MLSTP reage e recorda que Patrice Trovoada tem acusações a responder no MP

«Tendo ousado falar tão alto em matéria de corrupção, seria bom que o líder do ADl, pudesse responder sobre as acusações do Ministério Público que sobre ele recaem para que possamos ter um Primeiro-ministro com autoridade moral, para tocar num assunto de tamanha responsabilidade», diz o comunicado do MLSTP distribuído a imprensa na terça – feira.

O partido que foi derrotado nas eleições de outubro de 2014, considera que após 3 meses de governação Patrice Trovoada está atrapalhado. «Compreendemos a atrapalhação que esta se apoderando do líder do ADl, que tem sido incapaz de implementar acções que satisfaçam as suas promessas demagógicas, com o objectivo de se candidatar as próximas eleições presidenciais», sublinha o comunicado.

MLSTP considera que através das suas insinuações, Patrice Trovoada, pretende «provocar a oposição para que haja reações, para depois justificar-se que não estão a deixá-lo trabalhar, posicionando-se, mais uma vez, como se fosse uma vítima, como fez ao longo dos últïmos quatro anos, fugindo a prestação de contas na Assembleia Nacional, com um discurso leviano e populista para tentar ludibriar a nossa população».

O MLSTP reage a outros aspectos levantados pelo Primeiro-ministro. Pode ler o comunicado na íntegra. – comunicado do MLSTP

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    santomense Responder

    A estratégia do Patrice Trovoada é de se vitimizar. Mentiu ao povo e agora está arrasca porque não tem capacidade para resolver os problemas do país.Agora quer jogar a culpa nos outros. Está a tentar safar-se e culpar até os seu próprios colaboradores (ministros e directores). Diz que vai avaliar os ministros e os directores, e a ele quem o avaliará? Será que ele é melhor do que os outros todos? Tenha paciência Patrice Trovoda, deixa de fazer teatro.

  2. img
    H.N Responder

    Senhor Presidente do MLSTP, entregar uma auditória as Instituições competêntes, cumprindo assim o preceituado na Lei é provocar e atacar a oposição?
    Uma alegada corrupção cometido é arquivado quando alquém é nomeado Primeiro-ministro? ou era apena perseguição e casa as bruxas?
    Estão com medo de quê?
    Lhe aconselho, cria as condições para realização do Congresso do seu partido porque o Senhor já não tem legitimidade, nem moral.

  3. img
    Mais Velho Responder

    Eu não sou do MLSTP mas tenho que dar razão a este partido. Patrice não tem moral para acusar ninguém neste país. Absolutamente ninguém. Um homem que andou fugido da Justiça, denegriu a justiça, chamou nomes aos agentes da justiça, não respondeu pelos crimes em que ele foi indiciado aparece agora arrumado em vítima. Vítima de quê? Quem não tem não pode dar. Ele não tem autoridade nenhuma para incriminar os outros porque ele é provavelmente o maior rosto da corrupção neste país. Caso contrário ele responderia ao procurador da república, ficaria com o seu nome limpo e assim teria legitimidade para apontar o dedo aos outros. Duvido que alguma pessoa acredite no Patrice Trovoada. Há um ditado que diz: um ladrão não aponta dedo ao aoutro ladrão.

  4. img
    Parece Mentira mas é Verdade Responder

    Isto até parece uma anedota. Um homem foge da justiça e fixa residência dele lá em portugal e agora aparece a dizer que os outros é que têm de responder na justiça. Este povo está perdido com estes políticos que nós temos. Isto até já cheira mal. Não sei como é que estes políticos não sentem vergonha fazendo estas coisas sobretudo quando contactam com políticos importantes de outros países. Eu acho que outros países acham que nós somos santomenses somos todos malucos. Eu nunca esperei ver s.tomé assim. Nunca na minha vida vi tanta irresponsabilidade e sem vergonhices.

    • img
      Defensor Jovem Responder

      Por favor respeitem meu povo. Este povo não está perdido, muito pelo contrário está maduro. O Dr. Patrice Trovoada nunca fugiu a justiça muito pelo contrário, sempre esteve disponível. Olhem o país que temos e respondem com toda sinceridade: será o doutor Patrice Trovoada o responsável de tamanho atraso dos quase 40 anos da Independência? Um homem que foi muitas vezes tratado de estrangeiro e não conhecedor da realidade de STP, hoje é acusado pelas mesmas pessoas que ocuparam as rédeas desta nação por mais de quarenta anos? Quem está enganando quem? Será que querem comparar 3 meses de governação com quarenta anos de usurpação da identidade deste povo? Para mim as vozes que se levantam para criticar as palavras e ações do Dr. Patrice Trovoada constituem o óleo que irá ainda mais alimentar a luz da lâmpada que Deus ascendeu naquela personagem. Ademais ser Primeiro-ministro não significa o fim de uma queixa crime, a não ser que fosse uma perseguição muito bem organizada ou uma campanha para sujar as pessoas como é o hábitos de muitos dos meus patrícios. Deixemos de intrigas que STP precisa e merece muito mais. O QUE FOI FEITO EM BENEFÍCIO A JUVENTUDE santomense nos últimos 40 anos? Lamento dizer isso, São Tomé e Príncipe é o país mais distraído do mundo quando esqueceu de concentrar todos os esforços para o avanço da sua Juventude.

  5. img
    Maria silva Responder

    Pois é , como que Patrice trovoada tem tanta cara de pau para exigir ” justiça” aos outros se o propio é um fora e acima da LEI?
    STP infelismente tornou-se uma Republica das bananas, porque la ninguem tem moral para chamar razoes a ninguem , muito menos Patrice trovoada um fujitivo da justiça.

  6. img
    ANCA Responder

    Quem não deve não teme.

    Ao Cesar o que é de Cesar.

    A Justiça o que é da responsabilidade da Justiça.

    Já é tempo do MLSTP, que tem uma responsabilidade Histórica, na condução do País ao Estado em que se encontra, reformular o discurso.

    Vir aqui, perante uma auditória, dizer que é uma provocação, é insultar o povo SãoTomense.

    Quem deve, estar, ou pelo menos pela moral, se é que ainda tem é o partido MLSTP, Movimento Libertação de São Tomé e Príncipe.

    Dizem e está escrito, que lutaram pela Independência, logo após a Independência, prometeram o povo, melhor condições de vida, condução do País, no campo da Justiça, mas o que se verificou, foi que cada um dos membros do Partido MLSTP, enriqueceram, e o povo na miséria pobreza, fome, veio o advento da abertura democrática, membros do Partido MLSTP, tiveram casos de corrupção na Justiça, uns tentaram esconder mediante estatuto de deputado no Assembleia, nenhum foi condenado, continuaram a enriquecer a custa do aparelho do estado, vários casos de corrupção, nenhum julgado, ninguém condenado á justiça, o povo continua na pobreza, miséria, fome, pois os índices e as tabelas das estatísticas nacionais falam por si, salvo algumas exceções, os índices foram caindo anos após anos, na Saúde, na economia, na educação, etc, etc….

    Seria bom para todos SãoTomenses, podermos ser mais patriotas, e solidários uns para com outros, sérios e honestos.

    O MlSTP, está a ser julgado, pelo povo, e vai ser julgado pela História deste País.

    Pois alguns membros do MLSTP, podem não ser julgados pela justiça, mais o partido MLSTP, vai ser julgado pela História e cronologia, deste País, pois ainda assim, continuam com a mesma retórica de dividir para reinar.

    Alguns enriqueceram não a custa do trabalho, mas sim do erário público.

    Quem dúvida tiver, que leia, que investigue, que procure interpretar os números da estatística e factos da realidade quotidiana.

    Cada um tomou roça

    Cada um tomou casas

    Cada um tomou carros

    Cada um enriqueceu

    O povo e o território empobreceu, ficou na miséria, fome.

    Com toda a agravante da desorganização estrutural, no espaço e no tempo, com consequência da criminalidade que todos temos a vista.

    Pois casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão.

    Comparem o período em que o MLSTP, esteve no poder e vejam as estatísticas nacionais.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tome e Príncipe

  7. img
    ANCA Responder

    Temos que trabalhar para melhorar, temos que ser honesto, sérios, na gestão e administração da coisa pública, do País( Território, Mar, População).

    Chegou a Hora de repor alguma Justiça e Verdade ao País(População/Território).

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  8. img
    Seabra Responder

    O que choca mais, neste assunto, nao é o Patrice Trovoada, que todos conhecemos na praça pùblica como um GRANDE BANDIDO, CORRUPTO , MENTIROSO” un vrai danger pour ces belles îles de STP”.
    Choca sim, é de ver como é que ele (sem formaçao académica…)pôde manipular e dominar uma pessoa inteligente, honesta (que foi outrora…), como foi o Afonso Varela, para tornar-se o seu “larbin”de serviço(sobretudo que o Varela era um anti-Trovoada n°1). Pervertiu o A.Varela completamente, fez-lhe uma lavagem do cérebro, que ele tornou-se o TUTU do pm P.T..
    Talvez seja o complexo de “tamanho”, e outras artes do PT, que faz com que o A.V. lhe sirva como um escravo…finalmente , o partido ADI parece funcionar como uma verdadeira seita: servir ùnicamente o patrao, a cabeça que dirige (neste caso o PT), sê-lo FIEL (também o feitiço està neste molho…)” quoi qu’advienne,quitte à mourir…mais ensemble, avec le lider. Après il y a ses fidéles, qui le suit partout…même s’il tue quelqu’un, il a raison”.
    Vamos pra frente, porque atràs vem gente…veremos!!!

    • img
      Byzance Responder

      j ai constaté que tu parles français. Nous vivons dans un monde où les idées doivent être mises en avant et non les accusations de l homme de la rue, sans fondement…..
      Un des grand president français, j ai cité François Mitterant, disait « un ministre ça ferme la bouche ou ça demissionne» Un parti politique c est une vision, c est un plan, ce sont des strategies pour develloper la socièté.
      Il doit y avoir quelqu un doit conduire. si on reussi c est l equipe qui a reussi.
      Dire qu il a manipulé tout le monde c est insulter ton peuple qu il est immature. Relevez le debat sur l état de votre pays.
      j aime STP

  9. img
    senhor fulano Responder

    Tal pai tal filho, filho do peixe sai peixe, assim como o pai o PT revela-se a mesma cara do pai, sempre fazendo de vitima até que se prove o contrario.
    Pensei que o PT estivesse preocupado em resolver os problemas básicos da população de STP, por isso ganhou as eleições.
    Na minha opinião ficar a procurar próximo culpado é motivo de fracasso.
    O Pais entrou para lista de países com uma boa governação a nível da África não deixemos que isso seja um artefato.

  10. img
    Macarofe Responder

    Por favor, prendam-me este homem. Onde já se viu uma coisa desta. Onde é que ele estava quando o procurador andou a procura dele. Ele mas é deveria responder por aquilo que andou a fazer. Andou fugido da justiça e agora vem arrumar em homem de estado.

  11. img
    tropa Responder

    A culpa não é do Sr. Patrício trovada, a culpa é de um país que temos, num país sério ele não candidatava a cargo do primeiro ministro…
    … como disse nosso Pepe Lima numa das nossas músicas, mixedagi fé homem vê te mula. Com a promessa de arroz o povo entregou ouro a bandido. Bem haja a todos

  12. img
    jeijoada Responder

    Todos têm medo do ministério público? Quem não deve não teme!!! Todos os casos de corrupção e são muitos em que os envolvidos são sempre os mesmos devem ser responsabilizados. O MLSTP também remeteu ao ministério publico casos de corrupção em que envolveu o atual primeiro ministro. Ele devia responder a acusação. Não respondeu porquê? A culpa é de quem? Sejamos imparciais. O MP não funciona. É ai o osso da questão. Deixemos de comentar aleatoriamente defendendo este ou aquele e passemos a exigir o MP que exerça com isenção as atividades em nome de transparência.

  13. img
    Tamanho Responder

    O Patrice Trovoada esquece que para falar tem que teR MORAL, e ao faltar de juízo devia pensar melhor porque ele não tem moral para falar de corrupção !

    Este palhaço andou a fugir a justiça a vida toda , devia ter vergonha e ir responder sobre as acusações do Ministério Público. Os Santomenses devem exigir esse palhaço a responder as acusações que sobre ele foram recaídas.

  14. img
    nono Responder

    povo agora tem de aquenta vc ero ele não mereceu ser PM

  15. img
    Pedro Lima Responder

    Tenha vergonha na cara senhor Patrice Trovoada. Eu não tenho nada a ver com o MLSTP mas digo que fizeram muito bem. Se o senhor 1º ministro deu o exemplo que deu quem mais vai responder perante o procurador com este exemplo tão triste. Quando o senhor se dignar a aparecer no ministério público para responder sobre aquilo que fez ou não fez eu inclino-me perante a sua decisão e serei o primeiro a dizer que o senhor é um grande político e que tem toda a razão. O senhor descredibilizou a justiça nosso país. Nunca mais a justiça será como dantes que já não era grande coisa. O senhor deu uma machadada grande na credbilidade da justiça.

  16. img
    ZE MACULÚ Responder

    Vocês que estão aí a CHORAR são uns autênticos cobardes!
    Porque que quando ele veio a São Tomé na época de campanha não o prenderam para responder a justiça?, e estão aí a reclamar!! Lamento dizer isso, mas é verdade: ” O homem é mais esperto que vocês todos. COBARDES!!
    ZÉ MACULÚ

  17. img
    XYZ Responder

    Concordo consigo ZÉ MACULÚ. Tambem deveria fazer parte desta lista de cobardos o proprio actual procurador da republica que quando vi uma vez no programa de Sao Deus Lima “CARTAS NA MESA” chegou a inspirar me muita confiaca. Cheguei a conclusao que era so arrogancia por parte dele. Pensei que finalmente teriamos um procurador da republica que zelasse realmente pelos interresses do estado santomense. O meu apelo vai no sentido de continuarmos a montar pressao sobre os fazedores da justice santomense ate que os mesmos alterem pra melhor o comportamento. CHEGOU A HORA. UNIDOS VENCEREMOS. CONSTRUAMOS COM AS NOSSAS PROPRIAS MAOS UMA PATRIA RENOVADA. UNIDADE DISCIPLINA E TRABALHO.

Deixe um comentario

*