Destaques

Governo declina qualquer responsabilidade no incidente com a campanha da ADI

Num comunicado o Governo de São Tomé e Príncipe, rebate as acusações da ADI, segundo as quais os cidadãos portugueses alvejados com pedras no comício de Vigoso, estarão a ser intimidados pelo Governo, que administrativamente os tentou expulsar do país. «Tendo sido alvejados os portugueses convidados a deixarem o país, nos termos da lei por exercerem actividades incompatíveis com visto de turismo que lhes fora concedido. Lamentavelmente pretende-se contaminar a opinião pública fazendo passar a mensagem de que os eventuais agressores teriam sido pagos pelo Governo quando estamos num ambiente de eleições que desejamos a todo o custo que venham a ser livres e justas como tem sido tradição em São Tomé e Príncipe», diz o comunicado do Governo.

O executivo considera que trata-se de um acto isolado, e da responsabilidade dos possíveis agressores. «O Governo vem solenemente declinar qualquer responsabilidade de quaisquer actos que possam manchar o ambiente de festa que normalmente se vive nas campanhas eleitorais em São Tomé e Príncipe, e convidar toda a nossa população e os eleitores a estarem vigilantes contra aqueles que possam criar factos que perturbem o acto eleitoral», precisa o comunicado.

O XV Governo constitucional adverte que «a nossa postura de tolerância não pode ser confundida com desatenção face as manobras dos que pretendem a qualquer preço atingir os seus objectivos», frisa o comunicado.

No fecho do comunicado, o executivo, pede que as autoridades competentes esclareçam o caso e garante que todas as medidas serão tomadas para que as eleições decorram de forma livre e segura.

Abel Veiga

 

 

 

    10 comentários

10 comentários

  1. Vicente Andrade

    8 de Outubro de 2014 as 11:23

    A pena foi que no comunicado do Governo, não foi instado as autoridades competentes, tais como PIC ou outra qualquer para proceder a investigação para identificar os autores desta pouca vergonha, e os seus respetivos mandantes.
    Só assim, o Governo daria a prova de imparcialidade e de seriedade neste tipo de atitude condenável.
    São os mesmos mandantes e os que estão a atirar as pedras, é que irão estar já no próximo mês na embaixada de Portugal a procura de visto para a formação, junta médica, e outros pedidos para irem a Portugal.
    Estas pessoas deveriam ser identificadas, para que quando fossem a Portugal, pagassem o mesmo preço por lá. É pena que os europeus têm comportamentos diferentes que os nossos.
    Ainda bem que estes vândalos são também uma minoria no seio desta população pacifica santomense
    Bem Haja STP

    • Martelo da Justiça

      8 de Outubro de 2014 as 16:56

      A PIC não precisa de instruções do Primeiro-Ministro para atuar!!!. Por outro lado o próprio partido lesado, neste caso o ADI, deve fazer uma queixa a PIC. Não faz sentido imputar esse facto ao Governo. Só pode ser política e coisas de campanha.

  2. bintou

    8 de Outubro de 2014 as 11:50

    Gente, nao se preocupem com o que o Patrice TROVOADA e ADI querem instalar em STP durante as eleiçoes : INSTABILIDADE e BARAFUNDA, para que ele torne-se credivel junto dos portugueses a quem ele foi contar MENTIRAS, sobre a dita PERSEGUICAO, que nunca chegou de existir, senao no imaginàrio dele, para se dar importância e sobretudo para se proteger das ALDRABICES feitas durante os seus mandatos…é o clàssico de “agredir antes de ser agredido”. Nao é aquele que se queixa sempre é que tem razao. Nao se esquentem, a vez do golpe final e definitivo do Patrice Trovoada, chegarà brevemente, e das pessoas que estao + proximos dele que estarao decepcionadissimos do que vao descobrir do personagem…vai ser VIOLENTO.
    Patrice sabe que jà està perdendo todas as cartas dele, que ele mesmo jà começa a ficar embaralhado, entao deixem-lhe lançar as ùltimas magias que ele yem nas mangas…jà lançou um importantissimo :regressar à STP, com todos os capangas dele, e sem o minimo problema de dita PERSEGUICAO. Eis porque agora, jà no territorio, tem que criar conflitos, provocados e organizados pelas maos dos outros cambas escravos e alegar que continua a ser victima. Atitude dessas , é proprio do ser indecente e mesquinho que ele é. A politica nao é algo de limpinho, mas a do P.T. nao so é suja mas tem tendência criminosa, o que é preocupante!
    Mas desta vez, ele nao se SAFAR, sair-lhe-à um tiro( figura de estilo, que significa uma surprêsa) pela colatra!!!

    • Amoroso de STP

      8 de Outubro de 2014 as 15:42

      Gente pensa um pouco.

      Qual seria o interesse do PT ou ADI em provocar confusões ou bloqueios na realização destas eleições?

      Já no sábado, 4 de Outubro durante a passeata em Lobata foi mesma coisa. Só que esse pequeno punhado de jovens que declaram terem sidos pagos para bloquear a passagem da caravana de ADI, foram mais civilizados. Não atiram pedras. E o comando distrital de Lobata oi eficaz dispersando esses jovens.

      E o temo de antena do MLSTP ontem? precisa de algum comentário? Caro que não, vem confirmar o que se está a viver no terreno.

      O MLSTP o povo te conhece! E seras sancionada devidamente na urna.

      Bem hajam a todos.

      Viva STP!
      Viva a democracia!
      Viva a justiça!
      Viva o povo humilde e pacifico de STP!

      Que a victoria seja para quem merecer, doi o que doer!!!!!

      O que é certo voces da troia não vão manter todo um povo, raptado!

  3. Graça

    8 de Outubro de 2014 as 12:47

    Os Partidos Políticos apelo em meu nome pessoal como cidadão santomense num país de Paz o seguinte:
    Vamos ao Desenvolvimento;
    Vamos ter espirito de uma Independência Liberal embora pedimos Independência Total;
    Embora erramos mas hoje o povo quer sorrir;
    Dê uma oportunidade ao povo pequeno por favo, os da “TROICA”;
    A vinda de Jesus Cristo ninguém saberá. Mas parece ser mais cedo que o Desenvolvimento de S.T.P. Embora há tudo para levar o país ao Desenvolvimento que o povo pequeno tanto espera e que hoje nada feito.
    NIUSY em Moçambique! PATRICE em S.T.P! Povo pequeno na POBREZA! TROICA em CORRUPÇÃO/PERSEGUIÇÃO/PRESIDENCIALISTA ONDE A JUSTIÇA vigora e atua em dois(2) peso duas(2) medida, P.Republica vivendo na inconstitucionalidade,E garantiu a sua reforma e mais desemprego aos Jovens, ódio, vingança, perseguição e acima de tudo atraso do País em pleno séc XXI.

  4. Arroz Subistancia

    8 de Outubro de 2014 as 15:47

    Francamente a um partido a ser vitima de violencia ninguem faz nada e ainda angums frustrado a ver o taxo a escapar-lhe na mao vem aqui escrever babuseiras promovendo a disordem desejando morte a um candidato isto nao si faz deixem povo escolher o seu futuro S.Tome nao e so para meia duzia de pessoa viver bem como tem sido ate agora.

    Ha angum mal de carros de estado parar de ir a praia aos fims de semana com boquitas?
    Ha algum mal de arroz voltar a 13 contos?
    Eu nao vou votar mais estou ao lado do povo sofredor.

  5. Tito

    8 de Outubro de 2014 as 16:00

    Caros reponsaveis de partidos poiticos
    Caro Governo STP

    Eu vos lanço um desafio, hoje e amanha, durante os temos de antena, faz uma condenação firme destes actos tristes e inadmissíveis reportados por ADI, apelando aos vossos militantes civismo e bom senso em vez de lançar boatos, ou de querer culpabilizar o ADI que está ser vitima desses desnorteados.

    Se o MLSTP, não tem nada mesmo a ver com esses actos, se o MLSTP não conhece nenhum desses jovens que foram identificados na zona norte e cuja a foto se encontra no Facebook, procura esses jovens e traduzi-os em justiça, porque eles estão a manchar o nome do MLSTP.

    Assim fazendo, o MLSTP setará a se proteger! Pois esses actos não vão ajudar o partido a ter bons resultados, antes pelo contrario. Ainda quando o vosso tempo de antena de 2ª Feira e da 4ª Feira vos incriminam.

    Seja inteligente camaradas do MLSTP!!!

    Jovem Osvaldo Vaz não deixe esses actos sombreara a sua carreira politica que mal está a começar. Reagi firmemente, demonstrando e convencendo a maioria dos santomenses que vocês não se associam a esses actos terroristas.

    Comissão eleitoral, reagi!
    Policia Nacional, esperamos a sua reação!
    Oscar Sousa reagi.

    Se não o fizerem é porque vocês efetivamente não querem que as eleições se realize, e estão a provocar pertubações.

  6. Tito

    8 de Outubro de 2014 as 16:10

    Quiz dizer Zona Sul do pais

  7. bintoudjalo

    8 de Outubro de 2014 as 21:29

    À todos vocês, futuros dhjiadistas do ADI, força! O tempo nos dira quem ê quem ! Quem votará para Dubai e o seu Emir Patrice Trovoada, não terá nenhuma migalha que cairá da mesa do patrão.

  8. António

    8 de Outubro de 2014 as 23:01

    Tudo isso é o que no mínimo se pode esperar, fruto do excelente trabalho que os “diversos” governantes vêm fazendo em prol da sociedade deste pobre país.
    Uma coisa podemos ter a certeza… PERDI ESPERANÇA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo