STP homenageia nacionalista angolano Lúcio Lara  

O presidente da republica Manuel Pinto da Costa, deslocou-se na manhã de quarta – feira a Angola para levar homenagem do povo de São Tomé e Príncipe, ao povo angolano e aos familiares de Lúcio Rodrigo Leite Barreto Lara.

O nacionalista angolano, que faleceu no último sábado vítima de doença prolongada, foi figura influente da luta pela libertação de Angola.

Nasceu a 9 de Abril de 1929 no Huambo, e junto com o ex- Presidente Agostinho Neto, combateu pela soberania de Angola, dos países africanos de expressão portuguesa e por toda África.

luciolaraPinto da Costa fez-se acompanhar por dois antigos camaradas de luta pela independência nacional, nomeadamente Leonel d´Alva e José Fret Lau Chong. Dois nacionalistas são-tomenses, que na trincheira da luta pela libertação das ilhas conviveram também com o malogrado Lúcio Lara.

Para o Chefe de Estado são-tomense, Lúcio Lara, foi «um grande homem, um grande combatente da liberdade que deu tudo de melhor para permitir a emancipação de África e de Angola», declarou o Presidente da República no aeroporto internacional de São Tomé.

Segundo o Presidente da República, o nacionalista angolano tinha carinho especial por São Tomé e Príncipe.

Um homem íntegro, «um homem de princípios que não trocava, não vendia esses princípios por coisa alguma», concluiu.

Vitorino Vicente

Notícias relacionadas

  1. img
    Preto Responder

    Isso só tem um nome: “Lamber-Botas”!

Deixe um comentario

*