Política

Rafael Branco assume que está em rota de colisão com Jorge Amado

Desmentiu que tivesse afastado do MLSTP. Diz que continua a ser militante de base e bastante activo, na promoção de reuniões com os militantes para vincar uma nova sensibilidade, que deve derrubar a actual direcção liderada por Jorge Amado.

Em entrevista ao Téla Nón, Rafael Branco, ex-Primeiro Ministro, antigo Presidente do MLSTP, explicou as razões do seu afastamento dos órgãos de direcção do partido. Disse que numa das reuniões da Comissão Política anunciou que iria promover uma sensibilidade política contrária a actual direcção.

Isto, segundo Rafael Branco,  tendo em conta que o MLSTP é reconhecidamente um partido de tendências. A sua proposta foi recusada, e entrou em rota de colisão com a actual direcção. « Disse que vou criar uma sensibilidade dentro do partido, para discutir formas de conseguir duas coisas. Melhorar a credibilidade e a imagem do partido na sociedade e dar mais atenção aos militantes. Anunciei isso publicamente numa reunião da comissão política», confirmou.

Uma semana depois, diz que foi surpreendido. «Faz-se uma reunião da comissão política e sou surpreendido com um documento que nem estava na ordem do dia, a dizer que as tendências não são possíveis dentro do MLSTP, que é ilegal, que é contrária à União. E disse  que esse era um espaço de participação que eu queria criar dentro do partido. Se os senhores me fecham essa porta de participação, eu saio dos órgãos de direcção», precisou.

O caldo entornou, Rafael Branco, anunciou que logo a seguir começou a realizar reuniões com os militantes de base para explicar a sua posição, e para os convencer de que o partido tem que mudar de direcção. «Fui- me reunir com os militantes. No dia que tomaram esta decisão fiz 7 reuniões com os militantes do MLSTP. No partido sabem que eu tenho uma grande adesão dos nossos militantes. Na segunda – feira passada fiz uma reunião em Mé-zochi com mais de 500 militantes, apesar do partido ter mobilizado pessoas para destruir a reunião», explicou.

Confronto aberto no MLSTP. Rafael Branco não está sozinho nesta luta. Parece ser o rosto de um corpo de militantes que estão na trincheira em combate contra a direcção liderada por Jorge Amado.

O partido da independência, vive uma grande crise interna, que poderá ser a mais grave de todos os tempos, tendo em conta o aproximar das eleições legislativas e autárquicas previstas para o segundo semestre deste ano.

Rafael Branco, considera que a actual direcção não serve ao MLSTP. «É minha convicção hoje que se o MLSTP quiser fazer um bom resultado, e um bom resultado não é só ganhar as eleições, tínhamos que mudar a liderança. Disse e tenho dito que não quero ser líder do MLSTP. Se quisesse não tinha saído em 2010, tinha-me apresentado no congresso quando Aurélio Martins foi eleito, ou também tinha-me apresentado quando esta direcção foi eleita», sublinhou.

O partido deixou de ter ideias, ficou paralisado, acrescenta Rafael Branco. «Uma via que se resume a procurar lugares no aparelho do Estado para os militantes. Há quantos anos não vemos o MLSTP a fazer uma proposta a sociedade?», interrogou.

Rafael Branco é o rosto de uma franja do MLSTP que está em rota de colisão com a outra franja que suporta Jorge Amado. «Estamos em colisão. Eu estou em colisão com a actual direcção. E eu quero é que a direção reflita e que veja que isto não interessa o partido e que precisamos encontrar uma solução de unidade. Mas unidade não se fará com esta direcção», pontuou.

A decisão do partido de afastar o jovem militante Osvaldo Abreu do cargo de Ministro das Obras Públicas, é um dos aspectos que marca o momento de crise interna. Muito antes do caso da empresa “Double Brothers”, vir ao público que a Direcção do MLSTP estava a lutar para afastar Osvaldo Abreu da pasta de ministro das Obras Públicas. « Muito antes das revelações que foram feitas, a direcção do partido já tinha decidido afasta-lo. Era dos poucos ministros jovens que o MLSTP tem. O MLSTP é acusado de não dar oportunidade aos jovens, é um ministro que não estava a trabalhar mal. Eu não via razões para o afastar», reclamou Rafael Branco.

Abel Veiga

    31 comentários

31 comentários

  1. A VOZ DO POVO

    10 de Fevereiro de 2014 as 7:20

    Ma rafa deixa de ser oportunista, nao faz ponte com alguem quenao condiz contigo,tu foste um dos militantes do MLSTP,que deveria ficar calado, so mesmo um maluco politico que aceita as tuas conversas, tu si lembras do dinheiro de angola que vinha para MLSTP,e PCD,que tu mamavas todo? uma vez delfim neves surpreendeu te no Aeroporto!fica no teu mais longe lugar,o Jorge foi pau mandado, ele sabe que ele nao tem capacidade de dirigir,ele ficou provado quando estava afrete do projecto pecuária,sabe de uma deixam pais crescer,deixam jovens trabalhar e mudar estado de coisas neste pais.e siga exemplo da nossa Bastonária da ordem dos Advogados,viva Celiza , Abaixo gabriellllllllllllllllll.

    • osvaldoafonsostp@hotmail.com

      10 de Fevereiro de 2014 as 15:41

      O k está em causa é a dança de cadeira. O Rafa é tão falso tão falso k até usa a popularidade do ministro Jovem demissionário para justificar o seu descontentamento com a direcção do partido. Mas o povo sabe k os seus dedos são levados tds a boca de uma só vez quando estes estão borrados de me

  2. Zêquentchi doxi!!!

    10 de Fevereiro de 2014 as 8:48

    Você é um dos mais bandidos, desgraçado e sangue suga deste país. Já não tens mais suco pra nada como disse Patrice Trovoada em 2010.

    O sr. só sabe é governar. O sr. governa o país desde os seus 23 anos o que quer dizer k sr contribuiu muito para distruição desse país.

    O sr. é um orgulhoso pelo poder, que só aparece nessas alturas de pré-campanha porque sabe k o parceiros e amigos vão enjetar massas como daquela que o Angolanos enjetaram em 2010 para o partido e parte para PCD mas o sr. nada fez para o partido. Comeu todo o dinheiro sozinho, não fez nada para crescer o partido.

    O sr. é um dos mais delapidadores deste país que já não tem suco porque como disse o PT.

    Rafael Branco sangue suga sem suco….

    • bem ní wê mali ni tlachi

      10 de Fevereiro de 2014 as 10:31

      Tu não sabes o que diz, é dos politico do pais que da emprego a pessoas, e tem muito contribuiu para ajudar esse povo, senhor sempre fica no pais, senhor nunca perde e sair forra do país como outros fazem, e fica espera de campanha para regressar ao pais…Si tu sabes que senhor é tudo isso porque não vai ao comunicação social e falar…não esquece que esses comentário pode si saber quem…si não sabe pode ficar a saber…quando senhor governou em 2008 a energia estava mal foi ele que aumentou a energia, sabe disso?…

    • osvaldoafonsostp@hotmail.com

      10 de Fevereiro de 2014 as 12:11

      homem tevi coragem de deixar a mascara´cair a pouco tempo falou a rdp africa si anunciaste a comissão politica que abandonaria o partido e regressava em Agosto ou nunca mais porquê,andas a fazer reunião com militante o estatuto não prevez isso no dia 3 Fevereiro pensava que irias sair em cima nada saíste mal da fita na trindade numa encontro de aproximou 200 pessoas os dólares vem lhe fazendo calor, e homem que trocou na praça publica cerca de 50 mil dolares para se movimentar contra a direção do jorge amado,Rafael devolve a sede da EIS TAP ao mlstp/psd Rafael tanto milhões a sede nem tem mosaico no chão é pintado com tinta vermelho,Rafael tenha paciença se eu fosse o jorge amado arrebentava com vocês todos e pinto também pk estar a engolir sapo destes senhores,Rafael branco tem que dizer ao povo onde eu viu tanto dinheiro para ser accionistas dos bancos no exterior,grandes empreendimentos,imobiliários dentro e fora do
      país,homem desonesto o Jorge ti levou para o poder em 2008 chegaste la enviaste ele para Taiwan, Damião Vaz de Almeida para portugal, para tu ficares sozinho na direcção,a saltador dos bens do mlstp, malandros de todos os tempos homem que ja não consegui viver fora do poder Diabo de pessoas,ja não bastou ter criado novo Rumo no tempo do posser da costa em 2000 a 2001 e a geração esperança, agora vais criar ké, Partido que vai garantir a corrupção nos projectos reestruturantes do pais que esta,sobre gabinete do Gabriel costa e com sintoninha do palácio do povo,povo sai a rua diz Gabriel e Rafael pinto António Aguiar responsável de todos os projecto da máfia que esta neste país e os ministros das tutelas não têm projecto no seu posse, abaixo máfia abaixo a e o falso dialogo nacional,Rafael deixa mlstp/psd em paz viaja vai embora, as empresas criadas pelo assessores e dos dois poderes,estranho é que Rafael voltou a ter mas um segurança do estado posou a ter dois.isto significa o poder que estar a ser instalado,na minha reflexão percebe que estão todos com medo do jorge amado porque ele ja falou que ira acabar com todos eles da corrupção é medo do palácio do povo do Gabriel Rafael e outros da quadrilha, Rafael e mas uma vez deixa mlstp em paz fica militante de base como acabaste de falar a rdp África mau pá .si acabarem com a liderança do Jorge também acabou mlstp/psd em stp, acreditem meus camaradas.povo põe e tira militante pois ele la para 4 anos na historia é melhor Direcção só faltou meios para melhorar as ações na base, tudo por má fé do rafael e palácio do povo haver vamos estamos a caminho de caos caos, aqueles que como o caso de Gabriel costa que acusou o adi e seu líder de tantas coisas e nada de prova se preparar que o patrice esta preste achegar o país, pcd os maiores curropidos vendem o vosso arroz sedo, pk quando o Jorge amado vier unir a ADI os bens de alguns que passaram para só filhos e mulheres vão receber tudo para o estado muita cadeia o país vai entra no eixo sim,
      viva stp, viva mlstp e viva ADI têm razão, a luta continua.

  3. Dias Angelino

    10 de Fevereiro de 2014 as 8:53

    Ele tem toda a razão. Esta direção do ADI é muito fraquinha. O líder não tem carisma para além de ser um autêntico boçal. O Gaudêncio Costa tem um currículo completamente manchado com casos intermináveis de corrupção e incompetência manifestada. O Maquengo é fraquinho e nunca deveria ser ministro de qualquer pasta. Desta forma não ganharemos eleições nehumas. Só com milagres.

    • Ou vai ou racha

      10 de Fevereiro de 2014 as 9:47

      Sr Dias Angelino, não será que o Sr. fez uma autentica confusão?

  4. Le di Alami

    10 de Fevereiro de 2014 as 9:51

    Ta claro que queres poder, e nao unir o partido, pode se desenvolver o pais sem ser ministro, faca uma politica de cidadao, e quanto ao ex ministro, Osvaldo Abreu, tudo ta claro que e outro bandido, seja jovem ou velho, corrupto e corrupto.

  5. Leopaldo

    10 de Fevereiro de 2014 as 10:17

    Um Páis sério esse homem deveria estar na Cadeia…não tem moral para dar cara em mais nada em São Tomé….é um camaleão e sinico da primeira especie …

    • Folha Fedé

      10 de Fevereiro de 2014 as 11:41

      ñ é só Rafael Branco tbm Patrice Trovoada esse é pior bandido que São Tomé e Príncipe conheceu em todos os tempo.

  6. sum pokimi in da house

    10 de Fevereiro de 2014 as 10:25

    Isso mesmo….doa a quem doer as verdades são para serem ditas… com essa direcção não se vai a lado nenhum….pois tudo isso começou quando angola disse que iria injetar dinheiro…
    Viva Rafael Branco….. unidos venceremos!!!Quem não aguenta que saia da frente!!!! Pois a caravana vai arrancar!!!!

  7. Paracetamol 500mg

    10 de Fevereiro de 2014 as 10:39

    Existem políticos sem vergonha. É de conhecimento de todos que este não tem carácter nem competência. Agora veio demonstrar que não tem vergonha e, ainda por cima, astuto. Esse Rafael branco supera a todos! Sai da cena politica, abre espaços aos novos militantes…sem moral e sem vergonha…depois diz-se rever no Obama…há quem não se mede mesmo.

    • colombicha

      10 de Fevereiro de 2014 as 20:53

      Paracetamol, é o teu nome…vai tomar um porque só estás a falar asneira, só podes estar com febres altas a delirar….doente

  8. marlene

    10 de Fevereiro de 2014 as 11:18

    dirigentes do MLSTP com caractér e dignidade = 0; dirigentes do MLSTP corruptos, ladrões, mentirosos, gananciosos, desavergonhados = 1000000000000000. este é o problema, os que estão agora na direcção são péssimos, mas o rafael não é melhor que eles, na verdade pertencem todos ao mesmo tronco, podre, sujo e ladrão. eles esfaqueam-se nas costas sempre que não encontram onde lamber o mel do poder. é um partido que não tem razão de existir, o país não precisa deste movimento de libertação, precisamos libertarmo-nos deles. com os seus vícios que são passados de geração e, geração de dirigentes. tenho até nojo dos políticos deste país,sonho com o dia em que nos livraremos deles todos. não trabalham, não geram riqueza, não criam postos de emprego. roubam paenas para viver no luxo, jipes de marca novinhos,viagens a torta e direita, usurpação dos bens públicos. aff, só de falar cansa. por mim juntava todos os nossos políticos numa sala e botava fogo neles. tenho dito

  9. Bêtôdo

    10 de Fevereiro de 2014 as 11:21

    Ká pia, kuá blaga.

  10. Diáspora Angola

    10 de Fevereiro de 2014 as 11:43

    O que posso dezer com essa atitude do Rafael, é que o MLSTP esta ficando confinado como o nosso Dóbra sem crediblidade no estrangeiro, e digo conforme esta o hospital Agustinho Neto, aos escobros sucecivos, assim sera o MLSTP, PCD, MDF,perderão a belesa e serão um escarnio diante do povo, tarde ou cedo.

  11. osvaldoafonsostp@hotmail.com

    10 de Fevereiro de 2014 as 12:08

    O Rafael Branco é um grande oportunista. Quando Pinto da Costa foi presidente do partido o Rafael Branco mais o Posser da Costa ajuntaram para tirarem Pinto com o pretexto que o Pinto Ja estava velho e não dava conta de recado…quando o Posser da costa foi presidente ele Rafael Branco também afastou-se do Partido. Agora com o Jorge ele volta a pedir afastamento… esta claro que o Rafael nao gosta do Partido…ele tem objetivos pessoais bem definidos. Quando ele foi presidente do MLSTP/PSD começou sem dinheiro algum. vejam só: depois do Rafael deixar a presidência do partido ele comprou:
    1- a casa onde funcionava a TAP (dizem que aquilo custou um milhão e oitocentas mil dólares americanos- USD)
    2- comprou apartamentos em Londres (Inglaterra)
    3 – Comprou apartamentos em Portugal
    4 – criou uma empresa de equipamentos informáticos da qual seu filho é proprietário
    5- é Sócio de supermercado em Cabo verde
    6 – comprou todo empreendimento do senhor Faruja em Vila Maria.
    7- tem prédio atraz da embaixada de Angola
    e muito mais… todo esse dinheiro saiu de onde… ABRAM os OLHOS POVO…

    • colombicha

      10 de Fevereiro de 2014 as 20:56

      PROVA, deixa de falar sem certeza…. seja vc honesto e começe por falar verdade, mentiroso… já oiço essa historia a dias mas prove…. vai fzr o trabalho de casa como deve ser… se ele fala mentira vc n e diferente so ESTA A FALAR MENTIRA; MENTIROSOOOOOO

    • Trindade

      10 de Fevereiro de 2014 as 21:36

      Oportunista és tu…se dizes que ele tem todos esses bem prova. deixemos de menti ras… o Homen foi dos 1ros a declarar os bems dele.. E nada do que foi citado consta.. tirando o apartamento que tem em Portugal digo apartamento e nao apartamentos, mas isso hoje em dia todos têm … por isso abra vc o olho para conseguir provar tudo isso. Ficamos a espera de provas e não de palavras como estas… seja sério… fico a espera que apresente uma prova se quer do que escreveu…

      • Fokoto

        11 de Fevereiro de 2014 as 1:19

        Todos tem apartamento em Portugal?Engano seu, porque eu pelo menos não tenho.
        Vai investigar pois deve haver mais gente na minha situação

        • colombicha

          11 de Fevereiro de 2014 as 18:13

          Que inocente ou nãosabe ler entre linhas… vc n tem ok… muitas que la moram e trabalham têm.. Jovens que sairam de STP p ir estudar e ficaram por e falon de jovem nos 30 estão a comprar casa… por isso ter um apartamento…. e será que jáestá pago… vai investigar

        • FERNANDO

          12 de Fevereiro de 2014 as 11:16

          do mlstp os seguintes têm:
          irmãos monteiros, Elsa e Alcino pinto, maria das neves, posser da costa, célia posser e tantos outros! Ter um apartamento em portugal hoje, toda a gente pode ter! Também tenho. Com trabalho pode-se hoje adquirir bens em stp ou noutra parte do mundo. Trabalha que também lá chegarás. Por que não falas do Gaudêncio, do Zé Maria Barros, uns imcompetentes que têm salários de 3000 mil euros mensais e não sabem fazer nada! Porque não falas do Octaviano que vou em missão para cabo verde e roubou o carro da instituição onde trabalhava e trouxe para STP ou de que o Jorge Amado quer tirar o Raul Cravid para por lá o Octaviano? Ou do Adelino Izidro que irá para a EMAE. O jorge amado teve oportunidade mais porque é burro veio de taiwan com mãos a abanar. Vai ver quando o Quintas vier! Ele vai vir rico porque a massa cinzenta dele é superior a do Jorge Amado que não tem capacidade para pensar.

  12. bonder

    10 de Fevereiro de 2014 as 12:12

    Rafael branco não tem Moral para falar e também falta de etica politica.ele kuando ker passar as ferias vai para brasil com todas familhas, e nos akui com as melhor praia do mundo, olha se tivermos k falar desse homem e os seus compassa fico meses a escrever.

    • Trindade

      10 de Fevereiro de 2014 as 21:40

      kkkkkk…. essa é boa, férias no brasil com toda a familia… vc n têm mesmo nada para dizer, estão a procura de algo mas n têm nada então passam o tempo a inventar essas coisas. Façam algo de construtivo, façam o trabalho de casa, apresentem documentos a confirmar tudo..

  13. QN

    10 de Fevereiro de 2014 as 15:21

    Rafael Branco e Jorge Amado são farinha do mesmo tacho, fazem parte do contexto político-partidário de corruptos, hipócrita da pior espécie desse país por isso, mais uma vez, revelam a verdadeira natureza dos seus instintos depiladores da coisa pública. …enfim não sei até quando o país vai continuar a assistir o nascer e o ressuscitar da maldade e a ganância …deviam, os dois, serem irradiados desse país. Rafael e Amado são resultado do vosso próprio pecado e herdeiros do mal.

  14. hj

    11 de Fevereiro de 2014 as 10:49

    estou preocupado com essa notícia, será que os entendidos na matéria já estão trabalhar para saberem quando,como,e qual o impacto que esta colisão trará? nós não temos onde esconder,será que o governo esta a pensar em fazer um esconderijo para aqueles que vivem em casas que possivelmente não aquentará a este impacto? porque furacão branco ao encontrar com tsunami amado,hiiiiiiii, nós pequenos buiôu.

  15. matutui

    11 de Fevereiro de 2014 as 11:55

    STP- Ponto de situação:
    O sucídio politico do Man Rafa.
    O MLSTP desorientado em estado de choque.
    O cúmulo da corrupção do PCD.
    O MDFM/PL, só sei que nada sei.
    E os sonhos ilusórios do ADI.

    • FERNANDO

      13 de Fevereiro de 2014 as 10:06

      Querias!Ele vai se levantar e vai com muitos militantes do MLSTP que querem que esses bandidos deixem o lugar aos mais jovens como eu e muitos! Vamos por fora do MLSTP os Jorge Amado e Osvaldo Vaz! Formados mais incompetentes.

  16. matutui

    11 de Fevereiro de 2014 as 12:07

    Faits divers:
    O PR banalizado.
    Confronto entre agentes policiais e judiciais pela manutenção da ordem.
    A juisa da Ordem dos gregos e dos troianos
    o “by by but I came back” do Samuel.

  17. migo povo

    13 de Fevereiro de 2014 as 13:17

    meus senhores,enquanto estamos a divertir com acusações,que vem de pessoas com miuta responsabilidade,nós deveriamos sentar e pensar como tirar o país da cituação que se encontra,
    1ºsomos todos responsavel por situação que encontra o pais
    2ºtemos que comesar a exigir progetos concretos e credives dos candidatos para depois votar
    3ºsomos muito poucos para haver separação quando deveria ter mas união
    4ºcom existencia de muitos partidos politicos,não havera um super partido para governar sozinho este país como algum tempo atras
    5ºo mas correto agora seria criar uma lei que veda criaçao de mas partido politico e eliminando partido que não garante um determinado nº de militante

  18. Tela doxi

    15 de Fevereiro de 2014 as 8:18

    esse homem viveu e conviveu longos anos com esses correupto cm ele, ele so quer enganar povo, nao vamos mais cair na tua labia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo