ADI,PCD e MDFM nao teem problemas no seu seio senhor{Le di Alami}seja consciente consigo e nao misture as coisas.Tudo o que está a passar no partido d riboque foi por {MÁ FÉ} que fizeram contra o ADI e o seu lider Patrice Trovoada!Aqui se deve e aqui se paga de tantas calunias que levantaram contra o governo legitimo do ADI e o seu lider.Deus nao dorme finalmente estamos perante um CAOS CAOS visto de longe pelo profeta Patrice Trovoada.Haver vamos

  23. img
    Ou vai ou racha Responder

    Desde que foi anunciado a tal linha de Crédito de q os gajos não param de lutar entre si. Esses dirigentes do mlstp estão a dar um péssimo exemplo ao país e ao mundo.Os tipos perderam vergonha.Haverá ainda em S.Tomé alguém q acredita nasses tipos? Credo fúria de comer dinheiro! Como é possível um partido com tantas divisões internas ainda conseguem sustentar o governo? Deixam de pensar mais em vós e pensam mais no povo se querem ser dirigentes.

  24. img
    Raimundo Responder

    O Rafael Branco é um grande oportunista. Quando Pinto da Costa foi presidente do partido o Rafael Branco mais o Posser da Costa ajuntaram para tirarem Pinto com o pretexto que o Pinto Ja estava velho e não dava conta de recado…quando o Posser da costa foi presidente ele Rafael Branco também afastou-se do Partido. Agora com o Jorge ele volta a pedir afastamento… esta claro que o Rafael nao gosta do Partido…ele tem objetivos pessoais bem definidos. Quando ele foi presidente do MLSTP/PSD começou sem dinheiro algum. vejam só: depois do Rafael deixar a presidência do partido ele comprou:
    1- a casa onde funcionava a TAP (dizem que aquilo custou um milhão e oitocentas mil dólares americanos- USD)
    2- comprou apartamentos em Londres (Inglaterra)
    3 – Comprou apartamentos em Portugal
    4 – criou uma empresa de equipamentos informáticos da qual seu filho é proprietário
    5- é Sócio de supermercado em Cabo verde
    6 – comprou todo empreendimento do senhor Faruja em Vila Maria.
    7- tem prédio atraz da embaixada de Angola

    e muito mais… todo esse dinheiro saiu de onde… ABRAM os OLHOS POVO…

    • img
      colombicha Responder

      Facíl falar e escrever, mas provar é mto dificil. já estamos cansados destes falar baratos… sejamos sérios, já que ninguem aqui divulga o seu nome, diga a verdade e prove, pelo menos isso….. Demonstre algo que vc possa ter de bom e seja honesto n tente manchar o outro sem saber das coisas. Toda a gente se conheçe e podemos saber pelos amigos, inimigos filhos amigos dos filhos, primo, vias legais .. existem mil formas de saber, tudo o que numerou em cima é mentira..

    • img
      Calo Duro Responder

      Raimundo,
      Porquê somente agora declaras todos os bens do Rafael? Encha-te de coragem e patriotismo, aproveita a declarar os bens de herança de todos outros dirigentes do MLSTP para que o povo saiba mais do que já sabe.
      A vossa corrupção e malfeitoria está no DNA, mas brevemente haverá um novo remédio para o tratamento. Fui, mas ainda volto.

    • img
      braneto Responder

      a inveja é um sentimento muito feio…!

    • img
      FERNANDO Responder

      Tens a certeza que a casa atrás da embaixada de Angola é do Rafael Branco. Porque não vais ao registo saber de quem é a casa?
      Porque é que não contactam a interpol para saber se a casa em Londres é do Rafael? Sao agora vou inumerar mais bens do Rafael:
      Palácio do Povo
      Palácio do Governo
      Hotel Pestana
      BISTP
      ECOBANK
      MILLENIUM BCP
      E MAIS BENS?
      Se não falta de honestidade, por que dás esses bens ao Rafael? Se é dele, trabalha para seres como ele! INVEJOSO, MENTIROSO!
      TRABALHA NÃO SEJAS INVEJOSO!

  25. img
    Verdade Responder

    O facto deixa muito que pensar. Já algum tempo atrás, vem-se assistindo uma feroz luta dentro do MLSTP para marcar posições no actual Governo, há quem diga até que este governo já esteve em “corda bamba” por duas vezes devido as exigências vinda dos camaradas de reboque. Essa luta ditou o afastamento de Osvaldo Abreu do Governo e a tentativa da sua morte politica, já que era a esperança ou ameaça (dependendo da ala em que se posicionar) para una futura liderança do MLSTP. Actualmente assiste-se a uma tentativa de liquidar o Ministro da Educação, deixando o mesmo a sua sorte e entregue as garras do sindicato dos professores, talvez já se tenha escolhido o seu substituto.
    Logicamente que esse tipo de comportamento que a Direcção do MLSTP tem vindo a adoptar de eliminar os que não estão a seu lado, mesmo passando por cima dos estatutos do Partido, tem gerados reacções de repudio mesmo fora do partido, por isso não é de estranhar que os não adeptos deste tipo de comportamento dentro do partido comecem a ter reacções deste tipo e não me estranharia que dentro de alguns dias outros membros do partido o farão.
    Esta direcção do Partido está cada vez mais só nesta contenda que decidiram levar a todo custo e que levará o Partido seguramente ao CAOS. Alem de ganancia e fome de poder, o que está em evidência é a burrice da actual liderança do MLSTP.

  26. img
    Eterno Madiba Responder

    Os 180 milhões de Angola já dá que falar!

  27. img
    zeca treca zinga na vagunga Responder

    Força man RAFA, já estou farto desses que so querem resolver os seus problemas pessoais e esquecer do povo!! não me revejo neste MLSTP…se for necessário criase outro com pessoas que gostam do pais!!!! VIVA STP VIVA RAFAEL BRANCO

  28. img
    sum pokimi in da house Responder

    Já estou farto desses bandidos que so querem poder…desde o inicio do ano andam a dar tiros nos próprios pes!!! com a criação da FUNDAÇÃO!!! Jorge amado não cresceu continua a ser uma criança….e faz birras por tudo…. que façam um congresso pois assim estamos fritos na campanha!!!!

  29. img
    malebobo Responder

    agora resta nos saber quem será vencedor desta partida de futebol, Jorge amado ou rafa

  30. img
    osvaldoafonsostp@hotmail.com Responder

    homem tevi coragem de deixar a mascara´cair a pouco tempo falou a rdp africa si anunciaste a comissão politica que abandonaria o partido e regressava em Agosto ou nunca mais porquê,andas a fazer reunião com militante o estatuto não prevez isso no dia 3 Fevereiro pensava que irias sair em cima nada saíste mal da fita na trindade numa encontro de aproximou 200 pessoas os dólares vem lhe fazendo calor, e homem que trocou na praça publica cerca de 50 mil dolares para se movimentar contra a direção do jorge amado,Rafael devolve a sede da EIS TAP ao mlstp/psd Rafael tanto milhões a sede nem tem mosaico no chão é pintado com tinta vermelho,Rafael tenha paciença se eu fosse o jorge amado arrebentava com vocês todos e pinto também pk estar a engolir sapo destes senhores,Rafael branco tem que dizer ao povo onde eu viu tanto dinheiro para ser accionistas dos bancos no exterior,grandes empreendimentos,imobiliários dentro e fora do
    país,homem desonesto o Jorge ti levou para o poder em 2008 chegaste la enviaste ele para Taiwan, Damião Vaz de Almeida para portugal, para tu ficares sozinho na direcção,a saltador dos bens do mlstp, malandros de todos os tempos homem que ja não consegui viver fora do poder Diabo de pessoas,ja não bastou ter criado novo Rumo no tempo do posser da costa em 2000 a 2001 e a geração esperança, agora vais criar ké, Partido que vai garantir a corrupção nos projectos reestruturantes do pais que esta,sobre gabinete do Gabriel costa e com sintoninha do palácio do povo,povo sai a rua diz Gabriel e Rafael pinto António Aguiar responsável de todos os projecto da máfia que esta neste país e os ministros das tutelas não têm projecto no seu posse, abaixo máfia abaixo a e o falso dialogo nacional,Rafael deixa mlstp/psd em paz viaja vai embora, as empresas criadas pelo assessores e dos dois poderes,estranho é que Rafael voltou a ter mas um segurança do estado posou a ter dois.isto significa o poder que estar a ser instalado,na minha reflexão percebe que estão todos com medo do jorge amado porque ele ja falou que ira acabar com todos eles da corrupção é medo do palácio do povo do Gabriel Rafael e outros da quadrilha, Rafael e mas uma vez deixa mlstp em paz fica militante de base como acabaste de falar a rdp África mau pá .si acabarem com a liderança do Jorge também acabou mlstp/psd em stp, acreditem meus camaradas.povo põe e tira militante pois ele la para 4 anos na historia é melhor Direcção só faltou meios para melhorar as ações na base, tudo por má fé do rafael e palácio do povo haver vamos estamos a caminho de caos caos, aqueles que como o caso de Gabriel costa que acusou o adi e seu líder de tantas coisas e nada de prova se preparar que o patrice esta preste achegar o país, pcd os maiores curropidos vendem o vosso arroz sedo, pk quando o Jorge amado vier unir a ADI os bens de alguns que passaram para só filhos e mulheres vão receber tudo para o estado muita cadeia o país vai entra no eixo sim,
    viva stp, viva mlstp e viva ADI têm razão, a luta continua.

  31. img
    Augerio dos Santos Amado Vaz Responder

    Mais tarde ou mais cedo toda a verdade virá ao de cima, é muito tempo em muitas jogadas perigosas. Basta de jogos perigosos. Qualquer pessoa minimamente decente não aguenta estar muito tempo no meio de ninhos de cobras pretas.

  32. img
    peixe frito Responder

    Este conflito e por causa das eleicoes que se aproxima.
    Ora bem estas situacoes em nada ajuda para o desenvolvimento do nosso pais so vai afastar os investidores e prejudicar S.Tome e Principe e o povo sofredor.

  33. img
    pichotada Responder

    Abelha à foge da colmeia….isso é estranho, ja não há mais mel ou a rainha morreu e aquele está bandalhado??????

  34. img
    conobia cumé izé Responder

    O Rafa já fez tudo que tinha a fazer na vida. Pescador,Rádio,Ministro,Presidente do MLSTP,1º.Ministro,Diplomata de carreira,Deputado,Negociante,no partido único, Separou várias famílias,o que lhe falta mais ?… Não se pode chorrar do MLSTP!…Vai em Paz !… dirigentes desse tipo,o povo santomense devia ver-se livre deles !…Fui

  35. img
    Original Responder

    Quem está a dar cabo deste partido são pessoas como man Rafa e etc.Pergunto que exemplo deixou o Man Rafa em termos de transparência e boa gestão como 1º Ministro? não esteve em guerra com Man Pires devido problemas com Sonangol? Que saia e outros, porque os militante de MLSTP são massacrados devido este e outros da mesma quadrilha.Sai e leve outros consigo para que MLSTP possa andar de cara levantada.

  36. img
    Eusebio Neto Responder

    Na verdade o nosso pais continua seriamente ameaçado pelo desmoronamento. Esta situação que acaba de fugir das fronteiras do MLSTP e, sem surpresa para os mais atentos, não e impar em S Tome e Príncipe. Em todos os partidos que se digladiam para chegar ao poder nas próximas eleições, a luta pela liderança e feroz e muitíssimo perigosa. A contestação ao comando do Dr; Jorge Amado teve o seu inicio bem antes da vitoria que o colocou a testa dos sociais democratas santomenses. Mesmo com o afastamento estratégico do Rafa, a guerra não vai cessar porque o numero de “candidatos” a direcção máxima do MLSTP e grande. A Cinha Pinto, Maria das Neves, Alcino Pinto e muitos outros estão a preparar as suas armas para, no momento escolhido, desfizirem os seus golpes no Jorge Amado, que, sejamos sinceros nada tem feito para revitalizar o seu partido. Pelo contrario, desde a sua eleição que temos assistido a degradação das relações entre o partido e os seus militantes. No ADI e no PCD a situação não e diferente mas, na verdade habilmente tem os seus dirigentes abafar o barulho limitando-o as paredes das suas respectivas sedes. Os esforços que o Levy Nazaré tem feito para manter a ADI viva enquanto que, VOLUNTARIAMENTE Patrice Trovoada continua a saborear as belezas da vida fora da selva politica santomense, não e por acaso ou por amor ao partido! Como no FMDM quem manda e quem tem dinheiro, portanto o Fradique, os outros vão se mantendo calados e obedientes ao que lhes e mandado fazer pelo mestre. Meus senhores, assim nunca mais teremos um pais como tal. Chegado a esta fase, poucas duvidas me restam de que mais um partido ou organização ou movimento aparecera no pais antes das próximas eleições. Ate quando?

    • img
      Martelo da Justiça Responder

      Gostei desta análise.

  37. img
    lider Responder

    não vejo nada de revelante nisto. a democracia é mesmo assim. ideias contrarias entre partidos politicos e até mesmo dentro do partido. quem não conhece bem a democracia que entra em panico. não vejo nenhum caos nisso.

  38. img
    Raimundo dos santos Responder

    Jorge Amado força, próximo passo enviar uma carta ao Alcino Pinto Presidente da assembleia para lhe retirar o mandato com deputado. Deixa de usar passaporte diplomático, ele pescar, como tem dito.

  39. img
    Fernando Freitas Responder

    A Democracia é isto mesmo. O MLSTP-PSD tem-se revelado ser o verdadeiro Partido Democrático de STP. Desde sua génese houve contradições fortes, mas nunca desapareceu por isso. Pelo contrário, sempre se fortaleceu, libertou o País e está trilhando o caminho, hoje com outras forças democráticas, rumo ao desenvolvimento tão almejado. Viva MLSTP-PSD, Viva a Democracia!

  40. img
    paparazzo Responder

    Congresso extraordinário precisa se com urgência no mlstp.caras novas exige se.

  41. img
    Fernado Castanheira Responder

    O Rafael Branco e filho de um pescador pobre que esteve em STome durante o regime colonial. Donde vem o dinheiro?
    Nao sabem? Vem do MPLA que quiz ajudar o MLSTP a se tornar um Partido forte. Agora quem ficou forte foi o Rafael Branco. Duvidam? Entao investigam.

  42. img
    zeme Almeida Responder

    Senhor Fernando Freitas eu nao acredito consigo quando diz que o atual MLSTP/PSD, é que libertou o País, mas sim,os elementos que faziam parte do antigo MLSTP.Os atuais elementos do MLSTP/PSD só andam em jogos de cinturas.É verdade ou nao.

  43. img
    realista Responder

    Isto dou o nome de JOGO DE POLITICA o partido k R. BRANCO KER criar vai ser filial de de MLSTP hora de campanha de certeza k mlstp nao vai ganhar entao este vai ser mais um partido k vai coligar com mlstp isto foi o mesmo k Pinto da costa fez nas antes da eleicao presidencial afirmando k vai concorrer como candidato sem partido porke ja sabia k mlstp ja ta sujo no fim oke k aconteceu depois da segunda volta pediu apoio pra mais de dois partido incluindo o seu partido de raiz pra lhe apoiar nas segunda volta portanto essa historia de Rafael branco e o mesmo povo k abra os olhos

  44. img
    Fernando Freitas Responder

    Caro Zeme Almeida, há um velho ditado que diz o seguinte: “Os homens morrem as instituições ficam”. Mesmo em mutações que as circunstâncias exigem, o MLSTP-PSD é inequivocamente a continuidade do seu passado, com as diferenças que o tempo impõe, sobretudo no que tange os seu objectivos: programa mínimo e programa máximo. Investigue.
    Se quiser outra, na nossa língua forro ” “Aua pô suga nome dê na tê cabafa”, “MLSTP sa ngumba ê na ca caba ni son fãêê”. O grande objectivo do MLSTP agora (e isto em parceria com as forças democráticas que o quiserem)é o de pôr STP no rumo do desenvolvimento, garantindo, por conseguinte, o bem estar ao povo sofredor de STP. Tenho dito.

  45. img
    Fernando Freitas Responder

    Rafael Branco é um grande político, saberá marcar os passos certos para ferir o Glorioso.
    O que é necessário é nos imbuirmos todos da consciência de que a democracia, mesmo plural, só se faz com verdadeiros partidos políticos, cujos objectivos estejam devidamente definidos e orientados para a defesa dos interesses públicos e não individuais.

  46. img
    Fernando Freitas Responder

    Corrijo. Quis dizer “… para não ferir o Glorioso”.

  47. img
    zeme Almeida Responder

    Erro:eu nao concordo consigo quando diz que os atuais elementos do MLSTP/PSD,é que libertaram o País,mas sim,os que faziam parte do antigo MLSTP.Concordas comigo,ou nao.

Deixe um comentario

*