Patrice só cá esteve 75 dias em 2015- Viagens custaram 1 milhão e 800 mil euros – diz o MLSTP

Os custos com viagens do Primeiro Ministro Patrice Trovoada ao estrangeiro, foi um dos temas que animou o debate sobre o Estado da Nação.

A bancada do MLSTP, maior partido da oposição, apresentou dados segundo os quais, no ano 2015 Patrice Trovoada fez 58 viagens oficiais ao estrangeiro. Vasco Guiva deputado do MLSTP que usou da palavra, explicou que em cada viagem Patrice Trovoada, ficava ausente pelo menos 5 dias. .

O MLSTP multiplicou 5 dias por 58 viagens e deu o resultado de 290 dias. Um ano tem 365 dias, por isso, o deputado Vasco Guiva, anunciou no parlamento que «isto quer dizer que o senhor só esteve no país 75 dias».

O MLSTP prosseguiu com os cálculos, desta vez sobre os custos das 58 viagens para os cofres do Estado. O maior partido da oposição recorreu a lei para provar, que o Primeiro-ministro e Chefe do Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe, tem o direito legal de beneficiar do montante mínimo de 700 milhões de dobras, cerca de 28 mil euros, em cada viagem oficial que efectua ao estrangeiro.

Com base nesta norma legal, o MLSTP, multiplicou 28 mil euros pelas 58 viagens, e o resultado foi de pelo menos 1 milhão e 800 mil euros, gastos pelo Primeiro-ministro em viagens oficiais durante o ano 2015.

O deputado do MLSTP, afirmou que o montante em causa, poderia resolver muitos problemas da população. Destacou o sector da educação onde se regista uma superlotação das salas de aulas, e também na saúde onde as carências são enormes.

O Chefe do Governo Patrice Trovoada, rejeitou os cálculos feitos pelo MLSTP. Patrice Trovoada alertou que nas suas intervenções no debate, o Governo não fez declarações para magoar ninguém, e gostaria de verificar a mesma conduta por parte da oposição.

Não questionou os dados sobre as 58 viagens. Preferiu dizer que todo o homem erra. No entanto, fez saber aos deputados, que os são-tomenses de cá e da diáspora precisam sentir que o executivo está a trabalhar no sentido de resolver os problemas do país.

No que concerne aos custos das 58 viagens, avançou dados do Ministério das Finanças, que contrariam os cálculos feitos pelo MLSTP. Segundo Patrice Trovoada durante o ano 2015, e de acordo as cifras das finanças o seu gabinete gastou pouco mais de 100 mil euros em viagens ao estrangeiro.

O deputado Vasco Guiva regressou ao púlpito do parlamento, para dizer que o Primeiro Ministro poderia viajar muito mais ainda, tendo em conta que o país depende em cerca de 90% da ajuda financeira internacional.

Segundo o deputado, o mais importante é saber quais são os resultados das 58 viagens para o país em 2015. Questão que não teve resposta do Governo.

Abel Veiga

 

 

Notícias relacionadas

  1. img
    António Silva Responder

    Eu não quero acreditar nesta informação.
    Vinte e oito mil euros por viagem? Isto é obra. Deveria ser considerado crime. Um país, pobre, sem recursos, que vive de doações e de mãos estendidas, não deveria acontecer estas situações, caso seja verdade. Porque sem provas não podemos julgar o caso.
    Deus queira que não seja realmente assim, senão é um abuso. É sobretudo imoral. Esbanjar quando andamos constantemente a pedir ajuda em dinheiro para os orçamentos de estado?

    • img
      MIGBAI Responder

      Acredite numa coisa meu caro “Antonio Silva”, este país que odeia o novo e o diferente, não acredita que haja pessoas de boa fé, e espera pelos insucessos dos outros para os celebrar.

    • img
      Patrick Lambebota Agero quer uma viajem pelo menos Responder

      Eu acredito sim.
      Mas porquê? Porque ora vejamos. Um Primeiro-Ministro quando viaja, ele vai na classe executiva. Se for São- Tomé – Lisboa, no mínimo são 3.500 a 4.000 euros que custará o Estado para o bilhete de viajem ida e volta. E se for São-Tomé até Dubai com trânsito em Lisboa-Frankfurt, etc, serão cerca de 5.000 à 6.000 Euros para ida e volta. Agora, se for para os Estados Unidos, serão cerca de 7.000 à 8.000 euros para ida e volta.

      Se repararmos, o Primeiro-Ministro quando viaja leva uma comitiva muito grande consigo, que inclui pessoal de segurança, de protocolo, etc…

      É dessa conta que se vê o MLSTP afirmando que o Primeiro-Ministro retira do cofre de Estado qualquer coisa como 700.000.000,00 Dbs à 800.000.000,00 Dbs por viajem x 58=1.800.000Euros em cada viajem que faz com sua comitiva.

      Conta bem feita, muitos parabéns ao MLSTP. É isso mesmo. É assim que faz oposição.

      O ADI está sem norte e até confundi o seu papel de governar e fazer oposição. Quer dizer, faz duas coisas ao mesmo tempo. Tanto é que o senhor Levy disse para as nossas mulheres pararem de fazer filhos e por causa delas, temos salas de aulas superlotadas. Isso é grande insulto.

    • img
      Yordanis Ferreira Sousa Pontes Responder

      Caro amigo, talvez tenhas razao. Entretanto, sem querer defender o Patrice, creo que deveriamos ver quanto ganhou stp com as viajem do nosso primeiro Ministro. Mas de qualquer forma deveriamos ser mais racional com os escassos recursos que temos ou que nos dao.

  2. img
    Mana Responder

    PORRA!!! O Patrice esta rico a custa do Estado de São Tomé e Príncipe. É por isso que segundo os serviços secretos da Nigeria e de Angola o Patrice financiou o golpe de Estado contra Fradique. Perguntem ao Arlécio, Côbô e outros. O homem quer o poder a todo custo para ficar rico.

  3. img
    Cuidado STP Responder

    Irmãos,

    Acredito que grande parte dessas viagens foram feitas para promover a sua imagem no estrangeiro e consequentemente fazer negócios pessoais a custa de São Tomé e Príncipe.

    Um Primeiro Ministro que passa apenas 75 dias do ano no seu pais, para mim esta claro, Patrice Trovoada não se sente bem em São Tome, por isso, inventa sempre um motivo para viajar.

    Patrice Trovoada não tem nenhum vinculo com São Tomé e Príncipe.

    Os Trovoadas chegaram em STP em 1991 com uma agenda muita clara:

    1) VINGAR-SE DO PINTO DA COSTA e do MLSTP por causa da sua prisão em 1979;

    2) ENRIQUECER a custa do Estado.

    Para atingir os seus objectivos vale tudo.

    Vamos deixar o ADI governar, 2018 será o ano do julgamento.

    Um abraço a todos.

  4. img
    Aurélio Valério Responder

    58 viagens para um primeiro-ministro de um país que o próprio primeiro-ministro considera ser o país insular mais pobre do mundo que não produz nada, que não consegue pagar as cotas das organizações que faz parte que depende em mais do que 90 por cento da ajuda externa é um absurdo que nenhum cidadão pode entender. Quem faz 58 viagens num ano e passa 290 dias fora do país num país pobre como o nosso é um primeiro-ministro que não está a servir os interesses do país. Com todo o respeito ele é mais um negociante do que um primeiro-ministro. Nem o presidente dos Estados Unidos da América faz tantas viagens como este primeiro-ministro.

    • img
      Chamana Responder

      Só com Cristo, até kdo?

  5. img
    Wilder Santos Responder

    Vocês não sabem o que fazem, pois não têm um horizonte…. Por isso vivem desorientados e não sabem o que falar….

    • img
      JB Responder

      O Sr Wilder Santos, perdeu uma grande oportunidade de ter ficado calado e pelo visto ou o senhor vive na lua ou entao e uns dos que muito tem usufrido das migalhas do PM ou entao nao tem capacidade para proceder uma leitura e entender os factos e por causa de pessoas como o senhor o Teu/meu/nosso S.tome e Principe esta como esta e vai continuando em penuria.E inadimisivel um pais que nao produz receitas, vive de maos estendidas e o mais caricato e o proprio o Primeiro Ministro no discurso do estado da nacao que disse que Stome e Principe e o pais insular mais pobre do mundo porem sem do nem piedade usufre de 700Milhoes de dobras em cada viagem e tendo totalizado 58 viagens o que lhe permitiu estar no solo de S.Tome e Principe apenas 75 dias, qualquer coisa como 2 meses e meio num ano. Pois este mesmo senhor PM nao e culpado, cada povo tem e merece o governate que elege.

  6. img
    Paulo Alfredo Responder

    Muita falta de respeito, abuso de poder, falta de amor aos Santomenses. Esse homem é lobo com pele de cordeiro. Pépé Lima, tem razão cuidado com denthce beto.. Homem está a ficar rico a custa de povo cego. Se não despertamos a tempo estaremos no abismo. Homem que tem amor a sua terra trabalha para criar posto de emprego, melhorar saúde, educação e qualidade de vida do seu povo. Agora questiono? Quais foram os reias benefícios de toda essa viagem para Santomé e Príncipe? Será que essas viagens servem apenas para construir chafarizes e inaugurar iluminação pública? Chafarizes que inaugura hoje e amanha as águas deixam de correr. Onde que está o famoso Dubai? Onde que está o desenvolvimento socioeconômico? Esse homenzinho que muitas idolatram está a abandalhar o País. Homem está enriquecendo a nossa custa. Um País como nosso que depende de ajuda externa, onde existe muito retrabalho e sub-produção, onde recursos são escassos não se pode dar o luxo de Ministros viajarem tanto. Porquê não delegar embaixadores para resolver certos assuntos ligados a País? Temos que ser coeso, coerente, sérios e colocar os interesses da nação acima dos interesses pessoais. Temos em S.TeP um grupo de bajuladores, mesquinhas, pedinte, lambe-botas, parasitas que anda a defender esse indivíduo. Em 2014 Patrice Trovoada passou natal e ano novo no Gabaão. Ano 2015 passou natal e ano novo em Portugal. 2016 irá passar natal e ano novo no Dubai. Vocês acham que esse homem gosta e ama Santomé? Um líder segue o seu liderado. Um Pai cuida dos seus filhos. Patrice Trovoada trabalha em Santomé ou fora de Santomé? Abaixo A.D.I
    Abaixo Patrice Trovoada
    Abaixo Bajuladores
    Abaixo corrupção
    Abaixo 58 viagens
    Abaixo terroristas
    Viva São Tomé e Príncipe.

  7. img
    Carlos Pinto Responder

    Abaixo, abaixo, abaixo: A.D.I
    Abaixo, abaixo, abaixo Patrice Trovoada
    Abaixo, abaixo, abaixo Bajuladores,
    Abaixo, abaixo, abaixo 58 viagens,
    Abaixo, abaixo, abaixo, lambe-botas.
    Abaixo, abaixo, abaixo, terroristas.

    Um líder que ama seu povo, não passa tempo viajando.
    Mesmo assim, passou natal e ano novo fora de País.

  8. img
    António Silva Responder

    Já agora, o que pensam aqueles que nos oferecem dinheiro para suportar os orçamentos do estado? Um dia fecharão as torneiras. Tudo isto revolta-me e qualquer um que seja sério e honesto.
    Se o primeiro ministro tem este comportamento, e os seus discípulos? Se não viajam muito, já agora vão “lambendo” os dedos mesmo dentro da governação e do país.
    Isto é crónico e é por isto que este país não avança e nunca avançará.
    O lema é:
    ” Cada um (ministros, directores,etc) vai tratando da sua vida pessoal”. E depois existirá uma teia que se vai ramificando e o povo contenta-se com umas “cervejinhas” e coisas do género tão mesquinho e não se pede contas. Inaugurações de coisas banais e dimensão pequena e assim vão as caravanas (MLSTP, ADI, PCD).
    O que faz tribunal de contas neste país?
    A justiça funciona?

  9. img
    Povo pequeno Responder

    Credoooooooooooo Patrice Trovoada, 58 viagens num ano, e em cada viagens leva 28 mil euros no bolso, está a abusar desse povo e deste país. STP é pobre, anda de mãos estendidas, vive de ajuda externa, como é possível uma pessoa gastar tanto dinheiro do cofre do Estado. Esse Patrice Trovoada está a desgraçar este país. Esse senhor pode crer que vai cair e vai cair muito mal.

  10. img
    STP Responder

    Acredito no que diz o MLSTP, porque esse Patrice Trovoada vive mais no ar do que na terra, até acho que ele não gosta de estar na terra de pobre e nem sentir cheiro de terra.

  11. img
    EconomistaSemFronteiras Responder

    STP, acorda já, senão não vai encontrar mais o seu povo. Porque já estão enganados pelos fazedores da imoralidade e do desrespeito à nossa história e família. Ainda bem que os partidos da oposicão tomaram consciência da situacão actual. Tarde, mas chegaram à conclusão através dos gritos do povo. Antes de tudo, meus senhores não acreditem num possível apoio à ressureicão do ADI. Afastem-se destes miseráveis. Jamais se juntem a este bando de incompetents e bandidos, e procurem rever o salário mínimo que é um dos mais baixo do mundo.
    Estes governantes só pensam em tirar proveito da facilidade do cargo e enriquecer ilicitamente, através da corrupção e desvio de dinheiro público para sua conta pessoal. Na época de eleição fazem de tudo, investem na maquina de marketing, usam dinheiro da mala preta fazendo acordo com empresários (a maioria estrangeiros que sem custos receberam na bandeja a nacionalidade sãotomense!) banqueiros safados, para enganar o povo.

    • img
      VABÚ-VABÚ de ADI, Pai da Instabilidade e destruição do país Responder

      Credo! Credo! Credo!
      Credo família trovoada! Credo!

      Muita coisa ruim está para vir meu povo pequeno!
      Este homem não tem outro nome se não mesmo um incompetente, passando tempo só a comer as garotas dos outros e tem uma garota manequim bonitinha, coisa fofa. Aí, quem me dera ter essa mulher meiga e doce de comer ao meu lado.

      Os tais 1.800.000 dólares devia servir para muita coisa. Reabilitar e ampliar as escolas secundárias do país, permitindo que cada aluno permanecesse nas suas localidades, deixando a economia do pais mais relaxado. Desta forma como está a reforma da educação, as coisas estão, o Governo está a saquear bolsos de cada coitado de pai que têm k inventar para pagar pass para transporte escolar, porque se não pagarem ficam sem estudar.

      Este governo é saquear, mentiroso, bandido, comedor de mulheres dos outros…

      ADI está sem norte e como, só passa tempo a delapidar para despacha, porque em vez de explicar está complicando.

  12. img
    Vexado Responder

    O primeiro ministro informou quem em 2016 haverá ronda negociais com os doadores e investidores internacionais, o que significa mais viagens. Portanto, vai viajar mais e de facto fará.

    Quem mais viajou, foi o Ministro das finanças. Este nem sequer parou no país, todo o tempo estava ausente. Este fez umas 70 viagens…agora fazem as contas, para não citar outros ministros.

    O primeiro ministro baseou-se no step in para poder arranjar desculpas para sair do país. Quem realizou o stepin london foi a companhia das ideias, a mesma que tem o programa stptv online, que lançou a biografia do patrice, que paga o abilio neto. Grande esquema este. A oposição deveria perguntar quanto ficou a realização do stepin london aos cofres do estado?

    Companhia das Ideias, faz marketing politico para o patrice. É esta empresa que paga o lobista abilio neto. Agora, questiona-se, como é que o patrice paga o Luis rebelo, sendo este assessor do mesmo desde meados de 2014, porque o nome do estado santomense não figura como entidade que colabora com aquela empresa, segundo o seu portifolio colaborativo.

    Por isso os militantes do ADI fazem o que querem do patrice, este tbm faz das suas. O levy sabe e abusa disso…

    O que está plasmado no orçamento do Estado são reflexos dos compromissos que o Estado tem com as organizações estrangiera em melhorar a actividade economica de stp.

  13. img
    Os incompetentes Responder

    Para reflectirem!
    Pergunta ao vosso “Idolo” e a sua equipa se já devolveu o dinheiro que levava consigo na viagem falhada a cimeira de ONU.

  14. img
    Pobre contentado Responder

    Deixa,Deixa,Deixa, em vés de Pinto samba,nós pequeno é que ta dança funk..
    Ha internet…. Ha arroz barato…ha inergia em todo lugar até pobre tém.. Ha água avontade…

    Dubai ta chegando pouco a pouco…
    Por isso ele viaja tanto em cada viagem ele traz um pedaço de dubai….

  15. img
    roça precisa de trabalho Responder

    gente quer saber como vai ficar problema de EMAE agua e luz, estrada, emprego e gente quer São Tomé Dubai em 2016 e 2017 porque se não for assim, Sr. vai trabalhar na câmara. porque mentiroso já temos muito.

  16. img
    mohamed leite Responder

    Se isto tudo for a verdade os saotomense tem um bom governante estamos todos na merda com este governo se continuar assim. Os baixinho vao tornar os anoes
    Esses gasto poderia ser feito na saude e melhoria das condiçoes de vida dos saotomense dentro do pais
    Mas quem sou eu pra falar isto quem sofre sao os saotomense. Abra os olhos saotomense
    Quem deve mandar em casa é o dono n estrageiro isso é minha visao
    É muito dinheiro para um pais como sao tome e principe sem condiçoes basica como estrada, hospital educaçao que nos nao temos

  17. img
    Procurou encontrou Responder

    Kei Patrice Trovoada está a aumentar sua riqueza a custa do dinheiro do cofre do Estado. Só num ano, esse homem ficou milionário a custa do dinheiro do zé povinho, dps diz que é amigo do povo pequeno. Bem feito p esse povo burro que deu maioria a esses malandros do ADI.

  18. img
    Absurdo Responder

    Srs Deputados, o subsídio de deslocação de um primeiro ministro não pode ser tão alto assim, STP é pobre. Proponho que seja feita revisão da lei que permite tal absurdo, e uma lei que limita o valor de subsidio a atribuir por ano. Como está não pode continuar.

  19. img
    JUVENCIO AMADO D'OLIVEIRA Responder

    Baseando- se nesta informação do TELA NOM de que o líder do MLSTP/PSD disse que é legal em STP um PM ter um subsídio de viagem equivalente a cerca de 28 mil EUROS, gostaria de dizer que, para um país pobre como o nosso, não parece ser normal que um primeiro ministro tenha um subsídio equivalente. Mas, dependendo da viagem e atendendo que um PM não deve nunca, de modo nenhum, desenrascar, durante qualquer viagem, em salvaguarda do bom nome do país.

    Mas, uma coisa é certa, se é verdade esta informação, não foi o ADI que fez publicar tal legalidade. Certamente que ao longo dos tempos, não se informou quando essa legalidade entrou em vigor, houve alguém que se aproveitou dessa “legalidade”.

    Outra coisa é certa. Um ano normal, tem 52 semanas. 58 viagens em 52 semanas?? É isso possível??

    • img
      JB Responder

      Meu caro senhor,JUVENCIO AMADO D’OLIVEIRA inceramente que nao entendi o motivo da sua duvida no tocante ao numero de semanas e o numero de viagens. talvez o senhor tem pouca capacidade de entender o numeros e/ou quer aparecer como advogado do diabo. Porque o senhor perguntou se isso e possivel eu respondo que sim e passo a exemplificar:
      a)- Um ano tem e como afirmou 52 semanas
      b)- Uma semana tem 7 dias que vai de Segunda-feira(primeiro dia) a Domingo(ultimo dia) ou de acordo com alguns paises vai de Domingo(primeiro dia) a Sabado(ultimo dia).
      c)- Portanto se o Sr PM viajar numa Segunda-feira e regressar numa Sexta-feira ele efectuou 5 dias e da semana ainda restam 2 dias.
      d)- Se ele voltar voltar a sair num sabado ou Domingo isto significaria que numa semana viajou 2 vezes sendo que a primeira foi na Segunda-feira e a segunda no sabado ou Domingo.
      e)- Portanto 2 viagens por semana mutiplicado por 52 semana teriamos 104 viagens porem foram 58 o que poderia e bastava que o mesmo tivesse viajado 2 vezes numa semana em apenas 4 vezes e outras 48 semasas ter viajado 1 vez.
      f)- Resumindo 48 viagens se mutiplicarmos pelos 5 dias no mimino de estadia a que se refere a noticia teriamos 240 dias e se mutiplicarmos as 8 viagens referente a 2 numa mesma semana que corresponde as 4 semanas, pelos 5 dias no minimo como repito, a noticia faz referencia ,teriamos 40 dias, portanto 240+40=280 dias.
      Convem recordar que a noticia faz referencia a 5 dias como o minimo de estadia por viagens. Um bem haja

  20. img
    Faustino Guerra Responder

    Isto é inacreditável!!!! Eu ainda paro para pensar se isto é mesmo verdade. 58 viagens durante um ano e ficar só 75 dias em S.Tomé é uma autêntica brincadeira com o povo. Eu duvido que isto se passa em algum outro país do mundo.Como é possível uma coisa desta meu Deus???

  21. img
    Graça Oliveira Responder

    Não disseram que o Patrice Trovoada era o melhor que o país tinha? Não foram para o aeroporto buscar o homem fazendo festa com a chegada do homem cá em S.Tomé? Não disseram que o homem era um líder carismático? Tomem, agora! É comer e calar. É pá saber. Não queriam líder carismático? Aguetem!!!! Comam e calam. E eu não quero ouvir nenhuma queixa. Tomem e calam e vão aguentando até Deus quiser. Eu só tenho pena de alma que não merece que também está a padecer com estas brincadeiras de um autêntico tolo.

  22. img
    Pantagónia Responder

    1800 000 euros é muito dinheiro para um primeiro-ministro gastar a torto e direito durante um ano em viagens. Não me lixem com isto. Porra!!!! Isto também é demais. Que país é este afinal? Mais de cinquenta viagens só num ano???? Porra!!!! Vão mas é para o …
    Isto é um gozo com o povo.

  23. img
    Mana Responder

    Meus caros compatriotas, os partidos políticos e toda a sociedade civil deveriam subscrever uma petição pública ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas, de forma a exigir o senhor Patrice Trovoada a devolver os montantes indevidamente recebidos, por se tratar de um verdadeiro crime de corrupção, peculato, enriquecimento ilícito e abuso de autoridade na usurpação dinheiro do Estado.

  24. img
    Trindadense Responder

    Isto bateu no fundo!!!!! Quanto? 58 viagens num ano só?????? O país deveria meter este facto histórico no recordes Guiness. Seria uma forma do país ganhar alguma coisa com este facto. Duvido que algum outro país tenha conseguido este facto. Por isso, a minha sugestão é que se reúna condições para que este record seja reconhecido internacionalmente para o pais tirar algum proveito publicitário para alavancar o nosso turismo. Pelo menos ficaríamos a ganhar alguma coisa com estas viagens do 1º ministro. É só chamar as entidades de Recordes Guiness para confirmarem a veracidade desta notícia através da análise de documentos comprovativos no ministérios das finanças e submeter a iniciativa para que o país ganhe alguma coisa com isto.

  25. img
    Sou nacional Responder

    Povo Sãotomense chora muito , chora pr tudo , chora por tudo …
    Querem o uma melhoria ? e querem que seja a velocidade da Luz !
    De acordo com as informações disponíveis , logicamente chegasse a conclusão de que algumas viagens foram feitas por causa dos interesses mundiais, e a maioria foram feitas exclusivamente por interesse Nacional,

    Embora seja um calculo muito bem feito pelo partido da OPOSIÇÃO de que o sr PM nas suas viagens usufruiu de 1 milhão e 800 mil euros,durante o ano 2015; O nosso ministro esteve a trabalhar para uma melhoria geral , e não esteve de ferias, teve que gastar para posteriormente adquirir ! Sim não sou de ADI mas gosto de quem se importa !

    • img
      JB Responder

      O(a)Senhor(a)SOU NACIONAL, escolheu muito mal o nome , honestamente ficaria-lhe melhor se tivesse identificado(a) com SOU IRRACIONAL, pois tendo em conta as suas besteiras proferidas. O pior cego e aquele que nao quer ver e o(a)senhor(a) e um deles e por caua de pessoas como Sr(a) eis a razao de STP ter estado do jeito que esta e cada vez pior, pois o Messias em vez de nos salvar esta nos atirando ao abismo, sorrindo. E caso para dizer cada povo tem o governante que elege.

  26. img
    Augerio Dos Santos Amado Vaz Responder

    Não é possível!

    É até compreensível, que haja Deputados e Jornalistas, que não sabem qual é a verdadeira essência das funções que desempenham; porém, qualquer pessoa que tenha no mínimo quarta classe sabe ou devia saber, que os anos têm uma duração de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos aproximadamente. Mas como não pode haver todos os anos um 366º dia com as cerca de 6 horas que sobram, no calendário gregoriano realiza-se, a cada quatro anos, um ajuste no calendário e adiciona-se mais um dia ao ano, sendo que este ano se denomina bissexto. Logo feitas as contas, se alguém estiver ausente no país, no mínimo cinco dias por viajem há naturalmente que adicionar os cinco dias, mais dois, que é o dia de ida e o da volta, logo são sete, sete são os dias que tem uma semana e o ano tem 52 semanas.
    Tecnicamente é impossível, Sua Excelência Senhor Primeiro Ministro estar ausentar – se do país cinquenta e oito vezes por sete dias que corresponde mais seis semanas, que o ano não tem.
    Um Deputado, tem que no mínimo saber, que qualquer orçamento do Estado, consta uma rubrica de despesas de viagens dos Titulares de cargos políticos.
    Um Deputado, tem que no mínimo saber, como funciona um Estado.
    Um Deputado tem que no mínimo saber, que dentro das suas competências enquanto fiscalizador da acção do Governo ele tem competências para solicitar aos serviços públicos e não só, as informações que julgar pertinente e os serviços são por Leis obrigados a prestar – lhe essas informações.
    Ser Deputado não é só ter direito a passaporte diplomático e de vez em quando ir para parlamento, bater palmas ou mandar umas bocas. É muito mais do que isso.
    Eu que não sou Deputado fui as finanças, e tive acesso aos seguintes dados da viajem de Sua Excelência o Senhor Primeiro Ministro e a sua Delegação e passo a descrimina – la:
    OGE 2015
    Encargos com viagens —– 2 853 131.601,00
    Bilhetes de passagem ——1.325.830.466,00
    Subsídio de deslocação —-1.527.301.135,00
    A delegação de Sua Excelência o Senhor Primeiro Ministro:
    Primeiro-ministro; Ajudante de Campo, protocolo e um segurança.
    Forma dezassete países que sua Excelência o Senhor Primeiro Ministro visitou no ano transacto: Angola, Gabão, Nigéria, Camarões, Argélia, Emiratos Árabe Unidos, India, EUA, França, Portugal, Estónia, Turquia, Inglaterra.
    Á título meramente exemplificativo, só em duas viagens do PM, nomeadamente Portugal e Angola, teve como resultado, uma ajuda de mais de vinte milhões de Euros.
    Quando alguém, que se diz Deputado, vem de forma caluniosa dizer que o Primeiro-ministro gastou mais de um milhão e oitocentos mil dólares em viagens, que ultrapassam o numero de semanas por ano num ano, e que tem todos os mecanismos para obter informação fidedigna e não o faz, e que um pasquim reproduz essa mesma notícia, sem sequer comprovar a veracidade da mesma, fica bem patente a intenção criminosa dos autores dessas vis infâmia
    .
    Não se atira pedra em árvores, que não dão frutos.
    Ignóbeis!

    • img
      Absurdo Responder

      Augerio Amado Vaz, Pensas que todas as pessoas são burras e não sabem fazer contas. O teu lambebotismo e engraxadorismo está a fazer te ser uma pessoa cada vez mais patética.

    • img
      explicar sem complicar Responder

      Lambe-botas.
      Não viu como você ficou. Tomando corno e fumando maconha e grógo.
      Porquê?
      Porque perdeu todo prestígio de quem você era por causa de CORRUPÇÃO e BANDIDAGEM nos tribunais. Todo mundo em S.Tone conhece bem que é você Gegé.
      Todo lado onde você passou deixou NÓDOA.
      Por isso é basta saber com que você anda e prontos – saber quem você é.

  27. img
    fernando castanheira.. Responder

    Voce GeGE e um autentico bajulador. Tambem fui a financas e obtive os dados iguais apresentados no Parlamento. Estas desempregado, expulso administrativamente de todas as actividades publicas e queres a todo o custo
    que ADI te resolve os problemas. Tambem ja fui do ADI e la nao teras nunca um lugar. O Patrice te conhece bem.
    Melhor voltares para Angola e pedir ajuda a MELO XAVIER

  28. img
    ANCA Responder

    A Casa onde falta pão todos ralham e ninguém tem razão.

    Mau começo para o Presidente do partido da Oposição.

    São Tomé e Príncipe é um Pais(Território/População), insular, pouco conhecido no mundo(Médias Grandes Economias) quando a sua História e Localização. No Mapa Mundo dois pontos no Oceano.

    País 1000 Km2

    População 180 mil pessoas

    Se se poucos Países de economias médias e grandes sabem sobre o País, como acham que algum representante do povo possa estabelecer contactos e parcerias ao telefone?

    Por acaso já ouviram falar de Geo-Estratégia-Política-Economica e Financeira, já agora a diplomacia de influência no contexto e quadro político económico e financeiro actual.

    Vejam, o que aconteceu com algum deputados representantes a quando da viagem à Timor com escala na Indonésia?

    O que lhes comunicaram, jamais vos reconhecemos.Quem são SãoTomenses, Onde fica? São Marcianos? São Terroristas?

    Falar sobre viagens de um representante da Nação, quando se podia aproveitar para apontar caminhos.

    Significa que é mais do mesmo, MLSTP Partido sem Plano alternativo
    para o desenvolvimento do País(Território/População.Somente a pensar nos tachos.

    Pescadinha de rabo na boca.

    De recordar que o Presidente do Partido MLSTP, tem dívidas com o fisco, a casa que comprou, seria honesto e responsável por em ordem estas dividas, para ajudar as finanças do País.

    São muitas pessoas a comer e poucos a trabalhar.

    Sejamos honestos sérios e responsáveis

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  29. img
    ANCA Responder

    Começar por criticar as viagens de estado, no seu número valor, parece-me que quem critica tem a pretensão futura de o mesmo fazer.

    Realidade social, cultural, ambiental, desportiva, energética, de água e saneamento, política, económica e financeira nacional, devia impor-nos preocupações de inversão na condição, Territorial/Populacional de boa Gestão Administração do Estado, bem como da vida(modos operacional)Privado.

    Pretender que num só ano ou meses se se resolvam todos problemas de desleixo, desordem, desorganização, pouco gosto pelo trabalho, roubo, corrupção ao longo dos quarenta anos de má administração do Território/População, mesmo com ajuda benesses internacional anual, sincrónica e cronologicamente, tende a impulsão da cisão social, cultural, aberração do pensamento, do modo de ser estar, estupidez Humana, gosto de vivência no facilitismo.

    A vida, gerir, administrar é duro mais duro deve ser a razão que a sustém, o Território/População, o Estado. A Ordem, Rigor, Sentido de Responsabilidade, Responsabilização, Sentido de Estado, Visão do Presente, Ambição na modernização Futura, no modo de ser estar, pensar e fazer.

    A casa onde falta pão todos ralham e ninguém tem razão.

    É dividir para reinar,…cidadãos SãoTomenses devem estar atentos a estás rapsódias políticas.

    O que fala mais alto é a paixão pelo ódio, inveja, rancor, malvadez,…pouco gosto pelo trabalho e soluções, pouca maturidade social, cultural, política dos cidadãos, dos lideres partidários, dos deputados, dos dirigentes.

    Mas para tudo o povo é soberano,…martelo do voto funciona, certamente vai continuar a funcionar, até esclarecer do sentido de Estado.

    Alguns criticam neste fórum, porque falta-lhes a chupeta, querem que algum familiares, amigos ocupem os tachos, para poderem mamar do Estado, Estado este que pertence a todos como é característico Africano, sem jamais apontar caminhos da solução, enquanto o povo morre na miséria pobreza e fome.

    Alguns Cidadão São Tomenses já poderão pensar em tomar banho, pois já dispõem de água ao fim de quarenta anos para cozinhar, lavar,…

    Alguns cidadãos São Tomenses já poderão pensar comprar, frigoríficos, arcas, para congelar e proteger alimentos, os seus filhos já poderão no futuro, estudar a luz eléctrica, sem recorrer a cafuca, poderão andar na rua de noite em segurança,…

    Alguns poderão viajar com rapidez e segurança, já dispõe de estradas, arranjadas,…

    É pena tenha chegado tarde à luz e água,…ao longo dos quarenta anos, e jamais importa quem o fez, pois faz parte da funções de organização do Estado.

    Muito há a a pensar, a fazer, a gerir, a administrar, na melhoria constante das condições de vida, dos cidadãos São Tomenses.

    Uma empresa que custa o Estado ao longo destes anos de 40 milhões de Euros, deve ser privatizada ou extinta, é inadmissível, num País(Território/População) Pauperimo.

    Contratos que oneram o Estado devem ser revistos e anulados, cobrando a devolução de valores,…a responsabilização e sentido de Estado.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  30. img
    Jurupiga Responder

    Nada se ve de contrutivo nestes comentarios, Tudo basiado nas estimativas, calculos do Partido que mas desfalque fez neste Pais durante 40 anos, e agora preocupados com as viagens do eleito Primero Ministro com a maioria, e que so faz o primero ano de Governacao. E claro que nos primeros anos da Governacao, ha necessidade deste Ministro via jar e se necessario mas ainda, mas nao quer isso dizer que os numeros das viagens aumentar am constantemente Em todo o ano! !!! Preocupem com cos as mas importantes Em vez das viagens do PT.

  31. img
    Jurupiga Responder

    E mesquinho, baixo e sem sentido estes comentarios, agora estam preocupados com o numero das viagens que faz o PT !!! Em qualquer parte do mundo, no primeiro ano de um novo gorverno e feito de viagens!!! E Nem sempre estas viagens sao custeada pelo Estado!! A estimativa, o calculo, a desculpa, a acusacao do MLSTP nao tem fundamento nem faz sentido, e preciso ter vergonha!!! Este e o Partido que mas tempo Governou este Pais e mas desfalques fez nestes 40 anos!!! TEnham vergonha e Deixem este Governo trabalhar e guardem os vossos comentarios para daqui daqui a 5 anos, que ate e menos tempo que 40 anos de desfalque.

  32. img
    Unidade+Disciplina+Trabalho Responder

    Meus compatriotas. Acho eu que o mlstp ainda nao aprendeu nada. Com essa politica, essa estrategia, a ADI vai estar sempre a subir. Aconselho o mlstp mudar de postura. Ja haviam dito q o homem nao vive no pais. Depois da queda do xiv governo constitucional, o homem ficou 2 anos sem pisar a terra, quando chega, ganha com maioria absoluta. Isso ja deve ser objecto de refleccao. Outra coisa e o deputado Guiva conhece matematica como ninguem. Sao mesmo 58 viagens? Que as detalhe no sentido de clarificar as coisas. Depois da tomoda de posse, o PM fez primeira viagem de 24H a Angola. Segunda viagem a Guine Equatorial tambem de 24H. O telanon se quer pode confirmar. Gostariamos que o deputado Vasco Guiva mencionasse as 56 que faltam. Obriado

  33. img
    vingador Responder

    Dez que vai transforma o pais num Dubai.É Veada o pais esta em jan bai. povo abri os olhos a coisa não esta bem.

Deixe um comentario

*