Destaques

PR aguarda serenamente que seja feita a vontade da ADI   

A vontade do partido vencedor das eleições legislativas de 12 de Outubro, em só constituir Governo após a tomada de posse dos deputados a Assembleia Nacional, quebra uma regra que vigora desde  1991 até 2010.

Excepção feita as eleições legislativas de Novembro de 1998, que deram maioria absoluta ao MLSTP com 32 assentos no parlamento. Naquele ano, os deputados a Assembleia Nacional foram investidos no dia 2 de Janeiro de 1999, e o então Presidente Miguel Trovoada deu posse ao Governo no dia 25 de Janeiro de 1999.

Uma excepção a regra que deveu-se ao facto de após a publicação dos resultados eleitorais, o então Presidente da República ter-se ausentado do país por mais de um mês. Só depois do regresso começou a negociar a formação do novo Governo.

Em todas as outras eleições legislativas realizadas no país, o Governo tomou posse primeiro e depois a Assembleia Nacional seguindo as normas do seu regimento.

No passado dia 27 de Outubro, numa carta enviada ao Presidente da ADI, partido vencedor das eleições legislativas, o Presidente da República aludindo aos resultados definitivos divulgados pelo Tribunal Constitucional, convidou o Presidente da ADI, para «propor, no prazo de 48 horas, a individualidade para o cargo de Primeiro-ministro e Chefe do XVI Governo Constitucional», lê-se numa cópia da carta que a Casa Civil do Presidente da República distribuiu a imprensa presente no Palácio do Povo na quarta – feira.

aaro couto«A carta de sua excelência Presidente da República para o ADI no dia 27 solicitava apenas a proposta da individualidade para o cargo de Primeiro-ministro e Chefe do Governo. Em nenhum momento foram solicitados nomes para compor os  ministros do Governo. Isso é uma tarefa do Primeiro-ministro», explicou Amaro Couto, Chefe da Casa Civil do Presidente da República.

No dia seguinte, o Presidente da República recebeu a resposta da ADI, que recusou apresentar o nome da individualidade para ser primeiro-ministro, alegando que em primeiro lugar os deputados devem ser investidos, para depois iniciar os procedimentos com vista a nomeação do Primeiro-ministro e a formação do novo Governo.

A casa civil do Presidente da República, fez questão de explicar que os passos dados pelo Presidente da República desde a publicação dos resultados definitivos das eleições, com a audição dos partidos políticos e o pedido do nome da individualidade do partido vencedor das eleições, estão plasmados na Constituição da República de São Tomé e Príncipe.

«O país está parado, e estamos por cima com um governo de gestão que não tem poder de decisão, e estamos no último trimestre do ano. Esse contexto todo, aconselha que se tenha um governo com capacidade para decidir. Temos Dezembro a porta, há problemas com o décimo terceiro mês, há problemas com o Orçamento Geral do Estado que deve ser aprovado, e há outros assuntos que exigem capacidade de decisão que o actual governo não tem. São todas essas preocupações que levaram o Presidente da República a solicitar a ADI a indicação de uma individualidade para o cargo de primeiro-ministro. Para começar a movimentar os assuntos de modo a que o país tenha um governo em condições normais» afirmou Amaro Couto.

O Chefe da Casa Civil do Presidente da República aproveitou para recordar que na mensagem do Chefe de Estado à nação na véspera das eleições, deu a sua palavra de honra que «no dia seguinte ao conhecimento dos resultados das eleições, cumpriria a constituição no sentido de empossar o novo governo com maior rapidez possível a fim de permitir a continuação dos esforços do desenvolvimento económico e social do país com vista a melhor atender as aspirações do povo de STP», fim de citação.

Tendo havido consenso no seio da Assembleia Nacional, de que a lei determina claramente que os deputados tomam posse no trigésimo dia após a divulgação dos resultados eleitorais, o que contraria a vontade da ADI, em reduzir o tempo para a investidura dos deputados, o Chefe de Estado são-tomense, decidiu esperar que a outra vontade da ADI seja feita. Isto é, que o nome do próximo Primeiro-ministro seja enviado ao Palácio do Povo, depois da investidura dos deputados no dia 22 de Novembro próximo.

«O Presidente da República, portanto fica a espera que os deputados tomem posse para que o ADI possa propor a individualidade para ser nomeada Primeiro-ministro. A estabilidade é o principal factor para a política em STP, pelo que o Presidente da República aguarda serenamente que cada um faça a sua parte, sendo que o Presidente da República vai nomear o Primeiro-ministro que for proposto pelo ADI, quando o ADI entender que estão criadas as condições para fazer a proposta da individualidade para Primeiro-ministro», concluiu o Chefe da Casa Civil de Pinto da Costa.

Abel Veiga

.

    64 comentários

64 comentários

  1. Verdadeiro

    30 de Outubro de 2014 as 8:30

    Força ADI FORÇA ADI, pela primeira vez na Historia santomense o Actual PR aceitou dançar o Tango há dois.

    • Bintoudjallo

      30 de Outubro de 2014 as 20:37

      “a dois” e não “há dois”. O verbo haver é para indicar a existencia, por exemplo : há duas pessoas voluntárias para dançar o tango. Vão dançar uma danca a dois.

    • camaradas

      31 de Outubro de 2014 as 11:36

      Pinto agiu muito bem, as vezes é sábiu esperar. Depois se Patrice tomar posse como deputado, terá toda a imunidade que precisa e nunca será levantada enquanto for ascendido ao seu cargo de 1º Ministro, tem a maioria absoluta. Já o problema pode vir a complicar para Delfim, que escapou a prisão com o caso de STP Trading, em que todos os outros foram preventivamente presus e só foram soltos porque não se pode aplicar 2 pesos e duas medidas, o Patrice que vinha sendo perseguido pelo Delfim e sua gente, tem tudo para facilitar a justiça a reabrir o processo, basta um estalar dos dedos do Patrice a imunidade do Delfim será pela 1º vez levantada e é quase certo que uma prisão efetiva seguirá. Isso e não só. Que cenário interessante. Com medo ou não se Patrice pode ele faz, quem lhe deu esse poder todo foi povo, só devemos respeitar. Fui…

      • Atento ao Dossier

        1 de Novembro de 2014 as 10:32

        Quem tem telhados de vidro não pode mandar
        pedras aos outros…

  2. Leopaldo

    30 de Outubro de 2014 as 8:40

    Vejo duma forma clara que muitos dirigentes não gosta desse Pais… Esse Alcino Pinto sofrera consequências graves, ele que esta contrapor as coisas e se tivéssemos um presidente com cunhões ja tomada posição neste contexto que vivemos actualmente…. Pais de brincadeira

  3. Nem burro e nem fraco

    30 de Outubro de 2014 as 9:09

    Sinal de maturidade por parte do PR, até porque não há muito a fazer. Se o ADI que tem a faca e o queijo na mão assim preferiu, que seja! Cada um deve ser responsável pelos seus actos. Ponto final!

  4. pr

    30 de Outubro de 2014 as 9:19

    decisão sábia, porque para além dos seus porquês e oques, esta acima disso os valiosos problemas dessa pobre nação, que é bom que se diga já esta farta da nossa incompetência ou do nosso egoísmo.

  5. CEITA

    30 de Outubro de 2014 as 9:26

    Podem fazer vossa vontade (luta dos bastidores), o que esta em causa é nossa vida, nossas Famílias, fome, miséria, Universidade com qualidade, mais liceu, falta de tudo menos a corrupção desde 1975 até hoje. liberta-nos desse pesadelo, nós enquanto povo já exercemos nosso dever e vocês? não respeitam o povo? só vamos ter o próximo governo no principio de 2015 sinceramente… que Deus nos dê força pra mais uma vez suportar vosso capricho.

  6. Gente Daqui Mesmo

    30 de Outubro de 2014 as 9:43

    É isto mesmo. Faça toda a vontade ao ADI. É este o conceito de democracia do ADI. Parecem meninos mimados que só querem conflitos e vitimização.
    Dê tudo ao ADI, senhor presidente. Tudo, tudo, tudo.

    • PT

      30 de Outubro de 2014 as 17:01

      O ADI propos que se cumprisse a tradicao e convocasse a eleicao para os meses da Gravana mas decidiram cumprir a lei eleitoral. A aulas foram adiadas, campanha no periodo de chuva, etc, etc.
      agr o ADI quer cumprir apenas a lei, formar primeiro a Assembleia e so depois o Governo.
      Diz um artigo da Constituicao que o Governo e responsavel politicamente perante a Assembleia e perante o PR. Assim sendo, pergunta-se?! Que Assembleia?! A nova ou a antiga?!
      Meus caros, tenhamos bom senso!

      • Realista

        3 de Novembro de 2014 as 17:26

        Pois é. Acho bem que se dê continuidade no cumprimento da Lei. Se era tradição empossar primeiramente o Governo, então deixemos a tradição e passamos as leis.

  7. Malinbôque

    30 de Outubro de 2014 as 9:48

    Seja feita a vontade da ADI, quando quiserem apresentar o nome do Patrice Trovoada o presidente Pinto da Costa vai de seguida nomeá-lo, mas não entendi pk toda a confusão feita pela ADI em acelerar a posso dos Deputados, ou só depois formar o governo.
    Só vejo uma saída Patrice Trovoada quero tomar posse como deputado para usar da imunidade parlamentar já que tem a maioria para fugir a justiça, isto pk depois de um ano ele vai deixar o governo, visto que a ambição dele é ser Presidente da República a todo custo.

    • Bintoudjallo

      30 de Outubro de 2014 as 20:49

      Malinboque, você tocou no coração da questão. Aí, não creio ser uma boa decisão para STP e o povo.
      P.T. está-se burrifando do bem do país, ele quer é o PODER, quer vingar-se do Pinto, pelos anos que os Trovoada passaram no exílio em Franca. O ódio vem mais dos Trovoada do que do Pinto, Costa Alegre, Daio etc…e por cima os Trovoada São oportunistas, intriguistas , cambalacheiros e sem sentimento de patriotismo….grandes malandros!

  8. arroz podre

    30 de Outubro de 2014 as 9:50

    A culpa deste acontecimento e o atraso do desenvolvimento do país é do Pinto da Costa e da troika.
    O ADI não tem nenhuma responsabilidade com isto.
    O País encontra-se parado desde o fim do ano 2012.
    Se fizesse a eleição no mês de Julho ou Agosto, estas preocupações não existiriam.
    A melhor parte desta entrevista é quando o Sr.Couto diz “…..sendo que o Presidente da República vai nomear Primeiro-ministro que for proposto pelo ADI….”
    O povo está a espera disto.

    • Bintoudjallo

      30 de Outubro de 2014 as 20:56

      Por amor de Deus, pode admirar o seu líder P.T., mas isto não lhe dá o direito de deturpar a realidade atual de STP, caluniando os oposantes…esta atitude descrebiliza o seu partido ADI. Sejemos coerentes, inteligentes, justos….para ajudar STP a avançar!

  9. Mak

    30 de Outubro de 2014 as 10:05

    Assim esta bom Senhor Presidente Pinto da Costa.Vamos tocar o pais para frente.Se o senhor fizesse isso antes de deixar cair o governo da ADI hoje ADI nao ganharia com maioria absoluta. Aprendeu bem a licao.

  10. Me-Zochiano

    30 de Outubro de 2014 as 10:15

    Muito bem explicado mas, que pensassem nisso tudo, antes de marcar a data das eleições para 12 de Outubro. Onde está o Assessor jurídico da Presidência da Republica. Provavelmente está a preparar mais um queixa-crime.

    • Verdadeiro

      30 de Outubro de 2014 as 12:11

      Na altura o ADI Pediu ao PR para não Marcar as Eleições nesta DATA o QUE Ele Fez, diz cumprir a Lei agora toma quanto tempo vai ter um Governo com Dois Meses para apresentar o Orçamento Geral do Estado.

  11. Atento

    30 de Outubro de 2014 as 10:39

    Não é a vontade da ADI, mas sim a vontade do povo que a ADI representa.
    Que venham as eleições presidenciais e vamos ver o actual PR a arrumar as botas de presidente no armário e calçar os ténis para ir jogar ping-pong, a sua modalidade desportiva.
    Queremos sangue novo nos destinos do pais.
    Bem hajam.

  12. Francis Mekano

    30 de Outubro de 2014 as 11:02

    O senhor é o Pai Grande da Nação e deu uma lição de maturidade calando boca aos seus detractores que movidos por um ódio doentio contra sua pessoa começaram a fustigá-lo com acusações levianas não respeitando sequer a sua figura de Presidente de todos os santomenses eleito por sufrágio directo e popular.Esta foi uma atitude de tolerância ,de estabilidade e paz deixando o ADI fazer a sua vontade. Abriu-se uma janela para o ADI e o seu líder cumprir com a sua parte e criar um clima de paz e não enganar as pessoas que são vitimas de perseguição e que são outros é que querem instabilidade. Viva S.Tomé e Principe.

  13. faculdade de governação

    30 de Outubro de 2014 as 11:41

    que bom. não queremos mais guerra

  14. Verdade Seja Dita

    30 de Outubro de 2014 as 11:47

    O Presidente da República aguarda serenamente que seja feita a vontade da Constituição da República Democrática de STP e as demais Leis da República…ao invés da vontade do ADI.
    No Estado do Direito Democrático, os políticos e não só, devem atuar sempre em conformidade com as leis vigentes do país.

  15. Visão do Futuro Feliz

    30 de Outubro de 2014 as 11:55

    Finalmente o país começa a dar sinais concretos de esperança. ADI, antes mesmo de começar a Comandar, já começa por as coisas conforme a lei. Prova disso é o comentário neste artigo “ADI QUEBRA REGRA EM VIGOR DESDE 1991.” Por outras palavras, Todas regras que não estejam na Lei, devem ser eliminadas. Bom trabalho ADI. É isso que esperamos desse governo. A diferença.

    • Francis Mekano

      30 de Outubro de 2014 as 14:12

      Senhor Visão do Futuro
      Não seja burro nem faça confusão: artigo algum na lei fundamental do país diz que o governo deve ser empossado depois da assembleia ou vice-versa,o que está em causa é prática existente porque após as eleições não deve haver vazio de governação; a situação actual vai fazer com que fiquemos mais de um mes sem um governo legitimo porque o governo cessante está em gestão.veja o problema com racionalidade e insenção e não como um apoiante do ADI.

  16. A verdade

    30 de Outubro de 2014 as 11:59

    Eu acredito que Dr Pinto da Costa é mais democrático do que muitos ditos democrático santomense. Ao meu ver a Adi e o Patrice trovoada está a perder tempo com coisas desnecessária, se na realidade todos os governos tomaram posse antes da assembleia o partido Adi deve fazer o mesmo . Como disse o Dr Amaro couto o governo de Grabiel ja se demitiu e torna-se urgente o empoçamento do próximo.Na minha opinião a atitude de adi resulta num desrespeito a lei da republica, os órgão da soberania bem como a pupulação santomense.FINALMENTE GOSTARIA DE APELAR A ADI E O PATRICE TROVOADA PARA NÃO PERDER AS TEMPO, PORQUE QUANTO MAIS SEDO NOVO GOVERNO TOMAR POSSE MAIS MAIS SEDO OS PROBLEMAS QUE ASSOLA NOSSA SOCIEDADE VAI COMECAR A SER RESOLVIDAO.

    • Bintoudjallo

      30 de Outubro de 2014 as 21:10

      Absolutamente “verdade”, o PT nunca respeitou a LEI de STP e continua. Este vadio só pensa na pessoa dele, pois que devia apresentar-se junto da justiça, até então não o fez. Afinal,ele é são-tomense, não só para estar no poder, mas também para dar exemplo. É essencial, quando se prétende ocupar um posto importante.
      Ele deve respeitar a LEI, antes de ser empossar o titulo de deputado (imunidade parlementaire), que forme o governo e que vá se presentar junto da justica do país. É de uma importância capital.

  17. A verdade

    30 de Outubro de 2014 as 12:05

    Naquele ano, os deputados a Assembleia Nacional foram investidos no dia 2 de Janeiro de 1999, e o então Presidente Miguel Trovoada deu posse ao Governo no dia 25 de Janeiro de 1999. Uma excepção a regra que deveu-se ao facto de após a publicação dos resultados eleitorais, o então Presidente da República ter-se ausentado do país por mais de um mês. Só depois do regresso começou a negociar a formação do novo Governo.DEPOIS O PINTO DA COSTA QUE É DITADOR

  18. realista

    30 de Outubro de 2014 as 12:21

    A única coisa k 95 por cento tenho a certeza k poderá vir acontecer PINTO da Costa só tá espera receber nome do PT PRA S VERDADEIRA máscara cair e assim vai comessar mais uma vez o conflito geral em s.tome haver vamos.k meu ponto de vista ele não vai aceitar.esperamos pra ver

  19. manuel soares

    30 de Outubro de 2014 as 12:22

    Bom dia meeus caros co-cidadãos, finalmente o bom senso, o que podia sua Excelência o sr Presidente da República fazer? Nomear alguém para o cargo de primeiro-ministro? violar Constituição da República? substituir o povo que votou e deu maioria absoluta ao ADI?
    Sejamos ponderados, inteligentes, conscientes e austutos.
    Vamos todos respeitar a Constituição e demais leis da República.
    Já agora, por amor de Deus sr Presidente, da próxima vez, não comete o mesmo erro, não fale em prazo nem dê prazo quando a lei não tiver nem o autorizar!

  20. Mateus Mndes

    30 de Outubro de 2014 as 12:24

    Esta atitude responsável e acima de tudo patriótica traduz e deve servir para o ADI um exemplo de que o que está em causa é bom senso, humildade, cooperativismo quando se tem poder para governar um país, por isso o ADI como vencedor das eleições deve-se tratar de em apossar-se do poder que ainda não tem para trabalhar sobre as promessas feitas ao povo, e materializa-las, quanto antes possível, porque o tempo é pouco. Como alerta ao ADI vos aconselho o seguinte:
    Tudo que diz respeito ao poder quer seja antes ou depois da investida do mesmo, não se deve brincar. Deve-se sim assumi-lo e responsabiliza-lo sempre, e o resto faz-se depois.
    A sua Exª. o Srº Presidente da República quero aqui manifestar o meu apresso pelo seu alto sentido de nacionalista e maturidade governativa, em aceitar humildemente a tamanha provocação e irresponsabilidade do partido ADI ganhador das eleições do dia 12 de Outubro, de deixar-lhes em paz diante dos seus anseios e propósitos.

  21. malebobo

    30 de Outubro de 2014 as 12:29

    o pr, deve crescer para aparecer, porque todo esse pensamento retrocado, afinal de contas adi, tinha razão, o senhor se não tivesse deixado cair o governo do adi, sinceramente adi, e Patrice não estaria a gozar do senhor

  22. João Trovoada

    30 de Outubro de 2014 as 15:08

    Povo do meu pais .Eu quero perguntar se o PINTO DA COSTA pode aceitar o nome do PATRICIO TROVOADA como 1ministro,quando este SR.tem um processo JUDICIAL contra ele?

    Vamos deixar de brincadeira.

  23. MÉ SOLO

    30 de Outubro de 2014 as 15:34

    Afinal de contas qual é o receio do ADI em indicar o(s) nome(s) do Primeiro Ministro para que este seja nomeado pelo Presidente da República. O ADI que se diz ser amigo do povo, que fez promessas que vai baixar tdo e criar melhores condições de vida para o povo esquceu-se que a tomada de posse do governo é urgente para que se comesse a preparar o OGE, ferramenta indispensável para governação?, Esqueceu-se que vem aí o mês de Dezembro, mês do Natal, do décimo 13 mês? O Povo esta a espera e já disse que povo põe povo tira.

    Será que o ADI prefere primeiro que os deputados tomem posse de forma que a mesma posse sirva de escudo para proteger os que estão abraços com a justiça?

  24. MÉ SOLO

    30 de Outubro de 2014 as 15:53

    Sinceramente que duvidei da capacidade do Presidente da Republica em dançar o tal TANGO porque pela sua idade e sendo o TANGO uma dança de muitos toques, muitas voltas, com um ritmo muito acelerado, ele poderia sair mal. Quero dar nota positiva ao Preiseente da República pela forma serena e sábia como esta a lidar com a situação, não dando vasão as provocações do ADI.

    Deu um XINGÀ ao ADI e neste momento a bola esta do lado do ADI que agora já não tem pressa, LEVE LEVE, o povo vai ficar a espera até que as vontades do ADI sejam feitas. È P SABER QUEM MANDOU ESCOLHER, QUEM MANDOU DEIXAR SER ENGANADO COM PROMESSAS BARATAS.

    Agora AGUENTA SÒ, FALAR NÂO PODE.

  25. torresdias

    30 de Outubro de 2014 as 16:02

    Já começou o tango prometido pelo PT com PC. É o primeiro de muitos até as eleições presidenciais de 2016. Um dos que se adivinha pior será quando a ADI com esta maioria absoluta vai alterar a lei eleitoral quanto a permanência do candidato no território antes da data de eleições para que PC promulgue, porque me parece que nos moldes atual prejudica PT.

  26. Eterno Madiba

    30 de Outubro de 2014 as 16:31

    Eu nunca fui simpatizante do PADI, mas começo a gostar deste partido, tenho que o confessar!

  27. maria

    30 de Outubro de 2014 as 16:57

    esto significa q PT não gosta desse povo nen este pais onde foi eleito para ser PM . regeito pedido de PR para ser Pm quer ser deputado para fugir de PGRS . esto ñ é domocratamais sim ditador. pior sera q levy nanzare tem capacidade de ser ministro de enducaçao . olha o q ele fes na assembleia . nossa enducação esta perdida

  28. Fernando Castanheira

    30 de Outubro de 2014 as 17:22

    uma coisa elementar. o Patrice esta com medo para nao ser convocado pela justica.
    assim na qualidade de deputado jamais sera ouvido.

  29. Antonio Amaral

    30 de Outubro de 2014 as 18:17

    Dou o meu parabens ao PC.Um grande democrata!

  30. É só rezar

    30 de Outubro de 2014 as 18:58

    Pai Grande que esta no palácio;
    Santificado seja a vontade do adi;
    Que formam cedo o vosso governo;
    Assim na lei como na maioria absoluta;
    O arroz nosso prometido que tragam cedo;
    Perdoa-nos das nossas presas;
    Assim como nos votamos na maioria;
    Não nos dêem arrependimento;
    E livra-nos da fome;
    AMÉM.

    • Bintoudjallo

      30 de Outubro de 2014 as 21:17

      É só rezar, grande BLAFESMIA esta sua ridícula oração. Você só disse horrores . ” Senhor , perdoai-lhes,porque eles não sabem o que dizem …”!

      • Bintoudjallo

        30 de Outubro de 2014 as 21:19

        Digo “blasfemia”.

  31. Camarada

    30 de Outubro de 2014 as 19:35

    Nos os santomenses decidimos tudo com coracao por isso que isto nao anda . Vamos ficar assim ate ao fim do mundo . Ate Guine Bissau resolveu mudar de politiquice e avancar para frente e nota-se nos discursos dos dirigentes guinienses. Nao temos homens , somos fracos e temos que aceitar isso. Mas a paciencia pode esgotar e o povo reagir brutalmente. O carassas nao e Patrice Trovoada mas sim Levi Nazare um quadro muito mal formado e que um dia vai ter grande desentendimento com o seu ADI . O Patrice nao percebe nada de politica mas como somos ovelha demos poder absoluto ao ADI. Vamos pedir olho e vida para vermos coisas nessa terra. CAOS CAOS CAOS o que a boca fala e o que coracao manda.

    • Bintoudjallo

      30 de Outubro de 2014 as 21:38

      Camarade, na Guiné Bissau, houve e continua a haver desacordos, entre homens politicos etc, mas este povo é simplesmente VALENTE, embora trata-se de um povo violento, mas determinado e autêntico no que quer e faz, mesmo se for necessário passar pelo conflito, pela guerra, acaba sempre por obter o que quer, que é a luta em nome de todos ( ex. Luta armada colonial…levem deputados portugueses à GB para ir controlar as eleições, regressariam à Terra horizontalement.) ai daquele que desvie os bens destinados ao povo, ou que se ausente e difame o pais(ex do présidente Nino Vieira), trata-se com “AMOR” aqueles que são anti-patriotas”. Devemos tirar exemplo neles.

  32. Lamentavel

    30 de Outubro de 2014 as 20:05

    É triste a situação que se vê e se lê muitas vezes nesses e outros blogs. Santomense como sempre está perdendo senso e orientação do verdadeiro problema desse País. Temos problemas básico e cronico de luz, agua, saneamento de meio, emprego e educação. Devíamos envidar esforços para colmatar esses problemas crónicos que é verdadeira pobreza desse País. Agua não falta …, pra quê investir sucessivamente em central térmica se podemos investir nas hidros!!! Por burrice nossa? Deixemos de imitar papagaio e sejamos sérios nas ações governativas com responsabilidade. Estamos cheios de sucessivos governos fantoches que só trás remendas anos apos anos e cansados de criticas que não sejam construtivas…

  33. Sou santomensse

    30 de Outubro de 2014 as 20:46

    Meus caros a questão que esta subjacente e o interesse de o povo santomensse, se todos pensa -se seriamente no desenvolvimento do lindo país, uns nao podia agir do meu ponto de vista como aqueles que têm dirigido o destino do país, se calhar muitos não estão a ver amplitude do problema existente no país, será que partido eleito foi eleito para satisfação das vontade, acredito seriamente para satisfacçao das necessidades colectivas………

  34. Li-da-quebla!

    31 de Outubro de 2014 as 6:34

    Esses amantes do mlstp e pinto da costa, sao todos, pessoas cauterisado a viver num leve leve, da mizeria desse pais, tornaram incapazes de perceberem de onde vem o cronico problema desse paiz e nao tenhem visao de como ele podeta ser desolvido aos poucos.

  35. Limcaar

    31 de Outubro de 2014 as 8:11

    o ADI não está a gozar do PR, mas sim de todo o povo que lhes deu a maioria absoluta. Ja começa com brincadeiras, até entregar o poder ao Alcino Pinto pela incompetemcia do seu pau mandado Evaristo de Carvalho e os seus lutadores parlamentares, Molela e Levy, mas a companhia limitada.

  36. Benissilai Pedro de Sousa Bastos

    31 de Outubro de 2014 as 9:06

    Meu amigos eu sinceramente fico um pouco estranho quando uns senhores vem comentar e não o fazem com o nome propio,não sei se é por medo ou por falta capacidade de encarar os outros quando vêm aqui postar palhas.senhor Malinboque a culpa é do ADI como? o senhor vive em que mundo? o esperto do teu que infelizmente é o meu presidente e escumalha que o rodeia quando adiaram todo fizeram o que lhes deu cabeça outro até disse que a constituição não manda em nada, hoje estam a reclamar quando um grupo ou homem quer que a lei seja cumprida o senhor só pode ser dos contras e aquele crónicos.

  37. rosa do mp

    31 de Outubro de 2014 as 9:32

    os assessoes do presidente da república , ainda vão continuar no cargo…

  38. ÉBOLA

    31 de Outubro de 2014 as 11:03

    Sr MÉ SOLO, alto aí que o senhor está proibido de falar desta maneira porque o senhor faz pate do grupo Ébola e votou naquele grupo maldito! Feche a boca por favor. Não é o vosso tempo. Acabou a vossa era! Adeus!

  39. NANCÊ BUIÀ

    31 de Outubro de 2014 as 11:27

    Senhor Limcaar a boa vida acabou. Acabou mesmo!! Agora vão comer o pão que o diabo amaçou. Isto é resultado de ladrão pelo poder. Assaltou porquê? Quem mandou assaltar? Assaltou porquê, quem mandou assaltar? Assaltou porquê, quem nadou assaltar…

  40. Justino Matos

    31 de Outubro de 2014 as 11:28

    Este sr Bintoudjallo é mesmo um ASNO e Tela Non dá-lhe asas. Se sr PR estivesse preocupado com este país e este povo ele que marcasse eleiçoes mais cedo. Ora ele ”aguarda swerenamente”… que remédio. Quando assaltaram o poder esqueceram-se dos interesses deste povo pois atrasaram o país 2 anos com graves repercuções e agora estão preocupados com 13º mês e o Natal? Igoístas sem escrúpulos essa cambada de gente que só pensam em servir-se do poder. sr Bintoudjallo vai te catar, pá.

    • Bintoudjallo

      31 de Outubro de 2014 as 22:21

      Matos e Matos. Est-ce que je vous dérange, quand je dénonce votre líder ESCROC P.T.? Porque fica todo agitadao quando descrevo quem é o cara “mestre” do seu partido ADI.?
      Não fique furiosissimo…você deve é utilizar a sua inteligencia para opor-se aos meus comentários com argumentos sólidos, em vez de se EXCITAR inutilmente! Vai ruinar a sua saudinha, talvez FRÁGIL!

    • Francis Mekano

      3 de Novembro de 2014 as 10:08

      Sr. Justino Matos
      Não insulte as pesssoas,voce é que um zero a esquerda,sabe porque?
      1-O que diz a lei eleitoral sobre a marcação das eleições?não sabe porque nunca leu. PC foi o Presidente que respeitou a lei nesse sentido,não se trata de marcar as eleições mais cedo ou mais tarde…
      2-Ninguem assaltou o poder,moção de censura é um elemento constitucional e instrumento da democracia.Houve ou não razão para moção de censura? houve porque o PT recusou aparecer na assembleia para prestar contas. O Governo é responsavel perante AN e deve prestar contas e não ser arrogante pensando que está acima das leis
      3- Voces do ADI tem a memória muita curta. Sabe porque? porque em fevereiro 2008 quem assaltou o poder? foi o ADI que tinha sido o terceiro partido mais votado que em combinação com o presidente Fradique fez cair o governo de Tome Vera Cruz,imagina que o Fradique fez cair o seu próprio governo para satisfazer o apetite de poder do menino PT,compreende-se era para pagar a dívida de que o Fradique tinha com a família Trovoada devido a sua eleição presidencial.
      4-Fico extraordinariamente surpreso como as pessoas tem o PT como o homem mais perseguido,sofrido da politica santomense…aguardem que vão ter sarna para coçar no futuro

      • BintouDjallo

        3 de Novembro de 2014 as 12:11

        Francis, agradeço pela explicaçao, aliàs, pela breve “formaçao” que deixou aqui ao ignorante “ASSANHADO” do engraxador Matos e Matos, que parece ser muito EXCITADO nos seus insultosos comentàrios, a meu proposito.
        Creio, que este cara nao joga com o BARALHO TODO…é a impressao que me deixa, quando leio os argumentos dele, faz-me pensar em alguém que deve ter um sofrimento ATROZ no seu fundo interior. Talvez ele sofra de uma depressao cronica.
        Para agir de tal modo, deve ser este mal que lhe destroi no âmago, o COITADO!!!

    • Lavinia de Palma

      8 de Novembro de 2014 as 17:15

      Matos, quero dize-lo, que não sou responsável da incapacidade que vocês militantes do ADI e do P.T., têm para defender com inteligencia e bons argumentos, veridicos o vosso “deusinho p.t.”. Ninguém é culpado da vossa ignorância política, da vossa falta de formação, ou da vossa falta de espírito crítico….em vez de vos dar BANHO, seria mais inteligente de vos pagar uma boa formação. Mas esta possibilidade nao convém ao P.T., que vos préfère ignorantes, sem ter o espírito aberto de análise….assim vocês seguem-lhe CEGAMENTE, sem pôr questões….hipnotizados !

  41. santomense

    31 de Outubro de 2014 as 13:26

    A promessa de transformar STP em Dubai de África está adiada para 10 anos e 22 dias hahahha, só com cristo. O ADI está a ter um comportamento muito duvidoso, estamos lixados com essa maioria absoluta.

  42. cesaltino

    31 de Outubro de 2014 as 13:40

    A corrupção não esta no poder politico, mas sim, naquele medrosos e falsos que aceitam tudo de boca fechada, escondendo ate os nomes verdadeiros, pouca vergonha ate mete nojo.
    As pessoas querem um governo com boa governação e transparência e usam nomes falsos como: Fala verdade, boca de povo, arroz podre, ébola, etc. para expor os seus tristes comentários.

  43. xuxanti

    31 de Outubro de 2014 as 13:56

    No meu ponto de vista não houve consideração entre o pinto da costa porque em monento nenhum o pinto da costa tem ousadia de intimar o ADI a formar o governo o que ele tem que fazer e chamar o ADI para formar o Governo mas de uma forma consensual da forma que ele usou da palavra é como alguem que quer mesmo gozar com o Partido Vencedor e Tanto Patrice Trovoada e Pinto da Costa tem que por na mente dele que sao eles que irao conduzir o destino do Pais e a Intigra que o Pinto e Miguel Trovoada tiverem nem São Tomé nem o Patrice Trovoada nem o Povo de São Tomé tem que ser o cumplisse sendo assim terão que procurar uma forma de resolver isso.
    Fui.

  44. xuxanti

    31 de Outubro de 2014 as 14:04

    Mas tb vendo pela logica o Pinto esta um pouco chatiado porque Investio 1 e obteve lucro=0 mas nao fica chatiado meu carro pinto porque o Plataforma conhencera os seus dias melhores, mas para tal tera que colocar em pratica a liderança moderna porque a liderança autocratica ninguem gosta, nem aplaude
    fui

  45. tony Couto

    31 de Outubro de 2014 as 17:23

    Não entendo de questões constitucionais, nem de politica… Pelo que tenho como informação em 2012 foi demitido um Governo de um partido que tinha ganho as eleições, embora sem maioria, e colocou-se outro Governo com maioria Parlamentar e com uma Governação de bradar aos Ceus porque, como agora, estiveram sempre em gestão.
    De facto quem Governa STP há 39 anos não está minimamente interessado no Povo e no que o Povo decide, pode ter decidido mal não sabemos! mas daqui a 4 anos vamos novamente dar a nossa opinião. Agora os Srs de 39 anos já estão carregados de muita muita coisa (Roças, Casas, Carros e negócios) por favor não interfiram na vontade do Povo ou melhor dizendo na vontade de quem o Povo elegeu. Tirem uma boa reforma…

  46. Carlos

    1 de Novembro de 2014 as 9:41

    O Xuxanti conseguiu uma proeza. Escrever a frase mais longa de sempre!

  47. Eusebio Neto

    3 de Novembro de 2014 as 8:27

    Caros compatriotas, vejo com muita apreensão esta posição da ADI que, só nos leva a interpreta-la com uma pura demonstração de forca. Esse comportamento não coaduna em nada com os esforços para estabilidade que todos os políticos santomenses andam por ai a apregoar para ganhar votos. Sinceramente falando, eu estava convencido que a legitima maioria absoluta da ADI e do seu líder PT significasse que finalmente temos estabilidade e que ate que enfim o pais vai arrancar rumo a “DUBAYLIZACAO”. Infelizmente para mim e indiscutivelmente também para a maioria dos cidadãos santomenses, esse teste de forcas que as partes estão a publicar, não nos deixa sossegados, ou seja, da indicativos de que mesmo com a maioria que o povo confiou a ADI, a instabilidade ainda não esta assegurada. Porque, e preciso não nos esquecermos que o organigrama politico-constitucional do nosso pais, deixa claramente transparecer que todos os órgãos de soberania gozam de maioria e que, quando houver uma medição de forcas, o menos forte e o executivo (governo). O governo presta contas a Assembleia da Republica e ao Presidente da Republica e e financeiramente o governo e fiscalizado pelos Tribunais. Conclusão, a sobrevivência do governo pode ser sempre posta em causa por qualquer um dos outros 3 órgãos de soberania. E mais, ate a oposição pode deixar cair o governo. Imaginemos que por razoes negativamente escandalosas a oposição mobiliza o povo para uma campanha de desobediência publica e nacional que ganhe proporções perigosos e que ameacem a segurança nacional, inevitavelmente o governo cai. Alias existem muitos exemplos no mundo, o mais fresco aconteceu em Bourkina Faso. Outro detalhe que também importa sublinhar e a necessidade de acordo que deve existir entre o governo e o PR relativamente as Relações Internacionais e a Defesa. Por isso quero alertar aos excelentíssimos senhores políticos santomenses para a situação gravíssima que o vosso desentendimento e caprichos ou “esquemas” poderão mais uma vez criar neste lindíssimo paraíso e povo único! Por favor, poupem-nos!
    POVO ALERTA!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo