“Chicotada” no Banco Central apenas para 3

O Conselho de Ministros do Décimo Sexto Governo Constitucional, decidiu remodelar o Conselho de Administração do Banco Central, mexendo apenas em 3 pedras do Conselho.

O Vice-Governador do Banco Central Arlindo Carvalho, foi demitido e o cargo de vice-governador extinguido. Arlindo Carvalho foi ministro do Plano e Finanças pelo partido PCD.

Dos 4 administradores do Banco Central, dois foram demitidos, nomeadamente Ângela Viegas, antiga ministra do Plano e Finanças pelo partido MLSTP, e Américo Barros que é um dos vice-Presidentes do MLSTP. Este último cai do cargo pela segunda vez consecutiva.

Na vigência do décimo quarto Governo constitucional de Patrice Trovoada, ele tinha sido demitido do cargo. Regressou ao posto pelas mãos do décimo quinto governo constitucional de Gabriel Costa. Volta a cair, após a decisão do Conselho de Ministros presidido por Patrice Trovoada no último sábado.

Ainda no sábado o Primeiro-ministro investiu 3 novos administradores do banco central, nomeadamente Osíris de Jesus Costa, Garret Guadalupe, e Dilson Tiny. 3 rapazes na casa dos 30 anos.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Maiker Responder

    Este governo é o governo de “jobs for the boys” é inadmissível o que este governo está a fazer. Tirar pessoas com competência para colocar pessoas sem provas dadas?É para isso que o povo deu maioria absoluta ao ADI?Estamos entregues a bandos de falhados.

    • img
      Maria Antonia Responder

      Se tivessem competência o pais estaria longe. querem assegurar seu emprego, privilégios e mais nada. rua com todos incompetentes, bora la trabalhar

    • img
      Ana Martis Responder

      Achas que os que entraram não tem competência? Se eles não têm competência eles adquirem. Os que estavam também adquiriram mais competência no exercícios da função… Tenha consciência e seja humilde! Dê possibilidade a outros… É isso que país precisa..

      • img
        Teresa Responder

        “Se eles não têm competência eles adquirem.” Como, no na coisa da mãe Joana?
        ” Dê possibilidade a outros” Qual possibilidade? Nesta altura de campeonato temos tempo para jogar a bola? Que estupidez!

    • img
      tony Responder

      Se são tão competentes… devem ter feito nos ultimos anos um grande trabalho…pelos vistos não, só tiveram um grande tacho.

      Competência vê-se pelos resultados não pela antiguidade

  2. img
    kanimambu Responder

    So foi reposta a normalidade! Sucessos aos novos indigitados.

  3. img
    incomodado com isto Responder

    Este é o nosso Dubai .
    Há mais outros a caminho, não completou um ano ainda, vamos ter calma e corragem

  4. img
    pastor Responder

    Caminho está definitivamente aberto para o PT mexer na grana como quer. Tendo lá a sua fiel prima, Carmo Trovoada, dirigindo esses cinco sem tarimba,…Só com cristo!
    Pelo menos aquela sra eu sei que era uma pedra no caminho de malandros. Logo, ela tem que ser inimiga do PT e da CT ( Carmo Trovoada).
    Bando de bandidos

  5. img
    D´Alva Teixeira Responder

    Não podemos viver no passado, sinceramente não vejo mal algum, estou farto de ver esses velhos nesses tachos ate parece herança! não sabem fazer mais nada….

  6. img
    João Responder

    Definitivamente STP bateu no fundo. Conheço muito bem os três novos administradores e confesso que nenhum dos três tem maturidade e experiencia necessária para a função.

    Estamos a falar do Banco Central de um pais e não de uma direcção geral de um ministério qualquer.

    Convido os cibernautas a analisarem o curriculum dos outros administradores dos bancos similares da CPLP. Nom mole

    ADI vai destruir este pais.

    • img
      Teresa Responder

      AMEN

    • img
      Tony Responder

      Mais uma vez… se são tão competentes o que fizeram de concreto, a naõ ser manter o tacho ….

  7. img
    Adelino dos santos Responder

    Ainda não viram nada deram maioria absoluta eu tenho pena desse povo

  8. img
    Original Responder

    Assim quando houver próxima hipoteca de reserva de Banco
    não haverá ninguém para bufar.

  9. img
    ZE Responder

    Apenas para dizer que esta governadora do Banco Central esta a tirar credibilidade a esta instituição. ela mais o seu primo…sabem o que querem… como é possível mandar para administração do banco central pessoas com CADASTRO. refiro ao caso do sr. Osiris costa que foi corrido da CEFAO … a governadora do banco central deveria fazer proposta de pessoas idóneas e com qualificação necessária … e nao propor pessoas com cadastro…. é bom ela e seu chefe investigaram a situação….apesar de quererem fazer o banco central numa instituição ….
    a governadora o banco central parece que quer ser candidata do ADI para presidente da república… e esta a fazer de tudo para agradar o seu chefe…em vez de ser profissional…

  10. img
    ZE Responder

    O Banco Central esta a tornar numa empresa qualquer… basta ser do ADI para ter lugar na adminitração do banco mesmo … até estagiário vai para administração do banco…. bem haja ….ADI…. continua assim ….

  11. img

    Meus parabéns ao Patrice Trovoada! País não é só de um grupo de individuo. Temos que dar possibilidade a outras pessoas. Alias, esses cargos não são cargos definitivos. Todos que estiverem a trabalhar para o estado têm que saber que um dia há de sai.
    O problema que esta ai nesse país é seguinte: As pessoas quando estão nesses cargos superiores não vão querer descer para outro cargo mais baixo, vão querer estar sempre no topo. Remodelação é sempre bom!

  12. img
    me solo Responder

    Acho que de facto foi mereceida a substituição dos referidos membros de conselho de administração, sendo que se deve dar oportunidades a todos.
    No que se refere aos empossados, devo dizer que conheço pelos menos dois dos mesmos e confesso foram a melhor escolha. São pessoas trabalhadores, maduras e empenhadas e nada têm a ver com aquilo que dizem…
    Aliás o próprio Abel peca e discrimina na parte final do artigo ao referir rapazes na casa dos 30 o que é sempre uma pena neste País avaliar as pessoas antes de lhes darem oportunidade….

  13. img
    Francisco Menbdes Responder

    -remodelação total e completa.
    Este País é todos nós, caso deve também ser chamado a mostrar ou a dar o seu contributo.
    Adeus…

  14. img
    MJ Trovoada Responder

    Isto é um monstruoso processo de monopolização do Estado, em que PT procura conferir anárquica e sobejamente poderes e competências absurdas. Estamos em perigo. Não pode ser normal o que está acontecendo. Pelo visto este senhor, minha família infelizmente, desgraçadamente, pretende a todo o custo criar os mecanismos tácticos, estratégicos e económicos, para se eternizar no poder. Viola todos os principios democraticos em curso em STP. Estrapulando a vida e a voz politicas da oposição a fim de neutralizá-las para não oferecer resistências e não oferecer nenhuma ameaca às suas actividades insensatas, corruptas e criminosas. Sempre apresentando justificações grosseiramente esfarrapadas para cobrir as suas reais intencões maquiavélicas e pérfidas. O seu caminho para corrupção financeira está agora aberta com estas mudanças. O que pergunto é onde está os partidos da oposicão? Onde está Fradique Menezes e tantos outros dirigentes que nos fizeram crer que são filhos da terra disponíveis para lutar até ao limite das suas forças, para nos dar um país novo, nas campanhas legislativas? Será que é normal que a Carmo Trovoada também não está demais tempo nesse poleiro? E porque não foi mandada para rua também? Uma vez que em muitas legislações de Bancos Centrais estes cargos tem a duração máxima de cinco anos e não é reelegível? Acordem, meus irmãos, é tempo de agir.

  15. img
    Gosto Responder

    A decisão do Governo foi fantastica sobretudo para o senhor Arlindo carvalho do PCD. sendo eu um jovem do PCD fico feliz em ver este senhor fora do banco pode ser que agora ele dê mais contributo ao partido dele nas proximas eleições.

    Obrigado senhor Dr. Patrice Trovoada. apenas por ter tirado o senhor Arlindo carvalho— a minha tristeza é porque o senhor colocou fracos a frente do Banco…banco Central não é BGFI

  16. img
    Teresa Responder

    Os papitos do grupo do Telanon no facebook falam tanto das qualificações dos tais rapazes, alguém poderia por os CV’s a disposição para se ver se são ou não qualificados? Ponha-os a disposição e acabem com a historia. Isto é uma brincadeira, estamos de mal a pior. Acordem povo de STP, estão a vos silenciar aos pocadinhos. Se não se aperceberam disto então não sei. Democracia uma ovas!

  17. img
    Ralph Responder

    É importante que um nova governo possa remodelar uma administração se quisesse, para atingir os seus objetivos. Mas o problema surge quando parece que as mudanças apenas refletem um desejo para dar jobs to the boys, como disse outro comentador. E isso que cheire à corrupção e deve ser evitado.

  18. img
    Carlos MENEZES - cabe Angola / batepa Responder

    Muito bem , e sempre bom dar oportunidade ao mais novos alias este e um dos pecado do Mlstp . Viva adi mais que fique claro adi e um partido o governo e de todos os santomenses por isso tudo que for bom vamos apoiar eu gostei . Fassa mais ainda a muitos tachos olha e aqueles que mudaram de partido só para continuarem em bons empregos e alguns com cursos feito por. Corespondecia de nao sei onde e outros com diploma falso . Olha já e altura de dizer basta
    Eu desconfio que temos falsos médicos eu tenho um amigo em Portugal que e medico que constatou que alguns caso de junta medica nao justifica e nem fora tem tratados antes de sair de stp . Olha estamos entregues a deus . Mudamos de panelas , mais o tempero e sempre o mesmo . Estou de olho

  19. img
    Mabutú Responder

    Dar possibilidades, mais é uma ova. Sendo o BC uma instituição pública, porquê que não abrem concurso público? É sim, mais uma façanha deste governo para ter livremente o seu caminho para fazer o que bem entender. Não se admite que uma instituição do país com tamanha responsabilidade esteja a ser alvo de “caça à bruxa” de uma maneira tão desenfreada e patética. PT anda com cabeça nas nuvens e quer obrigar todo mundo à ser do ADI. Que vergonha! Que palhaçada! Quem é do bem, a crítica faz-lhe crescer e aparecer mas é do mal, não aceita críticas!!! Teus dias estão contados!!!!

Deixe um comentario

*