Acções de banditismo não param de aumentar deputado diz que  STP está a desaparecer

«São Tomé e Príncipe está a desaparecer paulatinamente», afirmou no parlamento o deputado da UDD, Felisberto Afonso na sessão plenária de segunda – feira.

Numa altura em que o banditismo passou a dominar o quotidiano dos são-tomenses, com roubos diários, agressões contínuas de cidadãos honestos e violações sem limite de várias mulheres por parte dos bandidos, o deputado da UDD, questiona o papel do Governo.

O Estado arrisca-se a resvalar para o caos. «O vandalismo tomou conta de tudo, e até está a vandalizar o trabalho do Governo. Não sei se o Governo está a espera do Orçamento do Estado, para por o país na Ordem, Disciplina e Trabalho. Estou confuso porque se estamos a espera de apoio de parceiros internacionais para por o país na ordem e disciplina não sei. Porque considero que são acções que cabe a nós realizar», declarou o deputado.

Maria das Neves, ex-Primeira Ministra, deputada da bancada do MLSTP, também subiu ao púlpito do parlamento, para denunciar mais casos, que provam o domínio dos bandidos no quotidiano são-tomense.

Um fenómeno antes raro, que se torna poderoso no arquipélago são-tomense, que tinha fama de ser tranquilo e com gentes de bons costumes. «Homens mascarados assaltando residências privadas, roubando e não só. Roubam e também aproveitam para violar as pessoas. No último fim-de-semana, fui ver um caso de uma senhora que vive sozinha em que 3 assaltantes mascarados entram pela casa dela. Roubaram, amararam a senhora na casa de banho, e antes de saírem violaram a senhora. Isto é complicado, pelo efeito que tem em qualquer mulher ou em qualquer família, porque não se sabe o estado serológico do violador», precisou a deputada.

O Governo representado no paramento pelo Ministro Afonso Varela, foi instado pelos deputados a agir, para combater o banditismo que ameaça a paz e tranquilidade dos são-tomenses honestos. «Quero pedir o Governo para analisar esta situação e que medidas sejam tomadas para por cobro a esta situação», concluiu a deputada Maria das Neves.

O Governo é chamado a garantir a segurança das populações e repor a autoridade do Estado, uma vez que o banditismo tende a legitimar-se no país, e pode provocar o colapso do Estado de direito.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    santomense Responder

    O banditismo aumentou vergonhosamente com a entrada de Patrice Trovoada e ADI no poder. Essa gente não consegue controlar esta calamidade, não são capazes, o país está uma calamidade, o país está doente.
    É uma tristeza ver o país assim. STP está parado. A desorganização aumentou, a cidade capital está um caos, há lixo em todo lado. Só mesmo ver para crer.

    • img
      Seja Parcial Responder

      Noticia vem noticia vai, o que sei, e que só para mim sei, é que o TELANON já não me atira areia nos olhos com as suas noticias, nem os 6/12 de comentaristas ai presentes. Desafio o TELANON a postar uma noticia positiva ou a favor de PT nos tempos vindores, ja que nunca(NUNCA), se o fizer provara que é um jornal que subiu de nivel -1 para 0, como dizia um treinador ao treinador do benfica : “Na vida um vintém é sempre um vintém e um cretino é sempre um cretino.” TELANON e os Seus permaneceram sempre os Seus.

      • img
        Miss Responder

        Em vez de se chamar “Ser Parcial”, devia escolher o nome “SUPER CONNARD” (o nosso tradutor de serviço vai-lhe dar o significado, ou entao o seu mano PT, que é francofono e nao lusofono, gabonês e nao sao-tomense…STP nao è o lugar para bandidos nato).
        Nenhum dirigente de STP, mesmo o pior, nao pode ser comparado com os Trovoada(gente de mà indola), nenhum se esconde detràs de perseguiçao (para destrair da sua mà conduta, da sua mal governança …), de victimizaçao etc( para estar nas suas), nenhum nunca foi difamar STP(todos sem excepçao)à nivel internacional (refugiado politico em França, onde tentam pôr STP e o povo de rastos, dizia o Miguel Trovoada em França que”o povo de STP é falso e cobarde”, para os que nao têm a memoria curta, lembrem-se,queixa “suposta”junto da CPI, deputado e guarda-costas-mercenàrios imiscuidos na politica interna de STP e ++++e +++)…eis porque a téla non (que quer o bem de STPe do seu povo), procura expôr o perigo que se anuncia hà jà largos anos (1991).
        Aliàs, a téla non, limita-se de publicar os comentàrios dos demais internautas(gente lùcida e esclarecida…), que conhecem bem a situaçao politica de STP .
        Seja”im”Parcial, nota, as coisas sao tao evidentes, que nao hà nada a defender, porque é impossivel…salvo, se tiver mà fé (como é o seu caso).
        Uma pessoa normalmente constituida, nao pode de maneira alguma fechar os olhos sobre a catàstrofica politica PT-ADI, dirigida contra STP e o povo! Um verdadeiro HORROR.
        Nao hà nada que possa evitar os comentàrios baseados no descontentamento, porque sao necessàrios e justos.
        “Nao sao com as duas maos que podemos esconder o céu, porque ele é imenso”.*
        Nao ataquem a téla non, procurem sair à rua e protestar alto e forte contra esta politica levada pelo PT, que aliàs, nem devia regressar para STP, sem passar pela justiça, para ser julgado dos actos “contra-politicos” que ele praticou. Nao merece e nem tao pouco tem o perfil para ocupar um posto importante, como o do pm…é um êrro enorme!
        O povo sao-tomense, precisa de ser formado, de ser mais vigilante e menos sentimental…nao se vota por uma “ninhada de dobras”, tao pouco por simpatia à alguém, nao é possivel.
        O estado de emoçao, nao conta na politica.
        Limito-me a esta breve exposiçao sobre o porquê do como!!!!!!!

    • img
      Graca Fernandes Responder

      todo esse problema foi griado pelo presidente da republica em colalboracao dos de alguns do MLSTP.
      A briram a livre circolacao de pessoas e bens sem primeiro arrumar a casa.
      Ora vejamos, se nao faz sentido!…
      Assim que o ADI ganhou com maioria …
      A primeira coisa que o presidente da republica faz:
      Soltar os presos perigosos da cadeia central
      como consequencia :
      O problema das FASTP
      O problema de violacao de pessoas e bens
      Asalto a residencias….
      etc,etc
      Acho que algumas pessoas ligado a MLSTP e PCD
      andam a pagar os bandidos para que facam
      todo esse males a populacao .
      Porque o governo anunciou que vai levar ate as ultimas consequencia
      os atos de lapidacao do bem publico efectuado pelo governo sessante
      Eles pensam que STP como eranca dos sus pais
      ISSO e pessimo
      Sao pessoas do mal
      Quem mandou soltar os bandidos ?
      com que objectivo tiveram essa atitude?

      • img
        Arroz de 13 contos Responder

        Quem mandou soltar todos os presos perigosos detidos no governo de Gabriel Costa em 2013/2014 foi PATRICE Trovoada.
        E mais fez lista especial dos presos e enviou para o Presidente da República para indulto.

  2. img
    Original Responder

    Em S.Tomé,há Associação para tudo e só falta para ladrões e assaltantes que já estão parcialmente legalizados.

  3. img
    MJC Responder

    Saúdo a atitude do deputado Felisberto Afonso pela coragem que teve em levar ao plenário esta assunto tão pertinente. De facto o nosso país tem sido assolado por uma onda de violência sem precedentes. Isso não pode continuar assim, sob pena, de facto, do país afundar-se mergulhando-se nessa onda de violência e afugentar todos os estrangeiros que queiram lá investir, e ganhar má reputação a nível internacional. É URGENTE o governo atuar!

  4. img
    Seja Parcial Responder

    Regresso urgente de Srº Justino Lima

  5. img
    Almeida santinho Responder

    Governo e Patrice Trovoada estão no orçamento do cidadão/campanha presidencial.!!!!

  6. img
    Maria silva Responder

    O governo ( patrice trovoada) não tem credibilidade de por cobro a esta situação infelizmente , é de conhecimento de tds que os mesmos falam a mesma língua , tendo em conta a patética notícia que vimos aqui neste mesmo jornal “tela-non ” conselho de ministro pra falarem do caso nagi um ladrão que passou a ser herói , o senhor Brigadeiro foi afastado do cargo pelo facto de ter dado um corretivo no ladrão , pelo amor de DEUS apanhemos o juízo !!!

  7. img
    Ledi di Alami Responder

    Democracia e mais democracia/tudo que queriamos temos hoje, faz me lembrar anos 80/90 em que sao tome era paraiso.Eu sou capaz de acabar com isso se o governo quizer me contratar. nem e precisa ser formado pra isso apenas vontade de fazer.

  8. img
    TRISTEZA Responder

    É muito triste estar constantimente a ler tristes noticias de STP. Brigadeiro deu corectivo no meliante e foi expulso. E como PROVA que não tao nem ai pra ninguém onde está o novo brigadeiro? Será que nas FASTP não tem militar com competência para esse cargo? ou simples a governação acha melhor não ter NOVO brigadeiro? País ta a tomar rumo que podem custar décadas para repor a normalidade. AGIR é AGORA e JÁ, POR FAVOR.

  9. img
    paulo Responder

    Minhas férias para STP? C.A.N.C.E.L.A.D.A.S

  10. img
    Honestidade Responder

    Nada de combate aos assaltantes e violadores. Agora a nossa acção é distribuir o arroz de japao a nossa gente.O Ivo Jõao Ribeiro já levou 1000 sacos, wélio medico já levou 400 sacos e vava junqueira já levou 1000 sacos. Quando terminarmos a distribuição do arroz vamos preparar o Orçamento para 2016. Este ano já nao precisamos apresentar o orçamento porque o dinheiro que precisavmos para comprar carro ao Chalino Ministro da Juventude e para Olinto Daio fomos buscar as Finanças sem formalidades. Temos a maioria. Viva nosso lider Patrice Trovoada

    • img
      Maria de Fatima Santos Responder

      Viva a maioria absoluta

  11. img
    Pumbú Responder

    Meus senhores, parece-me que estamos F-diDOS !
    Não entendo esta ambição para as presidenciais. Cargo PM não é mais evidente que o do PR em STP?
    Puxa a vida!!!

  12. img
    Fernando Ramalho Responder

    Em Portugal está-se a criar em novo partido com olho no crime.
    Digam o que acham.

    • img
      josé manuel Responder

      sou Policia ca em Portugal contem comigo para o bem da nossa terra ja que os que la estão não teem pulso para por a ordem vejo todos a culparem actual primeiro ministro acho absurdo estarem furiosos com o homem e apontarem o dedo por todo o mal que acontece ai sera que no anterior governo nao havia bandidos a solta? por favor compatriotas sejam moderados culpem sim as leis e quem mandou soltar os gatunos que é do partio do anterior governo deixem de fanatismo

  13. img
    Zé Boina Responder

    É o que dá quando toda a gente adora o “herói” Nagi e detesta o “bandido” Brigadeiro Lima.
    Agora aguentem-se… :(

  14. img
    Coboiada Responder

    Fogu…vocês falam como se o Brigadeiro tivesse feito algo correcto. Ele errou foi punido e acabou….vamos nos concentrar para encontrar soluções para o problema do momento…No meu ponto de vista o governo está mais concentrado com as campanhas presidenciais do que com qualquer outra coisa, por isso ele faz questão de vender o arroz a 13 contos por quilo (nem que durre apenas 1 minuto) e inventar concursos públicos para enquadrar todos os seus militantes. sinceramente, não foi para isso que eu voteu no ADI. Sois uma vergonha.

  15. img
    Quá Escabi Responder

    Como é que se pode fazer o balanço de governação em 2 3 meses sem ao mesnos ter aprovado orçamento? isso sóde ser campanha eleitoral….

  16. img
    SEABRA Responder

    Quem dirige STP?
    Quem elegeu o PM ?
    Quem é o PT? Qual é o seu perfil?
    Que politica tem ele praticado? Quais sao os resultados obtidos(desde do seu 1°mandato)?ETC…
    Que se faça uma sondagem para saber(sem aldrabices, fontes honestas), sinceramente, qual é a opiniao da populaçao sobre os homens politicos que nos governam.Trata-se de uma sondagem a fazer, regularmente.

  17. img
    Quilixe furtado Responder

    Como foi possivel este erro? Alguém que acusou o Estado Santomense de todos os nomes feios, fez queixa no Tribunal Internacional contra representantes de órgãos de soberania, incluindo o PR, vir tomar conta dos destinos de STP?
    Como se explica o fato dum Primeiro Ministro foragido de justiça que comprou votso a troco de arroz de 13 mil dobras e internet livre (ainda se espera para ver) vir exigir hoje Justiça?! Este Patrice Trovoada é o mesmo que nos trouxe às nossas águas marítimas barcos fantasmas, tráfico de combustiveis roubados a partir da Nigéria (contrabando) e possivelmente outros produtos, incluindo os ilícitos; o mesmo que cometeu crime de lavagem de dinheiro; que mandou os seus assinar acordos, sem respeitar as tramitações legais da república; que apoderou como apoderou dum bem público e instalou o seu negócio comercial, CK2, jutamente com os seus amigos estrangeiros; que já entregou parte substancial das nossas terras mais férteis à Satocao do qual também é sócio por pessoa interposta.
    Como se explica a atitude do Patrice Trovoada tentar silenciar a voz do Procurador Geral da República relativamente aos crimes por ele praticados durante o mandato frustrado do XIV Governo? Tenta agora enganar a cabeça da Justiça (José Bandeira e outros Juízes Conselheiros desatentos ou egoistas) para se ver menino bom e sobegar os casos que lhe dizem respeito? Como se explica a promessa de manipulação da Justiça, “comprando” justiça ( através de compra ou arrendamento de novas instalações para o Supremo Tribunal de Justiça- o que até é uma boa medida se não viesse de quem vem)?!
    Como se explica o fato de um Governo com maioria absoluta ter receios na presença na Administração Pública de quadros experientes membros de partidos políticos adversos?! Aonde foi parar o direito das menorias? Aonde está a vontade de coesão social?
    Como se explica o fato do Governo estar a excluir todos os projetos bons, pelo simples fato de serem provenientes do Governo anterior?
    Como se explica o fato do Governo controlar rigrosamente a Comunicação Soacial estatal que é financiada com os nossas contribuições ?!
    Como se explica o fato de após 3 meses de governação o PT ainda não dotar o País dum OGE, estando mais preocupado com as passeatas de campanha as presidenciais de 2016, pois só agora está fingindo inteirar-se dos problemas do Povo, já sobejamente conhecidos?
    Como se explica a “aculturação” gastronómica das nossas populações com a política do “arroz de 13 contos”? Ao invés de estimular a produção da nossa rica matabala, fruta-pão, banana, milho, feijão, etc? Arroz esse que passou a ser vendido apenas por comerciantes/comissários políticos do ADI?
    Porque é que alguém que tem uma maioria afolgada na Assembleia Nacional e tem o Governo nas mãos pretende meter a Justiça (Tribunais e Ministério Público) no bolso e conquistar a Presidencia da República?
    Porquê a presença do Comandante Geral da Polícia nas reuniões políticas do ADI?
    Porquê da politica de manipulação da Forças Armadas? (Senhores sargentos não se deixem enganar pelo rapazinho; vocês juraram defender a Pátria contra os seus inimigos! Temos um dentro de nós).
    Estamos na emiência duma DITADURA.
    Não brinquemos porque o futuro é incerto.
    DEUS, proteja STP.

  18. img
    Santomense revoltado Responder

    isso são consequências de uma vida politica instável que tem registado no País a anos ,,enquanto os nosso governante limitarem a corrupção em vez deu uma governação, para levar a nação q grandes efeitos,,,isso q esta acontecendo é uma pouca vergonha,,ver que até para resolver uma questão interna,o nosso governo preciso de apoios Internacional.

  19. img
    Quero STP de volta Responder

    Coisa tira gente gosto de ir para país, cuá ca dá sun mendu cu leva punda país estragou verdade, keiaaa auê.
    Qual marca de dirigentes temos no país? como não conseguem lidar com crimes num país tão pequeno? ESTÃO a espera de sermos engolidos por marginais.. Desde já acabou a minha propaganda para conhecerem STP, não vou convidar estrangeiros a um país em desordem..MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO tRISTEEEE ISSO
    Deçu cu non

Deixe um comentario

*