Conselho Superior de Defesa condena a acção do brigadeiro mas para já não decide pelo seu afastamento

Foi uma reunião demorada do Conselho Superior de Defesa, convocada após a divulgação nas redes sociais de um vídeo rodado no interior do quartel-general em Setembro de 2014. O Chefe de Estado-maior e outras altas patentes do exército, são vistos a castigar um delinquente. O conselho condenou o acto. «A posição do conselho é de condenar e rigorosamente a atitude do senhor Chefe de Estado Maior das Forças Armadas», declarou o coronel João Bexigas, porta-voz do Conselho Superior de Defesa.

Apenas, condenação do acto, porque segundo o conselho superior de defesa, há ainda muitos elementos a serem apurados. «E porque neste momento o Conselho não dispõe de todos os dados, o conselho não foi ainda conclusivo na sua decisão», acrescentou.

Para o conselho superior de defesa as imagens do vídeo e o resultado do inquérito solicitado pelo governo, são para já insuficientes, para determinar a exoneração do Brigadeiro Justino Lima do cargo de Chefe de Estado Maior das Forças Armadas. «Não se pode por já em causa a continuidade do senhor Chefe de Estado-maior. Há um inquérito que foi feito, mas há outras coisas que devem ser ainda atendidas e analisadas. Os membros precisam de dados para poderem reflectir e assim tomarem a decisão mais concreta sobre este caso», esclareceu o coronel João Bexigas.

O porta-voz do Conselho Superior de Defesa, recordou que se trata de uma instituição militar, onde «há a questão da disciplina e outros problemas mais, e é necessário que se veja todos os prós e contras a volta do funcionamento da instituição e este comportamento», frisou.

Segundo o porta-voz, a decisão final será conhecida ainda esta semana.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Lôçu 13 contos Responder

    Muito bem.Gostei.
    Isto sim é pensar com cabeça.
    MILITARES são militares.
    VIVA o RDM.
    Abaixo aqueles que querem utilizar instituição militar para fazer POLITIQUICES,querendo assim trazer DESASTRES CATASTRÓFICOS para S.tome e príncipe.
    Viva FASTP.

    • img
      Sonhador Responder

      Olha tudo isso só esta acontecer porque o senhor Primeiro Ministro quer distabilizar as forças armadas de STP. Porque é inademissivel que podemos defender um aladrão assacinode alto perrigo pra nosso país dessa maneira. Aonde estamos afinal???? Depois de tirrar o Justino do cargo, eu posso apostar que o senhor Patrice Trovoada vai colocar um banana nesse cargo, assim como ele queria pôr o Evaristo Carvalho como Presidente da Republica, para ele ter o controlo de tudo nesse país. Mas eu só lhe digo que a culpa não é dele, a culpa é nossa que demos esse desgraçado nosso voto. Nunca mais…guada bô

  2. img
    Abdel Coelho Responder

    Em STP a usurpação de cargos públicos ainda continuam pelos vistos. O factos do cidadão ter furtado uma saca de uma Militar não da o Direito a que o EXÉRCITO envie uma força MILITAR para ir deter um civil. Existem no Pais forças apropriadas para lidarem com esta situação, e que saiba não é, nunca foi e nem será FASTP. Em qualquer Pais onde diz-se que existe ESTADO DIREITO DEMOCRÁTICO ou por outras palavra ” DEMOCRACIA” o Brigadeiro JUSTINO LIMA se tivesse um pouco de humildade e Respeito pela FASTP deveria cessar suas funções enquanto Chefe de Estado Maior das Forças Armadas. Demitir seria atitude correta. Mas como vozes de burro não chegam ao Palácio vai-se assistindo os desmandos dos Sr. do poder. Quanto ao Cidadão de tão perigoso que é para sociedade até hoje continua em LIBERDADE quando assistimos uma campanha em torno da situação, desviando as atenções da realidade da situação.

  3. img
    caboca só Responder

    esse caso não era de levar a este extremo. Para todo efeito o meliante é cidadão. e goza de todos seus diretos, mas não podemos ver apenas as coisa neste patamar.
    ora vejamos_ O que o estado tem ganho com este cidadão.
    Quantos prejuízos e sofrimento esse meliante tem causado a pessoas e famílias.
    um cidadão multireicidente que estão sempre causando sofrimento. Qual e a obra preste que este cidadão dá a nossa sociedade?
    Seixo isso ao vosso critério.

  4. img
    Lupuye Responder

    A minha pergunta e muito simples: sendo esse homem um deliquente, assassino, porque e que ele ainda esta a solta criando mais problemas para o povo? Sera que ele ja pagou pelos crimes que cometeu? Porque e que ninguem se preocupa em saber o que se passou para que hoje ele esteja a solta ainda por cima, pedindo justica pelo que lhe fizeram? E onde esta justica pelo que ele fez aos outros, pelos crimes cometidos por ele? So com Deus!

  5. img
    Justino Matos Responder

    …«E porque neste momento o Conselho não dispõe de todos os dados, o conselho não foi ainda conclusivo na sua decisão»… Mas que dados sr Coronel? As FASTP é uma instituição e como qualquer outra instituição e está sob as leis da nossa REPÚBLICA. O outro CEMFA foi demitido por muito menos. Haja Paciência.

    • img
      Bintoudjallo Responder

      Matos e Matos…você continua mediocre, ridiculo e ENGRAXADOR, com os seus lamentàveis comentàrios sem logica.
      Continue a ocupar o espaço…téla non é DEMOCRACIA!!!

  6. img
    Eduardo da Costa Carvalho Responder

    Estão à fazer aproveitamento político do caso. Aconselho sr presidente da República dr MPda Costa a não se deixar enganar.Quem fez o mal foi o ladrão. O chefe do estado maior deve continuar no cargo.

  7. img
    Original Responder

    É verdade que o Sr.brigadeiro falhou mas pegar neste assunto para derrubar o homem sabendo que o país está podre por todos lados convenhamos.

    • img
      O Revolucionário Responder

      O individuo embora tenha feito o que fez, cabe ao Estado – Justiça decidir da melhor forma a sua punição, mas o mesmo não significa dizer que seja a FASTP a fazer justiça, pois temos órgãos que estão encarregados para tal (os tribunais, a policia). De acordo com o art.º 23.º nº2 da Constituição da República Democrática de São Tomé e Príncipe “Ninguém pode ser submetido a tortura, nem tratos ou penas cruéis, desumanas ou degradantes.” E o que aconteceu foi uma violação dos direitos do homem, neste caso, a do meliante. Logo, com todo o direito que a nossa constituição lhe confere no seu art. 20º “Todo o cidadão tem direito de recorrer aos tribunais contra os actos que violem os seus direitos reconhecidos pela Constituição e pela lei, não podendo a justiça ser denegada por insuficiência de meios económicos”, o cidadão pode e tem os direito pela qual a lei lhe confere. Sendo assim, cabe ao Estado, decidir da melhor forma, baseada na justiça social e ter em relevância a posição assumida pelo referido brigadeiro, o respeito pela qual deveria transmitir para a comunidade não apenas SãoTomense mas também internacional, decidir qual o melhor castigo a ser aplicado. Não podemos continuar assim, não podemos simplesmente fechar os olhos ao um tamanho ato de brutalidade, desumanidade e abuso do poder por parte do brigadeiro e os demais da sociedade que vêm cometendo atos de tamanha envergadura. Se a Justiça na realidade funciona em nome do povo, pelos princípios de equidade/igualdade, saberá o que fazer quanto a isso.

  8. img
    Praça 82/2ª Responder

    Sr Abel Veiga por favor não censurar este meu pedido de esclarecimento:
    Só por curiosidade:
    Qual foi o motivo/objectivo deste jantar que ARMINDO deu aos 50 militares na asa de avião aquando do vídeo na internet?
    E com que dinheiro financiou este jantar?
    Obrigado TelaNon.

    • img
      TELA NON Responder

      O sr. praça 82/2ª
      Quem é o tal ARMINDO que faz referencia?

      • img
        Alberto sanches Responder

        Shiêh TelaNon é único que não conhece este Tal Armindo lambe-botas de Patrice Trovoada!
        Este sim deveria ser Ja retirado a farda. Porque encostou RDM de lado e faz-se de Político de ADI.

  9. img
    Povo Pequeno Responder

    mas logo que aconteceu esse ato levou-se mediato a prisão do jovem ladrão, mas quanto o acontecimento demora tanto de ser apurado a causa, francamente, só mesmo povo pequeno, vergonha nacional é para sempre.
    quem sempre apanha a culpa é o pequeno povo.

    bem aja São Tomé um dia mesmo.

  10. img
    Miss Responder

    Senhor Abel Veiga, será que a Téla Non, tem sido severamente censurada pela nova CHEFIA? Note que a liberdade de expressão (sem ofensa….nem insultos, pelo menos da minha parte!), não tem passado..
    A Téla Non deve continuar a ser sempre “the site”, onde as idéias podem se opor, entrar em conflito….mas permetindo o avanço de cada um, do país…de contribuir para um STP melhor.
    Senão vejamos, onde está a democracia dos novos “comandos”…os pm e companhia.?!
    Queria informar, pela mesma ocasião q dois grandes jornalistas morreram ultimamente Jacques Chancel e José Arthur(France Inter).

    • img
      Tomaz Sankara Responder

      O RDM vai funcionar,

  11. img
    verdade seja dita Responder

    nao se acha estranho tudo isto q esta a acontecer com esse posto d brigadeiro, pra ja acho q começou mal, quem deveria ir pra esse lugar de brigadeiro, é o senhor coronel Joao Bexigas, por ser mais maduro e esperimentado no ramo militar, e por ser um Homem bastante bem recionado com todos!

  12. img
    bem haja! Responder

    caros cidadaos!
    Esse posto de Brigadeiro ta a criar tanto problema assim desdo principio, porque nao se respeitou o que diz a disciplina militar. pra já quem deveria ir pra esse posto de Brigadeiro é o senhor, CORONEL JOAO BEXIGAS, por ser mais idóneo, bem relacionado, mais expirimentado, por ser o mais bem preparo, que preenche os requisitos necessarios, emfim, se nao se começar a valorizar as pessoas como tal o País vai regridir mais 40 anos!

  13. img
    Ê bôbôê Responder

    RDM tem que funcionar. gostei

  14. img
    Tomaz Sankara Responder

    Meu caro amigo no quartel não há Democracia , é por isso que o Pais esta assim. Democracia dentro dos quartéis?
    No quartel é senhor Rei manda correr ou manda marchar e ponto final. é só obedecer. isto sempre foi assim no meu tempo era pior

  15. img
    João Pinto Responder

    Até que enfim S. Tomé e Príncipe os delinquentes podem já governar o país, por isso deixo cá um apelo para que Governo se demita e que vá buscar no SPRS os delinquentes para ocupar as vagaturas deixadas pelo Chefe de Governo e o seu elenco.

  16. img
    Tomaz Sankara Responder

    Ora vejamos questões militares devem ser resolvido militarmente. sem sabor, cor e sem vontade politica. Só não acredita isso quem nunca foi militar, quem não sabe e nem imagina o que é RDM e nem GAM.
    se me perguntarem quem falhou nesta cena de video que envolve CEMG , 1º é o cabo que firmou ( que fez o video) 2º é que revelou essa imagem e só depois analisar-se-ia a posição dos oficiais que bateram o gatuno.
    Isso porque: Ao fazer e divulgar a imagem dentro de quartel de partida violaram o RDM consequentemente segredo militar pelo qual juraram.
    Se militar não pode bater um gatuno no seu espaço então estamos abrir precedentes incontroláveis e indesejáveis.
    Assim sendo, não sei como iremos conviver com os repatriados porque sei que ai vêem dezenas de marginais profissionais .
    Ha,Ha …..
    Ja sei qual sera a solução O Estado Maior , ou Comando da Policia devem compra caixas de rebuçados e chupetas para oferecer cada um dos gatunos sempre que forem apanhados, ao em vez de darem GAM .

  17. img
    Bweme Ngolo Responder

    Meus caros amigos, não devemos de maneira nenhuma, provocar os militares. Nunca se sabe, todo pode acontecer. Se a justiça funcionase, o delinquente não deveria está em liberdade. No meu entender, quem filmou e quem publicou o video merecem castigo. Quem filmou tem interesse pessoal neste cargo. Não devemos politizar o Quartel Militar. Ninguem deve provocar os militares. O delinquente já causou muito sofrimento para sociedade e continua causando sem qualquer punição. Ninguem sabe se será a próxima vitima do mesmo. Imagine sua irmã ou qualquer familiar for violada e morta por um delinquente. Filmando e publicando o video significa traição total dos Segredos Classificados dum Quartel Militar o que merece espulsão e prisão. É assim que um dia pode vender os segredos do Quartel aos inimigos. Um assassino, mesmo sendo ser humano, não merece piedade porque quando tirava a vida dum outro ser humano, não teve piedade do mesmo.

  18. img
    prudente Responder

    Será que o ladrão e criminoso NAGI é agora um herói nacional ?
    Será que quem filmou o video no Quartel General é um herói nacional?
    Será que quem publicou o video no Facebook é um herói nacional ?
    Será que o criminoso é o CEMFA ?
    Meus senhores decisores politicos sejam prudentes.
    Aconselho-vos a não exonerarem o Brigadeiro Justino Lima só por causa do video. Não tomem decisões precipitadas. Apenas um conselho de amigo.

  19. img
    tropa Responder

    O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir.

  20. img
    Paz Responder

    Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos das nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal, Amém.
    Que Deus ajude e proteja o senhor Brigadeiro Justino Lima.

  21. img
    Saul Obikwe Responder

    http://sol.pt/noticia/122842

    PR perdoa tortura em São Tomé e Príncipe

    Notícia do jornal Sol de Portugal e Angola. STP fica com a reputação na lama por causa de Pinto

    • img
      seabra Responder

      …..não! STP fica com a reputação que merece, pelo povo que decidiu colocar o seu líder ADI, Patrice Trovoada, como pm.
      Não é justo de atribuir ao Pinto da Costa, a consequencia da vossa (povo) escolha . A vossa opção é ADI,é PT e tudo que vai com…Dubai etc!

  22. img
    Zito Responder

    As pessoas tem dito que este ladrão e um cidadão e tem direitos.
    E a pessoa que ele matou. As pessoas que ele assaltou e ainda por cima ameaçou de morte, também nao tinham direito??? O que os militares fizeram com este individuo nao foi nada!!!! Sinceramente nao sei porque as pessoas tem condenado a atitude do PR. Os militares nao fizeram mais que a sua obrigacao. Agora e uma vergonha que o PM PATRICE TROVADA venha defender um LADRAO!!!!!

    Agora ele que esta fora da cadeia, se ele comecar atacar, roubar, quero ver se alguem defende.

  23. img
    ALGO Responder

    Atendendo o cargo que ocupa os involvidos , a situacao nao merece menos atencao. Li par de comentarios de pessoas pouco informadas no que se refere a direitos humanos, lamento que comentarios destes estejam expostos a olhos humildes como o meu. Onde ja si viu um capitao, chefe maior sei la de que , a meter com um cidadao tao comum ? Isto mostra quanto nao profissionais sao os nossos governantes e nao so. Os senhores involvidos no escandalo provam que nao tem moral de absoluto para ocuparem o cargo em que ocupam. Desculpem , mas o minimo que deveriam fazer e pedir demissao do cargo.
    Este tipo que situacoes sim se chama de golpe baixo.

  24. img
    Forasteiro Responder

    Este DELIQUENTE e PT são igualzinhos.
    Como ele fez parte do grupo de choque decampando de ADI,por isso PATRICE tem compromissados ele de igual forma como tem com outros delinquentes que ele está colocando na função publica.
    De certeza que este DELIQUENTE assim que as coisas se acalmarem vai conseguir também um lugar de DIRECTOR DA FUNÇÃO PUBLICA Santomense. PODEM ESCREVER.
    Aliás segundo informações já está previsto um ALTO CARGO na PIC,para o mesmo.

Deixe um comentario

*