Destaques

PT anuncia inquérito sobre as declarações do ministro Raposo e a sua divulgação

«Está em curso um inquérito para apurar o que se passou. Mas, o mais importante é a declaração do ministro tornado publico com efeito que conhecemos», declarou o Primeiro-ministro, na manhã de quarta – feira em Fernão Dias, a margem das celebrações do dia dos heróis nacionais.

Em consequência das declarações feitas pelo ministro no parlamento no dia 28 de Janeiro, e divulgadas pelo Jornal Téla Nón no dia 1 de Fevereiro, o ministro da justiça Roberto Raposo, decidiu colocar o seu cargo a disposição de Patrice Trovoada na noite de segunda-feira 1 de Fevereiro. «O ministro foi consequente e coerente. Eu tenho que louvar esta atitude porque muitas vezes as pessoas não assumem a sua responsabilidade. E esse incidente lamentável que espero que vai ser esclarecido não gere mais polémica», sublinhou o Primeiro-ministro.

Segundo Patrice Trovoada toda gente sabe o estado actual da justiça são-tomense. Anunciou que está em curso um processo de reforma, que já permitiu a realização da inspecção dos magistrados do Ministério Público e dos Tribunais. «Não sou árbitro mas, gostaria apitar para parar o jogo, e retomarmos o nosso trabalho para melhorarmos a Justiça para todos nós», frisou, o Chefe do Governo..

Abel Veiga

21 Comments

21 Comments

  1. Wilker André

    3 de Fevereiro de 2016 at 17:32

    «Não sou árbitro mas, gostaria apitar para parar o jogo, e retomarmos o nosso trabalho para melhorarmos a Justiça para todos nós»
    Eu sou fã do Meu pais .. A Verdade Mesmo é não jogar em nem uma Equipa.. Jogar bancada para ver os resultados, Bater as palmas quando Mancam golos, Dar berro quando falam Penaltis,, O Caso do Ministro Raposo lança “Bomba” contra os Tribunais e os Magistrados. Gostaria de Saber se Foi uma Brincadeira de Mau Gosto, ou Esta com Medo de Assumir as consequências? A Lei é.. Não existe meios Termos para a Lei.. Por isso que ela é justa.. Senhor Ministro !!!! Vamos Reformar ou Não a Justiça…?????

  2. CCCP

    3 de Fevereiro de 2016 at 17:50

    Pois é Sr.PM todos deverão assumir as suas responsabilidades
    assembleia nacional devera ser chamada – copia da audição embora publica foi disponibilizada de forma legal? Roberto foi claro e coerente nas afirmações e esclarecimentos e assumiu as responsabilidade política do acto ( colocando o lugar a disposição ); O que diz PGR/Samba – Ministro fez acusação leviana ou falsa? se nao deveria igualmente colocar o lugar a disposição. STJ igualmente. Ah para terminar de forma manter estabilidade indicar outra pessoa no lugar do Olinto ( dando co continuidade as reformas em curso) este sinceramente nao tem aceitação do povo pequeno que lhe deu maioria absoluta. Bem haja.

  3. Derley pietro

    3 de Fevereiro de 2016 at 18:44

    Desde ja os meus parabens a Raposo, não sabendo que estava a ser verdade disse a verdade nua e crua do que se passa neste dito tribunal, que mais parece um tribunal de brincadeira. O dr Bandeira esta surpreendido fiquei intrigado com a sua surpresa ele nao sabe o que se passa no seu tribunal? Seja verdadeiro você come com eles a mesa desde os juizes aos inspetores judiciais e devidem os dividendos dos processos que voces julgam a favor de quem querem e nao de acordo com a lei. So tem corja naquele tribunal. Pergunto onde esta o resultado dos inspetores portugueses que ca estiveram? Que notas foram dadas aos corruptos? Como disse Raposo sao feitos telefonemas e as notas passam de mediocre a suficiente. Patrice trovoda tem de ter a coragem de demitir a maior parte de juizes que estão naquele tribunal e alguns procuradores que nem para faxineiro servem. DR PATRICIE TROVOADA TENHA A CORAGEM DE DEMITIR QUEM NÃO CUMPRE A LEI. Fico agurdando sentado até a reabertura do tribunal para verificar com os meus proprios olhos se a corja foi demitida

    • Absurdo

      3 de Fevereiro de 2016 at 21:27

      Derley Pietro, Patrice trovoada é chefe do governo e nao dos tribunais, por isso n tem poder para demitir os juizes, cada um manda na sua Casa, ou o sr é daqueles q pensa que Patrice trovoada é dono de STP.

  4. FCL

    3 de Fevereiro de 2016 at 19:08

    Este é o momento mais lindo, que estou a viver na minha vida. E só quando estou no poder que vejo a minha vida numa boa. Quando entro no avião, e me sento nestas cadeirinhas estas viagens me fascinam com o sabor do champanhe na boca. Ninguem me engana que é o poder que me faz, sentir calor, sentir bem. Podem falar o que quiserem mas não me importo, tenho a maioria absoluta e posso ir mais alem. Este pais é lindo, ohoh, estou a fazer coisas que nunca fiz na minha vida. Lindo ohh, estou a gostar fazer coisas que nunca fiz na minha vida.
    Eu não me importo se ando a gastar a toa, tenho a maioria absoluta e posso viver a minha vida numa boa. Este pais é tão bonito ele ilumina a minha vida. Deçu só sebe mon vida um pega. Ninguem se mete comigo, porque estas viagens é que me fazem, sentir calor, sentir –me bem. Podem falar o que quiserem, mas eu não me importo, com a maioria absoluta eu sei que posso ir mais alem. Este pais é lindo. Ohh, quando acabar vou emigrar para minha casa em cascais. Ohh.

  5. FCL

    3 de Fevereiro de 2016 at 19:16

    Agora vai usar este pretexto para fazer uma “purificação partidária” nos tribunais. Ou seja, colocar ali mais uma extensão do seu poder.. Com as eleições a porta é muito importante ter as bases bem preparadas para o reinado absoluto e perpétuo que ele esta a preparar. Este homem não passa de um “psicopata bem sucedido”…

  6. Tristeza

    3 de Fevereiro de 2016 at 19:16

    Telanon, fizeste um bom trabalho, dando-nos a conhecer essa intervenção do Raposo ( ex-ministro?).
    Por isso, preocupa-nos que venhas a ser alvo de represálias nesse processo. Previna-te.

  7. Martelo da Justiça

    3 de Fevereiro de 2016 at 19:26

    Com o sistema de justiça nesse estado, digam-lha se a democracia não está em perigo se nada for feito ???? Porque que algumas pessoas ficaram nervosas quando o Presidente da Republica chamou a atenção por esse facto. Reflictamos seriamente sobre o assunto.

  8. Ditadura Disfarçada

    3 de Fevereiro de 2016 at 19:51

    Lembrem- se bem daquilo que vou escrever. Isto nao passa de mais uma obra “malabarista” do Patrice Trovoada para se apoderar dos tribunais…Este homem esta a se posicionar para se eternizar no poder em Sao Tomé. E existe um grande risco disto acontecer. O homem tem carisma, e populista. Tem dinheiro, nao se sabe de onde vem mas tem. Tem uma forca mental que a maioria que começa a trabalhar para ele começa logo a venera-lo. A sua forca eleitoral nao esta nos leitores do telanon, facebook etc. Vem do interior, das pessoas que só tem acesso a Televisão do Governo e que dia e noite levam com uma lavagem cerebral, que se alguém vier falar mal do homem ouve o que nao quer. Pessoas que se contentam com uma chapa de zinco, chafariz e televisores LCD…..pois e, com as forcas aramadas sobre controle, os tribunais, televisão , radio Parlamento, muito fácil mudar e criar leis para se eternizar no poder, aldrabando eleições, especialidade dos seus amigos mais íntimos…

  9. Maria silva

    3 de Fevereiro de 2016 at 20:30

    Patrice trovoada , Patrice trovoada…….
    É Pena e muita Pena que a maioria absoluta sao ignorantes ( burrinhos com pouca formacao e informacao) !
    ” retomarmos o nosso trabalho para melhorarmos a justiça para todos nós ” um fora da LEI a dizer isto , quanta hipocresia nao??
    Sumù ê lìvla anca n’ boca di cassô ê!!!!

    • Seabra

      12 de Fevereiro de 2016 at 15:51

      Maria, mais hipocrita é ainda de saber que ele està rodeado de “ditos”juristas, como o Afonso Varela, que era o inimigo n°1 dos TROVOADA, hoje é o mais leal servidor dos mesmos. Eis porque considero que o A.Varela é tao, senao ainda mais responsàvel do que o Varela, que segundo ele e a propaganda de fiel da JOTA, os contra-revolucionàrios que tinham um projeto negativo para STP e para o seu “povo todo” eram os TROVOADA, com quem ele come hoje em cima deste estimado POVO que el pretendia defender contra os OPORTUNISTASde mà indola…aqueles que atentaram à vida do criador da naçao saotomense; Manuel Pinto da Costa.
      STP està entregue nas maos dos mais VAGABUNDOS individuos da praça, que estao levando STO ao caos total e por cima sem escrùpulos.
      Força, continuemos a combater, denunciando os corruptos vigaristas.

  10. explicar sem complicar

    3 de Fevereiro de 2016 at 21:01

    E como ficou também sobre a divulgação do vídeo que Elíso Teixeira e ADI produziram num quartel general que veio ao público que culminou com a demissão do brigadeiro Justino Lima?
    Aqui se deve aqui se paga.

  11. jean van jan

    3 de Fevereiro de 2016 at 22:46

    Se existe um lugar onde a democracia não está em perigo em s.tome …é precisamente aqui …neste jornal tela Nom.

    • Ditadura Disfarçada

      4 de Fevereiro de 2016 at 7:26

      Vamos ver até quando…sama decu..

  12. DANCO CONGO

    3 de Fevereiro de 2016 at 22:50

    No caso da ROZEMA o senhor mandou uma equipa de polícia a fábrica de ROZEMA arrebentar os cadeados posto pelo tribunal que moral o senhor tem para ser o árbitro se o senhor conviveu e convive com os corruptora

  13. Ralph

    4 de Fevereiro de 2016 at 7:06

    Não tenho acompanhado muito esta situação mas parece-me apropriado que o ministro se demitiu. Um princípio importante numa democracia é a separação de poderes entre as esféras política e judiciária. Os políticos devem esforçar-se por não criticarem a judiciária porque isto pode ser visto como um caso de um governo tentar influenciar o sistema jurídico. Na minha opinião, se um governo quisesse mudar a maneira em que a judiciária opere, esse deveria deixar expirar os prazos dos funcionários (os juizes) e então substitui-los com outros que estejam dispostos ao favor do governo do dia. Tentando interferir na maneira em que o ex-ministro fez é inapropriado.

  14. ADI-ARROZ SUJO

    4 de Fevereiro de 2016 at 7:45

    Que LATA Sr. P.Trovoada! Sr.nunca deixou de ser ARBITRO E JOGADOR ao mesmo tempo! Esta do Raposo é mais uma montagem do P.T para invadir os tribunais e colocar lá os seus marionetas para concretização da sua intenção de instaurar a DITADURA em STP! DEUS É GRANDE!

  15. Manuel dos Santos

    4 de Fevereiro de 2016 at 20:58

    Meus senhores, tudo isto não passa de mais uma FARSA do ADI, para poder intervir no tribunal, fazer campanha política. O Raposo pediu demissão o PT deveria aceitar a sua demissão, não o fez até agora porquê?
    Abram os olhos!

  16. Salamon Tomé

    5 de Fevereiro de 2016 at 8:38

    Caros Leitores:

    Estando a ver e seguir os Passos da nossa Democracia que conseguimos com muito Custo, trago aqui este pequeno comentário de duas linhas e peço desde ja Desculpas aos que não concordem comigo:

    Como é Possível A Assembleia Nacional ser alvo de Inquérito mandado por Senhor DITADOR Patrice Trovada que ja se manifesta que para ele so ele é o Poderoso e manda neste País e que quem esteve em Fernão Dias, Viu que o PT mandou iniciar as atividades de 3 de Fevereiro antes da Chegada do Presidente da República?

    Neste Rumo, o PT e Alguns Membros do ADI pretendem implantar uma nova e actualizada Ditadura com Simulada Democracia em STP.

    Assinado.

    Salamon Tomé

  17. Eusebio Neto

    5 de Fevereiro de 2016 at 12:43

    Senhor Primeiro Ministro, a gravidade das acusações do titular da Justiça, não deixa outra solução se não o seu imediato afastamento. Primeiro porque foi extremamente oportunista, incoerente e cobarde. Alias, pergunta-se, que foi feito pelo Ministro para inverter a situação que ele hoje aponta existir numa “populacho” que também e sua e cuja liderança também já lhe foi confiada? Sejamos porreiros. Um ministro que “foge” da sua tribo profissional como diabo que foge da cruz, e um GRANDE INCOMPETENTE. Porque o sr Roberto Raposo não apresentou essa sua péssima impressão sobre os seus colegas durante uma reunião do Conselho de Ministros e/ou num encontro com os magistrados, olhos nos olhos? Medo ou incompetência? Conclusão, senhor Ministro tentou justificar a sua incompetência com aquilo que chamou de incompetência dos seus pares. Vergonhoso e baixo!Ao sr. PM exige-se que como reconheceu na atitude do sr Ministro da Justiça, assuma também as suas responsabilidades e como chefe do governo, demita imediatamente o titular da pasta da justiça. E, talvez seria melhor, aproveite para remodelar o governo tirando gente que nao consegue disfarçar as suas dificuldades de liderar/gerir e avance outros que, pelo menos dão mostras de melhor preparação para o exercício das funções ministeriais. Viva os Magistrados Santomenses.

  18. SEABRA

    10 de Fevereiro de 2016 at 10:32

    …certo, o cambalacheiro Patrice Trovoada é um laràpio nato(quem sai do seu nao degenera), todos o sabem e apesar disso votam pra ele,lembem-lhe as patas( feitiço e marabus dele funcionam bem em STP)etc. Ele deve é afastar-se, definitivamente, de STP, porque agindo assim, haverà um HOMEM corajoso que farà justiça a este vadio, que nao terà tempo suficiente para “COMER”do seu roubo…abusou e recebeu a liçao merecida (bem em atraso).
    Mas nesta “lenga-lenga”, tem-se a tendência de se esquecer do VENENOSO ano-balao do Afonso Varela, serpente de 7 cabeças, que também deve ser iliminado. Este individuo é um OPORTUNISTA sem nome.
    O Afonso Varela, mais militante comunista, leninista do que ele, nunca se viu…usou e abusou do estatuto dele do “traz no peito”à bandeira, a ideologia da esquerda (limite da extrêma), do MLSTP, cordeirinho do Manuel Pinto da Costa, até nos ossos, hoje é o maior “PUXA SACO CORRUPTO-BANDIDO”, que existe em STP. Daquele que pretendeu participar na construçao do pais, hoje é AQUELE que luta ferozmente para destruir o pais STP “com o seu POVO TODO”, como ele tinha por hàbito de falar em França, nos seus discursos militantes no “à parté”.
    Se muitos descobriram quem foram os TROVOADA, os crimes que cometeram em STP, foi graças ao pestinha A.Varela, que jubilava em contar-nos as cenas contra-revolucionàrias do Miguel Trovoada, em ter atentado à eliminaçao fisica do Manuel Pinto da Costa, nos anos 70, para se apoderar do PODER, por ser ambicioso, rivalista e vigarista. Quem quisesse ver o Varela em fùrui, bastava manifestar o minimo de simpatia ou compaixao pela situaçao do Miguel Trovoada e familia no exilio, ele ficava fora dele…se fosse como hoje, haveria de explodir, visto ser um balao cheiinho de ar venenoso que lhe “compoe”.
    Nunca percam de vista este aspecto, que o Afonso Varela é uma das + perogosas cabeças neste governo,diria simplesmente,em STP como homem politico…por esmola, nao poupem o Varela, porque ele é tao responsàvel desta HORRIVEL situaçao que o PT…ele ainda mais, porque é saotomense(até a prova do contràrio).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top