De Londres à Nova Deli 

O Primeiro-ministro Patrice Trovoada que deixou São Tomé no último fim-de-semana, participa no Fórum Índia – África. Com o objectivo de apresentar as potencialidades do país aos possíveis investidores. «A índia é um país que no ponto de vista económico neste período de crise tem tido resultados razoáveis, daí que esse fórum vai traduzir essa vontade manifesta da Índia de ter uma participação mais activa no continente africano», declarou o Chefe do Governo no momento de despedidas no aeroporto internacional de São Tomé.

Segundo Patrice Trovoada depois do exercício feito em Londres, o fórum de Nova Deli, acaba por ser mais uma «oportunidade para falarmos com as autoridades e o sector privado da Índia».

Antes de mais uma viagem para promover a agenda de transformação de São Tomé e Príncipe, o Primeiro-ministro, reuniu-se com os directores e chefes de departamentos de todos os sectores da administração pública.

A reunião serviu para segundo as suas palavras, os incentivar a participar com sucesso na materialização da agenda. «Queria mostrar a interacção dos vários departamentos para que haja maior coerência na execução da agenda de transformação. É uma agenda até 2030, mas ela tem uma primeira fase de 4 anos, e é importante que a nossa capacidade de resposta possa melhorar», frisou.

Abel Veiga

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Manuel Pinto Correia de Jesus Afonso Responder

    DE Londres para Dili, para fazer o quê e porquê? DE certeza para mais um passeio e fazer o habitual SHOW OFF e arranjar algum dinheiro para enganar os seus lambe botas e enganar este povo inocente e analfabeto. O homem não para em S. Tomé. Dos 12 meses de governação este Sr. Patrice não ficou em S.Tomé mais de 4 meses. Só a viajar e sem nenhum resultado. Brincadeira.

    • img
      Verdade Responder

      Se as pessoal em STP não mudarem mentalidade esse pais nunca vai para frente. Pessoas criticam por criticar sem saber o que estão a falar. Falta de leitura, falta conhecimento, falta de vontade de aprender. Acha que investidores e que devem ir a procura dos santomenses ou o governo e que deve ir atrás de investidores? Santomenses tem que estudar mais, pesquisar mais, aprender mais, para fazerem criticas construtiva em vez de perderem tempo com facebook deviam usar esse tempo para adquirir conhecimento através da Internet, porque hoje em dia conhecimento já não se limita a escola ou universidades. Se o homem viajasse de feria eu creio que havia motivo para criticas, mas ele viaja a procura de investimentos para o pais e pessoas criticam. Afinal o que e que vocês querem. sinceramente, assim não chegamos la.

      • img
        o aprendiz de feticeiro Responder

        meu caro amigo, tem toda razão meta todos na tua escola.meu irmão tem mesmo uma inteligência fora de comum. é mesmo assim,todos que não pensam como meu caro amigo são todos um bando de inúteis

  2. img
    Blaga Pena Responder

    Pelo menos nesse aspecto de saber aproveitar as oportunidades que o mundo oferece aos países mais desfavorecidos, como é o caso de STP.
    O Patrice aprendeu e continua a aprender bem com o Fradique de Menezes. Por isso e por outras que digo que esta dupla, Fradique/Patrice, seria uma verdadeira saída para este pais porque nenhum dos dois são pessoas de gabinete. Ambos teem visão do mundo global e nao precisam de tradutores para entenderem o mundo e nele se inserirem. Alias, digam o que disserem o Man-Fra (Fradique deu e deixou provas) de que apesar de ser-se presidente da republica sem poderes executivos pode-se fazer coisas e nao estar ai parado limitado apenas a um palácio que se diz ser do povo. Tambem o Patrice, embora muito fanfarrão, tambem tem demonstrado que so com uma verdadeira dinâmica se poderá encontrar norte para este pais.
    Tenho dito!

    • img
      Santola Responder

      Não sei se posso rir do teu comentário amigo.

    • img
      Verdadeiro Responder

      Desculpa Fradique credo, o Nosso Primeiro Ministro é uma pessoa de cabeça com vontade de fazer e servir para o bem deste País, em verdade vos digo é o Ultimo comboio que esta a passar e se não agarramos a ele, nunca mais São Tomé

  3. img
    Horacio Pimentel Responder

    De frente e com a devida frontalidade assumo o meu nome para dizer que estou 100% de acordo com o comentario do senhor Blaga-Pena.
    Verdade seja dita, o mundo exige pessoas dinamicas e com sentido de visao do mundo global. Vejam os expedientes da dama de ferro da Alemanha, dos expedientes do presidente Obama dos EUA, das autoridades do japao e de muitos outros paises! Estao crescendo e seus povos tem vida com dignidade a medida da modernidade. Infelizmente em STP, por causa da pobreza se preocupa tanto com viagens de um governante!
    Francamante!
    Alias, se o Patrice quiser, se houver entendimento entre os dois (nao sei se existe ou nao), ele elegeria como seu parceiro para as proximas presidenciais o proprio Fradique que apesar de tudo, da sua propria forma de ser, realmente deixou marcas e que ainda tem vitalidade para muito contribuir. E duvido que possa existir um so candidato para derrotar o Fradique se ele tiver apoio da ADI e do seu proprio partido.

    • img
      Mandela X Responder

      Francamente, mas aonde estamos o se creem que estão minha gente!!

  4. img
    saltos altos Responder

    Esse homem gosta é de viajar, e viagens pagas pelo dinheiro do povo são mais gostosas. Como é possível num país tão pobre, que vive de favores, que vive de mãos estendidas, os governantes viajarem tanto, como se estivessem a mudar de roupa? Será que o país vai aguentar isso? Dividas, dividas e mais dividas, e o país ao fundo.

  5. img
    Miki Responder

    O presidente de Uruguay José Mojica é o melhor modelo de político que jamais existia. O meu mensagem para o primeiro-ministro: Menos viagens, mais tempo com seu povo. Para conseguir investimentos pode deixar o ministro das finanças viajar. O primeiro-ministro deve estar presente no seu pais, com seu povo que lhe deu o seu mandato.

    • img
      Verdadeiro Responder

      Meu caro vamos ficar com o meu mensagem, quando não sabemos aquilo que falamos, é melhor ficarmos calado, porque não sei qual dos leitores cá para fazer um credito ao Banco ficaria em casa, e fazer este pedido. fui

  6. img
    Cundú Muâlá Vé Responder

    Enfim, o tempo dirá!

  7. img
    Manuel Vera Cruz ceita da Costa Responder

    Este primeiro ministro é brinca muito. Ele está a brincar com fogo. O fogo vai queimar-lhe mal. Não se pode passar toda a vida a fazer de conta e a enganar este povo. S. Tomé é um Santo Poderoso e brevemente todo o povo saberá quem é Patrice Trovoada. Este PT tinha dito que tinha 98% de financiamento para orçamento deste ano. Aonde está este financiamento? PT tinha dito que a cidade administrativa teria inicio neste mês de Outubro, aonde está a cidade? PT tinha dito que teríamos no mercado diariamente 10 mil quilos de carne de porco no mercado, aonde esta a carne? Este rapaz brinca muito. S. Tomé poderoso vai tomar conta dele isto eu sei.

  8. img
    realista Responder

    Sinceramente tambem nunca vi um pais k primeiro ministro ta sempre ausente decepcaooooo decepcaooooo povo a sofrer tipo nem parlamento esse homem nao presta contas kuando xega enaubura alguns tanki,casa de tabuas e faz lansamento de construcao de baragem depois de uns dia tirra pe nem primeiro ministro de cabo verde viaja assim como o nosso enfimmmmm corpo ta duer de ver meu lindo pais a sofrer.

  9. img
    Verdadeiro Responder

    Sr. Jornalista este Jornal é um centro de Informações aos seus leitores;
    Nós temos que ser verdadeiro e humildes de aceitar que erramos, só não erra quem nada faz.

    Obrigado

  10. img
    Verdadeiro Responder

    Desculpa a minha ousadia, de gostar de falar o que esta certo, penso que se queiramos fazer alguma coisa não podemos olhar para traz e criticar o que outro não fez, mas pelos os comentários eu tenho a dizer na minha modesta opinião que os Santomenses não gostam deste País, esta é a conclusão que alguém tira depois de assistir ou de ler estes comentários ide-fundados, porque ora vejamos tivemos um Primeiro Ministro Cá em STP sentado fazendo o que ele é mestre,falar e falar e o País nada se fez, fico fui

  11. img
    Alice Rodriguez Responder

    Mais uma viagem, BALA não foi????? vergonha coitado do povo mais é bom ´´ é pá saber´´ votaram no ADI a pensar que as coisas iam mudar na segunda feira só com ARROZ 13 conto. É isso que Patrice queria oportunidades para viajar em nome do povo santomense foi criado assim COMO É QUE ESSA FAMILIA ENRIQUECEU??? assim já vem desde o pai Miguel naquela altura quem fazia recados era Patrice por isso não consegui sentar no país e trabalhar. o povo continua a não saber onde saíram as NOTAS VERDES encontradas pelo ex- guarda costas RESULTADOS DAS VIAGENS
    Vai terminar mal aqui se faz aqui se paga

Deixe um comentario

*