Destaques

Independência : Acto Central começa esta manhã na Praça da Independência

A meia-noite foi ateada a chama da Pátria, que percorreu cerca de 10 quilómetros do distrito de Mé-Zochi até a Praça da Independência. O Presidente da República Manuel Pinto da Costa, lançou a tocha de fogo no marco da independência nacional.

Membros do Governo, marcaram presença assim como as entidades estrangeiras convidadas para a festa maior do país, com destaque para o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, o ministro da administração territorial de Angola, Bomito de Sousa, o ministro do ordenamento do Território da Argélia, Amar Ghoul.

O acto central desta manhã conta pela primeira vez, com a presença de minist2ares do Gabão e da Guiné Equatorial que vão desfilar junto com as forças armadas de São Tomé e Príncipe.

Forças vivas da nação, nomeadamente agricultores, pescadores artesanais e outras, também tomarão parte no desfile.

O discurso do Presidente da República Manuel Pinto da Costa, será o ponto alto da cerimónia. Um momento histórico para o país. O mesmo homem que a 12 de julho de 1975, proferiu o discurso da independência, volta 40 anos depois a ser o principal orador na mesma praça.

Abel Veiga

10 Comments

10 Comments

  1. Manuel Alegre Costa Pinto

    12 de Julho de 2015 at 11:21

    Como é que podemos falar da coesão nacional quando o governo, o Sr. Patrice Trovoada e os seus comparsas tudo fazem de uma forma deliberada tentam neutralizar e prejudicar as ações desencadeadas pelo Presidente da República só por ser Pinto da Costa. Hoje viu-se o que EMAE fez. No momento em que o Presidente ia entrar na praça da Independência houve um apagão. Será coincidência? Soube há dias que este governo não vai fazer nada para a construção do hospital de referência e outras coisa mais que o Gabriel Costa e Pinto da costa negociaram com o Presidente do Taiwan. Segundo informações as coisas serão renegociadas depois da saída do Pinto da Costa. Que má fé deste Patrice Trovoada.

  2. Manuel Vera Cruz ceita da Costa

    12 de Julho de 2015 at 12:53

    Sr.Manuel Costa Pinto. Concordo plenamente consigo. Duvido muito que o apagão foi por acaso ou coincidência. Tudo foi bem programado. Falando de coesão, não haverá coesão nenhuma. O que vimos hoje na praça da independência é tudo tretas. O sorriso do Patrice Trovoada para com Pinto da Costa é tudo hipocrisia a mais. O Patrice Trovoada tudo tem feito para destruir as acções de Pinto da Costa. Depois da festa tudo vai estar da mesma, cada um vai brasa para a sua sardinha. É tudo muito triste.

  3. Seabra

    12 de Julho de 2015 at 21:01

    Sejamos simplista, para que o país ,STP,avance.
    “Façamos o bem, o bem fica-nos bem” . Mesmo não sendo esta a realidade de STP,sejamos ingênuos…vamos viver na onda dos hippies….STP está muito bem e amamo-nos todos,profundamente,sinceramente.
    Guardem na memória o riso cúmplice do PT ao seu mais fiel e amigo colaborador o Pinto da Costa…foi comovente. Graças à esta troca de riso cúmplice,STP avançou de quase 40 anos. É maravilhoso,gente.
    Não nos preocupemos,tudo está na boa VIA…um sorriso pr’aqui,um sorriso pra lá,2 geradores….waouh,tudo está a funcionar bem.
    O povo está FELIZ…viva os quarenta anos da independência…peace and love….youpy! Hip,Hip,Hip,Hourra…..

  4. Ralph

    13 de Julho de 2015 at 4:07

    Se mais nada, a simetria do aparecimento, na ocasião da celebração de 40 anos de independência, da mesma pessoa que deu um discurso no dia de proclamação de independência, será tocante.

  5. Santomense

    13 de Julho de 2015 at 6:56

    Também achei muito estranho aquele apagão justamente no momento em que o Presidente da Republica ia entrar em cena. Essa gente do Adi tem feito de tudo para ofuscar a imagem do pinto do costa, mas eles esquecem que Rei é Rei mesmo depois de morrer. ADI, saibam que quem nasceu para cacharamba não chega a champanhe,ou seja, vocês podem fazer tudo o quiserem, mas Patrice Trovoada nunca chegará nem as unhas do pé esquerdo de Pinto da Costa.
    Viva São Tomé e Principe.

  6. helton dias

    13 de Julho de 2015 at 10:17

    Meus amigos quando o mundo conseguir derrobar celulas terroristas havera coesao em Sao tome e Principe.

  7. Raposao

    13 de Julho de 2015 at 12:14

    O sr pinto ja esta mais do que acostumado com apagao. A final ele e o maior responsavel pelo estado em que o pais se encontra.

  8. Alice Rodriguez

    13 de Julho de 2015 at 16:17

    De acordo com Manuel Alegre, é sabotagem desses do ADI que têm odio ao presidente Manuel Pinto da Costa devemos respeitar é presidente dos santomenses assim como o sr primeiro ministro. Que exemplo estamos a passar aos mais novos??? Na imagem nota se Agostinho Fernandes com ar de ódio equanto outros colegas aplaudem momento da passagem do presidente, esses senhores do ADI nao pensam que ganharam com maioria o país é deles e da família Trovoada sao maiores desgraças que esse país conheceu após independência SO VINGANÇA E AJUSTO DE CONTAS

  9. 40 anos invergonhado

    14 de Julho de 2015 at 7:24

    40 anos invergonhado quando me dirigir com a família toda para assistir a maior festa do País o que em primeiro lugar foi pondo os olhos na tribuna principal para ver os convidados encontrei o PT ao lado do Presidente da Republica vestido de uma Gravata com a cor do ADI,PT nós não estamo em Campanha este é o momento de festa sou o seu fã mas cada dia que passa esta perdendo o caminho até me parece que perdeste a cabeça não sabes o que fazer para este povo pequeno que com certeza vai ainda sofrer com este 4 anos STOP senhor Bandido PT

  10. Carlos MENEZES - cabe Angola / batepa

    31 de Julho de 2015 at 14:34

    Ai que bom si fosse verdade , tanta falcidade , si ate os estrageiro que vivem em stp já deram conta este pais e falso de mais . Mais tudo bem e o nosso pais e temos que fazer de tudo para dar volta a esta situação de alguns senhores que achado como dono de stp.fazem dividas externas comprar e vender património nacional e muitos negocios as escuras . como eu sempre falo mudamos de panela , mais o tempero e sempre o mesmo . Ate quando meu deus
    Toda gente que pensa diferente nao e bem vindo em stp os que estão no poder. Tenhem ideias pre definidas de que estão serto na sua forma de agir e governar . Nao esta bem estão mal aconselhados e mal acompanhados . Quem e sargento na Europa em stp e capitão . Esta tudo falado eu nao estou fatisfeito pelo rumo que o nosso pais esta a dar . Por isso eu nao festejo dia da independência o nosso povo. Merecia melhores políticos , estes. Que lá estão nao servem

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top