Patrice Trovoada : “Pessoas perderam o negócio da China”

É a frase forte da reacção do Primeiro-ministro Patrice Trovoada, ao artigo publicado pelo Téla Nón, sobre a verdade ou mentira no posicionamento do Chefe do Governo em relação ao investimento da empresa chinesa Guangxi Hidroelectric Construction Bureaux no país, com destaque para o prolongamento da cidade de São Tomé.

No balanço dos 100 dias de governação o Chefe do Governo anunciou que os representantes da empresa chinesa, manifestaram desinteresse em continuar com o projecto do prolongamento da capital são-tomense. Fonte próxima a empresa chinesa, garantiu ao Téla Nón que no encontro entre os representantes da empresa e o Primeiro-ministro, este último fez saber aos investidores chineses que «não conhecia o projecto de prolongamento da cidade de São Tomé, e que além disso esse projecto não é prioritário».

Patrice Trovoada, considera que o artigo manifestou a desilusão de pessoas que perderam o negócio da China. «Muito claramente parece-me que o descontentamento manifesto é de pessoas que perderam o negócio da China», declarou com um sorriso no canto do lábio.

O Chefe do Governo, disse que a sua reacção visava por as coisas no seu devido lugar, e prosseguiu. «Primeiro não há uma polémica na comunicação social. Há um artigo que eu vi. Mas eu quero dizer o seguinte. Nós somos um governo sério, pretendemos que esse país seja um país sério, com empresas sérias que vêm para cá, porque é importante o investimento no país para criação de postos de trabalho, para criação de riqueza», pontuou.

A empresa chinesa Guangxi é reconhecida por Patrice Trovoada como sendo uma empresa séria. «Daí que para dizer muito sinceramente, que a empresa em questão é uma empresa séria, não tenho razões para duvidar da sua seriedade e das conversações que nós tivemos», frisou.

No entanto o Primeiro-ministro, alerta que o país tem forças de bloqueio. «Mas, neste país estamos habituados a ver forças de bloqueio, que tentam sempre sabotar o relacionamento, a vontade de investimento quando as pessoas que estão no poder não nos agrada», denunciou.

Patrice Trovoada disse ainda que conhece a fonte do Téla Nón, que detalhou os projectos a serem implementados pela empresa Guangxi em São Tomé e Príncipe. «Conhecemos as fontes deste tipo de informação. Não vamos nos deixar distrair e sobretudo não vamos afugentar investidores que são necessários para desenvolver este país», concluiu.

Na reacção à TVS, Patrice Trovoada, não confirmou nem desmentiu a informação dada pela fonte do Téla Nón, sobre o conjunto de projectos que a Guangxi, acertou com o Estado são-tomense, através do anterior governo desde o ano 2014. Um deles é o prolongamento da cidade de São Tomé por 211 hectares.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Teresa Responder

    Seja responsável homem. Diga coisa com coisa uma vez na tua vida. Por favor. Para de mentiras. Como tens que receber uma comissão, tudo foi por agua abaixo e mais nada.

    • img
      MJC Responder

      Completamente desorientado, já não sabe o que há de fazer para continuar a enganar-nos porque percebeu que não somos “totós.

      • img
        O Revolucionário Responder

        Correção MJC !!! Tenho certeza que os Sãotomenses são tótós! Pois se não fossem, o digníssimo PM PT não estaria no poder para fazer o que bem lhe pretender! Como sempre eu digo, os Sãotomenses merecem o governante que tem. Agora toma la e chupa o dedo a espera de uma outra oportunidade. Por agora, deixe o PM trabalhar e não atrapalhem semeando contendas

    • img
      Atento Responder

      Cara Teresa.
      O nosso PM, em cem dias não pode fazer tudo o que os outros destruíram em anos de enchimento de bolso.
      Assim, fez muito bem o nosso PM, acabar com os negócios da china em que só alguns enchiam a barriga deixando toda a população na fome.
      Fez e faz muito bem o nosso PM em acabar com os gulosos que a troco de milhões deixam o pais na miséria.
      Temos que acreditar neste homem eleito pelo povo, pois o povo na sua máxima sabedoria sabe muito bem quem lhe quer um futuro melhor.
      Eu estou como a maioria dos santomenses com o nosso PM.

    • img
      Lucas Responder

      Se o PM quisesse ser serio, a tal entrevista dos 100 dias de governação que o mesmo chamou de conferencia de imprensa, seria efectivamente conferencia de impressa aberto a toda comunicação social e não apresas a TVS e RNSTP e mais o seu servidor da RDP África. Isto é ser sério?

    • img
      Elnis Responder

      Deixam de falar besteira e deixa o homem trabalhar, só fazem comentário de crianças. Tiveram no poder e não fizeram o país é de todo nos.

  2. img
    Maria silva Responder

    Nos somos um governo serio!
    Haja ouvido para tanta barbaridade!

  3. img
    San Manta Responder

    Ó Sr Patrice T, quem acha que tudo sabe, não sabe nada tá! O Sr está mais preocupado em aparecer na TVS, todos os dias do que resolver aquilo para o qual foi chamado. Lembra-te do meu conselho: “A melhor maneira de dizer é fazer”.

  4. img
    Lôçu Tlêze Cóntu Responder

    Desculpe Sr Patrice Trovoada,
    Nos Santomenses fomos parvos até 12 de Outubro.
    Já não vamos continuar a ser,podes crer.
    O Sr tornou um autêntico palhaço é grande mentiroso desonesto.

    • img
      Veredadeiro testemunho. Responder

      Lôçu Tlêze Cóntu
      em vez de falar em seu nome falas em nome do povo, porque que estás a referir nós? não use nome do povo pk o povo todo está com o PM (PT).

  5. img
    Seabra Responder

    O Patrice Trovoada, pode informar ao povinho que lhe pôs no PODER ,a evolução do dossiê da queixa q fez junto da CPI contra STP e os seus dirigentes? Queremos e devemos saber .
    Dê-nos informação sobre os seus dossiês de queixas junto da justiça que o PT ainda não foi responder, porque fugira a esta responsabilidade, durante 2 anos…
    É incompativel ser pm e criminoso ao mesmo tempo …”hélas”,é o caso em STP. O responsável desta situação é o POVO.

  6. img
    Eusebio Neto Responder

    Meu Deus, porque não olhes por nos e nos livre desses “políticos” que tem se apropriado indevidamente dos nossos parcos bens? Meu Deus que estais no céus, venha por favor em nosso socorro. Expirados os 100 dias, já não restam quaisquer duvidas, não sera desta que o povo santomense vera os seus problemas resolvidos.

    Sua Excelência senhor Primeiro Ministro e Chefe do Governo só da mostras de ser, acima de tudo grande business man. De politico pouco ou nada sai dele. A linguagem e arrogância que a maioria absoluta lhe “autoriza” usar e de uma terrível baixeza e despreparação para o exercício de tao elevadas funções de estado..

    Senhor Primeiro Ministro, e de extrema importancia que o sr seja o exemplo para os outros cidadaos seguirem e so assim o senhor poder ter a liberdade e moral para exigir dos outros uma postura a altura das suas respectivas funcoes. Pergunto-lhe, sera que no nosso wo se perde(u) negocios da China? E os negocios da Libia e Taiwan, quem os perdeu(?)? O seu comportamento traduzido na forma como tem tratado os negocios que outro governo deixou em curso/pendentes, deixa transparecer algum espirito de vinganca da sua parte. Ou seja, se o senhor perdeu os negocios da Libia, etc, entao os outraos tambem vao ter que perder os negocios da China. Resultado, o coitado do povo e que vai continuar na m…miséria.

    Por favor, assuma as suas funções de PM de um estado e principalmente materialize as promessas com que nos convenceu a votar em si. Para começar, elabore e apresente o Orçamento Geral do Estado para que a sua governação seja legitima. Do que tem o senhor medo? A Assembleia e maioritariamente preenchida por nos da ADI. Governar sem OGE e igual a um golpe de estado ou governo de gestão/transição. Mostre a sua competência e use a maioria absoluta para nos tirar desta miséria absoluta.
    Dessa di FITCHIN!

  7. img
    da trindade Responder

    Esse primeiro ministro veio para complicar as coisas em stp ,pessoa nao honesta vive de mentiras culpados somos nos ele vai nos aldrabar durantes esses 4 anos no poder ,que vergonha.

  8. img
    Povo piqueno Responder

    Político de mer….
    um projeto que iria trazer muito emprego para jovens que estão tornando criminosos.
    E prometeu na Campanha MUITO EMPREGO pra JOVENS.
    Está aí o resultado CORRE COM CHINESES que queriam criar muito emprego para JOVENS.

  9. img
    Armando Vila Nova Responder

    Este primeiro ministro que a ignorância nos deu a ter é o maior mentiroso que já assistimos. Brevemente vou enumerar as mentiras desse Patrice e dos problemas quue estão por detrás dele. Vou contar tudo.Ele bem me conhece e sabe que sei coisas sobre ele, que ao torná-las públicas, no mesmo dia o P.T. desaparecerá de R.D.S.T.P.
    O primeiro conselho que lhe dou é deixar de censurar os orgãos de comunicação social estatais. Nunca vi tanta censura!
    Ele transformou a RNSTP e a TVS no veículo da sua propaganda política barata.
    Tem o controlo da RDP-África porque o correspondente em S.Tomé, trabalha exclusivamente para Patrice Trovoada.Já não notícias sobre coisas más em S.T.P. nesse canal radiofónico.
    Na próxima conferência de Impresa, por favor, P.T., convoque todos oos oorgãos de C.S. e dê acesso aos jornalistas de reconhecidas competencias para formular questões pertinentes e não o João Ramos e o Braçnan SSantos que nem português sabem falar quanto mais formular perguntas com técnicas jornalistícas.

  10. img
    Jovem atento Responder

    No entanto o Primeiro-ministro, alerta que o país tem forças de bloqueio. «Mas, neste país estamos habituados a ver forças de bloqueio, que tentam sempre sabotar o relacionamento, a vontade de investimento quando as pessoas que estão no poder não nos agrada», denunciou.

    Patrice Trovoada disse ainda que conhece a fonte do Téla Nón, que detalhou os projectos a serem implementados pela empresa Guangxi em São Tomé e Príncipe. «Conhecemos as fontes deste tipo de informação. Não vamos nos deixar distrair e sobretudo não vamos afugentar investidores que são necessários para desenvolver este país», concluiu.Realmente precisamos ser mais cuidadosos e transparentes, é preciso amamo-nos, é preciso deixamos de lenga lenga,precisamos deixar de falar atoa, e olhar para o futuro, com uma visão futurista, de desenvolvimento, meus caro por favor deixa o Homenzinho, deixa-o trabalhar, é apenas 100 dias de Governação,alias não é só ele que governa, esquecemos que existe poder judicial, legislativo, governo e o Presidencial, a muitos poderes, o país depende de todos nós os Santomenses, todos sem excepção, portanto meus caros prestem bem atenção ao que primeiro Ministro, fala, e deixemos, de emoção, antes a razão, um bem haja meus caros, reflictam yha.

  11. img
    Seabra Responder

    “Jovem Atento”, qual foi a sua mensagem? As suas palavras estão alinhadas, sem coerência.
    Vocês que respondem em defesa do ADI+ Trovoada, têm todos o sindroma da dislexia ….e falta de cultura geral. Parece uma PRAGA!

  12. img
    Alberto Jacob Responder

    Este Patrice Trovoada avariou de vez!
    No aeroporto de S.Tomé à
    Saída para MALABO:
    Responde ao Jornalista:
    Dossier Petróleo não faz parte da nossa agenda.Isto não será visto.

    Regresso de MALABO:
    ….,Também falamos sobre o petróleo.
    Kikikikikikki

  13. img
    Paulo Eanes Correia Responder

    É isso mesmo Sr. Patrice Trovoada, temos que parar essa contrução sim senhor.
    Senão os jovens vão passar a ter emprego, vão ganhar dinheiro honesto e em 2016 o senhor não vai conseguir manipular esses jovens, com banho e novas promessas falsas. É melhor os jovens (carpinteiros, ferreiros, pedreiros, ajudantes) estar a fazer motoqueiro, estar a perder pernas e vida nos acidentes.
    Diabo leva senhor, até sete fonduras de inferno, com toda sua má fé.

    Paulo E. Correia

  14. img
    LÔÇÔ TLÊZÊ CONTO - IRMÃO P.TROVOADA Responder

    Sr.Patrice, pare com aldrabices!Que moral tem o sr. de falar de seriedade, quando sem ter um orçamento já fechou 1 negócio chorudo a favor da seu bolso:-Comprou com o dinheiro de estado a infraestrutura “BENFICA” que no fundo pertence ao Sr mesmo( a coberto do seu representante- RAMY) por 2 MILHÕES de DOLARES? Que moral tem o sr de falar da seriedade, quando há 4 meses no poder, ainda n foi capaz de ter um orçamento? q moral tem o sr d falar de seriedade, qdo está a contribuir pra afugentar os investidores q, com o seu dinheiro, poderia gerar milhares de empregos aos jovens desempregados? Só peço ao sr q não se esqueça do DUBAI prometido!

  15. img
    H.N Responder

    Tenhem dúvidas que esse Governo é um governo sério, senhores boicotadores sabotadores?
    Só vos peço, se não querem contribuirem, não atrapalham, ficam de lado, porque esse governo quer e vai fazer melhor.

  16. img
    cajamanga. Responder

    Meu querido povo, quem é que tinha razão, quem é que tinha? Resposta: Pinto da Costa. o Presidente tinha razão, o povo só manda na urna. Agora quem decide tudo é Patrice, ele até decidiu que não quer construção que daria empregos aos jovens que andam na rua a vender calcinha e plasticos. Agora é a vez do povo calar, quem manda é Patrice.

  17. img
    verdadeiro servo Responder

    ao em vez de ajudar no o homem desenvolvimento passa a vida somente a criticar. vcs no lugar dele o que farias.

    • img
      Seabra Responder

      Por esmola, queremos pedir aos simpatizantes do PT + ADI, para tentarem refletir ou formar-se antes de escrever “charabias” incompreensiveis. É um escândalo!
      Tambem queremos lembrar à todos q com o PT não ha diálogo, e a ditadura.
      A.Varela, você esta sendo um saotomense TRAICOEIRO ( o seu pai, homem honesto, educou-vos com as mãos no volante, dignamente ,,hoje você está a des-honra-lo, por influência de um vadio, todos criticam o Varela, pequeno camarada ativo , engajado da JOTA, inimigo n 1 dos Trovoada em França).
      Varela,como é possível? Voce está entalado ate o pescoço …se PT fugir de STP, siga-lhe, porque desta vez não escapara.

  18. img
    Quilixe Furtado Responder

    A Justiça deve ser justa e Falar simples
    Como foi possivel este erro? Alguém que acusou o Estado Santomense de todos os nomes feios, fez queixa no Tribunal Internacional contra representantes de órgãos de soberania, incluindo o PR, vir tomar conta dos destinos de STP?
    Como se explica o fato dum Primeiro Ministro foragido de justiça que comprou votso a troco de arroz de 13 mil dobras e internet livre (ainda se espera para ver) vir exigir hoje Justiça?! Este Patrice Trovoada é o mesmo que nos trouxe às nossas águas marítimas barcos fantasmas, tráfico de combustiveis roubados a partir da Nigéria (contrabando) e possivelmente outros produtos, incluindo os ilícitos; o mesmo que cometeu crime de lavagem de dinheiro; que mandou os seus assinar acordos, sem respeitar as tramitações legais da república; que apoderou como apoderou dum bem público e instalou o seu negócio comercial, CK2, jutamente com os seus amigos estrangeiros; que já entregou parte substancial das nossas terras mais férteis à Satocao do qual também é sócio por pessoa interposta.
    Como se explica a atitude do Patrice Trovoada tentar silenciar a voz do Procurador Geral da República relativamente aos crimes por ele praticados durante o mandato frustrado do XIV Governo? Tenta agora enganar a cabeça da Justiça (José Bandeira e outros Juízes Conselheiros desatentos ou egoistas) para se ver menino bom e sobegar os casos que lhe dizem respeito? Como se explica a promessa de manipulação da Justiça, “comprando” justiça ( através de compra ou arrendamento de novas instalações para o Supremo Tribunal de Justiça- o que até é uma boa medida se não viesse de quem vem)?!
    Como se explica o fato de um Governo com maioria absoluta ter receios na presença na Administração Pública de quadros experientes membros de partidos políticos adversos?! Aonde foi parar o direito das menorias? Aonde está a vontade de coesão social?
    Como se explica o fato do Governo estar a excluir todos os projetos bons, pelo simples fato de serem provenientes do Governo anterior?
    Como se explica o fato do Governo controlar rigrosamente a Comunicação Soacial estatal que é financiada com os nossas contribuições ?!
    Como se explica o fato de após 3 meses de governação o PT ainda não dotar o País dum OGE, estando mais preocupado com as passeatas de campanha as presidenciais de 2016, pois só agora está fingindo inteirar-se dos problemas do Povo, já sobejamente conhecidos?
    Como se explica a “aculturação” gastronómica das nossas populações com a política do “arroz de 13 contos”? Ao invés de estimular a produção da nossa rica matabala, fruta-pão, banana, milho, feijão, etc? Arroz esse que passou a ser vendido apenas por comerciantes/comissários políticos do ADI?
    Porque é que alguém que tem uma maioria afolgada na Assembleia Nacional e tem o Governo nas mãos pretende meter a Justiça (Tribunais e Ministério Público) no bolso e conquistar a Presidencia da República?
    Porquê a presença do Comandante Geral da Polícia nas reuniões políticas do ADI?
    Porquê da politica de manipulação da Forças Armadas? (Senhores sargentos não se deixem enganar pelo rapazinho; vocês juraram defender a Pátria contra os seus inimigos! Temos um dentro de nós).
    Estamos na emiência duma DITADURA.
    Não brinquemos porque o futuro é incerto.
    DEUS, proteja STP.

  19. img
    Tono Responder

    Caros Srs
    Não estou a discutir a posição do PM, a qual é sempre legítima , seja quem for PM, contudo questiono o seguinte:
    - será mesmo importante o alargamento da cidade para um complexo residencial, quem o vai ocupar?? Expatriados e quantos há em STP ??
    - se a empresa promotora fizer investimento directo é uma questão , mas será que o Estado tem que participar?? Tipo dar terreno?? Aqui não concordo se é investimento privado que comprem as terras e façam o que têm a fazer. Se o Estado também tem que pagar realmente não é prioritário tendo em conta as neceSsidades que Stp tem actualmente.
    - também penso que o actual governo foi eleito com o resultado que foi, não entendo as posições tão negativas que os comentadores põe neste jornal.
    - na minha opinião os governos eleitos têm que fazer o seu mandato e depois sim o povo julga.
    - não vejo comentários de incentivo ao crescimento de Stp , será que os Santomenses querem sempre ficar atrás dos outros que apreenderam a lição.

    Obrigado
    Fui

  20. img
    Provedor da Justiça Responder

    Para aqueles que dizem ou falam do Patríce Trovoada é porque têm culpa no cartório ou são lambe botas dos ditos senhores promotores da corrupção em S.Tomé e eis a razão destas criticas sem fundamento nenhum.
    Estejam tranquilos porque quem não deve não teme.

Deixe um comentario

*