Destaques

“Aberta uma autoestrada para a corrupção e o banditismo no Banco Central” diz o MLSTP  

O maior partido da oposição, insurgiu-se contra a remodelação do Conselho de Administração do Banco central que visou apenas 3 pessoas, por sinal ligadas aos partidos da oposição. Uma decisão fora da lei, garante o MLSTP. «Não podemos viver num aís onde o que diz o dono do ADI, sobreponha a lei, ou seja, é automaticamente considerado como lei. Os administradores exonerados, foram nomeados nos termos da lei no ano 2013 para um mandato de 5 anos, com término de função até Maio de 2018», refere o Comunicado do MLSTP, que chegou esta tarde a redacção do Téla Nón.

No relato que pretende mostrar a gravidade da situação, o MLSTP, indica a nomeação dos três novos administradores do banco central, como sendo uma manobra do Governo de Patrice Trovoada,  para abrir a autoestrada da corrupção e do banditismo no Banco Central. «ADI nomeia para ocupar o cargo de administradores do Banco central, gentes de capacidade e conduta duvidosas, facilmente manobráveis. Uma manobra que todo o povo de São Tomé e Príncipe já sabe que é a abertura da autoestrada da corrupção e banditismo, incluindo o branqueamento de capitais, visando o enriquecimento ilícito dos seus dirigentes e titulares de altos cargos públicos», sentencia o MLSTP.

MLSTP, revela mais elementos para sustentar a sua acusação contra o Governo. «Para facilitar a passagem na autoestrada da corrupção, sem serem inspecionados o ADI exonera também o Director e Vice-Director da Tesouraria do Banco central e São Tomé e Príncipe, sem qualquer justificação», reforça o maior partido da oposição.

MLSTP, acrescenta que o Governo da ADI tem promovido o “Tribalismo Partidário” e o “Terror”, «inspirados camufladamente no ódio e na vingança».

Um alerta é lançado pelo MLSTP a todo o povo são-tomense e a comunidade internacional. «para o facto da continuidade desta política de perseguição poder vir a ter como consequência o agravamento da tensão política, social, e económica dadas as profundas clivagens que vêm criando no seio da nossa sociedade», conclui o comunicado, assinado pelo Presidente do partido Jorge Amado.

Leia outros aspectos do comunicado do MLSTP – Comunicado do MLSTP

Abel Veiga

    21 comentários

21 comentários

  1. Original

    29 de Julho de 2015 as 18:11

    Ainda estamos no ensaio,falta o baile.

    • autroestradadacorrupção de dono do ADI

      30 de Julho de 2015 as 8:16

      O senhor Ramosel Graça, apresentador no telejornal de ontem é mesmo é um cambarda de tomabi-tomabé do dono do ADI. Em vez de ler o comunicado todo por completo, só leu aquilo que lhe deu na cabeça. Mas estás marcado pa. Esse mundo dá volta. Ramosel é um jornalista negociata e candongueiro na TVS sem qualquer professionalismo.

      Realmente, a autoestrada da corrupção já foi aberta desde negócio da casa benfica (pertença do Ramy) que fez sacar do tesouro de Estado cerca de 3.000.000 (três milhões de euros), a uma casa que valia menos que 500.000 (quinhentos mil euros).Realmente, banditismo está aumentando. O comunicado vincou e com muita preocupação a questão da mudança de atitude e comportamento que era uma espécie de oração do senhor dono do ADI na campanha eleitoral de 2014. Mas no entanto, não passa de um fingimento. É necessário que a comunidade internacional tome nota disso tudo. Em matéria de atitude e comportamento ele tem pior que todos. Não sabe estar, não sabe falar, piza a lei como quer, o que diz é lei, é rancorista, reservador, mulherengo, guarda dinheiro em casa em vez de guardar no banco como diz a lei(o que constitui fuga ao fisca, nesse crime fiscal (matéria que FMI deve registar com muita preocupação), perseguidor daqueles que tiverem opinões contrária a si,etc…). Nisso tudo, aonde é que está mudança de atitude e comportamento.

      O dono do ADI, só veio abrir a autoestrada da corrupção para safar a sua vidinha juntamente com a sua esposa linda manequim e mais nada. Vamos aonde é que vai viver quando uma dia as mãos lhe pegar….

      Era bom que o MLSTP distribuisse esse comunicado à Embaixadas acreditadas em STP, os parceiros de desenvolvimento, FMI, Banco Mundial, etc… para dar conhecer quem realmente está distriuir a nossa economia ao guadar sacos de milhões de euros em sau casa, fungindo o fisco e cometendo assim, crime fiscal.

      Dono do ADI é igual à José Socrates. Tem o seu espaço próprio reservado a sua espera. É uma questão de tempo.
      Muito bem oposição, um abraço a partir de Lisboa.

      • Verdadeiro

        31 de Julho de 2015 as 11:48

        O MLSTP deveria é de ter vergonha de falar sobre a corrupção, perguntamos a nos mesmos, eles sabem o que é corrupção?
        Lavagem de dinheiro, e outras práticas que eles bem sabem pronunciar.
        Vamos ser serio, a corrupção entrou hoje no Banco Central? Por que eu tenho provas que ela já existe com idade de uma criança com 12 anos.
        Eu peço para ficarmos calados para não ferir muita gente por favor.

    • Lestop

      31 de Julho de 2015 as 14:33

      Olha so quem fala de Corrupção em STP.Jorge Amado é uma besta, só pode ser. Com que moral dirigentes de MLSTP criticam outros partidos politicos de Corrupção? Esse homem, Jorge Amado é um doente pela politica, pela ganancia de poder, um homem burro que vive tanto tempo na politica e até hoje não entendeu o que é a politica, anda si confundindo a politica com a politicagem, Ele é um palhaço nato. Os dirigentes de MLSTP, são os advogados das nossas desgraças. Desde a independencia que lutam contra os povos, em vez de utilizar MLSTP como ferramenta para o desenvolvimento de país. Um cão para mim têm mais valor que esses psicopatas que ja teveram oportunidade para governar esse país. Portanto, deixa Patrice Trovoada Trabalhar, é a sua vez, oportunidade de mostrar aos STP o que vale.

  2. Maiker

    29 de Julho de 2015 as 18:26

    Tudo que o MLSTP diz é verdade, mas a direção deste partido nao tem legitimidade.Mlstp, está a colher o que plantou.Um político é para servir o povo, é inadimissivem o jorge Amado ainda continuar no partido depois de ser massacrado nas urnas, desgraçado do homem.Este jorge Amado é um grande preguiçoso e incompetente, esta agarrado ao seu lugar de deputado porque é tão medíocre que nao consegue fazer mais nada fora da política.Se ele fosse sério cessava de imediato as suas funçoes depois de levar o partido a maior derrota da sua história, nem deputado deveria ser, deveria sim estar na condição de militante de base. Enquanto não varrer esses chulos todos a começar pelo desgraçado do Jorge Amado, o preguiçoso do Alcino Pinto esse partido vai enetrrar cada vez mais.Aguenta só,falta mais 3 anos e meio. Já faltou mais. Vão organizar a casa.Essa liderança do MLSTP não tem legitimidade para proferir quaisquer declarações.

  3. REFLEXÃO IMEDIATA

    30 de Julho de 2015 as 6:12

    Maiker. concordo plenamente contigo.MLSTP AGORA ESTÁ NA OPOSIÇÃO!???Estou admirado.!O MLSTP deveria é ter vergonha de tantos passos falhados. De tantas confusões e desentendimento entre membros.E de ter coragem de mandar pra reforma alguns que teimosamente não fazem nada e está lá.Fala-se muito da coesão.Certo.O MLSTP está coeso?? Primeiro temos que trabalhar a casa.Eu aprendi com um mais velho de que «se ainda não derrubaste quem estás a lutar com ele não podes provocar as pessoas que estão a passar».Nós estamos a brincar com um país com uma bandeira e com um povo humilde!Não é que os ADIs apanhou a pata dos MLSTPIstas!!!!????Caros irmãos e compatriotas são 40 anos é o momento de viragens.Temos que unir e definir quem somos nós para onde vamos e o que queremos.Coesão??Quem é que dá o primeiro passo?Quem fará a vénia da casa?Nós precisamos urgente de definir estes princípios. Acção,propostas claras; esquecer o passado;deixar de arrogâncias e olhar para o povo que já tá farto de sofrer na pele no estômago e nos ouvidos com propostas falsas e compras de consciências para votar contra ele o filho e a geração futura.Estou triste…Eu sou este cidadão que nasci naquele país que me obrigou a emigrar por falta de definição política e, os meus filhos isto é, parente deles eles não conhecem, tanto como a cultura, o crioulo a gastronomia, e mais…Só sabem que o pai e a mãe nasceram num país pobre que até hoje só deu passo para trás porque é assim que lá chamam desenvolvimento irmandade e fraternidade.Mas isso não era assim quando a minha juventude!!?Então onde, quando e como é que o errado entrou no certo??O regresso daqueles que abandonaram o país e deram muita força as famílias que ficaram!??

  4. Eduardo santos

    30 de Julho de 2015 as 7:08

    Quem fala assim não é gago, afinal o Banco Central era auto-estrada de corrupção então o governo do ADI tem razão. Mais mudanças. Mais quatro anos para esse governo. Bem haja.

  5. Adelino dos santos

    30 de Julho de 2015 as 7:35

    Isso só esta a começar porque maior erro que o povo cometeu dar maioria absoluta a um grupo de Bandidos e isso vai sair muito carro a este povo porque isso não é governar é abrir caminho para roubalheira mais é muito triste quando contamos que eles poderiam ser a solução do País mais sinceramente o povo já não sabe em quem confiar sai uma porcaria entra outra acho eu que temos que criar um Governo de Salvação Nacional que é o único caminho viável para o nosso País.

  6. Sereno

    30 de Julho de 2015 as 9:03

    Tudo isso é dor de cotovelo, perguntemos ao MLSTP a legalidade ao colocar tantos militantes seus no BCSTP sem passar por qualquer concurso público, os jovens têm medo de concorrer a um lugar no Banco Central. O BCSTP não é casa do MLSTP. Estão com medo de perder poderes por lá já que estão a perder em quase todo lado. Aqui se deve aqui se paga…

    • manuel

      30 de Julho de 2015 as 9:59

      deixem de palavreados e vão trabaçhar. Quantas mudanças não foram feitas a quando da governação da troika.Para cargo de administradores é para cinco anos? Coisa inedita neste pais. Isso quer dizer que todos administradores devem exigir e assinar contrato ou qualquer coisa que seja para um periodo de cinco anos? Uma pouca vergonha nunca visto. Deixam dessa pouca vergonha e trabalham.

  7. epa!

    30 de Julho de 2015 as 9:34

    Sem mim será caos, caos, caos. Comigo será pior. Será Dubai.

  8. Original

    30 de Julho de 2015 as 11:15

    Agora já percebi porquê que este País não desenvolve
    porque o lema é: Se outro fez mal,faço pior porque não foi melhor que eu.Mudança é isto?

  9. santana

    30 de Julho de 2015 as 14:02

    ADI já está a passar dos limites. Senhor Patrice trovoada não se esqueça que quanto mais alto se sobe maior será a queda.

  10. STP Original

    30 de Julho de 2015 as 15:25

    Sub-escrevo as tuas palavras caro Sereno….
    Nem mais
    Pra quê tanto choro se na vida nada e perpetuo…
    Achavam que o ADI ia vos deixar lá por vida toda o povo não vos quer ver como dirigentes caso votariam doutra forma.

  11. manga doce

    30 de Julho de 2015 as 17:20

    Olha Sereno, por falar em concurso público, um desses novos administradores recém empossados, participou num concurso nesse mesmo banco central e chumbou…o que se diz disso?

  12. manga doce

    30 de Julho de 2015 as 17:24

    Este País não tem futuro…Aonde está Coesão Nacional???????

  13. FCL

    30 de Julho de 2015 as 17:34

    E só nao foram para ali “cambistas” para nao dar demasiado nas vistas… Para o ano quando ficarem com a presidência até roupa vão tirar a oposição…preparem-se para andar de cuecas…… E apenas o lançamento da primeira pedra rumo a construção do Dubai….

  14. Seabra

    30 de Julho de 2015 as 21:48

    …eis o que é necessário em STP,uma grande e profunda revolução,para pôr o país de pé. É de uma importância capital.
    É o que vai permitir o ARRANQUE de STP…acabar de vez com os corruptos-vadio–oportunistas-cambalacheiros etc da cambada P.T., Afonso Varela (perigo numero 1 e camaleão +des-honesto)…que têm estado à destruir STP de A à Z.
    ADI e os seus dirigentes, Um dia serão julgados pelos seus actos criminosos.
    Ultimamente,constatei que há uma certa seleção dos meus comentários,quando se trata de critica INCONDICIONAL do pm….
    A preocupação de todos é de combater aqueles que estão destruindo o país,levando a um caos sem saída imediata.

  15. Titus Andronicus

    1 de Agosto de 2015 as 15:33

    Nunca vi néscios tão grandes como estes do MLSTP! Um comunicado, reagindo de imediato e, nestes termos, à demissão de três quadros de um departamento do Estado! Embora ache que se trata da continuação do processo de ADIização total da administração pública, praticamente concluído, acho uma estupidez a reacção do MLSTP. Afinal eles estavam no Banco Central como militantes do partido? Foi isso que o MLSTP veio dizer. Inqualificável!

  16. arelitex

    2 de Agosto de 2015 as 14:37

    acho que nâo adianta estar-mos a perder tempo a falar do MLSTP .coitados nunca deram para nada .falam de um assunto normal de mudança como se fosse o fim do mundo .ou seja fazem de uma pulga um elefante , eles próprios nâo sâo um partido democrata , sâo sim um partido que vive em pura anarquia . sem regras ,destroem tudo , cada um faz o que quer ,chamam competentes aos incompetentes ,a única imaginação que têm é para roubar ,foi a única coisa que fizeram todos estes anos . mas a democracia têm estes inconvenientes , temos que ter paciência para aturar estes falhados deste MLSTP .

  17. costa

    28 de Setembro de 2015 as 21:21

    “eles falam falam, e não os vejo fazer nada” é assim uma grande maioria dos Santomenses. “todo mundo é doutôr” com o diz Haylton Dias.
    Fala-se nas potencialidades do turismo, e o lixo acumula-se por todo o lado.
    Fala-se muito em economia e bebem super bock em detrimento da cerveja nacional Rosema.Será que ninguém percebe o que isso significa, isto e que é apenas um exemplo?
    Existiu uma fábrica de produção de refrigerantes que acabou por não resistir, tal a concorrência dos produtos importados.
    Projetos começados e inacabados como acontece com os projetos da famigerada Priasa,não pagando a fornecedores os materiais adquiridos,como é o caso das máquinas de gelo que se encontram a apodrecer nos armazéns na cidade das Neves.É justo perguntar onde foi parar o dinheiro das referidas máquinas.( a firma que forneceu ficou em situação económica difícil com 9 empregados a cargo)
    Gastem algum dinheiro, promovam campanhas de limpeza,limpem e coloquem alguma ordem no mercado,que é um péssimo cartão de visita para quem chega.
    Reparem nas condições de risco eminente em que se encontra o mercado novo, abarrotado de tralhas na sua cobertura, e que a todo o momento provocará um desastre de enormes proporções.
    Com respeito às receitas do turismo, será que elas ficam em São Tomé ou saem transformadas em euros ou dólares nos bolso de quem viaja, para contas no exterior?
    Será que às rendas de instalações comerciais pagas eu euros não acontece o mesmo?
    Nas comemorações da independência em cada dia 12 de Julho, lembrem-se que enquanto São Tomé e Príncipe andar de mão estendida, essa independência é uma falácia.
    Toda a gente sabe,que pela sua posição estratégica, São Tomé e Príncipe com um porto de águas profundas, teria um enorme potencial como plataforma comercial regional.
    Mas também toda a gente sabe que enquanto houver tanto interesse instalado, nunca isso será possível.
    Olhem para o desemprego jovem e não façam nada !…a taxa aumenta dia a dia e a bomba está em contagem decrescente pronta a explodir…
    Párem de se criticarem uns aos outros, juntem-se, conversem, deixem os interesses particulares e trabalhem em prol de uma Nação que vai definhando a cada dia que passa, e com ela os jovens, o velhos, as crianças, e as mulheres que de bacia à cabeça lutam de forma inglória por um futuro que teima em não chegar.
    Um abraço a todos
    Manuel Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo