Destaques

ADI ganhou as eleições legislativas

Pelo que o Téla Nón apurou os dados que estão ainda a serem processados pela Comissão Eleitoral Nacional, indicam que só no distrito de Caué no sul da ilha de São Tomé, o partido MLSTP terá ultrapassado a ADI no apuramento de mandatos. No resto do país, o partido de Patrice Trovoada, ganhou de forma esmagadora. A maioria absoluta solicitada pelo Presidente da ADI ao povo, está garantida, resta agora conhecer os números exactos, que deverão ser publicados ainda hoje pelo Presidente da Comissão Eleitoral Nacional.

    133 comentários

133 comentários

  1. xuxanti

    13 de Outubro de 2014 as 7:43

    Se o povo decidiu assim é porque tem o seu porque, agora resta o ADI ganhar força equipa o seu barco porque a viagem vai ser longa e tambem pensar nas pessoas competentes que irao assumir a chefia
    ViVa o Povo de STP
    Viva Democracia

    • Atento ao Dossier

      13 de Outubro de 2014 as 11:32

      Viva os deputados Portugueses,viva os guardas costas
      Portugeuses,viva os técnicos de som Portugueses,viva os
      marqueteiros Portugueses,viva Portugal…

    • Stpense

      13 de Outubro de 2014 as 13:44

      Povo decidiu por causa de banho.. nada mais… Povo ta iludido com dubai.. Nos precisamos de ser dubai..
      Povo nao tem ideia propria.. E so lavado com misero banho que tenho quase a certeza de ter sido banho de lavagem.

      • levelenge

        13 de Outubro de 2014 as 16:00

        Caro Stpense, vê-se mesmo que não entendeste nada. O problema não é banho, mas sim a promoção por excelência que os adversários fizeram do Patrice Trovoada em vez de tratarem de outros assuntos mais importantes. Quanto mais se fala de alguém com mentiras ou verdades, somente esta pessoa fica fortalecida aos olhos daqueles que não estão aí para estas mentiras ou verdades.
        No caso de drogas, é sabido que qualquer individuo comercializa grande quantidade de droga é considerado inimigo número um dos Estados Unidos de América e onde ele estiver será perseguido e capturado, mesmo num outro estado como nosso que não tem condições de defesa. Como o que aconteceu o General Noriega, ex-Presidente do PANAMA que foi capturado no seu palácio, perante os militares e guardas presidenciais daquele Estado. Também o general da marinha da Guiné Bissau. Reflicta um pouco sobre estes factos encontrarás uma das razões da derrota dos adversários do ADI.

      • A realidade

        13 de Outubro de 2014 as 17:01

        Se fosse pelo dinheiro apenas, o ADI estaria no lugar do PCD neste momento.
        Nós sabemos quem gastou tanto dinhero nesta campanha. Temos que pelo menos uma vez na vida sermos serio e sinceros com nosco mesmo.
        Os que mais gastaram estão admirados com a capacidade de entendimento deste povo. Ficou provado que este povo sabe o que quer e que não vota pelo dinheiro.

      • Rapaz sem juizo

        13 de Outubro de 2014 as 20:26

        Meus carro amigos e compatriotas o ADI ganhou a eleição agora é só desejar vossa excelência Patrice Trovoada boas vindas.
        Que ele cumpra com as suas promessas e da nosso país um novo horizonte nas melhores do possível. Agora e ficando aqui discutindo e falar coisas que não deve ai no comentário é pouca vergonha. Agora é ter fé e acreditar que o governo avança com seus planos.

      • LC

        14 de Outubro de 2014 as 7:16

        Eu Votei no ADI Sem receber nem um centavo… e muitos receberam banho do MLSTP/PSD mas votaram no ADI oq dizes sobre isto…?

      • servo de Déus

        14 de Outubro de 2014 as 8:28

        Diria ao Sr. stpense que o Sr. é quem n tem a ideia duque dizes, a sua palavra n vale perante a maioria absoluta

    • Muitorevoltado

      13 de Outubro de 2014 as 13:59

      Sim.. tem o seu porque sim!!! BANHO!!!!
      Povo manipulado!!! Povo burro…
      Falei

      • Vai tu

        13 de Outubro de 2014 as 17:03

        Não és parte do POVO

      • sotavento

        14 de Outubro de 2014 as 8:02

        Por mais revoltado que esteja, a revolta que tem nao lhe confere o direito de estar a chamar burro ao povo

  2. BintouDjalo

    13 de Outubro de 2014 as 8:01

    Se realmente o partido ADI e o seu estrangeiro lider Patrice Trovoada, ganharem estas eleiçoes,eu deixarei de ter confiança em STP, digo, no seu povo…terao o que merecem, com o passar dos anos, ver-se-à!
    Que gente FALSA, mesquinha, este povo merece o que vive.
    Todos, estao ao corrente de quem se trata esta familia TROVOADA, parece que o povo sao-tomense tem o sindroma de “stockolmo”, gosta daquele que lhe martiriza, que lhe despreza….manipula , etc!
    Como pode o povo apostar em alguém que dinegriu STP, faltou o respeito aos homemns politicos do pais, caluniando, mentindo, para atingir os seus objectivos pessoais? Como pode o povo ter confiança em alguém sem moral, gatuno, cambalacheiro, com perfil variàvel (segundo a circunstância…), fazendo apenas o que lhe é “profitable à titre personnel”.Como pode o povo eleger um individuo sem sentimento patriotico, que vive em STP por procuraçao, mesmo quando ocupa um posto importante, passando mais tempo a viajar para se ocupar dos assuntos pessoais, e quando nao està no poder vive completamente no estrangeiro…aliàs, nao tem fundamento nenhum, as ditas queixas dele feitas junto do TPI e da CPLP, quanto a célebre perseguiçao cujo dito foi victima durante os dois anos da ausência de STP, logo apos de ter deixado o psoto de PM…a famosa perseguiçao SUMIU màgicamente, com as eleiçoes.
    Como pode um patriota difamar o seu proprio pais,inventando mentiras, trazendo com ele gente de mà indola (mafiosos, mercenàrios etc), para se imiscuir nos problemas internos de STP(so em STP é que acontece, porque o povo é CHOCHO, se fosse em Angola ou na Guiné Bissau, tanto ele como os seus amigos bandidos, jà tinham sido tratados como merecem e tudo estaria resolvido…e nunca mais ousariam os outros como ele começar tal “magouille”)?
    …é simplesmente VERGONHOSO o que se passa em STP. Como é possivel admitir as presenças dos portugueses, pela ocasiao das eleiçoes? Os governantes nao agiram bem,porque deviam ter corrido, simplesmente, com os ditos deputados e todos aqueles mercenàrios presentes no territorio nacional.
    O Patrice Trovoada merece uma boa surra, das grandes, para lhe fazer tomar juizo. Ele é tao covarde que sozinho (sem manipular os fracos de espirito, ele nao é nada), é ZERO à ESQUERDA.
    Mas o que me decepciona MAIS é o povo de STP.Enfim,vao ter o mestre que merecem, P.T. terà um bom capataz na pessoa do malcriado Lévy Nazaré.
    Quem ri no fim é que ri MELHOR…a ver vamos!!!!

    • João Martins

      13 de Outubro de 2014 as 10:18

      Sindroma de “stockolmo” uma doença rara, entretanto não pode afetar a todo um povo. Mas sim a alguém que não tem confiança nele.
      Meu caro, é bom consultares a um médico de preferencia veterinario.
      A vida é feita de vitorias e derrotas.

      E dos fracos como tu, que não são capazes de dar a cara e as tanta vive no estrangeiro, não se pode esperar nada, por isso a estoria não é feitas de pessoas como tu.

      Espero que tenhas ao menos a capacidade, mesmo debaixo da capa em que te escondes de pedir desculpa a este povo.

      • bintoudjalo

        13 de Outubro de 2014 as 15:49

        Razão de mais para ser credível, porque não sou afectada, não recebi nenhum banho, não desviei nenhum bem do estado , pertencendo aos terceiros, casas q tenho em Portugal e na África pertence à família…q por cima lutou, contribuiu para libertar 2 países na África….crítico e condeno todos os abusos, todos os corruptos, vadios,mentirosos, oportunistas…q abusam na gente burra, ignorante e por cima pretencioso, como você. Enfim! Não sou eu quem sofre e vai sofrer. Mas será muito bem feito, o povo bem merece o que tem.

        • João Martins

          14 de Outubro de 2014 as 21:04

          Coitada, não tens nada que seja teu, nem a dignidade.
          Vives no passado saudosista.
          Eu vivo bem, e sinto-me bem cá em São Tomé, e sempre que sou chamado para dar o meu contributo dou o meu melhor.

          Sinto-me realizado, porque tudo que tenho conquistei, e nunca trabalhei para o estado nem sou politico nem se quer tenho uma filiação partidaria, mas estou aqui a lutar pelo meu país para que um dia ele seja um país melhor, sem gente como tu que não tem escrupulos e vivepensando só em ti, como aquele que foram derrotados pelo povo.

          Sinceramente não vales nada, nem um nome tens.

    • Dia

      13 de Outubro de 2014 as 10:27

      você Bintou gostou ou não engoli ou desaparece. Você reconheceu categoricamente que o homem goza de um carisma popular incontentável e nunca visto. desaparece bandos de falsos intriguistas. Queriam forjar e amputar crimes que não existe contra a pessoa do homem, Onde há Deus Deus não dorme.

      • bintoudjalo

        13 de Outubro de 2014 as 19:45

        Você sera o primeiro à deitar a pedra ao P.T. , ADI e toda esta cambada. Foi o povo quem votou, livremente. O que terão sera bem merecido….para quem é bacalhau basta. Espero que no futuro assumam, porque este povo é dé gente falsa, burra, ignorante , corrupta ….à partir de hoje, é o povo q é responsável de tudo q se passara em STP….estámos aqui para ver. Diabo ao leme convosco, gente traicoeira! Virem-se aí…

    • ilha verde

      13 de Outubro de 2014 as 10:30

      você tinha boa proposta se MLSTP ganhasse? ou tem negocios com eles?

    • Arievarat

      13 de Outubro de 2014 as 11:01

      Você nem parece humano. Só tem porcarias na mente. Achas que pessoas com mentes igual a si, tem capacidade para governar um país?
      Só os fracos pessam assim… Boa sorte para si…

      • bintoudjalo

        14 de Outubro de 2014 as 21:48

        Sou humano…mas visto a opção de votos nas urnas, penso q até a minha camisa podia mandar em STP….aqueles q escolheram o líder deles ADI , P.T., que assumem . Dou-vos RENDEZ – VOUS daqui há alguns meses…e veremos. Eu tenho os nomes de todos os internautas apoiantes do P.T e ADI. Veremos!

    • Amoroso de STP

      13 de Outubro de 2014 as 11:01

      Meu caro.

      Eu entendo a tua dor de cutelo. Não chores, o povo mandou nas urnas como o Sr. PR ordenou.

      Respeita o povo. Esse que vocês dizem de estrangeiro, búzio, é esse mesmo que o Povo quero.

      Se não estás contente vai para o auxilo. Só que escolhe outro país, porque pelos teus comentários, não te vejo ir para Portugal.

      De resto, o povo aprendeu com os políticos da Troika. Pois a vossa boca de urna não serviu. O Povo recebeu de volta o que pagou pelo o arroz podre de Delfim Neves. Também recebeu o troco de arroz de Japão que deveria ser vendido a 1.000, mais que o povo comprou a 25.00 e 30.000

      Viva o povo humilde, responsável e sábio de STP.
      Viva ADI
      Viva o nosso amado PT!
      O nosso buzio está de volta, o povo já não vai morrer de fome.
      Que São Tomé poderoso, te protege e te ilumina.
      Que Santo António te guia
      Que Virgem Maria, San, Guadalupe, santana grande, te proteja da sua capa protetora.

      Trabalha com o povo e para o povo!
      Não esquece, o povo põe e o povo tira.
      Boa sorte
      Escolhe colaboradores trabalhadores, aqueles que vão ajudar-te a estar sempre com o povo.
      Fale sempre com o povo!
      Explica sempre sem complicar ao povo.

      • Amoroso de STP

        13 de Outubro de 2014 as 11:10

        Quiz dizer 13.000 Dobras

      • bintoudjalo

        13 de Outubro de 2014 as 20:11

        Amoroso de STP, se o vosso lider gabones P.T. instalou-se em Portugal , com dinheiro roubado e outros tráficos, ora q a familia dele andou à insultar os portugueses e Portugal, viveu là 2 anos e foi aceite , ele q nao conhece a cultura e língua do país, imagina eu de mãe(falecida) portuguesa, onde passei uma parte da minha vida , à abrigo da PIDE q perseguia e prendia constantemente o meu pai (falecido) . Eu permit–me de falar a vontade porque não TENHO rabo de palha e tão pouco estou na precisão….em suma, ñ tenho a mentalidade RUIM e fui educada com excelentes princípios morais, e nunca fréquente pessoas médiocres como amigos. Não dépend de ninguém financeiramente. Ao passo q vocês São mediocres e votam para médiocres como voces….é à mesma mentalidade de oportunistas e ruins.São traços do vosso carácter, vocês funcionam assim, hoje é o “À” o vosso deus, amanha será o “B” , porque vocês São os INDECISOS, sempre, ou segundo quem dá +++ ! Assim é o forro.

        • bintoudjalo

          13 de Outubro de 2014 as 20:17

          Correcao : “educado”,”frequentei”,”dépendo”.

        • Manuel Vicente Sousa

          14 de Outubro de 2014 as 5:21

          Meu caro
          bintoudjalo
          Tu és um grande aldrabão, mentiroso, nem sabes escrever correctamente o português. Vens aqui tanger laivos de estúpido. Tu és um asno. As tuas conversas estão cheias de bactérias fecais.

          • bintoudjalo

            14 de Outubro de 2014 as 22:08

            Manuel Sousa, você está desempregado? Tem sido victima de impotência , alguma mulher enganou-lhe? Você parece ser ou estar muito descontrolado, desonrientado. Cuide-se para não entrar numa esquizofrenia total. Compadeco, mas nada posso fazer pra si. E por cima, você parece não dar conta do seu estado. Enfim, coragem…talvez o P.T. poderá ter piedade de si e pagar o seu tratamento médical! Ele deve ser generoso com os seus fãs.

        • Maria Não Da

          14 de Outubro de 2014 as 10:43

          Não tens rabo de palha! Então porque estás a esconder a tras de um falso nome?

          Todo esse tempo que viveste em Portugal, o que fazias lá? Talvez só a fumar drogas e roubar as pessoas. Pois nem sabes escrever em Português.

          Cuidando para não apanhares trombose.

          Desfaz-te desse ódio. Esse sentimento destrói podendo até matar que o tem.

          vai te fazer tratar, doente, psicopata.

    • falabem

      13 de Outubro de 2014 as 12:40

      voce e ebola, nao vista nada ainda estamos a esperar para retirar o presidente da republica.
      falas e digas ate que a tua boca rasga.

    • falabem

      13 de Outubro de 2014 as 12:42

      BintouDjalo vc e teus familiares e que sao mafiosos e tudo quanta falas do Partido ADI

      • bintoudjalo

        13 de Outubro de 2014 as 20:20

        Correcao : “educado”,”frequentei”,”dépendo”.

    • Konder

      13 de Outubro de 2014 as 13:07

      Dor de cotovelo. kikiki
      Este povo nunca confiou no MLSTP/PSD. Vá consultar os resultados das eleições em STP. Em 23 anos de democracia o MLSTP/PSD só obteve maioria absoluta uma única vez (1998). Toda outra vez que estes malandros chegaram ao poder foi por via de manobras. Por isso, estou bué feliz, como são-tomense de berço.

    • António Menezes

      13 de Outubro de 2014 as 13:47

      Dor de cotovelo apenas meu caro. Vocês na campanha de 2006 afirmaram que o Patrice é santomense, porquê na altura era outra coisa? Seja democrata de saiba perder. Mesmo o Presidente do MLSTP e PEPS já reconheceram a derrota e tu? Que raio de raiva é assim que se constrói uma nação com rancor raiva, mesquins, ódio? Porquê, meu Deus?
      Falam e só sabem confundir o POVO, ou pensas que esse POVO é de 1975,nâo…muita coisa mudou. Mesmo com o banho o POVO vai comer o dinheiro e vota noutro partido. Vamos sim trabalhar, coisa que desde 1975 muitos não fazem….

    • Muitorevoltado

      13 de Outubro de 2014 as 13:58

      Quem Amigo… Escreve um artigo… Se faz favor.
      Falou tudo e mais alguma coisa

    • Verdadeverdadeira

      13 de Outubro de 2014 as 13:58

      voce pode ir que nao precisamos de gente vergonhosa como voce, nao faz ca falta. o povo esta cansado do vosso bando de ladroes

    • levelenge

      13 de Outubro de 2014 as 16:11

      Meu caro BintouDjalo, na verdade ele não denegriu o povo que votou nele mas sim nos políticos iguais a você. O povo está cá e sofre e não por o que Patrice disse mas por aquilo que tem que suportar dos políticos. Como não vives por cá não sentes na pele. para alguns esses políticos foram bons, mas são a minoria e a maioria tem sofrido. Pense bem sobre esses aspectos e ficarás mais consciente.

  3. paparazzi

    13 de Outubro de 2014 as 8:07

    Sen contemplacoes os dirigentes das forcas derrotadas Que se demitam emediatamente criando assim clima para Novas geracoes dirigirem as Novas direccoes

    • Li-da-quebla!

      13 de Outubro de 2014 as 22:28

      E isso meu compatriota, esses bandos de confusionistas do parlamento, pobres na mente, pressisa sair de pressa das bancadas parlamentar e de ocupacao na funcao do paiz, incapazes, e ainda azarados.

  4. Mak

    13 de Outubro de 2014 as 8:23

    VIVA ADI. Parabens….

  5. Melhor para STP

    13 de Outubro de 2014 as 8:38

    Obrigado Patrice e o ADI

  6. Nissley Nascimento

    13 de Outubro de 2014 as 8:42

    Todos nos queremos a mudança,por isso optamos por algo que nos possa fazer crescer.
    Desejo-lhe todas a sortes do mundo e que possa realizar um bom trabalho como assim prometeu

    • Muitorevoltado

      13 de Outubro de 2014 as 13:56

      Senta e espera.

  7. Abdu Domingos

    13 de Outubro de 2014 as 9:05

    Já estive a espera que o Patrice ganhasse.

    • Muitorevoltado

      13 de Outubro de 2014 as 13:56

      Tambem… com dinheiro que tava a voar no pais… Povo iludiu com os concertos e com 250 mil dobras.

      • A.l.

        13 de Outubro de 2014 as 15:26

        pois é por isso é k tenho gravação da sr Maria das Neves a da dinheiro em monte café, e mesmo assim em nada serviu o povo comeu e votou no partido k realmente vale a pena Viva ADI

        • Li-da-quebla!

          13 de Outubro de 2014 as 22:32

          obrigado por teres revelado isso, e se na verdade se MLSTP nao ganhou no Monte Cafe, e melhor eles acabar com partido porque a coisa esta muito feia.

  8. Homem Honesto

    13 de Outubro de 2014 as 9:13

    Quem não acreditava na vitória do ADI, desde ontem ficou a saber.
    Quem mandou tirar, tirou porquê?
    O Pinto da Costa disse que o povo só manda na URNA, e o povo ditou na urna sem banho.
    O Patrice Trovoada irá ser impulsado pelo Pinto como 1º. Ministro.
    Não há hipótese.
    Fêblé munto.

    • Muitorevoltado

      13 de Outubro de 2014 as 13:55

      Para sua informacao, ninguem tirou patrice…
      PAtrice e quem nos abandonou…
      Esta ca uma prova que banho fez senhor esquecer o que aconteceu!!!
      Sinceramente…
      MEmoria curta mesmo!!!!

  9. malebobo

    13 de Outubro de 2014 as 9:20

    o povo manda na urna, então exercemos os direitos, o peixe sempre morre pela boca

    • Muitorevoltado

      13 de Outubro de 2014 as 13:54

      Povo tem direito sim… DE SEREM MANIPULADOS E BURROS!!!!

  10. Jaca doxi

    13 de Outubro de 2014 as 9:40

    Pessoal, é o próprio povo que erradicou a ébola em stp?

    • Tito

      13 de Outubro de 2014 as 11:18

      Pois é. Em STP já encontramos medicamentos contra a Ebola!
      Granda povo, demostrou ser grandes cientistas, e aqueles que pensavam que o povo era burro. Burro são eles, os Angolanos tinham razões quando ofereceu-lhes esses burros, e burros que são deixaram quase todos morrer. Que assim seja para eles também. Espero que conseguiremos a morte politica daqueles politiqueiros ladrões do povo.

      VIVA ADI
      VIVA PATRÍCIO TROVOADA
      VIVA O POVO DE STP
      VIVA A DEMOCRACIA.

  11. malebobo

    13 de Outubro de 2014 as 10:19

    meu caro BintouDjalo é ai onde o povo manda nas urnas, não tens como,

  12. ilha verde

    13 de Outubro de 2014 as 10:23

    Dizia um DITADOR – POVO MANDA NAS URMAS.
    O povo não fez mada até o momento certo PARA MANDAR NAS URNAS. É PRA SABER!

  13. EX

    13 de Outubro de 2014 as 10:25

    Agora vamos esperar pelo Dubai prometido.
    Viva a Democracia e liberdade de votos.

  14. hernio Graça

    13 de Outubro de 2014 as 10:25

    Depois irão arrepender-se de entregar o ouro ao……………..

  15. malebobo

    13 de Outubro de 2014 as 10:29

    viva adi, é assim que um partido politico organizado estrategicamente funcona, o adi, é uma referencia em stp

  16. António

    13 de Outubro de 2014 as 10:31

    Parabéns a todos os Santomenses… que este seja o momento de viragem e de consolidação da democracia, deste país que grita pelo desenvolvimento social e económico.
    ADI vamos ao trabalho.

  17. A. Dos Santos

    13 de Outubro de 2014 as 10:38

    O ADI pode vencer estas eleicoes mas o PT nao tem condicoes para governar este pais. O ADI tera que encontrar outra pessoa no seu seio para chefiar o Governo, caso contrario vai-lhe suceder o mesmo que a quatro anos atras.

  18. Luis

    13 de Outubro de 2014 as 10:38

    Pelo menos nos próximos 4 anos, haverá estabilidade Governativa.
    Algo inédito da nova democracia Santomense
    Obrigado Povo de STP

  19. Arievarat

    13 de Outubro de 2014 as 10:56

    ‘O povo só manda nas urnas’ Assim o povo fez, sem nenhuma dúvida. 4 anos são pouco para mudar um País, mais é suficiente para mostrar o verdadeiro interesse no sentido de uma melhoria do nosso querido STP. Força ADI. Mostra que o povo fez uma boa escolha.

  20. Graça

    13 de Outubro de 2014 as 11:00

    Meus Senhores acabou a brincadeira.E agora ganhou o ADI com maioria absoluta dos 55 Deputados Total de Assembleia só ADI ganhou já com 34 deputados e com ganho em 4 maiores Camaras Distritais nomeadamente Agua-Grande, Mé-Zochi, Cantagalo e Lembá. Na verdade é que o povo já fez saber aos Dirigentes saber que quem vai acabar com BANHO em S.Tomé é o Povo. Atreveis de auto-golo feito em 12 de Outubro de 2014. Isto é Comeram milhões dos da TROICA votaram toda bateria ao ADI, do Povo.Carros do Estado limitação. Cinco mulher com salario do povo limitou, Arroz de Japão-oferta fora do controlo de comerciantes e passa está na gestão do governo a preço de 13.000.00 Carta de Condução a preço esplusivo de 15.000.000.00 tem que reduzir. Internet gratuito para jovens, Credito para Empreendedorismo,

    • bintoudjalo

      13 de Outubro de 2014 as 20:31

      Estás Feliz Graça? Digo Afonso Varela. Mais um traicoeiro “faux cul”…a equipa está completa. Os homens de verdade não traiem os seus ideais.!

  21. 12 de Outubro dia do Povo de STP

    13 de Outubro de 2014 as 11:02

    Só escrevo para dizer : que dia 12 de Outubro de 2014, entra para a historia de STP, pelos motivos:

    1- Povo Unido, dita o que quer (o mais novo feriado em STP )dia 12- dia do Povo de STP;
    2- Maioria absoluta esmagadora para assim trabalharem ou não, sem aquela moção de censura que já nos irritava;
    3- Os outros perderam essa campanha não por fazer uma má campanha, mas sim por passarem 2 anos e meio a preocupar com uma única pessoa, ao invés de preocupar com as soluções do futuro;

  22. Maria silva

    13 de Outubro de 2014 as 11:04

    Só espero de fundo do coração que o patrice emery trovoada não dê ao Levy Nazaré a pasta ” fusão ” de ministro da Educação tendo enconta que o mesmo desconhece esta palavra!
    Mas também não se pode esperar muito de quem nada tem pra oferecer, o próprio líder não tem educação !!
    Dubai , internet grátis , arroz barato todo isto já a caminho !
    Agradečo a DEUS de ter tido opção de escolha…

  23. Observador Atento

    13 de Outubro de 2014 as 11:13

    Forca ADI! Estarei atento para ver o que vao fazer durante os 4 anos de maioria absoluta. Que nao venham dizer depois que necessitam de mais 4 anos etc.etc…No meu ponto de vista o mais importante nao eh Dubai, mas a melhoria de condicoes do povo saotomense que ja sofreu muito e encontra-se desnorteado.

  24. Jorge Alberto

    13 de Outubro de 2014 as 11:14

    Com a ALTERNÂNCIA a nossa democracia vai-se fortalecendo. Algo de raro em ÁFRICA.

  25. Maria Não Da

    13 de Outubro de 2014 as 11:26

    Excelentíssimo Sr. 1º Ministro, o Sr. Doutor Patricio Trovoada.

    Por favor, desinfecta a TVS!!!!!

    Ainda existe a ebola, ela está concentrada agora na TVS. Elimina os vírus que lá estão rapidamente, se não esses vírus vão contaminar-lhe. Não admita que a Troika continua a usar e abusar da nossa TVS.

    • bintoudjalo

      13 de Outubro de 2014 as 20:37

      Realmente não dá…Maria chora muito! Quanto lhe compraram, Maria? Que pestinha você é….já está aí à dar graxa e a fazer intrigas.
      Que baixaria!

  26. LC

    13 de Outubro de 2014 as 11:30

    A vitória eu não tinha duvida, mas eu não imaginava que iria ser uma vitória tão impressionante… isto é pra ver que o povo abriu os olhos, o mas estranho é que o ADI ganhou sem dar banho ao contrário de outras forças politicas. VIVA NÓS de STP.Viva o ADI..

  27. Fabio Soares

    13 de Outubro de 2014 as 11:31

    Ao senhor Patrice trovoada tenho a dar os meus parabens quanto ao senhor Pinto Da Gosta “O POVO SO MANDA NA URNA” entao nos exercemos o nosso poder na urna.
    Eu uma vez comentei nesta redacçao que eu nao acredito em partido politico nenhum, mas eu daria o meu voto ao ADI porque eles ainda nao tiveram a chance de governar até o fim do mandato.
    Eu sou da opiniao e acho que o povo também fez a coisa certa que deveriamos dar chance a todos os partidos de sao tomé e principe, um de cada vez, e no fim do mandato nos iriamos avaliar aquele que melhor governou. MLSTP governa desde a independencia, MDFM ja governou e por ai fora, e agora O ADI, e quando chegar ao fim do mandato nos vamos o avaliar pelo que fez… As coisas tem que ser assim.
    (Descupe mais uma vez pelos erros de accentuaçao, estou usando o teclado AZERTY)

  28. Dlima

    13 de Outubro de 2014 as 11:40

    E a tróica pah!!?? Agora engulam o Patrice Trovoada pela guela abaixo…

  29. Elisio da trindade

    13 de Outubro de 2014 as 11:48

    Mlstp perdeu que Pena a muito comentador do tela nom que Mao sabe que xadres politics de São tome e Principe mudo e mlstp e pcd ainda Mao saben mexer melas …….

  30. TROTE

    13 de Outubro de 2014 as 11:51

    Agora quero internet grátis e arroz mais barato, já!!!! A banhada vai levar o povo agora. O povo não se devia esquecer destas promessas.

    • Vai tu

      13 de Outubro de 2014 as 17:42

      Como foi a “TROTE” fizeste um filho,pariste,foi para tropa
      e agora é Ministro da Defesa. NUM DIA? PARABÉNS

  31. Graça

    13 de Outubro de 2014 as 11:58

    O Patrice Trovoada vai justificar a maioria absoluta com execução de Plano de Desenvolvimento onde mesmo depois de 4 anos o Povo ainda possa dizer para os da TROICA assim “a minha consciência não é vendida” Mas temos que estar vigilantes e rigor mesmo com nós numa responsabilidade, dever de cumprir onde os que são de ADI mas que não têm aceitação no Distrito e Comunidade possa ser mais humano com outros sem arrogância para encontrar protagonismo. Ainda sim que sejais de aceitação como Patrice Trovoada. O ADI pode criar equipa de observação e reclamação nas Comunidades e Distritos. Onde cada uma saiba cumprir com os seus Deveres e Direitos junto ao que somos todos iguais pegando na Justiça, Emprego, Saúde e Educação.

  32. Karlles Esp.Santo

    13 de Outubro de 2014 as 11:59

    Estou feliz com o resultado das eleições ( maioria absoluta)
    agora cabe ao Sr P.T cumprir com as promessas feitas. Mas uma dela para começar deixa muita dúvida, 2 anos transformar STP em Dubai (uma grande treta de P.T). Mas desejo ao “novo governo” muito progresso, ademais o País bem Precisa.
    E em cima de tudo governar com serenidade.

  33. Edy

    13 de Outubro de 2014 as 12:00

    Enfim…o sonho do povo foi realizado

  34. sama Bobô

    13 de Outubro de 2014 as 12:11

    Viva Patrice. Viva ADI. O Povo é que ordena. Grande vitoria. ESMAGADORA!

  35. malebobo

    13 de Outubro de 2014 as 12:11

    essa mensagem que o pinto disse que povo so manda na urna quando é chamado, foi uma besteira que ele cometeu, agora acredito que ele está arrependido, um pr, quando fala, tem ter conta uma serias vários especto, primeiro saber qual é o impacto qua isto vai causar nas populações

    • Li-da-quebla!

      13 de Outubro de 2014 as 23:21

      voces que votaram no Pinto, e lhe fez presidente novamente, perderam enucao do carater dele, O povo manda na urna e pouco, e uma realidade, embora quiz dizer que o povo nao vale pra mais nada,ou a cuenciquencia que o povo podera sofrer caso, rendivicarem fora da urna, Mas esse Ditador obrigado a conviver com a democracia gracas a Miguel Trovoada, ja teve dito no passado que O saco vazio nao fica de pe,- Enche-se com qualquer porcaria, E de outro lado, levou um inletrado a Santana pra dizer que povo de Cantagalo e como lerojo sem cabeca. Esse omem, que vi meu povo exaltando-o de Pai grande, Eu nao vi os 15 anos do mandato dele, mas pra mim so a cara Dele nunca escondeu quem ee e por interior. Ja saio a forca dos que aprenderam com ele, agora nas eleicoes Presidencial, Rogo meu Povo que core com esse azarado do palacio, por meio da urna e coloque alguem que sempre teve estreita relacao com ele, pra nao cairmos no risco de coocar um manipulador Dele.

  36. Pintinho

    13 de Outubro de 2014 as 12:24

    A culpa foi dos Portugueses

    • rancataco

      13 de Outubro de 2014 as 17:52

      coitado dos Portugueses , nossos amigos , amigos de povo pequeno

  37. Tony

    13 de Outubro de 2014 as 12:31

    Parabéns ADI, parabéns STP, parabéns Povo.
    Era preciso mudar, tirar quem governou-nos desde a independência, e basta olhar a nossa volta para ver o resultado.
    Falam que se devia expulsar os Portugueses que foram para a campanha. Só quem não sabe o número de Santomenses em Portugal que estão ilegais é que tem lata para ter este tipo de afirmações. Se eles acreditaram nas propostas do PT é porque tiveram confiança nele. E já agora também estiveram políticos de outros Países, esses também deviam ter sido expulsos?.
    Deixemo nos de ser mesquinhos, vamos é pedir para que o novo poder traga mais riqueza, mais empregos, mais qualidade de vida ao Povo. Daqui a 4anos cá estaremos para julgar. O povo põe o povo tira.

  38. Arnaldo (santola)

    13 de Outubro de 2014 as 12:38

    Estava bem claro que o vencedor era o ADI.

  39. nairy neto

    13 de Outubro de 2014 as 12:38

    O povo cansou de ver sempre as mesmas caras e apostou na mudança, força ADI, agora tens que mostrar ao povo que o nosso voto não foi em vão, deste modo têm que trabalhar com transparência nada de arrogância porque arrogância não nos leva a lado nenhum.
    Nós sabemos que não se planta hoje para colher hoje obviamente que isso leva tempo, mas que ate os quatro anos que façam alguma coisa para o povo, principalmente para os pobres. Queremos ver o nosso país a desenvolver no seu todo, tanto na economia,na educação, na saúde, entre outros, mas uma vez força ADI,que vocês possam fazer a diferença, não nos decepciones,juntos construiremos o nosso São Tomé e Príncipe.

  40. Anzol sem isca

    13 de Outubro de 2014 as 12:41

    O povo inocente( quem não sabe é como quem não vê) O povo lucido consciente é que manda na urna,infilizmente o nosso povo aina não têm consciência para mandar na urna. O mais grave é tal que esse mesmo povo costuma dizer ” MUCLUCLU CA FÉ TXINTXI MATA SUNDÊ, ÊLÊ SÓ CA POTO NI CÓBÓ PLUMÊ.

    HÁ NECESSIDADE ABUSOLUTA DE ADI e Patrice Trovoda mudar de comportamento, a saber:
    Ao iniciar seu novo mandato é prioritário esclarecer:
    todas as dúvidas, suspeitas e acusações que pendem sobre seu nome relativo ao seu anterior mandato:-
    TODAS AS DÚVIDAS, SUSPEITAS E ACUSAÇÕES QUE PENDEM SOBRE SEU NOME
    RELATIVO AO VIV GOVERNO.

    DISPONIBILIZAR QUE GOVERNO QUE LIDERA PRESTA CONTAS AO PARLAMENTO
    PELO MENO UMA VEZ POR MÊS

    SUBSTITUIR VIAGENS DE NEGÓCIO POR SENTAR NO GABINETE PARA RESOLVER PROBLEMAS DO PAÍS,EM CUMPRIMENTO DO MANDATO QUE O POVO LHE CONFERIU.

  41. Felicio Mendes

    13 de Outubro de 2014 as 12:58

    O POVO DE S.Tomé,esta de parabes, esto demostra que estamos amadorecer em democracia viva democracia para povo Santomenses.
    Eu peço aos partidos politicos que perderão, mas calma, espirito de patiotismo, respeito pela defensa,e respeito pala vontade popular.
    Ajudem o jovem vencedor,a vossa esperincia tambem é valido, o queremos é ver o nosso país a disenvolver, onde todos possão ter uma oportunidads,
    Mais escolas, hospitas, saúde para todos criar bons quadroa capazis de supercar as nossas dificulidade.
    Resumindo e concluido quero ver o meu país a se disenvolve cada dia
    mais e mais .
    Um abraço a todos que Deus nos abençoi.

  42. Fokoto

    13 de Outubro de 2014 as 12:59

    Parabéns ao povo de S.Tomé e Principe.
    Finalmente resolvido o problema de alimentação com a breve reduçao do preço de arroz(único produto que se come em S.Tomé e Principe) à 13 contos e quinhentos.

  43. Miguel Carvalho

    13 de Outubro de 2014 as 13:13

    ATENÇÃO: O 1º Ministro é proposto pelo partido politico vencedor das eleições ao Presidente da Republica para sua indigitação! E se o presidente recusar a Figura proposta pelo partido politico!? Quid iuris?

    • Vai tu

      13 de Outubro de 2014 as 17:57

      Nesta matéria se o PR, não aceitar o nome que for proposto pelo Partido vencedor com maioria absoluta,só tem uma posição a tomar, é demitir-se.
      E não ir contra a vontade do Povo que votou num Candidato
      proposto por esse Partido

    • Amoroso de STP

      14 de Outubro de 2014 as 11:02

      Não tem jeito. O Pinto não tem outro jeito! Ele vai ter que engolir o sapo.
      O fictício virou contra o feiticeiro.

      Quando o povo revoltado sai as ruas em 2012, exigindo a manutenção do Governo liderado por Patrício Trovoada, ele o Pinto disse que o povo só manda nas URNAS. O povo tomou o seu mal em paciência, esperou o tempo,e com as suas duas mãos decidiu, PATRÍCIO TROVOADA, 1º MINISTRO DE STP para o período 2014-2018. Está mandado.

      Cumpra-se.

      O PINTO não vai querer comprar uma guerra barata com o POVO. Ele não é burro, espero. Depois de carregar um passado pesado, pelos 15 anos da independência, ele não vai querer sair por porta de trás.

  44. Calu Cu Angu

    13 de Outubro de 2014 as 13:20

    Viva o povo de S. Tomé. O povo escolheu Patrice Trovoada e assim será. Viva ADI.

  45. diladier julio neto

    13 de Outubro de 2014 as 13:35

    nos povo de STP somos calmos e estamos protegido por Sto Tome e Sto Antonio. Somos pobres pq durante 39 anos fomos roubados. Os politicos de STP tem a sua vida feita pq nos sempre apertamos sinto para q eles vivem. Hoje tem todo direito de querer o nosso voto a todo custo. Por os pesso a todos nao nos ensultem qd dissemos que ja basta a todos que julgam serem dono deste paraijo que nos pertence a todos…….

  46. Queredor de Mudança Ribeirense

    13 de Outubro de 2014 as 13:37

    Dr. Patrice Trovoada ganhou com justiça e pelo menos eu presenciei, não houve banho por parte do partido ADI..
    Vamos seguir em frente com o povo mandar e deixar o Dr. Patrice governar o PAÍS nos próximos 4 anos de mandatos, se não vão perder de novo…
    QUEM MANDOU TIRAR, TIROU PORQUÊ? MLSTP/PSD procurou acidente agora morreram todos…
    Já era de esperar a MAIORIA ABSOLUTA…
    VIVA ADI! VIVA ADI!

  47. Muitorevoltado

    13 de Outubro de 2014 as 13:53

    Povo mais otario que este nosso nunca vi.
    Como e que se admite que as urnas sejam comprada pelo partido..
    Os votos foram comprados.. PT so entro nesta pra roubar mais e por viganca que nao faz sentido nenhum.
    Sera que banho lavou ate a memoria do povo
    ADI e so cambada de ladroes. Nao precisamos de internet em todo pais. Precisamos e de agua, electricidade e emprego. Agora vem transformar sao tome em Dubai. Esse senhor PT e um ladrao e aldrabao.

    A partir de hoje tenho vergonha de ser sao tomense. Como se pode admitir um palhaco como PT levantar milhões no Banco a luz do dia pra comprar urnas. E povo cai e aceita uns trocados pra darem o seu voto em silencio.
    Deus esta aqui pra ver destino de sao tome. Daqui a nada seremos vendidos para os portugueses ou arabes. Ja que o povo aceita tudo que esse idiota diz. Sao tome e principe sera colonizado outra vez.
    Familia trovoada nao quer saber de nos pra nada. So querem dinheiro. CAMBADA!!!!

    E podem comentar e criticar o comentario que ja nem quero saber.

  48. Arroz Subistancia

    13 de Outubro de 2014 as 14:03

    Patrice Trovoada ganhou com maioria absoluta e ganhou bem qual quer continuacao de ma-lingua por odio e chamar o povo de estupido e o povo de S.Tome nao e estupido.
    Se querem voltar a merecer a confianca do povo de S.Tome e principe devem parar de roubar parar de compadrio e clientelismo S. Tome e de Todos.

  49. Nitócris Silva

    13 de Outubro de 2014 as 14:27

    Bom dia povo,
    Espero que o meu voto e o voto de todos aqueles que votaram em ADI, sirva para construir um país melhor e acolhedor, como o armazém CACAU gerido pelo nosso compatriota João. Mesmo num país tão pobre podemos ver que existe um cantinho no meio de tanta pobreza que sabe acolher com dignidade os que vão visitar as nossas lindas ilhas. Por mais pobre que somos, acredito que, com uma gestão eficiente dos recursos financeiros do país se pode construir um São Tomé e Príncipe melhor que o que se tem construídos nos últimos quarenta anos. Todos sabem que os milhões dos petróleo forão entrando no país em contas de ninguém, e que o estado e o povo cada vez mais pobre,estando dependente da ajuda externa.
    Que essa maioria sirva para poder dar estabilidade de governação ao ADI, porque o país precisa de um governo capaz de atrair o investimento estrageiro, e capaz de voltar a dar ao banco central de São Tomé o poder que o banco BIST ganhou ao longo dos anos. Precisamos de uma economia, de uma moeda e de um país forte, capaz de criar riqueza. Povo temos que crescer. Viva democracia, que os derrotados saibam perder, e os vencidos bico calado, xiiiiiiiiiiiuuuxuuuuuuu

  50. Filipe muhongo

    13 de Outubro de 2014 as 14:34

    Este povo sofre de sindroma do colonialismo
    Ontem, em 1975, o Pai; Miguel Trovoada, de forma desumana expulsou os Brancos das roças, obrigando-lhes, caminhar a Pé até o estacamento militar de aeroporto, onde foram recolhidos todos os ex-patroes das roças aguardando o avião militar para serem evacuados à Portugal,
    As crianças de 5 a 10 anos de idades chorando, e seus Pais aflitos, porque tinham que abandorar, as empresas sem tempo de arrumar no minimo, muitos pelo caminho ,muitos desmaiaram-se. Hoje o filho pede apoio aos deputados portugueses, como filtro para defesa pessoal.
    Os portugueses, atravez de seus deputados, conseguiram reestabelecer o poder perdido depois de 40 anos. Esta vitoria pertence aos portugueses, porque tudo fizeram para demostrar a Africa que tudo ainda é possivel-

    O Principe tem toda a manobra, para ser independente do folção
    Aos vencedores as minhas felicitações, por saberem aproveitar a desorganização de seus aponentes, mas quem pagará com o jogo politico é o povo que vive na miseria mais de 40 anos, sem minima esperança

    • bintoudjalo

      13 de Outubro de 2014 as 21:22

      Filipe, muito obrigado, por ter rememorado este sucedido da indecente conduta do Miguel Trovoada com os portugueses das roças.. Não podemos esquecer a história, certos acontecimentos marcantes, como o q acaba de citar!
      O povo é corrupto e apostou na pessoa errada…vai comer farelo! E será muito bem feito .

    • Luis

      13 de Outubro de 2014 as 21:28

      Esqueça o passado, porque já estamos no Sec.XXI
      e em ambos os Países, há liberdade e democracia.

  51. Ana

    13 de Outubro de 2014 as 14:51

    Não é o povo que votou, mas sim a ignorância, a pobreza e o desconhecimento. Está-se a pagar o preço da ignorância, do subdesenvolvimento e da pobreza. Só se compra a consciência de quem é desprovido de tudo, de alma de espírito e de pão.

    • bintoudjalo

      13 de Outubro de 2014 as 21:10

      Ana, é a verdade…o que não impede que o povo é responsável dos seus actos . A partir de agora, será o povo, especialmente aqueles que votaram para o ADI /P.T. é que serão os responsáveis das consequências da evolução ou não de STP….

  52. Ze Cangolo

    13 de Outubro de 2014 as 14:51

    Todos devemos dizer parabens ao ADI e desejar êxito a sua missão que não vai ser nada facil.
    Vão cumprimentos meus ao líder do MLSTP Jorge Amado por felicitar o ADI pela sua vitória e cumprimentos também ao secretário geral do MDFM/PL senhor Adelino Lucas que em entrevista á Rádio nacional foi espetacular.
    Espera-se que a ADI tenha entendido alcance do que disse esse jovem responsável do Partuido do Fradique.
    A agir assim, apesar do seu fraco rendimento o MDFM assume-se como uma força politica com elevação. E isto é que é fazer politica virada para atendimento das preocupações da maioria, a maioria que deu vitoria ao ADI.

  53. ANA SOFIA MARTINS

    13 de Outubro de 2014 as 15:39

    povo de STP são mesquinhos através de banho STP vai ficar na merda. Voses são pior que galinha pode dar milho quando ver barata core vai atrás tirando alma que não merece depois não choram.

  54. Schwarzenegger

    13 de Outubro de 2014 as 15:41

    Esta de parabéns!!! Espero que PT cumpri todas as promessas feitas durante a campanha! E Também, PT não vai conseguir melhorar o pais como quer ou sozinho com os eu partido, tem que haver a união com outros partidos. Por exemplo, o António Dias pode manter no seu lugar, etc!!

  55. António Daio

    13 de Outubro de 2014 as 15:44

    Vão comer pão que DIABO amanso.

  56. António Menezes

    13 de Outubro de 2014 as 15:53

    Avante ADI, agora trabalhar e trabalhar….Não desiludem mais esse POVO…

  57. António Daio

    13 de Outubro de 2014 as 15:54

    povo é pior que galinha pode comer milho se encontra barata vão atrás,tirando alma que não merece palermas.

  58. José Frota Soares de Barros

    13 de Outubro de 2014 as 15:59

    Boa tarde.
    Compatriotas o povo decidiu,agora resta o partido que ganhou a maioria absoluta realizar o seu programa do governo de modo a tira S. Tomé deste marasmo de mais de 39 anos.
    Eu saúdo o partido que ganhou com a maioria também o seu líder.
    O senhor tem a confiança do povo mais isto, não quererá dizer que lhe passaram em cheque branco.
    Chegou a hora de fazer algo de modo a atenuar o sofrimento deste povo.
    Fazer politica concreta, melhorar a politica de saúde, educação, agricultura, pescas e transporte etc,etc…
    Não pensemos em Dubai nenhum mas fazer politica com a nossa realidade.
    Haver vamos.
    Não se esqueça estamos na vanguarda.
    Combate ao desemprego crónico.

  59. amo minhasdfa terra

    13 de Outubro de 2014 as 16:11

    voces acham que ebola é doença para se brincar.
    Falem tudo que quizerem mas ebola nao tem piada nenhuma.

  60. Justino Matos

    13 de Outubro de 2014 as 16:48

    Meus caros ‘Bintoudjalo’ e ‘Muitorevoltado’ o vosso tempo de antena acabou. E apartir de agora muito cuidado com o que dizem. Tudo dentro dos limites porque na democracia quem mais ordena é o povo e o povo escolheu um partido para por os maus perdedores como vocês na linha. Agora dão o fora e só apareçam daqui a 4 anos. FORA.

  61. Original

    13 de Outubro de 2014 as 16:57

    Patrício! já tens refeição à mesa com faca e garfo.Espero que não apresentes desculpas de dor de dente.O povo já decidiu e assim seja.

    Cumprimentos

  62. Gente burra

    13 de Outubro de 2014 as 17:16

    Povo burro. Foram iludidos pelo arroz de 13.000dobras, internet grátis e e Dubai em África, que vergonha. Quando o arroz do donativo acabar, quero ver Patrice mandar a população ir ao supermercado CKDO comprar arroz de 13 contos. Estou ansioso para saber qual o preço que a população santomense vai ter que pagar pagar viver em Dubai de África. Não se esqueçam que Dubai foi arquitectado e construído pelos árabes com muito dinheiro. Não me parece que PT vai tirar do seu dinheiro para transformar STP em Dubai. Quem ri no fim ri melhor, estarei na primeira fila a aplaudir. Gente burra pá.

  63. Antonio

    13 de Outubro de 2014 as 17:32

    Povos, sem Credibilidade, sem caracter sem espirito de responsabilidade, Ignorantes, desvairados, Fracos, Desavergonhados, sem rumo, Avidos,indeterminados, Imaturos,Baixos, Analfabetos, Vaidosos e.c.t…Voces não sabem o que querem, não sabem vos respeitar nem mesmo valorizar vos… é lamentavél a vossa forma de pensar, de agir…Querem o desenvolvimento a todo custo que mesmo em cada um de voces não se nota vestigio de desenvolvimento intelectual, moral,social, cultural e religioso. Cegos pela aparencia, colocam tudo a perder por nata. O voto ou votar não é competição nem tão pouco a luxaria, sociativismo nem mesmo jogo de prazer e ou de vingança…Longe de toda a diversão ou euforia, exige a vossa reflexão. Não tenho nem terei piedade vossa, não espero partilhar as mesmas consequencia juntamente convosco. Imprestaveis e inuteis, isso apenas faz reforças a percepção ruim que os pais estrangeiros têm sobre tipo de povos que são e que serão.. Vcs são facilmente manipulados que nem um brinquedo de criança…O mente pequena de mémoria curta. Vcs fazem comédia com estes vossos nivel de intendimento sériedade. Que tipo de povos vcs são, nunca deixão de ser o que mencionei se permanecerem nesta sombra. kxaaxaxa.

    • Li-da-quebla!

      14 de Outubro de 2014 as 0:16

      O Antonio. eu se estivece perto de ti agora, iria a purada com tigo, gente como voce e pra cer derotado a punho, e ti deiaxar a intender por ti mesmo que vence o mais forte, mais abile mais curajoso, Acho que tu nunca moraste mum paiz desenvolvido, e nem e um homem proficional trabalhando e pagando tuas contas em Sao Tome e Principe.

      • Antonio

        14 de Outubro de 2014 as 11:47

        Oh, meu caro se achas forte para ires ao punho procure alguém do teu nivél ou da tu classe, no momento ja me humilhei demais, em te responder depois, desta atitude selvagem que mostraste… Mas não te respondo para competir contigo, mas a minha intervenção servira pra te domar e te civilizar, mudar a ma conduta vossa. O que mencionei acima te mordeu gravemente, mas não o considere como um veneno antes mais que um antidoto, para este teu e vosso fanatismo. Utilizam a vossa cabeça pra refletirem ao invés de agirem por impulso e imprudencia. Pois fique sabendo, que não sou fã de partido nenhum nem tão pouco de alguma figura politica do pais por isso não estou de acorto com a vossa falta da vigilancia. No que referiste ao respeito de eu não residir num pais desenvolvido…, Não te culpo por teres uma mente oprimida, não entendo o que queres determinar ao dizer aquilo, não poço achar melhor que tu mas, recuso ser quem és !!!

      • Antonio

        14 de Outubro de 2014 as 12:09

        precisam, conhencer o mundo em geral..Quando refiro em mundo não abarco quaisquer particularidade. Ja ouviste falar de Thomas sankaraa…?

  64. rancataco

    13 de Outubro de 2014 as 17:50

    agr falta Pinto da Costa pa genti po forrrrraaaa

  65. marta

    13 de Outubro de 2014 as 18:28

    q vergonha: MLSTP/PSD fica atento talves queremos nova indipencia

  66. Jose Ribeiro (Tayta)

    13 de Outubro de 2014 as 19:03

    Todos os comentários a esta notícia revelam a clareza de conciência de cada interveniente e clara compreensão da realidade política da RDSTP e seu povo! Força a ADI e seus opositores na próxima Assembleia Nacional. Coragem ao P.T. e ao P.R. pelo bem deste membro da CPLP e da União Africana (e da ONU, é claro!). Sugiro que o Dr Seibert publique um novo volume da obra de PhD, em 1999: Camaradas, Clientes e Compadres…

  67. Alipio

    13 de Outubro de 2014 as 19:29

    kkkkkk,quei onde anda nosso Nelsom Carvalho essa hora gente?? Nem moçu de A D I, nem na fé campanha fan,nem tata,tataaaaaaaaaaaa

  68. bintoudjalo

    13 de Outubro de 2014 as 20:58

    Eu gostaria imenso que o téla nón guarde todos estes comentários de louvor para ADI e o seu líder Patrice Trovoada, feitos pelos internautas que admiram e que votar para o P.T., que aliás , felicitam-se de ter ganho as eleições. Há tanto entusiasmo e lavagem de cérebro, que até insultam aqueles que não concordam com este resultado . Vamos ver como evolui a nova situação …e depois a téla nón publicara os atuais comentários de fanatismo exacerbado de paixão pelo ADI e o P.T. ! Aí vamos rir às gargalhadas… Depois do P.T. destruir STP e bazar de novo.
    Motivo : perseguição!!!

  69. leandro

    13 de Outubro de 2014 as 21:01

    vamos la ver se sao tome muda, e uma ilha pequena nao devia estar neste estado

  70. feijoada

    13 de Outubro de 2014 as 21:53

    Chegou a hora de nós filhos dos pobres conhecermos o sabor de viver. Todos que durante esses anos todos andaram a delapidar bens do estado admitindo que tudo iria passar no banho marai chegou o fim. Dos casos mais recentes para mais antigos. STP-Trading não poderá escapar. Os ladrões andam aqui a solta. Vão ver sol quadrado. Fui

    • Martelo da Justiça

      14 de Outubro de 2014 as 9:25

      Será???? É melhor pensar em trabalhar duro. Só com trabalho poderemos desenvolver o Pais. O Patrice não vai dar dinheiro aos preguiçosos. Se deu na companha isso acabou no dia 12/10. É bom deixarmos de ilusões.

  71. Jacinto Novaes

    14 de Outubro de 2014 as 9:24

    Parabéns ao Doutor Patrice Trovoada e ao ADI.
    O povo vos deu a oportunidade de mostar ao mundo que é possível mudar Sao Tome e Principe. Por favor não nos envergonhar.

    Eu estou a ver aquele sapo, bem gordo, “cabeludo” já na fase de putrefação que o Pinto da Costa vai engolir no dia em que empossar o Patrice Trovoada como Primeiro Ministro e Chefe do Governo de Sao Tome e Principe. Ele – Pinto – não vai aguentar. Hahahahahahahaha.

  72. A.N

    14 de Outubro de 2014 as 12:03

    O povo não votou a pensar no bintoudjalo
    Quando o sr. começar a viver realidade dos pobres em stp o sr vai começar a aprender muita coisa. convido-te a deslocar 5 km da capital e começar a conversar com o povo, quanto gasta por dia, quantas refeições por dia, quantos filhos, como eles vivem, educação, saúde etc. não tens tais necessidades apertadas e não deveria insultar assim o povo. até parece que o povo acabou de condenar-te e para quem teve educação ‘’ .em suma, ñ tenho a mentalidade RUIM e fui educada com excelentes princípios morais, e nunca fréquente pessoas medíocres como amigos’’, como pode dizer: ‘’eu deixarei de ter confiança em STP’’
    ‘’terao o que merecem’’
    ‘’sindroma de “stockolmo”
    ‘’porque o povo é CHOCHO’’
    ‘’…é simplesmente VERGONHOSO o que se passa em STP.’’
    ‘’O Patrice Trovoada merece uma boa surra’’
    ‘’Mas o que me decepciona MAIS é o povo de STP’’

  73. Calu Cu Angu

    14 de Outubro de 2014 as 12:53

    Acalmem os ânimos minha gente, ninguém vai se rir de ninguém. Pensamento positivo. O Patrice Trovoada é consciente. Aquele Senhor que está lá em cima, não é injusto. Ele é JUSTO e sabe o porquê que o Patrice ganhou. Vamos esperar, mesmo que S. Tomé não venha a ser um Dubai em África, não vai continuar como está. Neste momento S. Tomé está péssimo. Vamos esperar para ver.

  74. Awo..

    14 de Outubro de 2014 as 16:30

    Todos que falam mal do patrice trovoada são simplesmente ignorantes…porque ele não fez nehum mal a este povo…
    porque que não falam mal das figuras do partido MLSTP que tiveram chances de governar São tome e nada fizeram a não ser esmagar esse povo por completo…É bom reconhecer os factos pessoal deixa de ignorancias, ódio rancor…

  75. Stp

    15 de Outubro de 2014 as 8:08

    Alguns comentarios ai ao meu ver São excelente. E gostaria de tambem contribuir.
    Para os partidos politicos espero que o resultado saido no passado dia 12 nao fica so em “perdeu e ganhou” espero que os partidos politicos e tu o simples cidadao vai para alem do ” perdeu e ganhou” vamos perguntar; o que falhou ? ADI trabalhou bem nos ultimos dois ano de governacao? Erramos a tomar poder a FORÇA ? Erramos quando fazemos acusacoes e nao provamos? Continua o povo sem saber a sua mao esquerda e dereita? Sera que sabemos actuar como partido da oposicao? O que discutimos no parlamento e benefico para São Tomé Príncipe ? E muito mas …….e se acharmos uma boa resposta para cada uma desta pergunta STP estara no bom caminho.
    Convido te a deixar ai mas perguntas que no bom sentido pode ajudar na intepretacao da eleicao passada. Viva STP

    • Miguel Bailotte

      15 de Outubro de 2014 as 12:14

      Meus caros.
      estive aqui a ler alguns comentários aos resultados das eleições, na realidade tive o trabalho de ler todos os comentários.
      Se existem alguns comentários que efectivamente nem deviam existir, outros há que têm algum interesse, mostrando alguma maturidade política de quem os escreveu.
      Porém, nunca li um único comentário, que ilustrasse o possível desentendimento entre Pinto da Costa e o possível futuro chefe do governo, que como sabemos deverá ser em princípio o sr.Patrice Trovoada.
      Como todos sabem, pinto da costa é e sempre será aquela velha raposa iluminada pelas ideias comunistas que desapareceram já do expectro político internacional, restando somente na Coreia do Norte.
      Como poderá este sujeito pinto da costa trabalhar para o bem do nosso pais quando tem uma raiva doentia do Sr.Patrice Trovoada?
      Veremos e estou convicto que o sujeito pinto da costa tudo irá fazer para destruir a governação do Sr.Patrice Trovoada.
      Também estou convicto que se o Sr.Patrice Trovoada começar a ter problemas graves com a ratazana pinto da costa, o melhor que deverá fazer é ser ele a concorrer a Presidente nas próximas eleições e bem assim colocar como primeiro ministro um homem de caracter á sua escolha.
      Gostaria assim que quem estiver verdadeiramente interessado neste assuntos políticos do nosso pais, dissesse alguma coisa sobre um futuro hipotético do nosso pais, quando temos uma ratazana como presidente pronta a morder quem lhe possa fazer frente ao seu desejo de poder.
      Um grande abraço a todos.
      Miguel

  76. hlrnio Ribeiro

    15 de Outubro de 2014 as 12:37

    O povo ficou iludido com a palavra Dubai.
    Que regime opera no Dubai, Emiratos e Arabia Saudita?
    Regime de perseguição ou estás comigo ou és o meu inimigo.
    Uma e só confissão religiosa.
    Liberdade de expressão não existe.
    Só há um senhor todo poderoso.
    Tudo é o chefe é que determina.
    Ganhou governa e nada de passar a pasta para outro membro do ADI
    Mais lave a cara primeiro no Ministério Publico para deixar uma vez por toda a suspeição.
    Dei o meu voto com alguma reticencia.
    Por isso devia ser o nosso lider a deslocar-se com os seus próprios pés para acabarmos com fala daqui e de lá. Senão não conte comigo e os meus para nenhuma aventura que não estarei mais.
    Publique rapidamente o seu livro em sTP para termos acesso. S. Tomé para si é resto. Fala-se tanto do livro lá fora e no pais nada.Com inicio das aulas seria uma ferramenta para os nossos alunos. Viva STP

  77. Ou Vai Ou Racha

    18 de Outubro de 2014 as 12:15

    Ao senhor António, quero aqui dizer-lhe q todos esses adjectivos que o sr. usou para caracterizar o Povo de S.Tomé e Príncipe vão direitinhos para si, que talvez não sentiu na pele estes dois anos de governação da troica de iniciativa presidencial! Nós, Povo de S.Tomé e Príncipe, não somos facilmente manipulados como o sr. diz, porque se fôssemos, pelo dinheiro que mlstp, pcd, pnd, e mdfm deram ao povo, a esta hora o sr. mais os seus estariam a esfregar as mãos de contentes(pelos seus comentários dá pra ver qual era a sua vontade)mas que o sr. fique a saber que o Povo de S.T.P.votou em consciência. Agora se o sr. é um desses que sempre viveu a cuata desta govermação desastrosa terá que ter paciência mas a mama acabou. A torneira vai fechar e provavelmente o sr. já não terá agua de graça para beber.
    Ao sr. Muitorevoltado, CREDO! O sr. deveria era estar muito revoltado com os Partidos que sustentaram o Governo que durante estes dois anos nada fizeram a não ser falar mal do Drº Patrice e do ADI, e saber das suas vidas roubando o bem do Povo. Ao invés de estar aqui a escrever porcarias, expelindo raiva e ódio por tudo quanto é canto o sr. deveria era fazer uma reflexão muito profunda sobre: Como é possivel um homem que esteve fora cerca de 2 anos, falaram o que falaram dele sobre tudo na Casa Parlamentar, ele cadidata-se, vem para o País e ganha as eleições com Maioria Absoluta?! Se isto aconteceu então os que estavam cá a governar não fizeram. Porque se fizessem o Povo reconheceria. Esta é que é a Verdadeira Questão. Peço a si sr. Muitorevoltado, ao Sr.António e ao Sr Bintoudjalo, mais respeito pelo Povo de S.Tomé e Príncipe, nunca esquecçam que é o Povo que faz uma NAÇÃO FORTE. Os Srs. podem não saber,mas na minha próxima intervenção mostrar-vos-ei as razões que levaram o Povo a mostrar CARTÃO VERMELHO a estes Partidos da troica e sem ofender ninguém. O Povo de hoje não é o de ontem.Pense nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo