PCD critica 12 meses de Governação de “Transformação e de Crescimento”

Para o PCD São Tomé e Príncipe paralisou em 2015. A terceira força política são-tomense aproveitou as últimas horas do ano 2015, para ler as acções do Governo da ADI. Segundo o PCD, dados das instituições financeiras internacionais provam que o país estagnou em 2015, ao contrário da propaganda Governamental.

Em 12 meses de Governação o Primeiro-ministro Patrice Trovoada, fez um balanço em que mostrou um país em transformação e em franco crescimento. O PCD na oposição, esperou pelo fim do ano, para discordar. «Enquanto o Governo exibe de forma descarada o seu pretenso bom desempenho, os parceiros de cooperação internacional, tendo a cabeça o Banco Mundial, contrariam-no em absoluto, dando como exemplo a descida do nosso país no ranking do ambiente de negócio em mais de 12 pontos. Acresce-se a isso o facto de o Governo ter anunciado a execução de mais de 70% do seu orçamento antes mesmo do final do ano, quando na realidade o país está completa e economicamente parado, a sobreviver de investimentos irrisórios, de continuidade, a maioria dos quais provinda das Câmaras Distritais», denuncia o PCD pela voz de Danilson Cotú.

O PCD vê um país diferente, mas no mau sentido. «Cresce substancialmente o desemprego, e associado a esta desesperada realidade e da falta de oportunidades, tem vindo a aumentar a onda de criminalidade e de assalto, chegando até ao cúmulo de haver grupos organizados e com recurso a armas de fogo», frisou.

Para o PCD em 2015, o órgão de soberania Assembleia Nacional foi ignorado pelo Governo, no que concerne a prestação de contas.  «Ao invés de prestar contas a Assembleia Nacional, prefere fazer o balanço na praça pública, com a disparatada desculpa de que está a dar satisfação ao povo, ignorando completamente a instituição eleita pelo Povo e do qual é uma emanação em resultado das eleições legislativas. Curiosamente como lhe interessava na ocasião, o ADI exigiu, após as eleições, que a Assembleia Nacional tomasse posse antes do empossamento do Governo, alegando que necessitaria da legitimidade do Parlamento como órgão politicamente responsável pelo Governo», sublinhou o PCD.

Falta de medicamentos nos hospitais, degradação acentuada na prestação do serviço de saúde a nível nacional, é outro resultado negativo, destacado pelo PCD.

Na Comunicação Social, o PCD considera que está instalado um regime de “TERROR”, com destaque ara a TVS, «onde os jornalistas não filiados ou amigos do ADI e do seu chefe, vivem verdadeiramente em pânico», conclui o PCD.

O partido promete para segunda semana de Janeiro de 2016, a realização do seu congresso ordinário, para dinamizar as suas estruturas e reactivar o debate político nacional no novo ano.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    São-tomense Responder

    Este governo de Patrice Trovoada, só serve para propagandas, querem passar a imagem que estão a trabalhar, só populismo barrato.

  2. img
    homem do povo Responder

    Patrice Trovoada anda a brincar com o povo.

  3. img
    povo chateado Responder

    Estou arrependido de ter votado na ADI. Enganou o povo, diabo leva vocês para inferno, principalmente o Patrice Trovoada que prometeu arroz de 13 contos e nos mentiu.

  4. img
    Povo pequeno Responder

    Forca oposicao, não deixem que Patrice Trovoada destrua esse país. Abram os olhos desse povo q PT esta a iludir com inauguracoes fantoches.

  5. img
    Maria silva Responder

    Povo de stp ( santomenses ) independentemente da cor politica, relaçoes partidarias,esta é hora de darmos as maõs(unirmos ) e lutar contra ADI e principalmente contra patrice emery trovoada!!
    Nós nunca, em toda nossa historia fomos tao mal representados!
    Feliz 2016 à todos

  6. img
    tubias trovoada Responder

    Isto esta a ficar feio. Estou a ver que mais uma vez patrice não vai chegar ao fim do mandato alias um dos diretores dele da comunicação social tem vindo a dizer isso.

  7. img
    Maria Susana Responder

    Os malabaristas do PCD estão a ficar sem manobra
    Já não existe a possibilidade de compra de arroz podre, manteiga podre, carne podre para a população. OO Delfim Neves já não pode escrever a carta para o governo camaronês pedindo ajuda para a população faminta santomense como tinha feito no governo de Gabriel. Já não é possível os governantes de PCD trazerem lixos para o país sobre pretexto de ganhar de dinheiro com vinda de lixos. Acabou STP Trading. Portanto, para o PCD, o país vai mal.
    O país já foi bom quando comiam tudo e enchiam os cofres seus.
    Bandidos
    Força o POVO
    Bem haja
    MS

  8. img
    Cegode Um Olho Responder

    Analistas politicos e gente com conhecimento já disseram muita coisa sobre as manobras politicas deste governo. Ou tomamos isso a sério ou afundamos todos nesse mar de desgracas. Só cego é que não vê. Povo acorda!

  9. img
    ADI-ARROZ SUJO Responder

    Com Patrice Trovoada, a DITADURA está instalada! Ninguém goza mais do direito as palavras, acesso a Radio nacional e TVS está vedado à todos q partilham uma visão diferente d P.T. A liberdade conquistada a custa do sangue e suor dos nossos antepassados está em risco! Prepara-se o Patrice T. para vir dar PAU ao POVO! Quem ajudou Patrice T.a trepar o coqueiro será o 1º a apanhar com o coco na cabeça!

  10. img
    Bom Sucedso Responder

    O alerta do pcd e útil. Todavia um outro alerta drveria ser feito ao ADI. Ha um problema grave no seio desse partido. Todos os chefoes estão a comer mulheres de outros chefoes e principalmente daqueles mais pobres que do agora sr estão fazendo gente. Idto esta muito faio por ai.

  11. img
    Luisuk Responder

    Caros leitores,deixemos do pacimismo e da ignorancia, ainda bem, que a compriencao lenta e um doenca da minoria, caso contrario estavamos todos muito como Santomenses, na verdade nao sou de Partido Nenhum mas a minha pergunta e essa: Qual e a moral que tem o Partido PCD para criticar a ADI? Quantos anos os do PCD e do MLSTP governaram este Pais? O que fizeram por este Pais? E preciso term a vergonha na cara! Em espaco de 1 and ha que remember milagres? Em parte nenhum do mundo ouviu se a dizer que um governo Em espaco de 1 ano, resolveu o problema do Pais! ! Tudo e mutivo de critica? Deixem os homens trabalharem….

  12. img
    Maykel Viegas Responder

    Perante os cumentarios que acima alude posso concluir o seguinte: A DEMOCRACIA PODE ESTAR DOENTE DE SI PRÓPRIA

    A democracia não se conquista de uma vez para sempre. É preciso estar atento para não a comprometer. Assim, a que destacar os males que a podem corromper “a partir do interior” e abrir caminho a novas formas de despotismo. Antes de mais, a “Tirania da maioria” é detestavel a máxima de que, em matéria de governo, a maioria de um povo tenha o direito de tudo fazer. pois a omnipotência da maioria pode conduzir a abusos tais como a concentração dos três poderes e sufocar a independencia e a liberdade dos individuos. Assim, a democracia pode virar-se contra si própria, quando os cidadãos estão prontos a confiar toda a gestão dos assuntos do pais aos governantes e a colocar-se por detrás de um Estado centralizado.

    A minha maior preocupação: é ver uma multidão imensa de homens semelhantes e iguais que giram sem descanso sobre si próprios para obterem prazeres pequenos e vulgares, com que enchem a alma.
    Cada um deles, mantendo-se à parte, é como que estranho ao destino de todos os outros: Os filhos e os amigos partriculares constituem para ele toda a espécie humana: quanto ao restio dos seus concidadãos, está ao lado deles, mas não os vê; vtoca-os e não os sente: existe apenas em si proprio e para si proprio e, ainda que lhes reste uma família, podemos dizer, pelo menos, que não deixou de ter patria.

    Acima destes ergue-se um poder imenso e tutelar, que se encarrega de lhes assegurar o contentamento e de velar pela sua sorte.É um poder absoluto, minucioso, regular, previdente e brando.

    É Urgente um repensar sobre o estado da nossa democracia.

    Bom Ano de 2016 a todo o Povo de STP

    Maykel Viegas
    Sociolgo

Deixe um comentario

*