Destaques

“Poder local de Cantagalo transformou-se em empresa de Bacuda”

A denúncia é feita pelos membros da Assembleia Distrital. Um documento assinado por 4 membros do órgão camarário que fiscaliza as acções do Presidente da autarquia e que deu entrada na redacção do Téla Nón, relata uma série de irregularidades, que induzem a prática de corrupção.

O mesmo documento que foi entregue ao Ministro da Administração Interna Arlindo Ramos, e a outras instituições do Estado, diz textualmente que «a câmara distrital de Cantagalo transformou-se numa empresa privada do Senhor Presidente».

Segundo os membros do órgão que fiscaliza o poder local, um ano depois da tomada de posse, o Presidente Paulo Bacuda, «não apresentou a Assembleia Distrital o relatório de contas, mesmo com um pedido feito por escrito sobre o assunto e remetido desde o dia 20 de Abril de 2015».

De acordo aos membros da Assembleia Distrital, o Presidente Paulo Bacuda(na foto)«tem lançado obras sem o consentimento do órgão fiscalizador. A Assembleia Distrital desconhece os projectos e não foi tida nem achada neste processo».

O mais grave ainda, acrescenta a nota de protesto que foi entregue ao Governo Central, «as obras têm sido adjudicadas directamente, desconhecendo a Assembleia Distrital o processo de contratação, licitação e o concurso público».

A Assembleia Distrital de Cantagalo, não é informada sobre as viagens oficiais do Presidente Paulo Bacuda ao estrangeiro, e a situação atinge um ponto de autoritarismo tal em que, segundo os cidadãos eleitos pelo povo de Cantagalo para o representar na Assembleia do Distrito, «os funcionários da câmara não têm conhecimento do salário que auferem, pelo facto de a câmara não ter facultado os mapas de pagamento a fim de serem assinados».

Os 4 membros do parlamento local de Cantagalo, dizem que são muitas as atrocidades cometidas pelo Presidente da autarquia, e exigem ao Governo Central e a outros órgãos de soberania, medidas para por fim a má gestão da coisa pública no distrito.

O Téla Nón procurou ouvir o Presidente Paulo Bacuda, mas não teve sucesso.

 

Abel Veiga

    25 comentários

25 comentários

  1. "beleza africana"

    3 de Dezembro de 2015 as 9:24

    Já começaram a reclamar!!!Isso ainda não é nada. Esperem e irão ver os próprios olhos que a terra há de comer como é que a porca torce o rabo.Esperemos sentados.

    • patinha

      4 de Dezembro de 2015 as 11:48

      A acção de graças assumiu toda sua dimensão ao traduzir-se em um agradecimento ao Senhor por todas as graças recebidas e vividas com coragem,

    • Angular

      4 de Dezembro de 2015 as 19:16

      Trata-se de ato de corrupção! O Governo deveria solicitar ao Tribunal de Contas ou à Inspeção Geral de Finanças para proceder auditoria à Câmara Distrital de Cantagalo.
      Dentre as duas opções, preferia o Tribunal de Contas, visto que a Inspeção Geral de Finanças já não tem legitimidade para auditar qualquer instituição, porque não tem Inspetor Geral nomeado.
      O Ministro Américo não tem noção que ele tem estado acabar com a Inspeção.

  2. bola bola. .

    3 de Dezembro de 2015 as 9:55

    … Esse indivíduo é um desclassificado sem cultura. Fata-lhe a base humana o mínimo q uma pessoa possa ter. Trata os funcionários com arrogância… cheio de complexo de superioridade; atitude de pessoa insegura e imatura.

  3. ANCA

    3 de Dezembro de 2015 as 10:58

    Sr Presidente da República, Sr Primeiro Ministro, Sr Presidente da Assembleia, Sr procurador da República, Sr Responsável pelo Tribunal de contas, Tribunal Administrativo, Srs Juízes, Policia Nacional, a PIC,…a sociedade civil organizada fez uma denúncia pública.

    Perante tais denúncias…

    “«a câmara distrital de Cantagalo transformou-se numa empresa
    privada do Senhor Presidente».”

    “Segundo os membros do órgão que fiscaliza o poder local, um ano depois da tomada de posse, o Presidente Paulo Bacuda, «não apresentou a Assembleia Distrital o relatório de contas, mesmo com um pedido feito por escrito sobre o assunto e remetido desde o dia 20 de Abril de 2015».”

    “De acordo aos membros da Assembleia Distrital, o Presidente Paulo Bacuda(na foto)«tem lançado obras sem o consentimento do órgão fiscalizador. A Assembleia Distrital desconhece os projectos e não foi tida nem achada neste processo».”

    “O mais grave ainda, acrescenta a nota de protesto que foi entregue ao Governo Central, «as obras têm sido adjudicadas directamente, desconhecendo a Assembleia Distrital o processo de contratação, licitação e o concurso público».”

    “A Assembleia Distrital de Cantagalo, não é informada sobre as viagens oficiais do Presidente Paulo Bacuda ao estrangeiro, e a situação atinge um ponto de autoritarismo tal em que, segundo os cidadãos eleitos pelo povo de Cantagalo para o representar na Assembleia do Distrito, «os funcionários da câmara não têm conhecimento do salário que auferem, pelo facto de a câmara não ter facultado os mapas de pagamento a fim de serem assinados».”

    É tempo de agir, investigar, para por cobro e punir esta realidade e comportamento.

    Buscas Polícias, investigação de violação pratica de crime, abuso de poder…responsabilização social cultural.

    Instituições São do Estado, e do estado todos cidadãos fazemos parte integrante.

    Instituições democráticas do Estado são eleitas pelos cidadãos, pela sociedade civil organizada.

    Há que responder a está denúncia com rigor firmeza e coragem de modo a transmitir o exemplo de gestão de coisa pública, sentido de organização gestão do Estado.

    O tempo é hoje e agora, local Câmara de Cantagalo- instutuição de Estado, Estado este que a todos nos pertence.

    Se queres ver o Pais bem

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  4. Descamizado

    3 de Dezembro de 2015 as 11:05

    O sr Descamisado tem alertado a opinião Pública, que este senhor Paulo Bacuda, Presidente da Câmara Distrital de Cantagalo,ter transformado, a Câmara numa Empresa Privada do senhor Paulo Bacuda,talvez por ser muito novo sem cacife da vida, transformou a Câmara de mexida nas almofadas dos Fôrros. Já fez assim com almofada de 08, deu nas vistas, substitui esta por uma outra secretária privada, que nem sequer tem educação para atender o público por ser encoste do Presidente.
    Este mesmo Presidente recusou viabilizar arroz para os utentes do Posto Sanitário de Água Izé.
    Como é que os senhores querem que as obras passem pelo concurso Público se o seu director Abucas é irmão do senhor Levi Nazaré todo poderoso,que são abjudicadaS DIRECTAMENTE VINDO DO GOVERNO CENTRAL QUE SE ENCONTRA HÁ MUITO TEMPO NAS CAMPANHAS?
    Esperávamos melhor deste governo que tanta crítica fez aos Governos anteriores.
    Um conselho ao senhor Bacuda. Com almofada dos forros não se mexe.
    Os Organismos Internacionais têm os olhos bem abertos, atentos ao governo liderado pelo senhor Patrice Trovoada campeão da corrupção.

  5. ANCA

    3 de Dezembro de 2015 as 11:06

    Sr Procurador da República, Sr Presidente da República, enquanto garante da constituição, Sr Presidente da Assembleia da República, Sr Primeiro Ministro, chefe de governo, Sr Ministro da Administração Interna, Sr Comandante da Polícia Nacional, a PIC, os Tribunais de Conta e Administrativos.

    Buscas, Investigação, Responsabilização Social Cultural, Punição, se se queremos mudar a pratica nas Instituições de Estado, de forma a transforma-lo num verdadeiro Estado de deveres e direitos, garantia de deveres direitos liberdades dos cidadãos que compõe o Estado, Instituições forte no futuro.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  6. Vinicio Pina

    3 de Dezembro de 2015 as 11:08

    Lei 08/2015 (Lei de Licitação e Contratação Pública)

    CAPÍTULO I
    Disposições Gerais

    Artigo 2.º
    Âmbito de Aplicação

    O Regulamento aprovado pela
    presente Lei aplica-se às licitações
    e contratações realizadas pelos
    órgãos e organismos da Administração
    Central do Estado, incluindo
    os Institutos Públicos, Agências
    Nacionais, Empresas Públicas ou
    de capital maioritariamente público,
    as Autarquias Locais e a Região
    Autónoma do Príncipe.

  7. Blaga Pena

    3 de Dezembro de 2015 as 11:27

    Isto ja era de esperar.
    Bacuda nao tem nada para dar enquanto governante de base quanto mais governar um Distrito?
    Na verdade em todo o distrito de Cantagalo assiste-se mais actividades de propaganda do que actos realizaveis. Lanca-se pedras para construir casas e o que se ergue sao casas de madeira bruta compradas aos operadores de motossera. Lancam-se pedras para construcoes de obras sociais e nada se ve que possa justificar investimentos anunciados.
    Todavia, deve-se reconhecer que a prioridade das obras de paulo Bacuda e cobertar o cemiterio de Santana. Talvez para os defundos nao morrerem de tanto sol?
    mas que autoridade camararia heim???????

  8. Frank

    3 de Dezembro de 2015 as 11:43

    |Sao Tome e Principe tornou- se sem duvida, o Pais dos espertos. Se o Paulo Bacuda foi eleito pelo o povo do Distrito de Cantagalo, porque que se queixa da sua atitude? No passado, a populacao desse mesmo Distrito viveu a era do Cabimda; analfabeto autentico mas, com o largo conhecimento na area do tratamento do cacausal. Porem, ascendeu-se ao trono, na qualidade do Diretor.Pergunto, o que esperavam dele? Eu no meu entender que, este fizara o que os amigo lhe dissera, porque era incapaz de dicidir sobre qualquer materia no ambito tecnico, tal com financeiro ou outras. Desta vez repete-se o mesmo. Paulo Bacuda desde piquenino e conhecido na zona de Sucata, antiga oficica da Tecnil situado na Estrada de Xacara e o rio Lucumy, caminhando em direcao a Madre de Deu. Nunca teve qualquer ligacao como a localidade que se diz conhecer como as palmas da mao. Dispensa o conhecimento administrativo ou evocar o know how. E como aprendeu ” fuga para frente, portanto da no que ja se sabe . Sei que em Santana, existem muitos chamados filhos do chao que podem perfeitamente governao o Distrito, e nao , este

  9. Felisberto Bandeira

    3 de Dezembro de 2015 as 12:42

    Aos poucos iremos conhecendo afinal de contas, quem são os membros, corruptos de ADI e que partido é este , a semelhança do Presidente do Partido os membros seguem as mesmas derecao ( a corrupção ) , certamente este é uma das promessa de Dubai

  10. Sossegadozinho

    3 de Dezembro de 2015 as 12:51

    Se for verdade o meu amigo Presidente das Secretárias lindas está lixado e mau pago. Pois, está aproveitando tudo porque já recebeu cartão vermelho do seu dono e chefe-proprietário do ADI. Já não aparecerá na lista do ADI como candidato à autarquia DE Cantagalo em 2017.

    O ADI está de bamba, de tanga onde muitos dos seus dirigentes encontram envolvidos em casos de corrupção. Depois venham dizer 40 anos. Mas sabemos que grande maioria dos Ministros que fazem parte do actual governo já foram directores e mamaram bem. Cada um com grandes quintas, lindas saias, etc… Afinal tb contribuíram nesses 40 anos. Em 40 anos, tivemos um primeiro presidente da República no regime democrático que demitia governo como se fosse quem estivesse a trocar de camisas, demitindo no total cerca de mais de 9 governos, criando um clima de intensa instabilidade, o que prejudicou de que maneiro o desenvolvimento económico de São Tomé e Príncipe. Aquele senhor chama-se Miguel Trovoada. Foi o pior Presidente da República. Tal paí, tal filho. Só o tempo dirá. O povo espera que depois assumam a desgraça da vossa má Governação, com cortes de luzes, buracos nas estradas, falta de água nas torneiras mês não, um dia sim, aumento da criminalidade, de desemprego, de jovens doidos nas ruas da cidade capital, aumento dos impostos, ditadura na comunicação social, sobretudo na TVS.
    Jornalistas apresentadores analfabetos, falam mal, usando palavras agressivas, enfim, sem fim, etc.

    Com essa denúncia, espero que o sr. Primeiro Ministro dê ordem a Inspecção Geral das Finanças no sentido de proceder uma auditoria na Câmara de Cantagalo e que o Ministério Público tb faça o seu papel.

    Quero tb aproveitar para lembrar o senhor Primeiro Ministro de fazer um esforço para publica os relatórios das auditorias feitas pela a Inspeção Geral das Finças (IGF) à várias instituições do Estado que próprio o senhor deu ordem a IGF para agir em conformidade. O povo quer saber o desfecho daquela novela “auditoria mandada fazer pelo XVI Governo de DUBAI”.

    O povo quer saber do desfecho de desvio dos dólares que desapareceram na casa do senhor chefe do Governo.

    O povo quer saber o desfecho da obra de muro de protecção da subida do hospital.

    O povo quer saber mais.
    O povo quer saber porquê que compraram rebocador velho, com 45 anos de fabrico a 300.000 euros e só funciona quando maré está alta.

    Meu Deus, a 40 anos continuamos com a mesma atitude. Então que partido é melhor então para governar STP.

    Melhor mesmo é MLSTP. Com MLSTP não havia tanto problema de água nem de luz, não havia tanto problema na educação, não havia tantos buracos nas estradas, tantos crimes, etc…

    Acho mesmo, melhor MLSTP. Com MLSTP, todo pobre fica com algum dinheiro na mão. A essa altura, véspera de Natal, ninguém estaria a chorar dinheiro.

    Apesar de todas as dificuldades, havia mais oportunidades de sobrevivência para todos.

    O MLSTP sempre encarou os sindicatos, sempre procurou resolver os problemas dos professores, da classe dos médicos e técnicos da saúde, dos militares, dos polícias, dos profissionais da comunicação social e dos trabalhadores, os deficientes, crianças nas escolas, etc…

    O governo tem que enfrentar as coisas e procurar melhor a situação partindo fundo, não preocupando com propaganda e campanhas políticas e caça ao voto.

    Fui………….

    • Santola

      3 de Dezembro de 2015 as 15:34

      Começaste bem mas acabaste mal!
      Ja nao é altura pra esperar o governo perfeito, é a altura de todos sermos o governo. Isto é, fazer o bem para o país. MLSTP, PCD, MDFM estao aonde estao porque nunca foram serios, hoje reclamam de ADI. No meio de tantos peixes podres qualquer um serve. O Povo escolheu ADI, entao vamos simplesmente ajudar o governo e claro nao deixar o mesmo cometer anomalias como esta a cometer, aleas, o país é nosso e nao de um fulano ou outro.

      • Sossegadozinho

        4 de Dezembro de 2015 as 9:01

        Senhor está a falar do ADI? Do meio de peixes podre o ADI serve?
        Como assim? Eu um cidadão a passar fome, dificuldades, com problema de água, energia, emprego, estradas com buracos e ver governo sem capacidade de apresentar melhoria, no entanto, a fazer pior que os anteriores, além do mais, a desgraçar o país, violando as leis da República, mentindo para povo, comprando rebocador de 45 anos de fabrico sem passar por concurso publico internacional, vendo Presidente de Câmara ao invés de preocupar com povo, vai preocupando com as suas secretárias de saias lindas, cometendo corrupção, e no entanto:

        Sou obrigado ajudar este governo a trabalhar?
        Ajudar o quê? Ajudar comer roubar e enganar o povo?

        Como será a vida dos meus filhos amanhã se o país não cria a base agora para ele pensando em resolver o problema de fundo e não preocupando em fazer propaganda política e caça ao voto?

        Da história Governativa de STP, o ADI é o pior Governo por várias razões:
        1. Não gosta de enfrentar a realidade com sentido de Estado.
        2. Não encara de frente os sindicatos. No entanto, teu seu jeito próprio de fazer calar os sindicatos, o que outros anteriores Governo não teem.
        3. Os anteriores governos sempre encararam os sindicatos, resolvendo problemas dos professores, dos médicos e técnicos da saúde, dos polícias, das crianças nas escolas, os deficientes, as palaiês, os agricultores, as estradas da cidade capital e do país em geral, a água, a energia, etc…

        4. O Governo do ADI toma medidas fora da lei, não encara as leis.
        5. O Primeiro-Ministro tem complexo de superioridade, por isso, não aparece na Assembleia Nacional, porque ali iria estar abaixo do LEVY que é o seu pitbul. Só quero ser superior a todos.

        6. Fez o documento Step In cheio de erros ortográficos e de concordância. O documento está um autêntico copiê – colê, porque, em certas páginas, frases começam em francês e termina em português, vice-versa. Há parágrafo que em vez de estar português, está todo em francês, depois aparece um outro parágrafo em português.

        7. O STEP In é um autentico copiê-colê, por isso, o povo tem muitas dúvidas se isso trará sucesso ou não.

        Portanto senhor SANTOLA, as coisas estão muito mal, o povo não pode consentir isso, porque será fatal para o nosso país e o futuro das nossas crianças.

        Para Governar exige o sentido de Estado. Não vale pena prometer ao povo o que não tens. O Governo tem é que mostrar ação feita, melhorias. Não podemos estar a promover incompetências. Vimos hoje na nossa TVS, uma completa aberração, jornalistas apresentadores, jovens humoristas, jovem professor num programa da língua portuguesa, a expressarem mal, enfim, enfim, sem fim, etc…

        Isso não pode ser. O país tem que ter o sentido de responsabilidade. Não se pode aceitar coisas dessas passando para os turistas que visitam o nosso país de que dominamos muito mal a nossa língua oficial. Isto é mau sinal, sinal de que estamos a regredir.

        Noutros tempos, isso não acontecia senhor SANTOLA. Por isso, dos peixes podres que temos, o ADI é o mais podre que temos.

        Fui………………

    • Mulher que Fala Verdade

      4 de Dezembro de 2015 as 18:24

      Prezado Sossegadozinho! O Senhor desconhece o que tem passado em S.T.P.
      Temos um governo que controla todos os órgãos de fiscalização do País.
      A Inspecção Geral de Finanças não foge à regra.
      Afastaram o Dr. Virgílio Neto e colocaram um incompetente sem habilitações adequadas para ser Inspetor Geral de Finanças.
      Agora dizem que Inspecção já não tem Inspetor Geral de Finanças porque o atual não preenche requisitos para o tal.
      Sendo assim, foi nomeado para o Inspector Geral Adjunto de Finanças para coordenar a Inspecção Geral de Finanças.
      Estamos agora perante situações que fortalecem os setores auditados, devido mau ministro de finanças que temos.
      Fui…

  11. verdadeiro

    3 de Dezembro de 2015 as 14:06

    Meus Senhores,
    Paulo Bacuda é o mais corrupto de todos. Ele trata as pessoas muito mal. Atenção!! O Povo de Cantagalo irá conhecer quem é este homem..Ele que usar esta câmara para ficar rico e abusar de mulheres dos homens..

  12. cantagalo

    3 de Dezembro de 2015 as 14:14

    Povo de cantagalo, vamos unir..Povo põe povo tira…Este homem quer acabar com quadros do distrito..São os seu familiares os empreiteiros do distrito..

  13. ma quá

    3 de Dezembro de 2015 as 16:34

    sun bacuda quidaleôôôôô

  14. joao almeida

    3 de Dezembro de 2015 as 16:35

    quando se escolhe para governar um miudo burro, da nisso.
    tavam a espera de q?
    culpado é o governo q nao toma medidas. pensei muito sinceramente q com esse governo muita coisa mudaria mas pelos vistos vai ficar na mesmo.
    um bem haja sao tomé e principe

  15. ANCA

    3 de Dezembro de 2015 as 17:36

    Ninguém deve estar acima da lei.

    Bem como na gestão da coisa pública, com sentido de Estado na Administração Pública ou Privada, ninguém deve ser insubstituível.

    A justiça deve funcionar e servir de exemplo.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  16. Procurou encontrou

    3 de Dezembro de 2015 as 18:29

    O que esperar de um presidente de camara que da uma Casa de pombo, com pernas compridas a um pobre velho que mal consegue subir as escadas.Ainda por cima achando-de um genio chamou a TVS para mostrar a toda gente o seu grande feito. Esse presidente paulo bacuda gozou com a cara daquele idoso e de todos os telespectadores q assitiam o telejornal naquele dia. Sera que ele ofereceria uma casa igual aquela ao seu pai? Fica a duvida.

  17. santola

    3 de Dezembro de 2015 as 19:30

    Viva PCD, Viva PCD, Viva PCD, – Ofertou o povo a democracia e mudança. Graças ao PCD pela oferta.

  18. fokoto

    3 de Dezembro de 2015 as 19:43

    Qual Bacuda qual quê?
    O ADI só tem um chefe e todos fazem o que ele manda.
    Tendo em conta a maioria abssoluta o poder do chefe estende-se sobre os tribunais . ministerio publico, policias etc etc etc. Portanto nao ha nada a fazer para contrariar qualquer facatroa proveniente de um dirigente de ADI. O País é deles e estao mandando e desmandando até esse dia . é assim a democracia

  19. Eu sou pastilha

    4 de Dezembro de 2015 as 12:42

    Senhor Presidente, o senhor com o seu gesto (compra de um cubo de granito) contribuiu para que o colocássemos na galeria onde só os notáveis estão, pois há três tipos de pessoas – “as que fazem”, “as que vêm fazer” e “as que perguntam o que aconteceu” – e o senhor está naqueles “que fazem”. Por isso, o nosso obrigado e esperamos que, pela sua pessoa, a Câmara que V. Exa. dirige, tenha uma abertura para a nossa causa, pois somos homens que conservamos a fé no passado e, como tal, não nos assustamos com o futuro.

    Senhor Presidente, temos de nos unir, não para estarmos juntos, mas para fazermos obra juntos, e essa obra é o Monumento aos Combatentes de Avintes.
    A terminar queremos dizer-lhe, Senhor Presidente, que durante o próximo ano de 2016 a 2017, esperamos ter a sua presença em Avintes para, em conjunto com o povo Cantagalo, procederem à inauguração destas obras que irá perpetuar os Combatentes de Avintes e, em especial, os que deram a vida pela Pátria na flor da idade.

    Bem haja.

  20. aguenta vc pediu arroz e taí ...

    5 de Dezembro de 2015 as 13:19

    tudo isso k está acontecer não é nada. a de vir pior.
    vai ter gente k ja arrependeu. agora vamos aguentar .
    para dizer a maior derrote de ADI vai vir do professor ,…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo