António Dias é candidato do PCD ao cargo de Primeiro-ministro

É um rosto jovem que nos últimos 2 anos, deu provas de competência na governação, como um líder, capaz de congregar e motivar homens e mulheres para vencer a pobreza, e conquistar o progresso.

Como Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, a dinâmica incutida e a esperança devolvida aos dois sectores estratégicos para a economia nacional confirma isso mesmo.

AT. 2geral certoAntónio Dias, nascido na roça Santa Catarina no norte da ilha de São Tomé tem 43 anos de idade. Mestre em pedagogia do ensino da língua francesa, formado em França mais concretamente na universidade de Clemont Serrald. O jovem ministro foi indicado como candidato do Partido da Convergência Democrática (PCD), para o cargo de Primeiro-ministro nas eleições legislativas de 12 de Outubro.

Uma decisão do Conselho Nacional alargado do partido que se reuniu no último sábado. «Qualquer barco para atingir um bom porto tem que ter um bom comandante e o nosso comandante, hoje ficou claro que é o António Dias», anunciou Sebastião Santos, membro da direcção do PCD.

O jovem formado em ensino da língua francesa, que foi também professor no ensino público, se destacou muito cedo no trabalho agrícola. Ainda estudante aproveitava o período de férias escolares, para trabalhar na capinação e na sulfatação do cacausal, tendo sido responsável das brigadas de capinação e sulfatação. Chegou a ser feitor adjunto da roça São Miguel ex-dependência da Roça Santa Catarina.

Cresceu na agricultura, e realizou várias formações na área, nomeadamente no Congo, Gabão e no Ruanda. Fundou a ONG ADAPA(Acção para o Desenvolvimento Agropecuário, e Prospecção do Ambiente).

António Dias foi o arquitecto da cooperativa de exportação do cacau biológico, que trouxe melhoria rendimento para várias centenas de famílias agrícolas de São Tomé e Príncipe.

Em 2012 chegou ao tecto do ministério do sector que marca a sua vida jovem. Marcou pela positiva o sector em apenas 1 ano e 8 meses de mandato. Caiu nas graças de muitos milhares de são-tomenses que vivem da agricultura e pecas, e não só.

A popularidade granjeada, o transformou num trunfo que o seu partido lança para as unas de 12 de Outubro.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Pastor Responder

    Bom trunfo eleitoral do PCD.

    Mas será que o Dr. António Dias está preparado para ser PM de STP?

    Uma coisa é ser Ministro de Agricultura e outra é ser PM de um pais como nosso. O futuro dirá…

    • img
      Eterno Madiba Responder

      Meu caro senhor:
      Se o sr. Gabriel Costa é 1ºMinistro deste país quem mais não se candidata? Até porque se trata de candidatos! Lembre-se da música do Aiton Dias? Até o jójó é doctor!

  2. img
    Rubem Teixeira Responder

    O PCD esta de parbens, por ter alguem como ele na liderança…na minha umilde opinião, todos os sãotomenses deveriam apostar desta figura, pelas dinaminas demostradas, e por gostar do nosso páis, isso me alegra.

  3. img
    MÉ SOLO Responder

    Gostava de parabenizar o António Dias pela confiança nele depositada. Entretanto tenho as minhas reservas no sucesso que enventualmente virá a ter caso venha ser eleito primeiro ministro. O pais, o António Dias, o PCD, ganhará muito mais tendo – o como Ministro de Agricultura, é a pessoa certa no lugar certo. Acredito que PCD quer aproveitar a popularidade que o jovem ganhou no seio dos agricultores e pescadores mas só isto não é suficiente para que lhe fosse atribuido tamanha responsabilidade. O PCD esqueceu-se que o pais vive de ajudas externas, do investimentos estrangeiros daí que precisamos de um 1º Ministro que consiga atrair estes investimentos, que tenha grande capacidade de negociação e que seja conhecido ao nivel internacional.

    Um bom comandante não tripula todos os barcos, existem barcos q é preciso ter muitas experiências e muito treino.

    • img
      henda carvalho Responder

      Caro Mé Solo;
      Não achas que é chegado o momento de nós começarmos a criar a nossa riqueza, ao invés de viver de mão entendida? Qual é a melhor maneira para se criar riqueza do que apostar no sector produtivo do país? Por isso que considero oportuna e salutar a aposta que o PCD faz no atual Ministro da Agricultura, pois, como se tem visto, ele tem incentivado os agricultores e pescadores para produzir mais e melhor. Para tal tem melhorado as condições sociais dos agricultores e não só enquanto ministro da agricultura. Imagina o que ele poderá fazer sendo Primeiro Ministro e chefe do Governo! Já tivemos muitos 1º Ministros que falavam muito e nada faziam. É chegado a hora de experimentarmos alguém que faça mais ao invés de apenas falar.

  4. img
    Rubem Teixeira Responder

    Mé Solo, meu caro…concorgo com a tua preocupação,..mas quero alerta-te que o páis não pode estar só virado para ajuda esterna, temos k criar as nossa proprias riquesas, e creio k este é o homem certo…Lula da Silva, não era intelectual, poliglota e mais….mas fez um bom trabalho, pk ele era homem do povo e gostava de povo….ja tivemos 1º ministros intelectuais, e deu es roubadas…agora chegou a hora de homens k mesnos fala, mas sim, executa..que encina o povo k criar gosto pelo trablaho e ñ ficar com mão estendida…como dizia o Calu Mendes “Boleia”

  5. img
    jovem de 90 anos Responder

    Nem we cha cu pliguisozo a desâ moço cu vida de ô. nimguen nasce primeiro ministro ou presidente tudo è pela conpetencia e trabalho nao temos mais tempo vai ou racha ele tra ajuda de todos santomenses para governar como 1 ministro o que tem feito pela agricultura não pode ficar so na agricultura tem que faselo em outras areas para ajudar a agricultura . ma fe fora agora è so stomè .

  6. img
    Antonio Costa Carlos Responder

    Ora, ora PCD!
    Quem te viu como Partido Politico e quem te vê hoje como mercadoria. Mercadoria sim, porque o PCD já não é apenas o partiodo de arroz podre como também passa a ser o partido que já não tem no seu interior competencias.
    António Dias candidato á primeiro Ministro????!!!
    Francamente PCD.
    Que avançem pessoas maduras, pessoas que conheçam o país e não alguem que passa a vida a fazer show off com obras financiadas por outros.
    Se se perguntar qual o nivel de produção do ministério da agricultura e pescas no mandato de Antonio Dias o resultado é fraquissimo. Na verdade ele tem alguma visibilidade por causa das inaugurações e por causa de dinheiro grosso colocado no seu ministério pela cooperação taiwanesa.
    caros compatriotas, ou queremos um país sério para o futuro ou mais uma vez estaremos a brincar com coisas sérias como é a governação e mais uma vez deixarmos perdem a oportunidade de vir a reorganizar o país.
    Todavia, sei que em Lemba e Lobata, os únicos distritos onde Antonio Dias tem uma pequena admiração (e não aceitação), o Osvaldo Vaz vai lhe comer que nem cola.
    Vamos pensar no país. Se o PCD estivesse a pensar no país, em vez de apresentar um candidato à partida derrotado, deveria se associar aos partidos que têm pessoas mais a altura.

    • img
      Santo Antonio de Principe Responder

      quem normalmente quer dar passos a este pais e com algumas dinâmicas, vocês não gostam, melhor é estar calado……

    • img
      SOMBRA Responder

      Inveja que ti fez….voces só querem gente de rouba…o país precisa de gente que trabalha

    • img
      henda carvalho Responder

      Ora Ora digo eu António;
      O Patrice Trovoada era uma pessoa madura e o que conseguiu foi gastar 500 mil dólares em viagens, 177 mil euros para colocarem uma foto sua na página de um jornal.
      O António Dias (segundo tuas palavras) é um homem verde e com os mesmo valores construiu casas para os agricultores, comprou e distribuiu equipamentos de trabalho para pescadores, agricultores e criadores de animais para que estes produzissem e melhorassem seus rendimentos, deu crédito as palaiês para que estas possam trabalhar, em colaboração com a EMAE levou água e enregia às comunidades agricolas, enquanto o Agostinho Fernandes tirava terras aos santomenses para dar aos estrangeiros o António Dias dá terras aos santomenses para produzir e lhes entrega títulos de posse mais equipamentos necessários para trabalhar.
      Está visto que és um daqueles que querem ter sem trabalhar e por isso não és capaz de reconhecer o mérito de quem trabalha.

  7. img
    fala bem Responder

    td bem mais nós na devemos confundir as coisas o ser Antonio dias esta a confundir as coisas. ele não tem competência para exercer o cargo do 1º ministro. quase todos a queles que foram ministro de agricultura fizer um pequeno trabalho. fica calmo senhor Antonio dias.+ um coisa assim não é apostar em desenvolvimento rural.
    e o quê que o próprio ministério de agricultura possui para a população?que projeto é enorme do próprio ministro? o dinheiro que foi distribuido para as pessoas é da campanha o que foi feito nao é normal. deveria swe comprar barcos grande de pesca/ou abrir uma grande terra de cultivos de 1º necessidade. em vez de dar pessoas dinheiro para comer.

  8. img
    fala bem Responder

    “Uma decisão do Conselho Nacional alargado do partido que se reuniu no último sábado. «Qualquer barco para atingir um bom porto tem que ter um bom comandante e o nosso comandante, hoje ficou claro que é o António Dias», anunciou Sebastião Santos, membro da direção do PCD”.

    que comandante? uma vergonha.

  9. img
    Nico Responder

    Deu provas de ser um homem dinâmico e tarabalhador.
    Tenho plena certeza que ele irá conseguir tripular este barco. Será o Ministro de todos os Santomenses.
    Queremos trabalho, e trabalho é com o nosso António, o futuro primeiro ministro.
    Viva ANTONIO DIAS e Viva SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE.
    DIAS MELHORES ESTÃO A VISTA

  10. img
    Homem Honesto Responder

    Mesmo com António Dias como candidato, o PCD não vai sair do buraco que se encontra. Muita besteira feita nos vinte anos.
    Existe muito descontentamento no seio do PCD. Perguntem os fundadores.
    Vão ter menos Deputados.
    O António Dias não tem capacidade de bom Líder.
    Com tanta gente de bem no seio do PCD? Só com cristo.

  11. img
    Ze Cangolo Responder

    Ora, ora PCD!
    Quem te viu como Partido Politico e quem te vê hoje como mercadoria. Mercadoria sim, porque o PCD já não é apenas o partiodo de arroz podre como também passa a ser o partido que já não tem no seu interior competencias.
    António Dias candidato á primeiro Ministro????!!!
    Francamente PCD.
    Que avançem pessoas maduras, pessoas que conheçam o país e não alguem que passa a vida a fazer show off com obras financiadas por outros.
    Se se perguntar qual o nivel de produção do ministério da agricultura e pescas no mandato de Antonio Dias o resultado é fraquissimo. Na verdade ele tem alguma visibilidade por causa das inaugurações e por causa de dinheiro grosso colocado no seu ministério pela cooperação taiwanesa.
    caros compatriotas, ou queremos um país sério para o futuro ou mais uma vez estaremos a brincar com coisas sérias como é a governação e mais uma vez deixarmos perdem a oportunidade de vir a reorganizar o país.
    Todavia, sei que em Lemba e Lobata, os únicos distritos onde Antonio Dias tem uma pequena admiração (e não aceitação), o Osvaldo Vaz vai lhe comer que nem cola.
    Vamos pensar no país. Se o PCD estivesse a pensar no país, em vez de apresentar um candidato à partida derrotado, deveria se associar aos partidos que têm pessoas mais a altura.

  12. img
    O COMANDANTE Responder

    boa aposta do PCD, precisamos de pessoas assim que se preocupam com o povo. Pais rico é pais sem fome, actualmente STP não necessita de predios como dubai mas sim de uma estruturação pra melhor a vida da população em termos social e economico. Eu também tive as minhas duvidas quando ouvi o nome dele pra esse cargo mas ja tivemos Patrice e Fradique no poder que dizem ter contatos pra trazer investimento pra o país e eles só comeram esse investimento sozinhos. A comunidade internacional investira num pais governado por Antonio dias. Força COMANDANTE

  13. img
    Fokoto Responder

    Antonio Dias para a primatura e ja.
    Falsa questao esta de falta de experiencia para trabalhar e atrair investimentos.
    Ja tivemos primeiros ministros com mais de sessenta anos e com muitos anos de experiencia governamental e nada adiantou.
    Ja tivemos primeiro ministro com fama de atractor de milhoes e milhoes que nem areia , mas foi o que se viu.
    Portanto, deixemos de historias e vamos apostar em massa no Antonio Dias , pois o jovem demontra atitude, aquilo que tem faltado aos nossos sucessivos e muitos governantes.
    VIVA SAO TOME E PRINCIPE que consegue parir gente deste caliber.

  14. img
    Fokoto Responder

    Queria dizer calibre e nao caliber

  15. img
    Sum Mé-cléclé Responder

    Parabéns PCD por ter sempre presente o espírito renovador.António Dias merece ser apoiado por mérito de bom trabalho demonstrado. Merece ser apoiado por todos aqueles q utilizam o trabalho como arma de luta contra o subdesenvolvimento e pelo bem Estar. Pessoalmente, não tenho a mínima duvida q venha a ser um bom 1º Ministro, pela capacidade de trabalho demonstrado. Por outro lado, 1º Ministro não trabalha sozinho. Tem é q saber gerir e orientar as acções do seu elenco.Para já,fica a garantia do meu voto e de todos aqueles q amam o trabalho. Quem quer q esteja no Ministério d Agricultura, com António Dias à testa do Governo,tem q ter a sua pedalada, caso contrario, não terá sossego.

  16. img
    BOBO DE DANÇO Responder

    Quer dizer, nós estamos a perder noção do que é de facto um país!! Estamos a banalizar tanto determinados cargos, que as tantas estamos mesmo a transformar este país num país das bananas!!! Quem disse que para o cargo de primeiro ministro pode ser um cidadão qualquer???!! Quer dizer, estamos a brincar. Só pode ser brincadeira falar de António Dias como primeiro ministro de STP!! Não podemos estar a teatralizar algo que é sério! As tantos teremos Júvé presidente da república!!

    • img
      Fokoto Responder

      Bobo de ti.
      Só pode ser dor de cotovelo.
      Quem é quem neste País?
      Viva o PCD e Viva o António Dias.
      Vamos descobrir talentos e deixar de tretas de que ja estamos fartos

  17. img
    Fédé ká Dóxi Responder

    Francamente!
    Algumas pessoas pensam que só pode ser primeiro Ministro os que saem das famílias com nomes. Como os Trovoadas, os Costas Os Brancos etc etc. Vamos dar oportunidade a um jovem que já fez algo. Ele terá assessores e membros do governo que poderão ajudar-lhe a trabalhar e mais. Depois das eleições, o PR ainda vai decidir quem será o 1ª. Ministro. Mas não se esqueçam que o rapaz já conquistou confiança do Taiwan e de algumas instituições internacionais de alguém que gosta de fazer e é o que S.Tomé e Príncipe precisa. Deixar o homem e vamos ver o que vai fazer.

  18. img
    MÉ SOLO Responder

    Caro Amigo Teixeira não se compara o incomparável, comparar Lula da Silva com Antónia Dias nao sei nao, tenho as minhas dúvidas. O Lulu se safou porque o Brasil não he STP, o Brasil tem recursos mesmo assim ele saiu beliscado. Concordo consigo quando diz que o país não pode continuar a viver de ajudas mas elas são necessárias até podermos andar sozinhos. Só agricultura nos nos leva a lado nenhum, é preciso transformarmos STP num pais de prestação de serviços e para que isso aconteça temos q continuar a pedir, ninguém dá quanto não nos conhece.

    DEPOIS CADA UM TIRARA AS SUAS ILAÇOES

  19. img
    arelitex Responder

    acho que na vida temos que percorrer um degrau de cada vez . nâo é nada bom deixar os trabalhos a meio . António dias está a trabalhar ,é dos poucos ministros válidos de STP . é um ministro que está de parabéns . mas no ministério dele ainda há muito trabalho pela frente que neste momento nâo pode parar . senhor antonio dias , uma coisa de cada vez , no seu ministério , como tudo na vida nós temos que ter objectivos e concretiza-los e depois , quando achamos que já está tudo em ordem , delega-los a outra pessoa . em termos de agricultura e pescas , no meu entender só está feito 10% , ainda nos falta quase tudo . senhor antonio dias nâo faça a asneira de parar com o seu projecto . deixe o cargo de 1º ministro para uns anos mais tarde . o seu actual ministério ainda está muito doente , você é o homem certo para lhe dar saúde . pense nas minhas palavras .

  20. img
    mana Responder

    O António Dias pode ser perfeitamente primeiro ministro. Contrariamente ao Patrice Trovoada ele andou na escola em França a estudar e tem uma licenciatura e não vive de expedientes como os Trovoadas. Claro que ele não é filho desse malandro Miguel Trovoada que aproveitou bem, ele e o filho dele, para enriquecer em nome do povo de São Tomé e Príncipe. António Dias é filho do povo é capaz e competente. Ele sabe o que é trabalho. Não tenhas complexo a frente desses senhores da elite e parasitas do Estado. FORÇA ANTÓNIO.

  21. img
    SOMBRA Responder

    Parabéns PCD por ter sempre presente o espírito renovador.António Dias merece ser apoiado por mérito de bom trabalho demonstrado. Merece ser apoiado por todos aqueles q utilizam o trabalho como arma de luta contra o subdesenvolvimento e pelo bem Estar. Pessoalmente, não tenho a mínima duvida q venha a ser um bom 1º Ministro, pela capacidade de trabalho demonstrado. Por outro lado, 1º Ministro não trabalha sozinho. Tem é q saber gerir e orientar as acções do seu elenco.Para já,fica a garantia do meu voto e de todos aqueles q amam o trabalho. Quem quer q esteja no Ministério d Agricultura, com António Dias à testa do Governo,tem q ter a sua pedalada, caso contrario, não terá sossego.

  22. img
    SOMBRA Responder

    boa aposta do PCD, precisamos de pessoas assim que se preocupam com o povo. Pais rico é pais sem fome, actualmente STP não necessita de predios como dubai mas sim de uma estruturação pra melhor a vida da população em termos social e economico. Eu também tive as minhas duvidas quando ouvi o nome dele pra esse cargo mas ja tivemos Patrice e Fradique no poder que dizem ter contatos pra trazer investimento pra o país e eles só comeram esse investimento sozinhos. A comunidade internacional investira num pais governado por Antonio dias. Força COMANDANTE

  23. img
    Ilha do Princepe Responder

    Técnicos da TVS, eu vus peço com favor, criam um programa de debate em Directo com todos os candidatos as Legislativas, Regionais e Autárquicas, como forma de mostrar a população em geral os objectivos e propostas de cada um, que o Programa seja conduzido por um jornalista critico, claro e directo. A população vai agradecer com certeza se fizerem isso, porque tudo e todos estão as escuras, só a decisão final nas urnas poderá não cair bem…

    • img
      Fokoto Responder

      Meu caro,
      Debates em STP nao valem ainda
      Porque o falar bem nao quer dizer fazer bem
      Um tipo vai ao debate falar muito bem e consegue enganar os outros com o seu bla bla bla e depois na pratica um 0 (zero) redondo.
      Bedate é uma farsa

      • img
        Fokoto Responder

        Debate e nao Bedate

  24. img
    Estudante Responder

    Olha, perante esse facto não há muito oque dizer, desde que nasci só vi dois HOMENS que me fez acreditar em São Tomé o 1º foi o Francisco Silva que Deus o tenha, e depois vem o Antonio Dias que Deus nos deu. Se esse povo sabe o que quer, o PCD já mostrou que tem homens que vale apena. Essas duas figuras são PCDista por isso eu digo PCD é o partido pra agora.
    VIVA MEU MINISTRO ANTONIO DIAS.

    • img
      Estudante Responder

      “…homens que valem apena”.

  25. img
    Labirinto Responder

    Se até PATRICE TROVOADA chegou a ser PM porque que Antonio Dias que é Antonio Dias não pode ser?

  26. img
    Pingo Doxi Responder

    parece que de facto se banaliza demais os cargos politicos de tamnaha responsabilidade. Mas isto não é de agora. Foi assim desde a independencia da nossa terra.

  27. img
    Felisberto Bandeira Responder

    Com esta nomeacao o PCD demostra publicamente que os altos membro do Partido PCD estao sujos,com uma imagem negativa perante o Povo e Pais ,com nova visao de votar com a vista aberta ,demostranos que esta a compremeter muitos Partido ,principalmente os corruptos que vivem de Politica para encher o seu bolso…PCD e um deles

  28. img
    Felisberto Bandeira Responder

    PCD ao longo destes ano nao tem prestado um bom servico ao Pais e ao povo coseguem luga,r no parlamento para defender seus negocio, ao invez defender o interesse do povo

  29. img
    pascoal de carvalho Responder

    tem demonstrado competência e qualidade naquilo que faz. falta saber é o resto.
    Parabéns caro António Dias pelo voto de confiança para já dado.

  30. img
    Wê Son Son Responder

    Eu é que não vou matar minha cabeça para ninguém.
    Entre todos os males que me são apresentado, vou optar pelo mal menor.

  31. img
    Aledunha Responder

    Eu não tenho nada a ver com PCD, com MLSTP, com ADI ou outra força política qualquer. Para mim são farinha do mesmo tacho. Agora eu pergunto uma coisa: se Patrice Trovoada com tantos processos nos Tribunais pode se candidatar para primeiro-ministro deste país como é que o António Dias não pode? O quê que Patrice Trovoada tem nais do que este jovem? Só se for dinheiro?! De resto…

  32. img
    Aristides Barros Responder

    António Dias é o homem certo. É trabalhador, gosta deste país e do seu povo, é competente e a sua competência foi ganha com muito trabalho e dedicação, é inteligente e já granjeia a simpatia de muitos financiadores. Não se tem na memória quando é que os Taiwaneses financiaram tanto o sector agrícola. E sabem porquê? Porque é a primeira vez que estão a encontrar resultados. Temos assinados vários acordos de financiamento para o sector agrícola e das pescas porque os nossos parceiros estão a ver resultados do investimento do seu dinheiro no sector. O nosso cacau sempre teve fama de muito bom. Mas agora não há qualquer dúvida que esta fama está a trazer muitos resultados financeiros. Sabem porquê? Devido as cooperativas do cacau biológico e a certificação do nosso produto liderado por António Dias. Agora pergunto a aqueles que dizem que António Dias não tem experiência para 1º Ministro: Dos quase centena de ministros e primeiros ministros que já tivemos nesse País quem tem mais experiência do que António Dias? Nenhum. Os outros que dizem ter “muita experiência” só a utilizaram para roubar, viajar e gastar em P… e vinho verde.
    Tivemos governantes que conheceram o mundo inteiro. Governantes que dizem ter contactos e conhecimentos em todo mundo. O que é que fizeram pelo País? Zero. Deixemos trabalhar aquele que tem apetência pelo trabalho, aquele que na verdade sabe fazer, aquele que tem dado provas e aquele em que o povo confia que não vai roubar mas sim que vai mudar São Tomé e Príncipe. Viva S. Tomé e Príncipe e viva António Dias.

  33. img
    Mé Zemé Responder

    Pelo que conheço do PCD, se eventualmente ganhassem as eleições, nunca António Dia seria 1º Ministro, é mesmo só fachada, já que ele é o homem mais popular do partido, então, querem tirar o partido ao máximo disso e depois joga-lo fora. O pessoal do PCD são especialistas a dar facadas nas costas.

  34. img
    FIADO Responder

    António Dias será primeiro ministro em 2067. Façam lá as contas e vejam se até lá estará vivo!

  35. img
    NENHUM DEPUTADO Responder

    Quer dizer, já que PR tem fingido doido e colocado bobo como PM e alguns aventureiros querem furar. Culpa não é do António Dias! A culpa é do PCD que já ficou partido de doidos e do PR que vem abusando do POVO. STP não é terra de cegos, ouviu sr António Dias??!!

  36. img
    HT Responder

    Como há gente que diz que não é possível fazer nada nestes pais… eu quero António Dias com presidente da Republica.

  37. img
    Sama-Suba Responder

    Incrível como alguns São-Tomenses deixam-se influenciar pelo rancor e ressentimentos políticos ao ponto de porem em causa as qualidades e méritos do jovem político António Dias.
    O candidato avançado pelo Partido de Convergência Democrática ao cargo do primeiro Ministro é a escolha perfeita.
    O que estará na origem para a sua qualificação de de pessoa qualquer? É o individuo que deu provas em tão pouco tempo através acções concretas e resultados palpáveis para a classe que assegura a economia do arquipélago e a satisfação de produtos alimentares da população. Contribuiu para que os agricultores produzissem mais e melhor, e melhorassem a qualidade de vida das suas famílias, através de algumas iniciativas, como a criação de cooperativa de cacau biológico.
    Incentivou mais financiamento através da cooperação taiwanesa para área agrícola, pois estes parceiros vendo a aplicação prática do montante atribuído não hesitam em atender os pedidos.
    Porque esta é a forma mais evidente de granjear e mobilizar mais recursos externos. Por isso estranha-me a cegueira daqueles que duvidam da capacidade do homem trabalhador e dinâmico em persuadir os financiadores para a causa do arquipélago. Ajuda externa é bem vinda particularmente para esta ilha que só vive de mãos estendidas para OGE. Entretanto, ajuda realmente eficaz é aquela que promove uma redução da dependência, para que o objectivo final seja exactamente o país deixar de precisar dessa ajuda. Quando António Dias distribui terras equipamentos e condições de trabalho está a dar um passo gigante para o cumprimento desta teoria.
    Pois devemos pensar em programas de desenvolvimento que se adaptem ao arquipélago, para que o apoio económico externo não estimule a perpetuação de ajuda, deixando-nos numa situação de acomodação e dependência externa o que prejudica a iniciativa própria.
    Muitos políticos ditos competentes capazes e experientes e mobilizadores de recursos já geriram o arquipélago na altura em que o país já foi considerado como o que mais ajuda externa recebeu em termos per capita. e ainda hoje encontramos num fosso de pobreza e cada vez mais alvo da ajuda externa.
    Voto de confiança para o candidato António Dias.

  38. img
    Santomense Responder

    Em opiniao pessoal: De qndo em vz eu visito o tela-non site. Porque o Tela Non não limita os comentários a 1 paragrafo ou talvez a 200 ou 250 dígitos? Talvez assim se leria menos “estupidez e comentarios ignorantes e desnecessarios”? Especialmente agora com o supermercado p/ compra de VOTOS aberto. Boa sorte !!!

  39. img
    Ppppppppppppp Responder

    Sr. António Dias não fez nada,aproveitou do projecto priasa e do financiamento do BAD e fez o seu panfleto, meus carros amigos , cidadãos, dirigir uma pasta é contrario em dirigir um pais, então ele não tem potencialidade para tal, andou sim a roubar o dinheiro para faser as campanhas que se avizinham.

  40. img
    Canvi Tlindaji Responder

    António o Conselho Meu é continuarias como M da Agricultura, amadurecesses melhor politicamente e depois partiria para outras ambições politicas. Assim, será um suicídio politico!!

Deixe um comentario

*