Destaques

3 de Fevereiro : Tumultos na Praia de Fernão Dias provocaram intervenção militar 

Enfurecidos com a decisão do Governo de transferir o acto central da celebração do dia dos mártires da liberdade para a capital do país, dezenas de habitantes da Praia de Fernão Dias, pernoitaram na estrada que dá acesso ao pontão onde decorreu o massacre.

Ergueram barricadas, impediram a realização do nozado(velório) programado pelo Governo, no local do massacre de 1953.  Os populares que puseram fogo na estrada, praguejaram contra as autoridades, e pediram a Deus que a missa por alma das vítimas do massacre, que está agendada para hoje na igreja da Sé na capital São Tomé, resulte no incêndio da igreja.

Enfurecidos, os populares recordaram que desde a independência nacional, Fernão Dias, local do massacre, foi sempre palco do velório a 2 de Fevereiro e da missa acompanhada pelo acto central das celebrações no dia 3 de Fevereiro.

Insultos foram desferidos contra o ministro da educação e contra o Primeiro-ministro. Órgãos de comunicação social que estiveram no local, na noite de 2 de Fevereiro, nomeadamente a TVS, registaram o momento tumultuoso, que provocou a intervenção de militares do exército enviados da capital, para repor a ordem na estrada de acesso ao  pontão de Fernão Dias.

A presença da imprensa terá coagido o exército a se retirar sem impor a ordem a manu militari.

Para os populares da região, 3 de Fevereiro é o dia em que a região da Praia de Fernão Dias ganha importância nacional. Todas as autoridades se concentram no local. Facto importante para os habitantes, que se sentem também reconhecidos pela nação.

Abel Veiga

    28 comentários

28 comentários

  1. Atento

    3 de Fevereiro de 2015 as 10:26

    Minha gente.
    Chega de tanta conversa e tumultos.
    Chega de tanta raiva acumulada que só nos destrói como pais e como povo.
    O que importa é que nos lembremos desse dia e nada mais.
    O local aonde vai ser relembrado esse dia, tanto pode ser na praia, na capital, junto do museu ou mesmo em nossas casas.
    Somos um pais que pelos anos passados já devia ter uma mentalidade diferente e uma maturidade responsável.
    Por mim nem na praia nem no Museu, para mim basta lembrar-me desse dia.
    Façam o que quiserem, mas por favor estejam de mentes abertas para que o futuro.
    E por favor não me venham com conversas fiadas, EU estive em 1953 nos acontecimentos, e por mim, vos digo, eu perdoei.
    Saber perdoar é uma virtude que só alguns conseguem, e felizmente eu consegui.
    Custa-me muito mais o que vivi e vivo no meu pais desde a independência do que anteriormente a ela, e mais uma vez vos digo que a evolução do mundo e das democracias obrigam a que deixemos de pensar pequeno e ser levados por interesses dos políticos.
    Aquele abraço forte para todos.
    Tenho dito

    • Massacre 53

      3 de Fevereiro de 2015 as 14:11

      Sr atento com 82 anos,bate bem na internet.

    • Mau habito

      3 de Fevereiro de 2015 as 21:05

      Se tem 82 anos ja é idade para se ter mais do que juízo

      • Atento

        4 de Fevereiro de 2015 as 9:34

        Minha gente.
        Nunca vi tanta ignorância!!!
        Pensei inicialmente que a ignorância seria unicamente a nível linguístico, mas hoje descobri também que a nível matemático a ignorância do meu povo é gritante.( pelo menos a matemática do Mau habito e do Massacre.
        Nem contas simples de matemática sabem fazer!
        Desde quando tenho 82 anos.
        Se tivesse nascido em 53 teria hoje 62 anos, mas como já tinha 10 anos na altura, hoje tenho 72 e sinto-me com mais força anímica do que nunca, para abrir um pouco os olhos ao meu povo.
        A vossa professor (a) de matemática devia ter tido alguma amnésia quando vos ensinou a matemática mais elementar.

    • Loco tlez contu (Arroz 13.000)

      4 de Fevereiro de 2015 as 12:36

      Lanco o desafio ao grupo de Flasquim (Nos Por Ca) para lancar uma peca sobre isso na TVS. Sera que vao fazer? Sera que nao estao todos silenciados? Fala Flasquim, fala!
      Onde ja se viu o Papa Francisco a deslocar o festejo de Fatima em Lisboa para Abuja, Nigeria!!!?

      Quem mandou meteh? Meteu porqueh?

  2. Akeles

    3 de Fevereiro de 2015 as 10:52

    Viva Mudança, a mudança é total e completa….até a historia estão a mudar….credú falar n pode….ADI, axam k assim que estao fazendo mudanças para melhorar pais Viva Patrice Trovoada, mais uma vez Patrice provou k é estrangeiro…

    • Miss

      5 de Fevereiro de 2015 as 9:53

      …” a MADEIRA pode ficar uma eternidade na àgua mas nunca se transformarà em CROCODILO”…é assim o P.Trovoada, pode ficar no PODER em STP durante toda a vida, mas serà sempre um “MINABLE” estrangeiro francofono de GABON (mentalidade e jeito de se comportar é exactamente IGUAL). E aliàs, todos o sabem BEM em STP.
      Là que hajam pessoas que admiram o P.T. ,por causa desta diferença, é um facto…A.Varela, Agostinho,L.Nazaré, José Afonso (outro francofono congolês)….e os militantes frustrados e complexados Bandeira (do PARVO, que é parvo), que recebem uns TOSTOES do ADI, que compra e paga os seus “VOTADORES”.
      STP està como està, porque é o POVO ( a populaçao) QUE ESCOLHE E DECIDE…ele é o RESPONSAVEL da situaçao que se vive no pais.

  3. Atento

    3 de Fevereiro de 2015 as 16:23

    Minha gente:
    Em São Tomé, houve apenas uma revolta espontânea de centenas de pessoas armadas com azagaias e machins em 4 de Fevereiro de 1953, em reacção ao assassínio de Pontos por Zé Mulato na noite do dia anterior. Não se tratava de uma revolta organizada e planeada contra o povoadores de STP ou seja contra os portugueses.
    Este é um comentário de alguém que sabe o que está a escrever.
    Não tentem agora criar situações complicadas ao nosso pais, por se querer mudar o lugar das cerimónias, que aliás já deviam ter acabado de uma vez por todas.
    Para todos um grande e fraterno abraço a todos
    Tenho dito

  4. samangwana

    3 de Fevereiro de 2015 as 16:33

    Políticos assassinos, vão assassinando a nossa História. Isto chama-se maioria absoluta e é só o documentário, pois o filme vem a caminho. Cada ninguê cá vijúbwê dê.

  5. Bombom

    3 de Fevereiro de 2015 as 17:09

    Boas meus conterrâneo, so queria dizer que esta situação é triste, isso só espelha o porquê que não evoluímos. O povo não suporta a ideia de mudança, é só alguem fazer algo que não esteja de acordo com o “padrão”, o povo enfurece e gera conflitos. Penso que devíamos, olhar para essas pequenas mudanças como progresso, e não como desrespeito para com os nosso antepassados. O importante é serem lembrados e homenageados, independentemente do local. Precisamos de ter uma mente aberta, senão nunca iremos evoluir.

    Cumprimentos,

    • Luis Mario

      3 de Fevereiro de 2015 as 21:03

      Como santomense que sou sinto nauseias lendo este teu comentário.

      • Bombom

        3 de Fevereiro de 2015 as 23:30

        E eu sinto o cheiro da ignorância.

  6. bocapito

    3 de Fevereiro de 2015 as 17:26

    Meus caros.
    Tumultos feitos pelos populares é uma realidade a vista.
    O local (Fernão Dias) que ficou simbolizado como o mais fatídico de 1953 é uma realidade a vista.
    A colocação de um memorial que alí esteve e com um prestigioso poema de Alda de Espirito Santo foi uma realidade a vista e muito digna.
    Que mais locais (Batepá, Museu Nacional então “Fotxi”, e outros) foram locais de acontecimentos macabros dessa altura é uma realidade a vista.
    Que a Cidade de Angolares deveria ter uma palavra a dizer, é também uma realidade, porquanto os escravos organizados pelo rei Amador vieram da cidade de Angolares para cidade capital e lutaram contram a escravatura;
    Mas, a outra verdade que está a vista despercebida, é que passados esses anos todos umas elites santomense aproveitaram-se das oportunidades que viram e criaram para si, seus filhos e netos, fizeram-se da vida e estão hoje todos fofinhos e cagando-se para o Zé Povinho, que se trabalha para o Estado, o salário que aufere não lhe chega ara comer uma semana.

    Um deles é o pobre pescador que também nem em uma habitação condigna, está fazendo barricada, coitado….

  7. ex

    3 de Fevereiro de 2015 as 19:05

    Ohhh Atento historia é historia se mudares de lugar muda a historia, pedimos mudanca governativa e nao da historia do país. Será k agora vamos comemorar a Independencia em Fernao Dias e agora sera 12 de Outubro? ADI quer mudar até a historia que pena é k algumas coisas sao factos e nao mero desejos.

    • Atento

      4 de Fevereiro de 2015 as 9:47

      Meu caro EX.
      Mas os problemas e a crise de 1953 não foram unicamente na praia de FD.
      Aliás nem foram ai que eles começaram.
      Aliás tudo teve inicio com um assassínio que nada tinha de político, mas sim questões pessoais, mas que alguns com interesse politico aproveitaram e fizeram uma questão politica o que acabou por acontecer.
      O rastilho propagou-se a quase todo o São Tomé.
      Assim não vejo a necessidade de se continuar com a farsa na Praia de FD.
      Um abraço e muito obrigado pelo seu comentário, que penso ter esclarecido.

      • Atento

        4 de Fevereiro de 2015 as 14:24

        Vejam o trabalho de um francês que está na net e sempre terão uma visão mais profunda sobre o que aconteceu, e mais ainda, sobre a estupidez dos tumultos por não se manter a Praia de FD como local de cerimonias.
        Ficarão a saber de outros locais também dignos de tal cerimonial como o escolhido pelo governo.
        Tenho dito.

  8. zeme almeida

    3 de Fevereiro de 2015 as 19:10

    Quando as coisas sao contra o governo e o PT,sao noticias de destaques e
    actualidadesSó visto,só em STP,só politiquices e assim vai o nosso País.Haver vamos

  9. Pegalatu

    4 de Fevereiro de 2015 as 1:52

    Auoooo auauê ca Bieber pia cua

  10. Manuel Pinto Morais de Sousa

    4 de Fevereiro de 2015 as 8:24

    Está aí o resultado da maioria, o resultado de um povo que não sabe votar. Votou num estrangeiro o Sr Patrice Trovoada e aqui temos o resultado. Com menos de três meses de governação este governo já cometeu erros a mais. Tenho pena do Presidente Manuel Pinto da Costa. O Patrice Trovoada tudo tem feito para ofuscar os últimos 18 meses da presidência do Pinto da Costa. O objectivo do Patrice é enervar o Pinto da Costa para criar ao homem problemas de saúde um AVC. o Patrice já teria dito isto em Havana-Cuba quando este fez uma viagem a este pais quando foi do seu governo de 2010-2012.

  11. FANTOCHADA

    4 de Fevereiro de 2015 as 8:25

    Essa alteração, tratou-se de mais uma acção do ADI e do seu líder estrangeiro, para queimar o senhor Presidente da República. Não é em vão que o Pinto não foi ao acto central. Agora esses ignorantes do ADI querem mudar até as histórias. Alguém aqui gostaria se mudassem a data do seu aniversário de um dia para outro? Não façamos com os nossos antepassados o que não queremos que eles façam connosco.

  12. Manuel Pinto Morais de Sousa

    4 de Fevereiro de 2015 as 8:28

    O Patrice Trovoada já disse aos seus colaboradores e lambe botas que caso ele ganhe as eleições presidências de 2016 ele vai mudar a data da independência. A data da Independência passará a ser 12 de Outubro de 2014. Povo santomense abra os olhos. O Patrice Trovoada não tem nada a ver com S. Tomé e Principe.

    • Miss

      5 de Fevereiro de 2015 as 10:15

      …nao so de mudar a data! Esta atitude é INFELIZ, vindo de um pretendente à presidência.
      Quanod é que se ouviu ou se viu mudar a historia de um pais? De algo que existiu e que marcou toda uma colectividade de gente, de um povo, de um pais? Quando?
      Mudar a data da independência, significa que os outros paises lusofones, também devem transformar os acontecimentos de datas historicas, porque um ATREVIDO IGNORANTE IMBECIL decidiu que tinha que ser assim. Ora, que o sue proprio pai, Miguel TROVOADA, fez algo de marcante para a HISTORIA lusofona, vai o P.T.desviar a TRAJETORIA da nossa historia da Africa lusofona.
      Serà que este individuo, Patrice TROVOADA, està a bater bem com a cabeça? STP nao pertence aos TROVOADA, é um pais que tem um povo, que tem uma historia…oficialmmente, o P.T. nao tem DIREITO NENHUM (absolutamente nenhum), de tomar uma decisao sem consultar a Uniao Africana, aos da CPLP. Ele, pode é permitir-se de ser ARROGANTE unicamente dentro de casa, quer dizer, quando tratar-se de decidir coisas que so tem a ver com o seu povo(aquele que votou para ele” à leur risques et périls”), mas quando afecta os outros NAO, simplesmente NAO!
      Para que P.T. comprenda a mensagem” monsieur le premier ministre, connaissez-vous les critères demandés pour faire partie du CPLP, ainsi que de l’Union Africaine?Il vous manque énormèment de connaissances académiques et de culture génèrale, faîtes en sorte de les acquérir le plus rapidement possible, car vous êtes en train d’enduire ce pays (qui n’est pas le vôtre), STP à la catàstrophe…réflechissez, il y a URGENCE!!!”

      • Miss

        6 de Fevereiro de 2015 as 14:33

        Correcçao: ora que mesmo o pai Miguel Trovoada nunca fez algo de historico, no seio dos paises lusofonos, muito menos em termos da AFRICA, quer o filho destruir o que o GRANDES HOMENS fizeram…

  13. SANTOMENSE

    4 de Fevereiro de 2015 as 13:37

    A mudança do local das comemorações do 3 de Fevereiro é só entrada, o povo pequeno ainda há de comer o prato principal, a sobremesa e terá direito a café para digestão. Quem mandou votar, votou porquê, agora aguenta.

  14. Temporal

    5 de Fevereiro de 2015 as 8:23

    O ADI trata este povo de burro. Toda gente viu na televisão os protestos da população de Fernão Dias contra a mudança do local celebração de 3 de Fevereiro. Para enganar a população, o ADI contratou os seus militantes para dizer que o protesto que vimos na TVS não foi protesto. Haja paciência, as imagens falam por si.

  15. SEABRA

    5 de Fevereiro de 2015 as 9:37

    A questao espinhosa é a seguinte:

    AONDE està o Afonso VARELA? Serà que trata-se de um pesadelo?
    Como é que pode um individuo , P.T. (que ganhou a lotaria em ocupar um posto politico tao alto, pm, sem habilitacoes, sem profil, sem competência, sem carisma…), que nada de HISTORIA conhece sobre STP, pode pretender mudar a data da independência?
    De impedir ao homem politico mais HISTORICO de STP, de assistir aos eventos da historia de 3 de fevreiro?
    Que faz o Varela, destas posiçoes catàstroficas e escandalosas do amigo de peito P.T., que tenta humilhar o + velho Pinto?
    Hà um provérbio que diz” o morcego pôs-se a urinar de proposito, convencido que estava a urinar em cima de DEUS, mas quando deu conta, estava era a urinar em cima dele”. Os mais esclarecidos compreenderao a mensagem.
    Varela foi militante da JOTA, sabe perfeitamente, que nao pode de jeito nenhum aceitar que o oportunista P.T. suje a HISTORIA de STP.
    …é INADMISSIVEL, que as pessoas se calem, sem DENUNCIAR este ÊRRO MONUMENTAL!!!
    A familia TROVOADA,o senhor-ZINHO de P.T. deve louvar o Pinto da Costa e à STP, de poder estar HOJE a viver na MORDOMIA,tendo as portas abertas …que lhe permitem encontrar e ir a lugares, que em situaçao normal( nunca teria podido, isto porque ele nao tem instruçao e ZERO bagagem para ocupar um posto desta envergura (é um sonho acordao, diria mesmo, um ENORME MILAGRE inesperado). Teria ficado a viver no seu HLM de “banlieue de Pantin”, uma vida miseràvel, trabalhando como “VIDEUR/ Sécurité ou Vigile”, nas lojas e nas discotecas, eis o que ele continuaria de fazer.
    Nao creio que seja, qual fôr dos seus capangas, que tenha um raciocinio NORMAL possa lhe seguir e apoiar nestas posiçoes lastimosas, que levam STP/DUBAI, a uma CATASTROFE sem nome…e vai ser!!!
    Quando é que os espiritos + vigilantes e inteligentes vao reagir para evitar esta FATALIDADE em STP…quando?!
    Nao é amigo do pais, STP, aquele ou aquela que se cala sobre estas atitudes DANIFICADORES de ÊGO , de TOTALITARISMO que tem o P.T., porque é muito perigoso…DESPERTEM, por favor!!!!

  16. Pires

    5 de Fevereiro de 2015 as 10:01

    Em vez de pedirem desculpas ao povo pelo o que fizeram no dia 3 de fevereiro, preferiram pagar algumas pessoas de Fernão Dias, que por sinal são membros do ADI para, para dizerem na TVS que tudo não passou de mal entendido. Credo governo também, seja mais humildes, admitam que eraram, admitam o vosso fiasco. Mudança que ´povo quer, não é mudança da nossa história.

  17. Joao Sarmento

    10 de Março de 2015 as 15:20

    Caros amigos, procuro fotografias do memorial que foi destruido ha poucos anos…encontrei uma apenas na internet, e com pouca qualidade. Alguem sabe onde posso procurar? Mais ainda, alguem sabe exactamente quando esse memorial foi construido? Obrigado, Joao

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo