Incompatibilidade: José Diogo promete punir os deputados que faltarem com a verdade

Uma eventual tentativa dos deputados em enganar a Assembleia Nacional, sobre o cumprimento da lei das incompatibilidades, pode provocar a perda imediata do mandato.

É uma posição firme do Presidente da Assembleia Nacional, José Diogo, que anunciou esta segunda – feira, a decisão de pelo menos 8 deputados a Assembleia Nacional de suspender os seus respectivos mandatos.

A situação dos 8 deputados sendo 5 da bancada da ADI e 3 da bancada do MLSTP, era contrária ao artigo 19 do Estatuto dos Deputados que se refere as incompatibilidades com a função de deputação. «Inicialmente eram 7 deputados da ADI. Mas actualmente dois deles regularizaram a sua situação. Portanto são 5 mais outros 3 da bancada do MLSTP», esclareceu José Diogo.

Após decisão do Presidente do Parlamento, em convidar os deputados a regularizarem a sua situação face a lei,  os 8 deputados que são dirigentes na administração pública decidiram suspender o mandato, para se dedicarem apenas aos seus cargos como directores ou assessores nos diversos sectores da administração pública.

Mas, a situação de incompatibilidade com a função de deputado, que reina no Parlamento são-tomense não se limita aos 8 deputados que preferiram os cargos no executivo, deixando para trás a função de legislador.

O Téla Nón sabe que neste momento o Parlamento, está a apurar o número de deputados, que estando na situação de incompatibilidade, por ocuparem cargos de chefia na administração pública, optaram por abandonar tais cargos para se dedicarem apenas a função de legislador, ou de representante do povo no órgão de soberania de poder legislativo.

José Diogo, Presidente da Assembleia Nacional, confirma que o trabalho está a ser feito, para conhecer os casos e acompanhar cada situação individualmente, de forma a comprovar que de facto, o deputado A ou B, não come mais, várias bocas na administração pública. «Todos estão a apresentar uma declaração de que não auferem salários em outras instituições do Estado. Mesmo assim vamos verificar se esse facto se concretiza realmente. Vamos depois junto as finanças averiguar se os deputados que apresentaram as declarações coadunam com a verdade», declarou o Presidente da Assembleia Nacional a saída da sessão plenária desta segunda – feira.

Se o deputado cair na tentação da mentira, contrariando a sua declaração entregue ao parlamento, de que já não beneficia de múltiplos salários na função pública, o Presidente do Parlamento, já decidiu o que fazer. «Se faltarem com a verdade correm o risco de perderem o mandato. Isso é algo que anunciei pessoalmente numa reunião com os deputados», concluiu José Diogo.

Nos próximos dias o país deverá conhecer o número exacto dos deputados, que em situação de incompatibilidade decidiram deixar o cargo, para ficarem só com o rendimento de chefia na administração pública, assim como os que abriram as mãos dos rendimentos da administração pública para se contentarem com o salário e as regalias da função de deputação.

Uma reviravolta parlamentar provocada pelo veto do Presidente da República as alterações a lei das incompatibilidades, aprovada pela maioria parlamentar da ADI.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Seabra Responder

    Ainda bem q o pr.Pinto, teve a presença de espírito para situar com precisão a posição definitiva de 1 deputado….senão seria um bordel!
    O presidente da Assembleia, parece ter tomado uma boa e justa postura, sobre esta decisão do pr. Pinto, que aliás é excelente para o país.
    Os conselheiros ponta de lança do atual pm P.T., em ocurrencia o A.V., deve aconselha-lo que nao se faz politica quando não se tem memória das coisas . Em vez do P.T. continuar à procura de um eventual culpado ipara poder justificar das incapacidades dele,de não cumprir nenhuma das numerosas promessas feitas durante a campanha eleitoral (Dubai, internetes ……a lista é longa) ,de distrair outra vez o povo *nacional , e a opinião internacional, como sendo o Calimero de STP , victima dos dirigentes São-tomenses …só São TRETAS. Esta vira-volta permite-lhe de roubar “à l’aise”, sem incômodo. Son but c’est de voler et non pas de diriger STP.
    P.Trovoada tomará a cargo aquela parte ingrata na história como a pessoa q acabou com uma longa e gigantesca obra da liberdade de um povo, cujo nome é STP.
    Dizia A. Cabral “não São todos aqueles q estão na luta da libertação,q São bons e sinceros combatentes…mtos estão aqui por razões outras q nada tem a ver com a nossa luta….eis a nossa 2a luta, à de nos libertamos destes oportunistas, parasitas…”
    Os Trovoada sempre pretenderam ser perseguidos, victimas…São os eternos victima. Eis os dizeres de alguns “sages” (muito útil à familia Trovoada), à meditar :
    - A vingança ñ vai reduzir ou prevenir o MAL, porque ele já aconteceu. Dalaï Lama.
    - “Quando atacas alguém por vingança,prepara duas covas”.Confucio
    - É injusto e imoral de tentar fugir as consequências dos seus próprios atos. A natureza é inexorável,e vingar-se-à completamente de uma tal violação de suas leis”. Mahatma Gandhi.
    ………………………………!!!

  2. img
    Original Responder

    Cada um deve fazer a sua parte e não esperar por outros.
    Demarca-te da cegueira,siga em frente,faça o seu papel e mostra garra.Um dia as coisas hão-de mudar.

  3. img
    santomense Responder

    ADI deve ser humilde e admitir que estão no caminho errado. O Patrice Trovoada deve deixar de demagogia e assumir que é um fracasso como dirigente de um país,e para de fazer-se de menino perseguido e vitima, porque ele de vitima não tem nada. A única vitima aqui é o povo pequeno que lhe deu maioria absoluta.

    • img
      Seabra Responder

      …….é o povo pequeno, quem pra ele! Eis o que o povo (aqueles q São corruptos) fez. Quis ser dirigido por este vagabundo e comparsas…que assuma as consequências!

  4. img
    Machado Responder

    Aqui Vai a tradução de algumas palavras do seu texto para quem nao conheça a lingua Francesa

    Bordel = casa de prostituição (em português) imagino que queria dizer sitio onde reina desordem(Bagunça)…

    A l’aise = à vontade

    Son but c’est de voler et non pas de diriger STP.
    = Sua finalidade é roubar e não governar STP.

    Sages = Sábios

    Um Bom dia

  5. img
    Madova Responder

    Caro amigo Seabra, acho que deves procurar uma vaga no grupo dos djihadistas – Estado Islâmico – pois, o Boco Haram fundiu-se com aquele “Estado” Terrorista. Queres “justiça”? Queres acabar com toda a família trovoada? Porque não comeces na tua, em primeiro lugar? Que ódio! Fizeste parte da equipa do Santa Isabel ou que? Gostaria que partisse o teu televisor quando a TVS apresenta a figura do PT, OK.

  6. img
    Seabra Responder

    Senhor Madova, falta-lhe o princípio de base : a Educação. Não nos conhecemos e você me trata por “TU”.Não sei se o BANHO que recebeu é suficiente para pagar uma formação, que você bem necessita, visto a sua enorme ignorância.
    Que nome ridículo, que você escolheu,MADOVA, para cobrir a sua verdadeira identidade.
    Sei que os meus comentários incomodam mais de um e de uma, visto serem autenticos, verdicos…ponho o dedo no fedorento ADI e no seu vigarista líder P.T..
    Você é o binôme do P.T. (até mesmo, pode ser o P.T.), sente-se afetado e destabilidade com a minha ousadia de denunciar esta Trovoada que tem destruído STP desde 1991 , a familia CALIMERO, sempre coitadinhos e victimas dos outros… É o que você, senhor P.T. tem feito. Ai daquele (a) que se meter no seu caminho para interpelar os outros sobre si, os seus actos ….vagabondage etc!
    MADOVA, leia bem e com atenção os outros comentários e há-de dar conta que não só o único a denunciar as atitudes catastróficas do pm (queixa contra STP junto da CPI,desvios de bens Sãotomenses..600 mil e…euros,fazer entrar mercenários etc em STP durante as eleições,etc,etc,etc) dele estar a fundar STP.
    O partido ADI tem tantos parasitas que nada sabem fazer, não sabem ser nem estar (por ex. Lévy Nazaré..)
    Todos…devem protestar vigorosamente a mudança da política levada pelo P.T…é URGENTE!
    MADOVA, em vez de ser agressivo no seu comentário, argumente por escrito o que lhe choca nos meus comentários. É mais adulto e inteligente…à propósito, sabia o MADOVA que um povo inteligente, é um povo q contesta.
    Ouça MADOVA, ninguém existe neste globo terrestre,que possa intimidar-me….muito menos você.
    Em vez de lamber as patas do P_T.reflita em como ajudar no desenvolvimento de STP.

  7. img
    Seabra Responder

    …respondo à alguns do sue proposito débil:
    - quem tem atitude de BOKO HARAM é o vosso fedorento ADI+lider PT(ele é a M****e vocês sao as moscas que andam à volta, para recuperar a “porcaria” que sai nele, assim funciona o vosso partido ADI). Ele é que tem “màs frequentaçoes”( Ali BONGO e outros tantos corruptos da mesma laia que ele), ele é que se convertiu ao islamismo e tem pactos com certo tipo de Vagabundos.
    O terror de STP é ele , você….e nao eu!Sao vocês que afundam STP, sao vocês os terrorristas e mafiosos…
    -Nunca vou QUEBRAR a minha TV, porque nem estou nesta de olhar as emissoes onde PT,eventualmente, pode ser convidado….aliàs, a minha TV tem muito ++++++ valeur para mim, do que o PT.
    …e porquê é que tomo o meu precioso tempo para respondê-lo?
    Simplesmente , por respeito aos que nos permitem de ter este EXCELENTE espaço de comunicaçao/informaçao, que é o Télé Non . Também para os leitores/internautas, para que compreendam que podemos ter ideis e posiçoes opostas, sem no entanto sermos SELVAGENS, VIOLENTOS,AGRESSIVOS, MALVADOS+MAL EDUCADOS, como foi o Madova TROVOADA (novo nome do lider da ADI…a nao ser que seja o L.Nazaré com todo o seu “esplendor “de mal educado – nao confundir formaçao académica com a educaçao de base, hà uma enorme diferença).
    Eis o que eu tenho a dizer sobre este comentàrio de BAIXARIA …avancemos! Jà perdemos muito tempo.

Deixe um comentario

*