Destaques

CEN garante que está tudo pronto para realizar as eleições

O Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Victor Correia, convocou a imprensa esta manhã para anunciar o término dos trabalhos de recenseamento eleitoral 2013-2014. Após cerca de 6 meses de trabalho, os dados definitivos da Comissão Eleitoral Nacional, indicam o registo de 92.686 eleitores para as eleições autárquicas, regionais e legislativas deste ano.

Segundo Victor Correia, a Comissão Eleitoral Nacional, tinha a previsão de recensear 9 mil novos eleitores. «Quase que atingimos a meta, pois que conseguimos recensear 8645 novos eleitores», sublinhou.

No ano 2011 a quando da realização das eleições presidenciais, a Comissão Eleitoral Nacional tinha o registo de 84.041 eleitores a nível de São Tomé e Príncipe. Com o recenseamento eleitoral realizado de finais de 2013 até Abril de 2014, o número de eleitores residentes no país subiu para 92.686.

Os eleitores da diáspora são no total 8598, mas só participam nas eleições presidenciais. «Neste momento na nossa base de dados incluindo a diáspora temos 101384 novos eleitores», pontuou o Presidente da Comissão Eleitoral Nacional.

Concluído que está o processo de recenseamento eleitoral, a CEN, garante que estão reunidas todas as condições técnicas para realizar as eleições. «Os cadernos estão prontos, e tecnicamente estamos prontos para avançar. Precisamos é que as eleições sejam marcadas e os meios financeiros colocados a nossa disposição para avançarmos», declarou Victor Correia.

Questionado pelo Téla Nón se o Presidente da República já foi informado sobre a prontidão técnica da CEN, Victor Correia, garantiu que sim. «Tanto sua excelência senhor Presidente da República como todos os outros órgãos de soberania estão informados, porque os dados foram enviados desde a última sexta- feira para todos os órgãos de soberania», precisou..

Segundo o Presidente da CEN, o Governo está também na posse do Orçamento para a realização das eleições. «Em termos de custos são por volta de 20 mil milhões de dobras», frisou. Valor equivalente a cerca de 1 milhão de dólares.

Note-se que nesta semana o Presidente da República Manuel Pinto da Costa vai-se reunir em separado com os partidos políticos com e sem assento parlamentar, para auscultar a posição dos mesmos em relação a melhor data para realização das eleições autárquicas, regionais e legislativas.

Abel Veiga

4 Comments

4 Comments

  1. Piter Bota

    6 de Maio de 2014 at 10:36

    Todo este dinheiro para uma eleição?
    Só com cristo.
    Sr.Primeiro Ministro não assusta com o montante.Conversa com os parceiros e eles concedem, mas, a entrega da imporância é parcial, porque o Presidente da CEN quer encher mais a sua bochecha.
    O presidente da CEN limpou a sua capota. Agora se encontra nas mãos do Pinto Da Costa.
    Vamos ver se Ele é democrático ou manfioso.

  2. Aurelio Martins

    6 de Maio de 2014 at 10:44

    Acho que é um exagero no orçamento apresentado pela CEN.
    Dos 92.686 eleitores o partido do Povo (ADI)vai arrecadar nas urnas 52.100 votos.
    Quem não concorda, são aqueles que querem adiar as eleições (Pinto da Costa, Alcino Pinto, Gabriel Costa, MLSTP/PSD,PCD e MDFM/PL.

  3. Rodrigo Cassandra

    6 de Maio de 2014 at 11:59

    vivo no Príncipe não vi o caderno esposto para confirmar se estou mesmo inscrito ou não e estranha-me ver o presidente dizer que esta tudo pronto, também não concordo com o valor para eleições isso é muito dinheiro numa eleição em que a diaspora nem vai votar é preciso rever este orçamento e saber quanto é que vai ganhar os agentes que vão participar neste processo de cima para baixo todos sem excessão abraços

  4. Princepe

    6 de Maio de 2014 at 13:54

    Eu so quero dizer ao Sr. Presidente da CEN e aos politicos santomense que Cabo verde é Diaspora e tem inumeros Santomenses a residir que não participa na vida politica activa em São Tomé e Princepe. Mas pude ler nos seus discursos que a diaspora foram todas recenciadas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top