Destaques

“As relações entre a China e Taiwan não são relações entre dois países”

FOTO – AFP

Declaração do Presidente da República Popular da China, Xi Jingping, a imprensa em Singapura no último fim-de-semana a margem do encontro histórico com o Presidente de Taiwan, Ma Ying – Jeou. «As relações entre a China e Taiwan não são relações entre dois países. Os habitantes de ambas as margens pertencem à mesma nação. Este princípio não mudou e não pode mudar”, afirmou Xi Jingping.

Nu comunicado enviado a redacção do Téla Nón, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, garante que a reunião histórica ao mais alto nível entre Taiwan e China Popular decorreu de forma franca e cordial.

Reforço da paz e da prosperidade entre os dois países, a luz do Status Quo, foi segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan um dos 5 pontos apresentados pelo Presidente Ma Ying  Jeou ao seu homólogo da China Popular.

No diálogo com o Presidente da China, o estadista de Taiwan defendeu também a consolidação do consenso alcançado pelas duas partes em Novembro de 1992. Um consenso em que os dois lados deixaram claro de que só deve existir “uma só CHINA”.

Ma Ying – Jeou, apresentou também a Xi Jingping a necessidade de estabelecimento de uma linha directa de contacto «para lidar com as questões importantes e urgentes. O estabelecimento recíproco de escritórios de representação entre os dois lados».

O comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, apresenta mais detalhes sobre a reunião histórica dos dois Presidentes. Clique – Ma-Xi_opening_remarks

 

Abel Veiga

1 Comment

1 Comment

  1. Eu também sou filho da terra

    10 de Novembro de 2015 at 10:21

    Enquanto Repúlica Popular da China e Taiwan envidam esforços para se unirem de modo a estabelecerem uma só nação, São Tomé e Príncipe tem vindo a contribuir para a desunião dos mesmos intrometendo-se nos seus assuntos internos devido à miséria e a ganância dos nossos políticos. Que vergonha!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top