Nelson Carvalho e Abnildo põem crise na ADI de Mé-Zochi

Nelson Carvalho, Presidente da Câmara Distrital de Mé-Zochi, o segundo mais populoso do país, abandonou o seu partido a ADI. O jovem que dinamizou a autarquia de Mé-Zochi, é considerado como o autarca mais popular que Mé-Zochi conquistou nos últimos anos.

O Téla Nón sabe que a carta de demissão de Nelson Carvalho, tem apenas dois parágrafos. O ex-membro da direcção da ADI, acusa o Secretariado da ADI em Mé-Zochi, de mover forte perseguição contra a sua pessoa.

Abnildo d´Oliveira, Secretário Distrital da ADI em Mé-Zochi, é apontado como o mentor da armadilha criada para eliminar Nelson Carvalho da liderança da autarquia de Mé-Zochi, após as eleições autárquicas de 12 de Outubro.

A carta de demissão apresentada à Direcção da ADI e com uma cópia ao Tribunal Constitucional, caiu como uma bomba nas hostes da ADI. Nelson Carvalho detonou a bomba, antes de ser vítima de uma outra explosão prevista para acontecer após as eleições autárquicas de 12 de Outubro, apurou o Téla Nón.

O Téla Nón sabe que Nelson Carvalho, deu conta da armadilha que Abnildo d´Oliveira estava a preparar enquanto secretário distrital da ADI em Mé-zochi, quando este começou a elaborar a lista dos candidatos do partido a deputados a Assembleia Nacional e para a Assembleia Distrital de Mé-Zochi.

Nelson-CarvalhoNelson Carvalho, não foi tido nem achado. O Presidente da Câmara Distrital de Mé-Zochi, confidenciou que nomes de vários militantes da ADI influentes em Mé-Zochi foram excluídos, nomeadamente o Presidente da Assembleia da Câmara Distrital de Mé-Zochi, e outros militantes actualmente autarcas ligados a zona eleitoral da vila da Madalena.

O Presidente da Autarquia de Mé-Zochi, contestou mas foi confrontado com a seguinte frase. «Ele disse que é secretário distrital do partido e que é ele quem manda».

Mas segundo apurou o Téla Nón, antes da elaboração da lista dos candidatos a Assembleia Distrital, em reuniões da ADI, sem a presença de Nelson Carvalho, o Secretário Distrital Abnildo d´Oliveira, havia dito o seguinte: «O senhor Presidente da Câmara pode saber jogar muito xadrez e ser campeão de xadrez, mas quem não sabe jogar vai dar o senhor xeque-mate».

Declarações que chegaram aos ouvidos de Nelson Carvalho. O último alerta de perigo, chegou a Nelson Carvalho via telefone. Uma militante da ADI, o alertou. «O senhor presidente tenha muito cuidado com Abnildo».

A militante enviou também uma carta ao Presidente da Câmara de Mé-Zochi, explicando os ataques e as armadilhas que o secretário distrital em Mé-Zochi, estava a preparar para si. Mais grave, a militante, desenhou para Nelson Carvalho, a manobra orquestrada para o afastar da presidência da Câmara de Mé-Zochi após as eleições de 12 de Outubro.

Nas eleições autárquicas o Presidente da Câmara Distrital, não é eleito directamente pelo povo. Após o acto eleitoral, são os membros eleitos para a Assembleia Distrital que elegem entre si, o Presidente da Câmara. É aqui que segundo apurou o Téla Nón, Nelson Carvalho iria ser abatido. «A carta alertava para o facto do Secretário Distrital, ter preparado na lista criada por ele, um grupo de pessoas que ao serem eleitas para a Assembleia Distrital, e em caso de vitória da ADI, não votariam em Nelson Carvalho para Presidente da Câmara».

Em perigo, o popular Presidente da Câmara de Mé-zochi, reagiu em antecipação. «A bomba estava preparada para explodir, por isso, eu agi, e parti-lhes uma perna», confidenciou Nelson Carvalho a uma fonte do Téla Nón.

ADI fica cocho no distrito de Mé-Zochi, sem Nelson Carvalho, que já criou uma nova estrutura para concorrer a presidência da Câmara distrital de Mé-Zochi. Uma estrutura que agrupa militantes da ADI que foram excluídos da lista orquestrada por Abnildo d´Oliveira, e outras figuras de outros partidos políticos são-tomenses.

Sem tempo útil para concorrer como independente a autarquia de Mé-Zochi, Nelson Carvalho, entregou a sua proposta ao mais recente partido político da praça são-tomense a Plataforma Democrática Nacional.  É com as cores da Plataforma que Nelson Carvalho, vai lutar para revalidar o seu mandato em Mé-Zochi, num combate eleitoral, que pode fragmentar o eleitorado da ADI em Mé-Zochi.

O Téla Nón sabe que Nelson Carvalho começou a ser considerado como “persona non grata”, para a direcção da ADI, desde que assumiu posições públicas a favor da unidade e reconciliação nacional, protestando contra o ódio e o rancor e a malcriadez como forma de fazer política.

A situação piorou quando participou activamente no Diálogo Nacional promovido pelo Presidente da República. A tensão atingiu o pico, quando as hostes da ADI, começaram a perceber que Nelson Carvalho partilha boas relações com o Presidente da República Manuel Pinto da Costa, e com as personalidades de outros partidos políticos são-tomenses. «Acusado de ser muito contraditório, de trabalhar com muita gente da oposição. Ser amigo de Pinto da Costa acabou por ser um grande problema».

Segundo apurou o Téla Nón a prova disso, são os panfletos lançados no país que começam a anunciar que  Nelson Carvalho, recebeu 250 mil dólares de Pinto da Costa para deixar ADI. «Eu vou explodir, e quando eu explodir não vai ser uma explosão fácil para ninguém. Porque eu estou a ver os ataques da ADI contra mim. Tem feito seus panfletos, dizendo que recebi 250 mil dólares do Pinto da Costa, etc. o que não é verdade», desabafou Nelson Carvalho, em conversa com uma fonte do Téla Nón.

Uma equipa da ADI composta por 6 elementos já se reuniu com Nelson Carvalho, em busca da reconciliação, mas não resultou. O actual Presidente da Câmara de Mé-Zochi, considera a sua posição irreversível, e promete mostrar a liderança da ADI a sua força nas urnas de Mé-Zochi no dia 12 de Outubro.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Pastor Responder

    Começou a queda do ADI

  2. img
    Eterno Madiba Responder

    Na política, como na vida, não pode ser tudo linear.

  3. img
    Mé Zemé Responder

    Lá se foi a tão ambicionada maioria que a ADI queria. Essas eleições vão ser uma grande surpresa. O povo vai receber muitos chiquilas (banho)

  4. img
    Pau Sabão Responder

    A foto na notícia foi tirada apartir do palácio do Mouro do Pinto da Costa. Isto já diz tudo!!!

  5. img
    osvaldo pereira Responder

    políticos, politicas , politiquices, penso que no nosso caso e neste em particular podemos chamar de politiquices pois o trabalho que se faz não conta para alguns que só pensam no interesse pessoal. Sendo verdade o único que sai a perder é o ADI, haver vamos…

  6. img
    Mà Dêssu Responder

    Agora eu pergunto. O que valeu o forro de unidade nacional?
    Tudo pra nada. o problema está em nós. oportunismo é demais.

  7. img
    ADI jimú molé kuidalé Responder

    Lembram do que eu já tinha avisado aqui neste palco??? O próximo a sair do ADI será o presidente da Camara de Agua Grande! E digo mais… Kiney é melhor sair a tempo! Até onde eu sei também estás na mira… Se queres salvar a tua carreira política é melhor sair agora, que ainda vais a tempo de enquadrar numa das outras fileiras políticas! Alguém ainda tem dúvida que ADI não irá ganhar essas eleições??? Se conseguirem 5 (cinco) lugares no próximo parlamento será muito! Vamos mandar pra casa todos os malcriados, que não respeitaram a casa parlamentar! Não vamos mais aceitar ser representado por aqueles que se comportaram como porcos bravos em pleno debate parlamentar!
    Viva democracia!!!

  8. img
    Alfredo Gentil Responder

    Diz a sabedoria do POVO que tudo que tem princípio tem FIM. Chegou a hora do Fim do nosso maior martírio. O antipatriota PT. O homem que teve a coragem de saquear o país para o seu proveito próprio, fugiu sorrateiramente e para disfarçar o seu assalto, colocou os Altos dirigentes do ESTADO no TPI. Senhora e Senhores, quando disse aqui neste painel da feitiçaria feita pelo PT aos seus enfeitiçados, dando-lhes dinheiro na mão, para serem subservientes toda a vida, esqueci de dizer que essa maçonaria tem que ser alimentada periodicamente com dinheiro vivo. Mas o PT, está com mil problemas por resolver; o KOSOVO, os LÍBIOS, a INTERPOL, para além da Justiça nacional e o dinheiro já não é capim. Muitos daqueles graúdos enfeitiçados já olharam ao espelho e perguntaram? Eu mesmo é que fiz isso e aquilo e aqueloutro? Como filhos da terra, alguns foram limpar o corpo e o resultado está à vista. Lutas internas, acusações e dissidências…. Na diáspora, os enfeitiçados, porque ainda não limparam o corpo, continuam na mesma. É comoventes caros cidadãos. O Abílio Neto, espremeu de tal ordem o Afonso Varela, na entrevista que deu há aproximadamente dois meses no canal STP TV, como se ele é que fosse o culpado pelo desgoverno do XIV Governo Constitucional. Mas, semanas depois, quando entrevistou o PT é só falinhas mansas a pensar no próximo boló. Quero aqui subscrever aquilo que disse o senhor Aristides Torres quando rotulou o mocinho de recados do PT, de Abnildo Servil de Oliveira. Os meus parabéns. Parabenizo-o porque nunca vi um quadro jovem, formado a descer tão baixo na subserviência, até mete dó. Procurou de forma vil e traiçoeira conspirar com o autarca do seu Partido, só porque ele pediu-lhe o espaço destinado ao Campo de Futebol da Trindade que este rapazinho apoderou para fazer a sua construção, para além de ter mamado em comunhão com o PT toda a verba da Onda de Vitória.
    Força Nelson Carvalho. Força a PND. Contamos convosco para desenvolvermos STP.

  9. img
    Forro é Forrrro Responder

    Começou o filme!

  10. img
    Justino Matos Responder

    Amigo Nelson Carvalho, pessoa a quem muito estimo, a política não se faz em cima do joelho e muito menos com ‘ouviu dizer’. Politica faz-se com ponderação, reflexão e sobretudo com muita inteligência. Qualquer pessoa pode injectar dentro de um partido ou grupo rumores que se não forem tomadas medidas adequadas terão efeitos devastadores. O nível que o sr atingiu no xadres politico do país exigi-lhe outra postura e outra atitude. Se o sr for a mudar de partido sempre que houver um conflito interno então prepare-se para mandar imprimir camisolas com as cores do ARCO IRIS. Força amigo e sucesso nos próximos embates.

    • img
      Mota Responder

      Estimo ler esse comentário. Se tivesse que votar nas eleições autárquicas de 12 de Outubro, preferiria votar no trabalho e no bem fazer, e não em partido político. Mé-Zochi andou adormecido durante muitos anos. E não foi por falta de dinheiro ou de representante da Autarquia. Pois sempre existiu Presidente de Câmara e verba destinada a Autarquia. Nelson Carvalho não é apenas político. É homem, é trabalhador, é rigoroso e sobretudo é inteligente. Mas quero deixar um conselho: alinhar-se a um partido que não vale para os olhos do povo (não que eu tenha algo contra o PND), pode condicionar a sua derrota. Para mim seria lamentável vê-lo fora de Mé-Zochi. Ainda tem muito para nos ajudar.

  11. img
    Macacada Responder

    Onde está Nelson Carvalho está a bandidagem, por isso onde há regras ele não consegue estar.
    A sua carreira política, aliás este indivíduo não tem moral, não tem saber, não tem nada para fazer carreira política! Viu a boleia do ADI achou que era alguém e agora vai ao lixo! Não sei onde o ADI foi buscar este aventureiro!! Começou com o apoio ao Aurélio Martins para caçar dinheiro e carinha, o Aurélio Martins perdeu e o Nelson perdeu a carinha. Agora aliou ao Pinto para arrancar segundo dizem, bons milhares de euros, Tanto é que o namoro do Pinto com Nelson Carvalho vem há já alguns meses. Este indivíduo, não tem carácter! Só quer saber onde tem dinheiro para ir fazer aventura. E agora vai acabar sozinho, e só lhe resta regressar a Portugal onde anda lá muita gente a espera dele para ajuste de contas.

    • img
      bintoudjalo Responder

      Macaco que faz maca, não creio que o Nelson Carvalho tenha contas a dar à seja quem for tanto em STP tão pouco em Portugal, porque ele é adulto,responsável e livre de tomar decisões como ele achar, num país independente e democrático(em princípio). Acho que ninguém tem obrigação de ficar no meio de pessoas que lhe prejudicam, que São des-honestos e ainda mais quando ha cambalachos e passos traicoeiros ….como é o caso neste partido ADI, que tem o seu modo especial de funcionamento , que em nada tem sido útil para o desenvolvimento de STP , tendo um líder”estrangeiro”, que não é patriota e por cima vive fora do país. Este partido da oposição , nada tem respeitado, que sejam os seus vários líderes como alguns dos seus militantes,…mal educados , insultando à républica(na assembléia….), comentários desrespeitosos, calúnias , como é o caso agora com o Nelson Carvalho, alegando que é amigo do Pinto, que recebeu banho pata deixar o ADI…este partido é uma autêntica ditadura”quem não está comigo, esta contra mim” . Meu Deus, como será STP se por acaso este partido tomar a direção do país (espero que nunca).? Quer dizer que militar no ADI é sem direito de “movimentação”tem-se apenas deveres e é :ouvir,executar e calar! Non…mais, c’est comment?

  12. img
    Barbosa Santos Policarpo Responder

    Eu estive em 2 reunioes com sr Abnildo e reparei que realmente havia qualquer coisa que não andava bem dentro do partido mas eu acho que sr Nelson devia encarar isso como mais um desafio em vez de acobadar-se e refugiar no outro partido confiando-se muito na sua popularidade. sr Nelson politica é muito ingrato. Quanto mais alto maior é a queda e neste país não falta exemplos. Esse povo não come popularidade. Esse povo sabe muito bem o que quer. Não se esqueça que o nome que vai aparecer no boletim de votos não é Nelson, Miro ou Danilo mas sim MLSTP, ADI, PCD, MDFM, UDD, PEPS, PND, etc, e… CODO e… Novo Rumo, e… Geração Esperança, e… PS, e… (partidos do ‘mercado’ que sucumbiram sem deixar rasto) podes desaparecer assim como apareceste irmao. Uma andorinha sozinha não faz a primavera.

  13. img
    ké kuá Responder

    viva a democracia
    Força Nelson, voce é livre e pode muito bem escolher a sua opção, sem que haja pressões ou ataques de xadrez, escondido e sujo e de ingratidão. Porque se não fosse Nelson em Mezo-chi, o ADI, nunca teria vencido a autarquia em Me-Zochi e Vulganizou a victoria do ADI,para a vitoria em 2010. Mas, é mesmo assim, o ADI, tem hábitos de faca de duas bocas, namora, oferece e depois atrai de forma mortal.Por isso, aconselho o senhor Kiney, serás a proxima vitima e já há rumores, é bom e já, antes que seja tarde. viva a Democracia.

  14. img
    Onda da vitoria Responder

    ” Nada de passar outro perna”!!!!!!!
    ABENILDO não seguiu conselho que Fradique Menezes deixou na TVS……….. ABENILDO oliveira Quis muito cedo PASSAR perna a Nelson Carvalho.agora deu no que deu…..
    O próximo vai ser KINEY.
    Nos já estamos fodidos com esta mer…. toda e próprio nos vamos começar a saltar já para outro lado porque a maneira como coisa está descer para nos de ADI…..nada! Vamos bazar e tratar da nossa vida também.

  15. img
    abat Responder

    Caro Nelson! E o AJOBAN? Guardaste algum dinheiro para a associação? Continuas descendo para Água Porca? Que presidente, que Político!

  16. img
    Aristides Torres Responder

    Agora sim.
    Agora pode ser mesmo verdade as notícias que já se espalham um pouco por todo o país que o ADI está em queda livre por desmoronamento das uas paredes, queda livre também porque o patrice não vira mesmo para STP. O Abnilde foi a impremnsa dar o seu Show sem autorização das estruturas maximas do partido e levou uma surra de advertência. O rapaz até chorou na varanda da sede da ADi e os miudos do liceu viram o choro do deputadozinho.
    Essa queda do ADI surge justamente na altura em que o MDFM de Fradique de Menezes está em alta, o que quer dizer que haverá de certeza uma debandada dos não crentes do ADI buscando porto seguro nalgum lugar e esse lugar pode de facto ser o MDFM.
    O cenário politico futuro santomense já se começa a desenhar tal como disse Liberato Moniz na Rádio Jubilar.

    • img
      bintoudjalo Responder

      Fradique de Menezes é “sócio” e tem à mesma ideologia de corrupto que os seus amigos Trovoada. Ele não é uma boa alternativa. O povo já tem experiências com estes políticos,por isto deve apostar nos novos políticos para lhes darem a ocasião de mudar STP. É a ocasião única, para a mudança. Força!

  17. img
    Vicente Andrade Responder

    O Nelson que antes era um simples candogueiro de venda de fardos que pedia aos portugueses para ser vendido em S.Tomé em nome de uma ONG, apanhou a boleia do ADI e subiu logo para Presidente da Camara.
    A culpa não tem o Nelson, mas sim o ADI que levantou estye ignorante para onde nunca devia chegar.
    Como é possivel deixar um partido num dia e no outro já estar na lista de outro partido.
    Porque é que ele aceitou que o ADI levasse o seu nome como candidato.
    Este Nelson está a fazer papel de prostituta. Quem dá mais. Já comeu do ADI e agora vai comer do Pinto. Mas cuidado, que a comida pode estar envenenada, e no dia 13 ou 14 de Outubro o senhor ficar enterrado politicamente.
    Egoista Força
    Vicente

    • img
      bintoudjalo Responder

      …e porque não. Où est le problema? A sua crítica é igual à INVEJA. Procure fazer algo de útil para o país (como o Nélson),STP em vez de cobiçar a evolucao social do seu camarada. É mais inteligente e interessante…acredite-me!

    • img
      Manuel Vicente Sousa Responder

      Caro Vicente Andrade
      Espero que o seu pseudónimo não tenha vontade oculta.

  18. img
    Fitchim de flôgo Responder

    Força Nelson Carvalho! Confia na tua popularidade. A politica não pode ser feita por partidos políticos mas sim por figuras. O Kiney deveria te seguir caso não irá cair naquele xeque-mate e será tarde demais para ele.

  19. img
    tabuzinho Responder

    o nelson é mesmo fooroñ como algus de que is ser são-tomense por falar o sutaque ja confirma que ñ é forro , que conhece pais na campanha eleitora que regrassa só para ser eleito, ñ sabemos a sua profissão , nen o que ele trabalha forra de pais

    • img
      Maguita Nglanje Responder

      Sr Tabuzinho, qual o seu nível escolar?
      Erro, erro, erro……..

  20. img
    zeme almeida Responder

    Este Nelson Carvalho e os seus apoiantes estao enganados,a sua popularidade nao basta para ganhar as eleicoes?O PND nao tem estofo para convencerem as populacoes do Mé-Zochi?Voces acham que o PND vai ganhar as autarquias em Mé-Zochi?Nunca.O Nelson precipitou-se e está muito confiante com a popularidade que ele tem.Pelo que vejo nestes ultimos anos tem aparecido alguns aventureiros a enfileirarem-se nos partidos politicos para subirem na vida.O Nelson Carvalho é um desses casos.Haver vamos.A sua imagem como um aventureiro politico que se destacou acabou.

  21. img
    malebobo Responder

    analisando todos comentários aqui neste fórum, a única coisa que eu tenho a dizer, que neste jogo quem vai sair perder é o sr.nelson de carvalho, porque quem tudo quer, tudo perde

  22. img
    Sem mais pra dizer... Responder

    Eu no lugar do Jovem Kiney Santos, não pensava duas vezes em bazar para o outro partido! Pra mim a confiança é um fator chave na política!

    Se montaram armadilha para o Nelson que também era da casa, quem lhe garante o que esses traidores não estão a montar pra si também??? Pode ser que agora só lhe querem usar… Como um jovem formado não deixe ser usado!!! Faz como Nelson fez, que isto pra mim não é ambição coisa nenhuma, eu chamo de amor próprio, ou seja respeito pela própria inteligência!
    Kiney votei para que você fosse eleito! Baza, tens o meu apoio! Fui…

  23. img
    Brito da Graça Responder

    O Anilde devia estar calado porque tem muito a explicar sobre o terreno do campo da Trindade que tomou para proveito proporio.
    Explica a população porquê que não fez o sacerdocio.
    Descobriram a trafolice do homem, A casa bem lavada vê-se pelas escadas. Preferiram abortar o miudo antes que viesse a dar problemas. O sinal que o tipo tem na testa é de ter atenção com a especie.
    Na nossa sede ele e o Levi queriam em palco de cow boy. ADI já era ….

  24. img
    Folha Micócó Responder

    O sr. Nelson acabou a de acender a fogueira… muito bôbu…

  25. img
    Fala Ceto Responder

    Nenhum dirigente do ADI incluindo este tal de Nelson Carvalho deve ter a ilusão que tem popularidade! A popularidade é sim do ADI e do Patrice Trovoada! O Nelson sozinho é um zero a esquerda!É como um carro sem motor e sem rodas: tanto ele como os outros! Agora, se fosse por exemplo o Patrice Trovoada a deixar o ADI; aí sim ADI estaria lixado! Diz ao Nelson que Mé-Zóchi não é um Distrito qualquer!! Povo de Mé-Zóchi gosta de gente séria e gente que o respeita. Próprio o Pinto sabe disso!!! O Nelson sabe que ele perdeu a confiança do povo de Mé-Zóchi a muito tempo!!! Começou com o apoio ao Aurélio Martins. Em Mé-Zóchi, mais ninguém quer Nelson. A resposta será na noite do dia 12 de Outubro.Havemos de nos encontrar!

  26. img
    Eusebio Neto Responder

    Quem com ferro mata ou quer matar, com ferro morre ou e morto! Este e um violentíssimo golpe contra a ADI e não parece que este partido e/ou seus dirigentes tenham faculdades politicas ou táticas para inverter o rumo ao desmoronamento para o qual se virou. Ao fazer fé nas reportagens que a imprensa tem publicado sobre as relações entre a direcçao da ADI e o senhor presidente de Me Zochi, mais cedo ou mais tarde esse divorcio viria acontecer. Ou o Secretario Distrital Abnilde Oliveira era afastado por quem de direito ou o senhor presidente de MZ tomaria a decisão que foi obrigado tomar, reconheçamos, uma posição inteligente e politicamente madura… Perante essa guerra fratricida que transborda do interior de um grande partido que, segundo apregoam os seus dirigentes ambiciona o poder, como pode o povo eleitor acreditar nesses potenciais titulares dos órgãos de soberania nacional se nem entre eles ha entendimento!? Se para um lugar tao difícil e ingrato a agressividade atingiu tamanha dimensão, pergunta-se como sera para a constituição do governo caso a ADI ganhe as eleições legislativas? Pelos vistos Abnilde já sabe ou pressente que que esta fora de um eventual elenco a ser formado pela ADI e então esta atrapalhado em busca de uma balsa salva vida. E o heroico distrito de MZ e o seu alvo mas, tudo leva a crer que a arma disparou ainda na suas mãos. Mas, atenção, esta luta não e caso pontual mas sim uma das varias pontas do iceberg que dese ha algum tempo tem gelado as hostes da ADI. Repare-se, como se explica que não foi o Secretario Geral da ADI Dr. Levy Nazaré a chefiar a delegação da ADI que fez a entrega da documentação do partido as próximas eleições? Sera que unidade que os dirigentes da ADI tentam passar para consumo publico e realmente tao edificado como pintam? Sera que todos na ADI concordam que o seu trabalho e esforços feitos durante os últimos 2 anos e tal seja utilizado para recolocar Patrice Trovoada no poder enquanto este andou a passear pelo mundo fora sem nada de concreto ter feito para isso? Se, como dizem(iam) os “boss” da ADI PT não regressava ao pais porque tinha receio de ser preso, então como ira ele governar o pais caso seja eleito? Sera via facebook ou através de coisa parecida? Caros compatriotas, a procissão ainda vai no inicio e os próximos capítulos dessa novela “A verdadeira pele da ADI” serão de arrepiar. Preparem-se e não percam a entrada de outros autores nas cenas, possivelmente os mais conceituados, os “Antonio Fagundes, Tony Ramos, Lima Duarte, Jose Wilker, Fabio Assunção, Tarcizo Meira, Gloria Menezes, Gloria Pires, Fernanda Montegro, Suzana Vieira, Zeze Mota, etc”. Viva a politica!

    • img
      bintoudjalo Responder

      O Neto fez uma análise muito eficaz da situação…bem esclarecida. Você evocou um aspecto de uma extrêma importância, quanto ao líder do ADI, Patrice Trovoada, q está caído fora há dois anos…aliás, mesmo quando está no PODER encontra-se mais no exterior q no país. P.T. é tão patriota, ama tanto o país STP q está pronto a vende-Lo incluindo o povo para”quem dá +…”. Ele fugiu com as calcas nas mãos porque sabe bem das gatunagens q fez enquanto ocupou o lugar para o bem pessoal…nunca fez, nunca fara avançar uma palha em STP….afundou-se mais com as alegadas queixas contra o país e os seus dirigentes politicos, ora que quem está em falha e que precisa ser julgado é ele. A família Trovoada já tinha cometido falha imperdoável contra STP e o seu povo, difamando-os junto da commission de recours des refugies politiques – OFPRA , no Val de Fontenay em France (conheço muito bem o dossiê, por ter la trabalhado) . Foram perdoados pelo povo, inclusive regressaram para STP graças a muita militância de alguns estudantes , especialmente o Pascoal Daio, o Gabriel da Costa…(nesta altura o Varela não jurava pra eles acreditado ainda q eles tentaram elimina-lo o seu líder Manuel Pinto da Costa – o “paizinho” da nacao, victima destes lacaios), q hoje o P.T. detesta à morte ….figas KANHOTAS! Se realmente saiu de STP porque está sendo perseguido,como é q pode regressar para as eleições, para o poder, sem continuar a ser perseguido? Sabe Neto, eu já tinha levatado esta questão, fico satisfeita que o Neto tenha falado de novo deste assunto… É a prova que muito de nós estámos atentos e prontos à agir do q se passa no pais. Vamos continuar à trabalhar. Juntos ADI, o P.T. e Kapangas não passarao nunca! Hoje e Sempre. Abaixo os bandidos, os corruptos, os oportunistas…fora os larapios!

    • img
      Verdade Seja Dita Responder

      Meu caro Eusébio! Quando falas do Patrice e do ADI devemos ignorá-lo simplesmente, porque falas de forma apaixonado e sem conhecimento de causa.
      Sabemos de antemão, que és um Anti ADI! Levantaste algumas questões que revelam um total desconhecimento do Partido ADI.
      Como era possível o Secretário Geral do Partido entregar a lista dos candidatos para eleições autárquicas , uma vez que o mesmo encontrava-se fora do País?
      Fica sabendo, o meu caro amigo Eusébio, que não existe nenhuma obrigatoriedade do Secretário Geral do Partido em causa entregar a lista dos candidatos para concorrem a referida eleição.
      Normalmente, quem entrega as documentações inerentes aos candidatos para concorrem as eleições são os mandatários dos partidos políticos.
      Fui…

      • img
        Eusebio Neto Responder

        Senhor ou Senhora Verdade Seja Dita, pelos vistos você ainda não percebe de assuntos tao adultos como os que se relacionam com a politica. Dai a necessidade de felicita-lo/a pelos esforços que tem feito para melhorar o seu desempenho nesse campo tao espinhoso. Para seu conhecimento, apraz-me confidenciar-lhe que sou muito mais apaixonado pelo ADI que, possivelmente muitos dos seus auto proclamados militantes, dos quais acredito você e parte integrante. Parabéns e sucessos.. Assim e não só, porque tal como todos os cidadãos santomenses, tenho o inegociável direito de opinar sobre tudo que tem a ver com interesses públicos em S. Tome e Príncipe, sobre a ADI, assim farei sempre e quando achar oportuno. Acredito que você tem dificuldades em compreender o que escrevi/o pois, foi com todo cuidado que o fiz deixando simplesmente transparecer os potenciais episódios subsequentes ligados a actual situação da ADI e o impacto que a presença do Secretario Geral da ADI na comitiva que entregou as candidaturas as eleições teria interna e internacionalmente. E uma questão de estrategia e nada tem a ver com estar ou não estar com a ADI. Sendo você tao sedguidor da ADI, porque não apareces com o rosto destapado, ou seja, com a tua identificação verdadeira e a defendas publicamente?

  27. img
    Mota Responder

    Pois é

  28. img
    sama Bobô Responder

    FORCA ADI. O i inimigo só ataca quando se está no caminho certo. Não desanimem. FORÇA

    • img
      Estudante Responder

      Ja estas a pedir pra não desanimarem! Entao ja conheces a bomba.

  29. img
    Onda da vitoria Responder

    Kêi coitadinho de Sama Bobô!
    Você ficou sozinho,meu irmão.De certeza você nem tem onde cair morto.
    Eles os barões de ADI já estão a saltar,pensando neles e suas famílias.
    ACORDA pa.

  30. img
    Fuba Cu Bicho Responder

    Afinal quem vai fazer bem no Distrito de Mè-Zochi, competente ou incompetente, jogo de interesse individual ou colectivo? Será que os eleitores têm consciência para cidadão com tino organizativo e executivo em prol da cidade que no passado como freguesia tinha melhor serviço sem tanta ruína. Deixem de luta pelo poder e trabalhem para o bem da nação que os filhos, os netos, todos ficam a ganhar, enfim toda a família!!

  31. img
    Bô Buiá Responder

    ADI ficou mais forte no distrito de Mé-Zóchi com a saída do Nelson que já é reconhecidamente por todos de bandido!

  32. img
    A realidade Responder

    Por vezes tenho a sensação que muitos atuam como o ministro de informação do Iraque no momento da invasão da coligação. Isto é, não informam, mas sim, desinformam a população.
    Faltou o Abel Veiga fazer outro reparo. O dito “popular” Nelson Carvalho é malabarista político. Perguntando ao mesmo quanto tempo teve para poder preparar a lista e entregar a Plataforma? Relembre ao vosso Nelson da questão da compensação barracas do parque da Trindade.
    Da mesma forma que esteve quem o ligou, ele também poderia fazer-se presente no encontro, ou ainda não ter abandonado alguma depois de esta ter iniciado.
    Ele sempre estava preparando para sair, porque nunca se contentou com aquilo que tinha. Sempre ambicionou mais e mais, e as suas ambições não terminam aqui. Por querer a qualquer custo ser Deputado da Assembleia Nacional.
    Quem não se lembra do apoio deste individuo ao então candidato presidencial do MLSTP Aurélio Martins na última eleição a custa de alguns trocos. Um militante ou núcleo de base até pode apoiar quem ele quiser, mas, um membro da comissão política de um partido com o seu candidato do partido.
    Cada partido tem e tem que ter uma linha mestre de orientação, e caso fique orientado algo mais justo aos membros do partido ninguém deve se sentir excluído, mas, sim mais comprometido com a causa. O problema de uns é querer tudo enquanto os outros ficam sem nada.
    Ele e muitos devem saber o que têm para dar e em função disto exigir que assim seja feito, com o gabarito do Nelson Presidente de Camara já é muito. Pondo de lado esta questão.
    A Plataforma, mais que qualquer um outro partido, parece ter mais mãos e os pés do Presidente, a atitude do Nelson vem a confirmar o seu namoro atempado com o mesmo. Ele é esperto e muito pouco inteligente.
    Indivíduos desta índole não são de se fiar, creio que qualquer partido fica e ficará melhor servido com ele bem distante.

  33. img
    Wil Ramos Responder

    As vezes parece fácil acusar o outro e apontar o dedo, como é típico dos santomenses nem se quer perguntão quais são as causas que estão por de trás das motivações, nem o porque que as pessoas tomaram certas decisão.
    Meus caros vos aconselho a indagar e investigar antes de começarem a acusar; porque quando estamos sobre tudo no meio dos políticos eles nós colocam as vendas e nós fazem olhar como o cavalos somente para frente sem que percebamos o labirinto que estamos metidos e coisas fácil de se entender não entendemos porque parece que estamos enfeitiçados e por mais que saibamos da verdade nunca queremos chegar lá, por isso eu aconselho a todos a reflectirem e procurarem seus fundamentos identificando como personalidade seria e fidedigna antes de cair nas armadilhas dos nossos políticos.
    Um haja a todos e que vença a verdade e a dignidade humana em STP

  34. img
    terra dos outros Responder

    O culpado de tudo é a falta da presença do presidente o ADI, que se encontra refugiado, malagro do homem que pois pastilhas nas bocas dos Santomenses, fazendo politica com mentiras, para convencer este Povo que tanto sofre. Meu Deus Nelson Carvalho tem toda a sua RAZÃO, O ADI é uma porcaria do Partido, vocês sabem disto? Então aconselho-vos, eu também estou de saída vou voltar para o Partido *FALTA DE CONSCIÊNCIA* que não existe, vêem comigo* LEVI NAZARÉ *mesmo com chapéu na cabeça e com óculos escuros não tem vergonha meu irmão, e estou a vossa espera, nestes momento votar para o ADI é problema.

  35. img
    António Menezes Responder

    Mas qual é o problema? Esse individuo é apenas um oportunista, será que estão nesses locares porque o merecem? Hoje ´
    e de um partido, amanhã de outro, é normal.Duvido, quem é Nelson? Estranho é que sata sata temos muitos, e este é mais um. Nda mais.

  36. img
    Fuba Cu Bicho Responder

    Se Rafael Cabinda chegou a ser administrador da Roça Uba Budo, então Nelson pode também administrar freguesia da Trindade (Mé-Zochi), hoje Câmara, basta “cu cena boca dochi”, este País é Republica das bananas e de oportunismo. Lembram-se da história de Gungunhana em Moçambique! O Cristo confiou no Judá como seu discípulo e foi o mesmo que o traiu, portanto todas estas manhas não surpreende ninguem de bom senso.^Maxi pena dê sá anzo nocentee

  37. img
    Saber Falar Responder

    Meus caros, a vida é feita de escolhas, cada passo tem uma consequência, cada passo tem um objectivo, e cada um tem o direito de fazer as suas escolhas, certo? É como se diz quem morra no convento é que sabe o que se passa la dentro. Se o Sr. Nelson Carvalho tomou esta decisão, so a ele cabe. Essas más línguas, bocas venenosas, porque ”gente” como vocês não deviam ter boca, porque falar é fácil. Ser Homem ser cidadão, ser alguém e ate mesmo presidente não é fácil, mas não é impossível. O saber esta na pessoa, esta na vida, no que ela passa todos os dias. Digam-me o quê que vocês têm a ver se ele tomou esta decisão?? Quando vocês fazem algo da vossa vida ou fazem uma escolha que vocês acham que é a correta alguém ou este senhor diz algo? Epá por favor metam-se no vosso lugar, e CRESÇAM e aprendam a ser gente, é fácil falar mas o Homem é só UM e o povo, como a palavra própria frisa são muitos. Isto é um pouco falta de inteligência da população, quando o sr. Nelson Carvalho faz o bem ele é maravilhoso, o melhor do mundo, visto que é o 2º mais populoso e falado em STP, as pessoas criticam-no de forma absurda. ISTO É UMA SITUAÇÃO ABISMÁTICA, para pouco entendedor é triste, depressivo, enquanto ajudou o povo nunca ninguém reclamou, agora que tomou uma decisão diferente, já o chamam de ladrão, que tem um relacionamento com pinto da costa. Muitos que comentam aqui na pagina de tela non bate na porta do presidente, seus falsos invejosos, temos que saber falar e dar a nossa opinião sem ofender as pessoas. O povo santomensse é hipócrita, egoísta, confusionista, fala barato… Por isso digovos povo santomensse, pensem primeiro antes de abrirem essas bucarras, não sabem qual foi o seu fundamento o motivo o porquê da sua escolha por isso fiquem calados, porque não é chegar ao computador e escreverem o que vos apetece é preciso ter inteligência bom senso e principalmente não serem sonsos, porque enquanto entrou dinheiro nos vossos bolsos vocês nunca disseram, nada e que fique aqui bem claro que as acusações e insinuações aqui escritas e difamação iram ser avaliadas por difamação. No mundo politico temos que saber utilizar as palavras correctamente, não é chegar aqui e escrever o que vos vai na alma. E cada um que falou aqui que fique bem claro hoje é ele amanha somo nos, um dia de cada vez e cada um com a sua vês. Ate mais.

Deixe um comentario

*