Destaques

Portugueses e Romenos envolvidos em campanha política vão ser expulsos esta noite

O Serviço de Migração e Fronteiras da República Democrática de São Tomé e Príncipe, decidiu expulsar 10 cidadãos estrangeiros que chegaram ao arquipélago em grupo, há 10 dias. Desembarcaram no país com a justificação de que vieram para fazer negócios.

Chegaram em grupo, sendo 6 portugueses e 4 romenos. O Téla Nón apurou junto ao Serviço de Migração e Fronteiras, que durante 10 dias de estadia no país, os cidadãos romenos e portugueses, não fizeram qualquer registo de empresa no Guiché Único para criação de uma sociedade, sendo os mesmos homens de negócios.

Pelo contrário, segundo a Migração e Fronteiras, o serviço de informação do Estado, registou que os 10 homens andavam pelo país em serviço de campanha eleitoral a favor do partido ADI.

Informações recolhidas pelo Téla Nón, indicam que os 10 indivíduos, têm mais características de operacionais de segurança, do que homens de negócios.

O Téla Nón apurou que esta noite os 4 romenos e 6 portugueses, deixam São Tomé no voo da TAP, por sinal sem concretizarem o alegado negócio que vieram fazer em São Tomé e Príncipe.

O Téla Nón coloca a disposição dos seus leitores a lista completa dos 10 indivíduos. Os 4 últimos são romenos. CLIQUE – Fonte T.N

Abel Veiga

    63 comentários

63 comentários

  1. ansuman mane

    1 de Outubro de 2014 as 14:33

    Estes filhos da p……… dos portugueses estão a meter muito na politica de um país que já não é colónia.
    Autoridades competentes por favor depois das eleições é fazer com os portugueses exactamente o que ANGOLA fez.E ponto final
    Vieram à mando do Governo Portugues e Patrice Trovoada.
    SÃO MERCENÁRIOS.

    • luisó

      1 de Outubro de 2014 as 18:11

      Tem toda a razão ansumana mane e estou totalmente de acordo.
      Portugal deve juntar e expulsar imediatamente todos os santolas que estão em portugal ilegalmente e que entraram por junta médica, de férias ou outra coisa e que por lá ficaram em casa da familia sem visto, sem trabalho, em casas que não pagam mais renda ao estado, com energia sacada e a viver á conta do banco alimentar, da cáritas ou das igrejas que dão roupa e comida, e olhe que conheço largas centenas que assim vivem, na quinta do mocho, na quinta da fonte e na quinta da princesa, que fazem filhos á brava e esperam pelo cheque da segurança social no fim do mês, tal e qual como faz o estado santola aos seus cidadãos.
      É esta a resposta que tu queres dos tugas?
      Não me parece.
      Portanto antes de falares tão mal dos outros que recebem e tratam os teus nos seus Países olha á tua volta e vê o que o teu País faz aos seus cidadãos que não têm energia, água e esgotos, nem trabalho, e os seus politicos que te governam roubam, distribuem e vigarizam tudo e todos, dão banho nas campanhas, anunciam a construção de pelo menos duas cidades novas e o POVO ?
      Pensa bem nisto e se calhar até vais perder a vontade de votar…

      • Antonio Fernandes

        1 de Outubro de 2014 as 19:51

        Carissimo, deu a imagem e a realidade que se passa na diáspora. Cuidado que se por acaso em Portugal o Governo de lá reagir assim, STP tem um problema imenso. è preciso receber essas pessoas todas….

      • Lódoma

        2 de Outubro de 2014 as 6:46

        O que tem uma coisa com outra? Será que não tiveste essa oportunidade? Onde é viveste em Portugal? Com certeza foste um desses parasitas que não faz nada só queres viver a custa dos outros .

      • jose Castelo branco

        2 de Outubro de 2014 as 23:39

        luisó, se vc quiser eu também dou lhe a lista dos políticos em PT k prometem e prometem e k nada se vê…O Portas…Paulo Sacadura Cabral Portas, socrates, Pedro Passos Coelho..Cavaco silva, Paula Teixeira da Cruz, atual ministra da Justiça, k tem os processos todo congelados, os advogados não conseguem aceder aos processos, Paula Teixeira da Cruz assume pelos “transtornos” registados na plataforma informática Citius, queres mais??????????? Opah ta calada, pk kem não vos conhece é k vos compra.. 1ºmente vai prender os seus políticos e dps vem ter connosco, PT TEM Uma dívida exuberante…coitada de si..

    • Atento ao Dossier

      1 de Outubro de 2014 as 22:21

      Os Homens são “Marqueteiros”,contratados para auxiliar
      na campanha eleitoral,isso é normal em qualquer parte do mundo.
      É uma tristeza,qualquer coisa é logo um filme de terror…

    • jose Castelo branco

      2 de Outubro de 2014 as 23:53

      luisó, amm!! outra pergunta, o k esta vc a fazer em são tomé?? pkê não esta no seu palacete cheio de riqueza, não me diga k já entrou em falência??. oooh pena..

    • Barão de Água Izé

      4 de Outubro de 2014 as 16:17

      Caro Mane: Ordinarices, palavrões, ofensas, racismo, não é de quem é tão bem esclarecido
      como o caro Mane. Tenha mais calma!

    • NOSADI

      5 de Outubro de 2014 as 20:22

      Sera possivel isso
      Supremo Tribunal de Justiça chumba Ministro Stock Publicado em 24 Set 2010 Comentários: 113
      O acórdão número 35 do Supremo Tribunal de Justiça tornado público quinta – feira, suspende a decisão do ministro da Defesa e Segurança pública Carlos Stock, em expulsar do país o cidadão camaronês Pierre Marie N´Dé.

      No documento que o Téla Nón teve acesso os juízes do Supremo Tribunal de Justiça dizem que o Serviço de Migração e Fronteiras, tutelado pelo Ministro Carlos Stock, «nos termos da lei não tem poderes para formar um processo para efeito de expulsão de estrangeiros, mas sim encaminhar esse mesmo processo ao poder Judicial para decisão».

      http://www.telanon.info/sociedade/2010/09/24/5342/supremo-tribunal-de-justica-chumba-ministro-stock/

    • José Luís

      7 de Outubro de 2014 as 19:48

      só mesmo numa terra de atrasados mentais

  2. Mário

    1 de Outubro de 2014 as 14:41

    Se não cumpriram a lei entendo que devam ser expulsos sim senhor. Isto não é uma terra de “cona mãe joana” onde cada um faz o que quer. Se eu for para Portugal ou outro país qualquer e não cumprir a lei posso apanhar por tabela e não ando por ai a reclamar. Afinal de contas só em S.Tomé que qualquer um pode fazer o que lhe apetece? Isto já está a ficar uma autêntica bandalheira. A lei deve ser cumprida para todos. Ponto final.

    • Gorda e Feia

      1 de Outubro de 2014 as 15:10

      Eu não percebo estas coisas que estão a acontecer ultimamente. Se o Patrice Trovoada não fez nada porquê que ele não vai calmamente para terra dele participar na campanha do partido dele? Xiê. Que raio de coisa é esta? Eu já estou a ficar desesperada com tanta coisa a volta deste problema simples. Se o homem não fez nada como ele diz, não cometeu qualquer crime, porquê que ele não vai para terra dele? Isto faz-me muita confusão. É preciso mandar 10 guardacostas primeiro para depois ele vis para cá? Ohhhhh…. isto parece brincadeira. Eu não acredito que cá em S.Tomé alguém vai prender o Patrice Trovoada sem mais ou menos. Podem dizer tudo do país mas eu não acredito nisto. Se ele não fez nada S.Tomé ficaria muito mal na fotografia se fizesse isto.

    • luisó

      1 de Outubro de 2014 as 18:15

      Acho que sim a lei deve ser para todos.
      Então prendam já :
      Delfim Neves, Rafael Branco, Pinto da Costa, Maria das Neves, etc, etc.
      Queres mais ? Então pensa um pouco e escreve tu o resto dos nomes, porque tu também deves saber quem são.

      • Agora é que Vai

        2 de Outubro de 2014 as 12:02

        Já agora: Patrice Trovoada também que anda fugido. Tenho dito.

      • jose Castelo branco

        2 de Outubro de 2014 as 23:22

        ÊEee, espera la, Óh luisó, não vem vc pra aí dar de superior, como se o seu país fosse carita, pk não é. Aliaz, se vcs têm a vida k têm a nós os deve.. a nossa burrice.. e pouco mais..
        nós como kem diz a África, produzimos o cacau, e são vcs kem comem o chocolate, compram sacos de chá, a preços abaixo da média, kem diz isso diz mt mais, algodão. etc etc… por isso se em PT esta santolas k vivem de rendimentos mínimos e outras ajudas do estado, não estão a usufruir de nada k não lhes pertencem por direito…pk toda vida fomos roubados, por pessoas como vc. .. outra fase se fomos expulsar os santolas de PT espulsam mts portugueses k estão em angola inlegalmente, com a mania k são angolanos, e k nasceram e te te te te.. Não ……………..e se eu for a dizer tudo o k sei e penso.. ah ah ah…

        • Atento ao Dossier

          3 de Outubro de 2014 as 1:09

          Lá em portugal há um que é “PANELEIRO”…

    • Dia

      2 de Outubro de 2014 as 7:44

      és triste para não dar-te outro nome. Quantos familiares teus vão a Portugal e permanecem lá trabalham de forma ilegal e que nunca foram expulsos. cuidado com as expressões que atiram e escrevem sobre tudo para os jornais.

  3. Wê Son Son

    1 de Outubro de 2014 as 14:55

    Eu acho que não deveriam expulsá los assim. Deveriam pelo menos prendê los e submete los a um interrogatório coersivo para conhecer todos os detalhes do negócio em que estão envolvidos. Assim, corremos o risco de não entender o “x” da questão.

    • REALISTA

      1 de Outubro de 2014 as 16:30

      meu caro isto pra mim são jogada política deste governo e mais 10 partidos so para acabar com ADI
      porque que so agora que falta 2 dias pra cegada do patrice trovoada ca em S.tome k tao com essa historia toda bandos de medrosos

  4. Sargento

    1 de Outubro de 2014 as 15:03

    Subscrevo totalmente. Não é a pequenez de um estado que determina aquilo que os cidadãos de outros estados podem fazer com ele ou contra ele. Acima de tudo deve estar a lei. Se os tais senhores cumpriram a lei os serviços de Migração e Fronteiras não pode exacerbar as suas funções ou andar por ai a perseguir pessoas. Se pelo contrário os tais senhores não cumpriram a lei devem sim senhor ser expulsos, pura e simplesmente. Onde já se viu uma coisa desta. Tudo isto está a acontecer porque o senhor Patrice Trovoada esta com medo de ira para a sua terra. Nunca compreendi esta situação. Se a pessoa acha que não fez nada, não tem nada a esconder, não cometeu nenhum crime, por que razão anda com tanto medo de ir para a sua terra? Eu acho isto extraordinário. Porquê mandar guardacostas irem em primeiro lugar para eventualmente prepararem terreno para o tal senhor todo poderoso? Ele está com medo do quê? Do quê que o Patrice Trovoada tem medo? Eu serei o primeiro a estar disponível para lutar por ele caso aconteça alguma coisas contra ele sem que ele tenha qualquer culpa. Para quê este medo todo? Eu não percebo, sinceramente!!!!!!!! Ele estará com algum problema psiquiátrico? Não percebo. Juro que não percebo.

  5. Tony

    1 de Outubro de 2014 as 15:16

    a mesma medida deverá estender aos Libaneses, principalmente Ramy “cabeça queimada”

  6. INOCENTE

    1 de Outubro de 2014 as 15:26

    “os cidadãops romenos e portugueses, não fizeram qualquer registo de empresa no Guiché Único para criação de uma sociedade, sendo os mesmos homens de negócios” Que aberaçao.Todos os cidadao dos paises estrangeiro que entram em STP por motivo de negocios terao que ir ao Guiché Unico e fazer registos? É uma pena que a TROIKA nao consegue boas justificaçoes para as suas acçoes de perseguiçao ao ADI.

    • Quem sabe?

      1 de Outubro de 2014 as 17:22

      Se foram em negocios que direito teriam eles para meterem na vida politica do pais tentando influenciar a populaçao a votar nesse ou naquele? Que ganham eles com isso? Será isse o negocio que foram fazer? Foram negociar votos, foram negociar com algum partido politico?

    • celio

      1 de Outubro de 2014 as 17:35

      menino não sabia que há vistos especiais?

  7. REALISTA

    1 de Outubro de 2014 as 16:25

    Mais uma so pra acabar e defamar ADI se caso fosse um grupo dos angolanos e de malaboense jamais irriamos ver e ouvir essa noticias , isto e mais uma jogada política deste governo e seus comparsas ao meu ver e porque k serviço de estrangeiro não racambiam muitos nigerianos e mais estrangeiro k estão ilegal ai ? Agora so uma pergunta se um estrangeiro tem visto normalmente de 60 dias como k ele chega ao pais em apenas 10 dias ja tem k abrir negócios kualker negocio tem k se estudar o mercado e isto não se faz em apenas uma semana.

    • Quem sabe?

      1 de Outubro de 2014 as 17:14

      Seja como for, se foram para negocios, como é que em 10 dias já teriam informações suficiente para participarem em campanhas a favour ou contra determinados partidos? Ou teriam sido instruidos para isso?

      • INOCENTE

        1 de Outubro de 2014 as 20:43

        Mas como é que o Sr(a) tem tanta certeza de que eles estavam a influenciar as pessoas a votarem num Partido? Porque que a Migraçao e Fronteiras nao alegou essa situaçao mas veio dizer que foram expulsos pelas suas proprias seguranças? Alguma vez STP teve problemas de insegurança durante as épocas de campanhas eleitorais? Nós somos mesquinhos até no raciocinio…

  8. vento

    1 de Outubro de 2014 as 16:32

    È lamentavel quando querem transformar S.tomé e Princie num Pais ditardor, pois n se adimiti q os homens sejam notificados em pleno feriados e ninguem faz nada , me provam com facto q n é ditadura.

  9. ZEM

    1 de Outubro de 2014 as 16:51

    voces divulgam o nome a data de nascinto e numero e passaorte de um individou assim. nao e’ coisa que se faz uma fez que isso nao vai ajudar os leitores em nada e muitos podem aproveitar a lista para praticarem actos de terrorismo. e’ so um concelho.

  10. Cutubelada

    1 de Outubro de 2014 as 16:56

    Sinceramente.. devia ter esses homem preso ate acabar as eleições,
    pok, tds os nossos políticos ai em STP são bandidos tais como: os jornalistas, alguns chefe de militares, advogados, e os juiz são tbm traficantes, mais cada dia é um dia tamos cá pra ver.

  11. Paula Borges

    1 de Outubro de 2014 as 17:17

    Que politica de terra queimada! Deixem Patricio Trovoada em paz, estrageiros não exercer outra actividade em S.T.P com visto de turista. Quantos Santomenses não se deslocam a Portugal e outras paragens com visto de 60 dias e acabam ficando por lá trabalhando de forma ilegal. Ao ver vamos!

  12. pedro neto

    1 de Outubro de 2014 as 17:18

    Meus senhores, parem de ludibriar as pessoas. Parem com essas falsas noticias. Eu nao acredito no que estou a ler. Expulsos cidadãos que vieram pra S.Tomé montar e a ensinar montar equipamento de som para o partido ADI? É mentira. Esse governo só deve estar a brincar. Quantos cidadãos estrangeiros não vêem pra S.Tome pra campanha eleitoral. O Portugues que anda com o sr Pinto da Costa veio fazer o quê em S.Tome? Isto é simplesmente inacreditavel. Haja paciencia. O sr Oscarito, vida longa pra o sr. Deus é grande.

  13. INOCENTE

    1 de Outubro de 2014 as 17:28

    Esperemos que estas medidas sejam tomadas com respeito aos angolanos que estao sempre nas campanhas do MLSTP e compainha limitada assim como muitos estrangeiros ilegais em STP. A atrapalhaçao nao nos leva a lado algum…

  14. malebobo

    1 de Outubro de 2014 as 17:29

    mas porque que so agora todo esse expediente, quantos estrangeiros que estão aqui em stp ilegal e que os serviços de emigração fronteira sabem,e não fazem nada, tela non, deixa de fazer propaganda barata, ok

  15. Antonio Fernandes

    1 de Outubro de 2014 as 17:57

    Gostava de saber se por acaso não andam por ai alguns “Técnicos” de outros Países vizinhos. Não interessa estes estavam contratados pelo ADI

  16. nacionalista

    1 de Outubro de 2014 as 18:23

    amigo de PT foi ajudar ele , bom q seja explo para outro forsa , se nus foce q faseria esto tbm podemos ser expolso

  17. Juvenal AAfonso

    1 de Outubro de 2014 as 21:31

    Existe o direito de reciprocidade na politica
    O Governo santomense expulsa dois portugueses que estão em situação ilegal no país. O Governo português vai expulsar centenas ou mesmo milhares de santomenses que se encontram em situação ilegal em Portugal.
    Os portugueses ilegais estão a fazer um biscato para receber algum. Os santomenses que se encontram em Portugal recebem ajudas de custo, fundo de desemprego etc e a maioria está em situação ilegal
    Vamos a ver quem sofrerá mais.
    O ódio, a vingança, o desespero, a falta de ética dos atuais dirigentes santomenses v~~ao levar este país e o coitado da sua população ao caus.
    Bem Haja o povo santomense
    Juvenal

  18. Arroz Subistancia

    1 de Outubro de 2014 as 21:39

    Eu so queria dizer que maioria de Santomenses que estao em Portugal entraram com visto de feria e por la ficaram outros entraram como falcos homem de negocio so para passar a fronteira e por la ficaram e hoje a maioria adiquiriram nacionalidade portuguesa.
    Eu acho que os homems foram presos por motivos Politicos e isto nao ajuda em nada a imagem de S.tome da uma imagem de ditadura por outro lado consta que a ordem de espulcao veio do Ministerio da defesa.

    • Lódoma

      2 de Outubro de 2014 as 7:03

      Quero que informe se já viste alguns saotomense a participar na campanha política em Portugal e que não estão legal? Portugal não é país de banana onde todos fazem o que se apetece percura de informar melhor

  19. luisó

    1 de Outubro de 2014 as 22:13

    O SMF não tem competências para expulsão ninguém de STP. O que pode fazer é abrir um processo e submetê-lo aos tribunais para que sejam estes a ordenar a expulsão. A isto chama-se prepotência de alguns chefes que querem ser mais chefes do que aquilo que podem e depois fazem destas quando o 1º ministro está ausente do País.
    Enfim cada um tem os governantes que merecem, por isso votem no banho.

  20. pascoal de carvalho

    1 de Outubro de 2014 as 23:10

    Se entram no país com o propósito de fazer negócios, não deveriam ser defendidos como contratados pelo ADI, conforme defendeu o Sec. Geral desse partido essa tarde. Já é altura de saber fazer as coisas.

  21. bintoudjalo

    1 de Outubro de 2014 as 23:36

    Eis o sempre tive receio. O complot do P.T. para provocar confusao e destabelizar as eleições em STP, de criar intrigas e pôr uns contra os outros, para reinar desordem e mal estar. Não é surpresa para nenhum Sãotomense esclarecido e de boa fé, q o objectivo do P.T. é de ver STP e o seu povo, viver num CAOS e na tormenta, porque ele o inimigo feroz de STP e de todos aqueles que fazem e querem o bem do país…P.T. não é patriota, pois ele tem estado a dar provas de tal, pela conduta dele. Outro aspecto de muita importância sobre o personagem P.T , ele é um ser de má indola, vagabundo, mentiroso , ruim…que nunca poderá dirigir STP e o seu povo, que merecem melhor, de ter um homem forte, corajoso, honesto, digno e sobretudo inteligente (a não confundir com esperto como é o P.Trovoada), como dirigente. Não resta dúvidas, que a presença destes 10 vadios mercenários, é a obra do Patrice Trovoada. O que lamento , é que estes indivíduos foram expulsos, sem serem interrogados, sobre a razão real da presença deles em STP, especialmente, num período delicado, o das eleições. Sem que haja dúvidas da mão do P.T. neste “AFFAIRE”! Este homem, o P.T. nunca vai ter uma conduta HONESTA, ele é capaz de matar para obter dinheiro e poder…isto há-de acontecer, pelo apoio que ele recebe de certos espíritos fracos. Hélas !!!

  22. António

    2 de Outubro de 2014 as 0:24

    Meus Caros,
    Por esta atitude dos serviços de migração e fronteira pode-se ver com clareza em que pais vivemos.Expulsar visitantes? Que interesse tem os serviços de migração e fronteira em saber os objectivos de cada visitante que la vai. Por amor de Deus… Que grande falta de competência por parte das autoridades deste pobre país.
    Qualquer pessoa pode viajar para um país desde que tenha visto ou autorização de entrada, mas o que eu não sabia é que em STP é preciso garantir aos SMF o que se vai fazer. Que grande país.

  23. António

    2 de Outubro de 2014 as 0:26

    Reparei que os comentários não sofrem qualquer validação. Verdade?

  24. rui neto

    2 de Outubro de 2014 as 7:25

    3 portugueses e 2 cigano sao amigo de patrice trovoada estava com levy nanzare a discursa para regreço de pt. bom q estadaso-tomense explossou ele para serve de exemplo .mite em portugal africa foi a teribunal por explo a outro africano

  25. Dia

    2 de Outubro de 2014 as 7:39

    isso foi uma porca vergonha que os ditos dirigentes nossos fizeram. Quantos Santomenses que saem daqui com visto de férias, tratamentos e acabam por não regressarem mais e ficam ilegal e que não são expulsos? Tenham cuidado com a politiquice . Tudo tem hora e medida. quantos nigerianos entram na calada da noite em S. Tomé. Quando é que foram expulsos? Tela nom tem que fazer um jornalismo com perfeição e procura ser imparcial no mínimo. Os homens são os que estão a fazer montagem dos palcos e dos equipamentos. Isso foi uma aberração meus senhores. Nas Presidências legislativas passadas, quantos estrangeiros não vieram. Foi muito vergonhoso e triste esse comportamento.

  26. culpado

    2 de Outubro de 2014 as 7:49

    alguém ainda se lembra do camaronês que o ex ministro Stock tentou expulsar

  27. malebobo

    2 de Outubro de 2014 as 9:32

    meus caros amigos e comentadores deste o jornal tela non, nós os africanos não temos hipótese juntos do europus, asiaticos, americanos, dependemos gestas gentes até o fim do mundo, ora veja uma coisa, qualquer destes nossos políticos quando tiverem problemas de saúde o primeiro pais que eles pensam logo é Portugal, por isso essa conversa de expulsar os dois portuguesas, é para fazer boi dormir

  28. VERGONHA

    2 de Outubro de 2014 as 9:47

    Inveja e atrapalhação. O sangue da derrota está a subir a cabeça dos partidos da tróica!

  29. Guadá Qua cá bi

    2 de Outubro de 2014 as 9:59

    O governo da troica,está dando tiros nos seus próprios pés.Estão passando dos limites,nós os militantes do ADI,não vamos compactuar com isto,cada um faz a sua campanha,usa os meios que têm e nunca ficar com olhos grossos.O Oscar Sousa pensa que pode de tudo por ser militar,mas está enganado.Vamos estar no aeroporto para ver o que vai acontecer,ou terão que prender ou matar a muita gente…

  30. Voz de Sofrimento

    2 de Outubro de 2014 as 10:25

    Se Bla Bla Bla, fosse coisa que resolvesse problema total de STP, já deveria estar resolvido a muito tempo. De tanto falar, tanto ladrar o pais está a sair do pior para péssimo. Não é isso que queremos, queremos melhoria e que os nossos governantes, coleque a sua mão na conciência, vejam quantos anos que estão a enganar o povo santomense. Colê uê, piá môm nó sá!

  31. Fia plocosom

    2 de Outubro de 2014 as 10:32

    Turista a participar na campanha eleitural a favor de pessao grupo ou partido, deve ser convidado a deixar o Pais.
    A actuacao dos Servicos de Migracao e Fronteiras vai de acodo com a lei que regula a entrada e a parmanencia do Estrangueiro no Pais. Mas grave ainda, e se este na verdade estiveram ao servico de um Partido que como sabe, nao devia dar o motivo para que seja nomeado.
    Muito bom trabalho feito. Os outros que hao de vir, saberao que neste pequeno Pais embora dificiente ha sector que garante a seguransa a nacao.

  32. Felisberto Bandeira

    2 de Outubro de 2014 as 11:29

    Luisó certamente você não e São tomense, se fosse, você não estaria a cagar na boca, porque não estas a falar ,tas a cagar e nem tao pouco medes a dimensão da tua cagada e nem tens noção do que cagas, vejo que es cego surdo e mudo,Se queres defender o teu pão de cada dia defenda de uma forma racional construtiva,Jamais um estrangeiro tera direito a participar em Eleições em Portugal ou seja em qualquer outro Pais , as Leis existem para que as Pessoas a cumpram ,e acredito que as autoridade São tomense agiram de acordo com a Lei,O Patrice pensa São tome e Prince e … da tia Joana que as Instituições no Pais não funciona vocês como cu e bufo dele só sabem defende lo, mesmo ele estando errado .Mas o tempo vos dirá quem e ele.

    • luisó

      2 de Outubro de 2014 as 17:28

      Transcrevo aqui a opinião do leitor de nome JANOTA sobre este assunto, o qual com a sua permissão subscrevo na íntegra:
      “Num país onde existe uma economia aberta e de mercado, qualquer indivíduo, grupo ou empresa pode contratar pessoas ou empresas para prestar serviço… Isto aplica-se a todos, penso eu. Qualquer partido pode contratar os serviços deste ou daquele. Quem trate do som, iluminação, alimentação e tudo o que diz respeito à campanha. Até à redação dos textos. É evidente que não poderão discursar. Mas poderão fazer parte do staff dos partidos. Economia livre de preconceitos para com estes e aqueles. Lei da oferta e procura deste ou daquele produto. Neste caso, parece-me UMA SIMPLES PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Cumprimentos.”

    • António

      4 de Outubro de 2014 as 10:50

      Felisberto… volte a ler o que escreveste. Lei é não roubar dinheiro do estado, e S.tomé essa lei ainda não chegou… Pelas tuas palavras e pelos dos outros deixo aqui um desafio a todos os comentadores deste jornal, que identifiquem devidamente e deixem email ou contacto… para podermos conhecermos melhor.

  33. Zaglimá

    2 de Outubro de 2014 as 11:50

    Esses governantes só nos envergonham!!

  34. Arroz Subistancia

    2 de Outubro de 2014 as 13:46

    Vamos deixar de tretas e enganar os mais destraidos.
    Na pagina do MLSTP PSD no facebook esta u vidio onde aparece Kaysha a fazer campanha e dizer que ama MLSTP … pergunto Kaysha e Santomense ?
    Parem de enganar o povo Santomense.

  35. Mil Modas

    2 de Outubro de 2014 as 14:45

    Ola,seria algolanos são tome já sofria com isso.

    E bom fazer politicas e campanhã.

  36. malé semedo

    2 de Outubro de 2014 as 17:29

    Como pode o nosso povo ser tão ingénuo?
    Como é possível que o povo se deixe levar por um individuo que nunca está no País mesmo quando lidera um governo e que quando não lidera sai para outro país que não o dele para viver.
    Como é possível que jovens, homens e intelectuais deste país acreditem num homem que nada quer saber do país que ele diz ser seu e que no entanto lhe causa tanta repulsa que ele é incapaz de permanecer no País quando as circunstâncias não lhe interessam.
    STP só serve para o PT tirar proveito, proveito no negócio para si e para todos os libaneses que o suportam, enganar indivíduos como o Agostinho Fernandes e muitos outros que cá vivem dia a dia labutando com o povo sendo as circunstâncias favoráveis ou não.
    Ele tem tanta repulsa pelo povo e pelo país que é impossível viver no seio do povo! Por que razão ele não vive em STP? Por que razão ele só regressa ao País para comprar votos ao povo.
    Por que razão o povo deixa-se enganar por este individuo? É um individuo que tem vergonha em ser santomense, que tem vergonha de viver com o povo, que tem vergonha de ter uma santomense como esposa, que tem vergonha do seu país. No entanto no dia 12 de Outubro este povo inocente e faminto vai votar para ele! Que poder tem esse homem sobre o povo? Um individuo que nos menospreza, que não nada tem a ver connosco que prefere viver em Portugal, no Gabão e outros sítios onde ele se sente gente longe do povo que o elegeu. Povo de STP tenha vergonha naõ aceite esse individuo como nosso chefe. No regime colonial levantamos contra os colonos. Esse individuo não é melhor que os colonos! Já perguntaram-lhe onde ele encontra tanto dinheiro para nos comprar? Por que razão vamo-nos deixar ser comprados por este individuo mais uma vez? Somos assim tão miseráveis, pobres e cegos? Como é possível comprometermos o destino do nosso povo, dos nossos filhos e netos? É muita pena nos não termos a coragem de dizer basta! Basta de PT que nada quer connosco! Basta de Patrice que só quer se aproveitar do nosso país com negócios escuros, que só sabe viver no estrangeiro porque essa terra não é suficientemente boa para um senhor como ele viver, que até as nossas mulheres não são boas para ele.
    PARA PT só servimos para colher migalhas no tempo das eleições, estamos a venda, ele nos compra como se fossemos prostitutas, usa-nos e depois nos descarta.
    É uma pena, mas o povo assim quer, por isso, nos compram com quinhentas mil dobras durante quatro anos, depois dos quatro, se as coisas não são como o PT quer, ele deixa o SÃO TOME E PRINCIPE e vai para Portugal viver com a sua esposa maliana e com os seus filhos, e nós a olhar para o vento porque somos incapazes e burros! Onde foi o nosso orgulho? Ele trata-nos como cães famintos, e como cães estamos sempre a lhe lamber os pés! Agostinho Fernandes, isto é um crime! Uma vergonha!
    PENSE BEM JOVENS, ELE NÃO SE IDENTIFICA CONVOSCO! VOCÊS IDENTIFICAM COM ALGUÉM QUE NADA QUER DE VÔS A NÃO SER VOS COMPRAR DURANTE QUATRO ANOS!
    TENHAMOS ORGULHO! ORGULHO DE SERMOS FILHOS DESTA TERRA! STP É NOSSO! NÃO TEMOS ONDE IR! SOMOS DAQUI! SOMOS DA TERRA! NÃO PODEMOS FUGIR PARA LADO NENHUM! O PAÍS É NOSSO! SOMOS DAQUI! NÃO TEMOS ONDE IR! NÃO NOS DEIXEM COMPRAR, NÃO DEIXEM QUE O PT NOS COMPRE ASSIM! O DINHEIRO QUE ELE TE PAGA NO DIA DO BANHO É NOSSO! VAMOS RECEBER O NOSSO DINHEIRO, MAS VAMOS LHE DAR UMA LIÇÃO! VAMOS PROVAR QUE NÃO SOMOS ASSIM TÃO POBRES! TEMOS ORGULHO DE SERMOS SANTOMENSES, TEMOS ORGULHO DE VIVER EM STP!

  37. Wê Son Son

    2 de Outubro de 2014 as 17:37

    Pelos comentários que eu fui lendo há muitas cabeças inteligentes aí. Sabem analisar as coisas.
    Engana se aquele que acha que em S.Tomé só há bandos de palermas.

  38. san lima

    4 de Outubro de 2014 as 2:15

    carissimos,Não vamos agir com emoção.Sem ofensas .Claro k temos k saber o que é os estranhos fazem em nossas casas…afinal de contas somos todos estrangeiros neste mundo…Despertem, pk ñ adianta defender esses políticos de ” boas intenções ” k passaram nesta UNIVERSIDADE DE APERTA O TEU CINTO K EU TAMBÉM QUERO LARGAR O MEU,onde a 1ª lição é regras de malandragem ,licenciados em DEVORADOROLOGIA….Em quem deves confiar afinal ?Eu já tenho o meu candidato e creio k fiz a minha escolha certa .Ele se preoucupa com todos,Ele é justo e simpático com todos…Ele é usado como ponte para todos, enquanto os outros usam vocês para atravessar e depois tira a ponte , e depois ?…lembrem-se da música de socopé santomense de brigoma intitulada ” Djá cumiço ni yon gato,iném sum di grande gala sá alá tlaxi,nom piqueno… “,portanto meus irmãos é hora de despertarem e saber quem é quem,confia sómente neste k deu a vida p voces estarem vivos hoje,escolham o caminho da verdade para uma uma vida feliz

  39. Kuá flogá

    4 de Outubro de 2014 as 13:25

    Non lutá pá non pô cabá cu colonu ntela, a scá bilá bi?
    Povô ê bili uê ô chinón auaué só ê.
    A lemblá pá pô na bidan ngá sebé ô.
    Punda ngá sebê michicodji ô.

  40. sama Bobô

    5 de Outubro de 2014 as 16:41

    Que aflição,deixa-la ganhar o ADI. Algum outro partido fez algo para o país? Que preocupação?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo