Destaques

Português suspeito de ser mercenário foi expulso de São Tomé

Uma nota de imprensa do Serviço de Migração e Fronteiras, que chegou a redacção do Téla Nón dá conta que o cidadão português Nuno Manuel Gonçalves Pires, que chegou a São Tomé no passado dia 29 de Setembro no voo da TAP e com visto de férias por 30 dias, foi obrigado a abandonar o país na noite de quarta – feira, no voo São Tomé-Accra-S. (Na foto o cidadão português se encontra atrás de Patrice Trovoada)

fotos_0001O cidadão português em causa, tornou-se conhecido do público são-tomense no dia em que o Presidente da ADI, Patrice Trovoada regressou a São Tomé, ou seja, na passada sexta-feira dia 3 de Outubro.

Foi Nuno Pires que apareceu como principal segurança de Patrice Trovoada, desde que o líder da ADI desceu do avião privado. As imagens das televisões e fotografias recolhidas no aeroporto internacional de São Tomé, testemunham o surgimento do turista Nuno Pires, como segurança pessoal de Patrice Trovoada.

A nota de imprensa do serviço de Migração e Fronteiras, relata as investigações feitas, e as interpelações que os serviços de segurança do país fizeram ao cidadão português, que afinal de contas não é turista, mas sim um exímio operacional de combate.

Interpelado pela Unidade de Defesa e Segurança dos Dirigentes do Estado, única instituição para – militar vocacionada para garantir a segurança dos actuais e antigos dirigentes do país, Nuno Pires, confessou que foi militar do exército português, tendo pertencido a unidade de fuzileiros, e especializado em bombas e outros explosivos.

Mais ainda, confessou na presença do seu advogado Carlos Stock que actualmente pertence ao Grupo de Operações Especiais da Polícia de Portugal(GOE), estando em regime de férias sem vencimento. Nuno Pires, foi também interpelado pelo comando geral da polícia nacional e proferiu as mesmas declarações.

Disse que é amigo pessoal do Presidente da ADI, Patrice Trovoada e que veio a São Tomé para garantir a segurança física do seu amigo. Nos relatos feitos por Nuno Pires aos serviços nacionais de segurança, realçou que estava a dar formação a pelo menos 8 homens, nos domínios em que é especialista. Os treinos decorriam na residência privada do ex-Presidente Miguel Trovoada no coração da cidade de São Tomé.

A Unidade de Defesa e Segurança dos Diriegntes do Estado, apresentou provas de tais treinos de combate orientados por Nuno Pires na residência do ex-Presidente da República. Provas baseadas em vídeo.

Segundo a Migração e Fronteiras, os serviços de segurança de São Tomé e Príncipe, concluíram que Nuno Pires é suspeito de ser mercenário. Foi expulso do país na última quarta – feira, e o caso já foi conduzido ao Ministério Público, para o apuramento de responsabilidades, precisa o serviço de migração e fronteiras.

No entanto, a Migração e Fronteiras, diz que continua a investigar as acções de outros portugueses e romenos, que chegaram ao país, alegadamente para dar formação aos jovens são-tomenses no domínio de luz e som.

Do grupo de 10 elementos, sendo 4 romenos e 6 portugueses, 5 deles, sendo 2 portugueses e 3 romenos, estão sob a mira da migração e fronteiras, como sendo operacionais de segurança, uma vez que foram vistos a prestar serviço de segurança quando o líder da ADI regressou ao país, tanto no aeroporto internacional como na residência privada de Patrice Trovoada, reforça o serviço de Migração e Fronteiras.

Abel Veiga

 

    58 comentários

58 comentários

  1. joão

    9 de Outubro de 2014 as 12:52

    Porquê que o Patrice Trovoada precisa contratar mercenários especializados em explosivos e bombas? Para obras em S.Tomé é que não. Mesmo assim o povo continua com os olhos tapados. Será que ainda não chegou altura dos fulanos(as) que andam atrás do Patrice Trovoada questionarem-se do verdadeiro interesse do Patrice Trovoada em S.Tomé?!Ou o dinheiro fala mais alto?! É triste um País que tinha tudo para ser um paraíso estar do jeito que está. Até quando???? Quando o Patrice e os seus comparsas transformarem S.Tomé em caos????

    • Quem sabe?

      9 de Outubro de 2014 as 15:39

      Espera ai! Na noticia, pude perceber que o homem confessou ser especializado em Bombas e Explosivos.

      Depois, confessa que estava treinado pelo menos 8 homens na sua especilidade. Seria entao treinamento em bombas e explosivos, que é a sua especialidade?

      Para segurança de Patricio Trovoada, precisa-se de pessoas especialisadas, treinadas em bombas e explosivos?

      Bombas e explosivos seriam para defesa ou estarão a preparar para ataque?

      Especialista e recrutando pessoas em BOMBAS E EXPLOSIVOS em S. Tomé? Para quê, minha gente, para quê Patricio Trovoada?

    • Barão de Água Izé

      9 de Outubro de 2014 as 20:20

      Há falta de notíciais em STP! Este dito mercenário deve ser mas a brincar. Então “abre o lençol todo” como se estivesse num filme do Rambo?
      A noticia e as respostas dão é uma vontade enorme de rir!!!

    • Atento ao Dossier

      10 de Outubro de 2014 as 1:36

      Mercenarios são os dirigentes politicos que se vendem
      a Angola,Gabão,Nigéria,Guiné-Equatorial,em troca de favores
      que prejudicam gravemente o Povo Santomense.

    • Quem sabe?

      10 de Outubro de 2014 as 18:31

      Atençao meu povo,

      Especialista em Bombas e Explosivos para o proteger e a preparar mais homens para esta especialidade?

      A todos quanto apoiam o Patrício Trovoada, cuidem das vossas consciências se esse homem realmente lançar o caos na nossa terra. Como se sentirão vocês quando ou se esses explosivos forem usados?

      Não esperem para ver porque poderá custar muitas lagrimas… mas vale prevenir que remediar… Fui mas tou aki.

  2. EX

    9 de Outubro de 2014 as 12:54

    GENTE DA TERRA TOMA CUIDADO PORQUE JA HA PORTUGUESES A COMBATER COMO JIADISTA NA SIRIA E NO IRAQUE.
    Esse Candidato de ADI suspeito de muitas coisas cuidado com o vosso voto muito dinheiro tambem tras muito terrorismo. STP vai começar a conhecer os sons de Bamba tomam cuidado. Pk esse novo Dubai pode ser uma ponte para alimentar os Jihadista Islamicos.

  3. Carlos Santos

    9 de Outubro de 2014 as 12:55

    Carlos Sotock um advogado de renome na nossa sociedade vai defender um mercenário tantas fazer publicidades, dinheiro tem muita força.ADI pode transformar Sâo Tomé em Dubai de mercenários.

    • Pantufo Livre e Independente

      9 de Outubro de 2014 as 14:39

      Mas qual renome que o Carlos Stock tem? Carlos Stock é um advogado fraco como muitos que eu conheço nesta terra. Nem nome dele ele sabe escrever corretamente. Eu conheço a espécie em causa. Advogado de renome?! Só se for brincadeira.

  4. atento

    9 de Outubro de 2014 as 13:15

    Acho que já começa a ser demais esta coisa de notícias envolvendo a palavra Português, Portugal, etc.

    Dá perfeitamente para ver pela foto que a pessoa em questão é um mulato, talvez filho ou neto de Santomenses e que deve ter a cidadania Portuguesa por ter nascido ou vivido em Portugal, situação que acontece com milhares de Santomenses

    Sendo assim, o que é que os Portugueses ou Portugal tem a ver com este assunto ?

    Acho que já é tempo de acabar com esse tipo de notícias que só lançam confusão e põem as pessoas a fazer comentários completamente disparatados

    • Antonio

      9 de Outubro de 2014 as 17:01

      Senhor(a) atento…Nata me impulsionou de tal maneira, que ja a tanto tempo tenho vindo, deparar e analisar comentarios dos comentaristas que ca postam diariamente seus manisfesto, por vezes como acontecia; passava indiferente das destes tais comentaristas ou dos tais comentarios, mas neste exato momento, não pude ignorar a tamanha insensatez da tu parte,juro que nem sei como designar isso, não encontro o melhor ou pior vocabulario pra o definir. Não volte repetir uma barbaridade desta, é a partir destes comportamentos que designam o povo como ignorante. Peço te seja prudente com o que escreves nas redes sociais, em particular nas fontes das infos.Conto que percebas de onde surge a minha indignação.

  5. Lupuye

    9 de Outubro de 2014 as 13:21

    Xieeee!? Divida te ope! Afinal de contas e assim? O homem trouxe mercenarios para o proteger? Mande-os todos embora. Em STP nao precisamos desse tipo de gente. Patrice, nao tenha assim tanto medo que nem o povo nem o governo, nem o PR te vao comer. Se sabes que nada fizeste, nao tens que temer. Se estas inocente de o que te acusam, apareca na justica e limpa o teu nome. E simplesmente isso.

  6. A realidade

    9 de Outubro de 2014 as 13:25

    Porquê o nosso téla-nón mal chegou a fazer referencia a presença de militares Angolano no solo Santomense, depois da queda do décimo quarto governo?
    O cidadão Português em causa é segurança ou mercenário? Dentro de pouco vão mandar expulsar também os Santomenses que fazem parte da equipa de segurança. Ou bem caso não haja uma maioria absoluta para o ADI, vão prender os seguranças alegando traição e conspiração contra o estado.
    Assim vamos

    • Quem sabe?

      9 de Outubro de 2014 as 15:30

      Se é segurança porque entrou com turista. Turista é turista e deve comportar como tal. Em Portugal e muito outros paíese, turistas não trabalham, ou pelo menos não o devem fazer oficialmente. Me lembro de como corremos quando os da Migraçao e fronteira de Portugal foram “vasculhar” na obra onde eu trabalhava para ver se apanhava alguem com visto de turista, estudante (sem visto de trabalho) ou pessoas em situaçoes semelhante. Se trabalhasses tinha que ser as escondidas e nunca oficialemente. Porque que em S. Tomé, um individou que pretende ser Primeiro Ministro, que se diz querer ordem e rigor, contrata pessoas para trabalhar e os coloca no país como sendo turista?
      Como pode um candidato promover inlegalidades dessa ordem e o povo diz amem?
      Povo de S. Tomé e Principe, que queremos para nossa terra?

  7. Maioria absoluta

    9 de Outubro de 2014 as 14:18

    Esses Portugueses da….
    Mercenários enviados por Portugal.
    Aos poucos Portugal quer voltar a colonizar S.Tome.
    vai acontecer a mesma coisa de antes.
    Aguardem para ver.

    • Zé Boina

      9 de Outubro de 2014 as 14:55

      Meu amigo, você é um patetinha bem matumbo.

    • Fernando

      9 de Outubro de 2014 as 18:55

      Meu caro amigo “Maioria Absoluta”:
      As generalizações são perigosas! Se um Português faz asneira, isso não significa que todos sejam iguais. Se assim fosse, bastava que um santomense roubasse para se dizer que todos são ladrões. O que não é verdade! O que espero é que não que confunda a fruta pão com a fruteira! Bom senso e juízo não fazem mal a ninguém!

  8. Maioria absoluta

    9 de Outubro de 2014 as 14:19

    Especialista em colocar bombas para matar população indefesa.
    Filhos da….

  9. Jão Pinto

    9 de Outubro de 2014 as 14:41

    Como não podia ser se o Patrice Trovoada havia lançado o desafio de caos, caos, caos, aquando de moção se censuro de que foi alvo.
    Como não bastasse ele num dos trecho da sua entrevista à RDP África diz se o ADI ganhar as eleições de 12/10/2014 o Manuel Pinto da Costa deve demitir-se. Agora as questões são essas:
    Quem realmente está a incentivar a violência no seio do povo santomense?
    O Sr. Patrice Trovoada esqueceu de usar na sua entrevista à RDP África a palavra Presidente Manuel Pinto da Costa, porque até onde eu saiba é e será o Presidente de todos os Santomenses até 2016, então será que o ADI caso vença as eleições do dia 12/10/2014 está preparado para uma possível rejeição da figura do Sr. Patrice Trovoada como 1º Ministro pelo Presidente da República?
    Caso seja aceite o Sr. Patrice Trovoada como 1º Ministro terá que conviver com o actual Presidente da República que o ADI tanto desrespeitou e desrespeita, como será essa convivência?
    Gostaria de alertar os militantes, simpatizantes e amigos do ADI que o Presidente da República foi e é eleito pelo povo não é o mesmo caso das eleições legislativas que se vota e elege-se o partido não a figura.
    São essas as minhas contribuições de um seguidor atento da política santomense e que de certeza servirá para reflexão para o partido ADI, bem como os santomenses em geral.
    Bem haja;
    Que haja paz, concordia e o entendimento para um S. Tomé e Príncipe melhor.

  10. Tony

    9 de Outubro de 2014 as 14:49

    embaixada de portugal não comenta nada, da outra vez foram refugiar na embaixada, é triste.

  11. José Frota Soares de Barros

    9 de Outubro de 2014 as 15:07

    Boa tarde.
    Meus é preciso abrem bem os olhos e a mente.
    Haver vamos, isto passa de propaganda engendrado pelo aquele partido que todos os santomense que não tenham memória curta do passado onde aparecia barcos todas as noites para invadir o país.
    Olha outro imbróglio quem não mata a bomba, mata a subalimentação latente que continua há existir até dia de sannunca.
    Estes dias tem aparecido no comício em comício um homem vermelho, que dizia numa frase que estava a perder muito dinheiro por ter assumido a Presidência em detrimento das suas empresas.
    Quem acreditar neste demagogo, boçal e sem perfil .
    Onde é que está o dinheiro que recebeu do Rei Hassan Marrocos para combate a pobreza, milhões recebido do Kadafi para melhoramento das Forças Armadas de S. Tomé e para combate a pobreza está tudo depositado na conta deste vigarista.
    Abaixo todos estes malfeitores que levaram o país a este estado .
    deplorável.
    Votem em consciência só assim sairemos deste marasmo infindável.

  12. Barbosa Santos Policarpo

    9 de Outubro de 2014 as 15:21

    Haja paciencia. Vocês são especialistas em lançar rumores e em desinformçao. Essa é a principal arma dos comunistas e os fracassados. Pessoas inúteis que só sabem confundir as pessoas. A TROIKA está desorientada mas o vosso fim está proximo. Só mais 3 dias. Bem Haja.

  13. Pau Sabão

    9 de Outubro de 2014 as 15:31

    Oscarito vai inventar outra. Manda prender militantes do MLSTP que andam a arremessar pedras na campanha dos outros partidos. Anda bem, que vem aí outro governo para toda esta merd.. acabar.
    Obrigado

  14. NADA NÃO FAZ MU EHH

    9 de Outubro de 2014 as 16:06

    Povo Ignorante e mal informado. Segurança privado com treino especifico para fazer trabalho de alto risco. Se o homem achou que não estava seguro em STP fez bem em contratar um profissional, para o proteger. Aleas trabalho como os outros em que ja acontece em que esses mesmo especialistas tarabalham para pessoas importantes em qualquer país. MAS PELO VISTO SÓ EM STP ESTÃO CRIAR BARREIRAS JUSTAMENTE NA CAMPANHA ELEITORAL. Obviamente que o treino que esse pessoal tem envolve tudo, desde defesa pessoal desarme de bombas e explosivos e afins. Tudo que envolve o risco pessoal da pessoa que o contrata. São sim chamados de mercenários porque é isso que são porque treinam para proteger segurança em qualquer parte do mundo . É ilegal mas pelos vistos só em STP e na época da campanha. Isso de Passarem informação com o intuíto de pessoal menos informado , do tipo por ser perito em desarme de bombas e explosivos, representam perigo em STP. MEU DEUS. AJUDEM ME. Por curiosidade têm prova em video de que o MERCENARIO estava dar formação aos seguranças de STP. O QUE TEM DE ERRADO NISSO? E foram fazer o video por acaso ? NÃO! ENTÃO ISSO É SIM UMA PERSEGUIÇÃO. Tirou visto de férias, que nesse caso é temporário para o trabalho que estava a desempenhar. O QUE HÁ DE ERRADO NISSO? Não deixem fluir a vossa imaginação pelas noticias destorcidas que publicam. deixo vos o link do video desses mesmo homens a serem treinados em Israel.

    • Antonio

      10 de Outubro de 2014 as 10:02

      Senho(a)NADA NÃO FAZ MU EHH, Não lhe negaram a oportunidade, de acessar pra sua proteção, a possibilidade adquirir o pessoal pela sua, proteção..Apenas o sujeito em causa, ocultou informações acerca da seu objectivo da entrada no STeP. Vcs analisando as cousas desta maneira, faz de vcs uma classe semelhante aos da dos certos puliticos, que ainda não sabem o seu papel e apenas contribuem pra o insegurança, nacional. Se acharam, por meio evacuar o individuo em causa, justifica que não era de confiança a sua presença no pais. Aprenda a valorizar boas atitudes…isto mostra a competencia e a responsabilidade para com o pais. eu pelo contrario estou orgulhoso da decisão que tenham tomado… Pra terminar, os teus comentarios te definem, és ignorante e baixo(a), fraco(a) e sem competencia. Faras bem de valorizar te.

  15. Summer

    9 de Outubro de 2014 as 16:20

    Ignorante é aquele que não sabe do que fala, é aquele que acredita em tudo o que é dito, não sei porque um individuo não pode ter um segurança particular, seja ele estrangeiro ou qualquer nacional, não vejo o motivo para tanto alarido, ou será que as forças santomenses temem pela pela presença de um HOMEM,especialista em bomba ou não, foi o treino que ele teve, e como qualquer defensor particular que preses ele deve ser estar capacitado de todas as maneiras, todos vcs que hoje publicam algo contra os portugueses esquecem que têm alguém de família fora de STP e se calhar em Portugal. Aprendam um pouco mais sobre seguranças “Mercenários neste e TELA NON por favor não apaguem o meu comentário.

    • QUE PENA

      9 de Outubro de 2014 as 19:42

      ate tens razão Summer! mas precisa entrar o país com visto de turismo? Sei k não achas normal.

      • Summer

        10 de Outubro de 2014 as 8:19

        E se ele pedisse para entrar como segurança pessoal do senhor Patrice Trovoada achas que o dariam visto?

        • QUE PENA

          10 de Outubro de 2014 as 10:48

          Summer! Tas a kerer me dizer k quando as coisas não são permitidas legalmente contorna-se com ilegalidade? Nem eu, nem tu, nem niguem tem esse direito!

    • Antonio

      10 de Outubro de 2014 as 10:29

      Senhro(a) Summer, Que tipo de cidadã(o) és ou desejas ser?…Não volte a repetir uma coisa desta. Estas confundindo as coisas meu caro!!! Não digas desparates… os portugueses fazem ou réagem como bem pretenderem…Não conhences o mundo, gostaria de te conhencer pra te tirar do buraco onde te encontras.Acho que és capaz de vender o pais, pra o interece pessoal, caso tiveres oportunidade pra tal. E lamentavél a forma com vêem as coisas. Tenha serenidade na vida e seja firme; a maioria justifica a força.

  16. luisó

    9 de Outubro de 2014 as 17:08

    E porque é que misturam um caso isolado como este e começam a dizer mal de todos os portugueses, que são isto e aquilo, para não dizer as asneiras?
    Se um santomense comete um crime em Portugal quer dizer que todos os outros são assassinos?
    E que é que o governo português ou a embaixada tem a ver com isto? se há algum problema o governo ou o SMF que resolvam, como foi o caso.
    Agora se eles estão lá é porque alguém os convidou ou está a pagar então porque não interrogam o contratante?
    Sejamos sérios e factuais.

  17. maria

    9 de Outubro de 2014 as 18:04

    Patrice trovoada leva tirorista como segunraça pessoal esto ñ passou na RTP AFRICA pk é portugues agora falta expulsao da RTP AFRICA q fas capanha a favor de PT comoentario politico de Abilo Neto domingo

    • Zé Boina

      10 de Outubro de 2014 as 6:38

      Vou-te oferecer um dicionário de português. 🙂

    • luisó

      10 de Outubro de 2014 as 9:54

      Óptimo finalmente ficamos só com a TVS que dá 24 horas e está sempre em cima das ultimas noticias.
      CREDO…..

  18. Eu

    9 de Outubro de 2014 as 18:15

    Mercenário é quem só faz as coisas por dinheiro. Pensando bem, quem é que trabalha de graça?? Seremos todos mercenários???

  19. arelitex

    9 de Outubro de 2014 as 18:45

    vamos ver se consigo compreender .partindo do principio que os políticos mais evidenciados têm segurança privada escolhida por eles . também ainda consigo acreditar que esse tal nuno pires ,tenha pertencido aos fuzileiros .até aqui tudo bem . a minha pergunta é a seguinte alguém neste fórum sabe o que é a GOE , onde sâo os seus campos de treino e como funciona este organismo e os seus verdadeiros elementos . o Grupo de Operações Especiais . é a melhor polícia Portuguesa e das melhores de todo o mundo . sò actua com ordens directas do primeiro ministro português . a propria populaçâo portuguesa nâo sabe quem eles sâo . todos os seus elementos estão proibidos de divulgar a sua verdadeira identidade mesmo á família . estes elementos sâo treinados até ao limite psicologicamente e em todo o tipo de armas e engenhos explosivos . quando entram em acçâo , nem deus vêm salvar o criminoso ou os criminosos ,porque vâo ser mortos com toda a garantia . porque esta policia nâo deixa criminoso nenhum vivo . á mínima falha que tenham sâo expulsos do grupo GOE . ainda recentemente este grupo a enfrentar terroristas . tinham na sua mira dois terroristas para serem abatidos .um deles terrorista foi logo abatido o outro só porque o elemento da GOE falhou a morte do terrorista por milímetros ,mas ainda lhe acertou no ombro .esse elemento foi logo expulso da GOE . perante isto eu nâo acredito que nuno pires seja elemento da GOE .é pura mentira

  20. rancataco

    9 de Outubro de 2014 as 20:33

    Estamos mal com Patrice o governo, vamos ser vendidos tdx
    ..O homem quer vender o pais

  21. Folha FédE

    9 de Outubro de 2014 as 22:07

    Os de MLSTP estão todos frustado, estão inventar calunia contra o homem…..Pessoal tomem cuidado com os desgraçados de MLSTP
    cada problema nessa vida tem sempre uma saída ..cada situação na vida algo significa …fica a dica : bili uéo..

  22. Antonio

    9 de Outubro de 2014 as 22:58

    Nunca imaginei que um pais pobre como S Tomé e com gente ignorantes e coruptos sobretudo nos SMF podem conseguir expulsar alguem sobretudo de um pais irmao . Este assunto precisa ser tratado noutra dimensao e nao neste pobre jornal. Aonde andam as autoridades portuguesas?

    • Antonio

      10 de Outubro de 2014 as 10:40

      Senhor, Antonio eu lamento o teu ponto de vista, as autoridade não tm nada haver com o pais irmão ou não. Pensando assim faz de te um malfeitor.

  23. pichotada

    9 de Outubro de 2014 as 23:14

    Só campanha para se ver tudo isso…
    cada dia passa é claro que nem os dirigentes respeitam o povo…
    Eu vejo isso como uma vergonha….
    Investigações feitas?????
    como foram feitas essas investigações????
    O que me admira é que os nossos dados ainda estão em papal, como foram feitas essas investigações… gostaria de ter informações claras….

    Até quando nosso país vai continuar no escuro, até as informações passadas são as escuras já estou farto desses jogos de poder….

  24. bicho nos ministério

    10 de Outubro de 2014 as 1:27

    aqui nesse jornal digital Téla Nón todo mundo fala atóa, para abraçar os Irmãos, passa prejudicar a geração vindima, como se não iria precisar um dia.. como Deus é grande wê cá bê kúa São eles um dia que vão ser expulso de espaço Schengen.
    todo mundo vê um lado negativo, ninguém conseguem ver lado positivo.

    Fui…

  25. Summer

    10 de Outubro de 2014 as 8:38

    Agora me digam, um homem que nem sequer fez mal ao povo foi expulso e o acusam de ser mercenários, e os tais que andam na pedrada e ataques a caravanas de outros partidos, o que são a final. Por serem santomenses não podem ser expulsos mas porque ainda não fizeram nenhuma investigação para apurar os factos, não existe punição para estes. E lembra-se que algumas semanas atrás, num domingo um homem correu atrás de um dito politico com catana o mesmo foi rapidamente julgado e apanhou por volta de 10 anos de cadeia, salvo o erro, acho que por ser de um partido oposto use o mesmo truque que Angola (mete com os nossos os vossos também sairam lesados).

  26. Eusebio Neto

    10 de Outubro de 2014 as 8:47

    Por esta e por outras e que continuam a pairar sobre o Patrice Trovoada tanta penumbra. Claro, com essa decisão logica das autoridades de segurança nacionais, varias serão as vozes nacionais e estrangeiras que irão soar inventando adjectivos para denegrir a soberania e legitimidade da decisão tomada. Pergunta-se, porque razoes Patrice Trovoada teve de se fazer escoltar por forcas militares portuguesas para regressar ao seu pais e fazer sua campanha eleitoral? Por muito que se procure, só uma justificação se vê: Patrice Trovoada tem medo de ser preso sob suspeitas que sobre ele recaem e a falta de comparência na PGR para ser ouvido” conforme fora convocado ha meses. Não duvidaria se fossem descobertas armas de fogo na posse desses mercenários portugueses e outros prontos para, quem sabe, ate fazer derramar sangue em solo santomense para, penso, a custo de remunerações milionárias, defenderem o seu patrão que anda a ser procurado pela justiça. Sendo ADI e o próprio Patrice Trovoada tao populares em S Tome e Príncipe, não confiam nos santomenses para os proteger? Isso faz lembrar os tempos idos em que muitos ditadores se faziam rodear de agentes de segurança estrangeiros porque as suas accoes eram tao violentas que quase todos cidadãos nacionais fora dos seus partidos e família procuravam uma oportunidade para os MATAR! Na verdade esta situação merece seria atenção e reflexão da parte de todos e dos próprios militantes da ADI porque, com esse andar, aposto que, se a ADI/Patrice Trovoada ganhar as eleições legislativas deste domingo, iremos ter agentes portugueses e outros a chefiar as forcas de segurança nacionais, claro com os poderes que, ninguém ignora, são sempre ilimitados desde sejam para defender os interesses, as decisões, as vontades e os desejos do patrão. Mais uma vez, desafio os ilustres integrantes do programa Debate Africano a abordarem esta situação de forma isenta e se possível saírem a rua para auscultarem as opiniões dos cidadãos. Alias, para que a transparência dos debates desse programa fique realmente transparente seria de salutar que os microfones fossem alargados as vozes dos cidadãos comuns, gente de rua, pessoas representadas e não representadas pelos 4 integrantes do programa. Somos milhões e milhões nunca poderão ser representados por 4 ou 5 pessoas.

    E se algum candidato as eleições portuguesas aparecesse na campanha rodeado de agentes de segurança santomenses ou angolanos, moçambicanos, guineenses, cabo-verdianos ou ate equatoguineano?

    Quem não deve, não teme, quem não confia no seu povo, não pode liderar esse povo!

    • Fernando

      10 de Outubro de 2014 as 13:36

      “Somos milhões” !! Kê Kuá??”””

  27. Paula Borges

    10 de Outubro de 2014 as 9:02

    Deixem Patrice em paz, estão a fazer tudo para denigrir a imagem do Patricio e do ADI – mas não vão conseguir,deixem de invenção.

    Viva Patrice Trovoada
    Viva ADI
    Viva Povo de S.T.P
    A troika está com medo de uma vitória de ADI com maioria.

  28. Paula Borges

    10 de Outubro de 2014 as 9:07

    Sr. Gaby Moy e os comparsas, diga-nos quem é o João Alvim

  29. ATENCIOSO NA DIASPORA

    10 de Outubro de 2014 as 12:26

    os verdadeiros terroristas são os que tomaram são tome em 1975 bem organizado e puseram agora como esta….o que entendem por terrorista? olhem para GGA, Doca de peixe, Arroz podre, carro do estado aos fim de semana, bancos falidos, estradas construidas mas com buracos, bolseiros passando fome,seleccao de futebol que não viaja porque não tem dinheiro, hospital sem medicamento, militares (oficiais) com péssimos salarios etc…os culpados são os verdadeiros terroristas do pais…não o pobre português. as pessoas são tao ignorantes que nem sabem analizar um assunto….

  30. hernio Graça

    10 de Outubro de 2014 as 12:31

    Os deputados portugueses vestiram a mascara e entraram em cena.
    Aonde é que esta a Sra. Embaixadora quando veio ao publico desmentir.
    O Patrice tem historial nesta area.
    1. Quem armava a Frente Cristã.
    2. O golpe de Estado contra Maria das Neves’
    3. Quem andou nos ultimos tempos da governação a aliciar as altas patentes das FASTP?
    4. Quem montou com ajuda do libanes conhecido cá na praça sistema de controle do Pinto da Costa?
    5.Quem fala do Dubai inves de outras parcelas do Mundo com desenvolvimento reconhecido?
    O Sr. Miguel devia é demitir-se da função que ocupa que é de pacificação, quando entrega a sua residencia para treino macabro.

    O Patrice já fala em Deus quando é Muçulmano. A procissão só está a começar.

  31. santola

    10 de Outubro de 2014 as 12:31

    é muito triste
    gostaria da ver a vossa cara se governo português expulsasse todos santomenses que estão ilegal em portugal. e que de certeza que não são poucos .
    e mais voz digo. esse português não estava ilegal no pais, e de certeza que ele como policia em portugal tudo fará para expulsa todos os santomenses que estão ilegal em portugal, bem aja a todos

  32. Summer

    10 de Outubro de 2014 as 14:52

    Esse jornal merece ser extinto, já deu para notar a muito que é um jornal partidário, fiz um comentário e deixei um link para que as pessoas vissem o que realmente é um segurança igual ao homem expulso de STP, simplesmente apagaram o link, tenho mais pessoas que me disseram o mesmo que colocaram aqui comentários e foram apagados, tomem la juízo manipular a cabaça do povo publicando apenas uma parte da realidade é fatela, eu acho que ser jornalista é servir a todos e não esconder nada seja la de que partido, raça, etnia que nós somos. Tanto ano sentado numa cadeira de faculdade para de deixar levar pelo dinheiro, acham isso certo? Tentem exercer o vosso papel com clareza mostrando as duas faces dos problemas.

    • Téla Nón

      10 de Outubro de 2014 as 18:04

      Se o leitor ler com atenção a Ética dos Comentários, entenderá porquê que o link foi deletado. São normas que regem os comentários.

  33. Zé Faneca

    10 de Outubro de 2014 as 15:11

    AH!
    Mas contratou só um? Logo de início viam-se mais…
    QUEM NÃO DEVE NÃO TEME, não é?

  34. rapaz de almas

    10 de Outubro de 2014 as 15:43

    Só gostaria de saber onde e que este cidadão Patrice Trovoada vai buscar tanta riqueza para ter estes senhores a sua merce.
    Ou quem estará por de traz deste senhor a financiar isto tudo e quais foram as promessas feitas por este senhor aos seus credores para que tanto dinheiro seja colocado a sua disposição. Porque sinceramente não me lembro da família trovoada ser uma família abastada nem do Patrice ter ganho na lotaria haver vamos ver como isso tudo termina.

  35. clinico@stp.st

    10 de Outubro de 2014 as 15:48

    ….
    Meus caro qual é o problema de ele ter segurança mercenário? Tanto mercenário que temos nesta terra, pois o que me preocupa não é ter segurança.
    Fico é preocupado com os objectivo de PT..repara o homem até é inteligente…tem mercenário como segurança …e a instruir santolas.
    Pais de impunidade constante…. Falou-se que o homem assim que chegar vai ter que responder no tribunal. Já faz uma semana … nada acontece.
    …. Se fosse um filho de pobre que roubou uma banana ou um tomate na roça dos srs já estava preso.
    O que peço aos dirigentes é que seja PT ou qualquer partido que ganhar com maioria ou minoria que os deixe cumprir o mandato…
    Já sabemos se não for Trovada é Costa (C&T)a mandar nesse pais ….. Já temos provas que os gajos não conseguem mas são eles que povo quer …
    Podemos considerar que esse caso como uma doença chamada C&T (Cólera & Tuberculose ) quem é culpado é povo que temos… por isso devem sofrer para aprender…

  36. STP think thank

    11 de Outubro de 2014 as 12:48

    STP think tank:

    Portugal esta empenhado em impor um governo marionete em STP para defender os seus interesses e lhe prestar vassalagen.
    A intervencao portuguesa no processo eleitoral Santomense esta cristalmente claro.
    Portugal ja nao consegue esconder da sua estrategia obsecada na nova forma de neocolonialismo, quer ter um controlo remoto sobre as suas ex-colonias Africanas. Nao funcinou com Angola por este exigir respeito e reciprocidade quer nas relacoes diplomaticas ou comerciais.
    Como um analista atento as eleicoes de 12 de Outubro corrente representam um desafio antigo que nunca se resolveu logo apos a independencia deste Pais.
    Os Pro-colonialistas na pessoa dos Trovoadas e Pro independentistas do Pinto da Costa. Verifica-se de que a historia tende-se a repetir-se. Esta luta ha de ficar plasmada em varias geracoes de Santomenses. A luta de duas dinastias dos pintistas e trovoadistas. Os pintistas patrioticos e genuinamente santomenses “Blue blood” e os trovoadistas representando interresses externos, outroar da Franca, hoje de Portugal e outros nao declarados, em detrimento da soberania e liberdade do seu povo. Este e um problema que nao se resolveu mas sim sofreu mutacoes como alguns viros.
    O poder habita no conhecimento , na unidade e na diversidade. Diz o nosso Criador “ O meu Povo perece por falta de conhecimento”. So indo a casa do poder podemo-nos libertar da opressao e da humiliacao.
    Espero que os verdadeiramente intelectuais se apercebam disso.
    Voten nos Santomenses e nao nos estrangeiros.

  37. patrice

    11 de Outubro de 2014 as 20:51

    pk ele não gosta de terorista eles não são como pt

  38. Observador

    12 de Outubro de 2014 as 1:31

    É uma vergonha como Todos os partidos tentao desviar a atenção em detonar PT , ouve muita acusação contra o homem mas factos reais nao foram vistos nem deram ao luxo de ver se foi verdade ou nao, tentou governar um pais por 2 anos, e toda a culpa do Fracasso para desenvolver sao tome e principe o foi colocado em cima, temos que ver as coisas como elas sao na realidade, nos os saotomenses queremos mudança? ou promessas vasias das mesmas pessoas? O governo saotomense é um governo antigo e precisa ser substituido, sao muitas mentes coruptas, muitos interesses pessoais, muito ódio, zero de profecionalismo e respeito com os saotomenses. E uma coisa muito importante (APOSTAR NA FORMAÇÃO DOS JOVENS), lembrem-se a ignorancia é um factor antidesenvolvimento. Usem o çérebro nao a cabeça 🙂

  39. Marcos

    22 de Outubro de 2016 as 11:02

    Realmente por mim deviamos expulsar da tuga Sao tomenses cabo verdianos angolanos etcetc tem zona que parece Africa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo