Fradique de Menezes é candidato do MDFM ao cargo de Primeiro-ministro

Silenciosamente já estava a actuar no terreno há algum tempo. Quando faltam2 meses para a realização das eleições legislativas, autárquicas e regionais de 12 de Outubro, Fradique de Menezes, Presidente do MDFM, dá a cara como candidato ao cargo de Primeiro-ministro. «Estou ao serviço do povo», declarou, na Assembleia Distrital do seu partido o MDFM, que decorreu no último sábado.

Fradique de Menezes, que foi Presidente da República de 2001 à 2011, considera que tem mais vocação para ser Chefe do Governo do que Presidente da República. «Disse naquela altura enquanto Presidente da República que a escolha não tenha sido boa da minha parte. Ao invés de Presidente da República eu deveria ser o Chefe do Executivo, porque sou indivíduo mais para o executivo. Sou trabalhador, meto-me nas coisas e as coisas têm que ser feitas», defendeu.

Realçou as suas acções enquanto Presidente da República que se confundiam com as de Chefe do Governo. «E a minha linguagem durante os 10 anos de mandato como Presidente, que me arranjou tantos conflitos, foi porque eu não conseguia raciocinar como um Chefe de Estado no Palácio, sem se preocupar com o mexer da nação e do povo», fundamentou.

Fradique de Menezes, acredita que chegou o momento de materializar a sua vocação. «Hoje há ocasião de o fazer e bem. Mas tudo depende do povo. Mas com um projecto com cabeça tronco e membro, Fradique de Menezes é candidato», pontuou.

Transparência é uma questão de honra para o líder do MDFM na gestão da coisa pública. «Temos que dar conhecimento à aqueles que nos elegem o que estamos a fazer. Portanto não podemos permitir ter barcos, etc, ao largo das nossas águas sem ninguém saber o que estão a fazer. As pessoas têm que saber, e se é do benefício da população», afirmou recordando a novela dos barcos gigantes que navegavam nas águas territoriais são-tomenses, sem qualquer retorno financeiro para os cofres do Estado.

Fradique de Menezes arregaça as mangas para disputar o cargo de primeiro-ministro a frente do seu partido MDFM-PL.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    me chavi Responder

    Bô bila bi, bô té téma..
    Só se os sao tomenses têm memória curta. O homem que teve tudo (10 anos como presidente um governo de seu partido) e não fez nada para o País, ao contrário de bolsos que encheu quer voltar…Talvez anda sem dinheiro neste momento….
    Enfim só com cristo..

    • img
      Maria Madre Deus Responder

      E o Miguel não esteve mais dos 10 anos? O que fez ele?

      • img
        António Menezes Responder

        Desculpe, mas há algo de errado. Então meus senhores, vamos lá ver.
        1. Quem trouxe China Taiwan para STP?
        2. Quem conseguiu começar com negocio de petróleo?
        Agora pergunto aos meus senhores, pode ser que o POVO de STP não tenha ganho nada com esses negócios, mas muitos que não são amigos do Miguel estão a ficar ricos. Ou não?
        Quem tem beneficiado com China taiwan? Com petroleo? Até os técnicos do dito sector são apenas dos partidos, mas quais partidos? Tenham vergonha na cara, podem não gostar do homem, mas estão a ficar ricos a custo dele: Respondam, senhores….

    • img
      Hernildo Pinto Responder

      Tenho vergonha dos aqueles que entendem que o Senhor Fradique de Menezes não pode se candidatar, talvez não apoiantes do partido da ditadura, apoiante do gorgulho e do presidente mais feios da história de São Tomé & Príncipe, tenham vergonha e aprendam a olhar no espelho

  2. img
    Maria Madre Deus Responder

    Ele é um bom comunicador. Diz tudo que sabe ao povo. se fosse Fradique a população saberia mais sobre petróleo porque ele não esconde nada ao povo. Ele diz tudo numa linguagem simples para todos perceberem. Vai em frente Fradique.

  3. img
    Floli canidu Responder

    Se a memoria não for curta, lembro-me quando o Fradique dizia que não está interessado em continuar no poder, porque só perde o dinheiro e que quando deixasse o poder, que iria tratar da sua vida, porque já perdeu o suficiente.

    Agora volta de novo com a cara de dizer que quer ser primeiro ministro? Francamento só mesmo neste STP, povo deveria nem se quer dar o senhor alguma deputado.

    Chefe de instabilidade politica em STP.

    Senhor Fradique lembra de quantos 1º Ministros deixou cair e muitos deles por capricho da sua parte?

  4. img
    Fruta pão Responder

    Poder é muito bom, não é senhor Fradique de Menezes?

  5. img
    JEPEPÉ Responder

    Este rosto foi, é e sempre será a vergonha desta nossa nação! Fradique por favor deixa STP em paz. Cabeça dos Santomenses está rija! Já acordamos um defunto e está a nos custar caro. Não queremos mais defunto! Dez anos de bôbo e de bolso cheio já te chegou! Vá viver a sua vida doutra maneira!

  6. img
    Zé Povo Responder

    Muito bem Senhor Fradique.
    Que Deus vá em sua companhia.
    isso sim, é que se chama filho da terra. Deixou de ser Presidente, continuou no país, continua a dar emprego a varios chefes de familia e assim está a contribuir para este país. Enquanto importador e empresário está a pagar somas as alfandegas e a enapor para sustentar o Orçamento geral de Estado.
    Seja bem-vindo que o Povo estará do seu lado.
    Tudo o que fizer, tudo o que já investiuy e que continuará a investir no nosso solo pátrio, vai ficar no país. O senhor nãop é como aquele que apenas veio encher os bolsos e fugiu.
    Força Manu Fradique!.

    • img
      anônimo Responder

      Zé Povo, pela tua forma de escrever tu e Fradique devem ser a mesma pessoa. Tenha vergonha, vá incomodar outro, basta, aproveita a reforma e descansa.

  7. img
    O ATENTO Responder

    Este Senhor, FRADIQUE DE MENEZES, Teve a maior sorte de ser PRESIDENTE DA REPUBLICA, com um GOVERNO do seu próprio PARTIDO, MDFM, com uma MAIORIA ABSOLUTA, no PARLAMENTO, não fez nada. Só passou a vida a viajar, MUITOS BENEFICIOS para não dizer todos, que viessem para o PALACIO, era canalizado para a sua residência PRIVADA em FAVORITA. S.TOMÉ e PRÍNCIPE, ao invés de ter crescido devido um PRESIDENTE, com o seu próprio Governo. teve um decréscimo bastante acentuado, como podem verificar: 1- No acto da sua eleição, a população de FOLHA FEDE, TERIA REJEITADO em ir VOTAR, reclamando a falta de ESTRADA. condicionando que só iriam exercer esse direito se começassem a construção dessa mesma via de acesso. O Sr. FRADIQU DE MENEZES, providenciou de imediato, junto a Empresa, CONSTRUMÉ, colocar ali as suas máquinas, de facto, dando inicio a sua construção. Enquanto isso, a população foi votar logo de seguida. Depois de o Sr. FRADIQUE DE MENEZES, ter sido posto no poder, a ESTRADA não acabou até ao presente dia de hoje, como qualquer um ao olho nú poderá ir verificar. Essa farsa já vão há quantos anos? 2 – Simulou, com o seu próprio GOVERNO, na zona do reboque e outros locais, construir umas vias de acesso em asfalto, mal colocado, como que estivesse a construir via de acessos no seu quintal, quando nesse investimento, deveria ter pensado em fazer coisa de jeito, em construir já vias de acesso com dimensão, a pensar no crescimento já da CIDADE. 3 – Com o seu próprio GOVERNO, com um Primeiro-ministro, Eng. Tomé Vera Cruz, conhecedor da realidade de S.Tomé e Príncipe, devido a falta de ENERGIA, Pelo menos nessa área, esse Primeiro-ministro deveria ter despendido os seus esforços, para resolver. Até a situação energética piorou grandemente. 4- Como era um compromisso firmado, com a Família TROVOADA, aquando da sua saída do poder, deixar no poder o filho do Sr. Miguel Trovoada, o Sr. PATRICE TROVOADA, devido esse tal compromisso, forjou uma crise, sacrificando o Primeiro-ministro, Eng. Tomé Vera Cruz, e conseguiu colocar esse maior pirata que só ficou no poder 3 meses. Para não ser mais longo, Os SANTOMENSES, deverão pensar. o que é que o FRADIQUE DE MENEZES, não ganhou nos dez anos no poder, que o mesmo pretende regressar para a sua concretização?! SANTOMENSES, fiquem atentos e não deixem esses extorquidores dos bens deste POVO.

  8. img
    malebobo Responder

    se a memoria não me falha, recordo que num dos festejos de 12 de julho, na praça de independência, que este senhor disse que não estava mais interessado de poder, agora vem com cara de lata a dizer quer ser primeiro ministro, sem mesmo na republica das bananas.

  9. img
    Aristides Torres Responder

    Penso não ter entendido bem.
    Fradique disse estar disponível para sercvir a Nação, mas ainda não declarou pubklicamente que será candidato á primeiro Ministro. Ora, caso ele o declare, isto será muito bom para a estabilidade que se pretende neste país, senão vejamos;
    1º- Fradique e Pinto da Costa têm um pelo outro o devido resopeito e cordialidade, pelo que o entendimento entre o Presidente da República e o 1ºMinistro (caso ele seja mesmo 1ºoMinistro) se fará sentir.
    2º- Que Fradique é o unico dos possiveis candidatos já anunciados, que de facto pode fazer frente ao Patrice Trovoada – quele que fugiu do país como o diabo foge da cruz, por motivos que só ele mesmo deve saber, Patrice cujo partido já ameaçou sangue e morte aos santomense em plena assembleia nacional;
    3º- Porque sincerramente não estou a ver nem o Osvaldo Vaz nem o António ias a fazerem frente ao ADI, e assim ganhando o ASDI a convivência entre o Presidente e o 1ºoMinistro (a sair eventualmebnte da ADI) seria azedas.
    Poranto, é bom pedir aos cibernautas que agem ou escrevem por impulsão a pensarem no país real, no relacvionamento entre pesssoas e instituições e a pensarem na necessidade de estabilidade para o progresso.
    Fradique tem visão do país, é empreendedor e todos ficaremos a ganhar se de facto existir um parlamento devidamente funcional.
    Assino, assundo o que disse como um fundador do Partido Geração esperança.

  10. img
    fluta cu cocôndja Responder

    muitos conquistam com palavra e enganam com acçao…Só espero que o povo sao-tomense tenha aprendido alguma coisa de todo esses anos de sofrimento.

  11. img
    Ambrósio Quaresma Responder

    Na minha opinião como são-tomense, todos que já deram más provas na governação de SãoTomé e Príncipe na Era do partido única e no multipartidárismo, deveriam ha ja muito tempo passar testemunho a outros. Continuam com os mesmos habitos e com os mesmos truques políticos aos menos esclarecidos que constituem a maioria deste coitado e humilde povo. Veja só o que se está a passar com a figura de Pinto da Costa para o desenvolvimento deste país? Zero. Fradique Menezes que antes de deixar de ser presidente disse aos são-tomenses que deixou da sua vida emresarial e estava a perder muito dinheiro, porquê que ao deixar a presidencia da República não continua a sua boa vida empresarial para dar emprego as pessoas e contribuir melhor para o crescimento deste país? Convido o ex-pesidente da República a deixar a politica para os mais novos e não estar a empatar o desenvolvimento deste país. Somos são-tomenses e estamos no país e estamos a perceber tudo. Já é tempo de o sr. passar à reforma política, porque o sr. já disse várias vezes que um homem ao atingir os 65 anos pouco tem para pensar na política activa e muito menos para pensar sobre os vários problemas do país e do desenvolvimento. Acredito na honestidade que o carateriza muitas vezes nas suas declaraçoes. Obrigado e bom sucesso empresarial após deixar o Palacio de todos nós.

    • img
      Martelo da Justiça Responder

      Já agora esquece de caraterizar o ex-Presidente Miguel trovoada??

  12. img
    Atento ao Dossier Responder

    “”VIRA O DISCO E TOCA A MESMA””
    Meus irmãos Santomenses,vamos aproveitar a cadidatura
    de este senhor,mas com uma condição,ele terá de devolver
    ao povo Santomense,a sua bela “MANSÃO”,a beira mar plantada,para que
    seja transformada em lar de terceira idade para os nossos idosos,que passam por grandes dificuldades,nestas condições vamos aceitar a sua
    candidatura a primeiro ministro.

  13. img
    Saudoso Francisca Responder

    O Senhor Fraquique quero mais uma vez servir-se da nação para recuperar o que não tem consiguido nestes anos fora do poder, este homem é e sera sempre o factor de instabilidade para S.Tomé e Príncipe, tem hávido a conivência deste senhor para as crises sucessivas de quedas de vários governos eleitos democraticamente. A Favorita tem sido o palco e se falasse seria uma bomba. O Fradique, teve tudo para governar, mas não soube aproveitar, nem com o Tomé Vera Cruz como 1º. ministro. Acho que o Fradique não tem espelho em casa se o tivesse, talvez estaria quieto. Aconselho o Fradique a cuidar dos seus negócios e deixar este povo em paz.

    • img
      mandja Responder

      Fradique de Menezes, era um presidente que comportou em um autentico ditador, enquanto homem politico. Il a limoge son 1er ministre Gabriel da Costa pour 2 raisons,: à 1a foi porque o Gabriel respondeu numa intriguista que ele sentia autonomo como chefe do governo….isto não agradou ao ilustre ao culto do presidente em chefe Fradique. Hoje ele diz ter + vocação para ser pm , é gozacao. E se ele pertencer a um governo com 1 presidente com à mesma posição q ele tinha? Será enviado pra casa, como ele enviou. A segunda razão, foi 1 sra da CPLP da America Latina, com quem o Gabriel teve “échange des mots” , que juntou-se à destituição do Gabriel. Enfim, q ele continue o comércio(il n’est pas du tout fait Pour la politoque . C’est la catástrofe. Prenez votre retraite F.de M….

  14. img
    FULO FULO Responder

    Fradique de Menezes não passará de um candidato. Porque não há cenário nenhum que o possa fazer ser 1º ministro depois de 12 de Outubro próximo. Só no inferno! Ele devia ter vergonha!

  15. img
    Odair Costa Responder

    Todos os santomenses vamos deixar de fazer política barato,uma pessoa atento no que passa neste momento no nosso país chega conclusão que o País precisa de uma figura com maturidade e responsabilidade para Governar o nosso País rumo ao Desenvolvimento,vamos analisar alguns Países que o FRADIQUE MENEZES quando foi Presidente da República nos apoiou como o caso da Nigéria,Guiné -Equatorial,Taiwan,Portugal etc ,por isso eu acho que se o FRADIQUE MENEZES for PRIMEIRO-MINISTRO e o PINTO DA COSTA Presidente o nosso País pode avançar porque são figuras que muitos Países conhecem e podem financiar os projectos no nosso País rumo ao DESENVOLVIMENTO.

  16. img
    Estanislau Afonso Responder

    Na minha opinião, o Fradique de Menezes tem tudo para ser um bom primeiro Ministro de S. Tomé e Príncipe. Agora que tem oposição frágil e praticamente inexistente.
    Tudo porque a Direcção do ADI tem políticos malcriados e corruptos.

    • img
      Paulo Gonzo Responder

      O sr., se me lembro bem é sobrinho deste homem. Se tem sangue e tem coracão devia lembrar os maus tratos que sua familia recebeu, e consequentemente, das brigas que travou com Fradique. Agora quer mudar o tom da sua conversa? Quer, de novo, ter um Presidente familiar? O sr. pelo que lhe conheco é homem de carácter, com conhecimento, não venha agora com discursos de “barnabecos”. Tenha vergonha!

  17. img
    Movimento de Defesa de Fradique de Menezes (MDFM) Responder

    Esse senhor é um bom politico soberbo, a vantagem que ele tem comparativamente a muitos outros politiqueiros do País, é que transforma cozinheiras em empresarias.

  18. img
    Justino Matos Responder

    Muito descaramento sr Fradique.
    Haja Paciencia!!!

  19. img
    .A. Gomes Responder

    Quando o Governo de Marrocos enviou uma ajuda de quinhentos mil dólares para o país através da presidência da República na altura de Fradique, ele dividiu o dinheiro com o Ministro dos Negócios Estrangeiros de então, o senhor Ovídio Pequeno, argumentando que o dinheiro veio em seu nome e não para o país.
    Isto fez com que a oposição na altura pediu a demissão do Ovídio. Vocês recordam?
    Neste caso, como primeiro ministro, toda ajuda que virá ao país será para ele, com argumento de que não foi o povo quem pediu.
    Por isso o Fradique sabe muito bem o que está a fazer
    O povo é que vai decidir
    Bem haja o povo de STP
    Gomes

  20. img
    manuel soares Responder

    Gostei dessa sr ex presidente da república e presidente dp mdfm, esta agora de dizer, cito – «Disse naquela altura enquanto Presidente da República que a escolha não tenha sido boa da minha parte. Ao invés de Presidente da República eu deveria ser o Chefe do Executivo, porque sou indivíduo mais para o executivo. Sou trabalhador, meto-me nas coisas e as coisas têm que ser feitas» – fim de citação, mas o que é que é isto, depois de presidir o país 10 anos e ter feito coisa horríveis e nunca com postura de chefe de estado e inteligência política, a ponto de ser enganado por causa da sua cobiça pessoal, por amor de Deus sr Fradique, nunca e jamais o sr será 1º ministro, mas nunca mesmo, o povo de STP não lhe dará esta nem fará ou cederá ao seu capricho.

  21. img
    Bom Gosto Responder

    Vá em frente Fradique. O Povo espera por si. O senhor é claro nas suas declarações. O senhor na realidade pode contribuir para o desenvlvimento deste país com as suas ideias. Acredito que a jovem geração precisa de oportunidades sim, mas os mais novos têm primeiro que apredender a saber o que significa gerir um país, para não se vir a dar o caso das babuseiras cometidas por Agostinho Fernandes, Carlos Stok, Américo Ramos e aquele puto da trindade que roubou o terreno do campo de futebol em proveito próprio.
    O país chama por si, o senhor tem de facto já construido a sua vida, mas a pátria esta a produzir um chamamento em seu favor.

  22. img
    Mil MODAS Responder

    Aceitamos ele quando cortar o cabelo.

  23. img
    Dlakama Responder

    Todos os comentários contra são vindos de gentes de ADI.
    Sabem porquê?
    Estão todos cheios de medo porque adi via secar.Conheço muita gente que já decidiram virar as costas a adi e seguir Fradique de Menezes.Eh bobóóôêêêhhhhhh!
    Fradique FALOU e DISSE TUDO na televisão no sábado.
    Quem ainda está em dúvida,ainda tem tempo de abandonar o barco,senão ADI vai vos deixar na mer…….e sem cuecas.
    Quem foi ESPERTO já chupou dinheiro de Patrice a vontade,fez casa,comprou carros,viaja duas vezes por mês,tantas mulheres,Pu….e vinho verde não falta,discoteca e praia 24/24h.
    E registem muito brevemente se não tiverem dinheiro para pagar motoqueiros ou taxi,….não pede boleia. Não haverá.
    Porque essa gente dai sempre foram assim.
    Fazem como se faz as Pu….! Fo…….e não pagam…ou por cima da-lhes é uma boa bofetada,sabe porquê?
    Já satisfizeram os seus desejos.!!!registem o que escrevi.
    A história vai dizer tudo.A minha família FOI VÍTIMA,eu sei quanto está custar até hoje.
    Um bé muêh
    L

  24. img
    IZAQUENTE Responder

    MDFM não terá nem sequer um deputado! Oitenta por cento das pessoas que estão a participar nas assembleias distritais que MDFM está a fazer não vão votar neste partido. Eu também participei, mas não vou votar neste partido!!! Gelo zó nom mêcê cumé!!! Gêlo sé de déxe ano cuá futá non. Non ca cumé loló!!

  25. img
    Banho Ben vindo Responder

    Venha o banho rapidamente que estou com os pés e as mãos sujas !!!

  26. img
    Mbong Mbong Responder

    Nenhum vale um, são todos iguais. Só discurso e mais nada.
    Deviam é ter vergonha na cara e deixar de mentir aos Sãotomenses.
    Fala-se do petróleo. Onde está o petróleo? Malucos!!!
    Antes de 1975 tudo era organizado em São Tomé e príncipe, agora o que se nota é só pobreza. Politicos malvados e gananciosos.
    Chega de Miguel Trovoada, Chega de Pinto da costa e Chega de Fradique… para não falar do Patrício que também é a mesma coisa
    Só ganância do poder

  27. img
    Karlles E.S. Responder

    Meus caros, até dia de hoje nenhum Governo ou mesmo PR de STP foi transparente ou com alto nível de serenidade durante o mandato, sempre faltou muito da parte dos mesmo para com o povo quando podiam fazer mais…
    Vamos ser honesto connosco mesmo, se o Srº Pinto da Costa volto a ser presidente, porque o sr. Fradique de Menezes não pode candidatar para P.M; ademais grande problema de STP está no Governo, o Povo tem que exigir dos partidos político programas de governação capaz de ser executados, e não votar simplesmente porque fizeram uma estrada ou meteram água em algum bairro.
    Nós temos que deixar de votar por “interesse”, porque tudo quanto eles nos dão durante a campanha tornam a “ROUBAR” durante a governação. Porque esta comprovado que durante a governação não temos nada e tudo aparece durante as “Malditas” campanha políticas.
    Mas vamos ter esperança porque também temos homens capazes para fazer e fazer bem. pessoalmente acredito nos Jovens, mas temos um problema nessa área o nosso Tabu e ignorância(Mina piquína sca manda ninguêe tamé)…e os mais velhos muitas vezes deixam levar por isso.

  28. img
    Santomense Responder

    Fradique… ate quando a nova geracao podera uma opurtunidade de participar na vida “socio-politica e economica deste pobre Pais.Aposentadoria/limite de funcao/revisao das leis. por fvr nao cause mais desgosto a este povinho, q. merece ter dias mais felizes no futuro.

  29. img
    Santomense Responder

    Por fvr, vai pra longe o mais q. vc puder(ba nfeno…)

  30. img
    Bernardino Monteiro Responder

    os meus comprimentos
    meus senhores respeito os vossos comentários
    mas nao aceito quem quer que seja ser humilhado e subestimado ou seja desprezado, todos somos filho da terra temos direito de ocupar cargos politico,se for do agrado do povo,porque na verdade nao sei quem e o culpado,um pais que após a independência tínhamos um numero elevadíssimo de alfabetização com um governo sem bera nem era com pouca cooperação seguindo o socialismo sem perceber a matéria,agora venham dizer que fulano e Beltrano e culpado faça me favor

Deixe um comentario

*