Fradique e MDFM desafiam Patrice para o confronto político

O Presidente do Movimento Democrático Força de Mudança-Partido Liberal (MDFM-PL), Fradique de Menezes, comparou o covarde e patrão do ADI, Patrice Trovoada, como antigo rei de Portugal D. Sebastião que desapareceu e ficou-se a espera dele até o dia de hoje e não apareceu.

Fradique Menezes, fez esta declaração na abertura da Campanha do MDFM/PL no último sábado no largo do Museu Nacional. O Presidente do MDFM, garantiu ser capaz de resolver os problemas de São Tomé e Príncipe, porque tem sangue de executivo na veia, Só com boa governação, transparência e dialogo, o país poderá caminhar rumo ao desenvolvimento acrescentou.

MDFMHabitação, acesso a água potável e energia para todos, são prioridades do MDFM, que promete formação e trabalho; para a juventude. «Nosso país precisa de gente que sabe e comandar as coisas», declarou Fradique de Menezes.

Fradique de Menezes recordou aos apoiantes do seu partido que estavam diante da Fortaleza São Sebastião, actual Museu Nacional. Edifício histórico com nome de um antigo rei de Portugal, que foi fazer guerra contra os mouros muçulmanos e Alá, no entanto morreu por lá e os portugueses continuam a espera dele. «Também São Tomé e Príncipe tem um dom Sebastião que se está a espera dele há vários meses e disseram que chegava hoje e não veio, portanto a gente não precisa dele mais e nem a sua contribuição», referiu Fradique de Menezes.

Na intervenção cortada por aplausos, o Presidente do MDFM e candidato ao cargo de Primeiro-ministro, disse que o seu partido foi enganado no ano 2010. «Fomos enganados pelo Patrice Trovoada, acreditamos e fizemos apelo do nosso voto para o ADI, que não nos ficou barato nem um cêntimo, desta vez, não!», avisou.

Segundo Fradique de Menezes agora o MDFM tem um comandante. «Eu decidi comandar a tropa e o MDFM/PL já tem um rosto para a eleição de 12 de Outubro», precisou.

Já no domingo, a campanha do MDFM ficou marcada com uma passeata no distrito de Lembá. Fradique de Menezes foi calorosamente recebido pela população de Lembá.

O líder do MDFM e candidato ao cargo de Primeiro-ministro, disse a população de Lembá que as eleições de 12 de Outubro são de extrema importância. É preciso saber escolher uma figura que não queira promover a paz e a harmonia nacional, e não alguém que queira confronto com outros órgãos de soberania. «As eleições de 12 de Outubro são importantes porque o povo é chamado a eleger alguém que se entenda bem com os outros órgãos de soberania, e que possam trabalhar juntos para que este país possa enfim caminhar no desenvolvimento em harmonia e em paz», alertou Fradique de Menezes.

Inter Mamata

Notícias relacionadas

  1. img
    bintoudjalo Responder

    Foi Bom que o Fradique lembre esta triste combinação com o P.Trovoada, quando lhe fez apelo…mas o De Menezes esqueceu-se do centro da combinação com o + velho Miguel Trovoada. Ficou combinado entre estes dois homens,Miguel e Fradique, que seria este ultimo a tomar o “comando de presidente”, depois do Miguel, para depois passar o filho a presidência no fim do mandato do Fradique. Lá se zangaram os compadres e a sucessão combinada falhou ( entre ditadores a relação do poder é complicada) … Miguel ia exigir dinheiro ao presidente Fradique, porque achava normal, visto que foi ele quem colocou o Fradique no posto de presidente. Basta é que o De Menezes décide por abuso de poder, como fez quando destituiu o seu pm da época Gabriel da Costa, por desavenças pessoais, porque certas relações pessoais dele não apreciaram o actual pm. Não creio que o Fradique de Menezes seja o homem politico ideal para o posto de pm., tão pouco o estrangeiro nacional P. Trovoada.
    Seria melhor de dar a chance ao pm Gabriel da Costa, q tem estado a tentar mudar as coisas, num Bom sentido….ele precisa é de mudar a equipa dele de trabalho…alguns ministros : Posser, Umbelina etc! !!
    Quanto ao Fradique, não fez ontem, nao fará nem hoje, nem amanhã. E portanto, já teve ocasião. Reflitam, antes de ir à urna. STP precisa de homens de verdade,é de uma importância capital.

  2. img
    marco Responder

    pergunte a Patrice sobre desvio de dinheiro publico para sua conta em exterior porque ele a fuge jusdtice

  3. img
    PATRICIO MALANDRO Responder

    Gostei de ver os comícios de todos os partidos pela forma que decorreu com civismo mas o malandro do patricio anda a fugir a justiça não esta a participar nos comícios do seu partido. Não entendo nem compreendo como um homen que quer ser 1º. ministro foge a justiça porque quem não deve não teme como disse o leve nazaré

    • img
      akapitu Responder

      camarada fradiki shega pra vc ,bucadinho bucadinha cada jenty .o gajo ja tomou furtaleze agora ker tomar ke ?

  4. img
    Mé Zemé Responder

    É preciso muita hipocrisia!! Mas, como o povo é mesmo carneiro e com memória curta é por isso que políticos como este tem espaço, pois por mim esse homem jamais devia ter um cargo político de relevância na nosso terra, pois já foi presidente durante 10 anos e um mau para não dizer péssimo presidente, já mostrou o que vale e agora está a voltar com cantigas para nos enganar outra vez?? Só mesmo em STP, por mim não teriam nenhum deputado. O povo tem que começar a abrir os olhos e penalizar os maus políticos e devia começar já por esse Fradique, (já que o povo só tem poder nas urnas) pois este homem não tem postura de estado, serve muito bem para vender cimento e pouco mais.

  5. img
    Dia Responder

    Meus caros comentadores. Explica-me o que esta a acontecer. Um individuo que diz-se ter conta com a justiça por indícios fortes de crimes cometidos e ele candidata como cabeça da lista as legislativas como futuro 1ºprimeiro Ministro, onde é que está o crime que sobre ele é acusado. Tudo isso só passa de uma brincadeira e para confundir a opinião pública e semear. Ainda mais quando o Primeiro Ministro numa das cessões Parlamentares disse que sabe que isso não ia dar em nada. Mas todo dia houve-se dizer que Patrício anda foragido. Gostaria estar esclarecido sobre esse pormenor para não estar a navegar nessa onda de difamação. Alguma vez em S. Tomé algum dirigente nosso praticou crimes? O que foi alguma vez crime em S. Tomé?

  6. img
    Aristides Torres Responder

    Parabens MDFM/PL.
    Assim é que é fazer politica.
    Fez deslocar seus militantes amigos e simpatizantes ao seu comício de arramque “até” Praia Museu sem comprar sua consciência e/ou sua presença. Pelo que sei, o MDFM foi o único enrtre os chamados quatro gramndes partidos que não deu dinheiro para que as pessoas marcasem presença no comício.
    O MLSTP/PSD ofertava duzentas mil por pessoa, ADI duzentas mil também e o coitado do PCD ora cinquenta ora cem mil.
    Lá estamos nós outra vez a questionar o Dialogo nacional do Senhor Pinto da Costa.
    Mais do que isso convem ressaltar o nivel das palavras fundamentais anunciadas no primeiro dia de comicio por cada um dos quatro grantes Partidos. Dentre elas, á cesar o que é de cesar – talvez pela experiência e maturidade, Fradique de Menezes do MDFM ficou muito bem na fita e espera-se que o povo que de facto queira ver mudado os seus destinos reflita bem sobre essas mesmas palavras, aliás que esse mesmo partido já tornou publico em seus boletins informativos.
    Viva a democracia em STP, mas por favor, parem de comprar consciências.

  7. img
    Tito Responder

    Fradique, pelo amor de DEUS! Já aproveitaste bastante deste país e deste povo. Deixa-nos em paz!

    es muito indisciplinado, imaturo, irrefletido, tormentoso, rancoroso, ditador, etc para seres um PM. Não respeitas as leis, a palavra dada e gostas de comprar as pessoas. Fazes um favor a alguém e pensa que essa pessoa deve tornar-se o teu escravo. Não és um bom líder, não sabes o que é liderança. Como gestor, também não deste a tua prova. Ve só o que fizeste da Empresa Agostinho Neto, que tinhas a gestão. Só tiraste cacau, cortaste as madeiras e quando a empresas não não dava mais nada, abandonaste-a pura e simplesmente. Que investimento fizeste lá, o que pagaste ao Estado Santomense durante esses anos todos de Gestão? Só encheste o teu bolso.

    Ainda bem que o Povo de STP não é burro para votar em ti. Já passou o teu tempo!

  8. img
    eu sou daqui Responder

    Patrice para CADEIA.

  9. img
    Atento ao Dossier Responder

    Tanta pena que eles têm do Povo,estão tão preocupados
    com o Povo,o descaramento é tão grande que até vai de
    “ROLEX” em ouro para os comicios.
    Viva o “BANHO”, viva a Democracia Santomense.

    • img
      émigrants Responder

      Homem mas tas a falar .se foce voce voce eria com hôvo na mao sem sapato abre olhos deicha t de ser envesojo com o que nao fas part da politica .fuiiii

      • img
        Atento ao Dossier Responder

        Vá para a escola aprender a escrever,antes de mandar
        palpites ignorantes.

  10. img
    Carlos Manteigas Responder

    Como deverá ser chamado!
    Primeiro Ministro, Presidente ou Presidente Primeiro Ministro.
    Convenhamos!!
    Basta dizer que Fradique Menezes. já tinha dito que o Atual Presidente da Republica não sabia elaborar discursos, e era ele que m fazia esse trabalho! Disse em voz bem alta na Praça da independência!
    Ainda está por explicar a saída dele em Bruxelas como Embaixador!!
    E como fundador do ADI!!
    Pidu com sal!!

  11. img
    Bom Gosto Responder

    Isto é que eu chamo homem de coragem e disposto a colaborar para o bem do seu país.
    Já foi presidente do país mas mesmo assim achando que pode contribuir ao nivel da primatura não hesitou em descer de escalão e querer ser o chefe do governo.
    Infelizmente Pinto da Costa e Trovoada só querem ser presidente, presidente e mais presidente não fazendo outra coisa senão querer ser sempre presidente. Olha que até Trovoada encontrou um tacho na comissão do golfo da Guiné graças ao fradique de menezes.
    portanto, Força Fradique vbá em frente que o povo vai estar consigo.
    Mesmo se o seu partido não ganhar, tenho a certeza que vai melhorar a sua mnarca em termos de representação parlamentar, porque o senhor e o seu partido falam a verdade que o povo precisa conhecer.

  12. img
    jonas Responder

    Fradique voce é Ingrato,
    Voce só que estar no Poder, O país quer realmente, quem comanda as coisas, mais nao te esqueça que tem que ser credivel.
    e Voce durante os teu s 8anos de mandato como Presente da Republicam tu foste um tambor furado e sem responsabilidade.
    Fala certo Fradique.
    Fica sabendo que o teu tempo ja passou, dá lugar aos mais novos. fica conselheiro no Batidores.
    Podem me dizer Porque que os Pliticos Santomenses nao se reformam?
    temos casos de muitos, O Albertino Bragança, quando fala lhe aparece cansera, Pinto Costa Nao consegue surbir as escadas sozinho,o julho dele ja nao dobra, o Fradique esta com aminesia. Faz como Evaristo Carvalho, meteu o ADI no Posso e foi descansar.

  13. img
    jonas Responder

    queria eu dizer o Joelho dele, e nao o julho….

  14. img
    malebobo Responder

    meu caro amigo Fradique, o povo de stp,te deu uma oportunidade soberana, de dirige o destino deste pais durante 10 anos, mas infelizmente não fizeste nada, so andaste deixar cair o governo, agora so estais a fazer politica de terra queimada

  15. img
    Vicente Andrade Responder

    Fradique devia recordar como presidente da república, o que é que ele fez com o donativo que o Governo de Marrocos deu ao povo santomense. Ele com o seu Ministro dos Negócios Estrangeiros Ouvideo Pequeno distribuiu entre eles, até que o próprio partido que apoiava o seu governo demitiu o Ministro dos Negócios Estrangeiros na altura. O Fradique argumentou que o dinheiro ela dele porque foi ele que tinha pedido.
    Agora como primeiro Ministro, tudo o que ele pedir vai ser para ele.
    Se ele quiser eu desafio a ele ter um debate também comigo
    Sem Vergonha
    Ele é que devia ser chamado pelo Ministério público, mas como faz parte da troika, estão todos camufulados.
    Se o povo votar neste grupinho, o povo irá comer o pão que diabo amassou
    A ver vamos
    Força STP
    Vicente

    • img
      bintoudjalo Responder

      Estou plenamente de acordo consigo, Vicente. O Fradique era e será sempre um grande ditador. Assim agiu, em ditador, contra Gabriel da Costa, por interesse pessoal, não por falta de competência do Gabriel, que aliás, é bem mais inteligente do q o Fradique. Basta um individuo lhe fazer sombra (como foi o caso do Gabriel), ele procura elimina-lo porque é um rivalista atroz, rancoroso. Não votem Fradique de Menezes.

  16. img
    Ospibinho Responder

    O Fradique fala de ausenccia. Estah certo que o Patricio Trovoada ausentou-se pelo facto de perseguicao politica. Houve pessoas que foram perseguida pelo factto de trabalharem com o Patricio. Serah que se esqueceram aquando da Vitoria do Miguel Trovoada o Pinto da Costa ausentou-se do Pais por um ou mais anos. Refugiou-se em Angola. Agora perguntaamos porque motive? Ele nunca foi perseguido mesmo que deveria pelo o que fez no passado. Hoje os malfeitores querem julgar o Patricio. Esse serah o nosso digno representante.

    • img
      bintoudjalo Responder

      O Pinto deve ter-se ausentado de STP , por dignidade. Alias, a ausencia dele só tem mèrito, visto o conflito que existe entre o 2 Miguel e Manuel. Considero que a atitude do Pinto da Costa foi nobre , nao fugiu por razoes duvidosas de ALDRABICE, de cambalacho….o que é o caso do Patrice Trovoada. Senhor Ospinho, mesmo tendo a fraqueza pelo seu líder, deve ter um espírito mais vivo, mais perspicaz na análise sobre a responsabilidade de um homem que prejudicou e prejudica uma colectividade, que é STP. Se é que você pensa e ama o país…

  17. img
    ssfilipe Responder

    Quando se faz algum comentario ao respeito de um governante, deve ter em primeiro lugar o minimo de consideracao sobre esse governante: Povo de S.Tome e Principe nao se esquecam do bem que o sr Fradique fez a populacao desse Pais,quando o colono abandonou S.Tome o cacau ficou no estado de abandono e ao comando de ratos e outros animais,gracas ao sr Fradique;hoje ja se pode cultivar e vender,por esta razao devemos tirar o chapeu a esse senhor,eu sei que na governacao dele hove bons momentos e maus,nao devemos so falar dos maus momentos,devemos por em frente as boas que ele fez.construcoes de vivendas e apartamentos de luxo, hoteis de luxo o que outros Presidentes que ai passaram n/fizeram,senhor Fradique criou Empresas onde tem ajudado muitos chefes de a dar o sustento ao seu lar;deem-me exemplo de algum derigente em S.tome que ja fez algo igual. Camaradas temos que usar a consciencia

  18. img
    malebobo Responder

    o povo de stp, deve agir de cabeça fria para saber sancionar esses políticos tipo de Fradique que o povo deu tudo para governar, mas que nunca consegui de dar resposta as suas espectativas, so falando atoa e que chegou um determinado momento em povo já não interessava o que ele falava, cada vez que ele dava alguma conferencia de impressa era so disparates

  19. img
    luisó Responder

    Um aparte a esta campanha:
    “Edifício histórico com nome de um antigo rei de Portugal, que foi fazer guerra contra os mouros muçulmanos e Alá, no entanto morreu por lá e os portugueses continuam a espera dele”

    Senhor Mamata : os mouros na altura eram os habitantes de marrocos que já eram por si muçulmanos e por isso veneram Alá, agora não é preciso usar as três coisas para enfatizar a questão, bastava dizer só mouros que era assim que eram tratados e o resto já se sabia.
    Quanto ao rei que morreu na batalha de Alcácer Quibir em marrocos essa questão de se estar á espera dele é uma maneira de enquadrar a questão na altura dos factos porque Portugal ficou sem dinastia porque D. sebastião era um adolescente não tinha descendentes e o ficar á sua espera era a esperança para não se perder a independência nacional para Espanha, mas isso são outros assuntos.
    Quanto à campanha e aos seus intervenientes vale o que vale ainda para mais vindo de quem vem que não sabe a história, nem sabe se é Santomense, Português ou Belga e se calhar daí a confusão.
    Enfim…

    • img
      bintoudjalo Responder

      Luiso, gostei “bwwwweeeeee” do seu comentário. É justo, o Fradique nao sabe o que ele é…..belga?português?sãotomense? De qualquer jeito, ele é um politico mediocre….

  20. img
    tela mu Responder

    Nao posso acreditar como é possivel que o povo quer ver Patricio y Fradiques no poder quando eles andarao a roupar tanto y deixou o país pior ;nao entendo como uma ilha tao pequena pode ter 12 partido politicos ô misericordia meu deus.

  21. img
    Eduardosantos Responder

    Fradique Menezes o povo deu dez anos e derrubaste oito primeiro ministros fazia festa com dinheiro do povo convidava pessoas e falava ao povo mal das mesmas etc ainda queres mais, o pai do Patrício segurou vs nós ouvidos na venda de cimento e farinha levou ao palácio e agora esqueceste de tudo e aquele que proibido vs vir ao Pais quando vendeu cacau do pais e tomou grande parte do dinheiro não digas nada, Deus não dorme e onde há Deus não há noite.

  22. img
    rancataco Responder

    Fradique quidaleoooo

  23. img
    Dia Responder

    oh caro Fradique. pensavas que era esperto mas foi tudo contrario. Seu partido ganhou eleição em coligação com o PCD ele deu de bandeja a outro partido. Isso significa que não sabe o que quer fazer nem onde quer chegar e com isso deu cabo de partido completamente. Em 2010 na legislativa sé teve um deputado e que não dava sustentabilidade ao governo. qual era a coligação que queria com apenas um deputado. O Patrício enganou-te em quê Sr. esperto. Você não soube preservar o seu próprio partido na governação.Caso Vergonho e deixou muita magoa

  24. img
    Artilharia Pesada.. Responder

    Deixem de criticar Patrice Trovoada, será que em 39 anos da nossa independencia Patrice trovoada que só governou S.T.P, aproximadamente 2 anos é que é o responsável por todo o mal sucedido neste país e pelo atual estado do mesmo.
    Apoio-o a fugir a justiça sim, quem importou produtos do brasil deteriorado, importou arroz podre, graves atentados contra a saúde pública não foi preso, escondeu-se atraz da imunidade parlamentar até que o caso foi arquivado, entre muitos outros casos que nem vale a pena citar.
    Os que criticam Patrice seguramente são filhos, parentes e amigos daqueles parasitas que sempre viveram a custa do estado santomense com todo tipo de regalias e privilégios, e como sabem que Patrice se ganhar vai acabar com tudo isso estão aflitos.
    Deus todo poderoso, S.Tomé e Santo António do Príncipe dêm ao partido ADI maioria absoluta.
    Força Patrice…

  25. img
    Eduardo Lemos Responder

    Força Fradique, Va em frente que o país espera por ti.
    Já deste provas suficientes de que podes ser um bom executivo.
    Li com muita atenção os boletins informativos do MDFMPL e isso merece uma reflexão de todos.
    O Fradique e o seu partido referiram-se aos seus feitos, seus ganhos e suas capacidades e puseram à nu para o povo um conjunto de seus projectos que deverão ser materializados caso o MDFM seja governo.
    Isso é que é fazer politica e não essas babuseiras que ouvi ontem do PEPS e da PLataforma no debate com a São Lima.
    Uma vergonha para o povo são os lideres desses dois partidos que depois de tanto sugarem o MLSTP decidiram agora criar filiais do MLSTP e que depois passam uma grande vergomnha tentanto coligar com a UDD.
    Oh Rafaelç, quem te viu e quem te vê. Você chupou toda a mama do MLSTP.
    Sou do MLSTP e assumo o que digo. Mas de projecto para projecto de coisa concreta para o país que queremos melhos pata todos, devo sem reservas parabelizar o MDFM. Até os seus tempos de antena são diferentes, pois apresentam coisas concretas e augumentos em vez de constantes apelos e votas e mais votas.

  26. img
    Jorge Alberto do Sacramento Bonfim Responder

    Enfim, estamos finalmente em presença de um candidato a primeiro ministro que o povo anseava; trabalhador, que ama a sua terra e o seu povo, sem falar das crianças e da juventude, capaz de promover um diálogo institucional com transparência. Finalmente teremos uma legislatura completa para o bem de STP. O povo saberá sufragar.

    • img
      Lavinia de Palma Responder

      Jorge Bonfim, ainda continua a aproveitar dos outros, sr.grande oportunista, até quando ?
      Já não basta de ter explorado e abusado da sua ex companheira Zaidinha da Guiné Bissau, que lhe sustentou, que lhe pagou os seus estudos em Toulouse/França . E você, senhor Jorge, para agradece-la (já nao precisava dela, porque terminou a licenciatura),vai-lhe ser infidel dentro da casa onde morava com ela, com a Joana Torres (médica no Porto),que andava a procura de marido depois que o Toni Aguiar deixou-lhe (amor de perdicao da Joana) . Tudo foi traição combinada com o casal Tiny Olegario e Camelia , alias os padrinhos foram os Trovoada.
      Jorge, a Zaidinha e à mãe, entregaram-te mas matas sagradas da Guiné Bissau,para o seu BOM – FIM ! Cá se faz, cá se paga, N’tori Palan.

  27. img
    malebobo Responder

    Fradique quem não te conhece é lhe compre, por favor a favorita cuidar das sua quinta deixa de fazer politica de terra queimada, não vais levar nada coitado, pelo menos de tratamento aos cabelos, para ser bem visto no publico

Deixe um comentario

*