Coronel Justino Lima toma posse esta quarta-feira como Chefe de Estado Maior das Forças Armadas

Foi exonerado do cargo de Chefe da Casa Militar do Presidente da República, para ser promovido esta quarta – feira a patente de brigadeiro e de seguida ser investido como Chefe de Estado Maior das Forças Armadas.

Num decreto publicado na noite de terça – feira o Presidente da República Manuel Pinto da Costa, exonerou o Coronel Justino Lima das funções de Chefe da sua Casa Militar. Função que desempenhava desde o ano 2009, ainda durante a presidência de Fradique de Menezes, tendo sido reconduzido em 2011 pelo actual Presidente da República.

Por deliberação do Conselho Superior de Defesa Nacional, foi escolhido para ser Chefe de Estado Maior das Forças Armadas.

O Coronel Justino Lima é militar de carreira. Fez a primeira formação em Cuba na área de engenharia militar. Seguiu mais tarde para a ex-União Soviética onde fez o curso de Comando de Tropas.

Em Portugal participou no curso de promoção a patente de capitão, e também no curso de promoção a oficial superior. Foi vice-comandante do exército de 1995 até o ano 2003. De 2003 à 2009 desempenhou as funções de comandante da guarda costeira. De 2009 à 2014 assumiu as funções de Chefe da Casa Militar do Presidente da República.

Esta quarta – feira, atinge a patente máxima das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe, brigadeiro, e o cargo mais alto na hierarquia militar, Chefe de Estado-maior.

Pelo seu curriculum, o coronel-brigadeiro, Justino Lima, acompanhou os momentos mais difíceis das forças armadas são-tomenses, depois do advento da democracia pluralista em 1991. O primeiro golpe de Estado em 1996, justificado por razões financeiras e melhorias das condições de vida dos militares e da sociedade, o segundo em 2003, também justificado por razões financeiras e sociais dos militares e da sociedade em geral, e a insubordinação de Fevereiro de 2014, para atender as necessidades financeiras dos militares.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    luz Responder

    promovido para ser momeado como chefe de estado maior, bom exemplo de regras administrativas e democráticas…por outras palavras imaginem que nos termos da lei vigente para ser nomeado de diretor para alem de concurso, os candidatos devem estar inserido na admistrsçao ser técnico superior de 1 classe mas nessa linha de pensamento , abdicam de concurso , e vão buscar por conveniência apolítica alguém não inserida na categoria por exemplo um tecnico…Moral da historia ,não se pode promover ninguém para uma futura nomeação , só mesmo na republica da troika

    • img
      Homem do campo Responder

      Nossa Sr. ou Sra Luz
      a tua inteligencia é tão nobre que comove-nos a todos….
      Esqueceste que foi o teu lider Patrice quem promoveu o Jaca para depois nomear? Porquê que a troika não pode fazer o mesmo? Querias que continuasse o vazio nas forças armadas?
      Se todos os santomenses fossem inteligentes como tu, estariamos no mesmo estagio de Japão…

    • img
      Carlos Santos Responder

      Luís tu és burro ante de fazer qualquer comentário procure informar melhor gostaria que tu lê-se o estatuto de carreira militar.

    • img
      Maracujá Responder

      É isso que o Presidente queria, colocar o homem dele do palácio, para controlar tudo, como se fosse partido único.

      Senhor Brigadeiro, não se esqueça que está lá para defender o interesse do estado e não do presidente da republica.

  2. img
    Praça 78 Responder

    Juro defender ….
    Unidade Disciplina Trabalho e Muito RDM agora no exército Sr C.E.M Justino Lima.
    Este exército precisa de uma grande e urgente ПЕРЕСТРОЙКА (PERESTROIKA),que Sr sabe bem o que significa,XOPOШО (karachô?)

  3. img
    STP Responder

    Parabén, Chefe de Estado Maior das Forças Armadas Justino Lima, agora é seguir em frente.

  4. img
    placido Responder

    OK,

  5. img
    Luis Alberto Contreiras Responder

    O homem certo no lugar certo.
    Apenas uma correção não existe coronel-brigadeiro. Em alguns países usam coronel-general, designação do general de 3 estrelas, ou seja simplesmente general.

  6. img
    Jose Povo Responder

    Força Justino Lima. Tu és um homem de competência. Não éem vão que o Fradique Menezes tinha muita confiança em ti, aliás foi o Fradique que te levou ao Palácio para à esse nivel dares a tua contribuição. Uma vez mais força e coragem. Contribua como patriota que és, como militar que sempre foste e estou em crer que és dos poucos que de facto colhe simpatia no seio das forças armadas.

  7. img
    eulia Responder

    Tens razao sr luz. A promocao em qualquer categoria deve obdecer os requsitos legais….nao pode ser na sequencia de trapalhadas premeditadas….vai ser ser uma inversao nas regras…meste andar o juve pode vir a ser promovido um dia basta vontade politica…nao matem as regras basicas do estado de dirrito..respeitem as normas e regras

    • img
      Homem do campo Responder

      Outra revelação da inteligencia
      Parabens Eulia

    • img
      Liotério Carvalho Responder

      Sra eulia!
      A Sra termina o comentário escrevendo “respeitem as normas e regras”.
      Volta a ler o seu comentário e diz-me se as “normas e regras” foram respeitadas.
      Abraços

  8. img
    Jaca doxi Responder

    este homem é pior que jacar meu senhor , com este homem ………..Havera um golpe

  9. img
    pedro neto Responder

    Mas que trapalhada. Assim vamos nós em STP. Todos entendem do estatuto de carreira militar, todos entendem RDM, todos entendem de tudo e depois dá nisso… não honras militares para PR, não há comida no quartel, salários só de nome, promoções sem formação só pra agradar. Mas que país é este, meu Deus!

  10. img
    Volto Já Responder

    voces querem ver:numa visita de Estado Ajudante do Campo de malogrado Samora Machel, chamou o elevador para o levar ao decimo quinto piso, no fim o Samora perguntou, ao seu Ajudante de Campo ,como que uma caixa tão grande ,e pesado poderia chegar tão alto? o Ajudante respondeu: foi um cabo que trouxe para cima . Samora respondeu só pode ser uma anedota sendo verdade promova-o ao Corone- Brigadeiro. não é que foi mesmo uma anedota.

  11. img
    conobia cumé izé Responder

    Os MILITARES São-tomenses pela suas origens, a HISTÓRIA do seu POVO e dos seus Familiares, vão ser defensores ETERNO de um Estado de CORRUPÇÃO porque o Código Penal vigente estabelece nenhum detentor de cargos políticos podem presos, pelas ações e omissões que praticarem no exercício das suas funções; o que significa isto ? Os MILITARES estão ao Serviço de UM ESTADO DE DIREITO

  12. img
    conobia cumé izé Responder

    Os MILITARES São-tomenses pela suas origens, a HISTÓRIA do seu POVO e dos seus Familiares, vão ser defensores ETERNO de um Estado de CORRUPÇÃO porque o Código Penal vigente estabelece nenhum detentor de cargos políticos podem presos, pelas ações e omissões que praticarem no exercício das suas funções; o que significa isto ? Os MILITARES estão ao Serviço de UM ESTADO DE DIREITO ou de CORRUPÇÃO !!!…Não se esqueçam, quando pian klêklê não tira bicho, alfinete tira !!!…FUI

  13. img
    zeme Almeida Responder

    É para refrescar a memória do senhor Homem do Campo,quem promoveu o senhor JACA a patente brigadeiro foi o seu pai grande,Dr.Manuel do Espirito Santo Pinto da Costa.Se nao acompanha as noticias,procura acompanha-las em vez de estar ali a acusar as pessoas de forma leviana.Obrigado

    • img
      Safuzú Responder

      …sobre proposta do ex primeiro ministro Patrice trovoada,primo do Ex Brigadeiro Jaká.

  14. img
    BOBWABO Responder

    boa

  15. img
    Eusebio Neto Responder

    Homem certo no lugar certo. Formado para comandar homens,particularmente militares, Justino Lima da garantias de virmos a ter umas forcas armadas mais disciplinadas, mais organizadas, melhor respeitadas como homens e trabalhadores e verdadeiramente republicanas. O novo comandante vai precisar de colaboração de todos para levar de vencidos todos os desafios que lhe esperam. Ser promovido para exercer funções, não e ilegal, pelo contrario, demonstração de capacidade reconhecida por quem de direito. Deixem o homem trabalhar. Parabéns e sucessos Justino Lima.

  16. img
    Floli Canido Responder

    Tenho uma duvida. Será que o Felisberto Segundo vai descer de categoria de Brigadeiro. Se não então cada um que sobe a esse cargo e sai com a patente de brigadeiro, então dentro de alguns anos vamos ter no país centenas de Brigadeiros. Agradecia que alguem me tirasse essa duvida

    • img
      Carlos Santos Responder

      Ola meu caro digo que sim no estatuto de carreira militar só pode exitir um brigadeiro quero dizer que o senhor Jaca passa emidiato para coronel e vai a reselva.

  17. img
    ceita costa Responder

    Meus caros compatriotas, deixem de fazer política suja. então esses mininos do partido ADI só sabem falar barbaridades? acho melhor ficarem calados porque quando estavam no poder, não fizeram nada, por isso receberam cartão vermelho. O senhor Abilio Neto estava no debate africano no último fim de semana falando de golpe de estado como pode um individuo que fala tão mal do país, do presidente da república e do governo continuar? temos que impedir que esse ignorante continue com esse comportamento. Obrigado!

Deixe um comentario

*