PAICV coloca jovem de 36 anos na sua liderança

A vitória da jovem cabo-verdiana Janira Hopffer Almada nas eleições directas do último fim-de-semana, para a liderança do Partido da Independência de Cabo Verde (PAICV), pode inspirar a juventude partidária são-tomense, principalmente os partidos da oposição(MLSTP-Partido da Independência, PCD E MDFM , que sofreram pesada derrota nas eleições legislativas de Outubro último.

Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, no executivo do PAICV liderado por José Maria Neves desde 2001, Janira Hopffer Almada, é a nova presidente do maior partido de Cabo Verde, sucedendo assim a José Maria Neves.

Segundo os resultados provisórios a jovem de 36 anos de idade obteve 51,24% dos votos. Ganhou na primeira volta, deixando para traz os outros 2 concorrentes ao cargo, nomeadamente Felisberto Vieira que conseguiu 40.41% dos votos expressos, e Cristina Fontes Lima com 8,45%.

O partido da independência de Cabo Verde, optou pela juventude na sua liderança, quando se prepara para brigar pela continuidade no poder, nas eleições legislativas de 2016.

Em São Tomé e Príncipe, são os partidos da oposição que procuram novas energias para fazer política, após desaire eleitoral no mês de Outubro de 2014. Resta saber se nos congressos que serão realizados em 2015 os principais partidos da oposição são-tomense, optarão pela injecção de sangue jovem na sua liderança, para batalhar nas eleições presidenciais de 2016, nas autárquicas e regionais de 2017, e ainda ter energia para disputar as legislativas de 2018.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    zé lové Responder

    Já não era sem tempo. Que esse sinal dos tempos transfira para a nossa República e que os partidos considerados históricos aprendam e tirem lições do que se passou em Cabo Verde. Jorge Amado deveria ainda com um pouco de dignidade que lhe resta, demitir-se e marcar já a data do congresso do partido.
    Precisamos ver renovação no seio dos partidos.
    Viva Cabo Verde,
    Viva STP

    • img
      Ana Moura Responder

      São os ventos da mudança. Espero que em são tomé as coisas tb mudem. TEmos que dar oportunidade aos jovens. É assim a lei da vida.Principalmente qd os mais velhs sao incompetentes, preguiçosos e ladroes. VIVA MLSTP renovado. Vida STP.

  2. img
    Lima Responder

    Pelo titulo ate parece que existe algo contra o facto dela ser jovem…

  3. img
    osvaldo afonso Responder

    o mlstp antes de fazer o congresso tem que fazer uma analise do fundo do que vocês querem de verdade para este glorioso.jorge amando não marca nada vocês que querem congresso rápido são que andou a trabalhar contra mlstp nem contribuição no terreno deram si nem cota vocês pagam sem vergonha. vocês pensam que o mlstp e negócios este partido tem historia neste pais, uns dos possível candidato cheio de dividas que deixou em stp,hoje de ter mlstp 300 mil dólares deixa em paz o nome do líder corajoso forte como o Patrice Trovoada, como esta escrito num dos comentário neste Espaço, O MLSTP/psd tem um dos melhores líder da sua historia chama-se Jorge amado podem cubiçar mais é ele, porque o pinto criou plataforma estava a ver o alcance da capacidade do líder, homem simples que fala com todos homem do povo pequeno e do terreno sem discriminação, rafael branco oportunista de todos os tempo,criou pepses ganhou juiso mesmo assim quer voltar aao mlstp/psd vocês la tem que dizer não ao rafael dividiu o partido fragmentou, as estruturas do líder Jorge, num golpe conjuntamente com o pinto da costa pensava que iria matar o Jorge amado mais quem eles mataram foi mlstp, quem deu aluz verde em dinamizar a jsd em jmlstp foi Jorge amado. o que eu quero que o Patrice faz e´ mandar retirar as roças do povo nas mãos do rafael branco, Osvaldo abreu, maria das neves, jose viegas,diogo baluba,aurelio martins, vitor monteiro, Amândio pinheiro,afonso varela,sao uma lista desse malandros portadores de terra.vamos contar quantos presedente já passou no mlstp/psd que não contribuiu em nada,pinto da costa,fortunato pires, rafael branco maladro de todos os tempos,Posser por ter escolhido o Patrice como candidato as presidências,Aurelio martins orgulho ser presidente da republica da republica sem ter bases, que safou e Jorge amado porque começou a implementar bons trabalhos camaradas com ciúmes que não gosta de ver outro a fazer boas coisas que beneficia a sociedade lhe deram golpe Autor principal pinto da costa e Rafael branco, Carlos graça também recebeu golpe dos camaradas e autor principal pinto da costa, so pode ser mesmo deus para ajudar este partido 14 elementos com intenção e alguns já a fazer as campanhas violando os estatutos do partido, em ser presidente isto afinal tem mel, viva comedia detro do mlstp/psd tenho pena do atual líder que eu vi o seu empenhamento para que o mlstp vencesse estas eleições, dinheiro de apoio de amigos do mlstp so entrava no morro da trindade Guine Equatorial deu apoio pinto tomou coisa dele para matar o Jorge so bloqueio para não ter meios para trabalhar a fazer o seu trabalho politico este pinto vai acabr sem amigos mau ti deram grabriel costa e voces lhes traíram.

  4. img
    zeme soo Responder

    Cabo Verde aposta sempre em jovens quadros e principalmente nas mulheres, é pena no nosso Pais -STP as mulheres ainda não conseguiram conquistar o seu papel principalmente na politica. Muitas são internamente dentro dos partidos abatidas, por isso é que muitas jovens não sentem encorajadas a entrarem na vida politica. Se fosse em STP a jandira na conseguiria conquistar a vitoria porque seria derrubada, pelos próprios membros do seu partido.Fazendo uma análise de leve da nossa sociedade, qual é a jovem são-tomense que tem-se destacado na politica? Quantas foram eleitas nesta legislatura? Quantas foram nomeadas directoras? Quantas foram nomeadas ministra? As que tentam muito timidamente, são derrubadas pelos próprios membros do partido na trajetoria. Mas a caminhada das mulheres é longa e certamente irão ultrapassar essas barreiras. Mulheres tenham esperança e vão-se afirmando noutras áreas.

  5. img
    Belíssima Responder

    ……por outro lado, em São Tomé, Rafael Branco, depois de mamar no MLSTP, cria um novo partido político….

  6. img
    BALU CUADO Responder

    Não compare o incomparável. Cabo Verde tem gentes na politica sérias que querem bem para o país e, acima de tudo têm competência, são inteletuais e de muita probidade.

    Em S.Tomé, nem juventude, velhos etc… são todos burros que assumem funções de alto nível e nunca o país avança. Sou só tratadores da vida e yes men dos pivots que nem são nada e da no que dá.
    Qual partido que tem juventude inteletual, lucido, competente e dedicado a causa pública… nenhum. São fanfarões., só sabem exibir. O país em 90% as pessoas nem sabem falar a todos os níveis. É só atrasados. Os pseudos formados depois de regressar só desfrutam das beness e beneficiam de apoio dos familiares, camaradagem partidária etc.
    Isso é um país de faz de conta. Os burros é que estão a frentes de coisas, salvo alguns pquissimas excepções. Olha para o parlamento… quem tem nivel lá para falar que alguem oiça…

    Para mais ser lider!! Isso é Cabo Verde terra sabe…. Vejam só o nível de receção qque receu em Portugal.

    São Tomé só tem cebe vida bôs, burros e putanheiros.

    O pais não avança.

    Cabo verde é um país sério é por isso que é bem visto internacionalmente e tem tido boa cotação a todos os níveis. Até por isso beneficiam de mais e melhores apoios que os outros Palo’s.
    Angola, Moçambique já nem se fala…. Guiné penso que vai entrar no eixo porque tem um jovem 1.º Ministro e a perpctivica é mito risonha e poderá vir a melhorar.

    Os nosso jovens só dão para exibir e putanherices…

    Não há jovem com perfil para conduzir os partidos que nenhum tem qualidade nem dignidade desse nome. Tudo uma baguça!

  7. img
    Antonio Tebús Responder

    Meus Senhores é verdade que queremos sangue jovem , mas também, já tivemos más experiencia com a juventude santomense. Em Cabo Verde a realidade é outa e o espírito de responsabilidade também é outro. Daí que, uma nova liderança na minha opinião implica em 1º lugar gente com alguma competência independentemente de ser jovem ou não, é preciso gente credível que possa levar o barco ao bom porto. O nosso país precisa de gente dissociado dos compromissos do passado, de modo que a nossa democracia possa ter um quadro alternativo ao poder credível. Um bom haja a todos, um bom Natal e um Ano Novo cheio de Prosperidade.

Deixe um comentario

*