ADI exige explicações do Governo sobre falta de verbas para realizar as eleições

Num encontro com a imprensa esta manhã o partido ADI, exigiu que o Governo viesse ao público explicar as razões da falta de 40% da verba orçamentada para financiar s eleições locais, regional e legislativas de 12 de Outubro próximo. «Estamos há cerca de duas semanas para o início da campanha eleitoral e é com profunda preocupação que constatamos que a Comissão Eleitoral Nacional, não dispõe de verbas para poder executar a sua tarefa para que as eleições de 12 de Outubro tenha lugar com a transparência exigida», declarou Abnildo Oliveira, na qualidade de porta-voz da ADI.

Note-se que na última segunda-feira, o Governo anunciou que até o momento só conseguiu garantir 60% do financiamento necessário para realizar as eleições de 12 de Outubro, equivalente a  386.500 euros. Facto comprovado pela representação do PNUD em São Tomé e Príncipe que gere os fundos angariados para financiar as acções da Comissão Eleitoral Nacional.

O PNUD rogou a comunidade internacional, a apoiar São Tomé e Príncipe a nível financeiro e material, para que a Comissão Eleitoral Nacional, tenha a tempo meios financeiros e materiais para realizar as eleições. O Governo garantiu que continua a envidar esforços para conseguir os 40% de financiamento em falta.

Mas a ADI, desafia o executivo a vir a praça pública, para explicar o que se passa. «Nós desafiamos o governo para vir urgentemente ao público e dizer ao público e a toda a comunidade internacional, porquê da falta de verba porque entendemos que o Governo teve tempo material suficiente para criar as condições necessárias para que a CEN pudesse executar a sua tarefa», acrescentou o porta-voz da ADI.

ADI, terminou a conversa com os jornalistas, com uma não notícia. Trata-se da vinda ao país do seu Presidente Patrice Trovoada. Um cidadão são-tomense, que livremente deixou o seu país em Novembro de 2012, e que deverá regressar ao seu país também livremente nas vésperas das eleições.

Uma não notícia, que infelizmente tem sido notícia. Daí que o partido ADI, decidiu desmentir as notícias da não notícia. «A chegada ou o anúncio da chegada do doutor Patrice Trovoada será feito pela direcção do partido ADI no momento oportuno. E toda e qualquer informação concernente a sua chegada que está sendo posta a circular não corresponde a verdade», declarou Abnildo Oliveira.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    STP Responder

    Abnildo Oliveira, fica quieto você é café pequeno, até ele quer mandar, cheio de filosofia, demagogia, bandido. Abnildo Oliveira, você não tem vergonha… dinheiro está a ficar esse rapaz trapalhado.

    • img
      Manuel Vicente Sousa Responder

      O sr. é incrível!!Acha que fez seu papel falando desta forma? Quer dizer, quando não se pode atacar o argumento ataca-se o argumentador? Deixe de ignorância rasteira.

  2. img
    londres genuino Responder

    Ê sá cada quá!

    São Tomé, télaôô!

  3. img
    Mé Zemé Responder

    Brincadeira…tantas ofertas, tanto dinheiro do arroz do Japão, dinheiro da transfega do combustível do barco (5 milhões de dólar)….não percebo!!! A tempos atrás ouvi na comunicação social que faltava cerca de 300 mil euros e a quando da visita do Xanana Gusmão ao país, ele garantiu que iria oferecer o que faltava. Agora a véspera das eleições falta dinheiro???? Brincadeira de mau gosto, andam mesmo a gozar com a nossa cara. Qual será agora a estratégia???!!!!

    • img
      MUITO PREOCUPADO Responder

      Sr. MÉ ZEMÉ. O seu comentário é muito emotivo. Acha que não haverá coisas muito mais importante, para se fazer com dinheiro? Nós não podemos estar a querer viver de eleições, gastando dinheiro que deveria servir para coisas mais importantes para o País. Todos aqueles que passam a vida a exigir eleições, não tem pena de S.Tomé e do seu povo, com falta de tanta cois que o País precisa. Há pessoas que para elas, haveria eleições todos os dias. Porque é a forma de receberem Dbs-150.000,00 ou 200.000,00 que apenas serve para irem vivendo. Passados as eleições, ficam durante resto do tempo a pedir este ou aquele algum dinheiro. O Patrice Trovoada, se tem assim tanto dinheiro para sustentar eleições, porquê que o mesmo não pega numa parte desse seu dinheiro ganho, a custa de venda de S.Tomé e Príncipe, criar postos de emprego, para diminuir o índice de desmpregados que estão em S. Tomé a sua sorte.

  4. img
    Freitas C. Responder

    Vir ao publico Abnildinho, o Patrice nunca venho ao publico, até o Kosovo reconheceu as escuras e você vem ai dizer vir ao publico, a plataforma pra exploração de Gas, o Patrice disrespritou a constituição com o seu estilo autoritario e vc vem dizer vir ao publico. Ao publico vai ser o resultado das eleições. Abel publica o meu comentario

  5. img
    Onda da vitoria Responder

    Quem exige explicações sou eu.
    preciso saber porque Patrice Trovoada anda a fugir a justiça ?
    SERÁ por causa destes DOIS LIBIOS que estão em STP a espera dele para resolverem a questão do dinheiro de KADAFI com relação a Monte Café que ele PASSOU PERNA?

    Muita coisa há-de vir a superfície.
    Vem OS LÍBIOS garantem que teem autorização de residência suficiente para esperar e RECEBER DE VOLTA todo o dinheiro.
    Mer…….Muito!

  6. img
    Cassuma Responder

    Na verdade a verba para financiar o ato eleitoral está moribundo devido os tubarões existente no atual governo. Porém se caso é especular o financiamento que provem de outros partidos é lógico que o Governo não quer dar financiamento ao CEN no âmbito de comprar os empreiteiros chamados patos bravos que dizem ter muita popularidade. Um dele é Nelson Carvalho(Presidente de Camara Mé-Zóchi)

  7. img
    MUITO PREOCUPADO Responder

    SANTOMENSES, abram os olhos e DÊEM o ADI, UM CARTÃO VERMELHO, para vermos como é que esses os FURIOSOS: LÉVY NAZARÉ,ABNILDE DE OLIVEIRA, ISABEL DOMINGOS e outros fossem plantar batata. e dai, tirar-se-ia mesmo conclusão se PATRICE TROVOADA, é mesmo Santomense e que tem amor a terra.
    SANTOMENSE,se ADI perder, menos que uma semana depois das eleições, o PATRICE TROVOADA, voltaria a sair de S. TOMÉ. Ele não consegue viver connosco em S.Tomé, sem que o mesmo esteja no PODER.

  8. img
    Filipe Responder

    Mas como é possível um homem que anda fugido da Justiça, com processo em Tribunal para responder, possa aparecer em S.Tomé há escassos dias antes das eleições para concorrer? Isto é uma brincadeira de muito mau gosto. Em que outro país do mundo uma coisa desta poderia acontecer? Só em S.Tomé. Estamos metidos num grande sarilho. É este o grande líder que dizem? Isto daria para rir se não fosse tão trágico. Como é possível que pessoas aparentemente inteligentes, que são militantes e quadros superiores do ADI, admitem calados uma coisa desta? Para quê que estas pessoas estudaram? Onde está o Varela? Assim que ele ficou? O Agostinho Fernandes? Onde é que ele anda? Compo é que estas pessoas podem aceitar uma situação desta só por causa,aparentemente, de dinheiro? Onde é que está a verticalidade? Sinceramente, eu nunca pensei que os valores se degradassem tanto em tão pouco tempo em S.Tomé.

    • img
      Tentado a Ler Responder

      Caro amigo Filipe,

      A clareza ou nao dos fatos, excesso de opinioes contraditorias e recusivas quando se apresentam a certos individuos, não há escola que seja de alguma utilidade. Por isso esgotam-se os argumentos e a idolatria confunde-se com ideais (a tal falta de verticalidade de que falas) e ganha forma de militancia. É caso para se dizer, enfim! A continuar assim teremos uma nação com uma classe especial de intelectuais, que a propria intelectualidade desconhece.

  9. img
    Camarada Responder

    O que o Patrice Trovoada fez e grave os saotomenses nao o podem perdoar nem tao pouco as zaragatas feitas pelos deputados do
    ADI e da ausencia no parlamento durante muito tempo. Nao podemos esquecer disso.Lembremos do caos e das palavras ditas pelo Levi. Abrem olhos

  10. img
    rancataco Responder

    Patrico trovoada tem muita grana , nao precisa estares com estas filosofias , nao precisas do dinheiro de estado para fazeres campanhas mano …

  11. img
    Isidoro Porto Responder

    Não percebo nada disto. Isto esta completamente barralhado. São Tome e Principe contraiu? um empréstimo de USD: 180,000,000.00 (Cento e Oitenta Milhões de Dólares Americanos) repartidos em 3 (três tranches) a um pais irmao e amigo. A primeira de USD: 60,000,000.00 (Sessenta Milhões) para Novenbro e Dezembro de 2013, a segunda de USD: 60,000,000.00 (Sessenta Milhões) para este ano (e já estamos em Setembro de 2014) e a terceira e ultima tranche de USD: 60,000,000.00 (Sessenta Milhões) para o ano de 2015.

    Tendo prometido, assegurado e recebido? USD: 60,000,000.00 deste ano, o Governo não acautelou o orçamento de EUR: 1,000,000,00 (UM MILHAO DE EUROS) para o “REGABOFE” chamado “ELEICOES” de uma Democracia de faz de conta?

    Ou somos todos “Burr@s” ou passaram uma grande “PERNA” ao coitado do nosso Governo, ou por ultimo o nosso querido Governo é um grande “VIJU”.

    BRINCADEIRA EM S.T.P NUMCA TEVE HORA.

    Isidoro Porto
    11/SET/2014

    • img
      ABENILDO Responder

      Meu irmão não sabe o que diz e nem diz o que sabe.

  12. img
    SEABRA Responder

    Amigos , que fique bem claro, como jà alguns manifestaram…o “Muito Preocupado” sublinhou muito bem quem é O VADIO e CORRUPTO Patrice TROVOADA, que nunca foi e que nunca serà sao-tomense, em nada. Que ninguém faça ILUSAO, porque desta vez, todos AQUELES que apostarem , terà a sua culpa no mau funcionamento do pais.Unicamente , é o PODER que interessa os TROVOADA, o titulo que lhes dà acêsso à abertura de muitas portas (porque por eles apenas, nunca atingirao à abertura da mais pequena porta possivel, visto serem gente baixa, reles e sem principios morais, embora se julguem importantes, na pequena cabecinha deles, o Miguel està num pais que lhe vai abrir os olhos e pô-lo no seu devido lugar a GUINE BISSAU). Os engraixadores: Lévy Nazaré, Afonso Varela, Abnilde , Isabel…sao pessoas que esperam pelo Patrice Trovoada para poderem tirar “leur épingle du jeu…”, beneficio, lucro, posto de poder etc…nao hà nenhum bom projecto para o povo…sao OPORTUNISTAS, simplesmente!!!

    • img
      credit for rice Responder

      Então digam onde para os valores do fundo de contrapartida do Japão, é muito simples alguém usou mal este dinheiro, é isto quegoverno tem que explicar. Todos sabemos como usaram o dinheiro.
      No lugar de conta-ataque parvo expliquem onde foram parar as mil toneladas de arroz em falta. Os 2 milhões de dólares que não foram devolvidos, os 400 mil que voltaram a sair. Meus senhores sabemos que neste aspecto Gabriel é duro e incorrupitivel más parece que alguém não foi leal com ele.
      Bom fim de semana.

  13. img
    Bandidagem Responder

    O Flá Só encapuzado, partiu com a massa! Estamos a sua espera a partir de 13 de Outubro para ajuste de contas!

  14. img
    Brito da Freire Responder

    Os senhores do ADI aprenderam esta técnica de fugir e depois aprecer com o seu Lider espiritual Miguel Trovoada.
    Ora vejamos:
    1. Fugiu na questão do Censo quando induziu ao povo para não fazer o recensemento depois de apertos no Bureau Politico refugiou-se no ex- edificio do PNUD, hoje Direcção das Pescas.
    2. EXILOU-SE porque não tinha como trabalhar porque no MLSTP já não tinha tacho para ele.
    3.1991 o PCD foi-lhe buscar para colocar no poleiro durante 10 anos.
    Patrice só esteve alguns dias no país enquanto ministro ou 1º Ministro. Isto deve dar através das informações do aeroporto, 73 dias. Os seus amigos estão de lado de lá.Aqui algumas presas.
    Fora deste periodo o que fez este rapaz para o pais.
    Resposta Nada………X Nada.
    Kadê Levi?

    Votar no ADI é aumentar a Pobreza e aumentar numeros de politicos que nada fazem.
    O que faz o Anilde? nada xnada.
    Companiha Limitada do ADI, embora haja alguns que se esforçam um pouco. Deixem de vez esta familia Trovoada sanguessuga que nada fez fora da cadeira do poder.
    Anilde
    Antes de terminar o mandato devolva o espaço do campo de futbol pelo menos.

    • img
      anonimo Responder

      para com isto, explica só onde está o dinheiro do fundo do japão. Não fala muito onde está o dinheiro, os 2 milhões de dólares que o Delfim roubou. As 2 mil toneladas de arroz em falta. Isto é que tem que ser explicado, o Patrice não é para aí chamado.

  15. img
    Joe Responder

    Que tristeza! Um pais pequeno como o nosso, com recurso suficiente para proporcionar o basico a sua populacao, a ser assaltada por meia duzia de politicos ganaciosos, que so pensam em si e em mais ninguem.

    E realmente triste, ver STP nessa constante falta de estabilidade politica, que faz o pais dar 2 passos para frente e 3 para tras. O pior e que o futuro nao parece nos reservar coisa melhor, porque a juventude que poderia ser a salvacao da ilha, esta inofensiva, sem senso critico, sem alguma inrreverancia, mas, contrariamente, com atitude engraxadora, de lambebotas e escovas.

    E mesmo triste!

  16. img
    Sum Quemblacaná Responder

    Abinilde, Levy, Isabel e muitos outros deveriam contentar-se com os pesados BONUS em doiares q têm recebido para distribuírem para os pequenos Adeistas, mas que metem tudo nos seus bolsos. Coitados daqueles q acreditam em neles! Abram os olhos meus senhores! Se não acreditam, então tentam saber as riquezas acumuladas por esses radicais e crimnosos de ADI no espaço de um pouco mais de dois anos! Nunca houve tanta acumulação da riqueza em tão pouco tempo! Perguntem ao SR Levy de quem pertencem os Predios de 3 pisos no Bairro LUCUMY, de 1 piso em Satom, Quintas no Prado e muitos outros bens?

  17. img
    Sum Quemblacaná Responder

    Abinilde, Levy, Isabel e muitos outros deveriam contentar-se com os pesados BONUS em doiares q têm recebido para distribuírem para os pequenos Adeistas, mas que metem tudo nos seus bolsos. Coitados daqueles q acreditam neles! Abram os olhos meus senhores! Se não acreditam, então tentam saber as riquezas acumuladas por esses radicais e crimnosos de ADI no espaço de um pouco mais de dois anos! Nunca houve tanta acumulação da riqueza em tão pouco tempo! Perguntem ao SR Levy de quem pertencem os Predios de 3 pisos no Bairro LUCUMY, de 1 piso em Satom, Quintas no Prado e muitos outros bens? (Andaram a tratar toda gente de ladra!Mas pouco a pouco Deus vai mostrando quem são os verdadeiros ladrões). Sabem porque razão a ex-ministra da saúde bebeu lixívia? Por causa do dinheiro da ENFARMED.

Deixe um comentario

*