Oficiais da Polícia em estado de alerta por causa de “corpo estranho”

A Polícia de Ordem Pública de São Tomé e Príncipe, pode conhecer nos próximos dias o momento singular na sua história. Trata-se da promoção de um cidadão civil e político de carreira, a patente de subintendente.

Alguns oficiais da Polícia Nacional, procuraram o Téla Nón, para denunciar as démarches em curso, com vista a nomeação e promoção de Elísio Teixeira, membro da direcção do partido ADI, ex-ministro da justiça e deputado eleito a Assembleia Nacional, como o próximo Subintendente da Polícia Nacional.

Os oficiais da polícia, que dizem estar em estado de choque, informaram ao Téla Nón que o político em causa, nunca foi submetido sequer, a uma preparação física pela polícia nacional ou pelas forças militares.

No entanto, relatam os oficiais descontentes, que na reunião do Conselho Superior de Justiça e Disciplina do Comando Geral da Polícia Nacional da última sexta – feira, foi emitido um parecer favorável, para a nomeação e promoção do político Elísio Teixeira, como subintendente da Polícia Nacional.

O Téla Nón contactou o Comandante Geral da Polícia Nacional, o superintendente Samuel António, que considerou o caso como não sendo ainda algo conclusivo, «factual». O superintendente, esclareceu ao jornal, que ao ter havido um parecer favorável do Conselho Superior de Justiça e Disciplina da Polícia Nacional, falta ainda a sua avaliação. O Comandante Geral tem a última palavra no assunto.

Enquanto isso, os oficiais da Polícia Nacional, formados na escola superior de polícia em Portugal e não só, questionam o facto de após 5 anos de formação serem-lhes atribuído a patente de subcomissário, como aliás determina o Estatuto da Polícia Nacional.

Só 6 anos depois, podem ascender a patente seguinte, no caso a de comissário. A maioria dos oficiais da polícia com formação superior nas academias de Portugal e outros países, ostenta as patentes de subcomissário e comissario. Daí o estado de choque face a possibilidade de um civil político de carreira, vir a cair de paraquedas no posto de subintendente, ou seja, oficial superior da Polícia Nacional.

A lei 62/2013 que definiu as alterações do Estatuto das Forças e Serviços de Segurança, diz no seu artigo 30º o seguinte  :

Artigo 30.º

 

«Subintendente ou equivalente nos Serviços de Segurança


A nomeação para o posto de Subintendente é feita, mediante concurso de avaliação curricular, de acordo com as vagas existentes, de entre Comissários com um mínimo de seis anos de efectividade de serviço no posto e que tenham exercido funções de Comando ou de Direcção
».

Os oficiais da polícia nacional que para já pediram anonimato, perguntaram ao Téla Nón, como é que Elísio Teixeira se encaixa nesta norma estatutária da polícia Nacional?

O Téla Nón não soube responder. O Téla Nón utilizou um terminal telefónico para procurar respostas do ex-ministro da justiça, deputado com mandato suspenso, e actualmente assessor do primeiro-ministro, mas não teve sucesso.

Os oficiais da polícia em estado de choque, disseram ao Téla Nón que nunca na história da polícia nacional se verificou coisa igual. Temem que a instituição policial venha também a ser politizada.

Os documentos concedidos ao Téla Nón pelos oficiais descontentes, tanto o Estatuto como a lei orgânica da Polícia Nacional, rejeitam a possibilidade de um político de carreira, ascender de forma meteorítica a tão alto posto na instituição que garante a segurança e ordem públicas.

O posto de subintendente, que segundo os oficiais descontentes, já está preparado para Elísio Teixeira, atribui alguns direitos especiais. 

Artigo 64º. A
Direitos Especiais

1) Os Oficiais Superiores das Forças e Serviços de Segurança têm especialmente direito:

a)   Isenção de custas aduaneiras e fiscais para importação ou compra de uma viatura, para uso familiar, de cinco em cinco anos.
b)   Ao passaporte diplomático, mesmo na aposentação
c)   O direito consagrado na alínea anterior é extensível aos respectivos cônjuges ou equiparados e os filhos menores.

 

A tais regalias junta-se o salário mensal que ultrapassa os 10 milhões de dobras, sem contar com os subsídios.

Esta segunda – feira vai haver uma grande reunião no Comando Geral da Polícia Nacional, onde pelo que o Téla Nón apurou, os oficiais descontentes, vão esgrimir todos os argumentos legais, para evitar o insólito.

Abel Veiga

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Original Responder

    Da forma como este Governo tem gerido este País nada me surpreende e quanto menos esperamos até Kawik deve ter um posto de chefia à sua espera.

  2. img
    Jacinto Novaes Responder

    A ser verdade, estamos todos mal nesse país. Só de pensar que eu já apoiei tanto o Dr. Patrice Trovoada, agora começo a ficar preocupado.

  3. img
    André Responder

    Isto está a ganhar contornos de uma autêntica brincadeira. Que país é este, minha gente? Quem nos vai respeitar? Não devia dizer isto, mas há alturas que eu tenho vergonha de ser deste país. Tristeza!!!!!!!!!!

  4. img
    Cajamanga Responder

    Abel veiga, tenha vergonha. Que tipo de jornalismo o senhor faz? O senhor tem certeza que é mesmo jornalista.? O senhor mais parece um fofoqueiro

    • img
      Maria Ricardo Responder

      Sr. Cajamanga… Deixe que Abel Veiga faça o seu trabalho. Ponha sr. no lugar daqueles que formaram na escola superior da polícia? Senhor não tem noção daquilo que diz, nem a dimensão do facto. Isto pode pôr em causa a soberania do País. Deixe de brincadeiras porque este assunto pode tornar aquilo que o senhor nem pode imaginar. Estamos a falar de um assunto ligado a forças policiais de um país. Atenção!!!!!…

    • img
      António Mendes Responder

      Sr. ou Sra Cajamanga, quem deveria ter vergonha és tu que finge de cego para não ver e surdo para não ouvir.

      O governo tem aproximadamente cinco meses e já demitiu brigadeiro, comprou carros 0 km para os magistrados enquanto os bombeiros assistem as nossas casas arder sem poder fazer nada porque não têm meios, tentou trazer o navio procurado pela interpol para se esconder em São Tomé, e
      agora quer arranjar mais um tacho para o senhor
      Elísio Teixeira depois de nomear tantos incompetentes como directores na função pública, mas que Desgovernação é esta minha gente, temos que sair a rua e dizer que já chega porque se não, daqui ha 4 anos não sabemos o que restará deste maravilhoso País………..

      • img
        anônimos Responder

        Meu caro,porquê k é tão mentiroso. Tem a certeza k o governo quis trazer barco?? Olha deixa lá de palhaçada.

        • img
          António Mendes Responder

          Deixa de ser anónimo……..

    • img
      seabra Responder

      Cajamanga, estime-se Feliz que o Abel V.tenha publicado o seu “charabia”, o lixo nulissimo do que o Caja rabiscou.
      É inconcebível o RUMO que PT-A.Varela, têm estado à dirigir STP …alias, é sem rumo, sem direcao!
      Os pretendidos homens politicos , actualmente, no poder, não têm nenhum RESPEITO tão pouco princípios morais….à prova é esta eventual nomeação descabida e sem mérito do membro ADI…enfim !
      Senhor Caja, reflita, antes de fazer comentarios sem PALAVRAS válidas, formuladas com senso….não de má fé.
      É uma chance de termos o jornalista Abel Veiga, que nos da boas informações, veridicas !
      É uma boa ocasião que se apresenta, para agradecer o Abel Veiga, pelo tamanho trabalho e riscos ….para nos trazer as informacoes de STP. Eis o individuo que merece “justamente” o título de jornalista.
      MERCI, THANKS, GRATIE, DANKA, obrigadissimo, Abel!

      • img
        monco Responder

        Sr Seabra eu sei quem é o Sr, se eu fosse o Sr,ficava é quieto. O actual comandante da Polícia foi demitido por teu governo por não aceitar que vocês matassem o povo com arroz podre.

      • img
        O Revolucionário Responder

        Cara Seabra, pela primeira vez tenho que concordar consigo na totalidade sobre um comentário pela qual é da sua autoria. Não se pode aceitar que coisas dessas aconteçam no nosso querido pais, pois verifica-se que não é somente um abuso do poder pela parte do PM PT, mas também uma falta de respeito para com os Sãotomenses bem como os policias que deram-lhe um voto de confiança. Espero que sirva de lição a todos o carácter maquiavélico que o ditador silencioso do PT possui. Que as próximas eleições, todos tenhamos consciência daquilo que queremos para o país e esqueçamos os banhos que pela qual esses idiotas trapaceiros, ladrões dos nossos dirigentes fazem. Onde já se viu alguém que se diz querer cumprir a lei, ser o principal infractor da mesma.. Ou os Sãotomenses não sabem ler, não querem ler, não têm capacidade de interpretação, raciocínio, ou são burros, ou gostam de ser enganados, etc….para permitirem que PT ainda seja 1º Ministro. Boa sorte a todos

  5. img
    Tino Trovoada Responder

    Sr.Patrice Trovoada PM por sinal meu primo de 2o grau Por favor nao permite que isso aconteça. Isso é um abuso Samuel Antonio comandante geral policia nacional compradre de Elisio Texeira quer branquear o cv de Elisio. Se Elisio quer entrar para policia ele que va fazer formaçao como os outros. Isso é tentativa de golpe no comando de policia.

    • img
      Elisão Responder

      Mesmo se for preciso mudar a lei, o Elisio vai entrar. Fiquem é calados, corja de frustrados.

  6. img
    Jão Pinto Responder

    Penso que os Polícias devem estar mais atentos
    O vosso Comandante Geral é corta fita, não vai fazer nenhum
    É coisa que ele já sabia. Nesse momento todos os policiais devem unir
    Dizer que Elísio não serve a Polícia Nacional.
    ADI e seu Governo só está a atropelar a lei em seu benefício próprio. E se insistirem em querer por lá o Elísio vocês têm que demonstrar a vossa força enquanto polícia.

  7. img
    luisó Responder

    Eu pensava que já tinha visto tudo mas afinal estava enganado.
    Cada vez tenho mais a certeza, só me dão motivos para tal, que STP é um Estado particular e falhado.
    Toda a gente manda ou quer mandar, todos são chefes e ninguém é trabalhador, e para cúmulo de tudo isto todos estão disponíveis e preparados para qualquer cargo ou função no Estado, bastando para isso ser amigo ou familiar do chefe do momento.
    Por isso olham para STP de lado e com desconfiança e não dão crédito ao que por aqui se passa.
    Entretanto inauguram-se umas estradas, chafarizes, calam-se os magistrados com uns carritos, afundam-se barcos à nossa porta, o senhor PM dá entrevistas a dizer que é um bom-vivant, que gosta de bom vinho e de boa carne, está.se a aguardar pelo OGE e sua aprovação e não andamos nada para a frente. Depois chega esta noticia que no minimo dá vontade de rir a toda a gente.
    Para culminar tudo isto só pondo os oficiais de policia nos tribunais como defensores oficiosos (reciprocidade).
    Uma autentica vergonha, País sem futuro.

  8. img
    luisó Responder

    1) Os Oficiais Superiores das Forças e Serviços de Segurança têm especialmente direito:

    a) Isenção de custas aduaneiras e fiscais para importação ou compra de uma viatura, para uso familiar, de cinco em cinco anos.
    b) Ao passaporte diplomático, mesmo na aposentação
    c) O direito consagrado na alínea anterior é extensível aos respectivos cônjuges ou equiparados e os filhos menores.

    E porquê estes direitos ?
    Estes direitos são de alguém que integra o corpo diplomático e é comum em qualquer País.
    Não vejo isto em países a sério.

    • img
      Ana Veiga Responder

      Só me faltava ouvir isso.Gente Ilisio Teixeira poderá ser quê?só pode ser mesmo uma BRINCADEIRA.

    • img
      santola Responder

      Na Inglaterra os diplomatas andam de camioneta para ir ao trabalho no nosso país parece que todos têm carros casa de luxo e muito mais, não digo mais nada. adeus.

  9. img
    Miguel Fernandes Responder

    Isso mor a desordem desse país, as vezes é vergonhoso dizer eu sou São-Tomense por causa dessas atitudes, os nossos governantes não têm noção das coisas que fazem nem o que dizem.
    por isso que o país está do jeito que está.

  10. img
    Fé cu Deçu Responder

    Autêntica República das Bananas. Eu que disse a mim mesmo que já tinha visto de tudo neste país começo a ver coisas que nunca esperei ver com os meus olhos. Se isto é o prenúncio da construção do Dubai então vou pensar emigrar mesmo com a idade avançada que já tenho. Isto é demais para mim. É cúmulo da porcaria ou da merda.

  11. img
    Miguel Fernandes Responder

    Isso mostra a desordem desse país, as vezes é vergonhoso dizer eu sou São-Tomense por causa dessas atitudes, os nossos governantes não têm noção das coisas que fazem nem o que dizem.
    por isso que o país está do jeito que está.

  12. img
    Trindadense Responder

    Já agora porquê que não colocam o Juvê como primeiro-ministro deste país? Se for para governar o país e fazer estas coisas é melhor colocarem como ministro ou primeiro-ministro o Juvê que ele faria muito melhor. Eu só estou a ver na governação do país decisões que qualquer pessoa podia tomar. Inauguração de chafarizes, inauguração de casas vãmplega, barcos que afundam e governo não sabe nada, orçamento de estado sem aprovação até agora e nomeação de Elísio. Quem não fazia isto? O Juvê até fazia melhor. Era preciso haver eleições para o governo tomar estas decisões?

    • img
      MJC Responder

      Se é que se pode chamar isto governo, eu diria desgoverno.

  13. img
    Qualquer dia Responder

    Meus senhores este é um assunto não é de brincar, os dirigentes politico partidários querem partidarizar as forças, violando todo custo as normas constitucionais. Onde é que se ve, cidadãos declarados publicamente, militantes de determinado partido politico se integra nas forças militares ou para militares. O Afonso que nunca usou farda, hoje é intendente dos SPRS, logo isso é de esperar e há mais situações dessas. Por isso é urgente que vocês se unam para por termo a este desmando. Unam para defender a classe. Há muito que deram a sua vida, hoje, estão aqui como pena cadela e aqueles que nada fizeram, apenas usaram, delapidaram de bens e trataram da sua vida, e ainda foram premiados com altos patentes. Isso não pode ser, essas decisões devem ser anuladas. Sabem porque que isso esta acontecendo, é porque as forças não estão organizadas…toda classe profissional esta organizada, porque que estão espera….Se juízes e magistrados de Mp tem sindicato, deputados tem sindicato, porque que as forças não. Qual o perceito da constituição que diz isso. Chegou a hora, para começarem a exigir para melhoria de vossa condição profissional.

  14. img
    Carlos Simão Responder

    Meus senhores, abram o olho.
    Esta questão de colocar a força Elísio Teixeira como um dos homens de alta patente da policia nacional já está cozinhado há muito tempo. Todavia, o coitado do Samuel é que não sabe que o alvo principal será ele próprio, porque depois de Elísio passar por esse primeiro Escalão, será ele quem vai substituir Samuel na função de comandante da policia nacional.
    Patrice Trovoada, o seu Governo e o seu Partido estão a enfiar os pés pelas mãos há muito tempo. Basta ver que foram buscar Ambrosio Quaresma para representar a imprensa na comunicação social apenas para darem oportunidade aquele medíocre jornalista e preguiçoso de primeira a ganhar algum dinheiro. Mas isto é contra a lei já que Ambrosio não está vinculado em órgão de imprensa oficial nenhum como exige a Lei. Num pais sério onde os partidos políticos assumem como tal, só por isto os resultados de uma eleição podem ser impugnados.
    Este é o país das bananas……

  15. img
    Quilixe Furtado Responder

    Obrigado Abel
    És o único único que nos brinda c estas manobras sujas do Patrice
    Agora resta aos verdadeiros Oficiais da Polícia defenderem a sua dignidade e a nossa bela Pátria

  16. img
    Santomense Responder

    ADI brincadeira tem hora, este pais tem leis, e voces n estao acima da lei. Maldita hora que votei em voces, se arrependimento matasse,ja estaria morto. Este pais esta uma palhacada. A isto voces chamam de mudanca?

    • img
      mlstp- pcd Responder

      Quem votou no ADI tem tem entendimento do que é que esta sendo feito no trabalho do governo, tem capacidade de recordar agineiras que anteriores governos fizeram e ainda tenhem tempo de acreditar no governo do PT.

  17. img
    Demócratico Responder

    Todo o são-tomense residente no país tem acompanhado de forma atenta a estrutura criada de interesses pessoais deste elenco Governamental ( XVI Governo Constitucional).

    1º Senhor Patrice Trovoada, nosso ministro com todo o respeito; deve estar desnorteado:
    a) Tem estado a construir e inaugurar estradas, chafarizes, casas; desrespeitando a Lei nº 3/2007 (Lei da Administração Financeira do Estado), onde passo a citar os respectivos artigos 15º (despesa) e 26º (Não aprovação do Orçamento Geral do Estado).

    Artº 15 “Nenhuma despesa pode ser assumida, ordenada ou realizada sem que, sendo legal, se encontre inscrita devidamente no Orçamento Geral do Estado aprovado, tenha cabimento na correspondente verba orçamental e seja justificada quanto à sua economicidade, eficiência e eficácia.”

    Artº 26 “Não sendo aprovada a proposta do Orçamento Geral do Estado, fica o Governo autorizado a utilizar duodécimos das dotações fixadas no Orçamento Geral do Estado do ano anterior.”

    Parece-me surpreendente que venham de novo desrespeitar a lei 62/2013 ( defini as alterações do Estatuto das Forças e Serviços de Segurança), onde passo a recitar o artº 30º (Subintendente ou equivalente nos Serviços de Segurança):

    “A nomeação para o posto de Subintendente é feita, mediante concurso de avaliação curricular, de acordo com as vagas existentes, de entre Comissários com um mínimo de seis anos de efectividade de serviço no posto e que tenham exercido funções de Comando ou de Direcção.”

    Onde e quando o incompetente Elísio Teixeira teve experiência na função de comando ou de Direcção, ainda mais de 6 anos?

    Outra questão pertinente: Senhor Roberto Raposo manda telefonar uma instituição para interrogatório, o país é tua propriedade onde o Sr. Manda, desmanda, ordena e desordena.

    Hoje fosse ontem, pensaria primeiro sobre esta e outras brincadeiras que em nada contribuem para coesão nacional e inclusão dos são-tomenses, cansados de esperançar!

    Caros(as) leitores(as) contra os factos não há argumentos.

    Abençoai Senhor o vosso povo. Amém

  18. img
    Sinceramente Responder

    Autêntica vergonha,como é que alguém que nunca foi polícia, não possui os requisitos necessários para ascender a subentendente pode ser proposto a tal cargo? Só pode ser brincadeira. Isto é abuso de poder. O ADI está fazer isso tudo por ter maioria absoluta que este povo ignorante lhe deu. Eles acham que esta maioria absoluta lhes dá direito de atropelar a lei.

  19. img
    Aníbal Responder

    Não compreendo o espanto de muita gente face ao que se passa em STP. Até parece que estamos a falar de um outro país.
    Vocês são estrangeiros ou São-Tomenses? Já deviam estar acostumados com essas práticas de clientelismo político. Em muitos lados isto acontece, só que em STP chegam ao ridículo.
    Lembram-se quando nomearam um cambista como diretor de GGA?
    Lembram-se da nomeação precoce do Roberto Raposo para Procurador da República?
    Já pra não falar de diretores que foram todos substituídos. Poderia aqui narrar um, sem fim, de casos mas não vou cansar-vos. Qualquer dia destes vão nomear o tal cambista para cargo de governador de banco central. Enquanto isso, o povo fica à espera de migalhas batendo palmas ao arroz 13 contos e internet grátis para jovens.
    Já falei, venham criticas dos lambe-botas!!!!!

  20. img
    Eusebio Neto Responder

    JOB FOR THE BOY,

    Esta e a unica explicação para tamanho atrevimento do governo de S. Tome e Príncipe. Todos sabemos que o senhor PM tem promessas a vencer e, depois dos directores e outros sacrificados, ainda resta muita gente a espera dos lugares que Patrice TrovoAda lhes prometeu. Um politico numa instituição tao especializada com a Policia Nacional era inimaginável! Mas os policias santomenses tem que estar unidos (atenção aos bufos infiltrados) e defender os seus direitos. Porque senão este pais acabara por ser mais um entreposto de negócios opacos.

    Compatriotas policias, lutem e se necessário usem todos os meios possíveis e imaginários e Defendam os vossos interesses.

    Viva a Policia Nacional.

  21. img
    Maxipombo Responder

    Bastimborala samazala que cueza ta a ficar… eh bem feito! Povo poe povo tira, mas ate tirar aguenta so

  22. img
    jesus cristo Responder

    senhores pessam na vossa vida . Me diz qul governo que nao faz coisa errada PCD MLSTP fez muitas merdas .vamos falar de arroz poder DTT,outras coisas que todoa nos sabemos,voces tenhem que falar as vossas bocascom lixivia qundo falam do PT DR.patrice Trovoada voçes n tenhem moral para falar esse pais esta assim devido vc e vosso pai grande.vc estam como medo de que..QUEM NAO DEVE NAO TEME.. O Abel ganha coragem vesti camisola do MLSTP vc sempre bebeu a sopa deles.Escuta toma cuidado com tua mulher deve estar como nojo de homem degajoju com voçes …………ja muitos sei que muitos do mlstp e do pcd vao respoder mais que manda e o chefe quem e chefe PT DR.patrice Trovoada

    • img
      António Mendes Responder

      Vai estudar meu caro, Jesus Cristo…….

    • img
      Gandu Responder

      coitado de jesus cristo que não tem nada a ver com essa situação o nome dele esta na boca de mundo por favor tira este nome porq não calhou com sigo meu amigo.
      Es tolo ou fenje de tolo, pra não cair ainda na realidade, quando o zé povinho andava a gritar loço, loço deu o terrorista a maioria absoluta tds nos sabiamos quem é o PM e agora depois de lhe dar a maioria estão a lamentar, agora vão queimar pra saber

    • img
      seabra Responder

      Você é um CAPETA….ousa cometer blasfemia servindo-se do nome de J.o Cristo? Por esmola, mesmo não sendo cristão, mude de identidade. Respeite aqueles que acreditam. Embora eu seja “por liberdade de expressão”…mas tem limites!
      À mim choca-me bastante…sobretudo, pelo seu propósito ODIOSO !!!

    • img
      Admirado!!! Responder

      Eiiii!!!
      Vc mesmo ai!!!
      Vc que se esconde por de tras do nome “jesus cristo”, Vc é a pessoa mais burra, que eu tive o desprazer de ler um comentario!!!
      Meu caro, STP esta assim por causa de pessoas do seu nivel. Veja bem, eu tenho 21 anos de idade, contudo gracas a deus investe no meu estudo, e hoje falo frances, ingles, servio e portugues.
      Isso nao e para me gabar, e so para lhe dizer que o seu nivel academico é muito fraco, e isso concerteza deverá refletir no seu intelectual.
      Vai estudar e traga algum contributo a nossa terra.
      Se ela esta assim, e por causa de pessoas mal instruidas e desonestas.
      E veja la, procure se enformar mais, pois em nenhum pais democratico e organizado, as leis são tão desrespeitadas como em STP. Meu caro, esqueca a camisola que veste, e pense na terra, porque o partidarismo e a nossa desgraça (Eu odei essa coisa de: sou do partido X)!!!
      Outro ponto, chame nomes ao sr jornalista, mas deixe de lado a familia dele, ok!!!
      Seja homem com bolas, e não um ser despresivel.
      Um dia STP tera dirigentes a altura.

    • img
      Ma Fala Responder

      Es um blasfemeador e burro,tu que escondes atras do nome de uns dos maiores postulados da historia, Jesus Cristo. Facamos o uso de palavras com propiedades, argumentacao com ponderacao e logica nao sabendo faze-lo limita-se a estar calado porque expor a burrice e deveras repugnante. Infelizmente o teu fraco nivel academico faz de ti uma massa de manobra facil, enfim!

  23. img
    Maioria Responder

    O Patrice Trovoada quer controlar todo país, até a polícia quer controlar, só falta mesmo ser Presidente da República. Espero que a oposição esteja atenta a alinea 2 do Artigo 78.º da Constituição da RDSTP:
    ” Só pode ser eleito Presidente da República o cidadão são-tomense de origem, filho de pai ou mãe são-tomense, maior de 35 anos, que não possua outra nacionalidade e que nos três anos imediatamente anteriores à data da candidatura tenha residência permanente no território nacional”.
    Pelo que consta, Patrice Trovoada esteve dois anos fora de São Tomé, só aparecendo dias anteriores a eleição de 12 de Outubro de 2014.

  24. img
    Manuel Jorge Santos Responder

    Isto é só o começo.Preparem-se, vêm aí coisas piores.

  25. img
    Mash Responder

    As entidades que estão a conduzir o destino do nosso rico e lindo país, deveriam estar preocupadas em zelar pela segurança dos cidadãos reforçando patrulhamento nas ruas de forma a reduzir o índice de criminalidade que está a aumentar exponencialmente, ao invés de protagonizar este triste espectáculo. Tenham vergonha de uma vez por todas é a vossa reputação que está em causa “senhores que pensam que são donos de isto tudo”…
    O Sr. PR devia intervir nessas coisas porque palhaçada tem limite!

  26. img
    Homem de Bem Responder

    Já ouvi tudo, já li muita coisa, e já assisti a quase tudo. Mas isto ultrapassa todos os limites do razoável e compreensão. Está tudo louco neste país. Estamos a construir um ótimo Dubai. Quem viver verá. Isto é o cúmulo da falta de vergonha e discernimento político. Eu chego a acreditar que estas pessoas fazem estas coisas com um propósito inabalável de colocar em causa o nome do país. Não acredito de maneira nenhuma que é só incompetência, mediocridade ou azelhice. É sobretudo má-fé para prejudicar de propósito a imagem do país. Nenhum burro, desonesto ou incompetente faria uma asneira desta sem pensar nos custos e consequências políticas. Isto só pode ser feito com a clara intenção de prejudicar de propósito a imagem do país. Caso contrário seria então pior porque estaríamos em presença de autênticos inimputáveis que em vez de estarem a governar o país deveriam estar num hospital psiquiátrico.

  27. img
    malebobo Responder

    brincadeira tem hora, onde é que já se viu um individuo que nunca passou pela nenhuma força militar e nem paramilitar a ser promovido ao oficial superior de uma policia so mesmo em stp, PT e a sua comitiva cuidado com esse reinado

  28. img
    CARLOS NASCIMENTO Responder

    Caros policiais
    Peço vos encarecidamente para não permitirem esse desmando do vosso comandante Samuel António. Polícia Nacional não deve ser guarita de políticos. Vocês não podem permitir isso. Façam como as forças armadas, queriam colocar um brigadeiro poítico, os militares não aceitaram. Defendam STP por favor.

    KIAKIZIKE eu sou da família por favor não deixe fazerem nada comigo… Sabes quando se fala algo contra o Governo há sempre retaliação.

  29. img
    Zé fome Responder

    Será?

    • img
      António Mendes Responder

      É Pena Que Essas Informações Não Chegam a Quem Mais Precisa o Chamado Povo Pequeno Como diz o Patrício Trovoada, e Agora com a Radio Nacional, a TVS E RDP ÁFRICA a serviço do Governo Estamos Tramados

  30. img
    Gamboa Responder

    Senhor Qualquer dia!!!

    O grande mal teu é não informar-te bem, antes de fazeres a comparação,o Criminólogo Lázaro Afonso foi transferido da PIC para SPRS…e se quiseres saber mais quanto a enquadramento juridico investigue com segurança e não rumores.
    Fui…

  31. img
    Pumbu fresquinho Responder

    Com este artigo ELISIO TEIXEIRA tornou-se tao popular que ne nem “KASSO-FESSA”!!!
    parece que a candidatura eh mesmo falhada e ruim!!!
    Adoro e glorifico este jornal e a colaboracao activa dos leitores!!!
    Viva STP!!!

  32. img
    Maria silva Responder

    O meu receio ( com muita tristeza que digo isto ) é que este tipo pritrice trovoada , tenha todo o poder nas mãos , e depois de ganhar as presidências ( que diabo seja surdo e paralítico no inferno ) e quando tiver tudo DOMINADO que nunca mais saia do poder, e São Tomé e príncipe possa vir á ser comparado com estes países da África que nós sabemos perfeitamente , infelizmente aonde reina a ditadura , fome , sede, guerra civil, tráfico de droga etc!
    Infelizmente estamos a caminhar a passos largos nesta direção !
    Falo isto com o coração despedaçado, súmú ê livlá anca ni boca di cassôê ….

    • img
      seabra Responder

      Carissima Maria da Silva, a sua analise é 100% ,infelizmente, plausível, visto a lavagem de cérebro feita ao povo pequeno (expressão do pilantra PT- A. Varela),que é politicamente ignorante.
      PT e a sua 2a cabeça, Afonso Varela , querem transformar STP, em Gabao e não no prometido Dubai…assim será “président à vie”, como foi no país vizinho o ditador Gilbert/Omar Bongo Mandiba. Só a morte lhe tira do PODER…para pôr o seu “rebento” Alain/Ali Bongo (o convertido ao islamismo como o PT).
      Aliás, o M.Trovoada iniciou o filho….
      O pai nada fez para o bem de STP, o filho PT quer vingar-se dos anos que passaram no exílio em França, destruir a imagem de STP….sugando o máximo, aproveitando, enriquecendo com desvios e roubos do que é coisa de Estado, pertencendo ao povo de STP.
      Há que haver uma rebelião sã, para pôr a situação de STP em ORDEM. É urgentissimo!

  33. img
    Américo Responder

    É melhor entregar este país para nações unidas governar. Que raio de coisa é esta. Uma vergonha, minha gente. A Guiné Bissau estava no caminho mau, como o nosso, o atual primeiro-ministro deste país pegou o país, sem nenhuma vaidade de Dubai e outras porcarias e transformou a negatividade que tinha abatido sobre a Guiné Bissau e a sua imagem. Hoje em dia a Guiné Bissau já é respeitada e a imagem deste país mudou. Nós fizemos eleições, o ADI ganhou com maioria absoluta, toda a gente esperava uma grande mudança no país. Infelizmente a mudança que temos é esta porcaria. A imagem do país em vez de melhorar voltou a piorar. Sinceramente se fosse para esta porcaria que nós estamos a viver eu preferia que o senhor Gabriel Costa continuasse a governar o país em vez desta brincadeira de mau gosto. Andaram a insultar o homem, chamar nomes e etc., e agora estão a fazer muito pior que ele. Pelo menos tinhamos um bom ministro da agricultura que fez muitas coisas, havia investimento estrangeiro a entrar. Agota temos porcaria em cima de porcaria todos os dias. A televisão virou a casa do senhor primeiro-ministro que todos os dias está a inaugurar casas de madeira, chafarizes, campos de futebol… Os ministros não sabem o que andam lá a fazer. Não sabem falar, não têm uma política sectorial…
    Eu já estou cansado desta desordem toda.

  34. img
    Teresa Responder

    Quem corre com gosto não cansa. Votaram não é? O país está a caminho da ditadura. Esse gajo não é santomense. Boa sorte. Fico a espera dos tiroteios.

  35. img
    Qualquer dia Responder

    Sr. Gamboa, pelo que diz por ai, ele não transferido, mas ele pediu a transferência para SPRS, é totalmente diferente, em condição normal deverias começar por comissario, alias, a lei diz que a transferência se para a categoria idêntica, o quadro da PIC não é idêntico ao SPRS, porque o quadro de segurança de SPRS está equiparado a das FSS e a PIC não .

  36. img
    povo pequeno Responder

    So se fala mal das pessoas que estao no poder, o antigo ministro da defesa que tutelava tambem a pasta do corpo policial Oscar Sousa em conjunto ao antigo comandante geral da policia Roldao Boa Morte enquadraram muitos civis sem cabimento muito menos com uma formaçao inicial de policia, uma das tais é a filha do director da DAF do ministerio da defesa e do mar!
    Se o caso for poniçao entao que ela seja bem feita.

  37. img
    móçu santomé Responder

    Depois dizem k o partido da oposição não te deixa trabalhar. é muito cedo para começar para toda essa brincadeira. depois pedem k vos deixem trabalhar

  38. img
    Maria silva Responder

    Senhor ( a ) Seabra , há que se colaborar o mais rápido , antes que seja tarde demais!!
    É que a catástrofe está a acontecer numa velocidade de km /h , por isso ganhemos tempo, não se pode ficar só a dizer ou a espera que DEUS PROTEJA STP !

    • img
      seabra Responder

      Mensagem bem recebida, cara Maria…estou à 100% de acordo consigo.
      Tem que se organizar e mobilizar as forças populares e informa-los sobre o que o governo está a preparar….tudo, menos o prometido Dubai.
      Estou à disposição para propor ideias,se possível, ser activa!

  39. img
    belekunga Responder

    Patricio trovoada esta a promover incopetencia para q ele possa maneja-los qd bem entender

  40. img
    Makeba Responder

    Quei, axém? Assim na lata? Como se todos os Santomenses fossem ignorantes?! Abuso de poder tem limites. Axém fô ô!

Deixe um comentario

*