Eleição regional: Luta renhida pelo poder na ilha do Príncipe

A UMPP, liderada por José Cassandra, briga pelo terceiro mandato consecutivo na ilha do Príncipe. Nos dois últimos sufrágios eleitorais, conquistou a maioria absoluta, tendo elegido os 7 deputados a Assembleia Regional. Uma façanha que poderá não se repetir nas eleições regionais de 12 de Outubro próximo.

Tudo por causa da deliberação da Comissão Eleitoral Nacional de Julho passado que reduziu os círculos eleitorais para as eleições autárquicas em São Tomé e Regional na ilha do Príncipe, incutindo pela primeira vez, e como manda a lei eleitoral, o sistema proporcional de apuramento dos mandatos através do método de hondt.

Assim na ilha do Príncipe ao invés dos 7 círculos eleitorais que existiram desde 1990, a Comissão Eleitoral Nacional, reduziu para 2. Para permitir a execução do sistema proporcional de apuramento dos mandatos, a CEN, distribuiu os 7 mandatos pelos 2 círculos, sendo 4 mandatos para um círculo e 3 para outro.

Antes o eleitorado da ilha do Príncipe elegia os 7 deputados a Assembleia Regional, no sistema de maioria, simples sendo 1 deputado por cada círculo eleitoral. Bastava um partido ter apenas 7 votos a mais do que outro no resultado final, para eleger simultaneamente os 7 deputados.

Por exemplo nas eleições para a Assembleia da Região do Príncipe, no ano  2010 a UMPP que contou com o apoio da ADI, PCD e MDFM a chamada família da mudança, conquistou segundo os resultados definitivos 2042 votos, e o único adversário da altura o MLSTP conseguiu 1039 votos.

Segundo a Comissão Eleitoral Nacional aplicando o metido d´hondt no apuramento dos mandatos, com base nesses resultados em 2010, o adversário da UMPP teria elegido pelo menos 2 mandatos para a Assembleia Regional. Mas no apuramento de mandatos na base de maioria simples, contrária a lei eleitoral, e aplicada até 2010, a UMPP elegeu os 7 mandatos a Assembleia Regional.

Para as eleições de 12 de Outubro, o cenário será diferente. Para além da redução dos círculos eleitorais, e o aumento de mandatos para cada círculo eleitoral, que serão apurados através da aplicação do método de hondt, a UMPP de Tó Zé Cassandra, não conta com o apoio de todos os partidos da chamada família da mudança.

A ADI, concorre sozinha para conquista do Governo Regional, e o MDFM ainda está indeciso se vai ou não apoiar a UMPP, apurou o Téla Nón na noite de quinta – feira, junto a uma fonte do partido de Fradique de Menezes.

No entanto o PCD admite a possibilidade de apoiar a UMPP no escrutínio regional de 12 de Outubro. PEPS de Rafael Branco garantiu que vai apoiar a UMPP.

Ao mesmo tempo o Téla Nón apurou que um dos filhos da ilha do Príncipe que reside na diáspora, entrou na corrida para o poder regional alegadamente como independente. Trata-se de Danilo Salvaterra.

Por outro lado o Movimento Socialista de Gilberto Gil Umbelina, natural da ilha do Príncipe, quer conquistar o poder na ilha autónoma.

Adivinha-se um cenário político mais renhido para as eleições do Governo Regional do Príncipe.Ilha que nos últimos 7 anos sob a liderança de José Cassandra, conseguiu crescer, e angariar importantes financiamentos privados para o seu desenvolvimento.

Talvez justifica-se assim o aumento do interesse pela conquista do poder na Região Autónoma do Príncipe, que também se destaca actualmente como reserva mundial da biosfera da UNESCO.

Tudo está em aberto, ainda mais quando o Presidente do Governo Regional, é eleito pelos membros da Assembleia Regional, escolhidos pelo povo do Príncipe, nas urnas de 12 de Outubro.

Se a UMPP não garantir pelo menos 4 dos 7 mandatos em disputa nas eleições regionais de 12 de Outubro, a possibilidade do terceiro mandado de José Cassandra a frente dos destinos da ilha do Príncipe, pode ir por água abaixo.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Gente do Príncipe Responder

    Isto é bom para a democracia regional. Que venham todos os partidos cá para a região autónoma do Príncipe. O Príncipe agradece. Quem tem unhas é que toca guitarra. Isto não é nada fácil. Isto é para quem tem barba rija. O Príncipe é e sempre será uma surpresa. Não pensem que chegam aqui e começam a enganar a população e as pessoas do Príncipe irão atrás de pessoas que não têm qualquer credibiilidade nem demonstraram ainda aquilo que são capazes de fazer. O que o Patrice Trovoada fez há quatro anos já não voltará a fazer. Eu fui um daqueles que caiu no seu canto de vigário. Enganou-me e enganou os meus colegas. Foi uma boa lição que aprendi. Estou a espera dele cá no Príncipe bem como de outros aldrabões. O senhor Fradique também já fez das suas e criou muitas dificuldades ao Príncipe numa altura. Ele que também venha para cá. Eu quero ver quanto é que ele vale cá no Príncipe.

  2. img
    O Homem Poderoso! Responder

    Ó senhor ou senhora Gente do Príncipe, deixe o Patrice Trovoada em Paz!!! Este homem é muito forte. Não conseguem falar sem referir-se ao homem!!!!!!! Este homem é poderoso! Este Patrice Trovoada tem tirado sono a muita gente!! O Príncipe é também espaço do Território nacional por isso há democracia estende-se a todo território nacional!!

    • img
      Ponte Papagaio Responder

      O Príncipe é de facto espaço do território nacional. Só que eu que já fui engando por este senhor, Patrice Trovoada, desejo ardentemente que ele chegue o mais rápido possível para me dar algumas explicações. Na primeira vez todos caem. Na segunda vez só caem os parvos. Na terceira vez só caem os tolos. Eu como não sou parvo nem tolo quero vê-lo cara a cara para lhe fazer algumas perguntas.
      Primeira pergunta: Poque que ele me enganou nas eleições anteriores fazendo trabalhar para ele e ele não cumpriu com a sua palavra de investimento no Príncipe no valor de 1 milhão de doláres?
      Segunda pergunta: Porquê que ele não quis assinar o contrato com HBD que veio a criar centenas de postos de trabalho cá na ilha do Príncipe?
      Terceira pergunta: Porquê que ele quando foi primeiro-ministro só fez investimentos lá na terra dele e não fez nada aqui no Príncipe.
      Eu não quero mais nada dele. Só quero que ele me responda a estas simples perguntas. Caso contrário só posso concluir que ele é e foi um grande aldrabão e mentiroso e que por isso mesmo não merece ser primeiro-ministro nem presidente da república do país. Um país não pode ter aldrabões nem mentirosos nestes cargos.
      Muito agradecido ao Tela Nom. Fui.

      • img
        anônimo Responder

        La está o regionalismo “fez investimentos lá na terra dele” por favor pare com isto, ninguém está a obrigar ninguém a estar junto. Eu defendo que o Príncipe seja vendido como foi ao disbarrato, e também defendo que todos que vivem em S Tomé saiam daí pra fora. Estamos cansados de vós aturrar.

        • img
          Almeida Responder

          É isto mesmo. Terra dele! Isto não tem nada de regionalismo. Ele só fez obras na terra dele, sim senhor. Quem está cansado de vos aturar somos nós. Agora até vêm pescar aqui nas nossas águas. Onde é que está o petróleo? Está na tua terra? Quem tem comportamento regional e divisionista são pessoas como o senhor e o seu chefe Patrice Trovoada que tentaram dividir para reinar. Agora aguentem. O senhor acha correto que o seu chefe Patrice Trovoada não queira assinar um contrato de investimento que viria trazer mais valias para o Príncipe e no entanto queria que os tais investidores fizesem este investimento lá na vossa terra? É isto mesmo. Porquê que ele não quis assinar o contrato e sensibilizou os empresários para não investirem no Príncipe mas para investirem em S.Tomé? Isto já não é regionalismo? O senhor quer mas é que alguns totós fiquem cá no governo regional para que vocês passem a vida a enganá-los como fozeram num passado recente. Istpo acabou. O que é que o governo do seu chefe Patrice Trovoada fez pelo Príncipe quando estava no governo central? Ele +preferiu fazer pela terra dele sim senhor. Quer o senhor goste ou não.

        • img
          São António Não Dorme Responder

          Por quanto é que vocês venderam Monte Café para os Líbios? Por quanto é que venderam a zona Sul para Agripalma fazer o que fez lá na vossa terra? Por quanto é que venederam a Doca Pesca? Qual é o resultado que isto vos trouxe ao nível de empregos para jovens, custos ambientais e de outra espécie? Investique melhor o que acontece na sua terra e só depois fale da terra dos outros. Tenho dito! Porqu~e que vêm pescar cá no Príncipe? Vocês não têm mar também? Pescam na vissa terra. Ou não? Eu é que já estou farto de vos aturar.

          • img
            anônimo

            Já agora leve pára lá os teus compatriotas que andam por cá na minha terra a dar cabo disto, como o Gabriel Costa, Bano, Capala, Damião, e muitos mais, pois vocês mandam lá e aqui. Nós é que queremos independência, pára parar de pagar as vossas despesas, como energia, transporte, impostos,
            já agora de que petróleo o Sr está a falar? Aquele que é uma miragem..
            Nós ainda estamos assim porque o meu povo é muito tolerante, ao contrário dos Srs. Onde já se viu 5000 almas a mandar em tudo, queria dizer que eu não tenho nada a haver com Patrice Trovoada, sou pela independência da ilha de S.Tomé, da ditadura dos nino ies, que mandam, no País todo.

          • img
            Picão

            Eu agradeço que o senhor anónimo forme um partido para lutar pela independência de S.Tomé já que para o senhor as pessoas do Príncipe estão a explorar as pessoas de S.Tomé. Isto daria para rir se não fosse tão rídiculo. O senhor é um extremista perigoso. Só que quando o senhor tomar a sua independência não se esqueça que o senhor vai deixar de comer o peixe que o senhor anda a comer todos os dias e que chega a sua mesa vindo do Príncipe. O senhor passa a comer búzio todos os dias até a boca entortar o senhor. O senhor e o seu governo independente deixam de fazer negócios de pesca com a União Europeia, Japão e Tawain tendo como base o mar do Príncipe para eles pescarem. O petróleo que o senhor e mais alguns já começaram a comer dinheiro vai acabar. E assim eu quero ver quem vai ganhar com esta independência. O senhor fala em impostos. Eu vivo cá no Príncipe e também pago os meus impostos. Aconselho-o por isso a pedir a sua independência mais rápido possível.

          • img
            anônimo

            Sr Picão, então o extremista perigoso sou eu, foi eu quem queimou a Bandeira Nacional, e nada aconteceu?
            eu contínuo a dizer quem paga para vocês poderem estar no banco da má língua a dar nos dentes somos os da ilha maior, diga em quanto contribui o Príncipe para o orçamento do estado? no entanto os imposto do HBD fica tudo lá, sem qualquer controle das Finanças. Assim é que vocês gostam.
            Não diga o que não deve para não ouvir o que não gosta.

          • img
            Picão

            Só lhe digo para o senhor avançar com a sua independência e o seu movimento. Depois veremos que andará a chorar. O senhor há-de comer búzio que a sua boca entorta. Porque o peixe que o senhor come todos os dias que é do Príncipe vai acabar. Os contratos de pesca que o seu governo faz com Japão, Tawain, China, União Europeia e outros países vão acabar. E ai eu gostava de ver onde é que o senhor iria buscar o peixe que tem engordado o seu rabo e o rabo da suaa família toda. Comias búzios todos os dias e todas as refeições. É verdade ou é mentira? Quem mandou queimar a bandeira para acusar pessoas do Príncipe foi o teu chefe fugitivo Patrice Trovoada.

          • img
            Bobo. fito

            Sr anônimo num País sério, estes indivíduos já deviam estar na cadeia. Onde já se viu queimar a Bandeira Nacional. A dias vi no telejornal de Portugal um artista fez uma obra usando a Bandeira foi parar a barra do tribunal. O Sr” Picão e outros fazem pior e nada lhes acontece.
            Aliás a lei existe para ser aplicada em S.Tomé, no Príncipe a lei é outra.

    • img
      Bruxa de Pantufo Responder

      Patrice Troviada só tira sono a mulher dele. Como é possível que um homem que está fugido do país, sob mandato de prisão internacional, por causa de crimes cometidos durante o seu governo pode tirar sono a alguma pessoa? Vocês só me fazem rir. Se ele tivesse um pingo de vergonha vinha rapidamente para o país explicar ao povo os crimes que ele cometeu. Isto é que tem tirado sono a mulher dele e aos militantes do ADI.

  3. img
    Bom Gosto Responder

    Se os chamados partidos da mudança vão apoiar To Zé Cassandra, eles que se ponham a pau porque o Tó Zé, não é flor que se cheira. Ele sabe bem passar rasteira ao outro e nunca cumprir com suas palavras.
    Outra coisa, seria bom que os naturais do Principe chamassem atenção do senhor Tó Zé para não estar sempre a fazer discursos como quem está a chorar, isto é muito feito para um governante. Ele que aranje um assistente ou assessor de imagem.

    • img
      Camulenguê Responder

      Só posso concluir que estão com medo do Tozé Cassandra. Sabem porquê? Porque o Patrice Trovoada, o senhor Varela, o senhor Agostinho Fernades e mais alguns vão ter de explicar porquê que não queriam assinar o contrato com HBD que tem dado emprego a mais de 500 pessoas cá no Príncipe. Sé eu sei o que sofremos para fazer a assinatura deste contrato. O senhor patrice Trovoada mais o senhor Varela chegaram a dizer aos responsáveis de HBD para não fazerem este investimento no Príncipe mas para fazerem lá em S.Tomé. Não pensem que as pessoas do Príncipe não sabem isto. É isto que vos aflige. Pois querem alguém cá no Príncipe que seja subalterno e que defenda os vossos interesses em vez de defender os interesses do Príncipe. Tudo isto vai ter que ser explicado tim por tim na campanha. Não pensem que vão encontrar um Príncipe parado e desmobilizado como acontecia antigamente onde não éramos respeitados nem ouvidos. Tirem o vosso cavalinho da chuva. Que venham com muita força e energia para o bem da nossa democracia. Não iremos discutir pormenores como o senhor Bom Gosto disse nem tão pouco insultar ninguém. Mas voc~es vão ter de explicar ao povo do Príncipe muitas coisas. Doa a quem doer.

    • img
      Riboqueano com Orgulho Responder

      Diz ao teu chefe Patrice Trovoada para vir cá responder ao PGR. Ele anda fugido e é isto que deveria preocupar-vos em vez de anadarem preocupado com discurso dos outros. Eu não sou do Príncipe mas tenho de reconhecer que o Tozé pela sua atuação no Príncipe fez mais por S.Tomé e Príncipe do que todos os governos do ADI juntos. Além disto ele vivi na sua terra e não anda fugido do país com medo da Justiça. Isto é que deveria nos preocupar como povo tendo em conta a vergonha que nós como Sãotomenses estamos colocados perante esta atitude de um autêntido vigarista.

  4. img
    Hibrain Responder

    Sr. Bom Gosto!! Penso que não é do Príncipe por isso não dê palpite nas coisas do lugar onde nunca moraste, para aquilo que eu vi o governo de Tó Zé fez no Príncipe, hoje não é = em relação aos outros ladroes.. Possivelmente o Tó Zé como disseste pode não ser flor que si cheira mas todos temos nos nosso defeitos… Mantenha calado, e procura saber melhor a informação

  5. img
    arroz podre Responder

    O TO ZÉ esta com medo da derrota.
    A vida dele esta a ficar dura devido a desonestidade.
    Os dois maiores partidos políticos vão tirar a UMPP bolo na boca.

    • img
      26 e 27 Responder

      Ainda bem que vão os dois. É a melhor forma de se matar dois coelhos com uma só cajadada. Hão-de explicar ao povo do Príncipe como o Príncipe era antes da UMPP ir para o poder e depois da UMPP ir para o poder. Hão-de explicar ao povo do Príncipe porquê que muitos naturais do Príncipe foram presos no regime único do MLSTP sob a vigência cá na ilha do senhor Damião Vaz de Almeida? Hão-de explicar ao povo do Príncipe porquê que o MLSTP nunca quis a autonomia do Príncipe? Hão-de explicar ao povo do Príncipe porquê que o património regional foi entregue aos senhores governantes do Príncipe do MLSTP antes da União ir para o governo Regional? Hão-de explicar ao povo do Príncipe porquê que o o ADI não quis assinar o contrato com HBD e quis que este investimento ficasse em S.Tomé? Hão-de explicar ao povo do Príncipe porquê que o ADI quando foi governo não fez nehum investimento cá no Príncipe?
      E não digo mais nada porque ainda a procissão vai no adro.

  6. img
    Rodrigo Cassandra Responder

    Não queiram imaginar a minha alegria por saber que o Príncipe que era esquecido ,abandonado ,, desprezado por todos começa a reatar o interesse de muitos e isto é o primeiro embrionário sinal de que estamos a trilhar o verdadeiro caminho de desenvolvimento sustentável inclusivo e abrangente.
    O que é preciso é que todos aqueles Movimentos e partidos a citar o ADI ,,MDFM,,MLSTP/PSD partido SOCIALISTA o MOVIMENTO AMÔR AO PRÍNCIPE ,, em primeiro lugar apresente seus candidatos aos lugares proponentes a saber Presidente do Governo Regional,, e os destintos e ilustres candidatos a deputados para que possamos inaugurar aqui antes e durante o período eleitoral um leque de debates de ideias e programas ,, de forma descomplexada e que contribua para o desenvolvimento Regional inclusivo.
    Por isso é que enquanto gestor estratégico das campanhas as eleições regionais de 12 de Outubro não exitarei em endereçar convites para debates de ideias em foro próprio ,,Televisão,, Rádio,, como contributo para o desenvolvimento regional.
    Todos somos poucos para a tarefa que nos espera, mas para isso é preciso que estejamos aqui e disponíveis pois só assim seremos fortes e lutaremos juntos para edificar o Príncipe que de a muito todos alvejamos ,,mas que apenas agora alguns incorporaram neste desafio.
    Assim aproveitando este espaço convido a todos, ou vosso legitimo representante, por vós designado,, para a apresentação dos nossos candidatos, a deputados,, e consequentemente a apresentação da nossa candidatura,, e o programa da nossa governação,, que terá lugar na cidade de S.António,, no decorrer da primeira quinzena do mês de Setembro cujo a data e o lugar posteriormente informamos ,,mas além disso garanto-vos que formalizaremos convites com aviso de receção a todos concorrente as eleições regionais,, e não só,, . ABRAÇOS RODRIGO CARDOSO CASSANDRA mas conhecido por DIGO.
    A todos DANILO SALVATERA,, GILBERTO GIL UMBELINA,,FRADIQUE DE MENEZES,, PATRICE TROVOADA,,JORGE AMADO //OSVALDO,, votos de muitos mas muitos êxitos nas eleições de 12 de Outubro

  7. img
    Ilha do Princepe Responder

    Neste caso se houver empates, serão decifradas pelas casas decimais, acho ser uma boa estratégia.

    • img
      S.António de Picão Responder

      Não vai haver empate nenhum porque antigamente o governo central queria alguém no governo regional que dissesse amém a tudo. Foi com este sistema que o Príncipe foi ficando para trás. Quem não se lembra das bolsas de estudo onde só ia para estrangeiro aquelees que estudavam em S.Tomé? Quem não se lembra dos investimentos estrangeiros que só ficavam em S.Tomé? Quem não se lembra do abandono em que o Príncipe era votado? Quem não se lembra do desemprego que havia cá no Príncipe? Quem não se lembra de abusos que se fazia com pessoas que viviam cá no Príncipe ao ponto do senhor Damião Vaz de Almeida mandar prender as pessoas só pelo facto delas não ficarem em sentido quando ele estava a passar no carro? Quem não se lembra do 26 e 27 de Dezembro que muitos naturais do Príncipe foram presos? Quem não se lembra do Patrice Trovoada dizer em voz alta que o Príncipe não tem voz nos assuntos nacionais? Quem não se lembra dos investimentos feitos por Taiwan e outros paises que ficavam todos em S.Tomé? Quem não se lembra de pessoas do Príncipe que morriam porque não havia ligações periódicas de barco ou aviâo com S.Tomé? Quem não se lembra da fome que os estudantes do Príncipe passavam em S.Tomé? Quem não se lembra dos abusos que alguns governantes de S.Tomé faziam com os governantes do Príncipe quando chegavam cá na ilha? O problema é que tudo isto está a acabar e existe pessoas, infelizmente algumas cá do próprio Príncipe, que querem que estas coisas continuem. Mas eu vos garanto que isto não vai continuar. Doa a quem doer isto não vai continuar nunca mais. Com o poder de S.António estas coisas vão acabar quer alguns dirigentes macionais gostem ou não. Eu quero que vocês todos suicidem com o poder de S.António mas tudo isto vai acabar. Aliás é por isso que vocês não gostam do Tozé Cassandra. Porque ele vos colocou em sentido. Ele acabou com abuso que existia nos tempos dos senhores Damião Vaz de Almeida e de outros vendedores da pátria cá do Príncipe. O Príncipe tem que seguir o seu caminho. Que venham todos os partidos para as eleições regionais. Depois havemos de falar no fim.

    • img
      Isaias Responder

      Não é preciso. Eu mando chamar um quadro qualificado em Portugal, de preferência especializado em informática, para solucionar o problema com programas informáticos específicos. Se mesmo assim não conseguir eu vou mandar dar uma missa no picão para S.António resolver o problema. KIKIKIKIKIKIKIKIKIKIKI

  8. img
    Minu.yê Responder

    Eu estou inquieto só para receber no aerioporto regional o senhor Patrice Trovoada. Como alguém já escreveu lá em cima, este senhor me enganou e enganou mais outros filhos do Príncipe. Eu estive cá com ele, numa reunião, e ele garantiu-nos que investiria 1 milhão de Euros cá no Príncipe em troca do nosso apoio na campanha para as legislativas. Eu nunca trabalhei na minha vida como fiz para este senhor. Convenci centenas de pessoas para votarem no ADI. E qual foi o resultado? Este senhor, uma vez no governo disse de boca cheia que não nos conhecia e que não ia cumprir contrato nenhum que assinou connosco.
    Eu agora estou a espera dele aqui no Príncipe, para cara a cara, perguntar ele porquê que ele não cunmpriu a parte dele. Doa a quem doer eu vou fazer ele esta pergunta. Eu já afirmei isto aos meus colegas que andam a dizer-me para não ligar isto ou para esquecer isto. Este aldrabão vai ter de me responder isto. Ele que venha o mais rápiudpo possível cá para o Príncipe. Eu não lhe vou fazer mal nenhum nem tenho este direito. Mas ele vai ter de me responder porquê que ele floi aldrabão para comigo e meus colegas. ÇPor causa dele eu já não voto em nenhum partido para eleições legislativas. Só me inteterresa as eleições regionais. Eu estou a espera deste bandido. Eu sei que ele anda fugido lá para bandas de França mas ele que venha o maos rápido possível para o Príncipe. Bandido.

    • img
      Camuíla Responder

      Senhor Minuyê, por favor, não assusta a presa. Deixa ele vir para cá fazer campamha e a gente vai pegar ele com as mãos. Eu também fui enganado por este senhor e ele teve a lata de dizer que campanha era campanha e que ele não tinha nada que cumprir o contrato que assinou conosco. Portanto eu aconselho as pessoas cá do Príncipe a não espantarem a presa. Deixa ele vir sossegado para cá fazer campanha dele. No entanto, educadamente como nós cá do Príncipe somos, ele vai ter de me responder muitas perguntas. Ele que não pense que vem para cá passear. Ele tem todo o direito e obrigação de vir cá fazer campanha dele mas ele vai ter de me ouvir também. A democracia também é respeito e consideração por outros. Portanto ele que venha com o seu estafe todo que inclui o senhor Agostinho Fernandes, o senhor Varela e outros aldrabões cá da praça.

    • img
      anônimo Responder

      Quando recebes-tê dinheiro dele em 2010, não estavas ansioso?

  9. img
    Agora? Responder

    O Fradique de Menezes foi presidente durante 10 anos e o quê que ele fez para o Príncipe? Nada!! Eu recordo que todos os investimentos de Taiwan foram feitos em S.Tomé por este senhor e pelo governo do MLSTP. Fizeram várias escolas, Doca Pesca e outras coisas. O quê que Fradique fez pelo Príncipe? Nada!!!! Ele investiu na terra dele. Outro bandido. O Miguel Trovoada ainda fez o prédio. O que é que o Fradiqde de Menezes fez?

  10. img
    Juvem Responder

    De repente o Príncipe passou a estar na ordem do dia. Toda a gente só fala do Príncipe. Toda a gente quer candidatar ao governo regional. Toda a gente quer ir para o Príncipe. Até ao nível internacional só se fala do Príncipe. Porque será? É bom que apareçam muitas candidaturas de todos os partidos políticos nacionais para o governo regional do Príncipe. Eu que não sou do Príncipe fico satisfeito com isto. É por isso que eu valorizo o trabalho do Tozé Cassandra naquela ilha. Era preciso ele colocar o Príncipe no mapa internacional para que toda esta movimentação começasse a aparecer. Isto é bom para a vossa ilha. Meus parabens Tozé Cassandra. São estas coisas que valorizam os políticos. Eu recordo ainda o tempo que o Príoncipe era o lugar que as pessoas só iam por castigo. Mesmo no tempo colonial ou mesmo depois da independência algumas pessoas iam para o Príncipe pelo facto de ser castigadas por práticas erradas que cometiam. Agora toda a gente quer ir para o Príncipe. Isto é bom.

  11. img
    J.J Responder

    A diferença entre Tozé Cassandra e os outros é que ele tem obra feita para mostrar. Tem projetos realizados ou em realização. Tem um plano para desenvolvimento da ilha. Conseguiu agregar a volta dele muita juventude e pessoas que vivem lá no Príncipe e foi buscar quadros qualificados do Príncipe no exterior. Tem grande capacidade de mobilização. Sabe estar junto do povo e não vive em palácios. Sabe onde está e para onde vai. Com tudo isto ele só pode ter resultados positivos. Estes aventureiros que cairam de para-quedas e aterraram no Príncipe como candidatos vão levar uma grande surra para aprenderem. O povo já não é burro como antigamente.

  12. img
    Floripes do Príncipe Responder

    A politica é mesmo assim. É por isso que eu nunca poderia ser política. O Príncipe estava entregue a sua sorte. Ninguém queria correr o risco de pegar no Príncipe e ter um projeto político para aquela parcela do nosso território. O Tozé Cassandra deixou a vida profissional dele aqui em S.Tomé e foi para o Príncipe dar a sua mão. Fartou-se de trabalhar. Agora que o Príncipe virou moda, toda a gente já quer candidatar-se ao lugar de governo regional. Onde é que estas pessoas estavam quando o Príncipe precisavam delas? Eu hoje vejo pessoas a quererem ir candidatar para o Príncipe que chegaram a dizer que o Tozé Cassandra era maluco quando quis ir para lá fazer o trabalho que ele fez. Hoje em dia são estas pessoas que já estão a dizer mal do Tozé Cassandra e já querem candidatar ao cargo de governo regional. Eu acho que estas pessoas têm todo o direito de ir para lá. Mas também não devem ter esquecido que o povo do Príncipe ou de qualquer outro país ou região não é burro nem parvo. A democracia é assim mesmo.

  13. img
    Luis Responder

    o que eu sei é que todos os partidos da Ilha de São Tomé nas vésperas das eleições prometem o centro nacional de pescas para a ilha do Principe e depois nada :(

    • img
      Romão Responder

      Também já constatei isto. o último que o fez foi o Patrice Trovoada. Ele que venha para cá justificar isto. Bandido como os outros.
      Fui

  14. img
    arelitex Responder

    estão a fazer de uma formiga um elefante . neste país só temos dois políticos que estão a trabalhar e sâo sérios . Antonio dias e José Cassandra . tudo o resto sâo uma coisa qualquer menos políticos . sâo intelectuais baratos que nâo prestam para nada . sò falam e fartam-se de falar e nâo se vê trabalho nenhum . estes dois políticos estão no lugar certo e ajudam e gostam do nosso país . estão a dar provas visíveis do seu valor ,começam a ter uma obra de louvar . será que querem trocar o certo pelo incerto . nâo tenho duvidas que nas eleições o senhor José Cassandra vai vencer ,e vai ajudar o país . senhor José Cassandra , parabéns pelo seu trabalho . continue assim a mostrar aos incompetentes e faladores como se trabalha .

    • img
      arelitex Responder

      a melhor forma de combater , os políticos baratos e a corrupção .
      é mostrar trabalho feito , e a justiça a funcionar .
      essa gente nâo têm lugar com políticos sérios e que trabalhem e mostrem obra feita . facilmente sâo detectados e postos no lugar deles , que é a insignificância e o balde do lixo . senhor José Cassandra continue a seguir esse seu caminho .

  15. img
    kalulu Responder

    tambem eu gostaria de faser algumas perguta a Sr Patrice Trovada porque que ele não vai da esplicação ao tribuna sobre caso desvio de dinheiro um democrata deve da exeplo, ñ vir com desculpa de perseguição politica eu tambem me lembro quando ele era primeiro ministro ele fes uma queixa no tribunal para o lider do MLSTP/PSD esto tambem podemos chamar de perseguiçao pulitica

  16. img
    O Homem Poderoso! Responder

    Não tenham medo! Não vejo razão para o medo!! O poder não se conquista com concursos documentais nem com testes de Matemática dente outros!! O poder conquista-se na urna com voto popular, com a vontade do povo expressa na urna, isso sim… O Tozé,Manuel, Pedro ou Cicránio, se quiserem candidatar que candidatem, estamos no estado de direito democrático!! Agora, para ganharem só o povo é que decide, porque a democracia tem regras!!

  17. img
    Cidadão ( Filho da Terra) Responder

    Muito bom dia antes de mais…
    Bom a minha intervenção vai apenas cingir-se a três aspetos:
    Na verdade a ilha do Príncipe teve algum progresso em muitas coisas, refiro algumas, por exemplo investimentos no sector de turismos, a agora com na construção no novo aeroporto, centro de formação, mais quadros técnicos e superiores, mais emprego e muitas outras coisas, mas também é referir que existe também muitas outras outras coisas que estão muito aquém, refiro me energia, péssima, até digo de faltar respeito e se calhar sem soluções a curto prazo, estradas quase todas elas, totalmente cheias de borrachos. enfim em condições que não dignifique uma Região que se diz pronto para acolher turistas, Património Mundial da Unesco. E que também o Presidente Tó Zé Cassandra e os seus seguidores venham cá dizer isso, e mais e mais coisas que convidaria qualquer natural do Príncipe, ou mesmo de São Tomé que vive que vive na diáspora a visitar o Príncipe.
    Quando ao Patrice Trovoada, não sou de uma força Política, mas por favor vamos deixar de falar desse senhor, deixa ele a sua família viver em paz, cada qual deve se preocupar consigo mesmo, ninguém é perfeito e nem a todo mundo conseguimos agradar, o ADI, foi o partido eleito em 2010, para um mandato de 4 anos, ora, não cumprindo estes 4 anos logo fica difícil fazermos o balanço do eu executivo. Digo mais com toda legitimidade e espírito critico apelo a todos os santomenses a votarmos novamente o ADI e darmos o poder legítimos que conseguiu de forma a cumprir a sua governação e após esses anos sim se nada for feito agora o povo deve castigar, ou seja dizer mos vamos escolher os outros.
    Para terminar um apelo ao Senhor Rodrigo Cassandra, por favor essa será uma excelente ideia da UMPP, divulgar os nomes de facto de quem são os seus candidatos a deputados Regionais que terão a capacidade de discutir assuntos de interesse da legítimos da Região e lhe desafio ainda a discutirmos alguns assuntos de interesse na Ilha do Príncipe e fazermos sim um debate de reflexão com todos a força politica que concorre as essas eleições de 12 de outubro. Fico a aguardar o meu convite alguma coisas poderás enviar para este e-mail: ediley.copinet@gmail.com.
    Para terminar desafio o líder da UMPP se for eleito o Presidente novamente do Governo Regional a formar um Governo como Democrata, ou seja, de elementos de vários forças partidárias independentemente de divisão isso sim é ser democrata e União para progresso e interesse do Príncipe, mas agora se me vir formar um Governo de elites e familiarismo onde a até alguns com muita arrogância até quase abuso de poder e querer tudo só para eles, ahh aqui já lhe digo que não existe e jamais existirá união, mas sim fantochadas,falsidade,hipocrésia.
    Muito obrigado. Fui e sempre ao dispor.

    • img
      Maguita Nglanje Responder

      Boa tarde sr. Cidadão, quem não te conhece?
      Quem não sabe que és do ADI?
      Vem aqui dizer que não tem partido, essa conversa é para fazer boi dormir, andas la na porta da família Trovoada a procura de gorjetas, nós te conhecemos muito bem….. Fui

  18. img
    abacate Responder

    Eu acho que muitos não conhecem o verdadeiro valor da democracia…é de estrema importância que tenhamos oposição na assembleia, só assim estaremos valorizando e preservando a nossa jovem democracia. Sem o contraditório não haverá progresso, é preciso haver o contraditório para que o Governo comece a ter mais respeito por seu povo pouco esclarecido.

  19. img
    Original Responder

    Tó Zé

    Se depender destes Partidotes que estão a encher peito dizendo que vão te apoiar ,estás arrumado e feito à bife.
    Conta com aquilo que és e o que tens feito para Príncipe.O que querem é amanhã dizer-te que graças a eles ,foste eleito.

  20. img
    Cidadão ( Filho da Terra) Responder

    Boa tarde senhor Maguita, vamos nos identificar, acreditas que assim será melhor dialogamos.
    Podes crer que refletiremos os grandes prolemas do nosso País.
    Estou aberto e disposto ao desafio.
    Abraço.

Deixe um comentario

*