Destaques

Gabriel na despedida antecipada

O Primeiro Ministro cessante, fez um balanço exaustivo dos 22 meses de mandato. Falou do futuro e da  maioria absoluta que nasceu nas eleições de 12 de Outubro. Uma despedida antecipada, porque os acontecimentos pós eleitoral, obrigam a que Gabriel Costa, continue a assegurar a gestão do país, até finais de Novembro, altura em que a ADI deverá dizer ao Presidente da República, o nome do próximo primeiro ministro.

Antecipadamente Gabriel Costa fez o balanço e despediu-se da nação com a seguinte frase “QUE DEUS PROTEJA SÃO TOME E PRINCIPE.”.

O leitor tem acesso na íntegra a comunicação do Primeiro Ministro Cessante – Ultimo discurso PM (1)

Abel Veiga

    66 comentários

66 comentários

  1. arroz podre

    31 de Outubro de 2014 as 12:16

    O Gabriel Costa já vai muito tarde para casa.
    O povo tem mágoa da tua gestão como primeiro ministro.
    Deus abençoou o povo é deu a ADI maioria absoluta para governar.
    Tchau Gabriel, a piscina na tua casa já está construida.

    • José de Correia

      1 de Novembro de 2014 as 23:20

      Meu carro compatriota , espero como disse a Escritora Alda do Espirito Santo ,estejamos do mesmo lado da canoa , pois desejo visceralmente que STP avance , cresça e que a pobreza e a ignorancia diminuam. Tenho imenso receio que com o um Futuro PM caixeiro-viajante isso possa tornar realidade. Vivo no exterior do Pais e saiba que tenho todas as condições para viver alegremente sem preocupar com o que passa por aquelas latitudes … , mas queira desculpar-me mas nasci na Correia e adoro a minha Terra. Para finalizar saiba que Gabriel Costa de quem não escondo conheci no Liceu de D. João II ( Liceu Nacional) não tem piscina e nunca tentou construir piscina na sua residência . Peço caro compatriota que te informes melhor se vives em STP . Felicidades e pensa na contribuição que possas dar ao pais que te viu nascer … um abraço , pois as criticas despegadas e calunias não servem para edificar este pais que é nosso .
      José De Correia
      huntue@live.fr

      • stp

        3 de Novembro de 2014 as 18:16

        moras no estrangeiro e vive bem nao tem nada que preocupar com STP …….. amigo nao sabes o que falas. pelo visto nao tiveste tempo para estudar.

        • José de Correia

          4 de Novembro de 2014 as 2:19

          Pensei maduramente se valia a pena através desta missiva responder lhe ,meu caro compatriota. Como tenho uns segundos para desperdiçar , aproveito para dizer-lhe que não sou seu amigo, nem tao pouco pelo que deixou transparecer na sua curta sombra de alma, tem hipóteses de ser meu amigo . Os compatriotas , irmãos , primos e outros não tive como escolher , mas quero que saiba os amigos tenho o zelo de os escolher. Como pode esta alma ( que se designa stp) concluir de uma pazada … de que não sei o que falo, e que nem tive tempo para estudar e sobretudo se vivo no estrangeiro não tenho que preocupar com o Pais que me viu nascer … Que estranha forma de pensar , razão que apraz dizer que este cortex esta sinceramente atrofiado. Espero , desejo e faço votos de ver crescer a terra que que viu crescer , onde a lama pisei , a lula gigante na praia de S.João apanhei ,debaixo das
          bananeiras a primeira namorada beijei. Felicidades e façam-me favor de ser ou desejarem ser felizes .
          José de Correia
          huntue@live.fr

          • Bintoudjallo

            6 de Novembro de 2014 as 22:13

            José C., não fique chocado com propositos estúpidos escritos pelos imbecis que pretendem ser + são-tomenses que os outros, à partir do momento que temos opinião, posição e idéias diferentes a das deles. Ainda tornámo-nos + estrangeiros quando não apoiamos o líder deus do ADI, o P.T. , que alias, é o mais estrangeiros de todos em STP, pela nascenca, pela mentalidade, pela cultura, pelo interesse das coisas de STP , pelo não-patriotismo que lhe habita, pela tripla nacionalidade, pelo tempo que ele vive mais no exterior do que em STP, mesmo quando ocupa um posto importante.
            Quem é o MAIS estrangeiro de todos nos? Quem leva e mete os estrangeiros nos assuntos internos de STP?. Este senhor, deve ocupar-se da sua consciência, antes de tudo!

  2. O País não tem outra saída, senão crescer !!!

    31 de Outubro de 2014 as 12:43

    Muito bom discurso de despedida, tendo em conta o bom desempenho durante estes dois anos,será Benvindo na próxima reencarnação como 1º Ministro no ano de 2104. Até lá bom descanso e faça o favor de ser feliz.

  3. ano 2104

    31 de Outubro de 2014 as 12:48

    O que é isso, o Gabriel merecia continuar como 1º Ministro !!!

  4. ano 2104

    31 de Outubro de 2014 as 12:53

    De uma coisa todos os Deputados que serão eleitos em 22 de Novembro 2014 poderão ter a certeza. A capa da Imunidade não será juridicamente abolida com as reformas dos Tribunais, porque todos falam mal dela, mas é boa, e protege a todos e agora ficou provado que só o Povo um dia poderá por fim a força desta capa…
    Por isso devem é bater palmas a este mérito do ADI, em dar sinais que a Imunidade dos deputados é um mal necessário !!!

  5. malebobo

    31 de Outubro de 2014 as 12:59

    Gabriel, o governo da troika que acabaste de sair, ficaste fofo com dinheiro da venda de produto que estava no barco, e que não disseste o povo o valor que vendeste, vai em paz,

    • Bintoudjallo

      1 de Novembro de 2014 as 21:01

      Malebo, sê mas é ajuizado. Ocupe-se de si e dos seus problemas…se tanto do país e do novo pm do ADI, porque é necessário. Guarde a sua energia para participar na mudanca e deixa o Gabriel da Costa em paz.
      Alias, não é o Gabriel que tem processo junto da justiça, mas sim o P.T.. Lave bem a roupa suja da sua casa, antes de ir ver se há roupa suja na casa alheia, onde há organização.

  6. anonimo

    31 de Outubro de 2014 as 13:01

    Espero que o ADI te pague com a mesma moeda o que tu andas-te a fazer aos teus ex-amigos , como Varela e outros, aqui se faz aqui se paga, tu te revelas-te um Homem mau, rancoroso , perseguiste todos. Espera agora a tua parte, teu caldo esta no fogo, a nação recordará de te como falhado, oportunista. Nem o teu Tio Pinto da Costa te vai salvar. Prepara-te ,MAU, MAU GENIO.

    • Bintoudjallo

      1 de Novembro de 2014 as 21:44

      Só um cobardola anônimo é que ousa avançar mascarado para dizer idiotices sobre o Gabriel. Quando é que o Gabriel fez mal aos seus amigos, sobretudo ao Varela, grande camba dele, desde à época da JOTA….que ninguém se meta entre eles. Si jamais ils sont fâchés, c’est sûr qu’ils vont se réconcilier, et que personne ne se mêle dans leur relation…ils sont, ils resteront toujours de bons amis!

  7. Mutende

    31 de Outubro de 2014 as 13:28

    O mundo e uma escola Gabriel Gabriel.Quem trabalha com boa fe recebera tudo de bom.Voces trabalharam de ma fe eis o resultado.Se os politicos nao conseguem entender,nos os pequenos mesmo comendo o bunsio do mato com banana vamos entender.A partir de agora andamos com cartao vermelho nas maos(falhou comeu).Agora so falta quem te pois la.
    Viva SAO TOME E PRINCIPE….
    VIVA A DEMOCRACIA….
    UNIDOS VENCEREMOS….

    • Bintoudjallo

      2 de Novembro de 2014 as 1:15

      O seu comentario é fraquissimo….vazio, não tem senso, entende-se apenas, um sentimento de inveja e de ódio. É simplemente NULO !

  8. cesaltino

    31 de Outubro de 2014 as 13:48

    A corrupção não esta no poder politico, mas sim, naquele medrosos e falsos que aceitam tudo de boca fechada, escondendo ate os nomes verdadeiros, pouca vergonha ate mete nojo.
    As pessoas querem um governo com boa governação e transparência e usam nomes falsos como: Fala verdade, boca de povo, arroz podre, ébola, etc. para expor os seus tristes comentários.

    • Esperanza

      31 de Outubro de 2014 as 22:10

      Voce é mesmo ingenuo. Qual a diferença entre cesaltino, fala verdade, boca do povo, esperanza, etc, qual a diferença? Ele nao te conhece voce nao o conhece, nem me conhece. Mesmo que eu ponha o meu nome completo, voce não tem acesso ao meu BI para provar que é verdadeiro ou nao. Pelo amor de Deus cesaltino, se é que voce é mesmo cesaltino. O que importar são as ideias.

    • Bintoudjallo

      2 de Novembro de 2014 as 1:19

      Cesaltino, é verdade. Obrigado, pela sua boa observacao! Merci…

  9. santomense

    31 de Outubro de 2014 as 13:51

    Parabéns Gabriel pela excelente governação, o seu governo deveria ter mais tempo para concretizar os projectos de desenvolvimento. Já sabia que em 22 meses fizeram alguma coisa em prol do país, mas a ouvir o balanço fiquei mais certa disto. Parabéns, sais com a cabeça erguida.

  10. Atento

    31 de Outubro de 2014 as 13:52

    Adeus meu caro e boa sorte no futuro.
    Só para terminar, não devias ter aceitado numca o lugar que te foi oferecido pelo pinto da costa.
    Os lugares políticos alcança-se por eleições, pela vontade do povo e nunca por oferta.
    Errou, e penso que tenha ganho tino para a próxima não embarcar outra vez na usurpação do poder de ânimo leve.
    Felicidades.

  11. Trovoão

    31 de Outubro de 2014 as 14:44

    Que Deus lhe oiça e nos proteja a todos.Apesar de saber que estas palavras sairam com mágoa,mas obrigado na mesma.O que não vai faltar ao ADI é a mão de DEUS para guia-lo.

  12. 2014

    31 de Outubro de 2014 as 15:04

    Um desempenho muito fraco.Deveria pedir desculpas ao Pais.Incompetente.

    • Bintoudjallo

      2 de Novembro de 2014 as 1:24

      0/20. Triste comentario, mister 2014.

  13. Ze Cangolo

    31 de Outubro de 2014 as 15:29

    A Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus. E claro está à cada homem o que ele bem merece. Neste XV governo constitucional, na minha modesta opinião só duas figuras brilharam quer em termos de realizações quer em termos de provas de que conhecem os sectores para os quais foram chamados. Refirome apenas ao Ministro da Agricultura Antonio Dias e ao Secretário de Estado da Comunicação Social Adelino Lucas.
    Sem exibicionismos, com a devida humildade trabalharam e deram provas.Deixam os respectivos sectores em condições de trabalho ates unca visto. À eles os meus parabens. Todo o resto era só truta e era flasóóóó……

  14. NANCÊ BUIÀ

    31 de Outubro de 2014 as 15:34

    Ó Gabriel, o Diabo não fala em Deus!

    • Bintoudjallo

      2 de Novembro de 2014 as 1:28

      Realmente…mas o Gabriel não falou de si, KAPETA pletu!

  15. FLÁ SÓ

    31 de Outubro de 2014 as 15:48

    O péssimo aluno, depois de ter sido chumbado por seus professores vem elogiar-se, dizendo que é um bom aluno!! Que estupidez!!!!! A máscara caiu-te mesmo Gabriel. Nesta encarnação jamais terás a oportunidade de voltar a humilhar este povo, que nunca mereceu ter um dirigente desta natureza! Por acaso já vais muito tarde, mas antes tarde!!!

    • Bintoudjallo

      2 de Novembro de 2014 as 1:37

      O Gabriel da Costa foi excelente aluno…obteve o diploma superior, de magistrado em França (Paris), com disntincao.
      O vosso novo pm, P.T., não tem formação superior…e você, qual é o seu? Pela sua expressão intelectual,suponho que tem 4a classe, ou entao o 7ano do “após”o 25 de abril.
      Seja qual for o seu nível, você é tacanho de mentalidade.

  16. Bintoudjallo

    31 de Outubro de 2014 as 16:41

    Arroz Podre, compreendo cada vez mais e melhor, a razão da sua falsa identidade e o porquê desta alcunha “arroz podre”….foi inconsciente da sua parte, mas por”calha” vai-lhe bem, visto que vocemesse tem uma mentalidade das de mais pobre, ruim e podre ….pelo que tenho lido dos seus mediocres comentários. A sua posição assemelha-se ao bobo da corte, ou então do djudiu ( aquele que não tem futuro, que não é útil à sociedade, vive apegado a alguém que lhe permite a sobrevivência), que louva em cânticos patetas ao seu “sustentador” que lhe dá migalhas, com elogios enganadores, porque ele mesmo não conhece o personagem em questão. É o seu caso, garanto que você não conhece o seu deus P.T., apesar de estar disposto à insultar os outros (como fez com o Gabriel da Costa), para agradar o seu líder. Mas garanto também que você será o primeiro a deita-lo a pedra quando ele cair.
    STP não avança por causa de individuos como arroz podre, que vivem de esmola,assistidos por certos homens politicos apreciados momentanément, a que a vossa cambada de parasitas dão apoio fictício, o tempo de uma trovoada passageira! O tempo nos dirá.

  17. Verdade Seja Dita

    31 de Outubro de 2014 as 16:46

    Pior Primeiro Ministro até atualidade!!!
    Durante quase 2 anos este individuo anda a falar apenas do Patrice Trovoada ao invés de governar…
    Já era tempo de fazeres o balanço extremamente negativo da tua governação.
    Fui…

    • Bintoudjallo

      31 de Outubro de 2014 as 21:23

      Verdade

    • Bintoudjallo

      31 de Outubro de 2014 as 21:34

      A verdade seja dita, você não sabe fazer o balanço justo dos 2 anos do governo do Gabriel da Costa, porque é INCAPAZ intelectualmente.
      Aliás, quem é vocessemece, para pretender julgar o dr.Gabriel da Costa? No pais, STP, todos os gatos pingados, imbecis, burros e ignorantes têm a mania de meter o nariz, nos assuntos que nao dominam e por cima sobre homens de valor, como o GABIKA da Costa, homens dos homens por excelência!

  18. MÉ SOLO

    31 de Outubro de 2014 as 17:05

    Apesar das dificuldades encontradas no percurso da governação do Dr Gabirel Costa, reconheço que foram feitas coisas, coisas essas que foram mencionadas no seu discurso de despedida(arroz do Japão q vai chegar, autocarro escolar, etc). Só aquele que não faze uma análise insenta é que não reconhece o que foi feito. Se satisfizeram os anceios da população, digo que não ademais o Homem é um ser insaciável como disse o Maslow.

    O que foi feito pelo governo do Gabriel Costa, esta feito e podemos confirmar, resta agora que o XVI dê continuidade o que ficou por fazer e fazer muito mais do que foi feito porque o povo precisa e é p isto que o povo deu maioria absoluta ao ADI.

    As promessas foram feitas, o povo que acreditou e esta a espera.

    O XV governo fez é um acto consumado , o XVI vai fazer é futuro, o futuro só a deus cabe.

    Para

    • Bintoudjallo

      31 de Outubro de 2014 as 21:51

      O Gabriel da Costa, apanhou o comboio em marcha, deixado pelo vosso célèbre líder P.T., que fugiu com as calças nas mãos, pelos maus actos, pela má gestão…cambalachos que ele cometeu durante o seu governo….2 anos de ausência de STP, porque perseguido, segundo ele. Mas para as eleicoes, P.T. preferiu não ser perseguido, de regressar a STP para obter a maioria absoluta. Enquanto a tal ausência do P.T., lembro aos senhores ingrat, que o Gabriel da Costa, veio ao socorro do país (sem estar preparado , porque foi repentinamente),chamado pelo Pr. Pinto. Eis um Bom e verdadeiro patriota, que os fãs do ADI e do P.T. queiram admitir ou nao esta realidade sobre o Gabriel da Costa.

  19. Bintoudjallo

    31 de Outubro de 2014 as 17:05

    Queria acrescentar. Deixa o Gabriel da Costa em paz.
    Ele fez do seu melhor, tentou salvar (como pôde), o barco que o P.T. quis afundar, para não se ver a catástrofe que deixou, o tempo foi curto e não houve milagre do estrago comecado pelo ex.futuro pm (só em STP mesmo….), mas conseguiu evitar a tempestade fatal.
    Os meus agradecimentos Da COSTA.
    Você disse que graças ao cargo de pm ele construiu uma piscina em casa dele. Admitamos ! Ele pelo menos investiu em STP e penso que não custou caro ( embora eu sei que ele não é corrupto, tão pouco des-honesto, para cometer tal acto).
    Já o seu líder, nao só desvia os bens de STP, como negocia em nome do país para meter nos bens pessoais, difama STP, investe por cima fora de STP, para que o povo nunca possa recuperar o FURTO, que fica no estrangeiro. Ni vu, ni connu.
    Mas parece-me bem que é esta faceta do P.T. que o povo são-tomense aprecio, dira mesmo admira.
    Contra os factos não há argumentos! !

  20. Bintoudjallo

    31 de Outubro de 2014 as 17:16

    Para terminar, cito-lhe sobre a atualidade africana. Viu o que se passz no Burkina Fasso? Viu comia um vadio tarde ou cedo acaba por pagar sobre os seus maus atos….veja o tempo longo que passou apos o assassinato do
    Thomas Sankara, antes do povo se revoltar contra o criminoso Blaise Campaore. Se bem que o povo Burkinabé sabe o que quer….infelizmente foram victimas do corrupto e assassino B.C.
    Tudo tem o seu dia….e o dia chegado é radical.

  21. Antonio

    31 de Outubro de 2014 as 22:50

    Vocês os cidadãos Santomenses, é por vossa culpa as dificuldades e problemas que o Pais vem enfrentando. Apenas servem pra criticar antes de verem!!!
    São voces os mais e piores rancorosos que têm vindo a mencionar .
    O elevado nivel de ignorancia, ambição que vos alimenta, sêde de querer as coisas antes do tempo ira vos despistar do vosso sonho. Prosperam que o Próximo governo faça o mesmo ou melhor.
    A população em si, esta precisando de uma mera reforma psicologica, sociocultural. O vosso nivel de inteligencia esta muito aquém desejar.
    Apenas vivem alimentando o vosso ser de rancores, odios, despresos, vinganças, indisciplinas, imaturidades, visão abstrata dos factos. Distúrbios da razão coagidos por prazeres em ganancias e injustiças
    vos tornaram vitimas das vossas proprias acções.
    Os nomes dos certos utilizadores deste site que andam ca circulando, justificam o lamentavel caracter que têm; choram, rogam, proclamam a democracia, a justiça com falsas identidades. O STeP mudara quando a sociedade sera mudada.Vocês são a visão do pais, quando se fala de STeP de uma foma ou da outra estão referem se a sociedade.
    No momento ainda estão catando a agua com cesto; Julgamos pela maioria lembrem se !!*

  22. Jacinto Novaes

    31 de Outubro de 2014 as 23:10

    Gsbriel Costa deveria ter vergonha nessa cara. Na minha opinião, ele não precisava vir para comunicação social criar toda essa “poluição” audiovisual. Que batesse com porta simplesmente. Ninguem – pelo menos – está interessado em ouvir o que ele fez ou deixou de fazer como primeiro-ministro. Que chatice!

    • Bintoudjallo

      2 de Novembro de 2014 as 1:52

      Jacinto, qual é a sua frustração? Porque fez este comentário odioso?
      Este ódio, esta inveja que se alimenta uns contra os outras, só suscita má onda, má atmosfera, rivalidades que desgatam as boas energias , cujo STP precisa. Infelizmente, a ignorância é que guia este povo.

  23. João Antonio Laires

    31 de Outubro de 2014 as 23:12

    Finalmente STP já tem um projecto para TV DIgital.Finalmente estamos de parabéns.Só que nós não temos muito tempo. E pelo que sei é ouvi na nossa comunicação social que sistema analógico termina em Junho de 2015.
    Mais Sr Primeiro Ministro esqueceu de elogiar também o Profissional da TVS promotor do Projecto.
    Viva todos nós.

    • Antonio Castro

      2 de Novembro de 2014 as 14:47

      Vamos valorizar os nossos quadros sim senhor.
      Também temos quadros com capacidades.
      vamos todos dar as mãos e desenvolver o nosso país, porque todos juntos,somos poucos.
      Viva a TVS.
      Viva o mundo de TVdigital a aproximar de S.Tome e Príncipe.

      • Jailson P.

        2 de Novembro de 2014 as 14:50

        Parabéns TVS.
        Queremos a inovação .

  24. Zé Faneca

    1 de Novembro de 2014 as 8:49

    Sun PM,
    Um tanto demorado e excessivo, para não dizer também inédito para um PM que, ao fim e ao cabo, se esqueceu de mencionar muita coisa do que também fez, do que não fez e do que, com os seus companheiros, fizeram; coisas que também custaram aquele dinheiro que a República Democrática de São Tomé e Príncipe, enquanto tal, não tinha na maior parte das vezes e não tem agora: quero dizer, deixa-nos tesos.
    Deve ter sido realmente um esforçado caminho aquele de contar, pedir e atribuir dobras para as mais diversas finalidades, quero dizer dólares e outras moedas. Lá longo foi. Mas pense um bocadinho: valeu assim tanto a pena? Conte os anos e compare São Tomé e Príncipe com os restantes PALOP que têm praticamente os mesmos anos de vida. Dirá que é uma terra única e linda. Como muitos santomenses também estou de acordo. Agora não posso é dizer que, possuindo a necessária capacidade durante tantas dezenas de anos, tenha progredido tanto, ou melhor, não tenha progredido. Isto não quer dizer que alguns dos projectos levados a cabo ou em curso não tenham valor e não estejam voltados para o futuro, mas os restantes… É um bocado como o que disse sobre a ENASA. Mencionou coisas boas, mas não as más. Como tantas outras esqueceu-se, ou não lhe disseram que, de acordo com as normas internacionais, comprou um carro de bombeiros quando devia ter comprado dois, o mesmo acontecendo com a ambulância, esquecendo-se que a Aerogare tem dimensões de pequeno aeródromo, tendo sido construída sem o necessário equipamento que qualquer aeroporto internacional possui e é também mandatório e não apareceu até hoje, durante o seu reinado, nem com a tal Direcção, simplesmente porque ela não tem dinheiro para fazer da ENASA algo com novo rosto e porquê? Porque além de não terem dinheiro suficiente, também não têm técnicos suficientes. Eles bem tentam mas, sabe sun PM, sempre se disse que não se podem fazer omeletes sem ovos. E vai ser pior. Os aviões até podem aterrar à noite, mas quantos? Sabia que eles não têm dinheiro para ampliar o estacionamento de aviões, de maneira a que caibam lá dois dos maiores? Não seria o Governo a tomar conta da questão? E a Aerogare? Sabia que é um pandemónio ter no seu interior 100, 200 e até 300 passageiros a acotovelarem-se por falta de espaço? E o que fez? Fez alguma coisa, não deu ouvidos à organização da Aviação Civil santomense nem à Direcção da ENASA. Quer turismo, mas não tem meios adequados para o receber e diz que é um meio necessário para o desenvolvimento. Pois é, até é.
    E por falar em desenvolvimento onde cabe ele, o Turismo, como meio de importância primária; quando foi a última vez que pensou ser imperativo começar a acabar com as autênticas lixeiras em que as ruas da Capital e das cidades estão transformadas e com os buracos nas estradas e caminhos? Quando se preocupou a sério com a pobreza? Educação, saúde e mal-estar dos cidadãos não ricos sem emprego? Podia fazer outro relato inédito ao País a contar estas coisas. Mas se calhar desconhece-as; alguma vez lhe pediram esmola? Alguma vez comeu frutos do mato por não ter comida na barraca de madeira a cair, como os milhares e milhares das que existem. Alguma vez teve que caminhar quilómetros para ir buscar água bebível. Onde defeta? Onde urina? A sua muala lava-lhe a roupa no rio?
    Passe bem e Deus queira sem enredos, tenha os seus assentos no Parlamento prontos para fazer democracia da verdadeira, como não conseguiu fazer e não se faz em São Tomé há dezenas de anos, senão para os ricos. Gostei de o ouvir dizer QUE DEUS PROTEJA SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE.

  25. arelitex

    1 de Novembro de 2014 as 16:37

    Gabriel Costa , olhando ás necessidades graves em que o país ,está metido , teve um empenho muito fraco . o país está numa situação em que as palavras de pouco servem .este país têm que ter ministros e directores com cultura de trabalho e rodeados das pessoas certas . nâo vou culpa-lo só a ele , culpo toda a gente á roda dele . Gabriel Costa ,pode ser muito bom homem , pode ser alegre ,pode ser simpático pode ter boas ideias ,mas nâo serve para agarrar neste país como líder e desenvolvê-lo o mais rápido possível . nâo se admite que termine o seu mandato antes de terminar ,e nâo se admite que os cofres do estado nem dinheiro têm para pagar a função publica .

    • Bintoudjallo

      2 de Novembro de 2014 as 1:56

      Ariletex, você faria mais e melhor do que o Gabriel da Costa, em 22 meses?

      • arelitex

        2 de Novembro de 2014 as 17:06

        senhor Bintoudjallo . vou-lhe passar uma fotografia dar-lhe um pequeno exemplo da minha forma de pensar .depois talvez possa compreender ou nâo que podia ser feito mais em 22 meses . se por exemplo na vida de um casal qualquer ,houver a infelicidade de ficarem ambos desempregados e sem mais nenhuma fonte de rendimento . a prioridade para este casal antes de se afundarem e ficarem na miséria .vai ser arranjarem trabalho e dinheiro a todo o custo . para este casal esta é a prioridade principal que está á frente de tudo . agora transfiro esta ordem de pensamento para o nosso país . STP já está na miséria ,a prioridade é irmos ás fontes de rendimento que o país têm .como por exemplo a questão do petróleo em que o país está a ser roubado todos os dias . a seguir ir rever todos os contratos dos empresários estrangeiros que investiram em STP e analizar os contratos um por um . de certeza que há muitas histórias por descobrir e muitos dinheiros desviados e que nâo entram nos cofres do estado . isto sâo apenas exemplos em como é possível fazer mais . para mim as fontes de rendimento sâo obrigatoriamente os primeiros passos a dar ,a partir daí já podemos por o nariz fora de água e avançarmos com o progresso do nosso país . um governo de maioria também ajuda que nos ajudem com mais facilidade , ou seja a estabilidade politica . um abraço

        • arelitex

          2 de Novembro de 2014 as 18:41

          senhor Bintoudjallo ,esqueci-me também de dizer , que coragem politica e meter os pontos nos i , também nâo é o forte do senhor Gabriel Costa . para mim existe muita diferença entre um ministro que foi o caso de Gabriel e um ministro que é líder . um dos assuntos que têm que ser feito obrigatoriamente é limpar a casa destes últimos 40 anos . a nossa casa foi muito poluída . mas para a limpar vai ter que haver coragem politica , rigor e tribunais a funcionar . eu quero dizer com isto que é muito importante para o país e para a nossa identidade chamar á pedra todos os actores políticos que roubaram o estado estes últimos 40 anos . e faze-los devolver tudo até á ultima gota ,o que roubaram . neste caso as fontes de rendimento foram desviadas dos cofres do estado .

          • BintouDjallo

            3 de Novembro de 2014 as 9:16

            Ariletex, eu bem gostaria de argumentar sobre o seu proposito,no que diz respeito à “governança” do pm Gabriel da Costa, durante os 22 meses….mas infelizmente, nao compreendi nada do que me quis explicar. A sua expressao escrita é claudicada, nao é coerente e tao pouco tem sentido, o seu raciocinio nao està ordenado.
            Queira-me desculpar !

        • Bintoudjallo

          2 de Novembro de 2014 as 23:02

          Arelitex, os seus argumentos estão e são confusos, que eu TENHO imensas dificuldades em compreender…..lamento!

          • arelitex

            3 de Novembro de 2014 as 15:42

            senhor Bintoudjallo . lamento que tenha dificuldades em compreender os meus argumentos . mas os indicadores estão lá bem vincados . faça um pouco de esforço , e vai compreender . eu também nâo quis estar a esclarecer tudo . o Gabriel para mim nâo chegou á classificação de suficiente . podia ter feito mais e melhor .faltou-lhe actitude e coragem . um abraço

    • boca pito

      2 de Novembro de 2014 as 10:26

      Intervenho para dizer que creio ter sido de uma maneira geral, na função pública o governo de Gabriel Costa se precaveu e até pagou os salários pela primeira vez antes do fim do mês: Fez muitas coisas boas, como é óbvio, não era de esperar que pudesse fazer tudo bem feito e que não suscitasse alguma reclamação, sobre o que ficasse por fazer. Mas o país diz-se que é de todos nós, porquê que todos não têm um mínimo aceitável como padrão para a sua sobrevivência enquanto trabalhadores do estado, e depois consoante as suas funções, especificidade e responsabilidade irem tendo um pouco mais. A responsabilidade da ENASA é grande, mas não é só a ENASA. Porque se houver desestabilidade no país ENASA NÃO FUNCIONA. Daí que o salário praticado alí em relação a muitos sectores do Estado, não passa de uma injustiça. Quem vai resolver isto? Nenhum governo neste país.

  26. paulina

    1 de Novembro de 2014 as 16:51

    vai bem,, Homen ,,como falou en nome de Deus,Deus te pague com as tuas obras que fizeste para servir a stp..

  27. Eterno Madiba

    3 de Novembro de 2014 as 7:43

    Senhor Gabriel Costa agora que se vestiu de pele de BINTOUDJALLO. Sinceramente falando eu não creio que aqui seja o melhor palco para um individuo que terá sido primeiro minitro de um país venha responder à letra os seus críticos e com argumentos de tão baixo nível como aqueles que acabei de ler ao longo destes seus comentários. Portanto senhor Gabriel resguarde a sua intelectualidade para outras ocasiões. Não lhe fique bem nem para o país que o senhor representou por duas vezes, ter que conviver com estes comentários de adolescentes. Não é nada razoável falar de si próprio. E pior ainda elogiar-se a si próprio.

    • Bintoudjallo

      3 de Novembro de 2014 as 21:45

      Madiba, vindo da sua parte tal comentario é mesquinho, porque você está com má fé, visto ser um habituado da téla nón…há anos que escrevo comentários, até porque já critiquei pela alcunha q usa, do grande N.Mandela.
      Fui colega e amigo do Gabriel da Costa, na época que foi noivo de uma grande senhora “miss CABRAL”.
      Fomos bons camaradas em França. Ele nunca responderá estas besteiras, os sites etc….mas respondo eu e porque conheço bem o valor do homem que ele é, nao deixarei que sujem o nome dele…nunca!
      Pergunto-vos, porque razão é q vocês detestam o Gabriel da Costa?
      Sem a mobilização e o militantismo dele, STP não teria o deus de certos são-tomenses P.T., porque ele fez muita campanha da França à STP para o regresso desta familia de oportunistas. Sabiam!?
      Deixem o Gabriel da Costa em paz, maldita gente… Figas KANHOTAS!

  28. joao do rosario

    3 de Novembro de 2014 as 8:41

    vai descansar senhor… pessivo governo , aguarde k vais prestar contas com o trubunal…

  29. TAGARELA

    3 de Novembro de 2014 as 9:18

    Ó Gabriel, o sr é o homem que o povo procurará evitar o máximo possível, para não voltar a governar este país, nem que seja por alguns minutos! Vai lhe custar estar a andar em público, pelo seu péssimo desempenho ao serviço deste país nesses últimos dois anos!

  30. FLÁ SÓ

    3 de Novembro de 2014 as 15:01

    O Gabriel Costa estará de certeza as contas com a justiça, não fará muito tempo!

  31. FLÁ SÓ

    3 de Novembro de 2014 as 15:08

    Parabéns sr Mutende pelo seu brilhante comentário! Não há melhor verdade do que a que disse caro amigo!

  32. tribunal de contas

    3 de Novembro de 2014 as 15:14

    Esqueceu -se de dizer quanto custou o negocio com os navios, o motivo que até hoje nao pagou os 10% ao tribunal.Qunto dinheiro o senhor recebeu por intemedio do seu advogado e primo… Quanto recebeu e nao entregou para a campanha…

  33. Meter Demais

    3 de Novembro de 2014 as 15:23

    Por acaso este BintouDJallo é mesmo Gabriel Costa. Francamente!!Perdeu mesmo o senso de quem, ainda que mal, tenha representado o país num dos cargos mais importantes! Perdeu o discernimento. Recebeu o cartão vermelho há bocado, dos seus professores (povo)e desceu até ao espaço do Tela-Non para continuar a apanhar o cartão vermelho! Sinceramente! É um sofrimento!

  34. manuel soares

    3 de Novembro de 2014 as 18:51

    Meu caro Gabriel, seja feita a vontade de Deus e do povo de STP, o povo julgou a tua gestão a frente do governo durante 22 meses, atribui firmemente uma nota negativa, deu 33 deputados ao ADI, sancionou os partidos: o MLSTP/PSD; o PCD, o MDFM e fortemente a actuação de sua Exa o senhor Presidente da República Pinto da Costa. Quanto a gestão do próximo governo quem viver verá, e o povo estará cá para julga-lo nas urnas ou na rua, termino com a tua frase, meu caro gabriel, “Que Deus proteja São Tomé e Príncipe”!

    • Souba

      5 de Novembro de 2014 as 8:12

      Ficas a saber que quando um
      estrangero chega a um paìs para trabalhar é para encher a sua mala e regressar .Dai a 48 mêses tu me daras a resposta .disseram arroz podre agora é fuba com òkòli

  35. BintouDjallo

    4 de Novembro de 2014 as 12:54

    Meter Demais, digo Eterno Madiba, porque cobre-se sempre com alcunhas estùpidas?
    Serà que você é mesmo HOMEM, com H ? Quem se esconde em nominhos assim patéticos é “MARICON”, nao assumido.
    Seguramente que sonha em receber o P.T. nas suas traseiras, para o defender assim e querer eliminar os DEMAIS. Aposto que vocês sao numerosos a sonhar com isso, e a vossa frustraçao , o vosso odio contra os outros vem dai.
    Para que o Gaabriel vos deixe neste estado é porque , realmente,faz-vos uma enorme sombra, vocês sentem-se incapaz de enfrentà-lo, de homem à homem.Quanto aos meus comentàrios, observo que faz-vos o mesmo efeito que a pessoa do Gabriel, porque defendo este HOMEM e vou sempre protegê-lo do mal que “VOSOTROS” lhe querem.
    Digo e repito a quem quer bem OUVIR. QUEM TOCAR UM FIO DO CABELO DO GABRIEL ESTAMOS AQUI PARA RESOLVER DE TODO O JEITO.

    • atento

      7 de Novembro de 2014 as 9:43

      Meu caro Bintoudjallo.
      A defender como defende o Gabriel, só podes ser rabeta mesmo.
      Tens a certesa que não atracas de popa???
      Não serás mais um daqueles que de noite se levanta para ir apanhar onde as galinhas poêm os ovos???
      Gabriel usurpou o poder sem ser legitimado pelo povo!!!!! O que querias afinal??
      pinto da costa esse tirano comunista colocou ali o Gabriel somente para aniquilar o PT, mas DEUS é grande e o povo sabe o que quer.
      Mais uma vez toma tino moço!!!!!

  36. BintouDjallo

    7 de Novembro de 2014 as 15:07

    Nao perco tempo com RIDICULOS da sua espécie.

    • atento

      10 de Novembro de 2014 as 10:58

      Repara bem em quem é o rídiculo!!! se sou eu se és tu constantemente com observações de quem está cego de raiva pelo povo ter escolhido.
      Quem tu manifestamente apoias, teve o poder por oferta do pinto da costa e não pelo voto do povo.
      Agora repara bem nas figuras rídiculas que passas aqui.
      Vai catar-te!!!!
      Aliás eu até estou a ser parvo em te dar resposta, pois não a mereces, assim como o GC nunca mereceu estar como PM.

  37. frantz cassandra will

    13 de Novembro de 2014 as 13:42

    ja sabem para que pais ele ira esconder? porque é sempre assim na politica santomense depois da perca os gajos nao conceguem viver no pais porque razao nao sei, mas francamente…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo