Política

Imprensa estrangeira “encomendada” quer desvirtuar o sucesso que está a ser o Diálogo Nacional

No fecho da sessão desta sexta – feira do Diálogo Nacional, o Presidente da República Manuel Pinto da Costa, acusou pelo menos uma rádio estrangeira que emite para São Tomé e Príncipe, de optar por ataques contra o Diálogo Nacional, num serviço de encomenda segundo Pinto da Costa.

Pinto da Costa falou de imprensa estrangeira, e identificou perfeitamente o tipo de órgão de comunicação social, “Rádio”. Mas ao relatar os actos aparentemente frustrados da referida rádio estrangeira em pôr em causa os ganhos do Diálogo Nacional, em termos da riqueza dos debates que contam com envolvimento massivo dos são-tomenses, o Chefe de Estado são-tomense falou no plural, pelo que se subentende que trata-se de duas rádios estrangeiras que emitem para o território são-tomense. «Eu tenho ouvido alguma imprensa estrangeira-Rádio, quando falam do diálogo nacional e transmitem informações do Diálogo Nacional, só transmitem coisas soltas, que parecem ser ataques ao diálogo Nacional», declarou Pinto da Costa.

O Chefe de Estado endossou a acusação. «São imprensas que são encomendadas para isso, para ataques ao nosso Diálogo Nacional, que é aberto, nacional e internacional. Devemos estar orgulhosos disso», afirmação de Pinto da Costa que foi coberta com aplausos no Palácio dos Congressos.

O Chefe de Estado são-tomense falou de tais rádios estrangeiras, sem indicar o nome dos operacionais alegadamente encomendados, que prestam serviço em tais rádios, com o propósito até agora frustrado de desvalorizar o evento que está a ter grande impacto a nível nacional, em termos de Diálogo entre os são-tomenses.  «Nesse diálogo temos gentes de todos os partidos políticos sem excepção nenhuma, e eu creio que essas presenças poderão influenciar positivamente as ausências para que a nossa família seja cada vez mais completa», concluiu Pinto da Costa

Abel Veiga

    26 comentários

26 comentários

  1. arelitex

    28 de Março de 2014 as 18:18

    no meu entender .esta notícia a sair do presidente da republica .que logo á partida nâo é uma pessoa qualquer na nossa hierarquia .teria que vir mais fundamentada ( ou seja com mais dados ) ( inclusivamente que rádios sâo essas ).para nós povo compreender-mos melhor o que se eatá a passar . mas eu penso que só depois de terminar o diálogo ,poderemos avaliar o resultado .as rádios nâo vâo influenciar em nada .

  2. luisó

    28 de Março de 2014 as 18:19

    Por favor não faça este número senhor PR, se estamos em diálogo nacional diga quais são essas rádios e ponto final, fica dito.

  3. santomense

    28 de Março de 2014 as 18:25

    Afinal, o governo que controla tudo, colocas estes malandros a andar.

  4. vencha

    28 de Março de 2014 as 20:03

    Rdp, com os seus mentores de sempre: Oscar Medeiros, Carlos Menezes e os Abilios Neto. Eles estao a serviço do grande lider Kim Mil Sung Trovoada.

  5. Carlos Costa

    28 de Março de 2014 as 20:18

    Que pobreza de espírito Sr PR. É assim que o Sr quer resultados no DN. Sr é o nosso presidente, independentemente se estamos ou não do seu lado. o Sr deve ter um discurso inclusivo e não estar a ajudar a separar os Santomenses do tipo “quem não esta comigo esta contra mim”. É que o que o Sr diz agora da tal radio é o mesmo que os outros dizem da nossa TVS tal e qual e penso que devia mais nos preocupar a TVS que é nossa e não uma radio estrangeira. Assim procurando abater quem esta ou tem opinião contaria a nossa não nos leva a lado nenhum.
    Vejo que a sua relação com o Sr que diz ser juiz Sr Semedo esta a lhe fazer muito mal. É que esse Sr Semedo esta para Pinto da Costa assim como Mario Bandeira está para Patrice Trovoada. Autênticos lambe-bostas. Para finalizar um grande parabéns ao tela non, que é claramente o melhor palco para o DN onde cada um livremente exprime o que pensa sem medo de retalhacao.

    • santomense com orgulho

      29 de Março de 2014 as 11:08

      Bem dito Carlos Costa, também acho que o Sr presidente não devia se preocupar com isto agora, e também acho que todas as opiniões são bem-vindas seja ela crítica ou construtiva, não quer dizer que o DN está 100% de acordo com tudo, e também acho que muitos santomenses não estão de acordo com o DN, que assim seja.

  6. Maria silva

    28 de Março de 2014 as 21:16

    Que rádio ? Todos sabemos que a rádio em questão é a rdp África ! O senhor Abílio Neto esqueceu se de profissionalismo ( deixou na esquina) só sabe criticar e despezinhar o povo Santomense !
    Criticar é normal , e temos que aceitar desde que as mesma sejam construtivas .
    Eu já tive o desprazer de ouvir este senhor num dos seus debates , aonde os seus próprios colegas discordavam com a sua opinião , os colegas pareciam que eram santomenses e o sr.Abílio não .

    • Venâncio

      31 de Março de 2014 as 8:34

      Grande verdade Maria Silva eu também ja constatei isso muitas vezes, e o que eu acho mais impressionante ainda, como é que para esse tal comentador “abílio neto” só uma parte é que está sempre errada e a outra parte é que está sempre correta mesmo quando estava no poder. que comentador é esse meu Deus do Céu.

    • observado

      31 de Março de 2014 as 9:12

      O SR. ABILIO NETO, Para além de ser uma pessoa encomendada para criar rebuliço, com as suas intervenções nervosas, o seu nervosismo só anuncia RANCOR, ÓDIO querer se vingar a qualquer preço, vivendo de restos dos trovoadas, esquece ele que dos gravíssimos erros cometidos em S. Tomé e Príncipe, pelos seus Pais, Maria do Carmo e Albertino Neto. Lembrem-se só de rasteira que a sua Mãe Maria do Carmo, deu ao Dr. CARLOS GRAÇA, aquando da sua candidatura a Presidente da República. Se repararem de quase todas as publicações do Sr. Abílio Neto, revela de quão esfomeado o mesmo é. Passa a vida a publicar as suas grandes almoçaria e as jantaradas. O mesmo é capaz de vender S.Tomé e Príncipe a qualquer preço.

      • SEABRA

        31 de Março de 2014 as 14:56

        Dou a continuaçao ao argumento do OBSERVADOR, que estimo ter fundamento.
        De facto, trata-se de um NETO, creio que deve ser um daqueles que a irma deu crias reproduzindo com um dos iramos TROVOADA…triste é , pois que nao so o pai TROVOADA nem o tio Miguel TROVOADA destas crias , ocupou-se delas. Enfim!
        Isto para dizer, que mesmo obtendo uns tostoes dos TROVOADA, para se sustentar (miséria humana,dos individuos sem personalidade, dos mesquinhos ….), creio que STP merece um pouco mais de consideraçao, para se deixar ser comprado e tornar-se MEDIOCRE, vendo o sofrimento do povo, provocado pelas rivalidades, desassossêgo, odio…que os TROVOADA levaram, desde que desembarcaram nestas îlhas, tudo virou TROVOADA…nao tem parado o tornado em STP, provocado pelos malditos T. Jà nao basta de se terem vingado do Pinto da Costa, dos Costa Alegre, dos Daio, dos Tiny… o que é que querem mais? Jà desviaram dinheiro, + do ue suficiente para as contas deles no estrangeiro…BASTA! que o pai siga o filho e a espôsa que jà BAZARAM de STP .Nao lhes foi o suficiente a confusao que jà tinham criado em STP em 1976(?), ainda estao a querer +. Sao eles é que criam problemas em STP…corram com eles definitivamente.

  7. Barão de Água Izé

    29 de Março de 2014 as 2:16

    Em democracia, as opiniões e análises a favor ou contra devem ser respeitadas.
    As opiniões ou análises, positivas ou negativas, que sejam parcelares ou retiradas do contexto, pura e simplesmente a elas não se deve dar crédito. Caso contrário, está-se a demonstrar fragilidade.

  8. Mria Madre Deus

    29 de Março de 2014 as 8:28

    Só agora? RDP faz de S. Tomé um Inferno e todos calados só quando diz respeito ou ofende a personalidades é que agem? É muito mal. Ou somos um país e merecemos respeito ou pelo menos nos deixe viver em paz.

  9. Saudoso Francisca

    29 de Março de 2014 as 9:51

    Esta declaração do PR é infeliz, o PR não pode querer controlar tudo, pelo que ouvimos dele, ele pensa censurar tudo, isto não é imprensa livre, não é o PR que deve dizer ou não aquilo que os jornalistas devem transmitir. O que tem sido transmitido é o retrato daquilo que se tem passado no DN. Então vejamos, os participantes têm ditto aquilo que lhes na alma e não aquilo que o PR pensa que os mesmos devem ou não dizer. Temos que ser francos e honestos em dizer aquilo que pensamos, é por isso que existe a diferença de opiniões e o PR não pode estar preocupado com aquilo que a imprensa diz, isto só demonstra uma certa do PR incerteza do PR quanto ao próroio DN.

  10. zeme Almeida

    29 de Março de 2014 as 18:37

    O senhor PR deve andar mesmo preocupado com os desfexo deste tao propalado DN!Com está de querer mandar em tudo e todos com poderes obsolutos, corre nas suas veias e ninguém deve ter duvidas disto?O senhor PR anda a procura de bodes expiatórios para querer deitar culpas a todos aqueles que assumiram a governacao do País,no periodo pós a DITADURA.Infelizmente neste debate do DN, pelo que vejo,ainda nao pareceu ninguém a dar notas positivas no periodo ditatórial dos 15 anos.Haver vamos

  11. zeme Almeida

    29 de Março de 2014 as 18:38

    Erro:nao apareceu

  12. jornalista

    29 de Março de 2014 as 23:16

    Não sabia que em São Tomé existe imprensa estrangeira

  13. manuel soares

    30 de Março de 2014 as 8:04

    Bom dia meus caros, sejamos sensatos, a comunicação social é livre, embora ela terá que primar pelo profissionalismo, isenção, pluralismo, verdade, transparência, rigor e responsabilidade, ouve sobre o diálogo nacional na RDP africa e falaram do diálogo também do ponto positivo, talvés não como o sr presidente gostasse, mas Sua Exa o sr presidente da república, assim é a imprensa, a chamada comunicação social o dito quarto poder, temos que conviver com ela mesmo descordando de alguns pontos, jornalismo tem dessas e viva e democracia e o direito de imprensa, de livre expressão, e de informar.

  14. Eusebio Neto

    30 de Março de 2014 as 11:09

    Todos nos sabemos de que radio saem essas baixarias radiofônicas chamadas de analise politica, RDP Africa através do inimigo publico numero do povo santomense, o pau mandado, Abilio Neto. Mas de certeza que ninguém esperava um comportamento diferente por parte desse senhor. Estamos a falar de alguém que e incapaz de reconhecer alguma accao boa feita por alguem que nao seja do seu partido, seu bando ou sua quadrilha! Curiosamente os seus companheiros do programa “Debate Africano” transmitido aos domingos pela emissora portuguesa, ate gozam com ele mediante, piadas, indirectas e contradições mas, a sua furia e tanta que ele nem percebe. Temos que felicitar todos quantos participaram nesse grandioso evento e, como disse Miguel Trovoada, um dialogo que deve continuar entre os santomenses. Percebe-se, muita gente gente nacional e estrangeira foi apanhada de surpresa, primeiro porque o Dialogo Nacional realmente se realizou e segundo porque esse encontro entre os cidadãos santomenses dignos deste estatuto, teve resultados, resultados esses que inevitavelmente terá reflexos positivos na vida sócio-politica nacional. Ao grande presidente da região autônoma do Príncipe Toze Cassandra, vai um grande muito obrigado e parabéns pela forma como dignificou esse evento com a sua valiosa participação. A S. Excia PR Dr Manuel Pinto da Costa e os lideres dos verdadeiros partidos politicos nacionais que nao deixaram de estar presentes, muito obrigado e contamos convosco para as próximas batalhas. Aos valentes militantes da ADI que desafiaram os seus dirigentes e se fizeram presentes no Dialogo, vai um fortíssimo parabéns, vocês são os verdadeiros vencedores e lideres desse importante partido. Por favor não se deixem enganar pois, rumores já correm dizendo que os actuais dirigentes do v/partido estão pensando em boicotar as próximas eleições porque Patrice Trovoada não estará disposto a participar nas legislativas. So lhe interessa as presidenciais.Abram os olhos e ouvidos e salvem a ADI. Viva o Dialogo Nacional, viva o Povo de S Tome e Príncipe e abaixo as forcas de bloqueio nacional e estrangeira.

  15. Danper

    31 de Março de 2014 as 8:21

    É óbvio que sendo STP um país democrático, não se pode ter receio da imprensa, quer sendo ela nacional ou estrangeira! Quando um Presidente da República tem medo da imprensa, só se pode lhe atribuir um título… Sabemos que nos países onde se persegue, prende e mata-se jornalistas são nos que onde reina a ditadura e liberdade de imprensa é nula. Em democracia cada político deve ser avaliado pelas suas acções, por isso não pode ter medo. Ouve-se na rádio nacional um tal jornalista chamado Silvério Amorim a fazer diariamente campanha política a favor desta tróica, com músicas e mais… Isto sim é uma acção vergonhosa… Mas o sr presidente da república não disse nada com respeito a esse caso!!!

    • Eterno Madiba

      31 de Março de 2014 as 12:48

      O que faz o senhor Silvério Amorim não é jornalismo. Eu poderia dar-lhe muitos nomes, mas a educação e ética têm que prevalecer. Meus senhores conceder um ministro mais de três horas para repetir as mesmas acções da agricultura, só pode ser uma obra muito bem paga.

  16. FEXA PATA

    31 de Março de 2014 as 11:01

    Rádio Nacional só divulga coisas boas que lá passaram e que passa nas ruas coisas que o povo Crítica não são passadas Isso ele não fala.

  17. Eterno Madiba

    31 de Março de 2014 as 12:42

    Mas porquê que todos os santomenses têm que estar a favor do diálogo nacional? Ou porquê que têm que estar com o senhor Pinto da costa? Ninguém, mas ninguèm nesta terra pensa que pode substituir Deus. O senhor Pinto da Costa dirigiu este nosso país durante 15 anos como presidente da republica e chefe de governo em simultâneo. Qual o resultado? Pobreza total, e descalabro económico, financeiro e social! E porquê que ele não promoveu diálogo naquela altura? Já que ele julga ser demasiado santomense, porquê que não participou nos dois diálogos promovidos pelos seus antecessores? Nós os santomenses somos parvos demais! Não aprendemos nada mesmo!

  18. 3 Macucu

    31 de Março de 2014 as 13:07

    Eu acho que muitos esqueceram da musica ,de Kalo Mendes , que dis siguinte, (tudo que tu fazes nao agradarà alguém ) por essa razao senhor PR nao importà o que dizem de dialogo nacinal senhor nao liga porque toda povo de STP viu realidade de dialogo nacional entao vaomos a obra e mais nada aqueles que querem sabotar o nosso lindo trabalho vaomos lhe sabotar também, em todo caso jà sabemos quém é capaz de fazer esse tipo detrabalho força senhor PR

  19. claudino oliveira

    31 de Março de 2014 as 15:18

    todos ignorantes

  20. fisk

    31 de Março de 2014 as 16:15

    … terminar um dialogo que se diz nacional, acusando é mesmo a propósito kkkkk

  21. Nilton Almeida

    1 de Abril de 2014 as 20:13

    É verdade mete me nojo de ouvir este”Senhor” Abílio Neto diz tanto mal de stp da nossa democracia e do nosso povo que até parece que os seus colegas são santomenses e ele não.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo