Destaques

Patrice Trovoada deve ser interrogado esta quinta – feira pelo MP 

Um edital do Ministério Público afixado num dos edifícios públicos da capital são-tomense, anuncia que o Presidente da ADI, Patrice Trovoada deve comparecer esta quinta-feira, 17 de julho pelas 14 horas e 15 minutos, na Procuradoria-Geral da República, a fim de ser ouvido em interrogatório.

O edital emitido e assinado pelo Procurador adjunto Valder Ramos, que trabalha junto ao Tribunal da Primeira Instância, mais concretamente na secção criminal, diz que Patrice Trovoada é arguido num processo que corre os seus termos no Ministério Público, em fase de instrução preparatória. O processo em causa está registado com o número 816/2013.

O documento diz que foram emitidas mais duas cópias do edital, «que serão afixados em lugares que a lei designa».

Pelo que o Téla Nón apurou um dos editais deveria ser afixado na sede do partido ADI. Soube o Téla Nón que o oficial de justiça que deveria afixar o edital nas instalações do partido ADI, na terça – feira acabou por ser impedido de o fazer.

Um dos editais acabou por ser afixado na parede do Cinema Marcelo da Veiga. Facto que gerou curiosidade de muitos cidadãos que decidiram tomar contacto com o conteúdo do documento judicial.

Note-se que Patrice Trovoada Presidente do partido ADI, se ausentou de São Tomé e Príncipe desde Novembro do ano 2012, quando o seu governo caiu, e nunca mais voltou a por os pés no país.

Recentemente numa declaração virtual enviada ao seu partido, Patrice Trovoada, anunciou que “brevemente”, regressará a São Tomé e Príncipe.

O edital da justiça são-tomense sai a rua em antecipação a um possível regresso do líder da ADI. Tudo indica que em caso de regresso, após dois anos de ausência, Patrice Trovoada deverá responder a justiça são-tomense, antes de pegar o megafone da campanha eleitoral.

O Téla Nón concede ao leitor uma cópia do edital afixado nas ruas de São Tomé. – EDITAL

Abel Veiga

edital certo

92 Comments

92 Comments

  1. Agora toma!!!

    16 de Julho de 2014 at 16:03

    Diz o velho ditado que “quem ri no fim ri melhor”… O Sr. correu como porco que fugiu da pocilga… Fez queixa no TI porque entendeu que o nosso não serve para julgar! Agora vamos fazer a “prova dos nove” para saber se o nosso tribunal serve ou não serve para julgar e condenar!

    Viva democracia!!! Viva a justiça santomense!!!

  2. Juvenal AAfonso

    16 de Julho de 2014 at 16:08

    Tudo isto para impedir que o Patrício venha a S.Tomé fazer campanha.
    A procuradoria da República está ao serviço da Troika e dos partidos que sustentam o Governo, pois têm medo do Patricio. Querem ganhar a força. Este procurador deveria ter vergonha na cara. Em primeiro lugar ele devia afixar um julgamento para ele mesmo,, devido ao dinheiro que comeu no tribunal. Depois fixar um pedido para ouvir o Delfim Neves, pelo arroz podre, pela carta enviada a um país estrangeiro mentindo que a população anda faminta. Depois para ser ouvido no caso STP trading.
    Depois falta ouvir o líder do MLSTP que tem vários processos no tribunal.
    Esta é a justiça que temos. E esses são os juízes que temos, que recebem ordem dos políticos seus chefes para executarem. Onde é que está a imparcialidade da justiça. O procurador já ouviu o seu funcionário que vendeu a bebé para o casal francês?
    Senhor Procurador. Se for Homem,, responda-me estas perguntas que lancei
    Juvenal

    • mandja

      16 de Julho de 2014 at 19:16

      Creio que trata-se de um individuo covarde, corrupto, oportunista, sem o minimo sentimento de patriotismo: Patrice Trovoada. Cité–me apenas 1 lider/homem politico q foge às suas responsabilidades, assim q deixar o poder, abandona os seus compaheiros, o seu barco….quando lhe começam à pedir explicações pelos seus maus actos cometidos, sobre a sua péssima “gouvernance”….fugiu e deixou os Afonso Varela, L.Nazareno e Cia orfaos, sem defesa….como pode i Patrice Trovoada pretender dirigir um país, reinar num trono, ser um líder carismático, ora que só de pensar num possível julgamento devido as besteiras enormissimas q ele cometeu …e logo BORRA as CALÇAS. P.Trovoada para além de fazer “ESCROQUERIE” nada conhece, tem pélos nas mãos, nao está apto para o trabalho. Eis à VERDADE. Ele deve e tem q ser julgado em STP, pelos actos que ele cometeu!

    • souba

      17 de Julho de 2014 at 8:22

      Quando o ADI estava no poder fizeram o mesmo, entao !……………….

    • Henda Carvalho

      17 de Julho de 2014 at 9:46

      Sr. Juvenal AAfonso.
      Disse o Secretário Geral da ADI, o sr. Levy Nazaré, aquele que chamou o 1º Ministro para lutar com ele, que quem não deve não teme.
      Se o sr. Patrice Trovoada nada tem a temer então é só aparecer e provar que nada fez. Mas pela sua reação a notícia,e pela reação do Abílio Neto, fiquei com a sensação de que afinal aqui existe algo bem maior do que gato.

  3. luisó

    16 de Julho de 2014 at 16:24

    Acho que se esqueceram de afixar o edital na Câmara de Cascais e por isso ele vai faltar e assim justificará a sua ausência.
    O MP não está atento…

    • Manuel Vicente Sousa

      20 de Julho de 2014 at 8:06

      Luisó
      A tua putativa ironia é miserável, e só faz eco a pessoas do teu entorno. Isso é poluição mental. Recicla-o. Por outro lado, querias tu dizer; enviem carta Rogatória para o DIAP de Cascais.

  4. H. Borges

    16 de Julho de 2014 at 16:34

    Simplesmente triste e vergonhoso. Credo País, Credo profissionais. Credo Política.

  5. Mé Zemé

    16 de Julho de 2014 at 17:33

    “Um edital do Ministério Público afixado num dos edifícios públicos da capital são-tomense”…caso inédito. Porque será? E dos outros bandidos que andam por ai, não se fixa também nas paredes dos edifícios público para toda gente ver? Sinceramente, esperava mais desse procurados geral.

    • quima

      18 de Julho de 2014 at 14:26

      eu nao sou de nenhum partido, mas admira-me que exista pessoas que votem negativamente neste simples comentário. Isso por si só diz tantas coisas. Atenção Santomenes. Muita atenção! Existem pessoas do PCD, MLSTP/PCD e MDFM/PL capazes de coisas incríveis só para estarem no poder .. mas o povo está eperando por eles. Podem vir

  6. Manuel Vicente Sousa

    16 de Julho de 2014 at 17:34

    Isto é realmente muito vergonhoso,mas não se esqueçam que o ADI não é só Patrício Trovoada. E haver vamos.

    • Patriota

      18 de Julho de 2014 at 1:07

      Gostei desta, Manuel Vicente Fernandes!
      Gostei muito. Pois o ADI não é só Patrice Trovoada. Então, porquê que estão preocupados? Porque que confundem as coisas? Não se notificou o ADI, mas sim o Patrice Trovoada. Ele é que é o arguido. Não o ADI. Então, Patrice que venha a S. Tomé, vá responder no Ministério Público e demonstre que não fez nada de mais. E pronto! Depois, pode voltar para Portugal ou Gabao onde tem estado, já que ele não sabe viver no nosso país.
      Quanto ao ADI, poderá continuar a sua atividade política normalmente. Não confundamos as coisas!
      É verdade que Patrice Trovoada é o chefe supremo do ADI. Mas Patrice é Patrice, ADI é ADI.
      Nada de confusão!
      Fui….

  7. Camarada

    16 de Julho de 2014 at 17:44

    Se o Patrice nao for a stp tem que se prender Levy Nazare como fizeram em Mocambique com o porta voz da Renamo.

    • Patriota

      18 de Julho de 2014 at 1:13

      Não, eu não concordo.
      Cada um responde pelos seus erros.
      Acho que Levi não tem nada a ver com o caso em questão.
      Vamos ser justos. Cada coisa no seu lugar.
      O que é que o Levy tem a ver com os crimes do Patrice Trovoada?
      Só porque ele nos dá algumas migalhas? Não, não concordo.
      Nesse caso, iríamos todos pra cadeia.
      Isso é o que faltava!

    • Maria Ricardo

      23 de Julho de 2014 at 7:21

      Levy Nazaré não tem condições para ser um político. É pena ter este homem como representante do povo. Não sabe respeitar e fala muito mal. Sinceramente é uma pena!..

  8. José Frota Soares de Barros

    16 de Julho de 2014 at 18:19

    Boa tarde.
    Eu honestamente estou espasmado e triste como é possível, um país tão pequeno onde se cultiva tanto ódio,tentado enganar inocentes , pessoas distraídas ou ignorantes.
    Isto tudo resumo só numa frase, falta de vergonha e desonestidade intelectual.
    Olha há tantos casos para ser investigados,O desaparecimento dos barcos de pesca da primeira República, a casa do Presidente da República, GGA, o Crédito concedido do Brasil para S. Tomé, o arroz pobre importado dos Camarões, Acordos mal feito RHC do petróleo,e demais etc, etc …
    Onde estão estes políticos que refugiam no parlamento com medo da justiça.
    Olha ao meu ver considero isso como um golpe baixo e de pessoas sem mínima categoria.
    Meus compatriotas abram bem os olhos se caírem na teia deste homens
    hão-de comer o pão que diabo amansou.
    São jogos de baixa politica.
    Votem em consciência.
    Não se esqueçam se desta vez não desatarem a corda que nos tem amarrado vamos passar a comer a cal da parede.
    O País onde a justiça não funciona e desta vez é um caso célere ou rápido, existe grande desconfiança a mão estranha nisto.
    Abram bem os olhos.
    A ditadura vem aí.

    • Patriota

      18 de Julho de 2014 at 1:23

      Créeeeedooooo!
      Quando a justiça não faz nada, toda gente reclama que justiça não funciona. Mas, quando a justiça dá um sinalzinho, que toca na nossa pele ou na pele de um dos nossos aliados, pronto ficamos revoltados. Ó José Frota, só porque não se julgou outros casos, este também não deve ser julgado? Os juízes são os mesmos? os procuradores são os mesmos? Deixa o homem ir responder, pá! Se ele não fez nada, qual é o problema? Quê cuá?! Hooooooo…..

  9. Semedo

    16 de Julho de 2014 at 18:48

    Está situação é um ultraje ao bom nome e dignidade de um cidadão, além de ser um ato totalmente contrário ao direito de defesa do arguido e violador do segredo de justiça.
    O senhor magistrado do MP que procedeu a convocatória por edital de um eventual arguido ausente deveria ter um processo disciplinar e um de natureza criminal por violação do segredo de justiça!
    É uma situação absurda e fere os limites do bom senso e da decência!
    O Código d e processo Penal tem normas próprias e muito rigorosas para a proteção dos direitos do arguido e para a sua convocação para a instrução em processos que devem estar em absoluto segredo de justiça. Senhor magistrado leia o código e seja mais competente!
    Há modos de fazer comparecer um arguido ao tribunal até mesmo os.mais graves que podem chegar à detenção para comparência., por mandado emitido por um juiz de direito.
    Assim eé que não.
    Existem mecanismos processuais para ser interrogado um arguido que se encontre no estrangeiro, senhor magistrado leia o código.
    Assim por notificação edital éque não, além de ser um ato ilegal porque não previsto no código e a revelar. Uta incompetência sujeita a processo disciplinar,ionar, é ato sujeito a processo crime por violação de segredo de justiça.
    Senhor magistrado do MO assim é que não.
    Todos sabem, todos os que lêem os meus artigos de opinião, que sou um crítico da gestão e do governo de Patrice Trovoada.
    Os que dizem que alguma coisa de mal ou de ódio me move contra Patrice estão muito enganados.
    Falei algumas vezes pessoalmente com Patrice, que prima pela boa educação e cortesia de cavalheiro e tenho a melhor impressão dele como homem e pai, o que já não acontece como político e sobretudo como primeiro ministro que foi.
    Agora não posso deixar sem forte censura está ultrajante e vik atitude de ele ser convocado pelo meio de edital, que além de não ser permitido por violar as normas do código de processo penal sobre convocatória de arguidos, mesmo que ausentes do pais, como é um ato que deve ser reparado civil,e te pelos danos que lhe causarem.
    Este é um gravíssimo atentado à presunção de Inocencia de todo o arguido.
    O homen já está culpado e chamado de rimando antes de ser ouvido em audiência, de ter o direito de se defenderei e de ser eventualmente condenado por um tribunal.
    Imoerdoavel.

    • bobô-fitu

      17 de Julho de 2014 at 12:44

      semedo fale por voce e nao esconde atrás de capa dizendo que és Carlos Semedo.
      Isto sim é crime,sabia?
      O Carlos Semedo sempre bem se identifica.

    • anônimo

      21 de Julho de 2014 at 13:54

      Bobo fito és da contra inteligência? ?? Bem jogado.

    • seabra

      23 de Agosto de 2014 at 22:55

      Vá de rétro Varela, Lévy…ADI, saiam do corpo de Carlos Semedo, homem de verdade e jurista assumido. Tentaram em vão enganar os internautas, mas reconhecemos os vossos argumentos de fraganotes – corruptos. Vocês se denunciam por serem oportunistas….

  10. A. dos Santos

    16 de Julho de 2014 at 19:06

    É neste preciso momento é que vamos ver si a justiça em STP fonciona ou não.Depois de uma longa ausência do país vamos vêr si o senhor Patricio aparece para dar o seu depoimento.

  11. Atencioso

    16 de Julho de 2014 at 19:16

    A presente notícia requer uma investigação do tela non, para melhores esclarecimentos. Porquê emitir e publicar um edital(como citação em processo civil) para alguém que está fora do País( no estrangeiro?
    Em 20 de junho o tela non publicou uma notícia que dava conta que as a justiça santomense havia enviado uma carta rogatória a Portugal para que o mesmo senhor fosse ouvido no ambitos dos processos crime que pensam sobre o mesmo.
    Onde está a verdade? Porquê das duas diligencias?

  12. Augerio dos Santos Amado Vaz

    16 de Julho de 2014 at 20:21

    Este Magistrado do M.P devia é responder por crime de prevaricação. Não é admissível que alguém no seu prefeito juízo, que estudou direito, possa cometer tamanha aberração jurídica. Os prazos não decorrem da vontade do Magistrado, depende da Lei. E isso é básico, qualquer jurista sabe disso ou pelo menos tem a obrigação de saber.

    • Atento ao Dossier

      18 de Julho de 2014 at 15:51

      Mas quem é que disse que ele andou a estudar???

  13. Por bem de STP

    16 de Julho de 2014 at 21:10

    Patrice vc queixou no TPI,
    Agora vem mostrar este colhoes que vc tem ao MP

    • mandja

      27 de Julho de 2014 at 0:12

      …se é que P.Trovoada os tem no lugar. Mas pela conduta dele, de FUGITIVO, da iniciativa dele assim que ele deixou o governo de partir de STP….é porque não São suficientemente “costauds”, o q confirma a falta de carisma e de maturidade política para ele ocupar um posto importante e de responsabilidade! P. T.não dá mesmo, ele nunca viveu em STP e conhece pouco deste país. Ele nunca fará nada para além de destabilidade STP e o seu povo.

  14. manuel soares

    16 de Julho de 2014 at 21:11

    Boa noite meus caros concidadãos siceramente, onde estamos e onde queremos ir, passo a citar um trecho desta notícia do tela no – “o edital da justiça são-tomense sai a rua em antecipação a um possível regresso do líder da ADI. Tudo indica que em caso de regresso, após dois anos de ausência, Patrice Trovoada deverá responder a justiça são-tomense, antes de pegar o megafone da campanha eleitoral.”fim de citação mas porquê tudo isto? Justiça encomendada por alguém? Onde anda a separação dos poderes, sustentáculo basilar do Estado de Direito democrático? Política aos política, justiça para todos de igual, sem dó nem piedade, assim é que deve ser e aguardo!Quem não deve não teme!

  15. manuel soares

    16 de Julho de 2014 at 21:13

    desculpem-me, queria dizer, política para aos políticos

  16. Mutende

    16 de Julho de 2014 at 21:20

    E triste e muito triste e o pais que temos e homens sem capacidades que temos.Ja deram a resposta, tenhem medo de enfrentarem o homem cara a cara.Se o patrice ir a sao tome esses sanguessuga verao.O povo nao esqueceu…

  17. manuel soares

    16 de Julho de 2014 at 21:40

    Meus senhores mas já se marcou as eleições agora têm que pedir dinheiro como sempre ao papá Angola e aguentar os pleitos eleitorais, têm medo de quem, isto é poder popular, é o povo quem mais ordena, comeram a carne e agora têm que roer o osso, o Gabriel Costa vos saíu um tiro nos pés,ou melhor na cabeça, um homicídio encomendado por Pinto da Costa, este é pior que coelho bravo, o que vos valeu derrubar Patrice e o ADI, vão pagar caro nas urnas, o povo vos aguarda, quem viver verá!

  18. Barão de Água Izé

    16 de Julho de 2014 at 21:42

    Pode-se até detestar P. Trovoada, pelo seu estilo, pela sua pessoa, pelo SEU partido.
    Mas se ele regressar e no aeroporto estiverem 5 000 ou 10 000 sãotomenses com clima de festa, tchiloli, socopé e etc…, a receber o “seu” politico o que vai a justiça fazer? Prende-lo?
    Haja calma para não se agravar mais a situação na nossa Terra, que necessita de paz e realismo para
    enfrentar os problemas da pobreza.

  19. ADN de ditador

    16 de Julho de 2014 at 21:59

    Eu toco guitarra porque tenho unhas.
    E agora,o meu ADN será de quê?
    Aqui deve é aqui que se tem que pagar.
    Quando gente cospe no prato que come,o resultado é sempre este.
    Ni lungué NON,a cá fla no mé cu buê bô.Bô bili cóbo pá bô mé lentla nê.
    TPI buê?

  20. Responsabilidade

    16 de Julho de 2014 at 22:05

    Eugério Amado Vaz
    Eu acho que o senhor é que não deve perceber nada do Direito. Eu por acaso quando vi esse edital achei que não é normal. Mas como não percebo nada de Direito fui consultar a um conceiptuado jurista da ossa praça, pessoa que o senhor sempre teve em S. Tomé como o seu melhor conselheiro na materia de direito e disse.me que quando não se consegue identificar o paradeiro do arguido, não obstante todas as diligencias,é legal convoca-lo atraves de um edital. Esse conceiptuado jurista acrescentou que deve-se colocar o edital também no presumivel residencia e local de trabalho do arguido.
    Como senhor anda frustrado com os disparates que andou a fazer com o caso de Rosema, só passa a vida a dizer asneira.Tenha calma e fica em paz onde está.

    • luisó

      17 de Julho de 2014 at 11:13

      quando não se consegue identificar o paradeiro do arguido…
      Credo, Mas toda a gente sabe que ele está em lisboa…

    • Patriota

      18 de Julho de 2014 at 1:40

      Oóóóóooo!
      Burro, pá!
      Você pensa que Lisboa é como tua zona que gente chega e pergunta onde fica um fulano e toda gente sabe?
      Aonde de Lisboa é que ele está? No aeroporto? Numa praia? Em que rua? Em que casa? Lisboa é grande, pá! Ou você pensa que Lisboa é como Trindade?
      Burro! Atrasado!

    • anônimo

      17 de Julho de 2014 at 13:59

      O Sr não passa de bufo do Pinto. A lei é uma e única. Em STP o parecer dos juristas muda em função dos seus interesses. Tenham cuidado para onde estão levando o país. Isto não vai ser bom pra ninguém nem mesmo pra aqueles que se pensam muito protegidos. A ver vamos, estão aumentando o ódio e os rancores.

  21. quima

    16 de Julho de 2014 at 22:57

    “-vamos tentar neutralizar o gajo e faremos a nossa campanha sem ele e ai teremos alguma hipótese de ganhar.-” Plano maquiavélico em marcha! pior cego é aquele que nao quer ver. prova que estamos muito muito mal nesse país. políticos nojentos! e como é que o procurador jovem se deixa queimar assim?! ordens superiores, né!? estão a entender porquê que queriam que Elsa Pinto fosse procuradora geral de republica? Rede de arame está na agua. mas Deus vai iluminar todos os meles que afectam a nossa terra de raiz. eu tenho fé e orarei todos os dias pelos meus filhos e netos. força povo meu, nao desistam e nao tenham medo.

  22. Flori canidu

    17 de Julho de 2014 at 0:57

    Nao sabia que agora o ministério publico e o seu procurador, também faz politica.

    Pouca vergonha nesta terra, de tanto medo que têm do homem para nao ganhar as eleições, que nao o deixam em paz.

    Muitos outros gajos pendentes e nada julgado.

    Francamente STP, palhaçada do pais e vergonha internacional.

    Mas haver vamos!

  23. Maracuja

    17 de Julho de 2014 at 0:59

    Meus senhores, camaradas, compatriotas, companheiros e muito mais que anda por aí!

    Deixam o nome do Homem em paz e assumem cada uma a sua responsabilidade. Não entenderam ainda que o povo anda farto disto tudo?

    Quando entenderem isso, de certeza que será muito tarde para todos vós.

    Enfim STP!

  24. Danilo Salvaterra

    17 de Julho de 2014 at 5:56

    O edital ora publicado vem confirmar todos os receios do Patrice Trovoada quanto a uma perseguição. Sem saber que suspeitas recaem sob Patrice Trovoada, recapitulando as declarações do Gabriel Costa sobre a não marcação das eleições e tudo se tem dito e feito na política Santomense, sou a concluir que o caminho que S.Tomé e Príncipe está a optar seguir é perigoso e promiscuo.

    O ódio, a inveja não é o caminho.

    O ministério publico pode ter suspeitas que justificam a audição do Patrice Trovoada, mas tem provas de envolvimento de vários ocupantes de cargos políticos em casos de corrupção, delapidação de bens públicos e abusos de poder e nada faz.

    Não acredito no regresso à ditadura, mas desta forma foi meu pai Agnelo Salvaterra preso naquele tempo após uma viagem a Lisboa onde escreveu um artigo de opinião sobre S.Tomé e Príncipe no extinto diário de Lisboa.

    É hora da justiça demonstrar que está ao serviço do país, e não instrumento ao servičo de alguns.

    • J.PF

      17 de Julho de 2014 at 12:05

      Caro senhor

      Já estou farto de o ouvir a dizer e escrever que o seu pai é isto, é aquilo, é não sei quê, etc. O que é que eu tenho a ver com o seu pai? O seu pai foi o único homem que lutou contra a regime anterior? Tenha um bocado de humildade, por favor. Todos sabemos que o seu pai e muito mais pessoas deram contributos para o desenvolvimento do país. Eu perdi familiares. Tenho familiar que morreu nesta altura. Mas nunca me coloquei em bicos de pés a dizer que o meu tio é isto, que o meu tio fez isto e outras coisas. Tenha dó. Até pela memória daqueles que perderam a vida o senhor deveria ser mais humilde e não estar sempre a dizer que o seu pai foi isto e aquilo como coisa que ele foi a única pessoa cá de S.Tomé que sofreu no antigo regime. Eu quero lá saber dos artigos que o seu pai escreveu. Nunca andarei aqui a dizer que o meu tio morreu e que ele fez isto ou aquolo porque eu respeito a memória de todos os outros que fizeram tanto ou mais do que ele. Sejamos humildes um pouco.
      Tenho dito.
      Os meus cumprimentos.

    • Feira de Ponto

      17 de Julho de 2014 at 12:40

      Subscrevo assinando por baixo. Já há algum tempo que este rapaz passa a vida a dizer, todos os dias, que o pai dele é o maior de todos os outros Sãotomenses. Quem disse ele que o pai dele foi o maior nacionalista deste país? Desde quando isto foi verdade? O que é que o pai dele fez para além de ter sido um grande anárquico? Há mais pessoas neste país que tem familiares que perderam a vida e eu nunca ouvi eles a reclamarem tanto como este rapaz. E se isto fosse verdade eu até admitia e considerava. O que é que o pai dele fez para além de tentar lançar confusões e anarquia? Quel é a ideia que o pai dele deixou que serve o interesse do país e é seguido por algum partido político? O que é que o pai dele pensava sobre a economia de S.Tomé? Sobre pescas? Sobre turismo? Sobre desenvolvimento? Deixa destas bajulações porque quem foi de facto bom e fez pelo país não precisa que os filhos estejam sempre a dizer que o mau pai foi isto, foi aquilo e coisa de género. Isto já cheira a soberba.

    • Angolar

      17 de Julho de 2014 at 15:27

      Gostei. Já a muito tempo que ele anda a gabar em todo o lado que o pai dele é o maior nacionalista do país. Eu não conheço nenhuma obra do pai dele para além de fazer confusão. Ele deve estar convencido que o pai dele foi o maior político deste país. Nunca vi tanta falta de humildade.

    • bobô-fitu

      17 de Julho de 2014 at 12:09

      Siêh Danilo,voce nao trabalha? Fica nessa vida só.Já sentou comeu Maria da Neves tanto dinheiro,burlou ela na campanha,bazou…agora qué? ja esta fazer patrice mesma coisa ou qué.
      Todo teu colega de cuba acabaram está aqui no país a dar uma mao:Nezo,Frota,Toze,Vilfrido e outros.Voce o qué que faz na vida? Eu estou a montar uma fabrica de bôbô-fitu lá no principe.Se quiser posso por voce responsavel.Posso contar contigo?

    • Patriota

      18 de Julho de 2014 at 2:14

      Caro Danilo,
      Tenho duas coisas a dizer:
      Primeira, é que eu estou perfeitamente de acordo contigo. Não devemos conduzir o País pelo caminho de ódio e rancor. No entanto, temos visto que o Patrice não sabe fazer outra coisa. Tu ouviste as declarações dele sobre o Pinto da Costa, durante as eleições passa das e não só? Acho que não, porque não li nem ouvi nenhum comentário teu sobre essas declarações insultuosas e desrespeitosas à pessoa do mais alto magistrado da nação. Além disso, não ouvi nenhum comentário teu sobre a carta aberta da Inocência da Mata, sobre a morte do pai. Essa carta não apelava ao ódio e intolerância? E quando o Levi utilizou essa mesma carta aberta para instigar o ódio e o rancor contra o Pinto da Costa, no Parlamento, o que é que fizeste? Chamaste-lhe atenção?
      Segunda coisa: O Patrice não foi o único Primeiro Ministro que tivemos, sobre o qual recaíram acusações. Mas, até aqui, nenhum primeiro Ministro se ausentou do país depois de deixar as suas funções e ficou em parte incerta, por receio de ser preso. Além de que, ele saiu do País livremente e só agora, dois anos depois, é que ele é notificado. Como é que ele já sabia que ia haver um processo crime contra ele com possibilidade de ele ser preso, se nem havia um processo contra ele? Não será que ele sabia o que fez e preferiu dar o fora quanto antes? Porquê que, dentre tantos Primeiros Ministros que tivemos, só ele é que tinha que ter problema de (in)segurança?
      Para terminar, concordo plenamente contigo, que já não vai haver ditadura em STP. Aliás, se houvesse ditadura aqui, tanta coisa que se diz, que se escreve e se se faz contra as autoridades, muita gente estaria presa ou simplesmente desaparecida.
      Aquele abraço do Patriota, J. E. S.

    • mandja

      20 de Julho de 2014 at 1:43

      Excelente comentário. Baseado na verdade sobre o ex pm Patrice Trovoada. Apraz-me constatar que muitas pessoas estão bem esclarecidas sobre à pessoa e os cambalachod do P.Trocou . Assim não haverá riscos nenhuns durante as eleições, porque nao estará présenté para semear confusões. Sentimentos de ódio etc em STP. Para q STP avance P.Trovoada deve ficar definitivamente longe de STP….aliás, ele ñ é patriota…só é quando lhe convém. Atenção, ele pode negociar e fazer pacto com os Irmaos dele muçulmanos(únicamente por intéresse), com os boko haram, al kimis e companhia. P.T. para o poder e para o dinheiro é capaz de tudo….até de vender pai e mãe!

  25. quima

    17 de Julho de 2014 at 7:34

    #mas Deus vai eliminar todos os males (rectificando)

  26. Valter Loi-Heng

    17 de Julho de 2014 at 8:14

    Manuel Pinto da Costa e o resto da sua comitiva nunca foram julgados e agora querem julgar o Patrice Trovoada??? Vamos ser mais sérios meus senhores … Tenham cuidado com o que fazem para não prejudicar o pais num padrão internacionalmente.

    • bintoudjalo

      20 de Agosto de 2014 at 13:28

      Long-Heng, vá dar uma volta à China para apoiar os oprimidos….STP ñ precisa de si, vá lá onde pode ser útil. Hasta siempre!

  27. Jaca doxi

    17 de Julho de 2014 at 8:46

    É de salientar que seria bom as pessoas conhecerem a lei,…pode-se públicar um Edital para convocar alguem que está ausente do país, só assim, caso ele não comparecer, possa ser julgado a revelia. Quem é Patricie Trovoada k não pode ser julgado pelos crimes que cometeu?…antigo presidente frances foi preso…a Justiça vai bem em S.Tomé….

  28. Só com Cristo!

    17 de Julho de 2014 at 8:50

    MINISTÈRIO PÚBLICO DE STP= MINISTÉRIO POLÍTICO DE SUBSERVIÊNCIA TOPTAL AOS POLÍTICOS. É muita pena e muita pena o país estar a gastar dinheiro com filhos desta terra, mandando-os estudar para estarem a estragar o país desta maneira!!! Francamente, francamente,! Bem se avisou e bem se avisou especialmente aos jovens: O regresso deste senhor a presidência da república é um azar e o maior disparate que pôde este “povo” cometer durante os mais de 500 anos da existência de STP: E mais vos aviso: ” o pior está para vir”! O barril de pólvora que este senhor andou a propalar está quase a arrebentar: Pena ça pôvô! mas quem está a provocar tudo isso são alguns jovens procuradores: Eles não sabem o risco em que estão a submeter o país! Mas não se esqueçam que este país é muito pequeno e não temos como nos livrar e sairmos ilesos! Estão a insistir em ódio e vingança e poderá vir a ser tarde! Apenas um alerta!

  29. COISA MUITO SÉRIA

    17 de Julho de 2014 at 8:59

    Uma vergonha! Se a justiça esteve doente, agora acabou mesmo por falecer! Credo, credo, credo! A máscara caiu mesmo! Se houvera dúvida sobre o estado coma da justiça, não sei se há alguém que ainda possa duvidar! Eu não vejo outra coisa senão desmontar completamente a justiça e montá-la de novo! É urgente e muito urgente salvar este pilar da democracia que tanto corroeu que acabou por desabar!

    • Patriota

      18 de Julho de 2014 at 2:18

      Não há pior cego, do que aquele que se recusa a ver!
      Fui!

  30. COISA MUITO SÉRIA

    17 de Julho de 2014 at 9:06

    Mas alguém que é mesmo honesta e coerente não dá razão ao partido ADI , quando dizia que havia perseguição??! Não fica confirmado o que disse Gabriel Costa na Assembleia que não marca eleições sem levar os dirigentes deste partido a justiça? Não está confirmado a razão do adiamento das eleições, tendo-as levado até ao mês das chuvas e próximo do fim do ano, prejudicando a todos nós? Não está provado que o Ministério Público está ao serviço de um grupo de políticos para anular o Patrice Trovoada da política? A quem ainda cegamente não perceba disto?

  31. Ma Fala

    17 de Julho de 2014 at 9:34

    Pois e caso para dizer: Cada Homem e tentado pela sua concuspiscencia que o arasta e seduz- o Senhor Patrice Trovoado plantou e tera de colher de qualquer jeito!

  32. H. Borges

    17 de Julho de 2014 at 10:10

    É muito triste como um jovem como o Procurador que atuou neste é caso revela tão baixa inteligência emocional e de decisão, ao não perceber que não se entra no jogo da politica, quando formalmente não somos políticos. Quando o barco mudar de Comandante, ficamos sempre sujeitos a vingança e ira alheia. Esperemos que haja perdão no coração dos homens. Porque senão muita pena. Desde hoje já tenho muita pena de jovens que poderiam ser mais entusiastas e construtores de uma nação verdadeiramente justa. Onde cada um no seu sector possa atuar sem qualquer tipo de pressão ou influencias politicas.Um dia STP, seremos País.

    • Patriota

      18 de Julho de 2014 at 2:23

      Quer dizer: ser entusiasta, significa deixar os bandidos políticos à solta. Não é? Nem se pode interpelar o homem? Quem disse que o procurador não agiu com a sua cabeça e de livre consciência? Ele até pode ter cometido erro. Mas ele não é humano? Porque que tinha que ter influência politica para decidir como decidiu?
      Não sejamos maldosos. Só porque não nos convém….

    • H. Borges

      18 de Julho de 2014 at 9:20

      Por sinal o senhor patriota tem informações que neste caso o homem é “bandido politico”. Eu não as tenho, ainda que as tivesse, o princípio de presunção de inocência seria válido. Agora um Procurador que age desta forma, quando se escuta o que se escutou da boca do PM relativamente aos processos judiciais contras elementos do ADI, quando se aproxima o período eleitoral, quando, todos sabemos, que existe uma estratégia politica para afastar a forte concorrência do Sr PT nas eleições, uma actuação assim, meu caro/a Patriota, é tudo, menos profissional. A justiça tem seu tempo, como a politica tem o seu, ambas ciências caminhando lado a lado, de mão dadas é coincidência em demasia, é muita areia para uma carrinha só. Assim é que não. Por isso não atire areia nos meus olhos, já basta a empoeirada que anda por ai a solta e muita dela sem relação com os ventos do Saara que nos batem a porta nesta época da gravana.

  33. Jogada

    17 de Julho de 2014 at 10:24

    Esta infeliz diligência é só um pretexto para prenderem o homem, assim que pôr os pés no país. Grande jogada politica de persuadição, mas triste e inédita actuação judiciaria.

  34. Coboiada

    17 de Julho de 2014 at 10:33

    Não vamos por aki gente….não esqueçamos que somos todos irmãos…houve sim perseguição, mas o homenzinho foi muito arrogante…ele agora tem que assumir as suas falhas responder na justiça e esperar a sua vez de pressionar…é a regra do jogo “agora sou eu e depois serás tu”. Temos é que nos concentrar nos nossos objectivos que é trabalhar para o desenvolvimento do país, que está nadando em águas turvas por causa da luta dos tubarões…coitados de nós pequenos.

  35. PATRIOTA DA NAÇÃO

    17 de Julho de 2014 at 10:38

    Meus caros, o discurso arrogante do Live Nazaré parecia-me que o Patrice estava disponível em falar nos tribunais, chegou até a fazer uma queixa no TI e a ADI tem uma oportunidade para demonstrar que de facto são diferentes, o Patrice esta a ter uma oportunidade única de sair por cima, VINDO PARA SEU PAIS E DENUNCIAR TODO QUE ELE DIZ SABER CONTRA OS BANDIDOS.
    QUEM NÃO DEVE NÃO TEME.

  36. Brás Leitão

    17 de Julho de 2014 at 10:59

    Deixem o Homem em paz

    O rapaz não sabe fazer nada como o se pai.
    Aliás politica e malabarismo politico e economico.

    Olhem para Francisco Cabral no Principe e em S. Tome, Santo Amaro, Dona Agusta. Basta ter estes bens sem nada fazer para dinheiro aparecer como capim. Lembrem-se da musica de Bulauê Marina, ano sé un xina culá basta bô sá taçondo djélo cá bi da bô.
    Vai com os teus que viveram bem para responder e não invocar 5.000 nem 10.000 que não viram nada. Aqueles que iam a Cascais nos fins de semana comer e beber sim.

  37. Kuá sca bi

    17 de Julho de 2014 at 11:13

    Quem semeia ódio, instabilidade, falta de educação,… não pode colher amor!

    Quem atira pedra sem ver para o material da sua cobertura, não pode sair reclamando.

    Um politico deve ter sentido patriótico! Deve saber estar! Deve ser referencia para aqueles que o seguem! Deve ser capaz de por em primeiro lugar o respeito e o amor pelo seu país.
    Sou jovem votei no ADI, mas fiquei tremendamente escandalizado com os feitos do Sr. Patrício Trovoada e dos seus seguidores…
    Foram todos irresponsáveis e malvados para com o bom nome e a imagem do nosso país. ADI não percebeu que nós os jovens votamos da outra vez porque demos uma oportunidade, e não porque eram os melhores! Abusaram até ultima gota dessa nossa confiança, quando deviam provar para todos nós serem os dignos merecedores.
    Senhor Patrício Trovoada, continua gozando dos santomenses “inocentes” que andam a sua trás porque confia na força e no poder do dinheiro que diz ter, porque sabe que o povo na sua maioria é humilde. Este senhor não merece se quer ser chamado de SANTOMENSE!
    Patrício Trovoada é o pior líder que esse país já teve!!! Não tem referencia alguma, digo isto porque sou um cidadão atento, e conheço o princípios ou seja as qualidades que deve ter um bom LIDER!
    E como eu, acredito que todos os LEVI´S que o seguem também sabem! Bem haja…

  38. Vicente Andrade

    17 de Julho de 2014 at 11:24

    Caros
    Não se preocupem.
    Disseram-me que está em curso um novo edital para ser colocado no Palácio Cor de Rosa, para ser ouvido alguém que está relacionado com a morte do senhor Roleno da Mata.
    A justiça está a funcionar
    Força Justiça Santomense
    Vicente

  39. Valter Afonso

    17 de Julho de 2014 at 11:51

    caros cidadãos, mais uma vez fica bem Demostrado incapacidade dos nossos governates, principalmente os mais velhos por serem ~´ditadores, orgulhosos, rancorosos, invejosos e sem escrúpulos.

    Tivemos uma primeira republica caracterizado por espancamentos, mentiras e intrigas que originou divisão de duas famílias distintas ” Trovoadas” por um lado com seus aliados e por outro Lado “Pinto da Costa” e seus alinhados que tem afetado muito a organização e desenvolvimento do País em todo aspeto porque o povo tomou parte neste conflito Familiar.
    Tendo surgindo a democracia veio complica mais esta situação. País é aquele que vemos hoje com instabilidade governativa, falta de separações de poderes principalmente nos tribunais como se vê com esta noticia apresentado por “tela non”.
    Ao meu ver todos os cidadãos devem ser chamado desde que cumpra parâmetro normais sem influencia politica como esta acontecendo neste momento infligindo todas as Leis existente no país, de forma a aniquilar um individuo por ser potenciar vencedor das próximas eleições legislativas, mas por outro lado se houver matéria para condenar que seja condenado, mas acho que não deve ser por rifa, mas por Lei, porque temos tantas gentes (governantes) que cometeram crimes públicos contra sociedade Santomeses: desde falar atoa, desvios de fundos, apropriação de bens publicas etc.

    Apenas peço a população que não se deixe enganar por chantagens, publicidades enganosas e má fé dos nossos dirigentes que querem apropriar o poder a todo custo, ninguém nasceu apenas para governar. Para camada jovens força não deixem enganar-se mais uma vez com questões pessoais, por outro lado não é expressando pessoas indefeso coo muitos tenham feito é que estamos a resolver problemas do País, mas opinar com respeito

  40. MUCLUCLÚ

    17 de Julho de 2014 at 11:55

    MINISTÈRIO PÙBLICO VIROU MINISTÈRIO POLÌTICO. É melhor ter vinhateiros ou sapateiros a dizer justiça do que aquela incompetência toda que assistimos hoje no MP. Que pena! Não só estão a matar o rio da nossa cidade como disse a saudosa Alda Graça, mas também estão acabando por matar o nosso país!

  41. JONAS

    17 de Julho de 2014 at 12:06

    Minha gente; um conselho a todos quantos estão com medo de Patrice Trovoada : Não vale a pena ir por esse caminho, porque em democracia o povo é comparado ao amor da mulher para com o homem e vice-versa: Quando a mulher quer um homem ainda que os pais não queiram ela prefere fugir ir viver com ele, muitas vezes em lugares com pouco conforto para ver o seu desejo realizado! Por isso não há hipótese estar a tentar inventar de modo a virar o povo contra Patrice: É perca de tempo!

  42. Povo de Lembá

    17 de Julho de 2014 at 12:58

    Fizeram camisolas , mais coisas dizendo(ESTÁ A CHEGAR A HORA!)
    Agora ,também esta a chegar a hora de prestar a conta nos tribunais . Haver vamos..

  43. Jaca doxi

    17 de Julho de 2014 at 13:44

    valter é di ADI

  44. Feijoada

    17 de Julho de 2014 at 13:45

    Bem, o procurador ja escolheu seu camino depois de manchar o seu nome nessa dupla vergonha. Onde está o edital do Delfim, Maria das Neves, Pinto da Costa e demais limitadas desse país. Eu não queria votar, mas agora essa noticia me deu mais vontade de votar em ADI. Quando o inimigo ataca é porque estamos no caminho certo. Mesmo com ausencia do ADI, a maioria esta garantida. 02 de Outubro chega depressa por favor.

    • Carlos Santos

      17 de Julho de 2014 at 18:45

      O Meritíssimo procurador não enviou o edital em nome de Delfim Neves e os outro porque residem em São Tome, o ministério publico não tem informação sobre residência oficial de Patrice Trovoada por isso que agiu de conformidade a lei. Ja agora gostaria de te perguntar senhor Feijoada a onde e residência do seu chefe Patrice Trovoada, caso souber pode publicar o endereço.

    • mandja

      20 de Julho de 2014 at 1:59

      Cet imbécile de Feijoada est d’une ignorance affligeante!

  45. Príncepe

    17 de Julho de 2014 at 13:56

    Creio-me que estamos perante uma boa oportunidade que a justiça santomense esta a dar ao Lider do maior partido politico na oposição, afim de demonstrar a sua honestidade perante o povo, o seu carater enquanto politico.

    Quanto a fixação do edital nas paredes dos edificios publicos, segundo um conhecedor da materia do direito internacional esta perante um acto normal, quando se desconhece a residencia ou paradeiro do acusado.

    Face a estas cituações os militantes e simpatizantes do partido ADI e os fanaticos do Patrice Trovoada devem ser mais justo com o País não com o Lider do ADI, deixem a justiça fazer o seu trabalho, so no final podemos dar as nossas opiniões porque de momento desconhecemos o facto. E São Tomé e Príncepe precisa de politicos serios honesto e competente capaz de mostrar o verdadeiro rumo a seguir ao bem de todos os santomenses e das novas gerações.

  46. Ilhas Maravilhosas

    17 de Julho de 2014 at 14:33

    Eu fico perplexo com o comportamento dos santomenses, será que vale apena defender tanto assim o Patrice Trovoada?

    Um homen que abandonou o País, abandonou os militantes do seu partido. Abandou e ignorou o Trabalho, a Democracia, o bem estar dos povos e repudiou o papel do Dezeenvolvimento de São Tomé e Princepe. Para ele o que lhe interessa é estar no Poder. Assim como ele e tantos outros politicos como: Pinto da Costa, Gabriel Costa, Dilfim Neves, Jorge Amado, Rafael Branco, Maria das Neves… entre outros devem ter vergonha e abandonar a politica, tentar inventar outro modo de sobreviver.
    Nos os pequenos devemos estar atento a estas situações não deixar ser levados e comprado por aqueles bandidos, temos de mostrar ao mundo que tambem sabemos fazer coisas boas, que pensamos nos proximos, gostamos de trabalhar, podemos dar emprestado aos outros paises… deixemos de ignorancia, de patetissis, de enganar os coitados que estão a fundar cada ves mais na pobresa.

  47. manuel soares

    17 de Julho de 2014 at 15:41

    Que situação embaraçosa para a nossa justiça, por favor alguém que me diga, isto foi encenação, diversão, ignorãcia do procurador ou incompetência pura, ou ainda maquiavelismo político de Pinto, Gabriel, Alcino e procurador geral Frederic Samba? respondam-me por favor, quero eu entender!

  48. saudosofrancisca

    17 de Julho de 2014 at 18:07

    Tudo a confirmar-se o que disse o próprio Gabriel Costa no Parlamento. Com tantos casos pendentes nos Tribunais, será que este é o mais urgente? Tantos políticos que n casos na Justiça e que andam soltos por aí, vejamos os casos do Delfim, relacionados com os passeios, a Doca, o STP Trading, o barco Prípe, o mais recente arroz podre e muitos outros. Também confirmar-se aquilo que disse o Sr Presidente do Tribunal Supremo. Porquê tanto ódio contra um cidadão, um homem, um pai de família. É tudo para tentarem silenciar o Patricio Trovoada, que neste momento é único que efectivamente faz frente a todos. O povo está vigilante.

  49. manuel soares

    17 de Julho de 2014 at 18:29

    desculpem-me eu queria dizer ignorância

  50. Carlos Santos

    17 de Julho de 2014 at 18:37

    O Senhor Manuel Soares antes de mas saudações qualquer cidadão deve estar munido de conhecimentos sobre as legislação do seu pais e também analisar muito bem antes de pronunciar sobre qualquer caso o senhor Patrice Trovoada e arguido no processo e esse edital pode ser afixado em qualquer lugar publico ou na residência do mesmo caso o arguido nao se encontra na pais,iso e legar o advogado Agostinho Fernandes,Afonso Varela, Levy Nazare e Carlos Stok tenhem conhecimento deste promenor, por isso porque tanto alarido sobre um caso normal.Senhor Manuel Soares gostaria que tive mas informado quando as questões sobre as lei em vigor em São Tome, o procurador agio de conformidade a lei.

  51. Juiz de meia tigela

    17 de Julho de 2014 at 22:16

    Se ha alguém que não deve emitir opiniões sobre questões ligadas a justiça em stp, este alguém é Augerio Amado Vaz.Grande bandido,cigano,ganster- burlador.

  52. Maria silva

    18 de Julho de 2014 at 8:36

    Meus caros compatriotas!!!
    Antes de mais quero deixar choro que nao sou nem nunca fui simpatizante de nenhum partido politico ( que tds nós Santomenses sabemos decor e salteado de Sao grandes ladroes , oportunistas, malambaristas etc ) relativamente a este caso do senhor Patrice Trovoada acho certo sim as coisas tomarem ou ter tomado este rumo, até porque temos que começar
    Por algum lado, em 2012 quando o ser governo foi derubado foram feitas varias e enormes acusações ao respeito deste pessoa ( Patrice ) a Pessoa em causa teve uma oportunidade de Ouro para passar de vilao ao heroi, deveria ter ido la chamar a impresa td gente e ter esplicado a real situaçao , de serteza abosoluta que as coisas teriam sido diferente !
    Simplismente fico ai voadu voadu como galinha matu e a dizer blu que nao pode ir para stp porque Pinto e Oscar de Sousa vao lhe matar , e mais coisas!!!
    Senhor Patrice Trovoada , em stp Sao todos ladroes nem por isso prenderam ao mataram alguem e com o senhor nao seria diferente !
    Lamento dizer isto mas o foi um palhaço , um fraço . Poderia ter apanhado umas aulas de malandragem com Delfim Neves!

  53. Maria silva

    18 de Julho de 2014 at 8:43

    Quero deixar claro quiz eu dizer
    Desta pessoa e nao deste pessoa

  54. DOR DE COTOVELO

    18 de Julho de 2014 at 9:15

    Minha gente, se é assim que esses bandidos querem enganar o povo para dizer que Patrice é assado ou cozido, vamos todos votar no ADI para dar maioria a este partido! Essa gente está a gozar com povo! Eles que são ladrões, roubaram arroz roubaram tanto neste país ninguém lhes prendeu e agora esta a falar de Patricio. Nada só, toda a gente vai votar para ADI: Mézochi, Cantagalo, Agua Grande , Lobata, vamos toda gente, ninguém fica em casa. Para acabar com abuso.

  55. Farandula de todos los tiempos.

    18 de Julho de 2014 at 10:52

    Recordo, da sua explanação ainda estando em Cuba, muito tinhas para fazer Dr. Patrice, já viste como os maquiavélicos querem a derrota, mas somos fortes e venceremos, o medo e mi nente mas a maioria absoluta esta garantida, a troica poderá fazer o que quiser mas o povo esta atento, viva o ADI, Simpatizantes, Membros e Amigos deste partido. Estamos a tua espera.

    F.T.T

  56. Eduardo Vasconcelos

    18 de Julho de 2014 at 12:41

    Triste…triste…triste.
    Ao ver isto, se confirma o estado da justiça em STP.Pertence ao passado a desvalorização do homem por perseguição ….pela inteligência, a fortaleza do homem se mede pela quantidade de inimigo que lhe persegue…será o Patríce o maior cumplice do estado que encontra STP? se querem nos convencer que a justiça (MP) quer trabalhar, mostra ao povo os procedimentos para com Defim, Bano, comprador do barco Príncipe,….Rafael branco foi acusado por homem do seu partido por corrupção(caso de privatização da ENCO),o Delfim foi acusado de vários e vários crimes até a venda do espaço aéreo….onde estava o MP? ai, ai, justiça de stp…deixa muito a desejar….
    Dr. Valder Ramos, me surpreende o seu comportamento, não devias meter nesta, gostando ou não de Patrice Trovoada…durante a universidade pus fé em ti e alguns mais, para fazermos algo diferente para o bem da nação….e me surprendes com esta? Ai valder…não me faça morrer de vergonha…volto

  57. Cabujura

    18 de Julho de 2014 at 16:35

    Palhaçada.
    Mera arte vegonhosa de fazer campanha. É a primeira vez que ouço falar de fixação de edital judicial na praça pública a convocar um cidadão à comparecer MP. Tantos ladrões e corruptos que deveria responder à justiça, nunca se ouviu falar de edital nenhum.
    Haverá muita tinta para escorrer nessas campanhas eleitorais.
    Que Deus abençoe o povinho que não saberá avaliar quem é quem.

  58. Casaco

    18 de Julho de 2014 at 18:11

    Confesso que sou leigo na materia, mas:
    Alguem introduziu queixa. (Quem e’? e qual e’ o caso?);
    Falam de segredo de justica. Porque?
    O indiciado esta’ em parte inserta. Quem souber do seu paradeiro leve o edital ou lhe informe como conhecido amigo. (Que tal?).
    O edital foi emitido para PT e nao Partido de ADI(instituicao). Porque invorcarmos o nome do Partido. PT=ADI?
    Me ajudem antes comecar a votacao, Por favor.

  59. Bernardino Monteiro

    28 de Julho de 2014 at 15:13

    Mais uma vez mais um comentário

    vejo cobardia elevado um povo anti-democrático
    comentários vazios sem ética e conhecimentos,
    em 39 anos após a independência lembrem quantos primeiro ministro governou stp,não venham condenar criticar o melhor que la sentou,na democracia não pode haver classes privilegiados,senhores juízes e procurador deveria julgar os crimes contra a nação
    não usar força teleguiado por senhores poderosos
    para julgar quem não deve nada e nem teme ao pais e ao povo santomense,sr PATRÍCIO TROVOADA,e filho desta terra e deste povo,o único com projecto viável dando a prova de pouco tempo no governo
    faça me favor de julgar os criminosos da nação,desapareceram os BARCOS na primeira republica,caso GGA DESVIOS DO TESOURO,CASO IMPORTAÇÃO DE ARROZ IMPROPRIO PARA CONSUMO,agora vem impedir um cidadão de exercer o direito de fazer campanha eleitoral,faça me favor,

  60. Vargas Cardoso

    29 de Julho de 2014 at 13:58

    Isto é mais um caso para rir, desde de quando que os nossos tribunais funcionaram para punir estes senhores que toda vida governaram em benefício próprio, em vez de governarem em prol do bem estar do país e do povo?
    Se fosse um outro cidadão qualquer eles já teriam resolvido o caso, para que este se servisse de exemplo.
    Os nossos tribunais deveriam ter mão pesada para estes senhores, mas infelizmente não têm, e o país está no estado que está, cada vez pior no toca o desenvolvimento económico e a justiça.
    Forte com os fracos e brando com estes senhores.
    Para o bem do nosso país, a justiça tem que funcionar, punir severamente todos aqueles que se julgam acima da lei, e lesam o país, sem que nada lhes aconteçam.
    Viva S.Tomé

  61. OSVALDO DA COSTA DOS SANTOS

    15 de Setembro de 2014 at 16:28

    se foi igual o pai não vale a pena se candidatar porque o pai já troce muitos poblemas em s.tome fui

  62. Jacob Z

    4 de Outubro de 2014 at 21:17

    Boas noite meus compatriota,como dizia o meu pai , que o criminoso volta sempre ao local do crime , o homem tem que ser ouvido, antes de pegar no micro, ele tem que nos provar que não tem nada a ver com tudo que aconteceu no seu mandato, isso sim. Eu peço aos meus irmãos que tenha muita calma nessa hora, que deiche de um pouco de fanatismo, e o tal maldito banho, isso prejudica o futuro dos nossos filhos,nós não podemos deichar que STP esteja a ser conduzido por Governantes de má fé, entregar nas mãos dos traficantes, minha gente isso é assunto muito sério, STP com seus filhos que está em jogo meus compatriota se o Patrício Trovoada nos provar isso então dou-lhe o meu voto com toda sinceridade, mas não me parece é tu de fui.

  63. António Daio

    7 de Outubro de 2014 at 14:40

    Porque que PATRICE TROVOADA só aparece nas ele soes?Ele não conhece as dificuldade do pais nunca pisou lama não estudo com candeeiro de petroleo, na comeu sardinha com fruta e cocu ir para mato apanhar lenha.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top