Patrice Trovoada chumba projecto da nova cidade de São Tomé e não só

O projecto de prolongamento da cidade de São Tomé, cuja primeira pedra foi lançada em Outubro último recebeu o sinal de STOP do Primeiro-ministro Patrice Trovoada.

pedraA empresa chinesa, Guangxi Hidroelectric Constrution Bureau, que assinou com o Estado são-tomense, acordo para construção da nova cidade, deverá desistir de montar os estaleiros, como prometeu fazer no dia do lançamento da primeira pedra. «Nossa cidade precisa de muito cuidado e muita atenção. Daí penso que uma nova cidade não é prioridade», declarou o Primeiro-ministro, numa conversa com 3 jornalistas integrantes de um novo Programa da TVS.

No entanto o Chefe do Governo, deixou aberta a possibilidade de se realizar construções para desconcentrar os órgãos do Estado. Uma ideia antiga do seu Governo, que segundo Patrice Trovoada poderá ser realizada. «Podemos pensar em alguns polos. Tínhamos pensado numa cidade administrativa, concentrar a administração num local particular, mas uma nova cidade não. Temos que tomar conta da cidade de São Tomé que é a nossa capital em primeiro lugar», reforçou.

Cai por terra o projecto de prolongamento da cidade de São Tomé por mais 211 hectares. Um projecto promovido pelo Grupo de Inventimentos e Projectos Angolanos em São Tomé e Príncipe (IPA), que trouxe a empresa chinesa Guangxi Hidroelectric Constrution Bureau, para investir na construção da nova cidade.

geral-cc-300x215Por outro lado, as obras de Construção do Centro Comercial de São Tomé, no centro da capital,  estão a ser analisadas pelo Governo. Um investimento privado de um grupo empresarial da República Popular da China.

As obras lançadas em Julho passado, estão bem avançadas e já mudaram o aspecto do largo da Igreja da Conceição. O edifício que deverá ter 3 pisos, pode vir a receber o sinal de STOP, caso o estudo e avaliação em curso pelo Governo de Patrice Trovoda, apontem para este sinal. «Queremos perceber tudo o que aconteceu a volta do terreno, das vias que foram fechadas, porque mais uma vez no nosso país as pessoas não assumem responsabilidade», afirmou Patrice Trovoada.

O Primeiro-ministro, disse que ocorrem muitas situações danosas no país, no entanto reconheceu que «algumas situações podem ser corrigidas e outras não».

Na análise das situações danosas, Patrice Trovoada, destacou a atribuição dos terrenos do Estado para fins privados. «Do aeroporto até Fernão Dias praticamente já não há terreno do Estado e são sempre os mesmos. São 20 a 50 hectares. Da voz de América até Santana o Estado já não tem terreno, 20, 50 hectares para cada um, as mesmas pessoas, não quero falar de nomes», desabafou.

No que concerne aos terrenos do Estado alegadamente atribuídos a terceiros, o Chefe do Governo que diz ser da mudança, prometeu analisar caso a caso. «Os terrenos que não tiverem projectos reais serão retirados», assegurou.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    manuel vicente fernandes de sousa Responder

    Decisão idónea. Isso sim é governar com rigor. Os terrenos são pertença do estado, não podem ser alienados abusivamente e sem qualquer beneficio para o país.

  2. img
    António Silva Responder

    Este país nunca mais arranca e quando arrancar será terá décadas de atraso. Não contesto a atitude do governo; fez-se tanta coisa má neste país e continuamos no “faz-se e refaz-se”; pratica-se muito o ” bô cá tlabá bilá começá”.
    Porquê? Porque não se trabalha com base em nada, sem ideias, sem visão do futuro, sem continuidade, sem responsabilidade e sobretudo sem competência. Vai-se fazendo. Quando está o partido A no poder, compromete-se isto e aquilo e o partido B quando sobe ao poder, desfaz-se de tudo. Andamos nisto há vários anos e o comboio já passou. Temos exemplos mais recente como Central Fotovoltaica (não ouço mais nada), Barragens Hidroeléctrica (previsto 3), Porto de Águas Profundas, etc, etc.
    Não se pode admitir praias privadas, mas uma coisa é certa; também deve-se educar as pessoas, porque quem investe num determinado lugar pretende vê-lo bem tratado. Deve-se impor regras.
    Os investidores classificam-nos como não sérios e de certeza que muitos vacilam em investir. Infelizmente.

    • img
      Lupuye Responder

      Tocaste num assunto muito importante: “Não se pode admitir praias privadas…”. As praias nunca deveriam ser privadas. Elas pertencem a todo o povo e se alguma empresa construir algo como por exemplo um hotel ou algo parecido, deveria construir uma via de acesso a praia e permitir que as pessoas banhem nela sem nenhum custo. Isso implicaria educacao das pessoas para nao deixarem lixo,etc, nas praias mas nao se deve privatizar as praias. Elas sao poucas e devem beneficiar o povo todo.

  3. img
    kwatela Responder

    Nunca o país vai avançar
    sr primeiro ministro,os compromissos em nome do estado teem que ser respeitados
    Se assim nao for estaremos sempre a começar. Hoje o sr diz não a algo que estado tem que fazer mais cedo ou mais tarde e pelo que percebi é uma parceria público privado, amanhã quando o sr deixar o poder(talvez sr pensa eternizar-se no poder) virá outto governo e deitara abaixo tudo o que o senhor construir e lá vamos nós começar de novo. Por favor dé continuidade aos projectos estruturantes que o país precisa. Stp não pode continuar a viver ao sabor dos políticos e politiqueiros. Este projecto seria uma boa oportunidade para que os cidadãos da Diáspora investirem no país adquirindo imóveis e muito mais.
    Repense sr primeiro ministro.
    Boa governação!
    Bem haja.

  4. img
    Lede di Alami Responder

    Vinganca e a forma dos politicos governarem STP

  5. img
    Joazy Responder

    Amem! bjis a todo povo de São Tome e Principe. Jesus vos abençoe.

  6. img
    Albertino da Boa Morte Francisco Responder

    Na minha opinião, Patrice Trovoada é o dirigente partidário mais corajoso que este país conheceu. Determinado, mesmo não possuindo todas as valências de que se necessita para governar, sabe o que quer, como quer, com quem quer. Isto é o que importa na liderança política. Agora, no que toca às suas opções políticas, acho que ele deve levar avante a sua política de vingança. Acho que o que o Patrice deve fazer agora é, primeiramente, deitar tudo abaixo, meter fogo nas ruínas e deitar cinzas ao mar. Arrazar a vida desses dirigentes políticos cobardes, ingratos e invejosos. Matar todos os parasitas e varrer toda a administração pública. Substitua pessoas, senhor Patrice Trovoada, não importa quem seja, e meta no lugar as pessoas que acreditam na divindade de Vossa Excelência! São ingénuos? isto não importa. Despreparados? Não importa. Inexperientes? Não importa. Cobardes? Ui, também não importa. Quanto tiver a limpeza concluída, mate todos os políticos do MLSTP, PCD, MDFM, PEPSI, PND, queime as suas sedes e barracas e meta fogo nas suas casas! O importante é que seja o senhor a mandar sem oposição. E para colocar a cereja sobre o bolo, meta chifres e cornos em todos os homens sob o seu comando! Esta é na minha opinião, a coisa mais interessante que o senhor tem feito como chefe. Meta chifres nos seus comparsas! Se quiserem o cargo, têm que entregar a mulher! Bem haja!

    • img
      Pires Responder

      Este ficou doido!!! Completamente doidão!!! Alguém que interne este Sr.!!! Está a incentivar violação coletiva? Isso é que é governar e desenvolver STP?? talvez a sua mulher queira outro em vês de estar consigo…talvez esteja consigo porque está escravizada…

      • img
        Albertino da Boa Morte Francisco Responder

        Senhor ou Senhora Pires, se não conhece Albertino Francisco, pelo menos aprenda a ler. Só tem uma vida, pelo menos aprenda o suficiente para cuidar dela! A interpretação leviana que faz do meu texto é um exemplo paradigmático da interpretação que faz do cenário político deste país. Deixe-me dizer-lhe que a sua visão do mundo é míope, muito deficiente. O mundo não é assim tão óbvio e, portanto, não pode ser percebido de forma leviana. O mundo é muito complexo, subtil, oculto, e por isso, deve ser interpretado. É preciso saber ler o que nunca é escrito; é preciso saber ver o que não é visível. Sabe, é uma pena que o tempo é tão curto e eu tenho que dormir para acordar cedo para mais um dia de trabalho. Se não percebeu o que eu disse nem o sentido do meu texto sobre esse MONSTRO QUE SE CHAMA PATRÍCE TROVOADA, então, mate-se! Morra de uma vez! Cometa suicídio! Eu não tenho a obrigação de lhe ensinar a ler nem a interpretar textos! Bom Natal!

    • img
      CORTANASCE Responder

      ….e é o Albertino Boa Morte, o MAIOR ENGRAXADOR de botas que STP conheceu.
      Quanto lhe foi pago para este elogio “falsioso”?
      Eis o que faz progredir o pais…individuos ignorantes, oportunistas, “vira casacas” como você, cujo o numero nestas pequenas ilhas é infinito!!!

      • img
        Albertino da Boa Morte Francisco Responder

        Senhor ou Senhora CORTANASCE, se não conhece Albertino da Boa Morte Francisco, pelo menos aprenda a ler. E como vê, eu não me escondo atrás de nomes falsos, nem tenho medo de quem quer que seja. Os dirigentes do passado e a vida lhe ensinaram tão mal que não consegue perceber nada que não seja óbvio! Eu não vou perder o meu tempo a explicar-lhe o sentido do meu texto. Se quiser saber mais, leia e releia-o. Se mesmo assim não perceber, mate-se! Cometa suicídio, porque, se não o fizer, vai viver como escravo a vida inteira. Tenha um santo Natal!

    • img
      Osmar Responder

      Oq é isso muito rancor,mude a ideologia homem !!!!!!!

  7. img
    Cobra branca Responder

    Só vão continuar os trabalhos quando o PM receba sua parte.

  8. img
    Nitócris Silva Responder

    Senhor Guilher Santos

    Amigo Capita anda muito preocupado com o campo de bola do parque da Trindade, deste que Patríce Trovoada falou em construir mais um liceu, que ele vai para cama e só lembra do dia em que foram jogar no campo de Uboa Flor, em que em de vez de chutar a bola, o dedo acertou na pedra.
    Contudo recorda dos fins de semana no Campo Zé Cangolo, serem dias de emoção, em que grandes figuras do nosso futebol, como Buter, Juca, Gapa, Helder, João Seria, Calu Mendes,… faziam estragos nas redes dos adversários.
    Decidiu ir ao bar Mezóchi na Trindade beber uma cerveja, quando ele ouve Trochemba de Obulongo dizer que desta vez vão deitar a igreja da trindade abaixo, para se contruir o novo Liceu, e que a empresa de construção vai dar comissão à igreja e ao estado para caridade.
    Por causa disso toda gente pegou no seu manchi e está a ir para frente da igreja impedir a demolição, nenhuma máquina vai tocar na igreja.
    Capita largou a cerveja Cuca que estava a beber e foi a loja franca comprar também um manchi, porque não concorda também com a demolição.
    « Mais uma construção inteligente».
    Haver vamos se o projecto da nova cidade de São Tomé não avança, aí di nem.

  9. img
    buek Responder

    Acho que os projetos devem ser analisados caso a caso; como referiu o Sr Patricio, Não é de certeza prioridade construir nova cidade em são tomé, pois devemos é melhorar a atual cidade de São Tomé, construindo novos polos. Relativo aos terrenos de Estado, tem havido um roubo desses terrenos, por parte de senhores que ocupam cargos públicos, pergunto eu, que terreno terá meus netos? os terrenos de Estado devem ser usados para gerar receitas para Estado, e não para alguns criarem seus bois, e cabras, em que não paga estado nenhum imposto. Não se aceita por exemplo, que o Guilherme octaviano, tenha 50 hectares de terras, em área que começa na Vos de América até Santana,. pergunto eu; oque ele fez para São Tomé, para merecer este terreno?
    Bem Haja são tomé.

    • img
      Pires Responder

      Quantos hectares de terra tem o atual 1º Ministro conseguido do Estado? E a praia que ele tornou privada, que ninguém tem acesso? Esqueceram que a praia é um bem público? Só ele e os seus podem ter terras do Estado? Todo s santomenses têm direito!!!

      • img
        Jambatuto Responder

        Este individuo, PT, é um ditador, abusado, arrogante e incompetente…sem diploma, nem estudos, o BANDIDO .
        Sao os Varela, Levy, Agostinho etc, que fazem funcionar a inteligência deles(do que é intelectual…), e depois dao a “papinha” toda feita ao imbecil, que so tem a ESPERTEZA para o cambalacho, o maldito CORRUPTO.
        Quero dizer, que o seatdo de STP, deve-se a todos os dirigentes que tiveram no poder …nao ùnicamente ao Manuel Pinto da Costa , mas sim ao Miguel TROVOADA, Fradique de MENEZES, PT, Rafael Branco e toda a corja!!!
        Que parem com esta de querer atribuir a “PALMA DE OURO” a uns (oportunamente)e a outros a “PALMA DE ODIO”, dando-lhes mà nota…todos têm 0/20, nenhum é melhor do que o outro…uns sao apenas menos maus do que os outros!
        Dà para compreender, o que vai escrito, gente!?

    • img
      vai-tu Responder

      E o SR. DR. ALCINO PINTO?
      Um lote, uma habitação, mas é preciso cumprir com o que está estipulado pela regulamentação, o que nunca cumpriu e tem muitos.
      Porque é que não aplicam o que está estipulado pela lei e retiram a ele, e a muitos outros que têm vários títulos e não fazem e não dão a possibilidade de outros fazerem?

  10. img
    Lucumi86 Responder

    Mais uma vez o país começa de zero. Vem um novo governo e deita abaixo ou ignora o que encontrou. O que é mais lamentável é que não consegue fazer melhor. O XIV do Sr. Dr. Partice ficou mais de dois anos a vender fantasias e a destratar os que não pensavam como eles, coisa que parece ter voltado. Apesar das atrocidades, ataques e desmandos promovidos pelo ADI na oposição fora e dentro do país, o XV Gov da troika de per si bastante condicionado, apresentou resultados credíveis e em execução. Do Dr. Patrice só se conhece vitimização. “Não fiz porque não me deixaram”. Alguém deixou outros que la passaram fazer algo? Quando se quer, faz-se. Vem nos dizer que não avança com o projecto da nova cidade totalmente auto-financiada pelos privados, com imensos ganhos em empregos, habitação e dignidade para as pessoas e jovens principalmente, para o turismo, porque existe muito trabalho por fazer na cidade actual? O que é que uma coisa tem a ver com outra? Isto é política? O Sr. PM Que faça os tais trabalhos por fazer na velha cidade e deixa que os outros tragam cidades e bairros alternativos. Talvez para si, Sr. Primeiro Ministro, os mais jovens que não têm casas na Rua da Caixa, Bairro 3 de Fevereiro como o seu pai que tem uma rua toda para ele e muitos outros da Primeira República, ou como o próprio Sr. PM que sim pode viver em residências e bairros de luxo, fechado em condomínios, todo saneado com estradas e outros serviços, espaços para crianças se divertirem em segurança fora e dentro do país, estes mais jovens, não teem tal direitos nem podem ambicionar a tanto. Só merecem casas em bairros de lata sem saneamento sem estradas, sem serviços básicos ou nos prédios mal acabados isolados e sem urbanização. O Sr. PM sim pode vir depois em campanha tomar banho de caneca, um dia, em casa do povinho e rir-se depois, achando que fazendo isso, o Sr. PM já é uma pessoa feliz, pois viveu um dia como povo vive. Só mesmo nós para lhe permitir tamanha falta de consideração. São coisas como estas que fazem com que Sr. PM diga por ai que nós os santomenses não merecemos consideração nem respeito nenhum. O Sr. PM deve estar a rir-se novamente das pessoas como sempre o fez, pela maneira como trata aqueles que diz ser seus conterrâneos mas que distancia-se dos mesmos sempre e alegando não ser como eles. Dr. Patrice pensa que vai continuar a enganar as pessoas? Por quanto tempo? O mesmo povo que Vos elegeu não tardará muito e será o Vosso verdugo. Lamentavelmente para STP, pois sabemos, que de STP o Sr. Somente quer poder para exibir aos seus amigos ricos e filhos de papa e chegar a Presidência da República e vingar-se deste povo que tanto odeia.

    • img
      CORTANASCE Responder

      Lucumi86, você é HOMEM dos HOMENS, eis a verdadae VERDADEIRA. Assim é que um homem com coragem deve falar…ousar denunciar, apontando no REAL, na constataçao, mesmo se nao fôr ouvido de imediato.Sao estas atitudes como a sua, que podem permitir o avanço do pais e nao os que recebem o BANHO do PT!
      Força, continue e que vamos nos aqui da diàspora, apoiando e se necessàrio intervir.
      Estàmos juntos!!!

  11. img
    manuel soares Responder

    Meus caros compatriotas bom dia, eu quero vos dizer que estou de acordo com a decisão do primeiro ministro e do governo, nada de cidade nova enquanto não requalificarmos, reconstrirmos,redimensionarmos e atendermos as qualidades materiais, paisagísticas, de construção, de saneamento básico, das populações, de segurança de circulação de pessoas e bens , da vida na velha cidade (actual)só depois disto podemos partir para outras aventuras, se não resolvermos estes como podemos dar prioridades as outras. Pergunto, esta nova cidadde é para construçºão de casas sociais para os jovens a preços módicos??? Por amor de Deus, tenhamos tino nesta nossa cabeça , ainda por mais pensava-se em destruir o último pulmão verde perto da cidade capital. Santo Deus, tanta falta de inteligência!

  12. img
    manuel soares Responder

    Quanto ao assunto de terrenos do Estado que andam por ai a serem desbarratados bem como obras sem licenças e projectos não avaliados a não avalizados aprovados cientificamente e legalmente, vamos ser justos, lei e ordem, dóa a quem doer, vamos dar ao césar o que é de César, vamos repartir e redistribuir o que é de todos nós, e nada de uns comerem tudo e até terem o direito de venderem para o estrangeiro o que é publico e andarem por ai a aroutar como novos ricaços de STP. Justiça justiça justiça que os bens dos nossos filhos e seus direitos não fiquem desde já hipotecados por causa da ganância de uns meninos!

  13. img
    Credo Responder

    Obviamente que deve ser chumbado porque o país tem Problemas basicos que ainda nao estão resolvidos, por essa razão a construção da nova cidade não deve estar na lista de prioridades de STP…

  14. img
    Povo Responder

    Muito bem ,precisamos de um PM firme e ciente nas sua decisões.Vamos levar o Nosso País ao bom Porto.Acho ,contudo,que a Obra do Centro Comercial São Tomé deve continuar. Acredito que este Governo saiba fazer mais e melhor para o bem estar do POVO. Bom Natal e um Prospero ano Novo a todos

  15. img
    NKM Responder

    Não pertenço nunhuma cor partidaria, entretanto estou de acordo com o PM, quando ele diz que quer organizar as coisas de forma a ser mais transparentes possiveis.Mas todavia gostaria que analisasse bem as obras de construção de Centro Comercial em curso que está bem avançada, tendo em conta que São Tomé precisa desses tipos de infraestruras;cria emprego,cria riqueza para o país.Trabalhe de forma consciente , sem odio, sem demagogia , auscultando a oposição, as pessoas para que comecemos a dar um paço para frente.QUE DEUS ABÊNÇOE O NOSSO PAIS.São Tomé precisa de infraestrutaras socio-economicos , precisa mais Liceus , apostar na formação qualificada dos nossos profissionais,etc.

  16. img
    Tito Responder

    Concordo pleinamente com a suspensão do projecto de alargamento da cidade, projeto alias, cuja a pedra foi lançada desde Outubro e nada se fez até então.

    Concordo porque não devemos continuar a construir sem um plano diretor que faz a organização espacial dos usos do solo urbano, das redes de infra-estrutura e de elementos fundamentais da estrutura urbana, para a cidade e para os distritos, planos esses que devem ser definidas para curto, médio e longo prazos, e aprovadas por lei pela Assembleia Nacional na base de um consenso entre todos os partidos lá representados e a sociedade civil.

    SE não começarmos a planear, traçando as vias e metas futuras estaremos desgraçados. São Tomé tem que parar de fazer as coisas a belo prazer de pessoas individuais que só avançam em projetos que lhe permitem receber varias comissões.

    Como se diz que este projeto de alargamento da cidade agora cancelado pelo XVI Governo (SABIA DECISÃO), se é privado, tem financiamento garantido, porque é que ainda não começaram as obras. Só lançaram pedras, como forma de caçar votos, e deu o que deu.

    Primeiro Ministro, concordo com a decisão do seu governo. No entanto é primordial que o Senhor contrate consultores internacional e nacional para definirem um plano diretor para o nosso País, está equipa deverá fazer uma consulta publica alargada e uma vez o documento feito deve ser apresentado a todo o povo e ter força de lei.

  17. img
    Che Responder

    País real versus país ficção. O país real… de Direito Democrático,pode continuar com um P.M. que não esclarece nos tribunais diversas acusações? O país real… de economia transparente e legal, pode viver acetando dinheiro de origem duvidosa? Pode-se analisar o país real sem ter em conta estes assuntos e esclarecer os mesmos para o “Povo pequeno”, sem que se confunda país real com país ficção?
    País ficção versus país real. Pode o país real, o país necessitado de modernização, emprego, infraestructuras… meter um STOP a um projeto de cidade que, na altura de país ficção das elecções, se espalhava que era mentira, pode o país real meter un STOP a uma mentira sem manipular a opinião publica? Agora, no país real não é mentira?

  18. img
    "Nós por cá e a nossa maneira" Responder

    …..falar é fácil..fazer é complicado…assim vai ser e assim será desde que mundo é mundo. Todas as medidas são boas até se provar em contrario. Esperemos que o que for dito hoje, não se transformará em “tudo o que o vento levou amanhã”. O povo é paciente e vai aguardar sentados e espreitante que dias melhores amanheçam sem o vendaval……isto aqui é SANTO TOMÉ….VER PARA CRER.

    …….haver vamos…..

  19. img
    santola Responder

    Qual é o problema de avançar com a cidade nova se já tem financiamento? Este país vai ficar sempre para trás. É muito triste não haver continuidade de projectos tão bons, como este da nova cidade. Os nossos políticos têm que entender que STP é de todos os santomenses, não pertence a nenhum partido politico.

    • img
      Maria Não Da Responder

      Se já tem financiamento, porque nenhuma obra ainda não saio do cão? Nem pelo menos a limpeza e a viabilização da zona de construção?

      Será que tem mesmo dinheiro? Ou se tratou de uma mera propaganda politica? Que alias o povo chumbou com 60% de votos contra?

  20. img
    Fokoto Responder

    É um absurdo essa decisão de por um STOP no projecto de nova cidade vindo de quem quer transformar STP em DUBAI.
    Eu não faço e nao deixo outros fazerem.
    Sempre empatafo….
    Será que houve algum estudo conclusivo de que essa obra seria prejudicial ao nosso País?
    Pode-se explicar em quê esse alargamento da cidade prejudica o nosso povo?
    Será que o financiamento da mesma será transferido para obras de requalificação da nossa actual cidade?
    Que demagogia!!!!!!!!
    Um dia o Senhor do alto vai livrar este povo ingênuo dos tentáculos malignos da falsidade.
    Não tardará, visto que a verdade é como o azeite.

    • img
      CORTANASCE Responder

      Gostei bwwwwwwwééééééééééééé!

  21. img
    Ludger Carvalho Responder

    Necessidades basicas sao benvindos, começando com um novo hospital e melhorar o atual

  22. img
    Eu Responder

    Se fiquei dececionado com a “entrevista” ficção do PT, fiquei enojado ver um tal de “comentador” a falar agora no telejornal. Ê kô n’guê ku kiê ni pó!
    Que pena. Parece autentica caixa de ressonância, só para encontrar um lugar de comentador. Fantoche!!!

  23. img
    rui Responder

    nova cidade éra boa obra de anterior governo q pensava no futuro e dezenvolvimento de STP .como é pocivel esta obra ser chumbada .esta obra ia da milhar de posto de imprego a muito jovens. este governo ñ pensa em povo q lhe elergeo

  24. img
    Estamos tramados Responder

    Começo em primeiro lugar a felicitar o grande comentador Olivio Diogo pela forma como domina um tacho para si. Convenhamos. Nao se esqueça que PT ja disse que nao aceita lambe botas.
    Em segundo lugar manifestar o meu descontentamento pela forma com STP real tem conduzido a entrevista. Para quem entende foi uma entrevista encomendada e preparada Com PT. Porquê apenas a presença de tres figuras da ADI? Onde está a grande jornalista São Deus Lima e Abel Veigas? Só porque são para PT personas não gratas? Vomos todos repudiar a existencia de STP Real. Porque nao perguntaram ao PT como esta o seu caso de branqueamento de capital na justiça? Porquê que não perguntaram ao PT como está o tribunal a lidar com o seu caso de Golpe de Estado em colaboração com Cóbó? Porquê que não perguntaram PT onde ele viu meio milhão de dolares que entregou a um alto funcionario do BGFI para depositar em nome dele no Gabão?Quero desafiar o PT a ir a justiça esclarecer esse caso.
    Perguntem ao PT quanto custa a renda da casa onde ele vive no Condominio Pestanas e quem está a mammar o pagamento dessa renda se não é o povo? Vamos ter que lavar muita roupa na rua. Vamos ter que perguntar ao povo se a loja do berlindo vende arroz. Como é que ele na altura do governo do PT recebeu 1000 sacos de arroz. Vamos saber onde foi 14 milhoes de dobras da venda do arroz para suportar as eleiçoes.

    • img
      Camarada Responder

      Este individuo, Patrice Trovoada, vive rodeado de LEMBE BOTAS professionais : Afonso Varela, Lévy Nazaré, Agostinho, Baluba…

  25. img
    Maria de Fatima Santos Responder

    «Do aeroporto até Fernão Dias praticamente já não há terreno do Estado e são sempre os mesmos.” Concordo plenamente! Mas faltou referir-se tambem ao troço de Fernao Dias a Praia das Conchas. Esqueceu-se???

  26. img
    kwatela Responder

    Zeme Zeme Zeme
    Deus proteja São Tomé
    Por favor Senhor meu Deus não permita que ódio e vingança reine no nosso país.
    Senhor somos todos parentes.
    Instale amor entre os santomenses por amor ao teu filho Jesus.
    Bom Natal a todos.

  27. img
    Barão de Água-Izé Responder

    Parabéns a P. Tovoada pela excelente entrevista que deu. Parece que STP tem um politico que vai
    enfrentar com coragem e de frente os problemas que nos afectam.
    O combate á pobreza com a revitalização da economia e imposição de disciplina ao Estado, devem ser os objectivos principais.
    Não é aceitável que passados tantos anos da independencia não haja, por exemplo energia, água potável e saúde constantes em todo o País.
    Votos e no seguimento do que disse o 1º Ministro,
    não falte força à ADI com o apoio dos políticos dos restantes partidos que não aceitam a mediocridade e pobreza reinantes.

  28. img
    Lima Responder

    Estou curioso em saber como funciona os encargos de obras e contractos em STP. Senhores que andam a brincar com a coisa publica:
    o cancelamento de um contrato para criar outro mesmo que seja mais barato ou mais beneficioso deve tomar em conta “o penalty fee” pois os vencedores de contracto podem exigir penalizacoes! Caso nao existe esta clausula nos contractos em STP, eh muito muito mau! sinal de falta de responsabilidade e ma gestao. Sinal de muita brincadeira…

  29. img
    povo pequeno Responder

    Porque tem que ser Patricio Trov a decidir sozinho pelo povo? Porque não se faz um referendo perguntando ao povo se quer ou não a cidade nova, mostrando clar, os prós e contras desta mesma construção. Como é que só um homem pode decidir o futuro de um país? Não pode ser, dá a César o que é de Césa. Mesmo as pessoas que votaram ADI devem puxar orelhas aos governanantes quando eses estão no caminho errado, pois pelo facto de ser meu partido, não significa que tudo o que fazem está certo. Temos que ter capacidade de analise. O cancelamento do contrato pode significar milhões de dobras que o nós santomenses teremos que pagar aos investidores.

  30. img
    da trindade Responder

    Que pena sr.primeiro ministro eu acho que o sr.vai transformar stp numa selva e nao dubai como o sr.tivera dito. O pais nao te pertence deve respeitar os outros e deixa de odio .O povo quer uma cidade nova para aumentar o turismo e outros .Quer fazer turismo na mata..?

  31. img
    Tropa Responder

    Falamos tanto de mudança, é uma pena porque País vivi mudança desde 1991 à quantos tempo, começou com Pais, que ocupou as raça todas que hoje esta a mosca… Deixa odio que não leva o nosso querido País a lado nenhum, é uma vergunha com tanto tempo de mudança que não mudo a vida do povo, mais sim de Senhores. Um dia todo isso vai acabar. É triste o que passa neste Pais

  32. img
    Leunam Arievarat Responder

    Eu particularmente, concordo com essa atitude. Uma nova cidade seria boa se a situação do nosso país estaria bem encaminhado. Como construir nova cidade quando não temos água, luz, hospital, saneamento, rede de esgosto, etc. Quanto aos terrenos de estado que foram dados ou arrendados (se assim posso dizer) aos estrangeiros, é um assunto que eu acho que deve ser averiguado sim, para se apurar em que condições esses terrenos foram parar às mãos estrangeiras. Porque se não resolvemos esse pormenores hoje, amanhã poderá ser tarde de mais e nosso filhos e netos para poderem irem as nossas praias, terão que pagar uma propina o que não é aceitável…
    Não devemos esquecer que o nosso vinho de palma é extraído ás gotas assim como a felicidade e entendimento estão nos pequenos detalhes.

  33. img
    Mé pó Responder

    Acho que há uma certa confusão, as pessoas não estão esclarecidas sobre o projeto da nova cidade.os actuais governantes devem chamar os investidores para esclarecer os objectivos do projecto.
    Tudo quanto me apercebi,o nosso País escola, só vai ganhar com o desenvolvimento do projecto, criando muitos postes de trabalho,habitações de vários níveis, hospitais,e não acarreta grandes responsabilidades financeiras da parte Santomense.
    Pensem bem!

    Talvez por ser um financiamento da china popular

  34. img
    arelitex Responder

    o Patrice Trovoada , está com ideias claras nas decisões que têm tomado . estou a ficar surpreendido na positiva . mas é necessário ainda mais . algumas medidas tomadas no meu entender nâo sâo suficientes .é necessário pôr os novos ricos todos no seu lugar . e alguns na prisão ,tudo quanto foi roubado ao estado têm que ser devolvido custe a quem custar . quanto á nossa cidade temos que tratar dela , porque é de uma beleza incrivel ,mas que foi desde a independencia muito mal tratada e vandalizada ,tudo isso têm que mudar . sou totalmente contra uma nova cidade . sou a favor de cuidarmos da nossa capital . no conjunto estou a gostar da liderança deste governo ,toda a equipa está em movimento a trabalhar com cabeça . a equipa de governação está muito unida e com objectivos concretos .estão a identificar no terreno os problemas que temos . todas as chefias em todos os departamentos do estado , têm que ter mais iniciativas para ajudar este governo .muitas coisas podem ser feitas sem dinheiro . parabéns a este governo com a liderança de PT .

Deixe um comentario

*