Parlamento aprovou a nova lei eleitoral

A nova lei eleitoral, que ataca o fenómeno “Banho” penaliza também e de forma categórica, as Televisões e Rádios privadas, que forem tentadas a fazer propagandas abusivas no período de campanha eleitoral.

As rádios e televisões privadas que caírem na tentação de fazer propagandas eleitorais abusivas, durante o período de campanha para as eleições, pagam multas que variam entre 250 à 500 milhões de dobras.

O Técnico de serviço pode ser condenado a penas de prisão que variam de 6 a 12 meses. Mais grave é que de imediato a estação televisiva ou a emissora e rádio, será lacrada até que termina o processo eleitoral.

Com esta nova lei eleitoral o Partido ADI, vê-se derrotado moral, física e psicologicamente, porque fez um investimento digital “Malvado” com a abertura de uma televisão que se chama “Andim”, inaugurada na passada semana e que já recebeu um cartão vermelho na sala VIP do Aeroporto de São Tomé, onde os operadores da “Andim”, foram impedidos de gravar as declarações do Presidente da República no regresso do Congo Brazzaville, porque não é reconhecido como órgão de Comunicação Social e a penetração pirata à revelia já não tem espaço em São Tomé e Príncipe.

A nova lei eleitoral, que também ataca o fenómeno da compra de consciência o “Banho”, foi aprovada com 29  votos do MLSTP, PCD e MDFM e os 26 contra do ADI de Patrice Trovoada. Nela está expressa a promoção de igualdade de género e a participação mínima de 30% das mulheres para o assento na Casa Parlamentar.

Inter Mamata

  1. img
    Uekiedagi Responder

    Eu nao tenho simpatia nem preferencia por nem um partido politico em Sao Tome. Mais acho absurdo o parlamento alterar sempre a lei quando ADI faz uma investedura. A politica em Sao Tome esta suja e dominada por coligacao contra ADI. A ausencia do ccdilha deve se ao meu teclado Ingles.

    • img
      agua suja Responder

      Não posso deixar de lamentar toda essa situação pelas quais o país está passando pois vivemos aguardando melhores dias para a nossa terra.
      No entanto, gostaria de convidar a todos a refletirmos nas nossas possíveis disposições em aceitarmos os “banhos” dos políticos nas campanhas eleitorais.
      Nunca pensastes que aquele que quiser comprar o poder ou cargo politica, a troco de banhos, estará a se revelar por si só a sua indignidade na condução da causa pública, revelando o seu carácter e tendência corruptas?
      Que nos vale “um pão com chouriço e uma cerveja”, ou algum chapas de zinco ou mesmo algo de maior valor e depois passarmos o resto da vida no constante sofrimento e/ou vermos os nossos filhos, familiares e amigos no maior sofrimento?
      Que nos vale um banhito ou um bom banho se depois passaremos mais 4 ou 5 anos de corpo e alma suja?
      Que importa vender a alma a pessoas que bem sabemos as suas mas condutas ou as que são altamente duvidosas por um punhado de pão?
      Porque não pensarmos na construção do país?
      Porque não negarmos o banho e exigirmos coisas maiores e melhores, o desenvolvimento do país e melhoria das condições de vida coletiva?
      Porque não constituirmos mesmo o 5º poder, conforme o escrito do Sr. Horácio Will, exigindo de forma ordeira, firme e determinante o respeito, a dignidade, a prestação de conta, o controlo… daquilo que é nosso, todo o recurso do país?
      Pensai nisso meu povo. Pensai nisso.
      Que quereis vos, o pão para um dia (banho) ou o pão para cada dia (atitudes serias para construção do pais)?

      • img
        magoas Responder

        Água Suja, para te e para todos os leitores que não são capazes de pensar além da caixa.O que está em causa não é o facto do banho prejudicar ou não a democracia, é bem mais grave do que isso, estamos diante de uma clara extinção da pseudo democracia, repare que há uma série de actualização e reformas necessárias e urgentes para serem feitas,e nunca se toca no assunto, mas quando se trata de eleições o sistema legislativo funciona plenamente.Vê-se que aqueles lorpas só pensam nas eleições. E daí se pensarmos, esta nova lei é sem dúvida uma forma de banho.Mas quem se lava com água suja, imundo se prevalecerá…
        Compatriotas, abram os olhos, pois estamos assistindo o recomeçar do cíclo.

    • img
      porque? Responder

      Sr. Uekiedagi

      Então o Sr. acha justo usarem meios de comunicação privadas para fazer propagandas eleitorais abusivas?

      Apesar de já conhecermos a tendência do ADI para as piratarias e negócios escuros, o Sr. acha que um partido político, que devia ser exemplo da legalidade, crie uma radio pirata num país democrático, a margem da lei?

      Ou você é daqueles que preferem viver de banho das campanhas e passar o resto da vida na miséria?

      • img
        magoas Responder

        uwêkedaji, sê crítico e pense um pouco sobre as coisas e responda se já alguma vêz houve em S.Tomé alguma rádio ou televisão que não fosse falsa. A rádio Nacional e TVS nunca estiveram ao serviço da população, mas sim dos ideais dos dirigentes…

      • img
        tudo o vento levou!... Responder

        Pinto!…
        Para ¡…
        escuta.!…
        E olha!….
        Repare …..
        esta-se a construir castelo de arreia diante de ondas gigantes …..
        esta-se a cavar a supultura com as proprias maos….
        posso ate estar enganado.
        historia repete -se
        com a preferencia da China .

    • img
      sergio Responder

      O problema aqui é a competencia, no mundo de hoje quem vence é aquele que consegue antecipar o futuro e usar as novas tecnologias de informaçao para inovar e alcançar-lo. E o partido ADI tem conseguido isso. Sem embargo no MLSTP, o PCD e o MDFM que supostamente tem ali muitos Drs. lhes falta inteligencia.

    • img
      o dia depois do Amanha Responder

      Chama-se isso de democracia ?….

      reparem bem : eles nao estao preocupado
      com cs problemas que eles criarao para o povo e o pais…
      ou menos deveriao tirar a imunidade aos
      deputados , puliticos, para serem julgados pelos crimes cometidos …
      isso sim ….
      seria uma vitoria da troica…
      eles estao enteressados em tudo fazer para aniquilar o ADI e o povo de stp
      Nem sempre a idonidade e o sinonimo
      de responsabilidade …
      O Pinto da costa tinha o direito da fazes malhor por esse povo e o pais .
      Mais uma vez …
      A teimozia conduz-no ao abismo…
      por isso stp em queda live…

      • img
        tudo o vento levou!... Responder

        …. fazer melhor

  2. img
    marlene Responder

    se estivessemos em periodo eleitoral, este artigo permitiria que se “lacrasse” este jornal digital, por causa deste pequeno trecho “Partido ADI, vê-se derrotado moral, física e psicologicamente, porque fez um investimento digital “Malvado” “. quem disse que cabe ao jornalista categorizar a tal empresa? e já agora aconselharia ao jornalista não afirmar o ADI de Patrice Trovada, pois por uma questão de isencão teria que dizer MLSTP DE Jorge Amado, PCD de Delfim Neves, etc; etc. Agora sobre a medida em si, eu espero que os nossos dirigentes que estiverem no poder a cada processo eleitoral não façam um estendimento lato da mesma e usem apenas para penalizar os adversários e beneficiarem-se.

    • img
      H. Borges Responder

      Bem visto! Caso para dizer: “dedu na ka pontu ubwê dê fá”. Tenham tino senhores.

    • img
      Fókótó Responder

      Que se saiba o Delfim Neves não é presidente do PCD

  3. img
    Jose Povo Responder

    Muito bem. O Parlamento está a se revelar, pois é precisa travar os abusos da ADI. Esses gajos, gajos mesmos, não fazem outra coisa senão procurar sempre e sempre distruir este país. Malvados!
    Quanto ao banho, quero perguntar quem e como vão por travão nisto. Sem mesmo se iniciar a campanha, o PCD já está a dar banho de arroz com arroz!

  4. img
    Eu também sou filho da terra Responder

    Essa lei só peca por tardia, mas mais vale tarde do que nunca. Esperemos que a sua aplicação seja efectiva e rigorosa de modo a termos eleições justas e transparentes em STP.

  5. img
    Deus é Grande Responder

    Este artigo é uma vergonha do jornalismo em STP. É caso de se perguntar: Temos quantos jornalistas em STP? Sinceramente! Publicar este artigo é um insulto aos que recorrem a este espaço para se informar!

    • img
      Leandro castro Responder

      O país esta assim. Vejam quem assinou a notícia: Inter Mamata! Será aquele fotógrafo? Xiê!!! Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Fotógrafo não é jornalista.

  6. img
    Original Responder

    O factor mais destrutivo da nossa sociedade é banho porque através dele muitos eleitores pensam na barriga (hoje)
    e futuro do País ( amanhã)fica sempre comprometido.

  7. img
    Le di Alami Responder

    Barack Obama, fez gasto record na historia dos USA, com sua campanha eleitoral, banho serve pra movimentar as maquinas politicas durante a campanha. A conceinca depende de cada um., quanto a Televisao do ADI, isso nao respeita regras de comunicacao social; RADIO do Partido e para o partido e nao para o povo.

    • img
      lupuye Responder

      Nao te esquecas que o Obama fez esses gastos viajando e explicando o seu programa. Nao foi na compra da consciencia. Que os nossos partidos tambem facam gastos com explicacoes dos seus programas (se e que tem um), com televisao e radio, mas de uma forma respeituosa e justa. Que todos tenham os mesmos acessos. Quando e que ja se viu dois candidatos terem uma discussao radiofonica ou televisiva apresentando os seus programas? Deviamos votar em cada candidato em funcao dos seus programas e nao em funcao de “quem da mais”. Assim tudo fica corrompido. Portanto, nao ao banho.

    • img
      Tentado a Ler Responder

      É impressionante! Quando se trata de referenciar os ameicanos para conviniencia propria, menciona-se o Obama. Para organizar o pais, os americanos ja nao sao a referencia. Mania que temos de puxar a brasa à sardinha. E assim vai o país. Pensemos em quem somos, o que queremos e nao o que o meu amigo ou vizinho tem, eu quero ter também.

      Moral da estoria: as referencia devem servir para corpo às boas e más ações que no sejam util, hoje e amanha.

      • img
        Tentado a Ler Responder

        dar corpo..

        no que for util

    • img
      Carlos Santos Responder

      Porquê quando Patrice Trovoada foi primeiro ministro não fez este investimento na nossa rádio nacional e TVS porque não lhe enteressava não esta interessado no desenvolvimento no país afinal investi na comunicação.social não é tanto carro como se diz….!

  8. img
    feijoada Responder

    Não sou partidário. Mas entendo que essa Lei deveria ser também para os jornais digitais. Uma vergonha para o jornalista Inter Mamata que está parado no tempo e entende que uma inovação, um investimento como um ato malvado. devíamos todos abraçar tal projeto não com sentimento partidário mas sim um meio informativo moderno. Caramba pa, nada se faz neste país sem se associar ao partido. Nenhuma Lei deve ser aprovada somente para por em causa um grupo ou privilegiar um Grupinho já identificado. Já imaginaram o ADI vier a ganhar as próximas eleições com maioria? O país é muito abençoado e não sempre as coisas saem como nós queremos. Estou preocupado com algumas Leis propositadas. Quem viverá verá….

    • img
      Fókótó Responder

      Pelo que já se leu e escreveu sobre as maldades e falcatruas do Patrice Trovoada(Dono do ADI), o ADI já não merece espaço para (des)governar este País

      • img
        anonimo Responder

        O peixe morre pela boca MEU AMIGO. ESTAMOS ATENTOS

  9. img
    marco silva Responder

    Caros amigos e compatriotas bom dia, sejam felizes, a lei foi aprovada e pronto, vamos todos cumprí-la, olha quanto a comunicação social, ninguém pode estar em cima ou melhor por cima da lei, então o tela non tb terá que respeitar e cumprir a lei, estaremos atentos,viva a democracia e é salutar o acabar com o banho até defendo que o voto devia ser obrigatório.

  10. img
    budo dawa Responder

    A lei eleitoral revista, nada tem a ver com a TV do ADI que não sabia. Foi inaugurada recentemente. A Lei, segue um conjunto de tramitações obrigatorias. Creio que nada tem a ver com a nova TV. Aliás, a lei tem a intensão de em 1º lugar combater o banho. Não sei se é possível, aguardemos, pois os contornos do banho são diveras complexos. Alguém pode me definir o banho no sentido lato? É que no restrito deve ser fácil, mas incluir no lote de banho todas as acções fraudulentas !!!! VEREMOS.

  11. img
    Camarada Responder

    Lei muito bem pensado agora vamos ver como vao ser destribuido o capim

  12. img
    Lariça Almeida Responder

    É triste estarmos a criar Lei para uma pessoa, atingir um homem quando o país tem ns problemas

  13. img
    zeme Almeida Responder

    Com as aprovacoes destas Leis, está mais que provado que o partido ADI, encontra-se no seu AUGE e que muitos temem.Com estas leis aprovadas pela equipa da TROIKA deve ser o motivo de orgulho para o partido ADI.Está tudo claro que esta Lei foi aprovada com um e unico preposito para aniquilar a maquina do partido do ADI!Será que isto é o suficiente? Fala-se tanto das radios e televisoes privadas que operam no País e as estatais?É bom tambem que nao se esquecam que a televisao e a radio estatal encontram-se nas vossas maos!O povo está de olhos abertos e a reacao nao passará. As primeiras eleicoes em STP,sempre correram normalmente sem as presencas destas radios privadas?Nao vejo qual é o medo de perderem o poder?O vosso fim da coligacao com os 29 deputados está no fim,aproveitem quando é tempo para aprovarem de tudo que vos der na tona.Haver vamos

  14. img
    anadias brother Responder

    angi nóm sca bé cu tudu mufino sé? Angi cu nóm ca n´ganha cu moda sé di fé Kwá ê?
    “maluvado” ´sa nóm mé! Mlucluclu sá dê potódu zá punda nóm sca fé xintxi.Tudo sudo sê món cu nóm sca toma ginna dependencha ê naxi xiga nóm fá. Cabeça é para pensar. Recordemos o que disse o Presidente da China Taiwan ” Não temos petróleo,diamante … ., temos homem”. Tudu dja´món cu ca ba ucu, uwa dja ê ca chê cu zuzo nê. Os nossos dirigentes que pensem bem, prq o vento não vai ser sempre favorável… A harmonia, sentido patriótico e o bom senso não são simples palavreados. Façam pelo país e não para determinados grupos……………….

  15. img
    quim Responder

    epa coisa sta muda verdade…..banho ta caba….to gstando de ver meu país crescendo apesar de ainda ter muitos malandros na conjutura…santola é poderoso…iremos mudar S. Tome e Principe

  16. img
    Eterno Madiba Responder

    Se o espirito dessa lei fosse de facto acabar com o banho nas campanhas eleitorais em STP, jamais ela seria votada positivamente.

  17. img
    Esperanza Responder

    Realmente, algumas da iniciativas aprovadas são de elogiar. Os santomense tem que perceber que não havera avanços se continuarem a vender conciencia. Mas a grande questão é que o tela non falha grosseiramente quando oculta tudo quanto foi aprovado. E porque fazem isso, eu gostaria de saber? Vosses acham normal alguem sem identificação votar? Uma vergonha total, e o problema é que essa corja de politicos santomense estão nas tintas para opinião do povo. A ordem de advogados recomendou a não aprovação dessa lei que era uma aberração, e mesmo assim nos bastidores ela foi aprovada. Onde é que já se viu alguem sem documento votar. Essa pessoa pode não ter idade suficiente para votar, pode combinar com os membros da mesa de votos, pode votar em mais que um distrito, pode não ser cidadão nacional, e é isso que os politicos querem para poderem corromper as eleições. Isto é aberrante, obceno, sujo, podre. Agora eu pergunto, para que serve gastar dinheiro com o recenciamento eleitorar se se pode votar sem documento? Todos partidos politicos tem-se revelado uma podridão absoluta. Os politicos santomenses tem feito de tudo para que nós santomenses desistimos do nosso país, porque assim eles podem continuar a fazer essa politica corrupta. Eu apelo a todos os santomenses que não desistam da nossa linda terra que não é culpada de gente tão ruim ter nascido nela. Vamos mostrar o nosso descontentamento, não fiquemos só pelas palavras. União faz a força. os agricultores sairam a rua, porque não fazemos o mesmo.Não vale a pena separar-nos em facções do MLSTP, ADI, PCD ou MDFM, porque eles não querem o bem para são tomé e principe.

  18. img
    Horácio Will Responder

    Falou-se da lei eleitoral mas não entendi ou não foi dito as medidas a serem adoptadas directamente contra quem ou favor de quem se praticar o “Banho”. Fico com a sensação de que não se pode tocar nos dedos dos autores do fenómeno mais condenável entre pessoas que constituem a “elite” do país. Por outro, já ouvi que leis mais hediondas já foram aprovadas em defesa das maiores e mais perturbadoras incorrecções dessa mesma “elite”.
    Mais uma vez guardo a sensação que a eles não se toca num dedo, só lhes pede o anel que darão por especial favor, por pior que sejam os seus actos.

  19. img
    3 Macucu Responder

    ou dessa vez ou nunca mais agora sim!!!! porque muitos paizinhos ,jà fizeram planos com essa campanha para ;alargar mais um quarto da sua casa ,e comprar mais uma motorizada para fazer processos mais dessa vez ,choraaaaa sooooooo porque se nao for com tipo dessas dicisoes STP jàmais avanssarà gostei doi quém doer mais tenhe que ser mesmo assim essa dicisao é muita boa eu_ felicito quém tinha essa ideia isto é verdadeiramente a democracia

  20. img
    Cabujura Responder

    Questiono-me se essa não será mais uma lei aprovada, mas que não haverá a fiscalização do seu cumprimento.
    Agora os nossos deputados devem rever/alterar a lei sobre a corrupção que os deixa isentos de condenação caso cometam actos de corrupção.

  21. img
    Carlos Manteigas Responder

    Agora falta produzir legislação que proíbe eleitor votar no ADI, só assim se consegue perpetuar no poder.

  22. img
    pedro neto Responder

    ”Parlamento aprovou a nova lei eleitoral´´…olha-me pra caras destes na fotografia. Todos ex-candidatos a PR. Coitados… só vivem disso. Trabalhar que é bom, nada. Essa gente não sabe fazer mais nada senão viver as custas do povo. Porca miséria.

    • img
      Stwart Afonso Responder

      Poxa essa gente trabalha muito, olham so para cara deles, so para fotografia com telemovel e tablet, mas de certeza as vezes nunca uma lei esta nesse tablet. Vivem disso… credo…até quando STP

  23. img
    zeme Almeida Responder

    Com esta nova lei o partido ADI,ve-se derrotado moral,fisica e psicologicamente,porque fez invesmento {MALVADO}com a abertura de uma televisao que se chama {ANDIM}inaugurada na passada semana e que recebeu um cartao vermelho da sala VIP do aeroporto de S.Tomé,onde o operador da Andim,foram impedidos de gravar as declaracoes do Presidente da Republica no regresso do Congo Brazaville,porque nao é reconhecido como o orgao de comunicacao social e a penetracao pirata a revelia já nao tem espaco em S.Tome e Pricipe.Coisas tao absurda, é que o nosso STP está a caminho de DITATURA em que o regime tem o monopolio de tudo no que diz respeito ao poder.Estamos em democracia? ou nao! Quem acabou de inaugurar esta estacao,nao foi o secretario de estado de comunicacao social{Adelino lucas?Como é possivel o poder actual a querer manipular tudo?É uma loucura meus compatriotas.Inveja está acima de tudo e de quererem permanecer no poder por muitos e muitos anos, nao passa de uma grande estragégia dos elementos da troika!Este paragrafro está claro que este governo do Pinto Costa nao quer lagar o poder.Haver vamos.Eu nao quero acreditar nisto que o actual poder queira manipular tudo em STP!Se for uma televisao pirata, porque nao ter espaco em STP,para se legalizarem para prestarem servico?Só mesmo em STP.Só tenho um recado para vos deixar{Tudo que tem o principio tem o seu fim} STP nao é e nem será a pertenca de meia duzia de pessoas.Viva RDSTP

    • img
      Carlos Santos Responder

      São Tomé não é do ADI e familia trovoada fica a saber tudo que tem principio tem fim por isso ficamos a saber quem financio o golpe de 2003contra o presidente Fadrique Menezes.

      • img
        anonimo Responder

        Também não é do voces. Quando o pai do Patrice falava ao povo de S.Tome na VOS DE AMERICA nos anos 66 ate aos ultimos anos do entao colonizadores deste povo parece que voce nen tinha nascido senao saberias que S.T.P e mais do ADI.DO QUE QUALQUER

    • img
      anonimo Responder

      O osso ja esta gasto mesmo assim os caes nao querem largar. LARGA O OSSO!

  24. img
    zeme Almeida Responder

    Só falta o actual poder mandar uma nota ao governo portugues para impedir a STP/TV de Abilio Neto e Patrice Trovoada de operarem em Portugal,porque esta estacao também é pirata!Isto é o que vos faltava.

  25. img
    Londres amor STP. Responder

    Meus caros Camarada do MLSTP,PCD,não faca deste pais um cumulo de vinganças silenciosas, não revejo neste artigo quais quer interesse para são tome e Príncipe, lamentavelmente o feno mino banho nas campanhas eleitoral nunca foi vista como compra das consciências dos eleitores, por simples razão,porque o acto de voto seja uni-pessoal, uma vontade de si expressar livremente,ou muito que mi possa dizer que , existem fraudes no acto de votação coagindo os eleitores a votar de forma Ilicitamente no partido X?,Meu povo distancia faz toda a diferença , como si pode dizer ou proibir que não si faz uma campanha abusiva, si a campanha serve para esclarecer ao povo todas as bandidagens que cada um destes senhores políticos fazem no pais , quem conhece as artimanhas são eles e eles, porque o povo não sabe, agora ajuntaram 3 cabeças para silenciar os outros partidos em não falar a verdade, como e quem deve avaliar uma campanha abusiva?quantos foram o dinheiro que Delfim Neves roubou para sustentar a campanha do PCR’GR?Quantos foram valor roubado e recebido de Angola que o MLSTP recebeu para campanha?Quantos foram o dinheiro que ADI recebeu da Nigéria e outras paragens , para campanha?MDFM também na pessoa de Fradique gastou para campana? Meus camaradas deixam de brincadeiras porque isto ainda vai dar morte em STP,Aproveito para saber para quando si vai realizar a manifestação para retirar a imunidades ao políticos e os senhores que tenham cargos políticos que estão livres de ser julgados por crime de corrupção?

  26. img
    luisó Responder

    Estes mesmos são os que dão banho.
    Já agora foram estes que aprovaram a lei de que não podem ser acusados de corrupção.
    Então estão safos.
    Esperteza ou não?

  27. img
    anonimo Responder

    A Democracia em Sao Tome esta a morrer, com a aprovacao destas leis fica bem claro que o pais esta a caminhar para o regime comunista.

    Estao a criar BarreiraS de todas as formas para impedir o partido da Oposicao ADI ter sucessos nas urnas.

  28. img
    Jose Alberto Responder

    o jornalista baseou-se em que dados objectivos para afirmar que ANDIM e propriedade privada do ADI? Com toda essa trapalhada onde fica a liberdade de imprensa que se pretende para STP?

  29. img
    Alê de tudo templa Responder

    Meus caros amigos, li atentamente os vossos comentários e cheguei a conclusão de que há pessoas que não sabem o querem meu deus a atitude dos deputados na assembleia vem claramente envergonhar a nação santomense como é possível que o povo vota para aqueles indivíduos para defender o povo e fazer politica para melhoria das condições de vida para população vêm discutir o fenómeno banho o povo não quer ouvir isto senhores deputados discutem coisas que o povo precisa no caso do projeto para modernização do S.T.P.

  30. img
    Antonio Costa Responder

    Meu caro amigo leitor zeme Almeida, acompanho toda semana o debate africano, na RDP África e esse gajo que se chama Abílio Neto é bastante pessimista, ele só fala mal do Presidente da Republica e do Governo, da R. D. de STP o mais caricato e vergonhoso, é que todos colegas ficam a rir dele esse individuo já deveria está fora desse programa a muito tempo…

  31. img
    Fia pagawe Responder

    Todos temos que subordinar as lei que foram aprovadas. Assim sendo, podemos mnanifestar o nosso desagrado quando houver o incumprimento por parte das autoridades competentes. O que nao pode ser ou e no minimo inadmissivel, e o banalizar a decisao da Suprema Instituicao da Nacao, a quem cabe o direito de se legislar em defesa do interesse Nacional.

  32. img
    Fia pagawe Responder

    Quando foi iinstitucionalizadoa estacao de televisao “STPTV”, foi dado aoa seus responsaveis assim com o seu corpo juridico, documentos que estabelece a regra de conduta que deve ser escrupulosamente cumprida . Os responsaveis que pela criacao do “STPTV” jurarm cumprir todos as clausula plasmada no contrato que refere a criacao de empresa. Se no caso as clausulas nao fossem duras, com a ameaca de fecho em caso de incinuacoes a acao do orgao governativo, os seu figurantes estavao bem posicionados para deitarem tudo a baixo. Houve uma carata rogativa a os de Lisboa para que respeitasse o bom nome de Sao Tome e Principe (STP) como um Estado da Nacao.

  33. img
    Gandu Responder

    só falta aprovar a lei que tira m unidade aos deputados, a fim de responderem pelos crimes cometidos.

    • img
      Gandu Responder

      imunidade quis eu dizer!

  34. img
    romario Responder

    Sempre os mesmos….um bando de falidos a procura de dinheiro facil

  35. img
    anonimo Responder

    voces acham certo tar a meter nome de empresa que nao tem nada a ver com adi e voces tarem a dizer que e adi que institui fogo mudem ate quando pais muda ate eu que sou criança vejo que voces sao falsos pois a empresa Andim e uma empresa de familia em que varias pessoas tenhem partes essa empresa nao tem so um proprietario

  36. img
    joão Kibonda Responder

    Num país devem existir leis que defendem, protegem e contribuam para o desenvolvimento deste mesmo país e dos seus cidadãos, sem pôr de lado o castigo merecido a quem quer que seja quando esta mesma lei é transgredida. Por isso, não pode existir imune. Por essas e por outras, o ódio e o rancor está aumentando cada vez mais neste pequeno país.

  37. img
    anonimo Responder

    SHR Mamata que DEUS tenha compaixao de ti. Se foste induzido a caluniar e matar de certa forma os accionistas e a propria empresa ANDIN , que o SENHOR te perdoe mas se é do teu entendimento que o fizestes mais uma vez te digo DEUS tenha compaixao de ti.Muitos sao os que clamam pela justica do SENHOR. QUE penssais vos.Esquecestes que uma fita de vassoura nao varre mas sim um feixo?.Que culpa temos nos pobres trabalhadores que nao esperamos pelos presidentes nem 1º ministros nem os seus subordinados mas sim preocupamos com o futuro dos nossos filhos que por sinal sao os poucos exemplo no PAIS. Aos possiveis induzidores peco que mudem. Solicitem o nosso genio DT. OLINTO + O SEU ELENCO como contibuir para um S TOME MELHOR. M

  38. img
    anonimo Responder

    Shr Mamataa que DEUS tenha compaixao de ti.SE fostes enduzido a caluniar e querer matar de certa forma os accionistas da empresa adim que O SENHOR te perdoe mas,se e do teu entendimemto que o fizes-te mais uma vez te digo que DEUES tenha ccompaixao de ti. Aos induzidores digo que mesquinhice.’ ate quando substimais. enquanto os vossos pensammente se dirigem em como explorar, rorbar, violar assambarcar, injusticar,manipular, corroper, previlegiar,caluniar destrir pessais é que apezar disso e outras coisas os pobres estao de maos atadas esperando morte. Estais enganado. A esperanca e ultima que morre. Visionamos um Sao Tome e principe onde todos viveremos sem os verdadeiros MALVADOS. Ainda nao destes conta que o mal regressa a 100% ao seu progenitor e o bem da mesma forma? Esperai as coisas nao vao so. O eso

  39. img
    herlander noronha Responder

    Lendo bem os comentarios de cidadãos que me anticederam conclui que eu defendo MLSTP , tu defendes o pcd e aquele o ADI meus senhores deixem de pensar so no vosso interesse que é sempre poder e ajudem uns e outros para que esse país saia desse buraco vazio em que estamos parem com esses jogos politicos e trabalhem para desenvolvimento desse país é triste que um poder local pelo menos em portugal aonde eu vivo consegui gerir e desenvolver o seu conselho, e que poder central do nosso país luta tanto mas nunca deixa algo visivel de bom enfra-estruturas a degradar-se,desempredo não se fala salarios precarios aumento da criminalidade isso é que seria muito bom descutirem todos os dias para tentar minimisar esses flagelos que nos perseguem enves de tar ai a acusar um ao outro e a por uma ma visão do nosso lindo e rico pais com cenario constante de instabilidade.

  40. img
    Felicio Mendes Responder

    Senhores Políticos Santomenses e a sociedade civil em particular.
    Faço lembrar o M. L. S. T. P, foram eles que no ano de 1991, deliberou-se por decreto presidencial que anulava assim o sistema político do partido único para multipartidarismo em S. Tomé, facto que deu lugar a várias formações politicas partidárias e Associações.
    Para mim, isto significa dizer que todos têm os mesmos direitos legais perante a Lei vigente no país.
    Não se esqueçam de que o povo já não está com os olhos fechados, e que este povo maravilhoso, sempre foi respeitado no Mundo inteiro e até mesmo a Potencia Colonial sempre disse isto. Não por acaso que somos enleios os nossos antepassados foram Guerreiros por excelência.
    Meus Senhores, deixemos de ser medíocres, oportunistas, elitistas, individualistas e sempre com espírito de interesses pessoais. Este país é de todos nós e queremos o progresso e não retrocesso. Os investidores, quer estrangeiros, quer nacionais são bem vindos, e até mesmos os Partidos políticos que tenham condições para o fazer que o façam desde que estejam em conformidade com a Lei vigente.
    Todo s os investimentos são bem vindos à nossa terra.

Deixe um comentario

*