PND pede ao Tribunal Constitucional a repetição das eleições em 3 comunidades de Lembá

Num recurso interposto ao Tribunal Constitucional, no dia 13 de Outubro o partido Plataforma Nacional para o Desenvolvimento, diz que na localidade da Ribeira Funda, que corresponde ao círculo eleitoral número 1 do distrito de Lembá, o eleitorado boicotou o acto eleitoral de forma tumultuosa, impedido de facto a realização da votação. O PND diz que junta fotos, testemunhos e extractos de notícias, como provas do boicote às eleições na Ribeira Funda.

O PND considera que houve também irregularidades que justificam a repetição da votação em outras duas localidades do distrito de Lembá, nomeadamente Ribeira Palma e Santa Tereza.

Na Ribeira Palma, «verificou-se que o acto eleitoral se resumiu a votação exclusiva dos delegados e fiscais da mesa, tendo sido considerado como abstenção todos os restantes eleitores daquela mesa de voto, falseando assim o resultado eleitoral da localidade cuja falsidade se repercute na expressão real de votos com influência negativa no resultado eleitoral do PND/STP, além de influir no resultado geral», diz o PND no recurso que interpôs junto ao Tribunal Constitucional.

O partido solicita ao Tribunal Constitucional a anulação da votação expressa na mesa de voto na Ribeira Palma, em que apenas os delegados e fiscais da mesa exerceram o direito de voto e considera que nas outras duas localidades ocorreram «comportamentos graves e tumultuosos dos cidadãos durante o dia da votação, que devem determinar a repetição do respectivo acto eleitoral nos termos do número 2 do artigo 165 da Lei Eleitoral», conclui.

Abel Veiga

 

Notícias relacionadas

  1. img
    António Menezes Responder

    Mas quem é esse que está na foto mesmo a frente?

    • img
      Barão de Água Izé Responder

      Foi artista convidado para cantar!

  2. img
    Alberto Dines Responder

    Desculpa de mau perdedor! Falta de vergonha e Oportunismo sem medidas.

    Meus Senhores o Conselho: Trabalhem muito até 2018,
    para conseguirem alguma coisa nas eleições de 2018.

    O pais não pode parar.

    Péssima estratégia: E se o ADI ganhar nestas 3 comunidades corre o risco de ganhar mais algum deputado.

  3. img
    paparazzi Responder

    E uma autêntica vergonha nada de recontagem de votos vcs tem que saber que nenhum partido que nunca fez nada em dois meses vão concorrer para eleições. Bem feito.eles querem água querem luz vcs puseram lá. Agora demitem se

  4. img
    Stp Responder

    Vai dormir

  5. img
    Maria Não Da Responder

    Pois é, ainda sobrou mito dinheiro p´ra dar banho. VIctor Monteiro é melhor guardares esse dinheiro dar o Nelson Carvalho, porque ele vai ficar desempregado. Será que ele vai voltar para Portugal? Ou ainda aplicar nesse projectos que vocês anunciarão como forma de enganar o povo. Concluem a obra da trindade pra Isabel inaugurar.

    O povo de Lembá não te reconhece como digno filho deste distrito. Fica sossegadinho ao lado do teu Pinto da Costa, fazendo-lhe companhia, si não o Homem a orça de pensar pode apanhar uma trombose.

    VIVA o povo de STP
    VIVA o povo que manda nas URNAS.
    Mandou e está mandado.
    Meu respeito!

    • img
      bintoudjalo Responder

      Você é muito metido, “maricon” …fecha a sua bocarra, Maria não dá…e nao dá mesmo, grosseiro personagem!

  6. img
    Victor Monteiro Responder

    Que Pena!!!
    Por dificuldade de comunicação, a Direcção do meu Partido, na Capital, confundiu por completo as informações por mim fornecidas.

    Foram cinco comunidades que não puderam exercer o seu direito de voto e não três, num total de 357 eleitores.

    O motivo foi por tumulto verificado na RIBEIRA FUNDA, onde deviam votar 200 eleitores:
    -cerva de 140 da Ribeira Funda
    -cerca de 60 da Ribeira Palma Praia.

    Acontece que os eleitores da Ribeira Palma Praia que votam na Ribeira Funda, pediram aos representantes da CEN para deslocarem a urna à sua localidade de residência que dista de 1km, onde pudessem votar. O que não foi aceite e por isso, ao puderam exercer o seu dever de cidadania, isto é, eleger os seus representantes à Assembleia Nacional

    Na Roça ROSEMA, houve também TUMULTO, onde deveriam votar 157 eleitores:
    -cerca de 96 da Roça Rosema
    -cerca de 24 de Santa Teresa
    -cerca 37 da Ribeira Palama Sede

    À semelhança do que aconteceu na Ribeira Funda, a mesa de voto se situa na Roça Rosema. Por causa do TUMULTO ali também verificado, os eleitores de Santa Teresa e Ribeira Palma Sede, pediram aos representantes da CEN que fosse permitido a estes de votarem, independentemente dos da Roça Rosema, executores do TUMULTO (porque sei quem foi que orientou essas acções). Também não foi aceite e por isso não votaram.

    Como se não bastasse, os delegados de mesa, decidiram unilateralmente votar e provocar assim, 148 ABSTENÇÕES, dos eleitores das três comunidades.

    EM SUMA:
    A verificação destes factos, manda a Lei que sejam efectivamente realizadas essas eleições, nas localidades em menção.

    NOTA:
    Importa salientar ainda que as reivindicações da comunidade da Ribeira Funda, não têm razão de ser, considerando que o Presidente da República pessoalmente mandou encomendar 3 transformadores de alta tenção para serem instalados nas seguintes comunidades:
    -Ribeira Funda
    -Ribeira Palma
    -Ribana.

    Tendo em conta que Já se instalou energia elétrica em Ribana, foi orientado que o transformador que deveria servir essa comunidade, fosse instalado no Roça Monte Forte.

    Mais ainda: a olho nu, pode-se constactar que os postes e cabos já foram colocados em Ribeira Funda e Ribeira Palma, aguardando somente pela chegada dos respectivos transformadores, importados da EFACEC (uma empresa Portuguesa)

    Esses transformadores chagam ao País dentro de 3-4 semanas, o mais tardar.

    ENFIM!!!!!!!
    É A POLÍTICA E OS RESPECTIVOS POLITIQUEIROS!!!

  7. img
    Gilda Responder

    Maus perdedores. Vao juntamebre com o Presidente Pinto da Costa Vender agua.

  8. img
    Gilda Responder

    Maus perdedores, Vitior Monteiro e o Presidente Manuel Pinto da Costa devem ir juntos vender agua. Victor Monteiro assumindo novamente que o chefe de PND e o PR Pinto da Costa.

  9. img
    Konder Responder

    Mesmo com gerador de energia, mesmo com nova votação, o senhor não vai ser eleito. Vá descansar, guarde resto de dinheiro, porque Pinto só tem mais um ano e meio, 2016, teremos eleições presidenciais. É bom irem pensando em que vão apresentar, senão, bobo muito é. Jorge já marcou posição dele, Pinto é um…
    Viva STP, Viva ADI!
    Abaixo os preguiçosos que só sabem viver no e do poder!
    Abaixo os incompetentes que desgraçaram esse país!
    Abaixo os que importam arroz podre para o povo!

  10. img
    Tirou Responder

    Nós é que pusemos!!! Quem mandou tira???? Tiro porquê? Deixam o povo tira!

  11. img
    boa ideia Responder

    Eu quero saber quem vai ser presidente da assembleia nacional do ADI.Quem vai ser o quê.
    Eu também sei que com patricio, mesmo na assembleia nacional ela vai mandar.
    O que vai ser Levy? Ele jogou um papel muitissimo importante no ADi e deve ser recompensado…
    não acham?

  12. img
    rancataco Responder

    poe agua e luz para populacao e deixe de bobo

  13. img
    fala bem Responder

    olha se querem perder, avisam, desta + uma vez vocês não vão ganhar nem um voto se quer. teimosos,teimosos,melhor guardar o dinheiro que restou, estávamos mesmo a procurar esse dinheiro no país.
    o senhor Vitor Monteiro e PR/pinto da costa rezam porque o pior esta para vir,nem presidência vc já+vão ganhar neste pais.

  14. img
    levelenge Responder

    O problema não é banho, mas sim a promoção por excelência que os adversários fizeram do Patrice Trovoada em vez de tratarem de outros assuntos mais importantes. Quanto mais se fala de alguém com mentiras ou verdades, somente esta pessoa fica fortalecida aos olhos daqueles que não estão aí para estas mentiras ou verdades.
    No caso de drogas, é sabido que qualquer individuo que comercializa grande quantidade de droga é considerado inimigo número um dos Estados Unidos de América e onde ele estiver será perseguido e capturado, mesmo num outro estado como nosso que não tem condições de defesa. Como o que aconteceu ao General Noriega, ex-Presidente do PANAMA que foi capturado no seu palácio, perante os militares e guardas presidenciais daquele Estado. Também o general da marinha da Guiné Bissau. Reflictam um pouco sobre estes factos encontrarão uma das razões da derrota dos adversários do ADI.
    O povo está cá e sofre e não por o que Patrice disse ou faz, mas por aquilo que tem que suportar dos políticos corruptos ávidos de continuar no poder.
    Muitos que comentam, maltratando o povo não vivem por cá não sentem na pele. para alguns esses políticos foram bons, mas são a minoria e a maioria têm vindo a sofrer e continuam a sofrer. Pensem bem sobre esses aspectos e ficarão mais conscientes.

  15. img
    fodebudo Responder

    Vao todos apanhar matabala.

    • img
      Ernesto Franklin Responder

      Devem ir plantar e depois apanhar. Se não poderão apanhar (roubar) matabalas que os outros plantaram. Devei ir todos para o campo e trabalhar.

  16. img
    fodebudo Responder

    Patrice Trovoada, nao esqueces das promessas feitas! Agora que ganhaste , cumpra o prometido. Porque homem tem que honrar a sua casa.— ARROZ a 50 cente internet gratis a todo Pais. Estas duas sao as mais simples.

  17. img
    Joana P Responder

    Onde é que se pode consultar o resultado expresso em votos (e não em mandatos)?

    • img
      bintoudjalo Responder

      Na casa da Zaida, Joana Torres…tu conheces muito bem a casa. Lá é que fundaste a tua familia. Ceao querida!

  18. img
    Dia Responder

    Nelson carvalho a tua ambição e traição foi desmedida . Quem com pouco não contenta ….. assim termina a vida.
    Agora o que vais fazer agora Sr. sem vergonha. Você convenceu-se demais pensaste que eras muito popular, agora vai a Portugal arranjar fardos para sua organização. traidor.

  19. img
    descansar eternamente na trincheira e na tesouraria Responder

    Nelson Carvalho o que é isso ? jogaste muito mal as cartas, com um pouco mais de calma ficarias mais uns anitos como presidente da câmara de MZochi.E agora rapaz será que vais regressar a Lisboa para arranjar algumas bolachas e cobertores furados para enviar novamente para STomé para promoveres a partir do zero a tua imagem ? !!!????

Deixe um comentario

*