Destaques

Pinto da Costa em Cabo Verde de 20 a 24 de Janeiro

O parlamento são-tomense deu assentimento nesta terça – feira para que o Presidente da República visite oficialmente Cabo Verde a partir de 20 de Janeiro. Pinto da Costa responde assim ao convite do seu homólogo cabo-verdiano ~Jorge Carlos Fonseca, que visitou São Tomé e Príncipe de 10 a 16 de julho de 2015.

Uma visita que reforça as relações entre os dois povos e países, unidos pela história, cultura, e sangue.

Para mais pormenores as ligações profundas entre os dois povos e  amizade entre os dois Chefes de Estado, o Téla Nón encaminha o leitor, para um artigo do jornalista Jorge Trabulo Marques, publicado no seu blog :

http://www.odisseiasnosmares.com/2016/01/presidente-de-s-tome-e-principe-m-pinto.html

Abel Veiga

10 Comments

10 Comments

  1. João Gomes

    19 de Janeiro de 2016 at 13:21

    …da democracia a amigocracia!

  2. antonio saraiva

    19 de Janeiro de 2016 at 21:45

    Pinto ten que fazer e sair. Desta vez a presidencia do pais vai Para a juventude. Dois jovens estao na corrida Para 2016. E tudo indica que is dois estao a sair do MDFM. Cuidado porque detras deles esta uma maquina chamada fradique menezes.

  3. Vexado

    20 de Janeiro de 2016 at 10:01

    Fiquei sem entender o papel da Presidencia da Republica.

    O governo central nomeia um membro de um governo regional. Pelo que sei, os dois são governos e o de principe tem as suas especificidades por ser uma região autonoma.

    Pergunto, como pode o primeiro ministro nomeiar um “ministro”/membro do governo regional?
    É que o to ze cassandra é equiparado ao primeiro ministro para a região autonoma.

    nesse caso, não deveria ser o presidente da republica atraves do seu representante nomeiar o tal membro?

    Usurpação de poder na sua estirpe mais violenta.

  4. Bolivar Santos (Londres)

    20 de Janeiro de 2016 at 10:08

    Hum……A ideia de se vir fazer eleger um jovem para a presidência do pais nao es nada ma. Mas será que no seio do MDFM haverá gente com pulso e competência para poder dizer sim ao Patrice Trovoada quando for necessário e dizer nao também quando for necessário?
    Na verdade, pelos nomes que ja se ouve falar, nem o Pinto da Costa, nem Maria das Neves, nem Carlos Neves, nem Maria do Carmo vão levar nada. Nada so!.
    Mas outra pergunta se coloca. Porque que o próprio Fradique Menezes não se recandidata em vez de apoiar alguns inexperientes !? Pois a lei ja lhe permite voltar a concorrer ou não?

  5. luisó

    20 de Janeiro de 2016 at 10:52

    Vejam só a atitude, porte, altivez, orgulho, vontade, atitude dos militares da banda das FASTP que estão na foto….
    Que frete…..

  6. MIGBAI

    20 de Janeiro de 2016 at 12:27

    O nosso presidente PC, deveria aproveitar a ocasião, já que o primeiro ministro de Portugal está também em Cabo Verde, e pedir ao governo português, para nos enviar o antigo presidente da ilha da Madeira, o Dr. Alberto João Jardim, para ele endireitar o nosso país.
    Meu povo, claro que isto não vai acontecer, mas imaginando que podia ser, tenhamos todos a certeza que finalmente STP iria arrancar para um futuro longe da miséria em que nos encontramos, e seriamos, finalmente, felizes e desenvolvidos.
    Um dia, o REFERENDO ao povo vai surgir, mas para isso teremos que lutar para que tal aconteça. Temos que nos mentalizar que o REFERENDO sobre uma autonomia para STP, é muito melhor, que a miséria da independência/dependência.

  7. Original

    20 de Janeiro de 2016 at 15:48

    Acho bem o Sr.Presidente ir a Cabo Verde visitar o seu homólogo ao mesmo tempo trazer de lá a experiência de boa governação e milho para nossos burros porque cá não conseguimos produzir.

  8. SAMPONHA

    21 de Janeiro de 2016 at 12:13

    É necessário que os nossos comentadores conheçam limite de cada Órgão de Soberania Nacional
    O Presidente da República não é o Órgão que executa a política das tarefas programadas pelo Governo
    O governo liderado pelo senhor Primeiro Ministro Patrice Trovoada mais o seu elenco é que têm essa responsabilidade para desenvolvimento do País. Conforme está actualmente a nossa constituição, o Presidente da República é o conselheiro número um do Governo e de outros órgãos de Soberania. é um árbitro e nada mais. Mesmo com responsabilidade no campo da defesa e dos negócios estrangeiro, Neste momento nem sequer passam cavaco ao senhor Presidente da República. Não existe colaboração e um bom relacionamento entre Governo e o Presidente da República. As reuniões que o Governo fazia anteriormente todas as quintas feiras coo era com os aantigos primeiros ministros já não existe.

  9. Feliciano Gunthe

    25 de Janeiro de 2016 at 14:44

    Carissimos, é muito melhor ter-mos um velho e experiente na presidência, do que qualquer um jovem despreparados /inexperiente, manobravel e sem a escola da vida.
    Normalmente, isto é muito bom para os ocidentais.Gostam de estas presas faceis que são os jovens para forderem os anseios da nossas Nações.
    Eles gostam muito destes jovens ambiciosos e sem ideias proprias para serem subalternos seus. Hoje em dia a maioria da nossa juventude só querem vida Boémia, veja para o nosso PM( só vida mulata é que quer) trabalho sério, honesto nada. Alguém o conheceu a trabalhar?A onde?
    No geral a nossa juventude precisa de trabalhar, ganhar traquejo e depois logo se verá.

    Criticam ao Fradique de Menezes, ele pode ter sido tudo, mas um grande trabalhador e, não obstante não ter sido PM, foi um grandeMobilizador de Financiamento Externo para STP.( vejam os arquivos do seu tempo)
    Meus conterrâneos, apostar nestes jovens que temos, hoje seria o inicio do fim deste país.Eles no geral vivem num conto de FADAS.
    Isto se acontecer, seria o mesmo que dizer aos Santomense” Baixam as calças, cerram os Olhos e Mordem o Travesseiro” que o vosso sonho enquanto Santomenses que lutaram pela independência, vida melhor para os seus filhos acabou. Tal qual o DUBAI que se quer construir.
    Quem viver verá as asneiras que os jovens vão fazer

    • MIGBAI

      26 de Janeiro de 2016 at 10:03

      Meu caro Feliciano Gunthe.
      Mas não foram os jovens que avançaram para a independência de STP??
      O meu amigo no final do seu comentário afirma “….vosso sonho enquanto Santomenses que lutaram pela independência…”, contudo está sempre a criticar os jovens.
      Bom, a menos que o meu amigo esteja realmente a ver a grande merd* da nossa independência e não queira mais jovens a fazerem a mesma borrada.
      Enfim seja coerente no que escreve e pensa.
      Abraço.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top