Agapito Dias renunciou ao cargo de conselheiro especial de Patrice Trovoada

Antigo Ministro das Finanças de São Tomé e Príncipe também na Primeira República, Agapito Mendes Dias é o quadro de São Tomé e Príncipe que mais se destacou no exercício de cargos de responsabilidade no seio do grupo Banco Mundial.

6 meses depois do seu nome ter sido anunciado publicamente, pelo Governo como sendo Conselheiro Especial do Primeiro Ministro Patrice Trovoada para os assuntos económicos, Agapito Mendes Dias, renuncia ao cargo.

Na carta de renúncia que enviou para a redacção do Téla Nón, Agapito Mendes Dias diz que não tem participado « como gostaria na gestão de dossiers conducentes a melhoria do desempenho económico do país». Por isso deixou de ser conselheiro especial de Patrice Trovoada.

Leia a carta de renúncia na íntegra – Agapito_stp

Notícias relacionadas

  1. img
    Original Responder

    A forma como o Sr.gostaria, não conjuga com a forma como ele quer.
    Assim sendo,compreendo que não é igual a aqueles que são obrigados a fazer figura de parvo só para estar no poleiro.
    Também creio que os dossiers passavam ao largo em vez de parar às suas mãos.Para um bom entendedor,meia palavra basta.

  2. img
    Liberto dias Responder

    Pessoas HONESTAS como Agapito Mendes,
    Com todo este cambalacho,trafulhas,contrabandos,
    CLARO,
    Nunca entra em esquemas,por isso não compactua e faz o que fez é muito bem,
    AFASTA.

  3. img
    Manuel Pinto Correia de Jesus Afonso Responder

    Para mim isto não é novidade. Novidade e estranheza para mim foi o Dr.º Agapito Mendes Dias um individuo que continuo a ter alguma admiração ter aceitado o cargo de conselheiro especial do Patrice Trovoada. Patrice Trovoada está sempre metido em coisas e negócios duvidosos e o Dr. Agapito por aquilo que sei dele nunca compadece com as malabarices do Patrice Trovoada. Piores coisa vão aparecer. O Patrice Trovoada foi meu amigo pessoal e sei quanto vale este homem. Ele é que sabe tudo, ele é melhor politico santomense, ele é senhor tudo poderoso, etc. Só sei que um individuo independente e normal não consegue trabalhar nunca com Patrice Trovoada.

  4. img
    Alerta PT Responder

    Se calhar Agapito Dias estava a pensar que se tratava de carne de lebre, mas afinal veio a saber que é de gato.
    Tal como Agapito a lista de afastamento de ditos amigos de PT vai engrossando. Sabe-se já que um dos directores de um dos órgãos oficiais da comunicação social já manifestou publicamente num bar, numa sessão de comes de babes que esta disposto a abandonar “…..esta m…..”.

  5. img
    Alice Rodriguez Responder

    Muito bem Dr Agapito!!!
    Sr não precisa desse cargo era para ajudar e contribuir para desenvolvimento desse país que tanto precisa. Como vê, o seu caracter não dá para trabalhar com esses BANDIDOS, o país é que perde mais uma vez estamos tramados
    Deus connosco

  6. img
    Triste Responder

    Conheço-o bem, Dr Agapito. Sei que tem independência intelectual, que é honesto, e muito trabalhador. Todas essas características são avessas ao Patrice. Ele só gosta de pessoas corruptas e lambe-botas.
    Parabéns, Dr Agapito! Mais vale tarde do que nunca!

    Bem haja a São Tomé e Principe

  7. img
    Julio Neto Responder

    Bem haja a São Tomé e Príncipe.
    Não tenho palavras que possam, de momento, opinar minha satisfação sobre esta decisão; num futuro próximo, retratarei o meu comentário ou, se for possível, um novo artigo consequente..!
    Que Viva STP, vida longa meu caríssimo professor Agapito.

  8. img
    Gilbert Gustav Responder

    Admirei muito, como é que ficou por lá todo esse tempo.
    Se calhar ao aceitar pensava que estava a lidar com gente normal, mas afinal viu que era um doente, que sabe tudo, pensa por todos e só ele é que faz bem e pode levar este povo ao altar.
    Carissimo, só fizestes bem, senão vão te mencionar como colaborador pelo afundamento desta Nação, que é uma cobaia deste Governo, de gente ignorante,sem experiência e muito arrogante.

    Tenha paz no teu espirito, e que Deus salve este Povo inocente

  9. img
    De Longe Responder

    Nesta fotografia a testa do Sr Agapito faz lembrar o retrato dos imperadores romanos onde a testa devia ser projectada para indicar a superioridade dop cérebro. Será que foi grande demais para o modo como se faz a política em STP.
    Sem ofensas! Falo da política que é feita e não de nenhum governo em especial. Acredito na natureza que fez os homens. Acredito que com bom senso as coisas e as pessoas podem ser reaproveitadas e que a política poderá ser corrigida para o bem do país. Dentro de tanta inconsciência, peço ao Sr Patrice que dê primeiro passo para nova formação de homens e políticos são-tomenses.
    Horácio Will

  10. img
    António Manuel José Responder

    Não obstante a decisão do Dr Agapito ser tardia , gostaria de parabenizá-lo pela sua decisão. Não é fácil trabalhar com o Patrice Trovoada. Só trabalham com o Patrice Trovoada os ignorantes como ele, lambe botas, arrogantes, mentirosos, bajuladores, malabaristas, etc. Só homens como: Afonso Varela, Olinto Daio, Belinha de Educação, Vila Nova, Raposo, Agostinho, Américo Ramos, Stock, etc conseguem estar junto e trabalhar com Patrice Trovoada. Patrice Trovoada gosta de gente que passa vida a deusificá-lo chamando-lhe de chefe para cima e para baixo como faz o famoso rapaz de recado, Bala. O Dr. Agapito Dias não é de longe nenhum destes indivíduos, por isso ele renunciou ao cargo de conselheiro especial. Ele desistiu também, isto porque em escassos 6 meses, dos poucos dossiês que lhe chegaram as mãos ele constatou muitas malabarices, bandidagens e sinais óbvios de corrupção.

  11. img
    Santos e Pecadores Responder

    desculpa mais vocês são todos tontos, o Sr Dr Agapito, será o candidato do PT, FODASSE! ABREM OLHO PA NTÃO ONTE ESTA O DIPLONA?

  12. img
    Manuel Alegre Costa Pinto Responder

    O Dr. Agapito Dias sabia de antemão quem é o Patrice Trovoada. Por isso não entendo qual foi a razão que levou-lhe aceitar ser conselheiro deste governo liderado por Patrice Trovoada.

  13. img
    Mateus Dias Responder

    Ultima hora.
    Fradique Menezes vai ser candidato da ADI para as presidenciais.
    A ser assim podese dizer que ADI ja tem a presidencia garantida.

  14. img
    SABE-TUDO-ADI Responder

    Isto ainda é documentário, filme está por chegar! Só os Beija-botas conseguem trabalhar com um negociante malandro como P.Trovoada! Há menos de 1 mês, autorizou seu irmão, Yuri Trovoada, a pescar nas nossas aguas com barcos arrastões, técnica expressamente proibida por lei de pesca de STP, pois os arrastões destroem toda a fauna marítima em prejuízo dos pescadores! Há quem diga q foram autorizados 2, mas Yuri trovoada está pescando com 12 barcos e os peixes serão vendidos fora de STP! Por essa e outras razões n me estranha nada a demissão do Agapito, sendo pessoa séria!

  15. img
    Felisberto Bandeira Responder

    Como diz Apocalipse 22 :11 Quem esta sujo , suje ainda mais ,quem é injusto pratique mais injustiça ainda, quem é justo seja justificado ainda,e quem é santo seja santificado ainda ,Árvore boa não tem como produzir maos frutos nem tão Árvores ma produzir bons Frutos, O Dr Agapito Mendes só fez em .renunciar este cargo .

  16. img
    Trindadense Responder

    Isto não é motivo de surpresa para mim. Basta ver a lista de pessoas, aparentemente capacitadas, trabalhadoras, inteligentes e acima da média, que nunca se disponibilizaram trabalhar com este senhor, Patrice Trovoada, ou, no início, trabalharam com ele mas, posteriormente,rapidamente abandonaram o barco. Lembram-se de: Carlos Neves, Edgar Neves, Gabriel Costa, Diogo Nascimento e outros quadros do ADI que abandonaram este partido quando este senhor chegou ao ADI. Basta olharem para o perfil do governo atual do ADI para ver que espécie de gente lá esta. Nesta fase difícil do nosso país, que o mesmo carece de reformas importantíssimas e exigência no recrutamento de quadros para dar resposta ao desafios de desenvolvimento, acham que a lista de ministeriáveis serve o interesse do país? Quem conhece a capacidade de Vila Nova, Chalino, Carlos Stock, Olinto Daio, Américo, Oderico ou mesmo o Arlindo ou Salvador Ramos acha que estas pessoas seriam, algum dia, ministeriáveis, nesta fase difícil que o país vive? Quem conhece a capacidade do senhor Mário Bandeira acha que alguma vez este senhor ocuparia a função de estado que ele ocupa hoje em dia? Sejamos sérios. Tudo isto é uma pouca vergonha. O senhor Agapito nunca poderia resistir a estas pessoas nem a este ambiente. Admira-me muito ele ter aceite para trabalhar com estas pessoas. Mas enfim… O país está sem rumo nem os ministros sabem o que andam lá a fazer.

  17. img
    Miss Mundo Responder

    Abel Veiga,tenho notado que ultimamente a censura dos argumentos têm sido severamente selecionados…mesmo quando Sao comentarios sólidos e justos .
    Porquê? O A.V.mudou de política ou é sancionada se publica os comentarios de personnas non gratas ao ADI- PT e AV.?
    Cadê o meu comentário enviado ontem sobre a questão da demissão do Agapito Dias?
    Enfim! Boa continuação, caro Abel.
    Força!

  18. img
    Ana Paula Dias Responder

    Não poderia ser de outra forma, agiste de acordo aos teus princípios éticos, de acordo a tua postura firme, postura que sempre te caracterizou. Aliás ao aceitares por vagos 6 mese o cargo e a distância, apenas como bom cidadão e patriota quiseste uma vez mais dar o teu contributo para ajudar de alguma forma com o teu saber e com a tua experiência internacional e do primeiro mundo para ajudar a tua pátria, mas infelizmente não foi possível. Realmente é muito triste quando se vê homens a quem o povo lhe dá o mandato para governarem o país, pensarem que estão a gerir as suas pátrias como se de empresas se tratassem. O mundo está enfermo de indivíduos que assaltam o poder e utilizam-no para fins próprios, adaptando a política do clientelismo. Finalmente, deixo uma palavra de apreço e carinho e deixa-me dizer que agiste muito bem.

  19. img
    Raposao Responder

    Ja vai tarde….o problema de saotome e esse, mtos sabios e coisa de bom mesmo no pais nadinha de nada…

  20. img
    Liliana de jessus Responder

    eÉ desta forma que se enaltece a sua própria postura. Acho que Áfricadeveia possuir mais homens com a tua postura, craveira e verdadeiros servidores públicos. És sem sombra de dúvidas um exempl a seguir, um verdadeiro patriota, um homem com dignidade, com valores éticos. Morais e acima de tudo com muito profissionalismo. Que as organizações internacionais te saibam reconhecer com um prémio à altura do teu perfil digno.

  21. img
    Ricardo Domingos Responder

    Estou muito feliz porque com a atitude do DR Agapito o mundo ganhou mais uma atitude exemplar e ímpar. Este SENHOR é muito vertical, foi e é um quadro sénior de África de reconhecimento internacional, aliás é um cérebro, um expert de idoneidade internacional. E para um Africano granjear altos níveis, postura e reconhecimento internacional, há atitudes hoje entendidas como singulares no contexto internacional e no mundo global que têm que ser tomadas com firmeza e sabedoria. Acho que as entidades que reconhecem personalidades firmes e de caracter deveriam premear este nosso patriota de aÁfrica e torná-lo um íconen de África e do MUNDO? Bem haja DR AGAPITO MENDES DIAS. Há que dar exemplos as novas gerações, ao país onde viveste, a AÁfrica e ao mundo.

  22. img
    Bento Beto Responder

    Mas isto de fradique ser candidato da ADI para as presidenciais sera verdade?
    Isto sebfor verdade na rwalidade patrice trovoada tem ja meio caminho das presidenciais ganho porque nao estou a ver nem elsa pinto nem maria das neves nem maria do carmo e nem mesmo agapito dias a competirrm com fradique

    • img
      fokoto Responder

      Sim senhor sr Bento Beto, por isso mesmo que a sua figura na corrida para o primeiro ministro conquistou um grande O (zero) assento no parlamento para o seu MDFM

  23. img
    Dalia Responder

    Ilustre Dr. Agapito Dias
    Fiquei muito triste e feliz ao mesmo. Triste porque quem perdeu foi o Pais que nao aproveitou as cinergias deste valioso Quadro que mesmo a custo Zero quiz ombrear o Pais com o seu saber. Feliz porque so se demite os competentes, sem duvidas que o mundo está cheio de incompetentes. De resto, segue o seu caminho que Deus estará sempre no Comando.
    Bem haja.

  24. img
    fokoto Responder

    Aua ku zêtê na ka zunta fa

Deixe um comentario

*