Patrice explicou as causas do Apagão Nacional

Geradores novos que pararam de funcionar, e a mudança dos cabos de alta tensão, estarão segundo o Primeiro-ministro Patrice Trovoada, na base do corte no fornecimento de energia eléctrica a população.

O Primeiro-ministro indicou as acções em curso no sentido de melhorar a rede de distribuição de energia, como uma das causas do apagão nacional.

A segunda causa e por sinal a mais importante, deixa o Chefe do Governo aborrecido. Trata-se dos novos geradores importados para aumentar a produção de energia eléctrica, e que deixaram de funcionar.  «Mais grave tem a ver com a inoperância de alguns geradores dos quais, alguns são geradores novos. O problema desses geradores levam-nos a questionar porquê que esses geradores têm esses problemas?».

Patrice Trovoada, garantiu que já começou a encontrar respostas, após ter-se inteirado da situação. «As respostas estão avir a superfície e o que importa agora é por esses geradores em funcionamento», sublinhou.

O Chefe do Governo, anunciou que equipas técnicas para tratar dos geradores novos mas inoperantes, chegam ao país esta semana oriundos de Portugal e Angola. «Para por esses geradores em funcionamento, e que posamos regressar a normalidade. Depois iremos tirar as consequências porque não é normal que o governo faça todo esse investimento que custa vários milhões de euros, e que não se tenha o cuidado de manter esse investimento», pontuou.

Téla Nón

 

Notícias relacionadas

  1. img
    joão Manuel Responder

    Senhor Primeiro Ministro
    Cuidado com a sabotagem. Nesta empresa existem muitos sabotadores.
    Será que é necessário vir engenheiros de Portugal e Angola para reparar o motor? Onde estão os famosos engenheiros da EMAE que andam por lá a mais de 30 e 40 anos e que ganham balurde. Vão todos ao serviço de camisa branca, gravata, sapato preto como cantou Hailton Dias. O que é que vão lá fazer. Jogar carta nos computadores?
    Credo empresa
    Força Governo e abaixo os sabotadores
    Bem Haja STP

  2. img
    Arlécio Sousa Responder

    Truques de Patrice Trovoada.
    SONANGOL/ENCO deixou de dar governo combustível FIADO. Agora é deu cá toma lá até Patrice Trovoada liquidar os mais de 40 milhões de dólares em dívida.

  3. img
    Explica sem complicar ó Patrice trovoada Responder

    Deixa de TRUQUES óh Patrice trovoada.
    Fala verdade:
    A SONANGOL/ENCO já não quer vos dar combustível FIADO até vocês pagarem os mais de 40 milhões de dólares que estão a dever.
    Agora é DEU CÁ TOMA LÁ.
    Explica sem complicar.

    • img
      O realista Responder

      Meu caro!Irei dizer algo claro ,sem complicações e espero que entendas: nem tu mais Arlécio Sousa, são dois residuos tóxicos que só sabem poluir a mente de cada um. O vosso cerebro esta constituido por um vazio de ideias… Por isso, melhor estarem calados que só fazem bem a sociedade… Fica a dica…Idiotas…

  4. img
    Maria Susana Responder

    Afinal a empresa deve 40 milhões?
    Estes 40 milhões não foram contraídos em um ano do Governo de Patricio. Então quem deve explicar sem complicar, são os Governos de MLSTP, PCD e UDD. Têm que explicar onde é que meteram os 40 milhões que mesmo assim, durantes os seus governos nunca houve energia também.
    Expliquem sem complicar
    Bem Haja STP
    MS

    • img
      Maria de Deus Brasil Responder

      Mariana Sousa, calma,

      Para teu conhecimento os 40 milhões de Euros é uma dívida da que vem de 2010 até 2015. Se não sabes, é melhor ficares calada e parar de pétche-petché.

      ADI = 2010 À 2012
      MlSTP/PCD/UDD = 2013 à 2014.

      Agora diz, quem consumiu mais e deixou mais dívida?

      Obrigado!

      • img
        alex dias Responder

        ADI:2015 e 2016

  5. img
    Dubaiantonio1@hotmail.com Responder

    O sr. Patrice Trovoada sabe e muito bem quais são as causas fundamentais da falta de energia no país. Ele não quer explicar sem complicar porque não quer. Mas vou tentar esclarecer algumas situações que existem na EMAE:

    1º – O Patrice e os seu governo nomearam para o cargo do director de EMAE um incompetente. Um individuo que andava nas obras em Lisboa e aproveitou para fazer um curso que são os chamados cursos de BOLONHA. Um individuo que antes trabalhou no Pereira Helena em Quinta de S. António e foi afastado da mesma firma por desvios de fundos. Ele foi um dos que conduziu a falência a firma Pereira Helena.

    2º – O Patrice trovoada nomeou para cargo de Director de Energia de EMAE um militante do ADI que não entende nada de energia nem de gestão.

    3ª Os ditos geradores novos foram fornecidos por uma empresa que não é experimentada neste tipo de negócios. Informações que tenho é que a empresa fornecedora de geradores é a empresa que fornece equipamentos de som, palcos e materiais de campanha do ADI. Tudo para pagar a divida contraída durante a campanha.

    4º – Quando o ADI assumiu o poder a EMAE tinha na sua conta no BISTP um valor de mais ou menos 6 mil milhões de dobras (6.000.000.000,00 Dbs). Este dinheiro era para se fazer manutenção dos equipamentos( Geradores). A manutenção não foi feita. Aonde para o dinheiro?

    5º A EMAE e o Estado Santomense devem a ENCO aproximadamente 90.000.000,00 (noventa milhões de dólares). Como fazer? Como pagar esta divida? Não obstante as dificuldades que o governo angolano tem vindo a ter financeiramente, o governo angolano como sócio maioritário continua a permitir que a ENCO forneça a credito a EMAE. Enfim! Só mesmo governo angolano!

    6. O actual director da Energia da EMAE não tem credibilidade junto aos técnicos da Direcção da Energia. Ele tem sido sempre ignorado desrespeitado.

    Senhor Patrice trovoada tenha um pouco de vergonha. Diga a verdade ao povo, e explica sem complicar. Assuma a sua responsabilidade e corrija os erros de gestão que tem havido na EMAE para bem deste povo que o Senhor fingidamente diz gostar. Seja santomense. Vista a camisola de S. Tomé.

  6. img
    Angelino Louro Responder

    O que este fascista quer justificar? Se fosse pra impedir o cidadão de emitir opinião na tua rádio nacional e tua televisão (tvs) você faria. Deixa de tetras. Vai ao gabão pedir o teu homólogo dinheiro, paga divida para uma vida melhor da população.Uma corja de fascistas. Nem você, nem o tal surdo, mudo, cego e paralítico. Vão todos pro inferno.

  7. img
    Salmarçar 2 Responder

    Carissímo Senhores.

    Temos que nos questionar o porque de inoperância dos geradores que são novos, que custaram uma fortuna a São Tomé, mas que não resolveu o problema de energia nas Ilhas.Se há sabotares, instalam cameras nas áreas de serviços para filmar as pessoas que estragam o bem comum em nome de partidos politicos.

    Por outro lado,devemos questionar o porque de não terem pago as dividas da Enco? Os valores que os sucessivos governos incluindo o atual têm utilizado para compras de viaturas de luxo deveriam ser usados para amortizar a divida da ENCO.

    Bem haja a todos.

  8. img
    santomensse Responder

    sinceramente acho que estamos na hora de penssarmos nas outras fontes de energia e esquecermos a EMAE… o Governo deveria tirar 1 ou 2 ano com as verbas do OGE e resolver defenitivamente o problema de energia em STP.. a não ser por EMAE trazer a alguns individou grandes beneficios com os combustives da SONANGOL.. estamos na hora de deichar de pennsar misquinha como é o abito de nos santomensse penssamos muito pequeno e deste jeito nunca vamos ao lugar nenhum .. que Deus abençoe o STP

  9. img
    SEABRA Responder

    Ainda vai durar muito a presença NEFASTA em STP desse “vadio estrangeiro-corrupto-mentiroso-arrogante-rancoroso….” do Patrice Trovoada?
    Até quando? Um dia, de tanto abusar do povo, de tanto levar STP às cambalhotas, ele vai ser tratado tal como ele merece…levando enchutos e pontapés, da parte da populaçao ( que tem tido uma paciência angélica com ele e “consorts”).
    Um povo tao calmo , tolerante, aparentemente resignado como é o saotomense, pode surpreender quando se levantar….atençao, GENTE!
    TUDO que tem um começo , terà um fim…

  10. img
    Vunge vc Responder

    Estamos perante uma situação que vem afetando gravemente a nossa a população a décadas.E penso que, não será com ataques e ofensas a integridade das pessoas é que chegamos a resolução da questão em causa.
    Mas uma das verdades é que enquanto a EMAE for vista como sustento dos governos,haverá sempre graves problemas.Uma coisa é auxiliar e outra é sustentar.Segundo o meu conhecimento,o estado(os sucessivos governos) tem sido o maior devedor da EMAE.E com isso:
    -É a coitada da população que vai pagar por isso nas…
    -São os técnicos inocentes a serem ofendidos constantemente pela população enfurecida….etc

  11. img
    Claridade Responder

    A Solução para esta crise energética, passa pelo encerramento da Emae, e dar as cada família valor monetário para comprar os seus próprios geradores.

  12. img
    santola Responder

    Patrice Trovoada = Conversa para boi dormir

  13. img
    anterrost Responder

    Patrice não explicou as causas do apagão nacional
    Isto sim

  14. img
    Adelino Matias Responder

    Geradores velhos.Apenas foram pintados e subfaturados pelo Mario Sousa Diretor de EMAE.Ha maçã com Patrice Trovoada porque o Mario Sousa enganou Patrice Trovoada no momento da distribuição:
    Eram cerca de 500 mil euros de subfacturação e Mário apresentou uma de cerca de apenas 115 mil euros. A maka ainda continua entre eles.
    Mário burlou Patrice Trovoada.
    A mesma coisa aconteceu com MOTOR de Energia da barragem do Príncipe que Miguel Trovoada foi inaugurar no Principe.
    Ligou funcionou.
    Inauguraram.
    Desligaram até hoje nunca mais funcionou.
    Foi um fabrico Alemão .
    Um curioso raspou tonta e viu lá data de fabrico:
    1953.
    Germany.

    Alistaria se repete
    Tal pai tal filho.

  15. img
    Um mundo melhor Responder

    Penso que estamos a sofrer até morrer aos pouco. Eu penso que seria muito melhor pagar um preço do que estamos no eterno recomeçar.
    Empresta um dinheiro a banco mundial ou BAD e resolver problema de hidroeléctrica ou energia renovável, esquecendo que EMAE um dia existiu. Como disse Lenine, dar um passo atrás para dar dois a frente. Culpar a ou culpar b nessas circunstâncias sabendo que os cargo políticos, mesmo com lei ninguém é responsabilizado, portanto esquece.

  16. img
    António Manuel Joséanjo10@hotmail.com Responder

    Há 40 anos que não se comprava geradores novos para em pouco tempo deixar de funcionar. Brincadeira! Assim vai o nosso Dubai. Este PT, ADI e os seus militantes estão a brincar. Vejamos:
    O Sr. Ministro da juventude e desporto abandonou uma casa em Quilombo há mais de dez anos. A casa era centro de droga, prostituição, ladrões, etc. Em pouco mais de um ano e meio no poder o Sr ministro Chalino arranjou dinheiro para reparar a casa. Será que é dinheiro trabalhado? O Chalino ganhava muito mais quando era professor em Portugal, e naquela altura nunca conseguiu reparar a casa. Aonde ele arranjou agora dinheiro para reparar a casa? Informações que tenho é que o dinheiro é proveniente das comissões das obras de construção de polos desportivos. Viva ADI. Viva PT. Viva a maioria absoluta.

  17. img
    Nga Sêbê Responder

    A situação da EMAE é de puro conhecimento do Patrice Trovoada. Esse Povo deve sofrer para saber. Lembram-se dos tambores de combustível que eram enviados para Praia das Conchas? Num Pretérito ainda recente? Creio ser do XIII Ou XIV Governo. Que medidas foram tomadas? Meu Deus! Como é possível alguns ainda tratar esse Ditador de Messias. Qual Messias qual quê? Cuidado!

  18. img
    Programa STP REAL da TVS Responder

    É pela primeira vez durante 40 ANOS QUE:
    
1-O povo esta vivendo assim tanta pobreza e miséria
    
2-Que surge um Governo envolvido e corrupto assim até ao pescoço
    
3-Que a prostituição aumentou tanto ass no país
    
4-Que o consumo e negócio de drogas aumentou tanto no país
    
5-Que a delinquência aumentou e alastrou pelo país
    
6-Que o país e a sua população está vivendo este martírio da falta de água potavel e energia eléctrica
    
7-Que gente está matando gente para sobreviver
    
8-Que um 1º ministro gasta assim TANTO DINHEIRO DO ESTADO com viagens sem qualquer benefício para S.Tomé e Príncipe
    
9-Que TVS e Radio Nacional tornou sede de um partudo pilitico o ADI
    
10-Que aparece um 1º Ministro Patrice Trovoada tão corrupto,mentiroso, aldrabão, mafioso e com todos os tipos de vícios possíveis e imaginários.
    
Em resumo:
    
Tudo isto sim :

    “É pela primeira vez durante 40 anos”

  19. img
    Vexado Responder

    Pela primeira vez e em 40 anos…o país nunca esteve tão bem assim!

    O actual partido no poder, comprou viaturas novas, aquelas de matriculas “V”, para que os beneficiarios possam irem comprar…gelados na calada da noite…fazer amor…porque dar boa utilidade mesmo, não se vê.

    Com o surgimento de um novo forum no facebook intitulada de “a voz de são tomé e príncipe” tem criado muitos dissabores, incomodando muitas personalidades.

    Contrariamente, o forum tela non entrou em desuso dado que os habituais fazedores de noticias não têm como dizerem as verdades, dado que estariam a contrariar a politica orientadora do chefe.

    Mas qual dos partidos politicos congrega mais fufados?
    O partido no poder adoptou como sua politica para ganhar as eleições a pratica de espionagem…infiltrando jovens em certas estruturas para colher informações.

    Hoje, esses mesmos jovens estão sendo promovidos para lugares chaves…e com medo de cairem no mesmo truque, aplicam politicas de restrição de acesso e estrangulamento aqueles que acham que os podem prejudicar…

  20. img
    Mabutú Responder

    Mentiroso!!! Bandido pá! Xê, agorinha mesmo que se adquiriu os geradores, já estão com problemas? Onde está a garantia de manutenção e funcionamento?! Eu fico burro, estupefacto com essas misérias. Este governo é muito mentiroso e enfim! Porquê o próprio director da EMAE não vem ao público falar, que tem de ser PT?! As expressões desse governo deixam-me simplesmente atordoado!

Deixe um comentario

*