Dia dos heróis nacionais regressou a Fernão Dias

Depois do fiasco, que foi a transferência no ano passado das celebrações do dia dos heróis nacionais, para as portas do Museu Nacional na capital São Tomé, o Governo decidiu construir um memorial na Praia de Fernão Dias. Uma forma de homenagear com dignidade os que ali tombaram durante o massacre de 1953 perpetrado pelo Regime Colonial Português.

3 FeveriroO Presidente da República Pinto da Costa presidiu a celebração do 63º aniversário do massacre. « Devemos fazer tudo para garantir a liberdade que temos, porque aqueles que morreram em 1953 fizeram sacrifício para sermos o que somos hoje. Temos que fazer o melhor para aqueles que vierem depois de nós, possam também orgulhar-se de nós», declarou Pinto da Costa.

Missa campal dominou grande parte da cerimónia.

O local do massacre recuperou o memorial que tinha sido derrubado há mais de 6 anos, quando o país, vivia eufórico pela construção do porto em Águas Profundas, na praia de Fernão Dias.

O arquitecto Alexandre d´Alva foi o autor do memorial que mudou o aspecto do espaço onde centenas de são-tomenses foram torturados até a morte.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    luisó Responder

    Parabéns pelo monumento que realmente é bonito e destoa completamente de tudo o resto que é feito ou imaginado nessa terra.
    Agora um conselho só:
    metam policia lá 24 horas sobre 24 horas porque senão das duas uma: ou vira fila para apanhar água potável ou piscina para todo o mundo.
    Só avisei….

    • img
      Martelo da Justiça Responder

      Tem muita razão. Nós somos campeões em construir coisas e depois deixamos degradar para inventarmos um projetos qualquer para a reabilitar. E sabem porque? Os projectos dão mais jeito para desviar fundos. A manutenção não faz parte do nosso ADN,

  2. img
    Lolita Responder

    Pia cala dentxi betu é, não queria cadeira baixinha ou quê?

  3. img
    Deixa comentario Responder

    Há uma pessoa ao lado do presidente que não está a usar o emblema do país. Causa-lhe alergia? Piaaa!

  4. img
    truquin sun deçu Responder

    Devemos todos sem ressentimento nem magoas unidos e deixar coisas passados para os passados Rumos a desenvolvimento do nosso país.
    Na minha sugestão o dia 03 de Fevereiro n deveria ser aproveitado para campanha

  5. img
    Maria silva Responder

    Concordo em numero , genero e grau com o senhor ( a) luisó , é importante que autoridade de Lobata mantenham por perto policias ou seguranças !
    So para acresentar que plantem algumas arvores de sombra no local e tambem que colocam pequenos depositos de lixos ( pequenos baldes de lixos) em aredores , que façamos daquele espaço um lugar historico e ao mesmo tempo um espaço de lazer tambem ( aonde a Pessoa pode visitar e sentar e LER UM LIVRO CASO QUEIRA, stp agradece !!!

  6. img
    Maria Susana Responder

    O maior fiasco foi a destruição do anterior memorial pelos governos de MLSTP e PCD. Na altura eram os dois partidos no poder e queriam enganar o povo, dizendo que iria construir porto naquele lugar.
    Aquilo é que foi o verdadeiro fiasco
    Têm a memoria muito curta
    Bem haja STP
    MSS

  7. img
    manu Responder

    “Deixa Comentário” o homem que está sem símbolo não é Santomense de gema. É um utilizador de STP para se enriquecer. Ele não tem nenhum sentimento por S. Tomé e Príncipe. É o Sr. Patrice Trovoada. O vigarista, rancoroso, mentiroso, malabarista, ditador etc.

    • img
      Santo Tomé & Santo António Responder

      Realmente “Manu”, o nosso primeiro ministro é o único homem do Estado”Órgão de Soberania” que aparece na foto sem o simbolo”emblema” do “Dirigente do Estado Santomense” boa observação e chamada de atenção para estarmos atentos.
      Ao longo da historia destas ilhas de NOME SANTO, nenhum malfeitor resistiu ou triunfou por muito tempo, MISTERIOSAMENTE sempre foram, são e serão exterminados, e eu continuo a acreditar firmemente neste MISTÉRIO.
      O que é lamentavel mas também é inevitável são os que foram, são e serão martirisados ou sacrificado, que aproveito para render respeitosamente a minha homenagem a todos do “dito” 3 de Fevereiro de 1953, a todos outros de todos os tempos que foram e são sacrificados em prol do BEM e do MELHOR que temos e merecemos ter hoje!
      Que DEUS nosso criador e protetor nos dê consolação e proteção a todos!

Deixe um comentario

*