Destaques

José Diogo é o novo Presidente da Assembleia Nacional

Primeiro vice-Presidente da Assembleia Nacional na última legislatura, José Diogo membro da direcção da ADI, engenheiro de telecomunicações, foi eleito no último sábado novo Presidente da Assembleia Nacional.

presidente e vice prDos 51 deputados presentes na cerimónia de tomada de posse, 46 votaram a favor da única lista encabeçada por José Diogo. 2 Votaram contra e 3 deputados abstiveram.

O novo Presidente do parlamento são-tomense, prometeu agir no sentido de conferir melhoria qualitativa as condições de trabalho dos deputados, «com instalações apropriadas de modo a que sejam mais produtivos numa perspectiva de tornar o exercício do mandato atempo inteiro com vantagens incomensuráveis para o país», declarou.

Anunciou que sob a sua presidência a casa parlamentar, vai promover reformas legislativas. Vários diplomas legais vão ser revistos para se adequarem a realidade da actual maioria absoluta. «Farão parte desse conjunto o pacote legislativo que rege a Assembleia Nacional, o pacote da Lei Eleitoral, a Lei de Protecção e de Dados Pessoais, o Estatuto da Função Pública, a Lei da Segurança Social dentre outras leis», precisou, José Diogo.

Prometeu incrementar relações com os parlamentos dos países de língua portuguesa e da região do Golfo da Guiné.

Maria das Neves deputada do MLSTP, é a segunda vice-Presidente do Parlamento. Levy Nazaré Secretário Geral da ADI, foi eleito como substituto directo de José Diogo na Presidência da Assembleia Nacional, sendo o primeiro vice-Presidente.

ADI, vencedor das eleições de 12 de Outubro ocupa 33 assentos no parlamento, contra 16 do MLSTP, 5 do PCD e 1 da UDD.

Abel Veiga

    33 comentários

33 comentários

  1. marta

    23 de Novembro de 2014 as 17:09

    sera Que LEVY NANZARE tem capacidade de ser subistituto de prisindente da assembleia . olha q ele fes na leslatura passada . vai serr vegonha na assembleia . xama PM para luta e PR banana . estamos mail . ser q Armando ser ministro da admistração territorial , mais vergonha

  2. 12 de Outubro dia do Povo de STP

    23 de Novembro de 2014 as 18:12

    que apartir desta data coisas como aconteceram em Portugal como prisão de ex primero ministro de Portugal socrates, presidente da turquia, ex prisidente de Taiwan, seja ele qual for da cor politica tolerância 0 a corrupção, STP rumo ao desenvolvimento

  3. Fernando Castanheira

    23 de Novembro de 2014 as 18:26

    A bola esta do nosso lado. Vamos mostrar quanto valemos.

    • Thomás

      24 de Novembro de 2014 as 8:38

      melhor te calares antes de dizeres asneiras.., responsabilidades absoluta isso sim!

  4. Duka

    24 de Novembro de 2014 as 0:02

    Levy Nazaré nomeado como substituto directo na Assembléia Nacional? Depois de ter tido comportamentos indignos, de ter faltado respeito á mesma A.N. , de ter insultado e desafiado o pm, o presidente…Que escándalo!
    Estámos entregues á bicharrada…..

  5. buziu

    24 de Novembro de 2014 as 8:21

    Hhahahahahahaah. Com todo respeito que tenho por esses Srs, mas convenhamos. O Sr. Diogo, presidente de assembleia? Este Sr. não tem brio pra tal cargo. Não tem perfil, não é eloquente, não desperta atenção no seu discurso. Então o ADI, está assim tão mal em gentes? E o Levy? Este puto, mal educado, não representa nenhuma referência a juventude. É só confusão, não é político, é politiqueiro. ADI deve trazer mais gentes com qualidade, com carisma e inspira respeito aos sãotomenses para o bem do País…

  6. Espirito Santo

    24 de Novembro de 2014 as 8:49

    Todos que falam mal de Levy, só traduzem enveja. O Levy Nazaré a par do Patrício Trovoada foi o polico que mais cresceu nos ultimo tempo.
    As suas posições foi por uma causa justa, foi em defesa da democracia e do povo.
    Voçes teram o prazer de conhecer a verdadeira face do grandioso Vice-Presidente Levy Nazaré.
    Esse será o verdadeiro homem do Estado na nova politica Sâo- Tomense.

    • Maculu

      26 de Novembro de 2014 as 15:27

      Meu caro, por acaso tens estado a acompanhar o que esta a acontecer com José Sócrates? É isso que é democracia. Vai lá estudar democracia.

  7. Espirito Santo

    24 de Novembro de 2014 as 8:58

    Aliás foram

  8. Dia

    24 de Novembro de 2014 as 9:33

    Para Sr. Buzio e para Sr.Duka e companhias.
    Porquê que vocês não chegaram lá. Vocês que julgam ser muito espertos brilhantes, mais estudado porquê que não foram atribuído esses cargos. Isso não é para quem quer meus caros amigos. Lutam também para chegarem lá. Inveja é que vos caracteriza muito. Fui

  9. António Silva

    24 de Novembro de 2014 as 9:44

    Não havia outras pessoas mais adequadas para os cargos de Presidente e vice-presidente!!? Embora pode-se socorrer do provérbio, quem não tem cão, caça com o gato, para se chegar a uma explicação para esta situação, mas parece-me muito lamentável estas escolhas!

  10. Gente Daqui Mesmo

    24 de Novembro de 2014 as 9:54

    Isto começou muito mal. O perfil destas pessoas eleitas é muito fraco. Se for para continuar assim é melhor o país acabar. Um homem que sacou da arma na Assembleia, que lutou que ameaçou o primeiro-ministro cessante vai ser vice presidente da Assembleia? Brincadeira tem hora, minha gente.

  11. Tito

    24 de Novembro de 2014 as 10:06

    Parabéns o Sr. Presidente da Assembleia Nacional.

    Parabéns ao ADI de ter propostos pessoas certas para o cargo de PAN e 1º VPAN.

    Sr. Eng. José Diogo. Grande homem, que coloca STP a cima de tudo. Homem de consenso, ponderado e trabalhador.

    O ADI deu um sinal que apesar da maioria que tem, vai privilegiar boas relações com os diferentes órgão de suberana.
    Boa sorte nas suas novas funções.

  12. san tome atento

    24 de Novembro de 2014 as 10:21

    parabens por essa envestedura, que exerece sua função com zelo e dedicação, colocando em primeiro o bem estar do pais.

    força e sucesso

  13. Nitócris Silva

    24 de Novembro de 2014 as 10:42

    Bom dia povo,

    Vamos ver como o Senhor Levy vai reagir todas as vezes que for chamado, para se meter a frente de um espelho.
    Contudo, até que ponto uma figura como ele não será a melhor escolha para a nossa assembleia de vez enquanto.
    Como sabemos, no passado soube enfrentar como nunca os loucos que governam a nossa casa.
    Por isso, que venham eles que Levy os mete em linha.

    Cumprimentos,

    Garra de Urso

  14. MÉ SOLO

    24 de Novembro de 2014 as 11:35

    Gostava de também deixar a minha opinião quanto a figura do Presidente d Assembleia e do primeiro vice mas antes gostava de dizer que uma das valencias do orgão máximo da casa parlamentar é a HUMILDADE.

    Felizmente o Presidente tem estas valências mais num parlamento forte tenho as minhas dúvidas se seria a escolha certa contudo o futuro dirá.

    Quanto ao primeiro vice e como mtos q me antecederam disseram, deixa muito a desejar por razões sobejamente conhecidas, não é Humilde, não é politico é politiqueiro, é arrogante, faltou lhe berço, pelo que gostava de lhe deixar um conselho, se quizer fazer uma carreira politica e como jovem que é, que mude o seu comportamento e corrija os seus defeito sporque os defeitos consegue se mudar se for fetio, é melhor fazer outras coisas e deixar politica para os politicos. A Politica não se faz com radicalismo, todos que foram radicais na politica não tiveram sucessos.

  15. Felisberto Bandeira

    24 de Novembro de 2014 as 13:27

    Eu espero bem que esses Indivíduos(Deputados) saibam representar condignamente, as funções que lhes foram confiadas ,porque fizeram uma declaração, um juramento, perante Deus perante a nação e perante o mais alto Dirigente da nação,cumprir e fazer cumprir a lei,embora a lei já foi violada com já vem sendo o curtume na Casa da Lei, assim sendo, Peco a Deus que vos ilumine desperte, e vos oriente no sentido de representar os vossos distritos como foram mandatados servindo com dignidade ,amavelmente,e sem ambiguidade ,e bom mencionar ,que os Deputados eleitos não foram eleito para representar Homem agindo como Robôs teleguiado ,que são capazes de vender almas e o Pais ao Diabo, a troco de Pactos, Ganancias ,Ambições,etc etc etc Que Deus nos Proteja de todas as maldições

  16. Mé Pó Feladu

    24 de Novembro de 2014 as 15:17

    meus caros comentadores pelos vistos estao todos com a dor de cotovelo mais a culpa é vossa que nao souberam fazer as coisa respeitando a vontade popular mesmo com minoria deviam deixar a legislatura ir ao fim quiça quem sabe seriam os senhores a ocuparem estas pastas que esta a deixar inveja odio bem claro da vossa parte os empossados mal sentarm no cadeirao ja estm a ser julgados convenhamos o povo decidiu ta decidido em vez de estarem a perder tempo como andaram os troikas em vez de trabalharem passaram o tempo em maldiçáo ai vai um conselho começam a arrumar as vossa casas pensando em estragia para o proximo embate em vez de estar ai com besteiras viva democracia viva STP viva o povo o pilar da democracia tem que ser respeitado fui

  17. Mé Pó Feladu

    24 de Novembro de 2014 as 15:24

    Meus parabens ao Sr Eng josé Dio e Levy nazaré pela investidura que trabalhem com muita coragem em prol de uma justiça social para STP PARABENS

  18. fai

    24 de Novembro de 2014 as 15:28

    Agora já estou acreditando que S. Tomé não como crescer. Não sou do ADI mas depois das eleições eu tinha alguma esperança de ver o meu país crescer. Mas com as eleições destes Senhores para Presidentes e Vices residentes da AN conclui que S. Tomé já foi. Levy Nazaré vice Presidente da AN. ADI está a brincar com o Povo.

  19. Valuma

    24 de Novembro de 2014 as 15:52

    A AN está entregue a bandos, começando pelo PR da AN que nem sabe falar português. Acho que seria melhor mudarmos a língua, ou adoptar o dialeto como língua no parlamento. O Levy mal criado, os deputados cometendo crime por falso juramento. enfim…
    Santomé valê nóm!

  20. labu suzu

    24 de Novembro de 2014 as 19:05

    ADI LEVY NANZARE E PATRICE TROVOADA não gosta de povo nen de domocrsacia . comloca um PSICOPATA com vissi presindente de assemblia . a democracia esta perdida . os partido da oposição não vai ter voz na assemblia . nen PT vai apresenta conta a assembleia

  21. Duka

    24 de Novembro de 2014 as 19:41

    O presidente da A.N. é congoles (pelo menos tem a mentalidade), o vice-presidente da A.N. é mal educado e incontrolavel, o suposto pm PT é gabones, todos exprimem-se muito mal na língua de contacto de STP. Continuem….veremos brevemente o resultado!

  22. labu suzu

    24 de Novembro de 2014 as 19:46

    na tomada de posse dos deputado em discurso do PR TP esta a ver com olho de diferente

  23. arelitex

    24 de Novembro de 2014 as 21:36

    nâo estamos a falar de suplentes ,mas sim de alguém que subiu degraus . desejo-lhe bom trabalho e bom desempenho e uma liderança de vitórias senhor José Diogo . boa sorte e um abraço .

  24. PÂNTANO

    24 de Novembro de 2014 as 22:17

    que vergonha, essas caras de antigamente estarem a manipular desde sempre o bem do povo. o estado Santomense desendo dignamente, ate quando? Diogo Homem com vários processo, devido a máfia da campanha,quase ia ser morto por enganar pessoas, esse POVO TEM UMA HISTÓRIA TRISTE. nunca nem 10 anos, se o Patrice não corrigir esses erros, não ira a ver uma próxima vez.

  25. joga

    24 de Novembro de 2014 as 22:18

    Meus caros é com muita vergonha que leio certos comentariacomentarios. Por isso é que o país não muda. Ao contrário do que pensam o sr presidente da AN, ele é uma pessoa muito culta e como tal merecedor do cargo. Ele pode até não falar bem o português, mas quem dera a muitos terem os conhecimentos de línguas que o mesmo tem, é normal que ele tenha uma dificuldade ao exprimir o português visto que sabe falar 6 línguas. Será que os que mal dizem do sr teria a capacidade de obter o cargo recorrente?! Melhor pensar antes de estar a parlapiar do que não sabem. Boa noite…

    • Tchuka

      28 de Novembro de 2014 as 23:24

      Ousar dizer que o Diogo, digo, Baluba,fala várias linguas, é gozação, espero.Ele então, não domina nenhuma. Acho, que o Baluba, é maladro, aldrabao, como um congoles, porque o são-tomense não é assim, e por cima nao raciocina como são-tomense, não fala portugués, para além de lingala, e de frances. Lá vai ele poder consumir litros e litros de Whisky e outras “gazosas” de 40graus.
      A nova equipa do governo P.T. /ADI , parece-me ter muitos “gurus corruptos”. Vai ser um espectáculo…sucessoes de acontecimentos, uns mais escandalosos que outros. Que maravilha!

  26. terra dos outros

    25 de Novembro de 2014 as 10:56

    Meus parabéns aos Srºs. José Diogo e levy Nazaré, respectivamente Presidente de Assembleia Nacional e Vice Presidente, o que tenho a honra de informar-vos que nós os Povos Santomenses lutaram até conseguimos a nossa vitória, que os Srºs. devem aconselhar os Sres. Deputados e Secretários da mesa do ADI, para não esquecer do Povo que mandou na Urna, porque os Deputados não é só para representar o Partido mas sim o Povo, o povo quer empregos, comidas, vestir,estudar e também boa vida, etc. Avante o ADI, força (meu colega Levy)

  27. terra dos outros

    25 de Novembro de 2014 as 11:31

    OBS: Onde se lê “lutaram” deve-se ler “lutamos”,

  28. observador Atento

    25 de Novembro de 2014 as 11:41

    E depois? Quando eh que formam o governo. Vao esperar ainda mais 30 dias? Sera que isto tudo eh uma bricadeira de garotos?

  29. alberto borges

    25 de Novembro de 2014 as 12:10

    Eu sou de opinião que ADI deveria indigitar o Deputado BOA MORTE para cargo de Presidente ou 1º Vice Presidente da Assembleia.

  30. albertino dias

    25 de Novembro de 2014 as 20:06

    Crédo,uma cerimónia tão importante desta no país TVS não conseguiu fazer uma transmissão direta para povo ver tudo isto só porque um técnico estava de féria,mais ninguém conseguiu fazer. que vergonha. Por isso que eu vi na entrevista de engenhero frederico umbilina que ele dizia que tecnicos de tvs contenta muito com pouco,na verdade ele tem razao. Por isso mesmo gente para gente ter nova televisão tem que formar mesmo tecnicos. há muita gente lá na tvs que tem maninha que sabe muito mas tresultado é isto que passou na assembleia na tomada de posse de novo presidente e deputados.ainda mais, vem apresentar uma gravação de porcaria para gente ver. Por favor tem que mandar toda esta gente que está la estudar senão não tem como enfrentar televisao moderna.
    A.D

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo