Destaques

Dia de Angola celebrado em São Tomé e em Luanda com a presença do PR

São Tomé se juntou a Luanda na celebraram do dia da independência da República de Angola. Duas capitais que representam dois países unidos pela história e ligados pelo sangue.

São Tomé e Príncipe e Angola partilham relações históricas e de consanguinidade. Facto uma vez mais recordado no jantar festivo na capital são-tomense, pelo embaixador de Angola Alfredo Mingas e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros Salvador Ramos.

Em Luanda, Manuel Pinto da Costa, Presidente de São Tomé e Príncipe, e em representação do povo são-tomense, tomou parte no acto central das festividades. Na tribuna de honra junto com outros Chefes de Estado africanos, presenciou o desfile das forças vivas de Angola e o desfile militar com cerca de 5 mil militares dos diferentes ramos das forças armadas e de segurança.

angolaEm São Tomé o jantar de 11 de Novembro, trouxe a ribalta os progressos alcançados por Angola nos últimos 40 anos.  «Hoje o ensino primário atingiu a cifra de 5 milhões e 100 mil alunos , o que representa mais de 112,2% da meta estabelecida para 2015 no secundário primeiro ciclo estão 1 milhão 82 mil e 800 alunos mais de 16% do que em 2014. No segundo ciclo são 621 mil e 700 alunos. O superior 213 mil 888, existe actualmente 62 instituições de ensino superior que oferecem mais de 400 cursos. O ensino profissional coloca aproximadamente 27 mil jovens por ano. Em 1975 Angola tinha uma taxa de analfabetismo na ordem dos 95%. Hoje a mesma está na ordem dos 35%», detalhou o embaixador de Angola, fazendo referência aos ganhos obtidos no sector da educação.

Em Luanda, Pinto da Costa se juntou ao seu homólogo José Eduardo dos Santos no banquete oficial.

À margem das celebrações, o Presidente de São Tomé e Príncipe reuniu-se na quinta – feira 12 de Novembro com o seu homólogo José Eduardo dos Santos no palácio da Cidade Alta, numa audiência privada que serviu para os dois estadistas analisarem a cooperação bilateral.

O Chefe de Estado são-tomense, foi convidado também para a sede do partido que governa Angola desde 1975 o MPLA, tendo sido recebido pelo vice-presidente do MPLA Roberto de Almeida.

Abel Veiga

.

    7 comentários

7 comentários

  1. Santola

    12 de Novembro de 2015 as 23:04

    Parabéns ao povo Angolano.

    • MIGBAI

      13 de Novembro de 2015 as 11:56

      Meu caro “Santola”.
      Você tem que dar os parabéns é aos políticos angolanos, porque o povo em Angola qualquer dia vai revoltar mesmo, pela miséria que está a passar.
      Assim, os parabéns têm que ser dados aos políticos que engordam todos os dias e somente a estes.
      Para a próxima diga “Parabéns ao presidente de Angola e seus capangas”.

  2. Atento ao Dossier

    13 de Novembro de 2015 as 19:37

    Parabéns ao santomense, José Eduardo dos Santos…

  3. TA

    14 de Novembro de 2015 as 19:24

    José Eduardo dos Santos não é santomense. É angolano.

    • Atento ao Dossier

      16 de Novembro de 2015 as 0:22

      Está enganado,nascido em S.Tomé de Pais Santomenses
      Se não sabe informe-se.

  4. mlstpdigital

    14 de Novembro de 2015 as 21:02

    santomense é terrível! por isso meia dúzia de bandidos com apoio de políticos e poder judicial assaltaram a rosema de melo xavier, por favor angola! toma uma posição e escorraça esse bandidos de la, santomense é ingrato, cospe no prato em que come.

  5. Nuno Prazeres

    18 de Novembro de 2015 as 14:21

    Deixa-me corrigir-te meu camarada mlstpdigital que fala barato, e sem noção, não são santomenses que tomaram a cervejeira Rosema, do então ilustre Empresário Melo Xavier, mas sim seus amigos e compassas, que por acaso também são santomenses, e não podes vir aqui confundir e Generalizar, posso falar mesmo dos Angolanos, mas não porque não são todos iguais, próxima vez fala , mas fala com alguma lógica e segurança, e fique sabendo que somos sim, gente educada, amiga, um povo solidário, como em qualquer parte do mundo tem gente boa e má também.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo