Destaques

Pinto da Costa dá a ADI 48 horas para indicar o nome do próximo PM

O Presidente da República Manuel Pinto da Costa já deu início as démarches com vista a nomeação do novo Primeiro-ministro a luz dos resultados das eleições de 12 de Outubro, e a investidura do mesmo e o seu elenco.

Conforme ordena a constituição política, o Chefe de Estado são-tomense, ouviu esta manhã os partidos políticos. Acto que deverá ser seguido pela nomeação do novo Primeiro-ministro e Chefe do Governo. Amaro Couto, Director da Casa Civil do Presidente da República, anunciou que esta tarde será enviada uma carta ao partido ADI, pedindo que nas próximas 48 horas seja indicado o nome do próximo Primeiro Ministro.

MLSTP, PCD e UDD, sublinharam o facto da reunião com o Presidente, ser determinada pela constituição política e que visa a nomeação do novo primeiro-ministro, conforme o resultado das eleições. Todos destacaram ADI como vencedor claro das eleições e por isso mesmo, cabe ao partido de Patrice Trovoada indicar o nome do próximo Primeiro-ministro.

A ADI, que defende em primeiro lugar a investidura dos novos deputados a Assembleia Nacional, e logo a seguir a formação do Governo, pediu o Presidente da República para exercer a sua magistratura de influência no sentido desse propósito ser materializado.

Levy Nazaré Secretário Geral da ADI, que falou para a imprensa, reforçou as linhas da constituição política que indicam que o Governo presta contas ao Parlamento e ao Presidente da República. Daí que segundo Levy Nazaré a Assembleia Nacional deve ser composta antes da nomeação e empossamento do novo Governo.

No entanto o Téla Nón leu uma cópia do regimento da Assembleia Nacional, referente a sessão constitutiva do Parlamento, e partilha o seu conteúdo com o público.

O artigo primeiro que se refere a data da sessão, diz o seguinte:

“1 – No 30º dia subsequente à publicação dos resultados eleitorais no Diário da República, a Assembleia Nacional reúne-se, por direito próprio, na sua sede, para a abertura da legislatura. “

Na reunião de hoje o Presidente da República felicitou o vencedor das eleições, o partido ADI. O partido vencedor das eleições com 33 assentos no parlamento, fez-se representar no Palácio do Povo pelo seu secretário-geral e pelo vice-Presidente Evaristo Carvalho, uma vez que o líder Patrice Trovoada está ausente do país.

As demais forças políticas, também foram felicitadas pela conduta democrática que marcou as eleições de 12 de Outubro.

Abel Veiga

    55 comentários

55 comentários

  1. Homem Honesto

    27 de Outubro de 2014 as 14:57

    O povo manda na urna, assim disse, o chefe de Estado Santomense. Cabe ao partido vencedor marcar a data que prefere ser empossado e não o Presidente da República.
    Se o Presidente da República tivesse pressa, deveria marcar as eleições na data que o ADI propôs.
    Agora Ele tem que esperar.

  2. Verdadeiro

    27 de Outubro de 2014 as 14:58

    Vamos ser sérios nunca mas em País nenhum só em stp onde isso acontece que o governo toma posse antes da Assembleia Nacional.

    os Assessores do PR precisam lhe facultar o regimento e a constituição da República, eu sou um simples leitor e sei que isso não funciona desta maneiro como já foi sempre o Abeto de Sucessivos Governo esta na hora de se fazer a coisa como manda a Lei tomado as palavras do então presidente da Assembleia Nacional. Fui

    • santu dwa

      29 de Outubro de 2014 as 15:11

      Meus senhores, o ADI pode muito bem formar o Governo, com a nova legislatura ou não, eles apresentam os nomes ao Presidente da Republica formam o Governo e até a nova Assembleia tomar posse eles já tenhem o orçamento de 2015 na mão para nova legislatura, porque isso de esperar o posse dos deputados vamos ficar sem orçamento do estado aprovado para o ano 2015 no tempo certo,nós temos que ter mais respeito por um Presidente da Republica meus senhores. só em S.T.P. porque o mais correto é formar o Governo porque vamos ficar muitos dias sem o Governo,porque até 22 de Novembro que actual Assembleia perde o mandato, vai ser muito tempo sem Governo, porque em termo de formação uma coisa não tem nada a ver com a outra ou há outros interesses.

  3. "Nós por cá e a nossa maneira"

    27 de Outubro de 2014 as 15:37

    …….todavia diz a lei eleitoral que ” a 1ª sessão parlamentar deve ter inicio 30 dias após a publicação dos resultados das eleições legislativas”…portanto tudo esta dentro do previsto na lei e no regimento. Minha gente nada de confusão desinformativa. Vamos ter calma porque há muito trabalho para fazer e muito pouco a receber.

    ….haver vamos…..

  4. Nitócris Silva

    27 de Outubro de 2014 as 16:06

    Boa tarde leitores,
    Espero que isto não seja o começo da segunda parte de um filme que já conhecemos.
    Além demais acho que o senhor Patrice na qualidade de líder de partido devia se resguardar mais destas traquinices da nossa oposição, uma vez que isso não contribui para a criação de uma relação saudável com o senhor Presidente da República.
    Não desrespeitando a figura máxima do estado devíamos provavelmente nesta altura “esquecer” o regimento da assembleia, em nome de uma paz política em São Tomé, dizendo aos ouvidos bem baixinhos ao senhor P.R. o nome da pessoa que vai ser o primeiro ministro.
    Xiu

  5. Homem do campo

    27 de Outubro de 2014 as 16:25

    Esse homem já começou a viajar?!!!
    Sem antes tomar posse?
    Kuá sca bi…

    • Konder

      28 de Outubro de 2014 as 2:35

      A custa dele! Invejoso!

  6. Tito

    27 de Outubro de 2014 as 16:58

    SE PR ouviu hoje os partidos políticos para nomeação do 1º Ministro, muito bem.
    No entanto, diz a nossa constituição no seu artigo 110 “Designação”, paragrafo 1º ” O 1º Ministro é nomeado pelo Presidente, ouvidos os partidos políticos representados na Assembleia Nacional e tendo em conta os resultados eleitorais”.

    Só que a Assembleia que temos até a data de hoje ainda não traduz os resultados eleitorais de 2014. Sendo assim, os partidos recebidos pelo PR hoje ainda não estão representado na AN.

    O que quer dizer que, mesmo a Presidência da república não está a respeitar a constituição.

    • Verdadeiro

      28 de Outubro de 2014 as 15:55

      E depois convidou o MDFM, que tristeza minha gente o MDFM já não vai fazer parte desta nova Assembleia, fui representar o quê.

      • Eterno Madiba

        29 de Outubro de 2014 as 12:25

        Quê cuá?

        • arelitex

          1 de Novembro de 2014 as 17:14

          amigo Eterno Mandiba . nâo nos baralhe ainda mais . a frase que você quer escrever é uma palavra em português e uma em francês ,com o mesmo significado ( utilizado pelo povo de STP ) . o que você escreveu nâo sei o que é . será que você quer escrever ( quê quoi ) . um abraço

    • Konder

      28 de Outubro de 2014 as 22:09

      Essa presidência da república nunca respeitou a lei, de contrário as eleições teriam lugar em 2013 e não agora. Porque o PM indicado em 2012 pelo PR nem sequer era militante do MLSTP/PSD, muito menos dirigente. Estavam na altura com medo de maioria absoluta, mas a maioria absoluta chegou e agora não querem cumprir a lei. Para quê ter chefe de gabinete jurista, vários assessores juristas e tomar decis]ões contrária a lei? Será que o PR tem tendencias anti-democráticas Jorge Amado deixou transparecer depois das eleições?

  7. Ospibinho

    27 de Outubro de 2014 as 18:12

    Sr Presidente esqueceu de felicitar o MLSTP e PND pela movimentacao de uma granda soma mpnetaria antes da eleicao. Também esqueceu de felicitar os mesmos pela compra de consciencia da populacao.

  8. Felisberto Bandeira

    27 de Outubro de 2014 as 18:15

    Esses elementos do ADI são mesmo mal educados muito convencidos,muito arrogante e com muita petulância deviam ter vergonha na cara ,ou esses indivíduos do ADI fazem se de esquecidos ou são Ignorantes,ADI quando abandonou a Governacao não cumpriu as normais,no que diz respeito a prestação de contas nem tão pouco entrega de pastas dos respectivos menisterio ,agora querem que as pastas sejam entregues e que aja prestação de contas isto só pode ser brincadeira, só espero que este Patrice não traga o Islamismo ,taliba, Jihadista para STP para criar pânico as Populações,como e pratica dos extremista Islâmico,como tem acontecido nos outros Pises de origem Crista em Africa .Porque os Muçulmanos tem orado fazendo de tudo para banir os Cristãos no Mundo ,não sei se este Patrice e Muçulmano,mas uma coisa e certa ele ,as relações com eles são muito forte ,Dubai ano vem só Abra olho Santomenses ,a pobreza ,miséria insegurança etc parece ser demasiada ao ponto de levar o Povo a fazer o que fez a descer as calcas ,esperemos que ele cumpra o prometido ,toda humildade nele ja se esvaziou .

    • João Martins

      29 de Outubro de 2014 as 13:41

      Taliban ai neste país de nome SANTO só conheço um TÙ.

  9. A realidade

    27 de Outubro de 2014 as 18:22

    O nosso maior problema é ter a testa da nossa nação gente que pouco entendem a constituição que juraram cumprir.
    Pretende cometer outra gáfia, que pensou a quando do diálogo nacional.
    Será que o mais alto magistrado pretende colocar outro seu primeiro-ministro no cargo? O Gabriel Costa, como o fez a anos?
    Digam a este senhor, que por infortúnio ainda é o Presidente da República, que a constituição é clara e o mesmo não tem margem de manobra. Porque o povo está de olhos bem abertos.

  10. Felisberto Bandeira

    27 de Outubro de 2014 as 18:32

    EU chamo estas eleições como uma grande vergonha as mulheres desceram as sais e os homens desceram as calcas,não consigo compreender como e que o povo foi votar em indivíduos que mancharam imagem do Pais com tantas mentiras,mentiras no Pais como no exterior,e justamente Neste Partido e que o povo votou, ADI

    • Maria Não Da

      28 de Outubro de 2014 as 16:15

      Não entendes Sr. Felisberto Bandeira?

      Será que é a maioria de santomenses que estão errados? Ou uma minoria de que fazes parte? Tudo isso que escreveste está na tua pobre mente pequeninha e porca desprovida de qualquer inteligencia, guiada por um coração cheio de odeio e inveja.

      Ainda bem que a maioria dos santomenses crescerem e estão cada vez mais inteligentes. Coitados são aqueles, como você que ainda não se aperceberam disso.

      Enquanto isso, a caravana está a passar e cães como você, só estão a ladrar.

      O POVO mandou na urna, no entanto o Sr. Pinto da Costa e o Sr. Alcino Pinto, querem fazer das suas, com essa atitude de ditador!!! Não esquece que daqui a menos de 2 anos vamos ter eleições presidenciais, o seu dia também está contado. Deixem de criancisse e cumpram a constituição, o nosso regime democrático é de tendor parlamentar, não pode existir governo sem novo parlamento, Sejamos coerentes connosco mesmo e de boa fé. Não vamos começar esta nova etapa da nossa vida criando já crispações e medindo forças. Seja o Pai Grande que disse que seria durante a sua campanha.

      Sr. Presidente Pinto da Costa, pelo menos uma vez na vida do seu mandado, seja imparcial. Agi como presidente de todos e de exemplos a toda classe politica e não seja a força do bloqueio.

    • Sebedô

      29 de Outubro de 2014 as 0:00

      Meu Caro Felisberto Bandeira,
      Só quem não conhece a realidade Santomense não entende.
      O povo votou no ADI porque infelizmente não existe o melhor.
      A Troika teve mais de dois anos para provar que é melhor que a ADI, infelizmente provou que é pior, muito pior. Eo Dr. Patrice Trovoada em duas semanas de campanhas vivas conseguiu fazer muito mais que a Troika toda junta não conseguiram mais de dois anos. Isso é “trabalho de casa” bem feito. Agora Troika precisa trabalhar com honestidade na oposição e parar de muitos alaridos, acusações e lamentações a espera de algum erro do Governo para convencer a população que é a melhor solução.
      Porque é assim a Política, hoje o povo ama e amanhã odeia quando falta o pão.
      Um bem haja a todos

  11. Ze Vinga

    27 de Outubro de 2014 as 18:51

    É isso mesmo. O país não podeficar parado por capiuchos de uns meninos mimados. Se concoreiu as eleições é para ganhar. se ganhou assuma a governação de deixa de tretas senhor Patrice Trovoada. O Senhor quer primeiro toma posse como deputado para fugir a justiça né? Francamente! O senhor está a declarar muito cedo que continua coim o rabo entre as pernas apesar de ser o potencial candidato a primeiro ministro.
    Vá lá despacha-se e assuma a governação e começe por aumentar salarios e baixar o preço do arroz como o senhor prometeu.

  12. Bintoudjallo

    27 de Outubro de 2014 as 20:07

    P.T. usa e abusa do apoio que tem dos seus kapangas e apoia-se nos seus feiticeiros, marabus e pactos satanicos, para hipnotizar certos individuos FRACOS de ESPÍRITO.

  13. gostei

    27 de Outubro de 2014 as 21:46

    Dor do cotovelo. ADI é um grande Partido e quem votou nele não se vai arrepender. O que é que o MLSTP fez no primeiro mandato? NADA. No segundo muito menos. Minha gente só quem come bem é que gosta do MLSTP. Quem não aproveita nada, não pode gostar. Passam a vida a fazer o povo sofrer. Malvados, cruéis, só os inocentes gostam do MLSTP. Acordem

    • Bintoudjallo

      28 de Outubro de 2014 as 22:20

      GOSTEI, diga logo quanto lhe foi pago para fazer a propaganda ADI?

  14. Calu Cu Angu

    27 de Outubro de 2014 as 22:16

    Deixem o Patrice Trovoada em Paz, seus invejosos. Comprem livros e comecem a ler para evitar darem erros inadmissíveis. Até o facto do Senhor ter nascido no Gabão faz-vos confusão. Ele é Sãotomense minha gente. Será que os filhos dos emigrantes, nascidos pelo mundo afora não são considerados Sãotomenses? Deixem a ignorância de lado. Para quem não sabe, o nome do Primeiro Ministro do ADI chama-se Patrice Trovoada. Não há cá mais rodeios.

    • Fokoto

      28 de Outubro de 2014 as 12:52

      Atenção :
      O ADI nao tem 1º Ministro.

    • Bintoudjallo

      28 de Outubro de 2014 as 22:26

      Outro assistido, que recebe gorjeta do P.T.. Para os preguiçosos ter como líder e exemplo o cambalacheiro Trovoada é normal.
      Vamos à frente, que atrás vem gente.

      • gostei

        30 de Outubro de 2014 as 19:43

        Sr. Bintoudjallo, não estou aqui para discutir estes assuntos consigo. Você começou e eu respondi. Mas, atenção, você está proibido de me chamar atenção de qualquer comentário que eu faça. Afinal de contas eu sou tão livre de comentar, o quanto você é. Não MISTURE as coisas. Respeitinho

        • BintouDjallo

          5 de Novembro de 2014 as 11:27

          …estou toda a TREMER, pelo ameaça que me fez. Que medo,
          Senhor Ditador Autoritàrio. Eu nunca mais vou ousar ler e tao pouco argumentar sobre os seus comentàrios…
          Sinceramente, vocês; militantes do ADI sao perigosos…ainda bem que nao têm o minimo PODER, senao seria um SUPERLAND de ditadura-fascizante. Enfim!!!

  15. Calu Cu Angu

    27 de Outubro de 2014 as 22:24

    Até o facto do homem viajar incomoda-vos? Comprem bilhete de passagem e viagem também. Quem fala em feiticeiros e pactos satânicos é porque gosta de lá ir também. Está habituado com marabus e etc. O ladrão é que conhece o feiticeiro, porque os dois andam de noite. O vosso mal é a inveja por isso este lindo País que é S. Tomé está caindo aos poucos.

    • Bintoudjallo

      29 de Outubro de 2014 as 22:20

      De facto! Você compreendeu muito bem que realmente faço parte deste perfil….falo do P.T. porque sei também que pratica, aliás, o Calu faz parte dos hipnotizados e fracos de espírito. Dou-lhe um conselho, não tome boleia de um parente ou amigo, pode-lhe ser fatal. É um conselho gratuito.

  16. Justino Matos

    28 de Outubro de 2014 as 0:25

    Credo, outra vez este Bintoudjallou? Você não manca homem? Fogo, o sr é mesmo NOJENTO. Tela Nom devia censurar os comentários deste ASNO.

    • Bintoudjallo

      29 de Outubro de 2014 as 22:28

      Matos e Matos, calma, não vale a pena de tomar um “xilik”, só de ler ou de ver o meu nome. Não caia neste esterismo. Creio que você vai desaparecer bem antes de. Die-se “o incomodado que se retire”. Se eu lhe incomodo, ignore os meus comentários. Um homem com classe retira-se sem barulho oco!

  17. sama Bobô

    28 de Outubro de 2014 as 3:13

    Quem ganhou, governa, manda e pode. PORRA!

  18. Casaco

    28 de Outubro de 2014 as 7:27

    Indicar o nome do PM e nao empossamento. Atencao!!!

  19. Trovoão

    28 de Outubro de 2014 as 8:44

    Com todo o respeito que tenho para com o Presidente da Republica,1ºpor ser o mais alto magistrado da nação, e depois por ter cabelos grisalhos.Mas não venha com as suas malabarices fabricar crises politicas em STP,sei que lhe vai a si e a muitos outros custar engolir este sapo gordo e viscoso que é o ADI.Como próprio o sr disse o povo “só manda nas urnas” e por isso mandou e bém!!!

  20. MÉ SOLO

    28 de Outubro de 2014 as 9:02

    O Dr Patrice esta com pressa de dançar o TANGO que anunciou na RDPAFRICA. E como disse e bem o TANGO não se dança sozinho, dança-se ao par. O que me deixa intrigado e curioso é saber se o Presidente Pinto da Costa sabe e consegue dançar o FAMOSO TANGO e como de certeza não vão ensair, o TANGO vai dar em TARRAXINHA que é dançado colado peito a peito e com pouco movimento. È p SABER, quem mandou METER, quem mandou fraguementar o MLSTP, agora vai ter que dançar mesmo que seja PUITA CALHOU CALHOU.

  21. Malandro

    28 de Outubro de 2014 as 9:03

    Meu caro “Homem do campo”, mais de 60% da população está com Patrice, logo a voz da minoria, não serve. Os cães ladram e caravana passa!

    • Bintoudjallo

      29 de Outubro de 2014 as 22:33

      Imbecis………bweeeeeeee!

  22. Abra os Olhos

    28 de Outubro de 2014 as 9:13

    Oh senhor Felisberto Bandeira, alguma vez presta-se conta a gatunos??!! Alguém assalta-lhe em sua casa e por cima o senhor tem moral de lhe dizer onde está o dinheiro,onde está o guarda fatos, etc, etc.?? O senhor é otário?

  23. Jão Pinto

    28 de Outubro de 2014 as 9:30

    Estimados leitores:
    Da análise feita ao Regimento da Assembleia Nacional e a Lei nº 11/90, Lei Eleitoral, pude constatar o seguinte:
    No Regimento da Assembleia Nacional no nº1 do artigo 1º a redacção é esta;
    “1 – No 30º dia subsequente à publicação dos resultados eleitorais no Diário da República, a Assembleia Nacional reúne-se, por direito próprio, na sua sede, para a abertura da legislatura. “
    Enquanto que na Lei nº11/90, Lei Eleitoral no seu artigo 22º diz o seguinte:
    “O mandato dos deputados inicia-se na primeira sessão da Assembleia Nacional eleita, a qual deverá realizar-se trinta dias após a proclamação dos resultados do apuramento geral.”
    Ora vejamos, as leis dispõem de prazos para a posse dos deputados pois, os prazos correspondem a períodos de tempo para realização de um acto. No caso vertente as leis não estabelecem períodos algum, senão de uma data concreta para a cerimónia de posses dos deputados.
    Não havendo prazos estabelecidos por leis não poderá haver o encurtamento, conforme se propagandeia. Se analisarmos bem a o artigo da lei eleitoral vê-se logo que deve ser sempre depois dos trinta dias da proclamação dos resultados pelos Tribunais.
    Penso não haver motivo para tanto palavreado. As leis existem e elas são para serem cumpridas e devemos cumpri-las.

    • Maria Não Da

      28 de Outubro de 2014 as 16:37

      Sr. João, também a Constituição da Republica que é a Lei mãe diz, que o PR consulta os partidos com representação na AN e em conformidade com os resultados para nomear o PM. De que AN está a constituição a falar?

      Isso dá porque aqueles Senhores que se dizem Juristas, Homem de direito e acreditam ser mais inteligente que os outros, não fazem o trabalho de casa antes de redigir qualquer lei ou regulamento. Tudo deve partir da Constituição que é a lei Base do país.
      Se tivessem acautelados na Constituição antes de redigirem o Regimento da Assembleia e a Lei Eletoral, não iria existir esse vazio.

      E como o vazio existe, ou melhor a imprecisão e que actualmente na Assembleia não estão a fazer nada que preste lá para o povo de STP, e tendo em conta a necessidade de se ter a orçamento do Estado, dado a nossa dependência de exterior, porque não seguir a Constituição?

      O que impede neste momento a AN de se reunir e ser constituída a nova legislatura? O que tão importante o Alcino Pinto está a fazer na AN que ele tem que ficar lá até o dia 22 de Novembro? A fazer o que? Pra quem?

      Para organizar a 1ª Sessão da nova Legislatura é preciso todo esse tempo?
      Sejamos coerentes, honesto e deixemos de caprichos.

  24. Martelo da Justiça

    28 de Outubro de 2014 as 9:47

    Tudo isso não ajuda nada a pacificação do Pais com vista as futuras tarefas urgentes que o Pais precisa levar a cabo. Pelos vistos, mesmo depois das eleições em que houve um claro vencedor, não se vislumbra o fim da crise política. Há muita irresponsabilidade dos nossos políticos. Acho que as pessoas deviam ser mais humildes e ter a noção de responsabilidade que tem a frente, tanto os Vencedores como os Vencidos. Se o ADI não cumprir o prazo determinado pelo Presidente da República, o que acontecerá?? Alguém pode-me dizer???

  25. Benissilai Pedro de Sousa Bastos

    28 de Outubro de 2014 as 10:51

    O senhor PR, esta gaga deve ser da velhice, convenhamos ele não marca as eleições em tempo apropiado, depois tem pressa para que o governo seja formado,vai andar senhor PR.

  26. Ralph

    28 de Outubro de 2014 as 11:01

    Parabéns pelas suas eleições recentes. É bom ver o país realizar eleições em condições pacíficas onde todos os lados respeitam os resultados. Não há muitos países africanos que podem afirmar isso. Espero que vocês gostem de um período de bom governo livre de corrupção e que a maioria absoluta ajude em fazer melhores decisões.

    Trabalhem muito para reter os ganhos democraticos que já realçaram. Aqui na Austrália, o governo já introduziu leis que reduzem os direitos por jornalistas referir aos eventos que só sejam considerados atividades secretas bem mais tarde. Continuem a avançar à frente!

  27. nyeiDelgado

    28 de Outubro de 2014 as 11:01

    Deixe o homem viajar que vai ser mais um Buto Nachuto santomense. Acordem do vosso sonho.Todo final tem o seu começo………….

    • Bintoudjallo

      29 de Outubro de 2014 as 22:42

      Niey, está muito bem visto…é de facto o próximo Bobo N’tchute.

  28. Democracia básica.

    28 de Outubro de 2014 as 11:06

    Quem ganhou governa! Continuar a criticar o vencedor é desrespeitar a decisão do povo. É fugir a essência da própria democracia. Temos que aprender a respeitar a opinião da maioria. Se o Patrice ganhou embora com 2 anos de críticas e acusações à sua pessoa, é sinal de que o povo considerou de bandidos aos do MLSTP, PCD, MDFM, etc.

  29. MÉ SOLO

    28 de Outubro de 2014 as 11:52

    Sr Presidente Pinto da Costa,

    O Povo lhe cobrou pelo facto de falar verdade, O POVO SÒ MANDA NAS URNAS, povo lhe cobrou PORQUE TIROU(quem mandou tirar), então dê poder o mais rápidamente possível ADI e o Patrice Trovoada. Quero ver o ARROZ a Dbs:13.000,00 empregos para jovens, início de transformação de STP em DUBAI, os LIBANESES a dominar o mercado nacional, melhor SAÙDE e EDUCAÇÂO, melhor ENGERGIA e AGUA, AUMENTO SALARIAL, MELHOR JUSTIÇA, + , + e +.

    Srº Presidente não se esqueça que o TEMPO É DINHEIRO.

  30. Militar

    28 de Outubro de 2014 as 13:00

    Desde de quando que este País tem lei
    si cidadão P.T tem um processo no tribunal não foi ouvido!
    O que espera mais…
    Falta de Lei neste País, ninguém respeita ninguém. Si ganhou é para governar, Neste momento o País não tem Primeiro Menistro

  31. Arroz Subistância

    28 de Outubro de 2014 as 13:07

    Minha gente Pinto da Costa ja esta a começar com fithim.
    Quer alterar resultado das eleições na secretaria.

  32. PITEU

    28 de Outubro de 2014 as 15:23

    Pinto da Costa trancou a constituição dentro da gaveta

  33. Noite Escura

    28 de Outubro de 2014 as 16:06

    Minha gente! Por favor, deixemos de brincadeiras do mau gosto e respeitemos a vontade do povo. Se é que estamos em democracia, penso que a vontade do povo deve ser respeitada e cumprida mediante as leis.Se há por ventura alguma “pedra nos sapatos”, ou melhor, algum desentendimento já passado, passem uma esponja por cima e respeitem a vontade do povo santomense. Não podemos estar a brincar com a vida de um país e do seu povo, que infelizmente já estão morribundos. Sou leiga em questões do direito e de legislação, mas penso que devemos fazer as coisas como devem ser feitas.Estamos a trinta e nove anos a marcar sempre o mesmo passo e no mesmo terreno. O país está a afundar-se. Será que tudo isso é para os de MLSTP e os seus colaboradores continuarem a governar? Devemos dar uma oportunidade à vontade do povo.Essas querelas é uma vergonha para o país. Não pensem que sou de algum partido. O que quero é: Respeito, colaboração, trabalho, honestidade e o desenvolvimento para o país.

  34. Filomeno Muniz

    29 de Outubro de 2014 as 9:45

    Haja Paciência, meu Deus. Pinto da Costa e Alcino Pinto não sabem o que é a vontade do povo. É verdade, não existe ‘ex-Ditador’. Ditador nunca deixa de ser Ditador.

  35. gostei

    29 de Outubro de 2014 as 21:31

    Sr. BINTOUDJALLO, faço das suas palavras minhas. Diga logo quanto lhe foi pago para fazer a propaganda MLSTP?

  36. Bintoudjallo

    29 de Outubro de 2014 as 22:58

    ….o direito do autor. Você ainda não me pagou, mister “Gostei”, pela utilização da minha frase simples (para quem comentei bacalhau basta).
    Caro “G”, MLSTP nunca poderá pagar-me , porque não têm meios. Se acha que defendo a linha ideológica deles , não TENHO esta intenção, porque nao tenho simpatia particular para nenhum partido saotomense….embora eu defenda mais é a posição, a personalidade, a política de individuos que eu conheco, com quem convivi e estudei…isto porque conheço o homem que está atrás. Eu falo de individuos , de pessoas e das suas personalidades, do que São. Permito-me porque conheci-os bem. Eis a sua curiosidade satisfeita! !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo